A Regra do Jogo é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Globo originalmente de 31 de agosto de 2015 a 11 de março de 2016[7]melhorcasa de aposta167 capítulos, com o último capítulo reexibido no dia subsequente, 12 de março.
Substituiu Babilônia e foi substituída por Velho Chico,[8] sendo a 9.
ª "novela das nove" exibida pela emissora.
Escrita por João Emanuel Carneiro, com a colaboração de Alessandro Marson, Antônio Prata, Cláudio Simões, Fábio Mendes, Paula Amaral, Raphael Montes e Thereza Falcão, teve direção de Marcelo Travesso, Henrique Sauer, Enrique Díaz e Guto Arruda Botelho.
A direção geral foi de Amora Mautner, Joana Jabace e Paulo Silvestrini, com núcleo de Amora Mautner.[9]
Contou com as atuações de Alexandre Nero, Giovanna Antonelli, Vanessa Giácomo, Cauã Reymond, Tony Ramos, Marco Pigossi, Eduardo Moscovis e Susana Vieira.[5]
O setor de teledramaturgia da TV Globo estreou no mesmo ano demelhorcasa de apostainauguração,melhorcasa de aposta1965, com O Ébrio, no horário das 20 horas.
[nota 2][11][12] Desde 1965 até o término da exibição de Passione,melhorcasa de aposta2011, a emissora adotava para as telenovelas exibidas após o Jornal Nacional emmelhorcasa de apostaprogramação diária a denominação "novela das oito".
Entretanto, os anúncios da estreia de Insensato Coração, trama que sucedeu Passione, a denominavam uma "novela das nove".
Tradicionalmente a "novela das oito" era o programa diário de maior audiência da emissora e também da televisão brasileira.[13][14][15][16]
Insensato Coração seria a 75ª "novela das oito", mas ao ser denominada a "novela das nove" pela emissora, tornou-se a primeira produção do gênero a adotar essa denominação.
[17][18][19][20] Desde então, foram exibidas como "novela das nove" sete produções adicionais: Fina Estampa, Avenida Brasil, Salve Jorge, Amor à Vida, Em Família, Império e Babilônia.
A Regra do Jogo é a nona telenovela a ser assim denominada, e sucede Babilônia no horário.
Aindamelhorcasa de aposta2013, a emissora definiria a ordem de sucessão para o horário, determinado que, após a conclusão de Amor à Vida, de autoria de Walcyr Carrasco, as produções seguintes seguiriam a seguinte ordem: Manoel Carlos (Em Família) sucederia Carrasco (Amor à Vida), e seria sucedido por Aguinaldo Silva (Império), Gilberto Braga (Babilônia) e João Emanuel Carneiro (A Regra do Jogo).[21]
Romero Rômulo é um ex-vereador que se apresenta como um homem altruísta, corajoso e que tem como objetivo a reintegração de ex-detentos, mas se envolve com Atena, mulher oportunista que está sempre à procura de uma vítima para aplicar um golpe financeiro.
Zé Maria, grande desafeto de Romero, é foragido da justiça, condenado por um crime que nega ter cometido.
É pai de Juliano e companheiro de Djanira, mãe de Romero.
Tóia também é filha adotiva de Djanira.
Moça de caráter, é gerente de uma boate no Morro da Macaca, cuja dona é Adisabeba, um desafeto de Djanira devido a um envolvimento com Zé Maria.
Juliano é vítima de uma cilada e é condenado injustamente por tráfico de drogas.
Depois de deixar a prisão, procura se vingar dos que o acusaram.
Dante, filho adotivo de Romero, é um policial que persegue Zé Maria por acreditar que ele tenha assassinadomelhorcasa de apostamãe biológica, o que faz com que seja mais um desafeto de Juliano.
Dante foi adotado por Romero emelhorcasa de apostamulher Kiki, que se acredita estar morta depois de sequestrada.
Kiki é a primeira filha do casal milionário Gibson e Nora, da família Stewart.
Orlando, que trabalha na empresa farmacêutica de Gibson, é um homem de passado obscuro, que tem uma grande cobiça pelo poder dos Stewarts.[7]
Orlando vai se aproximar cada vez mais da família Stewart e usará o seu ponto mais frágil, Nelita, para conseguir de fato se tornar um membro do clã.
Nelita é bipolar e tem problemas com a filha, a rebelde Belisa, mas tem uma boa relação com o filho Cesário e com a mãe, a calma e centrada Nora.
A vida já foi muito generosa com Feliciano Stewart, primo de Gibson.
Mas, como ele não é muito chegado ao trabalho e nunca soube administrar suas posses, a única coisa que tem hojemelhorcasa de apostadia é seu apartamento, uma cobertura decadente na zona sul do Rio de Janeiro.
Mas isso nunca lhe roubou o bom humor e a leveza na forma como leva a vida.
Se tem uma coisa que ele adora é ter a família reunida.
Feliciano é pai de Vavá, Dalila e Úrsula.
Dalila é casada com Breno e tem dois filhos: Luana e Kim.
Ele é um pai e avô carinhoso, mas o clima na casa não é tranquilo, principalmente quando Mel aparece.
Ela é amante de Vavá e faz o personal trainer se desdobrar para quemelhorcasa de apostaesposa Janete não descubra.[7]
O recurso narrativo "quem matou?" foi usado notoriamente pela primeira vez no Brasil na telenovela Véu de Noiva (1969) da TV Globo, quando o personagem Luciano se retirou da trama e a autora Janete Clair usou a artimanha para justificar a ausência do ator.
[22] A expressão se consagrou após a personagem Odete Roittman de Vale Tudo (1988), também da Globo, ser assassinada e virar assunto no país inteiro e aumentar os índices da trama.
[23] Nas primeiras semanas da novela, a personagem Djanira é assassinada durante a tentativa de casamento de Tóia e Juliano;[24] o crime ficou sem culpado até o último capítulo da trama, quando foi revelado que Zé Maria foi o responsável pelo crime.[25]
No capítulo de 7 de março de 2016 ocorre o assassinato de maior impacto na trama.
Após ser descoberto pela família, Gibson rende a todos os seus familiares dentro damelhorcasa de apostacasa.
Dante prepara uma operação policial para tentar negociar, mas não consegue.
Além disso, Zé Maria e Juliano também invadem a casa.
Ocorre um tiroteio, Gibson corre para o seu escritório e tenta fugir, mas é assassinado.
Foram gravados quatro finais para a história, com quatro supostos responsáveis pelo crime.
[26] Revelou-se, numa das últimas cenas da trama, que Kiki matou o seu pai, enquanto que Nora limpou a arma para não deixar pistas.[27]
A produção da telenovela foi inicializada com o máximo de sigilo possível, tendo poucas informações divulgadas.
[78] O título inicial da trama seria Favela Chic, porém como o título demelhorcasa de apostaantecessora fazia menção ao Morro da Babilônia, comunidade carioca, e a trama das 19 horas, I Love Paraisópolis, a comunidade homônima de São Paulo, o título foi alterado para A Regra do Jogo, após recomendações que visavam evitar a repetição do termo favela e nomes de comunidades.
[79][80][81][82] A troca do título atendeu uma orientação da direção da TV Globo, após desconfortos internos, por se tratar de uma obra que fala sobre uma comunidade.[83][84]
Com os baixos índices de Babilônia, a produção de A Regra do Jogo teve que ser acelerada,[85] já que a emissora determinou que Babilônia fosse encurtadamelhorcasa de apostapelo menos três semanas.
A previsão era que Babilônia fosse ao ar até 18 de setembro, entretanto foi anunciado que iria acabarmelhorcasa de aposta28 de agosto.[86]
A diretora Amora Mautner faz uso de câmeras escondidas, de forma que as cenas sejam capturadas de ângulos diferentes, visando buscar emoções diferentes nos atores.
[87] Na construção da cidade cenográfica, foram usados móveis de segunda mão, para que os resultados sejam os mais realistas possíveis.[88]
A primeira chamada da trama começou a ser divulgada no dia 30 de julho de 2015, e de cara causou um grande impacto no público, principalmente na internet,[89] no qual os personagens da história apareciammelhorcasa de apostauma espécie de xadrez humano, terminandomelhorcasa de apostaum possível "xeque" de Atena (Giovanna Antonelli)melhorcasa de apostaRomero (Alexandre Nero).
Inclusive, o teaser gerou controvérsias na rede, sendo acusado de ter sido uma reprodução de campanhas publicitárias da série americana Revenge, da ABC, e da telenovela Amor e Intrigas, da RecordTV.
Porém, a verdadeira inspiração veio de uma cena do último capítulo da novela Vamp, no qual os personagens do "Exército Branco" enfrentavam os do "Exército Negro", simulando um jogo de xadrez[90] e, inclusive, a diretora de "A Regra", Amora Mautner atuou no elenco da novela de Antonio Calmon.
O autor João Emanuel Carneiro inovou no momento de escrever os roteiros da novela.
Ao invés de enumerar os capítulos como "Capítulo 1", como é feito costumeiramente pelos escritores, João deu nome aos capítulos.
O première se chamou A Outra Face, e os outros sucessivamente.
[91] A ideia foi implantadamelhorcasa de apostaparceria com a diretora Amora Mautner.
Segundo Mautner, os nomes dos capítulos resumem o tema marcante de cada capítulo e os títulos foram idealizados por Carneiro.[92]
Escolha de elenco [ editar | editar código-fonte ]
Murilo Benício havia sido oficializado como o protagonista Romero, mas acredita-se que o ator teria colocado condições, como estipular os diasmelhorcasa de apostaque gravaria para não contracenar commelhorcasa de apostaex-esposa, além de desentendimentos com a diretora Amora Mautner; o que não foi bem-visto pela direção da emissora.
[93][94] Posteriormente, Benício alegou que deixou a produção para se dedicar a direção de seu primeiro longa-metragem.
[95] Para substituí-lo, foram feitos testes com Mateus Solano, Fábio Assunção, Alexandre Nero, Eduardo Moscovis e Marcelo Serrado.
[96] Assunção chegou a ser o favorito para assumir o personagem, mas acabou remanejado para o elenco de Totalmente Demais e o papel ficou com Nero.
[97][98][99] No entanto, a chegada de Nero no elenco, não agradou a todos, pois o mesmo acabara de finalizar os trabalhosmelhorcasa de apostaImpério, deixando um papel marcante para o público.
Portanto, o ator começou a desenvolver o novo trabalho com a perspectiva de não lembrar o personagem que interpretou anteriormente, sendo orientado pela produção nesse aspecto a evitar utilizar vestimentas pretas.[100]
Andreia Horta foi anunciada como intérprete de Toia, porém, pelo fato da personagem interpretada por elamelhorcasa de apostaImpério, ser filha de Nero e nesta ser par romântico, a atriz deixou a produção.
[101][102][103] Mariana Ximenes, Carolina Dieckmann e Mariana Rios passaram então a disputar a personagem.
[104][105] No entanto, Vanessa Giácomo ficou com o papel, enquanto Carolina ganhou um outro papel na trama, o de Lara, ex-esposa de Orlando (Eduardo Moscovis).[106]
José Mayer foi convidado para interpretar Zé Boi, mas recusou o papel.
[107] Tony Ramos entrou no lugar de Mayer, masmelhorcasa de apostarazão de ser garoto-propaganda da Friboi, o nome foi alterado para Pantera; porém por razão desconhecida o nome do personagem de Tony Ramos foi novamente alterado para Zé Maria.
[108][109][110] Deborah Evelyn interpretaria Nelita, mas acabou tendo o papel trocado com Bárbara Paz.[111][112]
O primeiro capítulo de A Regra do Jogo rendeu 31,5 (32) pontos no IBOPE, segundo dados consolidados, sendo a pior estreia de uma novela das nove, superando Império, que até então, era a telenovela das nove com menor audiênciamelhorcasa de apostaseu primeiro capítulo, com 32,1 pontos.
[113] No entanto, a expectativa pela estreia fez com que a rede social Twitter ficasse inativa por alguns minutos.
[114][115][116] O segundo capítulo, intitulado "Bandido Pobre", rendeu 29,5 pontos, 6% a menos que o primeiro.
[117] O terceiro capítulo registrou 25,3 pontos, uma queda de 19,5%melhorcasa de apostarelação ao primeiro, e com números inferiores a novela das sete (26,1) e ao SPTV (25,6).
[118] Em Florianópolis, a trama estreou com 43,9 pontos de média, e um share de 64,9% - o que garante a atenção de mais de seis entre dez televisores ligados naquele momento.[119]
Durante as primeiras semanas, a telenovela sofreu forte incômodo com a Record, que exibia Os Dez Mandamentos.
[120] Para que o impacto sobre a novela não fosse tão grande, a Globo resolveu estender o Jornal Nacional, para que a disputa por audiência entre as duas tramas tivesse o menor tempo possível.
[121] Apenas após o fim da trama bíblica, a Globo pôde respirar aliviada ao ver os números de A Regra do Jogo subirem.[122]
No dia 16 de dezembro, a novela marcou novo recorde de audiência.
Em São Paulo, chegou a 31 pontos de média e 34 no Rio de Janeiro.
Na ocasião, foi revelado o mistério de quem da identidade do 'Pai' da facção.
[123] Em São Paulo bateu recorde novamentemelhorcasa de aposta4 de janeiro, no capítulo A Última Ceia, quando bateu 31,9 pontos.[124]
Nos capítulos "Recaída" e "O Tremor de Uma Suspeita", exibidosmelhorcasa de aposta13 e 14 de janeiro, a trama das nove bateu novos recordes com 32,3 e 32,5 pontos no IBOPE da Grande São Paulo, respectivamente.
[125][126] Impulsionada pela estreia de Êta Mundo Bom!,melhorcasa de aposta18 de janeiro, A Regra do Jogo marcou 33,4 pontos,melhorcasa de apostamaior audiência até então.
[127] No capítulo intitulado "Abraço Partido", exibidomelhorcasa de aposta28 de janeiro, a trama bateu seu recorde absoluto: 35 pontosmelhorcasa de apostaSão Paulo e 40 pontos no Rio de Janeiro.[128]
Com 37 pontos, a trama das 9 bate seu recordemelhorcasa de aposta22 de fevereiro, com o capítulo "Quem Risca o Fósforo?", repetindo o índice no dia seguinte, com o capítulo "Culpada".
Seu recorde negativo ocorreu na noite de réveillon, com o capítulo "Lama no Pescoço", quando cravou apenas 17 pontos.
[129] No dia 3 de março, a trama consegue novo recorde, chegando a 39 pontos de audiência.
Na ultima semana, no dia 8 de março, a novela alcançou 39,2 pontos, novo recorde.[130]
Em seu penultimo capitulo, alcança novo recorde, com 39,7 pontos.
[131] Em 11 de março, seu último capitulo registrou 41 pontos com 43 pontos de pico.
Superou as audiências do ultimo capitulo de Babilônia e Em Família.[132]
A trama terminou com uma média de 28 pontos, um acréscimo de 3 pontosmelhorcasa de apostarelação àmelhorcasa de apostaantecessora Babilônia.[133]
Avaliaçãomelhorcasa de apostaretrospecto [ editar | editar código-fonte ]
Vera Magalhães, da Folha de S.
Paulo, avaliou o primeiro capítulo positivamente: "No aspecto formal, o primeiro capítulo de A Regra do Jogo mostrou elementos que têm tudo para prender o telespectador, como um microcosmo [...
] bem construído, gírias que têm tudo para pegar, um casal com química e uma trilha sonora sofisticada".
A jornalista deu três estrelas para a trama, isto é, classificou-a como "ótima".
[134] Em texto para o Notícias da TV, Raphael Scire comparou a novela aos projetos anteriores de Carneiro, como Avenida Brasil e A Favorita, completando que "apesar de repetido, o enredo de Carneiro é cativante pela maneira como o autor narramelhorcasa de apostahistória.
Seus personagens oscilam o tempo todo na ambiguidade - a tal "outra face" que intitulou o primeiro capítulo - e mesmo assim não perdem o maniqueísmo, recurso primordial do gênero.
Sem dúvida, o diferencial do autor estámelhorcasa de apostasaber brincar com essas nuances de personalidade como quem manipula peças de um jogo de xadrez".
[135] Escritora do Diário de Pernambuco, Fernanda Guerra notou que "a novela apostamelhorcasa de apostauma aproximação com a realidade, a partir de personagens ambíguos e fotografia mais próxima do gênero reality show", citando cenas como a "do assalto a um banco, estrelada por Alexandre Nero como o ex-vereador Romero Rômulo", que, segundo ela, "foi de tirar o fôlego".
[136] Lucas Rezende, do portal Heloisa Tolipan, adjetivou a trama de "eletrizante" e afirmou: "Lembrando ou não tramas antigas, a nova narrativa é um grande acerto, bem como seu elenco e o ritmo acelerado.
Ainda há muita peça para sair desse jogo, mas o xeque mate não é difícil se ser previsto".[137]
Prêmios e indicações [ editar | editar código-fonte ]
O segundo capítulo da trama foi atrasadomelhorcasa de apostatorno de 30 minutos para não concorrer com a telenovela Os Dez Mandamentos, da RecordTV, que havia atrapalhado a estreia de A Regra do Jogo e tirado o primeiro lugar de Babilônia anteriormente.
[149] Devido a instabilidade na audiência, novela foi encerrada um mês antes do previsto emelhorcasa de apostasucessora, Velho Chico, teve que ser antecipada as pressas.[150]
Capa: Alexandre Nero[151][152]
Capa: Giovanna Antonelli[153][154][155]
Capa: Cauã Reymond e Vanessa Giácomo[156]Músicas do MC MerlôPegada do Merlô
Dominatrix (Com: Andressa Turbinada)Pole Dance
Pra Te Provocar (Com: Andressa Turbinada)Vira o Jogo
As Mandadas (MC Nenemzinho)Ainda
O Que Se Quer - Marisa Monte Part.
: Rodrigo Amarante (Tema de Dante e Lara)
Nossa Canção - Vanessa da Mata (Tema de César e Domingas)
Preta, Pretinha - Novos Baianos (Tocou durante o casamento de Maria Vitória (Tóia) e Juliano)Notas e referênciasNotas