O Esporte Clube Bahia é um clube desportivo brasileiro de futebol da cidade de Salvador, na Bahia.
Conhecido simplesmente como Bahia 🧾 ou pela sigla ECB, foi fundado em 1º de janeiro de 1931 por ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis e 🧾 a Associação Atlética da Bahia, agremiações que tinham encerrado suas atividades futebolísticas no final da década de 1920.
Foi cofundador do 🧾 Clube dos 13 em 1987, que reunia as treze agremiações mais importantes do futebol brasileiro e que representavam 95% dos 🧾 torcedores brasileiros na época.
[3][4] Com pouco mais de 80 anos de existência, o Tricolor da Boa Terra tornou-se um dos 🧾 clubes mais populares do estado e do Norte-Nordeste e do país, detendo a maior torcida dentre os clubes da best game 365 🧾 região.
De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a marca do clube é a décima quinta de maior valor 🧾 no Brasil, ultrapassando os 55 milhões de reais, figurando como a maior do Nordeste.
[5] Em um novo levantamento feito em 🧾 2013, a marca do Bahia persistiu sendo a mais valiosa, estando, dessa vez, na casa dos 66 milhões.
[6] Tem como 🧾 suas cores oficiais o Azul, o Branco e o Vermelho, em homenagem a bandeira do seu estado de origem, estado, 🧾 inclusive, que é lembrado no nome do clube, nas cores, no escudo, na bandeira e, também, nas arquibancadas.
O mascote tricolor 🧾 é o Super-Homem, popular personagem da história em quadrinhos.
Foi o primeiro clube a conquistar o Campeonato Brasileiro de Futebol, em 🧾 1959, contra o Santos.
[7] O clube também foi o primeiro representante brasileiro a participar de uma edição da Libertadores, em 🧾 1960.
[nota 1] Em 1988, o tricolor baiano conquistou seu segundo título brasileiro, desta vez derrotando o Internacional.
Com tais títulos, o 🧾 Bahia é o único clube fora do eixo Sul-Sudeste a deter dois títulos nacionais da principal divisão do futebol brasileiro.
O 🧾 Bahia ainda foi vice-campeão brasileiro duas vezes, em 1961 e 1963.
Participou da Libertadores de 1989, ocasião em que alcançou as 🧾 quartas de final do campeonato, feito que nenhum outro clube do Norte-Nordeste-Centro-Oeste alcançou até então.
O clube também soma quatro títulos 🧾 na Copas do Nordeste e 50 no Campeonato Baiano de Futebol, sendo o segundo maior campeão estadual do Brasil, perdendo 🧾 apenas para o ABC de Natal o qual soma 57 títulos.
[8] O Bahia por muito tempo conquistou a hegemonia do 🧾 campeonato estadual, ao ponto de ter sido heptacampeão, de 1973 a 1979.
Mas, apesar do currículo vitorioso, o Bahia amargou durante 🧾 a década de 2000 um dos piores períodos de best game 365 história.
Além de conquistar somente um título estadual (em 2001), foi 🧾 rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2003 e para Série C em 2005.
O clube retornou para a 🧾 segunda divisão nacional em 2008 e a principal divisão em 2011.
[9] O Esporte Clube Bahia é o clube do Nordeste 🧾 com mais participações na 1° divisão do futebol brasileiro (50), e também o que tem mais participações em torneios internacionais 🧾 com (11).
O Tricolor Baiano também tem o melhor desempenho da região na Libertadores e Sul-Americana, em ambas as campanhas o 🧾 esquadrão foi eliminado nas quartas de finais.
O Bahia mandava seus jogos no Campo da Graça, até a inauguração da Fonte 🧾 Nova, que em 2007 foi interditada, em 2010 demolida para reforma e, desde 2013, já como Arena Fonte Nova, voltou 🧾 a ser o mando de campo do clube.
No período da ausência dela, o Bahia mandou seus jogos no Estádio de 🧾 Pituaçu, casa que, na ausência da Arena, sempre abriga bem o tricolor, fato que confere a ele enorme simpatia da 🧾 torcida, principalmente em 2010 que ficou marcado na vida do clube por simbolizar o retorno do clube ao cenário nacional 🧾 após o rebaixamento em 2003, com 4 anos seguidos na Série A, Bahia voltou para segunda divisão em 2014, e 🧾 retornou em 2016.
Com o retorno da Arena Fonte Nova, o Bahia voltou a dominar o cenário estadual e regional conquistando 🧾 diversos títulos de Campeonato Baiano e vencendo após 15 anos uma Copa do Nordeste em 2017.
Seu maior rival é o 🧾 Esporte Clube Vitória com quem protagoniza o clássico conhecido como Ba-Vi, clássico que o Bahia detém uma vantagem, seja em 🧾 número de triunfos, seja em número de gols marcados, e uma ampla vantagem também em títulos, porém desde a década 🧾 de 90, essa vantagem histórica foi drasticamente diminuída.
No entanto, na década de 2010 o Bahia recuperou a best game 365 hegemonia estadual 🧾 e nos clássicos, conquistando cinco títulos até 2019, contra quatro do rival.
Ainda assim, é um dos mais importantes do futebol 🧾 brasileiro.
[10] Porém, o Bahia protagonizou clássicos históricos com outros clubes tradicionais de Salvador que já tiveram seus tempos de glória, 🧾 como o Galícia (o Clássico das Cores), com o Botafogo-BA (o Clássico do Pote), e o Ypiranga (o Clássico das 🧾 Multidões).
[11] Regionalmente, há também muita rivalidade contra o Sport Club do Recife.[12]
Jogadores de Bahia e Vitória juntos, no primeiro Ba-Vi.
Time 🧾 do Bahia com a taça e as faixas de campeão brasileiro de 1959.
José Sanfilippo, um dos maiores atacantes da história 🧾 do clube
O goleiro Marcelo Lomba defendeu o Bahia entre 2011 e 2016.
O clube foi fundado em 1º de janeiro de 🧾 1931 exclusivamente para formar uma equipe de futebol masculino em decorrência do fechamento dos departamentos de futebol a Associação Atlética 🧾 da Bahia e o Clube Bahiano de Tênis em 1930.
[13] Após discussões, foram aprovados o novo estatuto e a primeira 🧾 diretoria, sendo eleito presidente o jovem médico Waldemar Costa, e publicação do estatuto no Diário Oficial da União de 16 🧾 de janeiro de 1931.
[14] Em 20 de janeiro, o Bahia se filiou na Federação Bahiana de Esportes Terrestres, atual Federação 🧾 Bahiana de Futebol.
[15] Os treinamentos eram feitos no campo da AAB, na Quinta da Barra.
[14] E em 1 de março 🧾 foi realizado o primeiro jogo oficial do clube, pelo Torneio Início, contra o Ypiranga.
A partida resultou na vitória tricolor por 🧾 2 a 0, com gols de Bayma e Guarany, e na primeira edição do Clássico das Multidões.
[14] No mesmo dia, 🧾 o Bahia levantou seu primeiro troféu, o de campeão do Torneio Início de 1931.
Em 22 de março o Bahia estreou 🧾 no Campeonato Baiano de Futebol vencendo por 3 a 0, e nesta primeira edição tornou-se campeão baiano invicto.
[14] Ainda neste 🧾 ano, o Bahia fez seu primeiro jogo intermunicipal, vencendo o Vitória de Ilhéus por 5 a 4; seu primeiro jogo 🧾 interestadual, batendo o Sergipe por 2 a 0; seu primeiro jogo internacional, jogando contra o Sud América, do Uruguai, que 🧾 excursionava no Brasil; também o primeiro Clássico do Pote, duelo contra o Botafogo-BA, que terminou em 2 a 2.[14]
Assim, a 🧾 década de 1930 marcou um início arrasador.
Apesar de crises na diretoria em 1932 e 1937, venceu o primeiro Ba-Vi da 🧾 história no dia 18 de setembro de 1932, empatou o primeiro Clássico das Cores (contra o Galícia), instaurou numa nova 🧾 sede no bairro de Brotas, teve o seu o meia-esquerda Armandinho convocado para a Seleção Brasileira de Futebol Masculino, venceu 🧾 cinco edições do Campeonato Baiano de Futebol daquela década e fez a maior goleada de todos os tempos sobre o 🧾 Vitória, 10 a 1, no dia 8 de dezembro de 1939.[16]
Se a década de 1940 começou com o título de 🧾 1940 e o trio estrangeiro de ídolos formado pelos argentinos Papetti e Bianchi e o italiano Avalle,[14] os percalços se 🧾 sucederam.
O Galícia foi tricampeão estadual e a falta de títulos culminou em enorme dívida, ainda não saldada pelas vultuosas injeções 🧾 de dinheiro do presidente e torcedor fanático Carlos Wildberger.
[17] Com as dificuldades financeiras, foi despejado de best game 365 sede na avenida 🧾 Princesa Isabel e se instalou em nova sede, no bairro do Canela.
[14] No ano de 1949, aos 18 anos de 🧾 existência, o clube se mudou novamente para a Barra.
Nesta década destacou-se também a composição do hino do clube por Adroaldo 🧾 Ribeiro Costa, considerado pelo historiador Cid Teixeia a mais popular da história do estado ao lado do hino do Senhor 🧾 do Bomfim;[14] divergências com a Federação Bahiana de Desportos Terrestres (FBDT); o uso pela primeira vez da expressão "Esquadrão de 🧾 Aço", em manchete no jornal A Tarde, pelo jornalista Aristóteles Góes; o goleiro titular por cerca de sete anos Lessa, 🧾 mencionado em versos de Gilberto Gil na canção Tradição como "um goleiro, uma garantia";[18] o décimo título estadual em 18 🧾 torneios disputados até 1949 e o tricampeonato consecutivo no Campeonato Baiano de Futebol também naquele ano.[14]
O ano de 1950, apesar 🧾 de crises internas continuarem a existir, diferente de outras épocas, elas não prejudicaram o desempenho em campo.
Na fase classificatória do 🧾 Baianão, perdeu apenas dois de 12 jogos e terminou em primeiro lugar.
No primeiro jogo da decisão contra o Vitória, venceu 🧾 por 2 a 1.
No segundo, porém, levou uma virada espetacular, e perdeu por 4 a 3.
Isso exigiu a realização de 🧾 um jogo-desempate.
E ele ocorreu no dia 12 de novembro, em que o tricolor venceu por 3 a 1, com a 🧾 estrela de Zé Hugo, que, cinco anos depois, voltou a marcar dois gols na decisão contra o Vitória.
Com a conquista 🧾 do título, o Bahia se tornou o primeiro Tetracampeão da história do Campeonato Baiano de Futebol.[14]
A ascensão do clube rumo 🧾 ao Brasil se deu na década de 1950 com o quarto título estadual consecutivo em 1950, a inauguração do Estádio 🧾 Octávio Mangabeira (a Fonte Nova) e a conquista da Taça Brasil de 1959 (antigo formato do atual Campeonato Brasileiro), tornando-se 🧾 o primeiro campeão brasileiro da história.
[14] A grande força estadual foi reconhecida nacionalmente em 1959 quando a Confederação Brasileira de 🧾 Desportos (CBD) organizou o primeiro campeonato nacional entre clubes como alternativa para substituir o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais.
O torneiro, 🧾 em formato eliminatório, indicou um representante brasileiro para a disputa da Taça Libertadores da América, torneio criado pela Conmebol no 🧾 mesmo ano, que iniciaria no ano seguinte.[19]
A Taça Libertadores de 1960 não foi muito boa para o Tricolor, mas serviu 🧾 para apresentar ao clube um de seus maiores ídolos nos próximos anos.
O tricolor perdeu o primeiro jogo por 3 a 🧾 0 para o San Lorenzo, da Argentina, com uma exibição impecável de José Sanfilippo.
No jogo de volta, o Bahia venceu 🧾 por 3 a 2, mas foi eliminado.
Sanfilippo chegaria somente em 1968 no clube, mas faria história.
Com os três títulos estaduais 🧾 consecutivos no começo da década de 1960, o Bahia chegou às finais da Taça Brasil de 1961 e 1963, perdendo 🧾 ambas para o Santos.
Ficou de fora das edições de 1964, 1965, 1966 e 1967, por conta da perda dos estaduais 🧾 nos anos anteriores.
A reconquista do estadual em 1967 fez o Esquadrão retornar ao torneio nacional em 1968.
A década de 1970 🧾 foi de pura glória para o Bahia.
O tricolor iniciou a montar elencos cada vez mais competitivos (destaque para os futebolistas 🧾 Sanfilippo, Baiaco, Picasso, Alberto Leguelé, Sapatão, Roberto Rebouças, Eliseu Godoy, Beijoca, Douglas, Fito Neves, Gelson Fogazzi Rocha e Gilson Gênio) 🧾 e começou a peitar não somente os clubes da Bahia, como também os demais clubes do Brasil.
O início do novo 🧾 Campeonato Nacional (reformulação da antiga Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa) aliado ao grandioso momento do clube levou 🧾 a best game 365 forte expressão no cenário nacional.
No período 1973–1974–1975–1976–1977–1978–1979, o tricolor foi campeão baiano em todas as edições, e em 🧾 três delas venceu consecutivamente o Vitória nas finais.
Como o rubro-negro obteve a melhor campanha, chegou nas finais de 1979 com 🧾 vantagem.
O tricolor venceu o primeiro jogo, e empatou o segundo.
[carece de fontes] A vantagem deu ao rival um jogo extra, 🧾 onde o empate lhe favorecia.
Ao Bahia restava vencer, e eis que, no segundo tempo, com a torcida rubro-negra eufórica, o 🧾 meia Fito Neves arrisca um chute de longe, e o goleiro Gélson comete um erro histórico, até hoje lembrado pelos 🧾 torcedores presentes na época.
O Bahia venceu por 1 a 0, calou a torcida rival, e fez a festa: Bahia heptacampeão, 🧾 uma das maiores sequência de títulos do futebol brasileiro.
[22] Nesse período, alguns dados ajudam a explicar esse feito, segundo o 🧾 historiador Galdino Silva[22]:
Ao longo dessas setes conquistas do Bahia os jogadores Baiaco, Douglas, Fito, Romero e Sapatão, participaram de todas 🧾 as campanhas e são efetivamente verdadeiros heptacampeões de fato.
O Tricolor fez ao total 228 jogos, dos quais venceu 142, empatou 🧾 75 vezes e perdeu apenas 11 partidas, marcando 419 gols e sofrendo 102 gols.
Douglas foi o grande artilheiro dessa campanhas 🧾 marcando mais de 90 gols.
A década de 1980 foi, certamente, a mais vitoriosa do Bahia, pois foi nela que o 🧾 Tricolor de Aço conquistou o seu segundo título brasileiro, em 1988.
Nas 31 oportunidades que disputou o certame, suas melhores campanhas 🧾 foram uma quarta colocação em 1990 e uma quinta em 1986, tendo terminado por oito vezes entre os dez melhores.
O 🧾 Bahia foi ainda semifinalista do Torneio dos Campeões de 1982, torneio promovido pela CBF e que reunia os maiores clubes 🧾 do Brasil na época.
No Campeonato Brasileiro de Futebol de 1988, conquistou o bicampeonato vencendo o Internacional de Porto Alegre, dirigido 🧾 por Evaristo de Macedo, o tricolor, com craques como Ronaldo, João Marcelo, Charles Fabian, Bobô, Zé Carlos, e outros, derrotou 🧾 o Internacional na final, combatendo a força do colorado no Beira-Rio e a mídia, que dava o título como certo 🧾 aos gaúchos.
O Bahia é até hoje um dos dois únicos campeões brasileiro do Norte/Nordeste (junto ao Sport).
[nota 2] Com a 🧾 título de 1988 garantiu vaga na Taça Libertadores da América de 1989, onde obteve seu melhor resultado, chegando às quartas-de-final.
Após 🧾 as conquistas do Campeonato Brasileiro de 1959 e 1988, o Bahia não conseguiu manter a estabilidade administrativa e sofreu um 🧾 declínio.
Em 1997, caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, retornando à elite em 2000, e mesmo assim graças à 🧾 Copa João Havelange, pois o tricolor não havia conseguido se classificar em 1999.
Em 2001 fez um ótimo Campeonato Brasileiro, chegando 🧾 a se classificar para as finais.
No ano seguinte, os seguidos erros da diretoria resultaram numa nova queda de produtividade e 🧾 finalmente em 2003 acabou sendo rebaixado novamente.
Após fazer um péssimo campeonato, sofrendo grandes goleadas, o Bahia caiu frente ao Cruzeiro, 🧾 que venceu o tricolor pelo placar de 7 a 0, na Fonte Nova.
Na Copa do Brasil, até 2007, o Bahia 🧾 ocupava o 12.
º lugar no ranqueamento de pontos conquistados, com 123 pontos e best game 365 melhor colocação foi em 2002, quando 🧾 ficou em quinto lugar.
Em 2003, teve o artilheiro da competição: Nonato, com nove gols.
Em 2005, o Bahia foi, juntamente com 🧾 seu arquirrival Vitória, rebaixado para a terceira divisão, após mais uma má administração do clube, e tentou em 2006 reerguer 🧾 best game 365 história vencedora, sem sucesso, permanecendo na terceirona.
Com o fim da gestão de Marcelo Guimarães frente ao clube, foi eleito 🧾 para o cargo de presidente Petrônio Barradas.
Petrônio tinha a reprovação quase que absoluta da torcida por conta da má fase 🧾 fruto das péssimas gestões do seu antecessor.
No Campeonato Baiano de Futebol, foi eliminado nas semifinais para o Colo Colo, de 🧾 Ilhéus, que se sagrou campeão estadual naquele ano.
Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Ceilândia, perdendo por 2 a 1 🧾 na Fonte Nova, ainda na primeira fase do torneio.
[24] Na Série C, houve indícios de ascenso para a Segunda divisão, 🧾 entretanto, derrotas e punição por invasão de campo por parte da torcida[25][26] culminaram na permanência, enquanto o Vitória se classificou 🧾 para a divisão superior.
[27] O ascenso veio em 2007, com episódios marcantes como o gol salvador de Charles contra o 🧾 Rio Branco no octogonal final, a caminhada da Fonte Nova até a Colina Sagrada da Igreja de Nosso Senhor do 🧾 Bonfim a pé por parte da comissão técnica e dos atletas do clube no mesmo dia,[28][29] os estádios lotados nas 🧾 partidas restantes do octogonal final,[30] o trágico incidente na Fonte Nova com óbito sete torcedores e a transferência do mando 🧾 de campo para Feira de Santana, no estádio Jóia da Princesa, no ano seguinte, enquanto o Estádio de Pituaçu era 🧾 reformado.[31]
No ano de 2007, a torcida organizada Terror Tricolor trocou socos e chutes com futebolistas no Fazendão em baderna e 🧾 tumulto devido à revolta com a situação da equipe.
[32] No fim de 2008, o então deputado federal Marcelo Guimarães Filho 🧾 (MGF) foi eleito com a imagem de ser um presidente jovem, que simbolizava a renovação e modernização do clube.
[33] Somente 🧾 em 2010, houve a classificação à Série A em meio a um processo de grande reforma no centro de treinamento 🧾 (CT) do clube e de profissionalização de todos os seus setores (restando apenas o cargo de presidente sem remuneração), iniciados 🧾 pelo então presidente.
[34] A devoção de best game 365 torcida foi reconhecida pela CBF no prêmio craque do Brasileirão com o prêmio 🧾 de Torcida de Ouro.
No momento da entrega, o Ministro dos Esportes Orlando Silva, torcedor assumido do rival Vitória, irritou a 🧾 torcida homenageada ao não citar em momento algum qual o prêmio e qual clube estava sendo premiado.[35]
Em consequência de ter 🧾 terminado o Brasileirão de 2011 na 14.
ª posição, o clube, depois de 22 anos fora de uma competição internacional, se 🧾 classificou à Copa Sul-Americana de 2012.
[36] No dia 30 de setembro de 2011 estreou nos cinemas de todo o Brasil 🧾 o filme "Bahia Minha Vida", de Márcio Cavalcante, sucesso de bilheterias que contava a história do clube através de relatos 🧾 de 120 entrevistados, entre jornalistas, jogadores, comentaristas, árbitros, artistas e torcedores.
[37] Em 2012, uma pesquisa apontou o longa como o 🧾 de segunda maior bilheteria da história entre filmes esportivos nacionais, perdendo apenas para o filme "Pelé Eterno".
Críticos de todo o 🧾 Brasil, e, principalmente, fãs do futebol, aprovaram o filme, que foi o primeiro a ser lançado no Brasil contando a 🧾 história de um time de futebol.
De acordo com dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), 74 857 pessoas viram o 🧾 filme tricolor nas telonas.
A arrecadação foi de 597 579 reais.
[38][39] No Baianão de 2012, veio o título estadual após dez 🧾 anos de jejum.
[40][41] Na Copa do Brasil, o time chegou às quartas-de-final, perdendo para o Grêmio.
No Brasileirão, o Bahia, porém, 🧾 não repetiu as boas atuações do início da temporada, mas escapou do rebaixamento.
[42] Na Copa Sul-Americana de 2012 o Bahia 🧾 fez uma campanha ruim e foi eliminado ainda na fase nacional contra o São Paulo.
O ano de 2013 foi bastante 🧾 conturbado.
O presidente remodelou o estatuto, passando o Conselho Deliberativo vigente a selecionar os dois candidatos a serem votados pelos sócios 🧾 e o mesmo Conselho sendo renovado somente após a eleição.
[43] No estadual de 2013, a inconstância e baixa qualidade do 🧾 elenco fizeram o Bahia realizar a pior campanha desde 1942 no Campeonato Baiano.
[44] Assim, a torcida iniciou protestos como o 🧾 "Público Zero", esvaziando os estádios, almejando afetar economicamente o clube para tentar obter a renúncia do presidente.
[45] Além disso, muitos 🧾 torcedores de desassociaram do programa "Torcedor Oficial do Bahia", buscando o mesmo propósito.
Torcedores ilustres e ídolos do clube, como Bobô, 🧾 Paulo Rodrigues, Jaques Wagner, ACM Neto, Ricardo Chaves, etc, apoiados por jornalistas de diversos veículos esportivos, tais como Neto, Juca 🧾 Kfouri, iniciaram um movimento, liderado por Sidônio Palmeira, intitulado "Bahia da Torcida", que almejava uma série de mudanças, a começar 🧾 pela renúncia do presidente do clube.
[46] A despeito da resistência de Marcelo Guimarães Filho nos dois anos anteriores, a justiça 🧾 determinou a intervenção no clube para a reforma do estatuto e promoção de eleições diretas.
Em votação no dia 17 de 🧾 agosto de 2013, foi estabelecida a reforma do estatuto do clube com o propósito da eleição direta dos sócios para 🧾 o ocupante do cargo de presidente.
No dia 7 de setembro de 2013 ocorreu a primeira eleição direta e democrática da 🧾 história do EC Bahia, quando foi eleito Fernando Schmidt, que já tinha sido presidente anteriormente, para a presidência até dezembro 🧾 de 2014.
Em 13 de dezembro de 2014 ocorreu a segunda eleição direta, vencendo o jornalista Marcelo Sant'Ana para o triênio 🧾 2015–2017.[47]
Em 3 de dezembro de 2022, os sócios aceitaram a proposta de aquisição de 90% da SAF do clube pelo 🧾 City Football Group, inaugurando assim uma nova era no futebol do Bahia.[48]
Em Janeiro de 2023, o Bahia fechou contrato com 🧾 o site de apostas Eportes da Sorte no valor de 57 milhões por três anos.
A empresa passa a ser patrocinadora 🧾 master e o Bahia receberá 19 milhões por temporada, valor considerado o maior da história da agremiação.[49]
No dia 4 de 🧾 maio de 2023, o Esporte Clube Bahia concluiu oficialmente a venda de 90% da SAF do clube para o Grupo 🧾 City.
Os 10% restantes ficam com a associação civil Esporte Clube Bahia.
O acordo foi finalizado na Arena Fonte Nova.
Na ocasião, foi 🧾 anunciado Raul Aguirre como CEO da SAF.[50]
O clube é simbolizado por suas três cores, seu escudo, suas duas estrelas, best game 365 🧾 bandeira, seus uniformes, seu mascote e seu hino e por eles o clube é conhecido.
Suas cores são azul, vermelha e 🧾 branca.
O azul é em homenagem à Associação Atlética da Bahia; o branco, em gentileza ao Clube Bahiano de Tênis; e 🧾 o vermelho, por ser a cor da bandeira do estado da Bahia.
Coincidentemente (ou não) as três cores são as mesmas 🧾 da bandeira da Bahia.
Com as três cores do estado, o Bahia se denomina o Tricolor Baiano.
Similarmente, a bandeira do Bahia 🧾 busca homenagear a bandeira do Estado da Bahia, estado que o clube homenageia desde best game 365 fundação.
De acordo com o estatuto 🧾 do clube, a bandeira é retangular com faixas em branco e vermelho na horizontal, tendo o escudo posicionado sobre um 🧾 quadrado azul no canto superior esquerdo dela.
[51] Ao lado, a bandeira do Estado da Bahia, referência para a criação da 🧾 bandeira do Bahia.
Bandeira do Estado da Bahia
Raimundo Magalhães projetou o escudo do Bahia.
Foi inspirado no escudo do Corinthians Paulista na 🧾 época, trocando apenas as cores (preto e vermelho por azul e vermelho), a bandeira no centro (de São Paulo pela 🧾 da Bahia) e o ano de fundação (1910 - Corinthians por 1931 - Bahia).
Com isso, ficou: redondo, de cores azul, 🧾 vermelho e branca, com uma bandeira similar à da Bahia ao centro e duas estrelas acima do escudo representando as 🧾 conquistas da Taça Brasil de 1959 e do Campeonato Brasileiro de 1988.
[52] As duas estrelas ostentadas sobre o escudo representam 🧾 as duas maiores conquistas do clube: os dois campeonatos brasileiros conquistados em 1959 e em 1988
Evolução do Escudo do Esporte 🧾 Clube Bahia 1931-1940 1940-1959 1959-1979 1979-1989 1990-2000 2000-2014 2015-presenteLegendaCampeão Invicto
Nota: por não serem um torneio à parte, os chamados "grupos", 🧾 fases regionais da Taça Brasil, não foram listados aqui.[53]
Abaixa a lista dos 50 maiores artilheiros do Bahia de todos os 🧾 tempos.[54]
O Bahia é rival histórico do outro clube popular de Salvador, o Esporte Clube Vitória, conta o qual protagoniza o 🧾 maior clássico da Região Nordeste, em confrontos desde 1932.
O Tricolor possui vantagem no clássico, tendo, em 479 jogos, vencido 187 🧾 clássicos, e marcado 641 gols, contra 147 vitórias do rival,[55] tendo ocorrido treze partidas com públicos maiores do que 70.000 🧾 pessoas.
[carece de fontes] Em 1994, em um jogo memorável, com Fonte Nova completamente lotada (mais de 97 mil pagantes e 🧾 100 mil presentes - o maior público da história dos Ba-Vis), o Bahia venceu o Campeonato Baiano, depois de está 🧾 perdendo por 1 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo, quando Raudinei saiu do banco de reservas e 🧾 igualou o clássico garantindo o título para o tricolor (tinha a vantagem do empate).[56]
O primeiro Ba-Vi da história - oficial 🧾 - foi realizado em 18 de setembro de 1932, quando o Tricolor derrotou seu maior rival por 3 a 0.
Sua 🧾 maior goleada sobre o rival foi também a maior da história do clássico: 10 a 1, em 8 de dezembro 🧾 de 1939.
Contudo, em suas primeiras décadas, o Bahia protagonizou clássicos contra outros times da capital baiana, tendo inclusive, na época, 🧾 igual, ou talvez maior até, teor de rivalidade e clamor popular que o clássico Ba-Vi tem hoje, já que o 🧾 Bahia estava em ascensão, mas ainda era um time promissor, e o Vitória não era um clube de expressão, sendo 🧾 considerado, nessa época, amador.
Clássico do Pote [ editar | editar código-fonte ]
O Clássico do Pote é o duelo protagonizado entre 🧾 Bahia e Botafogo-BA.
Tem esse nome porque, no segundo confronto entre eles, um torcedor botafoguense prometeu quebrar um pote de barro 🧾 para celebrar o primeiro triunfo ante o Tricolor Baiano, já que o primeiro jogo havia sido empate (2 a 2).
Porém, 🧾 quem venceu aquele jogo foi o Bahia (2 a 1).
Aliás, após essa promessa, o Tricolor ainda venceria mais 8 jogos, 🧾 e empataria mais 2, num período de cerca de 6 anos.
Em todos eles, o aclamado pote era levado, a torcida 🧾 colorada exaltava, mas no fim saía frustrada.
Somente no dia 5 de setembro de 1937 ela foi cumprida, quando o Botafogo 🧾 venceu por 2 à 1.
Nos 10 primeiros anos do confronto (1931-1941), houve 23 duelos, onde o Bahia venceu 17, empatou 🧾 3 e perdeu 3.
O tricolor se tornou soberano no clássico, até que em meados de 1989, o Botafogo foi rebaixado 🧾 para a segunda divisão do Campeonato Baiano de Futebol, e desde então nunca mais houve o duelo entre ambos.
Em 2013, 🧾 com o retorno do Botafogo à primeira divisão do estadual, o desejo de muitos apaixonados por futebol, em especial o 🧾 baiano, em rever este grande clássico da Bahia, tornou-se possível.
Clássico das Cores [ editar | editar código-fonte ]
O Clássico das 🧾 Cores é o duelo travado entre Bahia e Galícia, e tem esse nome pois ambos possuem as cores vermelha, azul 🧾 e branca nos seus respectivos escudos e uniformes (embora o Galícia tenha o azul como cor predominante nos uniformes - 🧾 tanto que é carinhosamente apelidado de "azulino" - há no escudo uma cruz vermelha que leva a, às vezes, haver 🧾 detalhes vermelhos no uniforme).
Durante muito tempo, ambos rivalizaram pela hegemonia no estado, pois haviam sido fundados na mesma época (O 🧾 Bahia em 1931 e o Galícia em 1933), e se mostravam clubes promissores.
O Tricolor Baiano é hoje o maior clube 🧾 do estado, mas o granadeiro, por best game 365 vez, sucumbiu a falta de recursos e desde 1999 disputava a segunda divisão 🧾 do Campeonato Baiano de Futebol.
Em 2013, contudo, o granadeiro (como o Galícia é popularmente conhecido) conquistou o acesso à primeira 🧾 divisão do estadual, tornando possível a reedição deste que é um clássico épico.
Clássico do Povo [ editar | editar código-fonte 🧾 ]
O Clássico do Povo (ou Clássico das Multidões ou Milhões) é o confronto entre Bahia e Ypiranga os clubes, na 🧾 época, mais populares do estado.
O Bahia nasceu com grande simpatia do povo baiano, e com as conquistas em tão pouco 🧾 tempo de fundado, rapidamente viu o número de torcedores aumentar.
Como o Ypiranga era, na época, o detentor da maior parte 🧾 da torcida baiana, essa ascensão meteórica do Bahia levou aos cronistas, jornalistas, escritores e, principalmente, os torcedores da época tratarem 🧾 do duelo tal como um derby (clássico).
Foi contra o Ypiranga que o Bahia fez seu primeiro jogo oficial, pelo Torneio 🧾 Início da Bahia, vencendo por 2 à 0.
Até meados dos anos 1950 a disputa era grande, mas a decadência do 🧾 aurinegro e a ascensão do Vitória a partir de então, levaram a decadência deste histórico clássico.
Atualmente, o Bahia continua sendo 🧾 o mais popular no estado, mas o segundo lugar foi perdido pelo aurinegro baiano para o Vitória.
Em 1991 o Ypiranga 🧾 foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Baiano de Futebol, e desde então não houve confrontos entre o Tricolor 🧾 e o Aurinegro.
Bahia versus Sport [ editar | editar código-fonte ]
Tomando como referência a Região Nordeste do Brasil, o grande 🧾 rival regional do Bahia é o Sport Club do Recife, adversário contra o qual possui uma boa vantagem, com trinta 🧾 e sete triunfos e 29 empates, contra 24 triunfos do rival, porém, coube ao Sport a maior vitória em uma 🧾 competição nacional, uma goleada por 6 a 0 pela Taça Brasil de 1959, que não adiantou muito, pois o Bahia 🧾 acabou se classificando para a fase seguinte, tendo-se sagrado posteriormente campeão nacional.[57]
Ambos são apontados como dois dos maiores clubes do 🧾 Nordeste, e também os únicos a terem títulos nacionais da Série A na região (dois Campeonatos Brasileiros para o Bahia; 🧾 um Campeonato Brasileiro da Série A e um da Série B e uma Copa do Brasil para o Sport), além 🧾 de Bahia e Pernambuco serem os dois maiores estados e desde muito tempo disputarem a liderança nesta região.
Na noite de 🧾 24 de maio de 2017, mais um clássico entre os gigantes do Nordeste, o Tricolor baiano enfrentou o Leão da 🧾 Ilha, na Arena Fonte Nova em Salvador.
Para esta partida o Bahia tinha a vantagem de empatar em 0 a 0, 🧾 pois no jogo de ida, na Ilha do Retiro, ocorreu empate de 1 a 1.
O Esquadrão de Aço foi melhor 🧾 tecnicamente e apresentou um futebol de excelente qualidade.
Tendo jogado com um jogador a mais em boa parte do jogo, tendo 🧾 em vista uma expulsão controversa de um atleta do Sport ainda no primeiro tempo, e mesmo com o placar apertado 🧾 de 1 a 0, o Esporte Clube Bahia sagrou-se, pela terceira vez, Campeão da Copa do Nordeste, diante de um 🧾 público de quase 50 mil torcedores.
O clube é simbolizado por suas três cores, seu escudo, suas duas estrelas, best game 365 bandeira, 🧾 seus uniformes, seu mascote e seu hino e por eles o clube é conhecido.
Suas cores são azul, vermelha e branca.
O 🧾 azul é em homenagem à Associação Atlética da Bahia; o branco, em gentileza ao Clube Bahiano de Tênis; e o 🧾 vermelho, por ser a cor da bandeira do estado da Bahia.
Coincidentemente (ou não) as três cores são as mesmas da 🧾 bandeira da Bahia.
Com as três cores do estado, o Bahia se denomina o Tricolor Baiano.
Similarmente, a bandeira do Bahia busca 🧾 homenagear a bandeira do Estado da Bahia, estado que o clube homenageia desde best game 365 fundação.
De acordo com o estatuto do 🧾 clube, a bandeira é retangular com faixas em branco e vermelho na horizontal, tendo o escudo posicionado sobre um quadrado 🧾 azul no canto superior esquerdo dela.
[58] Ao lado, a bandeira do Estado da Bahia, referência para a criação da bandeira 🧾 do Bahia.
Raimundo Magalhães projetou o escudo do Bahia.
Foi inspirado no escudo do Corinthians Paulista na época, trocando apenas as cores 🧾 (preto e vermelho por azul e vermelho), a bandeira no centro (de São Paulo pela da Bahia) e o ano 🧾 de fundação (1910 - Corinthians por 1931 - Bahia).
Com isso, ficou: redondo, de cores azul, vermelho e branca, com uma 🧾 bandeira similar à da Bahia ao centro e duas estrelas acima do escudo representando as conquistas da Taça Brasil de 🧾 1959 e do Campeonato Brasileiro de 1988.
[59] As duas estrelas ostentadas sobre o escudo representam as duas maiores conquistas do 🧾 clube: os dois campeonatos brasileiros conquistados em 1959 e em 1988.
Conhecido como "Tricolor de Aço" ou "Esquadrão de Aço", o 🧾 mascote do Bahia é um homem de aço (similar ao Super-Homem), personagem da DC Comics, que foi criado pelo cartunista 🧾 Ziraldo em 1979 onde o traje vestido do Tricolor de Aço é muito semelhante ao traje do Super-Homem original, que 🧾 partilha as cores do time.
O Departamento de Marketing do Clube deu vida ao símbolo ao fazer um boneco que sempre 🧾 aparece antes dos jogos para sacudir a torcida nos estádios.
O mascote faz referência ao personagem das histórias em quadrinhos, onde 🧾 ele era quase que imortal, apenas enfraquecia com a presença de Kryptonita, ou seja, talvez o mais forte de todos 🧾 os super-heróis.
Aliando isso ao futebol, faz referência ao clube, que em seus mais de 80 anos é bicampeão nacional e 🧾 possui a segunda maior quantidade de estaduais do Brasil (atrás apenas do ABC Futebol Clube).
Visando aumentar a identificação com a 🧾 torcida e ainda conscientizar a luta contra o racismo, o clube lançou em 2014 a "mascota" oficial Lindona da Bahêa, 🧾 a Mulher-Maravilha negra, parceria do Super-Homem, com traços do artista Nei Costa.
Uniformes do futebol masculino [ editar | editar código-fonte 🧾 ]
Na fundação do clube, foi definido que o uniforme do clube seria formado por camisa branca, calção azul com uma 🧾 faixa vermelha na cintura, e meiões cinzas.
Anos depois, a cor vermelha para o meião foi adotado e eternizado como marca 🧾 do clube.
A segunda camisa, contudo, é a mais famosa do clube: a tricolor, com faixas em vertical em azul e 🧾 vermelho, com faixas verticais em branco mais finas entre elas.
Em algumas temporadas, entretanto, não é usado este modelo, sendo então 🧾 remodelada a camisa e produzida excluindo-se as faixas brancas, com design vindo da fornecedora.
Nos últimos anos, o clube está utilizando 🧾 em seu terceiro uniforme cores e/ou modelos não tradicionais como por exemplo em 2010 quando homenageou a seleção espanhola, em 🧾 2011 quando homenageou a seleção francesa, em 2012 quando utilizou um modelo de camisa apelidada de modelo Arsenal (devido a 🧾 semelhança da camisa do clube inglês) e em 2013 quando utilizou uma camisa azul e rosa em degradê.
Uniformes de jogadores 🧾 de linha [ editar | editar código-fonte ]
Uniforme 1: Camisa branca, calção azul e meiões vermelhos;
Uniforme 2: Camisa com listras 🧾 vermelhas, brancas e azuis, calção e meiões brancos;
Uniforme 3: Camisa vermelha, calção e meiões vermelhos.
1º Uniforme 2º Uniforme 3º Uniforme
Uniforme 🧾 dos goleiros [ editar | editar código-fonte ]
Camisa azul celeste, calção e meias azuis celeste;
Camisa azul turquesa, calção e meias 🧾 azuis turquesa;
Camisa azul marinho, calção e meias azuis marinho.
Uniformes de treino [ editar | editar código-fonte ]
Camisa azul, calção e 🧾 meias azuis;
Camisa amarela, calção e meias amarelas;
Camisa branca, calção azul e meias brancas.
Jogadores Goleiros C.Técnica
Os patrocinadores do Bahia ao longo 🧾 de best game 365 história foram:[carece de fontes]
Em muitos times de futebol, o hino é uma canção produzida para traduzir em cifras 🧾 a vida de um clube.
No Bahia é diferente.
O hino não é somente a tradução do clube, mas também a tradução 🧾 da paixão de best game 365 torcida por ele e de todo o clima que é vivido nas arquibancadas nos jogos do 🧾 tricolor.
Ele extrapolou a normalidade e se transformou até mesmo em música carnavalesca, onde é possível ver inclusive torcedores de outros 🧾 times se renderem à beleza e grandiosidade do hino do clube e cantarem em alto e bom som.
No ano de 🧾 1946, um grupo de torcedores, liderado por Amado Bahia Monteiro, decidiu criar uma torcida uniformizada.
Para tal, queria criar também um 🧾 canto para animar best game 365 torcida.
Assim, procuraram o professor e jornalista Adroaldo Ribeiro Costa que, entusiasmado, já tratou de iniciar os 🧾 trabalhos no dia seguinte.
Como a torcida do Bahia não era muito grande na época, ele buscou compensar a inferioridade numérica 🧾 com emoção e vibração.
Surgia, aos poucos, o hino tricolor.
" Somos a turma tricolor Somos a voz do campeão Somos do 🧾 povo o clamor Ninguém nos vence em vibração.
.
.
"
O início arrasador do clube, conquistando vários títulos nos primeiros anos de 🧾 fundação, e um grito tradicional da então pequena, mas vibrante torcida do Bahia ("Bahia! Bahia! Bahia") inspiraram o jornalista:
" Vamos, 🧾 avante, esquadrão! Vamos, serás o vencedor! Vamos, conquista mais um tento! Bahia! Bahia! Bahia! Ouve esta voz que é o 🧾 teu alento! Bahia! Bahia! Bahia! "
Logo após o gol, a torcida tricolor, insatisfeita, clamava por mais ("Mais Um! Mais Um!").
Adroaldo 🧾 aproveitou e inseriu isso na canção:
" Mais um! Mais um, Bahia! Mais um, mais um título de glória! "Mais um! 🧾 Mais um, Bahia! É assim que se resume a tua história."
Depois de escrita, faltava a melodia.
Não demorou muito e ela 🧾 saiu naturalmente.
Após alguns retoques, a canção havia sido concebida.
Foi levada para a torcida, que adorou e levou para os jogos, 🧾 porém a torcida uniformizada não durou muitos anos, e logo a foi desfeita, e o hino, esquecido.
Quase 10 anos depois, 🧾 o dirigente do Bahia na época, João Palma Neto, buscou aumentar a força do Bahia através de uma campanha de 🧾 sócios sustentada numa vasta publicidade.
Como forma de apoio à campanha, ressuscitou o hino alterando apenas o terceiro verso, substituindo "Ninguém 🧾 nos vence em fervor" por "Somos do povo um clamor".
O maestro Agenor Gomes fez a instrumentação para a banda, João 🧾 Palma Neto buscou e organizou um coro de torcedores, conseguiu a Banda do Corpo de Bombeiros e gravou a canção.
Quando 🧾 o hino foi entregue ao Bahia, Adroaldo Ribeiro transferiu todos os direitos autorais do hino para o clube.
E impôs a 🧾 condição de não ser revelada a autoria da música, já que queria que fosse considerado um canto espontâneo, nascido da 🧾 torcida.
O dirigente aceitou a proposta, e durante anos não se soube o autor da belíssima canção.
Sem alterar o compromisso quanto 🧾 aos direitos autorais.
o próprio Adroaldo revelou algum tempo depois a autoria.
O sucesso fez ele ser procurado por outros times para 🧾 compor seus hinos, porém todos os seus pedidos foram negados pois, segundo ele, não poderia fazer seus respectivos hinos pois 🧾 não sabia fazer aquilo que não sentia.[60]
Torcedor carregando a bandeira do clube no dia da partida entre Brasil e Itália 🧾 na Copa das Confederações de 2013.
Torcedores carregando a bandeira do clube e uma variação da bandeira brasileira no dia da 🧾 partida entre Brasil e Itália na Copa das Confederações de 2013.
O Bahia, com toda best game 365 tradição e história triunfante, tem 🧾 como maior patrimônio não um troféu, jogador, nem muito menos seu centro de treinamento ou empreendimentos, mas sim best game 365 torcida.
O 🧾 Tricolor tem a maior torcida do Norte-Nordeste e Centro-Oeste, já constatada por pesquisas realizadas por institutos de pesquisas renomados como 🧾 o Datafolha e o IBOPE, onde todos apontam o Bahia como sendo detentor da maior torcida da região Nordeste.
Na Bahia, 🧾 o clube detém, a maioria dos seus torcedores, com 35,6% (cerca de 5 446 800[61]), tendo, inclusive, mais torcedores que 🧾 o Vitória (maior rival e detentor da segunda maior torcida do estado com 17,8%) e o Flamengo (terceiro colocado no 🧾 estado, com 17,2%, aproximadamente 2 399 425),[61] algo comum no Nordeste.
A euforia da torcida levou o clube a alcançar a 🧾 maior média de público do Brasil em 2007 (40 400 pessoas por jogo), 2004, 1988 (35 537 pessoas por jogo), 🧾 1986 (46 291 pessoas por jogo) e 1985 (41 497 pessoas por jogo).
[62] A média do ano de 1986 é 🧾 até hoje a sexta maior da história do Brasileirão.
Até 2011, em jogos com mando de campo, o Bahia possui a 🧾 segunda maior média geral por clube (2 413 903), perdendo apenas para o Flamengo (2 697 902).[carece de fontes]
Durante toda 🧾 a best game 365 história, os sucessos do time baiano sempre estiveram vinculadas ao apoio e paixão do seu torcedor.
Um belo exemplo 🧾 disso é a semifinal de 1988, onde o Bahia venceu de virada por 2 a 1 o Fluminense e garantiu 🧾 vaga na final que venceria posteriormente.
O público é, até hoje, o maior registrado na história da Fonte Nova: 110.
438 torcedores 🧾 fizeram a festa e empurraram o time para o triunfo.Esse foi o 24.
º maior público da história num jogo do 🧾 Campeonato Brasileiro.
[63][64] Na final no mesmo ano, contra o Internacional, cerca de 90 mil foram ao estádio.
Tem uma grande torcida 🧾 em todo Brasil, a 13.
ª mais especificamente.
[65] Em meados de 1993, uma pesquisa curiosa apontou best game 365 torcida como a sexta 🧾 maior do estado de São Paulo, atrás apenas do São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Flamengo.
Em 2010 a CBF reconheceu 🧾 o fanatismo da torcida tricolor, premiando o clube com o título de torcida de ouro.[35]
A Torcida do Tricolor de Aço 🧾 no Brasil [ editar | editar código-fonte ]
Estado Porcentagem 35,6% 6% 4% 3% 3% 2% 1% 1%Total: 3,6% ou 7.714.800 🧾 Torcedores.População do Brasil(2023): 214.300.000 hab.[66]
Programa de sócios [ editar | editar código-fonte ]
O Bahia mantém dois tipos de programa de 🧾 sócio-torcedor: o "Plano Sócio do Bahia Patrimonial" que é mais amplo e completo e o "Plano Esquadrãozinho", exclusivo para crianças.
Atualmente 🧾 o Bahia é o 10º colocado entre os clubes brasileiros com mais sócios torcedores:[67]
Posição Sócios torcedores 10º 50.900
Abaixo uma lista 🧾 das principais torcidas organizadas do clube na atualidade:[68]
Bamor : Maior torcida organizada do Bahia, foi fundada em 1978.
Fica localizada atrás 🧾 do "gol que dá para a Avenida Paralela" no estádio Roberto Santos (Metropolitano de Pituaçu), do lado esquerdo às cabines 🧾 de imprensa.
Na nova Arena Fonte Nova costuma ficar no lado esquerdo das cabines de rádio, na direção da Ladeira da 🧾 Fonte das Pedras.
Contém inúmeras bandeiras assim como uma bateria, um bandeirão no formato da camisa tricolor e umas das maiores 🧾 faixas de uma torcida organizada do Brasil (180m de extensão), com os dizeres: "BAMOR Ninguém nos vence em vibração".
Costuma acompanhar 🧾 o time nos jogos fora de Salvador.
Em novembro de 2010 no jogo em que o Bahia venceu a Portuguesa e 🧾 conseguiu acesso a Série A do campeonato brasileiro a torcida lança seu novo bandeirão, esse com 6.
000 metros quadrados, é 🧾 o sétimo maior do Brasil e o maior da Bahia.
Sete dias depois um novo bandeirão é estreado, dessa vez com 🧾 o símbolo do patrocinador (Brahma).
: Maior torcida organizada do Bahia, foi fundada em 1978.
Fica localizada atrás do "gol que dá 🧾 para a Avenida Paralela" no estádio Roberto Santos (Metropolitano de Pituaçu), do lado esquerdo às cabines de imprensa.
Na nova Arena 🧾 Fonte Nova costuma ficar no lado esquerdo das cabines de rádio, na direção da Ladeira da Fonte das Pedras.
Contém inúmeras 🧾 bandeiras assim como uma bateria, um bandeirão no formato da camisa tricolor e umas das maiores faixas de uma torcida 🧾 organizada do Brasil (180m de extensão), com os dizeres: "BAMOR Ninguém nos vence em vibração".
Costuma acompanhar o time nos jogos 🧾 fora de Salvador.
Em novembro de 2010 no jogo em que o Bahia venceu a Portuguesa e conseguiu acesso a Série 🧾 A do campeonato brasileiro a torcida lança seu novo bandeirão, esse com 6.
000 metros quadrados, é o sétimo maior do 🧾 Brasil e o maior da Bahia.
Sete dias depois um novo bandeirão é estreado, dessa vez com o símbolo do patrocinador 🧾 (Brahma).
Povão : Torcida conhecida por seu grande número de bandeiras.
Fica localizada do lado oposto às cabines de transmissão da Arena 🧾 Fonte Nova.
Costuma estourar muitos fogos na entrada do Bahia em campo.(EXTINTA)
: Torcida conhecida por seu grande número de bandeiras.
Fica localizada 🧾 do lado oposto às cabines de transmissão da Arena Fonte Nova.
Costuma estourar muitos fogos na entrada do Bahia em campo.
Torcida 🧾 Uniformizada Terror Tricolor : Fundada em 2004, é reconhecida pela best game 365 independência e pelos constantes protestos contra a diretoria do 🧾 clube.
O destaque é o bandeirão, um dos maiores do Brasil, com 5.
600 metros quadrados.[ 69 ]
: Fundada em 2004, é 🧾 reconhecida pela best game 365 independência e pelos constantes protestos contra a diretoria do clube.
O destaque é o bandeirão, um dos maiores 🧾 do Brasil, com 5.
600 metros quadrados.
Jovem Disposição Tricolor : Fundado em 2002, Seu lema é Ideologia, União e Atitude.(EXTINTA)
: Fundado 🧾 em 2002, Seu lema é Ideologia, União e Atitude.
Tricoloucos : Fundada em 2000, o grande destaque é o bandeirão de 🧾 2.
500 metros quadrados.(EXTINTA)
: Fundada em 2000, o grande destaque é o bandeirão de 2.
500 metros quadrados.
Fiel : Torcida onde fica 🧾 a velha guarda do Bahia.
Fica ao lado da Povão.
Seus membros possuem grande prestígio com a diretoria do Bahia.
Tem um papel 🧾 importante na pressão sobre o clube, seja esta positiva ou negativa.(EXTINTA)
: Torcida onde fica a velha guarda do Bahia.
Fica ao 🧾 lado da Povão.
Seus membros possuem grande prestígio com a diretoria do Bahia.
Tem um papel importante na pressão sobre o clube, 🧾 seja esta positiva ou negativa.
Garra : Fica ao lado direito das cabines de rádio e imprensa.
Garantem total independência e sustentam 🧾 os lemas de "Paz", "Respeito" e "Bahia acima de todos".
Fundada em 20 de julho de 1998.(EXTINTA)
: Fica ao lado direito 🧾 das cabines de rádio e imprensa.
Garantem total independência e sustentam os lemas de "Paz", "Respeito" e "Bahia acima de todos".
Fundada 🧾 em 20 de julho de 1998.
Torcida Legião Tricolor : No dia 25 de maio de 2011, nasceu em Salvador, estado 🧾 da Bahia, a mais nova torcida organizada do Bahia, em uma cerimônia familiar a Torcida Organizada Legião Tricolor deu início 🧾 aos seus trabalhos de incentivo a campanha do Esporte Clube Bahia no Campeonato Brasileiro.
A ideia surgiu entre dois torcedores sadios 🧾 (pai e filho), que pensando em juntar um grupo de amigos e familiares, inclusive as mães desse grupo, resolve, pois 🧾 fundar a TOLT, com objetivos definidos de louvar a alegria, de carregar a bandeira do seu clube, de se fazer 🧾 presente nos estádios por onde for jogar o E.C.
Bahia, e espalhando seus batalhões (BTL) por bairros de Salvador e cidades 🧾 circunvizinhas, definindo na best game 365 simbologia de braços cruzados para o alto e com dedos em riste formando o L de 🧾 Legião e da Liberdade, tendo como principal mascote o Hulk azul demonstrando a best game 365 força.(EXTINTA)
: No dia 25 de maio 🧾 de 2011, nasceu em Salvador, estado da Bahia, a mais nova torcida organizada do Bahia, em uma cerimônia familiar a 🧾 Torcida Organizada Legião Tricolor deu início aos seus trabalhos de incentivo a campanha do Esporte Clube Bahia no Campeonato Brasileiro.
A 🧾 ideia surgiu entre dois torcedores sadios (pai e filho), que pensando em juntar um grupo de amigos e familiares, inclusive 🧾 as mães desse grupo, resolve, pois fundar a TOLT, com objetivos definidos de louvar a alegria, de carregar a bandeira 🧾 do seu clube, de se fazer presente nos estádios por onde for jogar o E.C.
Bahia, e espalhando seus batalhões (BTL) 🧾 por bairros de Salvador e cidades circunvizinhas, definindo na best game 365 simbologia de braços cruzados para o alto e com dedos 🧾 em riste formando o L de Legião e da Liberdade, tendo como principal mascote o Hulk azul demonstrando a best game 365 🧾 força.
TUBA : Está localizada ao lado direito da Bamor.
Foi criada em 1997 e garantem nunca ter perdido um jogo do 🧾 Bahia na Fonte Nova e sempre que possível viaja com o time para acompanhar os seus jogos fora.(EXTINTA)
: Está localizada 🧾 ao lado direito da Bamor.
Foi criada em 1997 e garantem nunca ter perdido um jogo do Bahia na Fonte Nova 🧾 e sempre que possível viaja com o time para acompanhar os seus jogos fora.
Movimento Turma Tricolor : Com estilo semelhante 🧾 aos de torcida de barra brava, tem como principal característica apoiar e incentivar unicamente o clube.Fundado em 2016.
: Com estilo 🧾 semelhante aos de torcida de barra brava, tem como principal característica apoiar e incentivar unicamente o clube.Fundado em 2016.
Direto do 🧾 Hospício: Fundado em 2016, a organizada D.D.H.
1931 tem como lema "Libertos do manicômio, presos pela paixão ao Bahia".
Representam a cultura 🧾 dos ultras.
Animadores de torcida [ editar | editar código-fonte ]
O clube foi um dos pioneiros na implementação de uma torcida 🧾 exclusiva feminina, presente em todos os jogos do Esquadrão no seu estádio: as Tricoleaders (equivalente às tradicionais animadoras de torcida 🧾 do futebol americano, referidas em inglês como cheerleaders), formado em 2011 mas que só foi "apresentada" aos gramados em 2013 🧾 por questões burocráticas, na gestão do presidente Fenando Schimidt e daí por diante passou a ser as animadoras oficiais.
O grupo 🧾 é formado por 16 garotas.
São grupos de torcedores residentes em vários lugadores do Brasil e do exterior, com a finalidade 🧾 na captação de novos sócios e nas ações promocionais do Bahia, tais como excursões e recepção ao time em aeroportos.
Última 🧾 atualização: 25 de junho de 2023
Nas redes sociais [ editar | editar código-fonte ]
Última atualização: 25 de junho de 2023
O 🧾 Bahia é o 15º colocado entre os clubes brasileiros com mais seguidores nas redes sociais:[70]
Rede social Seguidores Facebook 1.100.000 Twitter 🧾 1.579.461 Instagram 1.112.714 YouTube 220.000 TikTok 300.000 Combinado 4.313.175
Diretoria Nome Função Guilherme Bellintani Presidente Vitor Ferraz Vice-presidente Junior Chávare Gerente 🧾 de futebol Lucas Drubscky Executivo de Futebol
Conselho Deliberativo Nome Função Carlos Eduardo Guimarães Araújo Presidente Thiago Dória Moreira Vice-presidente Lucas 🧾 Maia Costa Secretário
Diretoria de futebol masculino [ editar | editar código-fonte ]
Comissão técnica Nome Função Dr.
Luiz Sapucaia Coordenador médico Dr.
Daniel 🧾 Araújo Médico Dr.
Rodrigo Daniel José Dourado Neto Fisioterapeuta André Neves Diogo Thomaz Thiago Teixeira Maurício Maltez Fisiologista Fábio Massagista Sérgio 🧾 Jaime Ivan Roupeiro Ivanildo Santos (Cachorrão) José Carlos de Jesus (Carlinhos) Assistente de campo Ednaldo Gomes (Pino)
O Centro de Treinamento 🧾 Osório Villas-Boas, mais conhecido como Fazendão, é um centro de treinamento inaugurado pelo clube em 1979, no bairro de Itinga, 🧾 cidade de Lauro de Freitas, Região metropolitana de Salvador.
O centro de treinamento foi batizado como Osório Villas-Boas em homenagem a 🧾 uns dos maiores presidentes do clube comandante da conquista do primeiro campeonato nacional em 1959 sobre o Santos de Pelé.
Construído 🧾 numa área de 120 mil metros quadrados, dispõe de quatro campos de treinamento com três com medidas oficiais.
A área do 🧾 centro de treinamento compreende ainda a sede administrativa do clube, hotelaria das divisões de base, sala de imprensa e arquibancada 🧾 tem capacidade para 3 mil lugares.
O Fazendão não é apenas um espaço para treinos, nele também foi construída a concentração 🧾 para atletas profissionais reformada e reinaugurada em 2004 com o nome de José Maria de Magalhães Neto.
Em 2009 foi totalmente 🧾 reformado na gestão do presidente Marcelo Guimarães Filho e do então diretor de futebol Paulo Carneiro.
Foram investidos mais de R$1.500.
000,00 🧾 na best game 365 reforma que incluiu a construção de uma academia totalmente moderna - e obviamente, nova - uma sala de 🧾 fisiologia usufruindo do que há de melhor no ramo, novos equipamentos em geral, reforma total dos 4 campos do CT, 🧾 ampliação da cozinha e novos objetos para os dormitórios dos jogadores profissionais e da divisão de base para dar melhor 🧾 conforto aos atletas.
CT Cidade Tricolor [ editar | editar código-fonte ]
Centro de Treinamento Evaristo de Macedo
O novo Centro de Treinamento 🧾 do Bahia, nomeado oficialmente com o nome de seu ex-técnico Evaristo de Macedo, está localizado na Estrada Cidade Tricolor, no 🧾 município baiano de Dias d'Ávila, e possui 350 mil metros quadrados, seis campos de futebol, academia, departamento médico e prédios 🧾 de concentrações para os times principal e da base, entre outros.[71]
O Centro de Treinamento Evaristo de Macedo (Cidade Tricolor) foi 🧾 inaugurado em 11 de Janeiro de 2020.[72]
Sede de praia [ editar | editar código-fonte ]
Localizado na praia da Boca do 🧾 Rio em Salvador, a Sede de Praia Paulo Maracajá foi construída com o objetivo de ser o grande centro de 🧾 entretenimento do torcedor tricolor.
A sede possuía piscina olímpica, campos de futebol society; quadra poliesportiva e bares.
Foi utilizada pela casa de 🧾 shows "Espetáculo" culminando em um abandono parcial das atividades do clube (praticamente o clube apenas alugava o campo sintético).
Ainda no 🧾 final do ano de 2010, foi reativada a escolinha do Bahia na sede de praia (o Bahia possuía escolinhas em 🧾 outros clubes conveniados) deixando no ar o verdadeiro futuro da sede de praia.
A sede de praia do Bahia passou a 🧾 ser propriedade da Prefeitura de Salvador em função de execução de dívidas com IPTU e foi transformada em praça pública, 🧾 concluída em 2013.
Em 2015, foi finalizado o imbróglio sobre a sede de praia com a entrega da certidão de Transferência 🧾 do Direito de Construir (Transcons), no valor de cerca de 40 milhões na moeda imobiliária.
Desse valor, 12 milhões de reais 🧾 quitaram as dívidas com o município de Salvador (IPTU, ISS e a demolição).[73][74]
Última atualização: 11 de julho de 2023.[75][76]
Mandos de 🧾 campo [ editar | editar código-fonte ]
Campo da Graça [ editar | editar código-fonte ]
O Campo da Graça foi o 🧾 primeiro estádio onde o Bahia mandou seus jogos.
Além dele, Galícia, Ypiranga, Botafogo e Vitória também mandaram seus jogos lá.
Desde a 🧾 best game 365 fundação, em 1931 até a inauguração da Fonte Nova, em 1951, o tricolor disputou e conquistou vários títulos neste 🧾 estádio, inclusive o primeiro título conquistado pelo tricolor baiano, o Torneio Início de 1931.
Foi lá onde toda a trajetória gloriosa 🧾 do Bahia começou, até mesmo a disputa do primeiro Ba-Vi da história, onde o tricolor venceu por 3x0.
Com a Fonte 🧾 Nova, o Campo da Graça perdeu espaço e a força que tinha, sucumbindo à obsolescência e caindo no esquecimento.
Porém, para 🧾 os torcedores baianos mais velhos, os grandes momentos vividos no Campo da Graça nunca sairão das suas lembranças.
Alguns notáveis jogos 🧾 no Campo da Graça:
Estádio da Fonte Nova [ editar | editar código-fonte ]
Vista superior da antiga Fonte Nova, interditada após 🧾 o trágico incidente ocorrido em 2007.
Em 2010, começou a best game 365 remodelação para dar lugar a nova Arena.
Com a inauguração da 🧾 Fonte Nova em 1951, cujo nome oficial é Estádio Octávio Mangabeira, os grandes clubes de Salvador disputavam seus jogos no 🧾 estádio: Bahia, Vitória, Galícia, Ypiranga e Botafogo.
Nele, o Bahia levou grandes públicos aos seus jogos e criando um vínculo histórico 🧾 que somente foi quebrado com a interdição da Fonte Nova após o trágico incidente no jogo contra o Vila Nova 🧾 (durante a campanha de subida do Bahia para a Série B), quando parte do estádio cedeu e 9 pessoas caíram, 🧾 e destas, 7 vieram a falecer.
[77] Mais de 30 ficaram feridas.
Após esse episódio, o governo do Estado da Bahia declarou 🧾 que o estádio seria demolido e reinaugurado.
A nova arena foi construída no local para a Copa do Mundo de 2014.
Nesse 🧾 período entre 1951 e 2007, porém, o Bahia possui gloriosos e tristes momentos no estádio: a conquista do Troféu Octávio 🧾 Mangabeira, criado para premiar um dos times de Salvador na inauguração do estádio; realização da campanha triunfante que culminou na 🧾 conquista da Taça Brasil de 1959; conquista da maior parte dos seus 47 títulos estaduais, inclusive o heptacampeonato baiano inédito 🧾 e exclusivo ao Bahia no estado; realização de uma impecável campanha que culminou na conquista do Campeonato Brasileiro de Futebol 🧾 de 1988; rebaixamento à segunda divisão em 1997, e em 2003, e para a terceira divisão em 2005; e conquista 🧾 do retorno à segunda divisão em 2007.
Alguns notáveis jogos na Fonte Nova foram:
Estádio Roberto Santos (Pituaçu) [ editar | editar 🧾 código-fonte ]
Vista do Estádio Roberto Santos, carinhosamente apelidado de Pituaçu.
Devido à ausência da Fonte Nova, o Bahia em 2008 teve 🧾 que jogar longe de Salvador, nas cidades de Camaçari e Feira de Santana.
Enquanto isso, o Estádio Roberto Santos passou por 🧾 uma grande reforma para atender ao clube.
Em 2009, o estádio estava pronto para a volta do Bahia.
Nesta temporada, o time 🧾 fez uma campanha com 26 jogos realizados onde venceu 18 jogos, empatou 7 e perdeu apenas 3 jogos.
Entre 2009 e 🧾 2013, o clube realizou 139 partidas, com 72 triunfos, 39 empates e 28 derrotas.
,[78] marcou 253 gols, e sofreu 142.[79]
O 🧾 Pituaço, como também é chamado, tem capacidade para 32.157 espectadores.
Ele tem o carinho da torcida tricolor por ter sido nele 🧾 que, em 2010, o Bahia voltou à Série A após 7 anos fora, e em 2012 reconquistou o Campeonato Baiano 🧾 de Futebol após 10 anos sem levantar o troféu.
Alguns notáveis jogos em Pituaçu foram:
Itaipava Arena Fonte Nova [ editar | 🧾 editar código-fonte ]
Vista superior da Itaipava Arena Fonte Nova, nova casa do Tricolor Baiano.
Com a demolição da antiga Fonte Nova 🧾 em 2010, foi iniciada a construção de um moderno estádio de futebol, seguindo os padrões FIFA e, ao mesmo tempo, 🧾 buscando manter certos aspectos do antecessor, tal como a abertura para o Dique do Tororó (manancial de águas localizado em 🧾 frente ao estádio), presente tanto na antiga como na atual estrutura física do estádio.
Foi construído para receber jogos da Copa 🧾 das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.
O Bahia fechou acordo com a Fonte Nova Negócios e 🧾 Participações para mandar seus jogos no novo estádio.[80]
A Arena tem capacidade para 50.
000 pessoas distribuídos em três níveis de arquibancadas 🧾 com assentos cobertos, camarotes, restaurante panorâmico com vista para o estádio e para o Dique , e duas mil vagas 🧾 de estacionamento.
A cervejaria Itaipava comprou os direitos de nome do estádio e rebatizou de "Itaipava Arena Fonte Nova".
A nova Arena 🧾 surge num momento de renovação do clube em todos os aspectos.
Sua chegada é um marco não só para o futebol 🧾 baiano, mas também para o Tricolor Baiano, onde tem um valor simbólico de renovação, reestruturação e modernização.
Durante boa parte dos 🧾 seus mais de 80 anos, o clube jogou e conquistou a maioria de seus títulos na antiga Fonte Nova, e 🧾 a reconstrução dela, modernizando-a, simboliza a renovação do futebol baiano, em especial o do tricolor, que também vive um processo 🧾 de renovação nesse período, após intervenções jurídicas na administração do clube e mobilizações pacíficas da best game 365 torcida em prol de 🧾 um Bahia mais democrático.
O Bahia fez best game 365 primeira partida na Arena Fonte Nova contra o maior rival, o Vitória no 🧾 dia 7 de abril de 2013 pelo Campeonato Baiano, perdendo por 5 a 1.
Após momentos conturbados, onde o clube, inclusive, 🧾 ficou vários jogos sem vencer na nova arena, emplacou de vez no Brasileirão, com a torcida frequentando cada vez mais 🧾 a nova casa, e apoiando seu time fielmente, tal como sempre o fizera.
No dia 3 de maio de 2015 o 🧾 Bahia conquistou seu primeiro título na nova Arena, ao golear o Vitória da Conquista pelo placar de 6 a 0 🧾 na decisão do Campeonato Baiano.
Alguns notáveis jogos na Arena Fonte Nova foram:
Alguns marcos e estatísticas do Bahia são:
Participações em competições 🧾 [ editar | editar código-fonte ]
Legenda Participações em 2023
Campanhas de destaque [ editar | editar código-fonte ]
Categoria de base [ 🧾 editar | editar código-fonte ]
Última atualização: 19 de março de 2021.
Participações em competições [ editar | editar código-fonte ]
Legenda Participações 🧾 em 2021
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P R Campeonato Brasileiro Sub-23 2 4º colocado (2019) 2018 2019
Campanhas de destaque 🧾 [ editar | editar código-fonte ]
Torneio Campeão Vice-campeão Terceiro colocado Quarto colocado Campeonato Brasileiro Sub-23 - - - 1 (2019)
As 🧾 raízes do futebol feminino no Esporte Clube Bahia estão no final da década de 1980, quando a equipe feminina do 🧾 Bahia foi vencedora do campeonato baiano de futebol feminino no ano de 1989[81].
Naquele ano, o Bahia chegou a contar com 🧾 a meia-atacante baiana Sissi[82][83] como uma de suas principais jogadoras.
Depois, o Bahia prosseguiu em best game 365 trajetória com a conquista dos 🧾 títulos das duas edições seguintes (1990 e 1991)[81], quando houve uma interrupção das atividades até a retomada destas na década 🧾 de 2010.
Assim, no ano de 2013, o Bahia forma uma equipe feminina de futebol seguindo as tendências mundiais, onde se 🧾 valoriza o esporte também praticado pelas mulheres.
A equipe de futebol feminina irá participar do Campeonato Baiano de Futebol Feminino e 🧾 Brasileiro da categoria.
Em 2020, a equipe conseguiu participar da série A1 do Campeonato Brasileiro, após obter o acesso à primeira 🧾 divisão, quando venceu o Fortaleza por 1 a 0, e avançou para as semifinais do Brasileirão Série A2.[84]
A equipe feminina 🧾 de futebol do Bahia é uma das maiores vencedoras ainda ativas na atualidade, desde que o campeonato passou a ser 🧾 organizado pela FBF, tendo conquistado o título estadual relativo às últimas edições do evento ocorrida no ano de 2019[85] e 🧾 no ano de 2021.
O Bahia tornou-se pioneiro na Bahia a patrocinar e dar todo apoio necessário ao piloto Patrick Gonçalves 🧾 onde o mesmo tornou-se campeão da categoria Mini-Challenge da Stock Car.
O Bahia foi o primeiro clube fora do sudeste brasileiro 🧾 a ter uma equipe em uma categoria automobilística.[86]
No rally, o Bahia também mantém uma parceria com o piloto baiano Roberto 🧾 Cunha que participou do Campeonato Baiano de Rally 4×4, o Campeonato Baiano de Rally Cross Country e a Mitsubishi CUP 🧾 (maior rally monomarca da América Latina).
[87] O Bahia também exerceu de forma pioneira essa parceria e apoio.
O Bahia possui atletas 🧾 de tênis porém como o seu clube não tem quadras, praticam o esporte em outros clubes da cidade, porém com 🧾 o apoio e patrocínio do Bahia.
A atleta de maior destaque é a tenista Luiza Souza que faz parte do clube 🧾 desde 2010.[88]
O Bahia já foi campeão brasileiro de futevôlei, o quarteto do Bahia era formado com: Leandro, Marcelinho, Guga e 🧾 Café.
O Bahia garantiu participação do Mundial 4 x 4.
Futebol de 5 [ editar | editar código-fonte ]
A equipe do Bahia 🧾 de futebol de 5 (Fut5) é uma das mais vitoriosas da modalidade no Brasil.
A equipe é hexa campeão brasileiro (2009, 🧾 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014), além disso é bicampeão mundial.
No elenco está Jefinho, que foi considerado o melhor jogador 🧾 do mundo da categoria em 2010.[89][90]
Futebol de 7 [ editar | editar código-fonte ]
O Bahia mantém uma equipe de Futebol 🧾 de 7 (Fut7) que participa do campeonato brasileiro desta modalidade, tendo como destaque a já participação do ex-jogador de futebol 🧾 Edílson, o Capetinha, que também jogou no clube.
O Bahia possui também atletas que praticam a natação, com maior destaque para 🧾 a nadadora Ana Marcela e o nadador Allan do Carmo, ambos nadadores de grande destaque no cenário esportivo baiano e 🧾 brasileiro, que fizeram parte do Bahia em 2010.
[88] Allan do Carmo conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos (Rio 🧾 2007), é bicampeão do Campeonato Sul-americano Juvenil, nos 10 km (2005 e 2007), campeão dos Jogos Sul-americanos, nos 5 km 🧾 (2006) e vice-campeão brasileiro (2006).
Já Ana Marcela conquistou a medalha de bronze na prova de 5 km no Mundial de 🧾 Maratonas Aquáticas, disputado em Roberval, no Canadá.
No ano de 2011 o Bahia anunciou a reativação da modalidade futsal em seus 🧾 projetos, inscrevendo-se na Taça Brasil de Futsal.
O Bahia tem uma equipe que participou do pan-americano de Jiu-Jitsu e foi uma 🧾 das melhores equipes da competição, se tornando uma das melhores equipes das Américas.
Notas
O Esporte Clube Bahia é um clube desportivo 🧾 brasileiro de futebol da cidade de Salvador, na Bahia.
Conhecido simplesmente como Bahia ou pela sigla ECB, foi fundado em 1º 🧾 de janeiro de 1931 por ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis e a Associação Atlética da Bahia, agremiações que tinham 🧾 encerrado suas atividades futebolísticas no final da década de 1920.
Foi cofundador do Clube dos 13 em 1987, que reunia as 🧾 treze agremiações mais importantes do futebol brasileiro e que representavam 95% dos torcedores brasileiros na época.
[3][4] Com pouco mais de 🧾 80 anos de existência, o Tricolor da Boa Terra tornou-se um dos clubes mais populares do estado e do Norte-Nordeste 🧾 e do país, detendo a maior torcida dentre os clubes da best game 365 região.
De acordo com a empresa BDO RCS Auditores 🧾 Independentes, a marca do clube é a décima quinta de maior valor no Brasil, ultrapassando os 55 milhões de reais, 🧾 figurando como a maior do Nordeste.
[5] Em um novo levantamento feito em 2013, a marca do Bahia persistiu sendo a 🧾 mais valiosa, estando, dessa vez, na casa dos 66 milhões.
[6] Tem como suas cores oficiais o Azul, o Branco e 🧾 o Vermelho, em homenagem a bandeira do seu estado de origem, estado, inclusive, que é lembrado no nome do clube, 🧾 nas cores, no escudo, na bandeira e, também, nas arquibancadas.
O mascote tricolor é o Super-Homem, popular personagem da história em 🧾 quadrinhos.
Foi o primeiro clube a conquistar o Campeonato Brasileiro de Futebol, em 1959, contra o Santos.
[7] O clube também foi 🧾 o primeiro representante brasileiro a participar de uma edição da Libertadores, em 1960.
[nota 1] Em 1988, o tricolor baiano conquistou 🧾 seu segundo título brasileiro, desta vez derrotando o Internacional.
Com tais títulos, o Bahia é o único clube fora do eixo 🧾 Sul-Sudeste a deter dois títulos nacionais da principal divisão do futebol brasileiro.
O Bahia ainda foi vice-campeão brasileiro duas vezes, em 🧾 1961 e 1963.
Participou da Libertadores de 1989, ocasião em que alcançou as quartas de final do campeonato, feito que nenhum 🧾 outro clube do Norte-Nordeste-Centro-Oeste alcançou até então.
O clube também soma quatro títulos na Copas do Nordeste e 50 no Campeonato 🧾 Baiano de Futebol, sendo o segundo maior campeão estadual do Brasil, perdendo apenas para o ABC de Natal o qual 🧾 soma 57 títulos.
[8] O Bahia por muito tempo conquistou a hegemonia do campeonato estadual, ao ponto de ter sido heptacampeão, 🧾 de 1973 a 1979.
Mas, apesar do currículo vitorioso, o Bahia amargou durante a década de 2000 um dos piores períodos 🧾 de best game 365 história.
Além de conquistar somente um título estadual (em 2001), foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro 🧾 em 2003 e para Série C em 2005.
O clube retornou para a segunda divisão nacional em 2008 e a principal 🧾 divisão em 2011.
[9] O Esporte Clube Bahia é o clube do Nordeste com mais participações na 1° divisão do futebol 🧾 brasileiro (50), e também o que tem mais participações em torneios internacionais com (11).
O Tricolor Baiano também tem o melhor 🧾 desempenho da região na Libertadores e Sul-Americana, em ambas as campanhas o esquadrão foi eliminado nas quartas de finais.
O Bahia 🧾 mandava seus jogos no Campo da Graça, até a inauguração da Fonte Nova, que em 2007 foi interditada, em 2010 🧾 demolida para reforma e, desde 2013, já como Arena Fonte Nova, voltou a ser o mando de campo do clube.
No 🧾 período da ausência dela, o Bahia mandou seus jogos no Estádio de Pituaçu, casa que, na ausência da Arena, sempre 🧾 abriga bem o tricolor, fato que confere a ele enorme simpatia da torcida, principalmente em 2010 que ficou marcado na 🧾 vida do clube por simbolizar o retorno do clube ao cenário nacional após o rebaixamento em 2003, com 4 anos 🧾 seguidos na Série A, Bahia voltou para segunda divisão em 2014, e retornou em 2016.
Com o retorno da Arena Fonte 🧾 Nova, o Bahia voltou a dominar o cenário estadual e regional conquistando diversos títulos de Campeonato Baiano e vencendo após 🧾 15 anos uma Copa do Nordeste em 2017.
Seu maior rival é o Esporte Clube Vitória com quem protagoniza o clássico 🧾 conhecido como Ba-Vi, clássico que o Bahia detém uma vantagem, seja em número de triunfos, seja em número de gols 🧾 marcados, e uma ampla vantagem também em títulos, porém desde a década de 90, essa vantagem histórica foi drasticamente diminuída.
No 🧾 entanto, na década de 2010 o Bahia recuperou a best game 365 hegemonia estadual e nos clássicos, conquistando cinco títulos até 2019, 🧾 contra quatro do rival.
Ainda assim, é um dos mais importantes do futebol brasileiro.
[10] Porém, o Bahia protagonizou clássicos históricos com 🧾 outros clubes tradicionais de Salvador que já tiveram seus tempos de glória, como o Galícia (o Clássico das Cores), com 🧾 o Botafogo-BA (o Clássico do Pote), e o Ypiranga (o Clássico das Multidões).
[11] Regionalmente, há também muita rivalidade contra o 🧾 Sport Club do Recife.[12]
Jogadores de Bahia e Vitória juntos, no primeiro Ba-Vi.
Time do Bahia com a taça e as faixas 🧾 de campeão brasileiro de 1959.
José Sanfilippo, um dos maiores atacantes da história do clube
O goleiro Marcelo Lomba defendeu o Bahia 🧾 entre 2011 e 2016.
O clube foi fundado em 1º de janeiro de 1931 exclusivamente para formar uma equipe de futebol 🧾 masculino em decorrência do fechamento dos departamentos de futebol a Associação Atlética da Bahia e o Clube Bahiano de Tênis 🧾 em 1930.
[13] Após discussões, foram aprovados o novo estatuto e a primeira diretoria, sendo eleito presidente o jovem médico Waldemar 🧾 Costa, e publicação do estatuto no Diário Oficial da União de 16 de janeiro de 1931.
[14] Em 20 de janeiro, 🧾 o Bahia se filiou na Federação Bahiana de Esportes Terrestres, atual Federação Bahiana de Futebol.
[15] Os treinamentos eram feitos no 🧾 campo da AAB, na Quinta da Barra.
[14] E em 1 de março foi realizado o primeiro jogo oficial do clube, 🧾 pelo Torneio Início, contra o Ypiranga.
A partida resultou na vitória tricolor por 2 a 0, com gols de Bayma e 🧾 Guarany, e na primeira edição do Clássico das Multidões.
[14] No mesmo dia, o Bahia levantou seu primeiro troféu, o de 🧾 campeão do Torneio Início de 1931.
Em 22 de março o Bahia estreou no Campeonato Baiano de Futebol vencendo por 3 🧾 a 0, e nesta primeira edição tornou-se campeão baiano invicto.
[14] Ainda neste ano, o Bahia fez seu primeiro jogo intermunicipal, 🧾 vencendo o Vitória de Ilhéus por 5 a 4; seu primeiro jogo interestadual, batendo o Sergipe por 2 a 0; 🧾 seu primeiro jogo internacional, jogando contra o Sud América, do Uruguai, que excursionava no Brasil; também o primeiro Clássico do 🧾 Pote, duelo contra o Botafogo-BA, que terminou em 2 a 2.[14]
Assim, a década de 1930 marcou um início arrasador.
Apesar de 🧾 crises na diretoria em 1932 e 1937, venceu o primeiro Ba-Vi da história no dia 18 de setembro de 1932, 🧾 empatou o primeiro Clássico das Cores (contra o Galícia), instaurou numa nova sede no bairro de Brotas, teve o seu 🧾 o meia-esquerda Armandinho convocado para a Seleção Brasileira de Futebol Masculino, venceu cinco edições do Campeonato Baiano de Futebol daquela 🧾 década e fez a maior goleada de todos os tempos sobre o Vitória, 10 a 1, no dia 8 de 🧾 dezembro de 1939.[16]
Se a década de 1940 começou com o título de 1940 e o trio estrangeiro de ídolos formado 🧾 pelos argentinos Papetti e Bianchi e o italiano Avalle,[14] os percalços se sucederam.
O Galícia foi tricampeão estadual e a falta 🧾 de títulos culminou em enorme dívida, ainda não saldada pelas vultuosas injeções de dinheiro do presidente e torcedor fanático Carlos 🧾 Wildberger.
[17] Com as dificuldades financeiras, foi despejado de best game 365 sede na avenida Princesa Isabel e se instalou em nova sede, 🧾 no bairro do Canela.
[14] No ano de 1949, aos 18 anos de existência, o clube se mudou novamente para a 🧾 Barra.
Nesta década destacou-se também a composição do hino do clube por Adroaldo Ribeiro Costa, considerado pelo historiador Cid Teixeia a 🧾 mais popular da história do estado ao lado do hino do Senhor do Bomfim;[14] divergências com a Federação Bahiana de 🧾 Desportos Terrestres (FBDT); o uso pela primeira vez da expressão "Esquadrão de Aço", em manchete no jornal A Tarde, pelo 🧾 jornalista Aristóteles Góes; o goleiro titular por cerca de sete anos Lessa, mencionado em versos de Gilberto Gil na canção 🧾 Tradição como "um goleiro, uma garantia";[18] o décimo título estadual em 18 torneios disputados até 1949 e o tricampeonato consecutivo 🧾 no Campeonato Baiano de Futebol também naquele ano.[14]
O ano de 1950, apesar de crises internas continuarem a existir, diferente de 🧾 outras épocas, elas não prejudicaram o desempenho em campo.
Na fase classificatória do Baianão, perdeu apenas dois de 12 jogos e 🧾 terminou em primeiro lugar.
No primeiro jogo da decisão contra o Vitória, venceu por 2 a 1.
No segundo, porém, levou uma 🧾 virada espetacular, e perdeu por 4 a 3.
Isso exigiu a realização de um jogo-desempate.
E ele ocorreu no dia 12 de 🧾 novembro, em que o tricolor venceu por 3 a 1, com a estrela de Zé Hugo, que, cinco anos depois, 🧾 voltou a marcar dois gols na decisão contra o Vitória.
Com a conquista do título, o Bahia se tornou o primeiro 🧾 Tetracampeão da história do Campeonato Baiano de Futebol.[14]
A ascensão do clube rumo ao Brasil se deu na década de 1950 🧾 com o quarto título estadual consecutivo em 1950, a inauguração do Estádio Octávio Mangabeira (a Fonte Nova) e a conquista 🧾 da Taça Brasil de 1959 (antigo formato do atual Campeonato Brasileiro), tornando-se o primeiro campeão brasileiro da história.
[14] A grande 🧾 força estadual foi reconhecida nacionalmente em 1959 quando a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) organizou o primeiro campeonato nacional entre 🧾 clubes como alternativa para substituir o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais.
O torneiro, em formato eliminatório, indicou um representante brasileiro para 🧾 a disputa da Taça Libertadores da América, torneio criado pela Conmebol no mesmo ano, que iniciaria no ano seguinte.[19]
A Taça 🧾 Libertadores de 1960 não foi muito boa para o Tricolor, mas serviu para apresentar ao clube um de seus maiores 🧾 ídolos nos próximos anos.
O tricolor perdeu o primeiro jogo por 3 a 0 para o San Lorenzo, da Argentina, com 🧾 uma exibição impecável de José Sanfilippo.
No jogo de volta, o Bahia venceu por 3 a 2, mas foi eliminado.
Sanfilippo chegaria 🧾 somente em 1968 no clube, mas faria história.
Com os três títulos estaduais consecutivos no começo da década de 1960, o 🧾 Bahia chegou às finais da Taça Brasil de 1961 e 1963, perdendo ambas para o Santos.
Ficou de fora das edições 🧾 de 1964, 1965, 1966 e 1967, por conta da perda dos estaduais nos anos anteriores.
A reconquista do estadual em 1967 🧾 fez o Esquadrão retornar ao torneio nacional em 1968.
A década de 1970 foi de pura glória para o Bahia.
O tricolor 🧾 iniciou a montar elencos cada vez mais competitivos (destaque para os futebolistas Sanfilippo, Baiaco, Picasso, Alberto Leguelé, Sapatão, Roberto Rebouças, 🧾 Eliseu Godoy, Beijoca, Douglas, Fito Neves, Gelson Fogazzi Rocha e Gilson Gênio) e começou a peitar não somente os clubes 🧾 da Bahia, como também os demais clubes do Brasil.
O início do novo Campeonato Nacional (reformulação da antiga Taça Brasil e 🧾 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa) aliado ao grandioso momento do clube levou a best game 365 forte expressão no cenário nacional.
No período 🧾 1973–1974–1975–1976–1977–1978–1979, o tricolor foi campeão baiano em todas as edições, e em três delas venceu consecutivamente o Vitória nas finais.
Como 🧾 o rubro-negro obteve a melhor campanha, chegou nas finais de 1979 com vantagem.
O tricolor venceu o primeiro jogo, e empatou 🧾 o segundo.
[carece de fontes] A vantagem deu ao rival um jogo extra, onde o empate lhe favorecia.
Ao Bahia restava vencer, 🧾 e eis que, no segundo tempo, com a torcida rubro-negra eufórica, o meia Fito Neves arrisca um chute de longe, 🧾 e o goleiro Gélson comete um erro histórico, até hoje lembrado pelos torcedores presentes na época.
O Bahia venceu por 1 🧾 a 0, calou a torcida rival, e fez a festa: Bahia heptacampeão, uma das maiores sequência de títulos do futebol 🧾 brasileiro.
[22] Nesse período, alguns dados ajudam a explicar esse feito, segundo o historiador Galdino Silva[22]:
Ao longo dessas setes conquistas do 🧾 Bahia os jogadores Baiaco, Douglas, Fito, Romero e Sapatão, participaram de todas as campanhas e são efetivamente verdadeiros heptacampeões de 🧾 fato.
O Tricolor fez ao total 228 jogos, dos quais venceu 142, empatou 75 vezes e perdeu apenas 11 partidas, marcando 🧾 419 gols e sofrendo 102 gols.
Douglas foi o grande artilheiro dessa campanhas marcando mais de 90 gols.
A década de 1980 🧾 foi, certamente, a mais vitoriosa do Bahia, pois foi nela que o Tricolor de Aço conquistou o seu segundo título 🧾 brasileiro, em 1988.
Nas 31 oportunidades que disputou o certame, suas melhores campanhas foram uma quarta colocação em 1990 e uma 🧾 quinta em 1986, tendo terminado por oito vezes entre os dez melhores.
O Bahia foi ainda semifinalista do Torneio dos Campeões 🧾 de 1982, torneio promovido pela CBF e que reunia os maiores clubes do Brasil na época.
No Campeonato Brasileiro de Futebol 🧾 de 1988, conquistou o bicampeonato vencendo o Internacional de Porto Alegre, dirigido por Evaristo de Macedo, o tricolor, com craques 🧾 como Ronaldo, João Marcelo, Charles Fabian, Bobô, Zé Carlos, e outros, derrotou o Internacional na final, combatendo a força do 🧾 colorado no Beira-Rio e a mídia, que dava o título como certo aos gaúchos.
O Bahia é até hoje um dos 🧾 dois únicos campeões brasileiro do Norte/Nordeste (junto ao Sport).
[nota 2] Com a título de 1988 garantiu vaga na Taça Libertadores 🧾 da América de 1989, onde obteve seu melhor resultado, chegando às quartas-de-final.
Após as conquistas do Campeonato Brasileiro de 1959 e 🧾 1988, o Bahia não conseguiu manter a estabilidade administrativa e sofreu um declínio.
Em 1997, caiu para a segunda divisão do 🧾 Campeonato Brasileiro, retornando à elite em 2000, e mesmo assim graças à Copa João Havelange, pois o tricolor não havia 🧾 conseguido se classificar em 1999.
Em 2001 fez um ótimo Campeonato Brasileiro, chegando a se classificar para as finais.
No ano seguinte, 🧾 os seguidos erros da diretoria resultaram numa nova queda de produtividade e finalmente em 2003 acabou sendo rebaixado novamente.
Após fazer 🧾 um péssimo campeonato, sofrendo grandes goleadas, o Bahia caiu frente ao Cruzeiro, que venceu o tricolor pelo placar de 7 🧾 a 0, na Fonte Nova.
Na Copa do Brasil, até 2007, o Bahia ocupava o 12.
º lugar no ranqueamento de pontos 🧾 conquistados, com 123 pontos e best game 365 melhor colocação foi em 2002, quando ficou em quinto lugar.
Em 2003, teve o artilheiro 🧾 da competição: Nonato, com nove gols.
Em 2005, o Bahia foi, juntamente com seu arquirrival Vitória, rebaixado para a terceira divisão, 🧾 após mais uma má administração do clube, e tentou em 2006 reerguer best game 365 história vencedora, sem sucesso, permanecendo na terceirona.
Com 🧾 o fim da gestão de Marcelo Guimarães frente ao clube, foi eleito para o cargo de presidente Petrônio Barradas.
Petrônio tinha 🧾 a reprovação quase que absoluta da torcida por conta da má fase fruto das péssimas gestões do seu antecessor.
No Campeonato 🧾 Baiano de Futebol, foi eliminado nas semifinais para o Colo Colo, de Ilhéus, que se sagrou campeão estadual naquele ano.
Na 🧾 Copa do Brasil, foi eliminado pelo Ceilândia, perdendo por 2 a 1 na Fonte Nova, ainda na primeira fase do 🧾 torneio.
[24] Na Série C, houve indícios de ascenso para a Segunda divisão, entretanto, derrotas e punição por invasão de campo 🧾 por parte da torcida[25][26] culminaram na permanência, enquanto o Vitória se classificou para a divisão superior.
[27] O ascenso veio em 🧾 2007, com episódios marcantes como o gol salvador de Charles contra o Rio Branco no octogonal final, a caminhada da 🧾 Fonte Nova até a Colina Sagrada da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim a pé por parte da comissão técnica 🧾 e dos atletas do clube no mesmo dia,[28][29] os estádios lotados nas partidas restantes do octogonal final,[30] o trágico incidente 🧾 na Fonte Nova com óbito sete torcedores e a transferência do mando de campo para Feira de Santana, no estádio 🧾 Jóia da Princesa, no ano seguinte, enquanto o Estádio de Pituaçu era reformado.[31]
No ano de 2007, a torcida organizada Terror 🧾 Tricolor trocou socos e chutes com futebolistas no Fazendão em baderna e tumulto devido à revolta com a situação da 🧾 equipe.
[32] No fim de 2008, o então deputado federal Marcelo Guimarães Filho (MGF) foi eleito com a imagem de ser 🧾 um presidente jovem, que simbolizava a renovação e modernização do clube.
[33] Somente em 2010, houve a classificação à Série A 🧾 em meio a um processo de grande reforma no centro de treinamento (CT) do clube e de profissionalização de todos 🧾 os seus setores (restando apenas o cargo de presidente sem remuneração), iniciados pelo então presidente.
[34] A devoção de best game 365 torcida 🧾 foi reconhecida pela CBF no prêmio craque do Brasileirão com o prêmio de Torcida de Ouro.
No momento da entrega, o 🧾 Ministro dos Esportes Orlando Silva, torcedor assumido do rival Vitória, irritou a torcida homenageada ao não citar em momento algum 🧾 qual o prêmio e qual clube estava sendo premiado.[35]
Em consequência de ter terminado o Brasileirão de 2011 na 14.
ª posição, 🧾 o clube, depois de 22 anos fora de uma competição internacional, se classificou à Copa Sul-Americana de 2012.
[36] No dia 🧾 30 de setembro de 2011 estreou nos cinemas de todo o Brasil o filme "Bahia Minha Vida", de Márcio Cavalcante, 🧾 sucesso de bilheterias que contava a história do clube através de relatos de 120 entrevistados, entre jornalistas, jogadores, comentaristas, árbitros, 🧾 artistas e torcedores.
[37] Em 2012, uma pesquisa apontou o longa como o de segunda maior bilheteria da história entre filmes 🧾 esportivos nacionais, perdendo apenas para o filme "Pelé Eterno".
Críticos de todo o Brasil, e, principalmente, fãs do futebol, aprovaram o 🧾 filme, que foi o primeiro a ser lançado no Brasil contando a história de um time de futebol.
De acordo com 🧾 dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), 74 857 pessoas viram o filme tricolor nas telonas.
A arrecadação foi de 597 🧾 579 reais.
[38][39] No Baianão de 2012, veio o título estadual após dez anos de jejum.
[40][41] Na Copa do Brasil, o 🧾 time chegou às quartas-de-final, perdendo para o Grêmio.
No Brasileirão, o Bahia, porém, não repetiu as boas atuações do início da 🧾 temporada, mas escapou do rebaixamento.
[42] Na Copa Sul-Americana de 2012 o Bahia fez uma campanha ruim e foi eliminado ainda 🧾 na fase nacional contra o São Paulo.
O ano de 2013 foi bastante conturbado.
O presidente remodelou o estatuto, passando o Conselho 🧾 Deliberativo vigente a selecionar os dois candidatos a serem votados pelos sócios e o mesmo Conselho sendo renovado somente após 🧾 a eleição.
[43] No estadual de 2013, a inconstância e baixa qualidade do elenco fizeram o Bahia realizar a pior campanha 🧾 desde 1942 no Campeonato Baiano.
[44] Assim, a torcida iniciou protestos como o "Público Zero", esvaziando os estádios, almejando afetar economicamente 🧾 o clube para tentar obter a renúncia do presidente.
[45] Além disso, muitos torcedores de desassociaram do programa "Torcedor Oficial do 🧾 Bahia", buscando o mesmo propósito.
Torcedores ilustres e ídolos do clube, como Bobô, Paulo Rodrigues, Jaques Wagner, ACM Neto, Ricardo Chaves, 🧾 etc, apoiados por jornalistas de diversos veículos esportivos, tais como Neto, Juca Kfouri, iniciaram um movimento, liderado por Sidônio Palmeira, 🧾 intitulado "Bahia da Torcida", que almejava uma série de mudanças, a começar pela renúncia do presidente do clube.
[46] A despeito 🧾 da resistência de Marcelo Guimarães Filho nos dois anos anteriores, a justiça determinou a intervenção no clube para a reforma 🧾 do estatuto e promoção de eleições diretas.
Em votação no dia 17 de agosto de 2013, foi estabelecida a reforma do 🧾 estatuto do clube com o propósito da eleição direta dos sócios para o ocupante do cargo de presidente.
No dia 7 🧾 de setembro de 2013 ocorreu a primeira eleição direta e democrática da história do EC Bahia, quando foi eleito Fernando 🧾 Schmidt, que já tinha sido presidente anteriormente, para a presidência até dezembro de 2014.
Em 13 de dezembro de 2014 ocorreu 🧾 a segunda eleição direta, vencendo o jornalista Marcelo Sant'Ana para o triênio 2015–2017.[47]
Em 3 de dezembro de 2022, os sócios 🧾 aceitaram a proposta de aquisição de 90% da SAF do clube pelo City Football Group, inaugurando assim uma nova era 🧾 no futebol do Bahia.[48]
Em Janeiro de 2023, o Bahia fechou contrato com o site de apostas Eportes da Sorte no 🧾 valor de 57 milhões por três anos.
A empresa passa a ser patrocinadora master e o Bahia receberá 19 milhões por 🧾 temporada, valor considerado o maior da história da agremiação.[49]
No dia 4 de maio de 2023, o Esporte Clube Bahia concluiu 🧾 oficialmente a venda de 90% da SAF do clube para o Grupo City.
Os 10% restantes ficam com a associação civil 🧾 Esporte Clube Bahia.
O acordo foi finalizado na Arena Fonte Nova.
Na ocasião, foi anunciado Raul Aguirre como CEO da SAF.[50]
O clube 🧾 é simbolizado por suas três cores, seu escudo, suas duas estrelas, best game 365 bandeira, seus uniformes, seu mascote e seu hino 🧾 e por eles o clube é conhecido.
Suas cores são azul, vermelha e branca.
O azul é em homenagem à Associação Atlética 🧾 da Bahia; o branco, em gentileza ao Clube Bahiano de Tênis; e o vermelho, por ser a cor da bandeira 🧾 do estado da Bahia.
Coincidentemente (ou não) as três cores são as mesmas da bandeira da Bahia.
Com as três cores do 🧾 estado, o Bahia se denomina o Tricolor Baiano.
Similarmente, a bandeira do Bahia busca homenagear a bandeira do Estado da Bahia, 🧾 estado que o clube homenageia desde best game 365 fundação.
De acordo com o estatuto do clube, a bandeira é retangular com faixas 🧾 em branco e vermelho na horizontal, tendo o escudo posicionado sobre um quadrado azul no canto superior esquerdo dela.
[51] Ao 🧾 lado, a bandeira do Estado da Bahia, referência para a criação da bandeira do Bahia.
Bandeira do Estado da Bahia
Raimundo Magalhães 🧾 projetou o escudo do Bahia.
Foi inspirado no escudo do Corinthians Paulista na época, trocando apenas as cores (preto e vermelho 🧾 por azul e vermelho), a bandeira no centro (de São Paulo pela da Bahia) e o ano de fundação (1910 🧾 - Corinthians por 1931 - Bahia).
Com isso, ficou: redondo, de cores azul, vermelho e branca, com uma bandeira similar à 🧾 da Bahia ao centro e duas estrelas acima do escudo representando as conquistas da Taça Brasil de 1959 e do 🧾 Campeonato Brasileiro de 1988.
[52] As duas estrelas ostentadas sobre o escudo representam as duas maiores conquistas do clube: os dois 🧾 campeonatos brasileiros conquistados em 1959 e em 1988
Evolução do Escudo do Esporte Clube Bahia 1931-1940 1940-1959 1959-1979 1979-1989 1990-2000 2000-2014 🧾 2015-presenteLegendaCampeão Invicto
Nota: por não serem um torneio à parte, os chamados "grupos", fases regionais da Taça Brasil, não foram listados 🧾 aqui.[53]
Abaixa a lista dos 50 maiores artilheiros do Bahia de todos os tempos.[54]
O Bahia é rival histórico do outro clube 🧾 popular de Salvador, o Esporte Clube Vitória, conta o qual protagoniza o maior clássico da Região Nordeste, em confrontos desde 🧾 1932.
O Tricolor possui vantagem no clássico, tendo, em 479 jogos, vencido 187 clássicos, e marcado 641 gols, contra 147 vitórias 🧾 do rival,[55] tendo ocorrido treze partidas com públicos maiores do que 70.000 pessoas.
[carece de fontes] Em 1994, em um jogo 🧾 memorável, com Fonte Nova completamente lotada (mais de 97 mil pagantes e 100 mil presentes - o maior público da 🧾 história dos Ba-Vis), o Bahia venceu o Campeonato Baiano, depois de está perdendo por 1 a 0 até os 44 🧾 minutos do segundo tempo, quando Raudinei saiu do banco de reservas e igualou o clássico garantindo o título para o 🧾 tricolor (tinha a vantagem do empate).[56]
O primeiro Ba-Vi da história - oficial - foi realizado em 18 de setembro de 🧾 1932, quando o Tricolor derrotou seu maior rival por 3 a 0.
Sua maior goleada sobre o rival foi também a 🧾 maior da história do clássico: 10 a 1, em 8 de dezembro de 1939.
Contudo, em suas primeiras décadas, o Bahia 🧾 protagonizou clássicos contra outros times da capital baiana, tendo inclusive, na época, igual, ou talvez maior até, teor de rivalidade 🧾 e clamor popular que o clássico Ba-Vi tem hoje, já que o Bahia estava em ascensão, mas ainda era um 🧾 time promissor, e o Vitória não era um clube de expressão, sendo considerado, nessa época, amador.
Clássico do Pote [ editar 🧾 | editar código-fonte ]
O Clássico do Pote é o duelo protagonizado entre Bahia e Botafogo-BA.
Tem esse nome porque, no segundo 🧾 confronto entre eles, um torcedor botafoguense prometeu quebrar um pote de barro para celebrar o primeiro triunfo ante o Tricolor 🧾 Baiano, já que o primeiro jogo havia sido empate (2 a 2).
Porém, quem venceu aquele jogo foi o Bahia (2 🧾 a 1).
Aliás, após essa promessa, o Tricolor ainda venceria mais 8 jogos, e empataria mais 2, num período de cerca 🧾 de 6 anos.
Em todos eles, o aclamado pote era levado, a torcida colorada exaltava, mas no fim saía frustrada.
Somente no 🧾 dia 5 de setembro de 1937 ela foi cumprida, quando o Botafogo venceu por 2 à 1.
Nos 10 primeiros anos 🧾 do confronto (1931-1941), houve 23 duelos, onde o Bahia venceu 17, empatou 3 e perdeu 3.
O tricolor se tornou soberano 🧾 no clássico, até que em meados de 1989, o Botafogo foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Baiano de 🧾 Futebol, e desde então nunca mais houve o duelo entre ambos.
Em 2013, com o retorno do Botafogo à primeira divisão 🧾 do estadual, o desejo de muitos apaixonados por futebol, em especial o baiano, em rever este grande clássico da Bahia, 🧾 tornou-se possível.
Clássico das Cores [ editar | editar código-fonte ]
O Clássico das Cores é o duelo travado entre Bahia e 🧾 Galícia, e tem esse nome pois ambos possuem as cores vermelha, azul e branca nos seus respectivos escudos e uniformes 🧾 (embora o Galícia tenha o azul como cor predominante nos uniformes - tanto que é carinhosamente apelidado de "azulino" - 🧾 há no escudo uma cruz vermelha que leva a, às vezes, haver detalhes vermelhos no uniforme).
Durante muito tempo, ambos rivalizaram 🧾 pela hegemonia no estado, pois haviam sido fundados na mesma época (O Bahia em 1931 e o Galícia em 1933), 🧾 e se mostravam clubes promissores.
O Tricolor Baiano é hoje o maior clube do estado, mas o granadeiro, por best game 365 vez, 🧾 sucumbiu a falta de recursos e desde 1999 disputava a segunda divisão do Campeonato Baiano de Futebol.
Em 2013, contudo, o 🧾 granadeiro (como o Galícia é popularmente conhecido) conquistou o acesso à primeira divisão do estadual, tornando possível a reedição deste 🧾 que é um clássico épico.
Clássico do Povo [ editar | editar código-fonte ]
O Clássico do Povo (ou Clássico das Multidões 🧾 ou Milhões) é o confronto entre Bahia e Ypiranga os clubes, na época, mais populares do estado.
O Bahia nasceu com 🧾 grande simpatia do povo baiano, e com as conquistas em tão pouco tempo de fundado, rapidamente viu o número de 🧾 torcedores aumentar.
Como o Ypiranga era, na época, o detentor da maior parte da torcida baiana, essa ascensão meteórica do Bahia 🧾 levou aos cronistas, jornalistas, escritores e, principalmente, os torcedores da época tratarem do duelo tal como um derby (clássico).
Foi contra 🧾 o Ypiranga que o Bahia fez seu primeiro jogo oficial, pelo Torneio Início da Bahia, vencendo por 2 à 0.
Até 🧾 meados dos anos 1950 a disputa era grande, mas a decadência do aurinegro e a ascensão do Vitória a partir 🧾 de então, levaram a decadência deste histórico clássico.
Atualmente, o Bahia continua sendo o mais popular no estado, mas o segundo 🧾 lugar foi perdido pelo aurinegro baiano para o Vitória.
Em 1991 o Ypiranga foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato 🧾 Baiano de Futebol, e desde então não houve confrontos entre o Tricolor e o Aurinegro.
Bahia versus Sport [ editar | 🧾 editar código-fonte ]
Tomando como referência a Região Nordeste do Brasil, o grande rival regional do Bahia é o Sport Club 🧾 do Recife, adversário contra o qual possui uma boa vantagem, com trinta e sete triunfos e 29 empates, contra 24 🧾 triunfos do rival, porém, coube ao Sport a maior vitória em uma competição nacional, uma goleada por 6 a 0 🧾 pela Taça Brasil de 1959, que não adiantou muito, pois o Bahia acabou se classificando para a fase seguinte, tendo-se 🧾 sagrado posteriormente campeão nacional.[57]
Ambos são apontados como dois dos maiores clubes do Nordeste, e também os únicos a terem títulos 🧾 nacionais da Série A na região (dois Campeonatos Brasileiros para o Bahia; um Campeonato Brasileiro da Série A e um 🧾 da Série B e uma Copa do Brasil para o Sport), além de Bahia e Pernambuco serem os dois maiores 🧾 estados e desde muito tempo disputarem a liderança nesta região.
Na noite de 24 de maio de 2017, mais um clássico 🧾 entre os gigantes do Nordeste, o Tricolor baiano enfrentou o Leão da Ilha, na Arena Fonte Nova em Salvador.
Para esta 🧾 partida o Bahia tinha a vantagem de empatar em 0 a 0, pois no jogo de ida, na Ilha do 🧾 Retiro, ocorreu empate de 1 a 1.
O Esquadrão de Aço foi melhor tecnicamente e apresentou um futebol de excelente qualidade.
Tendo 🧾 jogado com um jogador a mais em boa parte do jogo, tendo em vista uma expulsão controversa de um atleta 🧾 do Sport ainda no primeiro tempo, e mesmo com o placar apertado de 1 a 0, o Esporte Clube Bahia 🧾 sagrou-se, pela terceira vez, Campeão da Copa do Nordeste, diante de um público de quase 50 mil torcedores.
O clube é 🧾 simbolizado por suas três cores, seu escudo, suas duas estrelas, best game 365 bandeira, seus uniformes, seu mascote e seu hino e 🧾 por eles o clube é conhecido.
Suas cores são azul, vermelha e branca.
O azul é em homenagem à Associação Atlética da 🧾 Bahia; o branco, em gentileza ao Clube Bahiano de Tênis; e o vermelho, por ser a cor da bandeira do 🧾 estado da Bahia.
Coincidentemente (ou não) as três cores são as mesmas da bandeira da Bahia.
Com as três cores do estado, 🧾 o Bahia se denomina o Tricolor Baiano.
Similarmente, a bandeira do Bahia busca homenagear a bandeira do Estado da Bahia, estado 🧾 que o clube homenageia desde best game 365 fundação.
De acordo com o estatuto do clube, a bandeira é retangular com faixas em 🧾 branco e vermelho na horizontal, tendo o escudo posicionado sobre um quadrado azul no canto superior esquerdo dela.
[58] Ao lado, 🧾 a bandeira do Estado da Bahia, referência para a criação da bandeira do Bahia.
Raimundo Magalhães projetou o escudo do Bahia.
Foi 🧾 inspirado no escudo do Corinthians Paulista na época, trocando apenas as cores (preto e vermelho por azul e vermelho), a 🧾 bandeira no centro (de São Paulo pela da Bahia) e o ano de fundação (1910 - Corinthians por 1931 - 🧾 Bahia).
Com isso, ficou: redondo, de cores azul, vermelho e branca, com uma bandeira similar à da Bahia ao centro e 🧾 duas estrelas acima do escudo representando as conquistas da Taça Brasil de 1959 e do Campeonato Brasileiro de 1988.
[59] As 🧾 duas estrelas ostentadas sobre o escudo representam as duas maiores conquistas do clube: os dois campeonatos brasileiros conquistados em 1959 🧾 e em 1988.
Conhecido como "Tricolor de Aço" ou "Esquadrão de Aço", o mascote do Bahia é um homem de aço 🧾 (similar ao Super-Homem), personagem da DC Comics, que foi criado pelo cartunista Ziraldo em 1979 onde o traje vestido do 🧾 Tricolor de Aço é muito semelhante ao traje do Super-Homem original, que partilha as cores do time.
O Departamento de Marketing 🧾 do Clube deu vida ao símbolo ao fazer um boneco que sempre aparece antes dos jogos para sacudir a torcida 🧾 nos estádios.
O mascote faz referência ao personagem das histórias em quadrinhos, onde ele era quase que imortal, apenas enfraquecia com 🧾 a presença de Kryptonita, ou seja, talvez o mais forte de todos os super-heróis.
Aliando isso ao futebol, faz referência ao 🧾 clube, que em seus mais de 80 anos é bicampeão nacional e possui a segunda maior quantidade de estaduais do 🧾 Brasil (atrás apenas do ABC Futebol Clube).
Visando aumentar a identificação com a torcida e ainda conscientizar a luta contra o 🧾 racismo, o clube lançou em 2014 a "mascota" oficial Lindona da Bahêa, a Mulher-Maravilha negra, parceria do Super-Homem, com traços 🧾 do artista Nei Costa.
Uniformes do futebol masculino [ editar | editar código-fonte ]
Na fundação do clube, foi definido que o 🧾 uniforme do clube seria formado por camisa branca, calção azul com uma faixa vermelha na cintura, e meiões cinzas.
Anos depois, 🧾 a cor vermelha para o meião foi adotado e eternizado como marca do clube.
A segunda camisa, contudo, é a mais 🧾 famosa do clube: a tricolor, com faixas em vertical em azul e vermelho, com faixas verticais em branco mais finas 🧾 entre elas.
Em algumas temporadas, entretanto, não é usado este modelo, sendo então remodelada a camisa e produzida excluindo-se as faixas 🧾 brancas, com design vindo da fornecedora.
Nos últimos anos, o clube está utilizando em seu terceiro uniforme cores e/ou modelos não 🧾 tradicionais como por exemplo em 2010 quando homenageou a seleção espanhola, em 2011 quando homenageou a seleção francesa, em 2012 🧾 quando utilizou um modelo de camisa apelidada de modelo Arsenal (devido a semelhança da camisa do clube inglês) e em 🧾 2013 quando utilizou uma camisa azul e rosa em degradê.
Uniformes de jogadores de linha [ editar | editar código-fonte ]
Uniforme 🧾 1: Camisa branca, calção azul e meiões vermelhos;
Uniforme 2: Camisa com listras vermelhas, brancas e azuis, calção e meiões brancos;
Uniforme 🧾 3: Camisa vermelha, calção e meiões vermelhos.
1º Uniforme 2º Uniforme 3º Uniforme
Uniforme dos goleiros [ editar | editar código-fonte ]
Camisa 🧾 azul celeste, calção e meias azuis celeste;
Camisa azul turquesa, calção e meias azuis turquesa;
Camisa azul marinho, calção e meias azuis 🧾 marinho.
Uniformes de treino [ editar | editar código-fonte ]
Camisa azul, calção e meias azuis;
Camisa amarela, calção e meias amarelas;
Camisa branca, 🧾 calção azul e meias brancas.
Jogadores Goleiros C.Técnica
Os patrocinadores do Bahia ao longo de best game 365 história foram:[carece de fontes]
Em muitos times 🧾 de futebol, o hino é uma canção produzida para traduzir em cifras a vida de um clube.
No Bahia é diferente.
O 🧾 hino não é somente a tradução do clube, mas também a tradução da paixão de best game 365 torcida por ele e 🧾 de todo o clima que é vivido nas arquibancadas nos jogos do tricolor.
Ele extrapolou a normalidade e se transformou até 🧾 mesmo em música carnavalesca, onde é possível ver inclusive torcedores de outros times se renderem à beleza e grandiosidade do 🧾 hino do clube e cantarem em alto e bom som.
No ano de 1946, um grupo de torcedores, liderado por Amado 🧾 Bahia Monteiro, decidiu criar uma torcida uniformizada.
Para tal, queria criar também um canto para animar best game 365 torcida.
Assim, procuraram o professor 🧾 e jornalista Adroaldo Ribeiro Costa que, entusiasmado, já tratou de iniciar os trabalhos no dia seguinte.
Como a torcida do Bahia 🧾 não era muito grande na época, ele buscou compensar a inferioridade numérica com emoção e vibração.
Surgia, aos poucos, o hino 🧾 tricolor.
" Somos a turma tricolor Somos a voz do campeão Somos do povo o clamor Ninguém nos vence em vibração.
.
.
🧾 "
O início arrasador do clube, conquistando vários títulos nos primeiros anos de fundação, e um grito tradicional da então pequena, 🧾 mas vibrante torcida do Bahia ("Bahia! Bahia! Bahia") inspiraram o jornalista:
" Vamos, avante, esquadrão! Vamos, serás o vencedor! Vamos, conquista 🧾 mais um tento! Bahia! Bahia! Bahia! Ouve esta voz que é o teu alento! Bahia! Bahia! Bahia! "
Logo após o 🧾 gol, a torcida tricolor, insatisfeita, clamava por mais ("Mais Um! Mais Um!").
Adroaldo aproveitou e inseriu isso na canção:
" Mais um! 🧾 Mais um, Bahia! Mais um, mais um título de glória! "Mais um! Mais um, Bahia! É assim que se resume 🧾 a tua história."
Depois de escrita, faltava a melodia.
Não demorou muito e ela saiu naturalmente.
Após alguns retoques, a canção havia sido 🧾 concebida.
Foi levada para a torcida, que adorou e levou para os jogos, porém a torcida uniformizada não durou muitos anos, 🧾 e logo a foi desfeita, e o hino, esquecido.
Quase 10 anos depois, o dirigente do Bahia na época, João Palma 🧾 Neto, buscou aumentar a força do Bahia através de uma campanha de sócios sustentada numa vasta publicidade.
Como forma de apoio 🧾 à campanha, ressuscitou o hino alterando apenas o terceiro verso, substituindo "Ninguém nos vence em fervor" por "Somos do povo 🧾 um clamor".
O maestro Agenor Gomes fez a instrumentação para a banda, João Palma Neto buscou e organizou um coro de 🧾 torcedores, conseguiu a Banda do Corpo de Bombeiros e gravou a canção.
Quando o hino foi entregue ao Bahia, Adroaldo Ribeiro 🧾 transferiu todos os direitos autorais do hino para o clube.
E impôs a condição de não ser revelada a autoria da 🧾 música, já que queria que fosse considerado um canto espontâneo, nascido da torcida.
O dirigente aceitou a proposta, e durante anos 🧾 não se soube o autor da belíssima canção.
Sem alterar o compromisso quanto aos direitos autorais.
o próprio Adroaldo revelou algum tempo 🧾 depois a autoria.
O sucesso fez ele ser procurado por outros times para compor seus hinos, porém todos os seus pedidos 🧾 foram negados pois, segundo ele, não poderia fazer seus respectivos hinos pois não sabia fazer aquilo que não sentia.[60]
Torcedor carregando 🧾 a bandeira do clube no dia da partida entre Brasil e Itália na Copa das Confederações de 2013.
Torcedores carregando a 🧾 bandeira do clube e uma variação da bandeira brasileira no dia da partida entre Brasil e Itália na Copa das 🧾 Confederações de 2013.
O Bahia, com toda best game 365 tradição e história triunfante, tem como maior patrimônio não um troféu, jogador, nem 🧾 muito menos seu centro de treinamento ou empreendimentos, mas sim best game 365 torcida.
O Tricolor tem a maior torcida do Norte-Nordeste e 🧾 Centro-Oeste, já constatada por pesquisas realizadas por institutos de pesquisas renomados como o Datafolha e o IBOPE, onde todos apontam 🧾 o Bahia como sendo detentor da maior torcida da região Nordeste.
Na Bahia, o clube detém, a maioria dos seus torcedores, 🧾 com 35,6% (cerca de 5 446 800[61]), tendo, inclusive, mais torcedores que o Vitória (maior rival e detentor da segunda 🧾 maior torcida do estado com 17,8%) e o Flamengo (terceiro colocado no estado, com 17,2%, aproximadamente 2 399 425),[61] algo 🧾 comum no Nordeste.
A euforia da torcida levou o clube a alcançar a maior média de público do Brasil em 2007 🧾 (40 400 pessoas por jogo), 2004, 1988 (35 537 pessoas por jogo), 1986 (46 291 pessoas por jogo) e 1985 🧾 (41 497 pessoas por jogo).
[62] A média do ano de 1986 é até hoje a sexta maior da história do 🧾 Brasileirão.
Até 2011, em jogos com mando de campo, o Bahia possui a segunda maior média geral por clube (2 413 🧾 903), perdendo apenas para o Flamengo (2 697 902).[carece de fontes]
Durante toda a best game 365 história, os sucessos do time baiano 🧾 sempre estiveram vinculadas ao apoio e paixão do seu torcedor.
Um belo exemplo disso é a semifinal de 1988, onde o 🧾 Bahia venceu de virada por 2 a 1 o Fluminense e garantiu vaga na final que venceria posteriormente.
O público é, 🧾 até hoje, o maior registrado na história da Fonte Nova: 110.
438 torcedores fizeram a festa e empurraram o time para 🧾 o triunfo.Esse foi o 24.
º maior público da história num jogo do Campeonato Brasileiro.
[63][64] Na final no mesmo ano, contra 🧾 o Internacional, cerca de 90 mil foram ao estádio.
Tem uma grande torcida em todo Brasil, a 13.
ª mais especificamente.
[65] Em 🧾 meados de 1993, uma pesquisa curiosa apontou best game 365 torcida como a sexta maior do estado de São Paulo, atrás apenas 🧾 do São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Flamengo.
Em 2010 a CBF reconheceu o fanatismo da torcida tricolor, premiando o clube 🧾 com o título de torcida de ouro.[35]
A Torcida do Tricolor de Aço no Brasil [ editar | editar código-fonte ]
Estado 🧾 Porcentagem 35,6% 6% 4% 3% 3% 2% 1% 1%Total: 3,6% ou 7.714.800 Torcedores.População do Brasil(2023): 214.300.000 hab.[66]
Programa de sócios [ 🧾 editar | editar código-fonte ]
O Bahia mantém dois tipos de programa de sócio-torcedor: o "Plano Sócio do Bahia Patrimonial" que 🧾 é mais amplo e completo e o "Plano Esquadrãozinho", exclusivo para crianças.
Atualmente o Bahia é o 10º colocado entre os 🧾 clubes brasileiros com mais sócios torcedores:[67]
Posição Sócios torcedores 10º 50.900
Abaixo uma lista das principais torcidas organizadas do clube na atualidade:[68]
Bamor 🧾 : Maior torcida organizada do Bahia, foi fundada em 1978.
Fica localizada atrás do "gol que dá para a Avenida Paralela" 🧾 no estádio Roberto Santos (Metropolitano de Pituaçu), do lado esquerdo às cabines de imprensa.
Na nova Arena Fonte Nova costuma ficar 🧾 no lado esquerdo das cabines de rádio, na direção da Ladeira da Fonte das Pedras.
Contém inúmeras bandeiras assim como uma 🧾 bateria, um bandeirão no formato da camisa tricolor e umas das maiores faixas de uma torcida organizada do Brasil (180m 🧾 de extensão), com os dizeres: "BAMOR Ninguém nos vence em vibração".
Costuma acompanhar o time nos jogos fora de Salvador.
Em novembro 🧾 de 2010 no jogo em que o Bahia venceu a Portuguesa e conseguiu acesso a Série A do campeonato brasileiro 🧾 a torcida lança seu novo bandeirão, esse com 6.
000 metros quadrados, é o sétimo maior do Brasil e o maior 🧾 da Bahia.
Sete dias depois um novo bandeirão é estreado, dessa vez com o símbolo do patrocinador (Brahma).
: Maior torcida organizada 🧾 do Bahia, foi fundada em 1978.
Fica localizada atrás do "gol que dá para a Avenida Paralela" no estádio Roberto Santos 🧾 (Metropolitano de Pituaçu), do lado esquerdo às cabines de imprensa.
Na nova Arena Fonte Nova costuma ficar no lado esquerdo das 🧾 cabines de rádio, na direção da Ladeira da Fonte das Pedras.
Contém inúmeras bandeiras assim como uma bateria, um bandeirão no 🧾 formato da camisa tricolor e umas das maiores faixas de uma torcida organizada do Brasil (180m de extensão), com os 🧾 dizeres: "BAMOR Ninguém nos vence em vibração".
Costuma acompanhar o time nos jogos fora de Salvador.
Em novembro de 2010 no jogo 🧾 em que o Bahia venceu a Portuguesa e conseguiu acesso a Série A do campeonato brasileiro a torcida lança seu 🧾 novo bandeirão, esse com 6.
000 metros quadrados, é o sétimo maior do Brasil e o maior da Bahia.
Sete dias depois 🧾 um novo bandeirão é estreado, dessa vez com o símbolo do patrocinador (Brahma).
Povão : Torcida conhecida por seu grande número 🧾 de bandeiras.
Fica localizada do lado oposto às cabines de transmissão da Arena Fonte Nova.
Costuma estourar muitos fogos na entrada do 🧾 Bahia em campo.(EXTINTA)
: Torcida conhecida por seu grande número de bandeiras.
Fica localizada do lado oposto às cabines de transmissão da 🧾 Arena Fonte Nova.
Costuma estourar muitos fogos na entrada do Bahia em campo.
Torcida Uniformizada Terror Tricolor : Fundada em 2004, é 🧾 reconhecida pela best game 365 independência e pelos constantes protestos contra a diretoria do clube.
O destaque é o bandeirão, um dos maiores 🧾 do Brasil, com 5.
600 metros quadrados.[ 69 ]
: Fundada em 2004, é reconhecida pela best game 365 independência e pelos constantes protestos 🧾 contra a diretoria do clube.
O destaque é o bandeirão, um dos maiores do Brasil, com 5.
600 metros quadrados.
Jovem Disposição Tricolor 🧾 : Fundado em 2002, Seu lema é Ideologia, União e Atitude.(EXTINTA)
: Fundado em 2002, Seu lema é Ideologia, União e 🧾 Atitude.
Tricoloucos : Fundada em 2000, o grande destaque é o bandeirão de 2.
500 metros quadrados.(EXTINTA)
: Fundada em 2000, o grande 🧾 destaque é o bandeirão de 2.
500 metros quadrados.
Fiel : Torcida onde fica a velha guarda do Bahia.
Fica ao lado da 🧾 Povão.
Seus membros possuem grande prestígio com a diretoria do Bahia.
Tem um papel importante na pressão sobre o clube, seja esta 🧾 positiva ou negativa.(EXTINTA)
: Torcida onde fica a velha guarda do Bahia.
Fica ao lado da Povão.
Seus membros possuem grande prestígio com 🧾 a diretoria do Bahia.
Tem um papel importante na pressão sobre o clube, seja esta positiva ou negativa.
Garra : Fica ao 🧾 lado direito das cabines de rádio e imprensa.
Garantem total independência e sustentam os lemas de "Paz", "Respeito" e "Bahia acima 🧾 de todos".
Fundada em 20 de julho de 1998.(EXTINTA)
: Fica ao lado direito das cabines de rádio e imprensa.
Garantem total independência 🧾 e sustentam os lemas de "Paz", "Respeito" e "Bahia acima de todos".
Fundada em 20 de julho de 1998.
Torcida Legião Tricolor 🧾 : No dia 25 de maio de 2011, nasceu em Salvador, estado da Bahia, a mais nova torcida organizada do 🧾 Bahia, em uma cerimônia familiar a Torcida Organizada Legião Tricolor deu início aos seus trabalhos de incentivo a campanha do 🧾 Esporte Clube Bahia no Campeonato Brasileiro.
A ideia surgiu entre dois torcedores sadios (pai e filho), que pensando em juntar um 🧾 grupo de amigos e familiares, inclusive as mães desse grupo, resolve, pois fundar a TOLT, com objetivos definidos de louvar 🧾 a alegria, de carregar a bandeira do seu clube, de se fazer presente nos estádios por onde for jogar o 🧾 E.C.
Bahia, e espalhando seus batalhões (BTL) por bairros de Salvador e cidades circunvizinhas, definindo na best game 365 simbologia de braços cruzados 🧾 para o alto e com dedos em riste formando o L de Legião e da Liberdade, tendo como principal mascote 🧾 o Hulk azul demonstrando a best game 365 força.(EXTINTA)
: No dia 25 de maio de 2011, nasceu em Salvador, estado da Bahia, 🧾 a mais nova torcida organizada do Bahia, em uma cerimônia familiar a Torcida Organizada Legião Tricolor deu início aos seus 🧾 trabalhos de incentivo a campanha do Esporte Clube Bahia no Campeonato Brasileiro.
A ideia surgiu entre dois torcedores sadios (pai e 🧾 filho), que pensando em juntar um grupo de amigos e familiares, inclusive as mães desse grupo, resolve, pois fundar a 🧾 TOLT, com objetivos definidos de louvar a alegria, de carregar a bandeira do seu clube, de se fazer presente nos 🧾 estádios por onde for jogar o E.C.
Bahia, e espalhando seus batalhões (BTL) por bairros de Salvador e cidades circunvizinhas, definindo 🧾 na best game 365 simbologia de braços cruzados para o alto e com dedos em riste formando o L de Legião e 🧾 da Liberdade, tendo como principal mascote o Hulk azul demonstrando a best game 365 força.
TUBA : Está localizada ao lado direito da 🧾 Bamor.
Foi criada em 1997 e garantem nunca ter perdido um jogo do Bahia na Fonte Nova e sempre que possível 🧾 viaja com o time para acompanhar os seus jogos fora.(EXTINTA)
: Está localizada ao lado direito da Bamor.
Foi criada em 1997 🧾 e garantem nunca ter perdido um jogo do Bahia na Fonte Nova e sempre que possível viaja com o time 🧾 para acompanhar os seus jogos fora.
Movimento Turma Tricolor : Com estilo semelhante aos de torcida de barra brava, tem como 🧾 principal característica apoiar e incentivar unicamente o clube.Fundado em 2016.
: Com estilo semelhante aos de torcida de barra brava, tem 🧾 como principal característica apoiar e incentivar unicamente o clube.Fundado em 2016.
Direto do Hospício: Fundado em 2016, a organizada D.D.H.
1931 tem 🧾 como lema "Libertos do manicômio, presos pela paixão ao Bahia".
Representam a cultura dos ultras.
Animadores de torcida [ editar | editar 🧾 código-fonte ]
O clube foi um dos pioneiros na implementação de uma torcida exclusiva feminina, presente em todos os jogos do 🧾 Esquadrão no seu estádio: as Tricoleaders (equivalente às tradicionais animadoras de torcida do futebol americano, referidas em inglês como cheerleaders), 🧾 formado em 2011 mas que só foi "apresentada" aos gramados em 2013 por questões burocráticas, na gestão do presidente Fenando 🧾 Schimidt e daí por diante passou a ser as animadoras oficiais.
O grupo é formado por 16 garotas.
São grupos de torcedores 🧾 residentes em vários lugadores do Brasil e do exterior, com a finalidade na captação de novos sócios e nas ações 🧾 promocionais do Bahia, tais como excursões e recepção ao time em aeroportos.
Última atualização: 25 de junho de 2023
Nas redes sociais 🧾 [ editar | editar código-fonte ]
Última atualização: 25 de junho de 2023
O Bahia é o 15º colocado entre os clubes 🧾 brasileiros com mais seguidores nas redes sociais:[70]
Rede social Seguidores Facebook 1.100.000 Twitter 1.579.461 Instagram 1.112.714 YouTube 220.000 TikTok 300.000 Combinado 🧾 4.313.175
Diretoria Nome Função Guilherme Bellintani Presidente Vitor Ferraz Vice-presidente Junior Chávare Gerente de futebol Lucas Drubscky Executivo de Futebol
Conselho Deliberativo 🧾 Nome Função Carlos Eduardo Guimarães Araújo Presidente Thiago Dória Moreira Vice-presidente Lucas Maia Costa Secretário
Diretoria de futebol masculino [ editar 🧾 | editar código-fonte ]
Comissão técnica Nome Função Dr.
Luiz Sapucaia Coordenador médico Dr.
Daniel Araújo Médico Dr.
Rodrigo Daniel José Dourado Neto Fisioterapeuta 🧾 André Neves Diogo Thomaz Thiago Teixeira Maurício Maltez Fisiologista Fábio Massagista Sérgio Jaime Ivan Roupeiro Ivanildo Santos (Cachorrão) José Carlos 🧾 de Jesus (Carlinhos) Assistente de campo Ednaldo Gomes (Pino)
O Centro de Treinamento Osório Villas-Boas, mais conhecido como Fazendão, é um 🧾 centro de treinamento inaugurado pelo clube em 1979, no bairro de Itinga, cidade de Lauro de Freitas, Região metropolitana de 🧾 Salvador.
O centro de treinamento foi batizado como Osório Villas-Boas em homenagem a uns dos maiores presidentes do clube comandante da 🧾 conquista do primeiro campeonato nacional em 1959 sobre o Santos de Pelé.
Construído numa área de 120 mil metros quadrados, dispõe 🧾 de quatro campos de treinamento com três com medidas oficiais.
A área do centro de treinamento compreende ainda a sede administrativa 🧾 do clube, hotelaria das divisões de base, sala de imprensa e arquibancada tem capacidade para 3 mil lugares.
O Fazendão não 🧾 é apenas um espaço para treinos, nele também foi construída a concentração para atletas profissionais reformada e reinaugurada em 2004 🧾 com o nome de José Maria de Magalhães Neto.
Em 2009 foi totalmente reformado na gestão do presidente Marcelo Guimarães Filho 🧾 e do então diretor de futebol Paulo Carneiro.
Foram investidos mais de R$1.500.
000,00 na best game 365 reforma que incluiu a construção de 🧾 uma academia totalmente moderna - e obviamente, nova - uma sala de fisiologia usufruindo do que há de melhor no 🧾 ramo, novos equipamentos em geral, reforma total dos 4 campos do CT, ampliação da cozinha e novos objetos para os 🧾 dormitórios dos jogadores profissionais e da divisão de base para dar melhor conforto aos atletas.
CT Cidade Tricolor [ editar | 🧾 editar código-fonte ]
Centro de Treinamento Evaristo de Macedo
O novo Centro de Treinamento do Bahia, nomeado oficialmente com o nome de 🧾 seu ex-técnico Evaristo de Macedo, está localizado na Estrada Cidade Tricolor, no município baiano de Dias d'Ávila, e possui 350 🧾 mil metros quadrados, seis campos de futebol, academia, departamento médico e prédios de concentrações para os times principal e da 🧾 base, entre outros.[71]
O Centro de Treinamento Evaristo de Macedo (Cidade Tricolor) foi inaugurado em 11 de Janeiro de 2020.[72]
Sede de 🧾 praia [ editar | editar código-fonte ]
Localizado na praia da Boca do Rio em Salvador, a Sede de Praia Paulo 🧾 Maracajá foi construída com o objetivo de ser o grande centro de entretenimento do torcedor tricolor.
A sede possuía piscina olímpica, 🧾 campos de futebol society; quadra poliesportiva e bares.
Foi utilizada pela casa de shows "Espetáculo" culminando em um abandono parcial das 🧾 atividades do clube (praticamente o clube apenas alugava o campo sintético).
Ainda no final do ano de 2010, foi reativada a 🧾 escolinha do Bahia na sede de praia (o Bahia possuía escolinhas em outros clubes conveniados) deixando no ar o verdadeiro 🧾 futuro da sede de praia.
A sede de praia do Bahia passou a ser propriedade da Prefeitura de Salvador em função 🧾 de execução de dívidas com IPTU e foi transformada em praça pública, concluída em 2013.
Em 2015, foi finalizado o imbróglio 🧾 sobre a sede de praia com a entrega da certidão de Transferência do Direito de Construir (Transcons), no valor de 🧾 cerca de 40 milhões na moeda imobiliária.
Desse valor, 12 milhões de reais quitaram as dívidas com o município de Salvador 🧾 (IPTU, ISS e a demolição).[73][74]
Última atualização: 11 de julho de 2023.[75][76]
Mandos de campo [ editar | editar código-fonte ]
Campo da 🧾 Graça [ editar | editar código-fonte ]
O Campo da Graça foi o primeiro estádio onde o Bahia mandou seus jogos.
Além 🧾 dele, Galícia, Ypiranga, Botafogo e Vitória também mandaram seus jogos lá.
Desde a best game 365 fundação, em 1931 até a inauguração da 🧾 Fonte Nova, em 1951, o tricolor disputou e conquistou vários títulos neste estádio, inclusive o primeiro título conquistado pelo tricolor 🧾 baiano, o Torneio Início de 1931.
Foi lá onde toda a trajetória gloriosa do Bahia começou, até mesmo a disputa do 🧾 primeiro Ba-Vi da história, onde o tricolor venceu por 3x0.
Com a Fonte Nova, o Campo da Graça perdeu espaço e 🧾 a força que tinha, sucumbindo à obsolescência e caindo no esquecimento.
Porém, para os torcedores baianos mais velhos, os grandes momentos 🧾 vividos no Campo da Graça nunca sairão das suas lembranças.
Alguns notáveis jogos no Campo da Graça:
Estádio da Fonte Nova [ 🧾 editar | editar código-fonte ]
Vista superior da antiga Fonte Nova, interditada após o trágico incidente ocorrido em 2007.
Em 2010, começou 🧾 a best game 365 remodelação para dar lugar a nova Arena.
Com a inauguração da Fonte Nova em 1951, cujo nome oficial é 🧾 Estádio Octávio Mangabeira, os grandes clubes de Salvador disputavam seus jogos no estádio: Bahia, Vitória, Galícia, Ypiranga e Botafogo.
Nele, o 🧾 Bahia levou grandes públicos aos seus jogos e criando um vínculo histórico que somente foi quebrado com a interdição da 🧾 Fonte Nova após o trágico incidente no jogo contra o Vila Nova (durante a campanha de subida do Bahia para 🧾 a Série B), quando parte do estádio cedeu e 9 pessoas caíram, e destas, 7 vieram a falecer.
[77] Mais de 🧾 30 ficaram feridas.
Após esse episódio, o governo do Estado da Bahia declarou que o estádio seria demolido e reinaugurado.
A nova 🧾 arena foi construída no local para a Copa do Mundo de 2014.
Nesse período entre 1951 e 2007, porém, o Bahia 🧾 possui gloriosos e tristes momentos no estádio: a conquista do Troféu Octávio Mangabeira, criado para premiar um dos times de 🧾 Salvador na inauguração do estádio; realização da campanha triunfante que culminou na conquista da Taça Brasil de 1959; conquista da 🧾 maior parte dos seus 47 títulos estaduais, inclusive o heptacampeonato baiano inédito e exclusivo ao Bahia no estado; realização de 🧾 uma impecável campanha que culminou na conquista do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1988; rebaixamento à segunda divisão em 1997, 🧾 e em 2003, e para a terceira divisão em 2005; e conquista do retorno à segunda divisão em 2007.
Alguns notáveis 🧾 jogos na Fonte Nova foram:
Estádio Roberto Santos (Pituaçu) [ editar | editar código-fonte ]
Vista do Estádio Roberto Santos, carinhosamente apelidado 🧾 de Pituaçu.
Devido à ausência da Fonte Nova, o Bahia em 2008 teve que jogar longe de Salvador, nas cidades de 🧾 Camaçari e Feira de Santana.
Enquanto isso, o Estádio Roberto Santos passou por uma grande reforma para atender ao clube.
Em 2009, 🧾 o estádio estava pronto para a volta do Bahia.
Nesta temporada, o time fez uma campanha com 26 jogos realizados onde 🧾 venceu 18 jogos, empatou 7 e perdeu apenas 3 jogos.
Entre 2009 e 2013, o clube realizou 139 partidas, com 72 🧾 triunfos, 39 empates e 28 derrotas.
,[78] marcou 253 gols, e sofreu 142.[79]
O Pituaço, como também é chamado, tem capacidade para 🧾 32.157 espectadores.
Ele tem o carinho da torcida tricolor por ter sido nele que, em 2010, o Bahia voltou à Série 🧾 A após 7 anos fora, e em 2012 reconquistou o Campeonato Baiano de Futebol após 10 anos sem levantar o 🧾 troféu.
Alguns notáveis jogos em Pituaçu foram:
Itaipava Arena Fonte Nova [ editar | editar código-fonte ]
Vista superior da Itaipava Arena Fonte 🧾 Nova, nova casa do Tricolor Baiano.
Com a demolição da antiga Fonte Nova em 2010, foi iniciada a construção de um 🧾 moderno estádio de futebol, seguindo os padrões FIFA e, ao mesmo tempo, buscando manter certos aspectos do antecessor, tal como 🧾 a abertura para o Dique do Tororó (manancial de águas localizado em frente ao estádio), presente tanto na antiga como 🧾 na atual estrutura física do estádio.
Foi construído para receber jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do 🧾 Mundo de 2014.
O Bahia fechou acordo com a Fonte Nova Negócios e Participações para mandar seus jogos no novo estádio.[80]
A 🧾 Arena tem capacidade para 50.
000 pessoas distribuídos em três níveis de arquibancadas com assentos cobertos, camarotes, restaurante panorâmico com vista 🧾 para o estádio e para o Dique , e duas mil vagas de estacionamento.
A cervejaria Itaipava comprou os direitos de 🧾 nome do estádio e rebatizou de "Itaipava Arena Fonte Nova".
A nova Arena surge num momento de renovação do clube em 🧾 todos os aspectos.
Sua chegada é um marco não só para o futebol baiano, mas também para o Tricolor Baiano, onde 🧾 tem um valor simbólico de renovação, reestruturação e modernização.
Durante boa parte dos seus mais de 80 anos, o clube jogou 🧾 e conquistou a maioria de seus títulos na antiga Fonte Nova, e a reconstrução dela, modernizando-a, simboliza a renovação do 🧾 futebol baiano, em especial o do tricolor, que também vive um processo de renovação nesse período, após intervenções jurídicas na 🧾 administração do clube e mobilizações pacíficas da best game 365 torcida em prol de um Bahia mais democrático.
O Bahia fez best game 365 primeira 🧾 partida na Arena Fonte Nova contra o maior rival, o Vitória no dia 7 de abril de 2013 pelo Campeonato 🧾 Baiano, perdendo por 5 a 1.
Após momentos conturbados, onde o clube, inclusive, ficou vários jogos sem vencer na nova arena, 🧾 emplacou de vez no Brasileirão, com a torcida frequentando cada vez mais a nova casa, e apoiando seu time fielmente, 🧾 tal como sempre o fizera.
No dia 3 de maio de 2015 o Bahia conquistou seu primeiro título na nova Arena, 🧾 ao golear o Vitória da Conquista pelo placar de 6 a 0 na decisão do Campeonato Baiano.
Alguns notáveis jogos na 🧾 Arena Fonte Nova foram:
Alguns marcos e estatísticas do Bahia são:
Participações em competições [ editar | editar código-fonte ]
Legenda Participações em 🧾 2023
Campanhas de destaque [ editar | editar código-fonte ]
Categoria de base [ editar | editar código-fonte ]
Última atualização: 19 de 🧾 março de 2021.
Participações em competições [ editar | editar código-fonte ]
Legenda Participações em 2021
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P 🧾 R Campeonato Brasileiro Sub-23 2 4º colocado (2019) 2018 2019
Campanhas de destaque [ editar | editar código-fonte ]
Torneio Campeão Vice-campeão 🧾 Terceiro colocado Quarto colocado Campeonato Brasileiro Sub-23 - - - 1 (2019)
As raízes do futebol feminino no Esporte Clube Bahia 🧾 estão no final da década de 1980, quando a equipe feminina do Bahia foi vencedora do campeonato baiano de futebol 🧾 feminino no ano de 1989[81].
Naquele ano, o Bahia chegou a contar com a meia-atacante baiana Sissi[82][83] como uma de suas 🧾 principais jogadoras.
Depois, o Bahia prosseguiu em best game 365 trajetória com a conquista dos títulos das duas edições seguintes (1990 e 1991)[81], 🧾 quando houve uma interrupção das atividades até a retomada destas na década de 2010.
Assim, no ano de 2013, o Bahia 🧾 forma uma equipe feminina de futebol seguindo as tendências mundiais, onde se valoriza o esporte também praticado pelas mulheres.
A equipe 🧾 de futebol feminina irá participar do Campeonato Baiano de Futebol Feminino e Brasileiro da categoria.
Em 2020, a equipe conseguiu participar 🧾 da série A1 do Campeonato Brasileiro, após obter o acesso à primeira divisão, quando venceu o Fortaleza por 1 a 🧾 0, e avançou para as semifinais do Brasileirão Série A2.[84]
A equipe feminina de futebol do Bahia é uma das maiores 🧾 vencedoras ainda ativas na atualidade, desde que o campeonato passou a ser organizado pela FBF, tendo conquistado o título estadual 🧾 relativo às últimas edições do evento ocorrida no ano de 2019[85] e no ano de 2021.
O Bahia tornou-se pioneiro na 🧾 Bahia a patrocinar e dar todo apoio necessário ao piloto Patrick Gonçalves onde o mesmo tornou-se campeão da categoria Mini-Challenge 🧾 da Stock Car.
O Bahia foi o primeiro clube fora do sudeste brasileiro a ter uma equipe em uma categoria automobilística.[86]
No 🧾 rally, o Bahia também mantém uma parceria com o piloto baiano Roberto Cunha que participou do Campeonato Baiano de Rally 🧾 4×4, o Campeonato Baiano de Rally Cross Country e a Mitsubishi CUP (maior rally monomarca da América Latina).
[87] O Bahia 🧾 também exerceu de forma pioneira essa parceria e apoio.
O Bahia possui atletas de tênis porém como o seu clube não 🧾 tem quadras, praticam o esporte em outros clubes da cidade, porém com o apoio e patrocínio do Bahia.
A atleta de 🧾 maior destaque é a tenista Luiza Souza que faz parte do clube desde 2010.[88]
O Bahia já foi campeão brasileiro de 🧾 futevôlei, o quarteto do Bahia era formado com: Leandro, Marcelinho, Guga e Café.
O Bahia garantiu participação do Mundial 4 x 🧾 4.
Futebol de 5 [ editar | editar código-fonte ]
A equipe do Bahia de futebol de 5 (Fut5) é uma das 🧾 mais vitoriosas da modalidade no Brasil.
A equipe é hexa campeão brasileiro (2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014), além disso 🧾 é bicampeão mundial.
No elenco está Jefinho, que foi considerado o melhor jogador do mundo da categoria em 2010.[89][90]
Futebol de 7 🧾 [ editar | editar código-fonte ]
O Bahia mantém uma equipe de Futebol de 7 (Fut7) que participa do campeonato brasileiro 🧾 desta modalidade, tendo como destaque a já participação do ex-jogador de futebol Edílson, o Capetinha, que também jogou no clube.
O 🧾 Bahia possui também atletas que praticam a natação, com maior destaque para a nadadora Ana Marcela e o nadador Allan 🧾 do Carmo, ambos nadadores de grande destaque no cenário esportivo baiano e brasileiro, que fizeram parte do Bahia em 2010.
[88] 🧾 Allan do Carmo conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos (Rio 2007), é bicampeão do Campeonato Sul-americano Juvenil, nos 🧾 10 km (2005 e 2007), campeão dos Jogos Sul-americanos, nos 5 km (2006) e vice-campeão brasileiro (2006).
Já Ana Marcela conquistou 🧾 a medalha de bronze na prova de 5 km no Mundial de Maratonas Aquáticas, disputado em Roberval, no Canadá.
No ano 🧾 de 2011 o Bahia anunciou a reativação da modalidade futsal em seus projetos, inscrevendo-se na Taça Brasil de Futsal.
O Bahia 🧾 tem uma equipe que participou do pan-americano de Jiu-Jitsu e foi uma das melhores equipes da competição, se tornando uma 🧾 das melhores equipes das Américas.
Notas
Pôquer Pôquer Sobre Local de origem China Habilidades requeridas Estratégia e observação Tipo Apostas Nº de 🧾 jogadores 2+ Baralho Convencional Sentido de jogo Horário Influência da sorte 12%
Royal straight flush, a mão mais valiosa do pôquer
Pôquer 🧾 (português brasileiro) ou póquer (português europeu) (do inglês poker) é um jogo de cartas jogado por duas ou mais pessoas 🧾 muito comum em casinos.
É considerado o jogo de cartas mais popular do mundo,[1] e o mais popular entre uma classe 🧾 de jogos nos quais os participantes utilizam as cartas de forma total ou parcialmente escondidas fazendo apostas para um monte 🧾 central, após o resultante das apostas é atribuído ao jogador ou jogadores que possuir(em) o melhor conjunto de cartas entre 🧾 os que permaneceram até o final da rodada, ou ao jogador restante caso os demais tenham desistido.
Quando houver uma dupla 🧾 na mão do jogador e uma dupla na mesa, essa não pode ser usado como critério de desempate em caso 🧾 de uma jogada superior de outro jogador.
Para jogar pôquer é preciso aprender as regras e procedimentos básicos do jogo, os 🧾 valores das várias combinações de cartas (ver mão de pôquer) e as regras sobre as apostas e seus limites.
Alguns conhecimentos 🧾 sobre o equipamento usado para jogar são úteis.
Há também muitas variantes do pôquer, categorizadas livremente como pôquer fechado (como o 🧾 five-card draw), pôquer aberto (como o seven-card stud) e community card poker (como o Texas hold'em e Omaha), entre outros.
Cada 🧾 um dos exemplos de categoria citados são um bom ponto de partida para aprender outros jogos do mesmo gênero.
Em abril 🧾 de 2018, a Associação Internacional dos Esportes da Mente (IMSA) recebeu a Federação de Jogos de Cartas (FCG) como seu 🧾 sétimo membro.
O anúncio foi feito durante o seu congresso anual, em Dubai (EAU).
Apenas 5% dos jogadores de poker tem renda 🧾 a partir do esporte, este dado demonstra o quanto é preciso estudar este esporte para se tornar um profissional bem 🧾 sucedido.
A definição histórica da origem do pôquer é considerada difícil de ser precisada.
Uma teoria citada por historiadores do jogo relatam 🧾 um texto, datado de 1934, de autoria de Jonathan H.
Green, como uma das mais antigas referências escritas sobre o pôquer 🧾 já noticiada.
[2] Este texto detalha as regras do pôquer que era chamado no início de o "jogo da trapaça".
Este jogo, 🧾 popular na região de Mississippi, foi batizado por Green como pôquer, todavia, não estão claras as razões pelas quais ele 🧾 usou este vocábulo.[1]
Alguns atribuem a origem do jogo à Dinastia Sung, na China, no século X, enquanto outros apontam o 🧾 seu início com o jogo Persa chamado "As Nas", do século XVI.[3]
Outros historiadores do jogo dizem que best game 365 origem está 🧾 em uma palavra francesa, "poque", que era o nome de um jogo desse país.
[1] Segundo essa teoria, o jogo foi 🧾 levado da França para os Estados Unidos através de um grupo de colonizadores franceses que teriam fundado a cidade de 🧾 Nova Orleans.
A partir de então, se difundiria ao longo da rota do Rio Mississippi durante o século XVIII e se 🧾 popularizaria nos Estados Unidos durante o século XIX, quando o país começou best game 365 expansão até o oeste.
Por este motivo, a 🧾 história do pôquer é por vezes associada com o velho oeste norte-americano.[3]
Independente de best game 365 origem, é considerado como certo de 🧾 que o jogo foi mudando e evoluindo ao longo do tempo, passando a incluir 32 cartas e, pouco a pouco, 🧾 foi chegando à quantidade de cartas do baralho atual, 52.
[1] Ao longo de best game 365 história, o jogo recebeu novas variações, 🧾 embora os conceitos básicos de best game 365 estratégia psicológica e a sequência das cartas tenham sido mantidas presentes ao longo do 🧾 curso de best game 365 evolução.[3]
No início do século XX, o pôquer é declarado ilegal no estado de Nevada, nos Estados Unidos.
Entretanto, 🧾 devido ao fato do pôquer ser considerado mais um jogo de habilidade do que de azar, as autoridades da Califórnia 🧾 determinaram que as leis contra os jogos de azar não poderiam ser aplicadas a ele.
Esta decisão, permitiu ao jogo se 🧾 desenvolver e ganhar popularidade, e posteriormente o estado de Nevada acaba abolindo a best game 365 proibição, legalizando-o em seus cassinos no 🧾 ano de 1931.[1]
Atualmente o pôquer é regido por normas estritas, tanto na internet como em cassinos reais, e seus torneios 🧾 e diversas competições conferiram-lhe um status de evento esportivo internacional.[1]
O pôquer aberto é também conhecido como Stick Poker ou Stud 🧾 Poker.
Nas modalidades mais comuns pode-se jogar com cinco ou sete cartas.[5]
Com cinco cartas [ editar | editar código-fonte ]
O stick 🧾 de cinco cartas é um jogo bastante violento, pois o volume de apostas pode ser muito grande.
O valor dos jogos 🧾 é o mesmo do pôquer.
No Brasil, costuma-se considerar no Stick apenas os jogos de pares (par, dois pares, trinca, fullhand 🧾 e quadra).
O jogo completo, em que valem todas as combinações, é chamado Sticão.
Como não há troca de cartas, o número 🧾 de participantes pode ser maior.
Geralmente as cartas seis e até mesmo as cartas sete não são utilizados, se o grupo 🧾 for composto de seis ou sete jogadores.
As apostas são feitas após o recebimento de cada carta.
Cada jogador recebe uma carta 🧾 fechada e uma aberta.
Após examinar a carta fechada, cada jogador aposta, de acordo com a possibilidade de formar um jogo 🧾 vencedor com as cartas que ainda receberá.
O primeiro a apostar será aquele que tiver a maior carta aberta, seguindo-se então 🧾 o sentido horário.
O carteador costuma indicar quem será o primeiro a falar , dizendo Fala o Ás, ou Fala o 🧾 Rei, se esta for a carta aberta de maior valor.
Se houver empate nas cartas expostas, deverá falar primeiro o jogador 🧾 mais próximo do carteador, à best game 365 esquerda.
Para receber cartas, todos apostam um valor mínimo, o chamado pingo.
Após receber a primeira 🧾 carta fechada, cada jogador, a partir de quem tiver a carta maior, deverá apostar ou sair, ou aumentar a aposta 🧾 de algum jogador que o procedeu.
Geralmente convenciona-se que, na primeira volta, quem receber figura será obrigado a acompanhar as apostas.
Uma 🧾 segunda carta aberta é distribuída e as apostas serão reiniciadas, novamente a partir de quem tiver a melhor combinação de 🧾 cartas.
O carteador indicará, por exemplo: Fala Às e Rei, ou Fala o par de Damas.
Se estiverem jogando o Sticão, em 🧾 que valem todas as combinações, nesta fase ainda não se consideram as seguidas e os flushes para abertura das apostas.
Uma 🧾 nova carta (terceira aberta e quarta do jogo) é distribuída; novamente abrem-se as apostas.
Se estiverem jogando sticão, agora já serão 🧾 levadas em conta as possibilidades de sequências e flushes.
O carteador dirá, por exemplo Fala a sequência possível, para o jogador 🧾 cujas três cartas abertas estão em sequência, se este for o maior jogo à vista.
A quinta carta, também aberta, obrigará 🧾 à repetição do processo.
As apostas, escalonadas, elevam bastante o nível do jogo; assim, os inexperientes devem tomar bastante cuidado.
Se for 🧾 combinado antes do jogo, quem desejar poderá receber uma outra carta fechada, desde que abra a primeira, pois cada um 🧾 só poderá receber uma carta fechada.
Com sete cartas [ editar | editar código-fonte ]
A troca de cartas é permitida e, 🧾 em consequência, o volume de apostas pode ser ainda maior.
Cada jogador recebe três cartas, duas fechadas e uma aberta.
Abrem-se então 🧾 as apostas, como no stick de cinco cartas.
A quarta e a quinta cartas são distribuídas da mesma forma, interrompidas pelas 🧾 apostas.
Cada jogador poderá então trocar uma carta, aberta ou fechada, dependendo da carta que devolver ao carteador.
Se separou uma carta 🧾 fechada, receberá outra fechada ou se separou uma carta aberta, receberá outra aberta.
Novas apostas são feitas, procedendo-se então à última 🧾 troca, obedecidas as mesmas normas.
São feitas então as apostas finais, as cartas expostas e o vencedor recolhe as fichas.
Para que 🧾 o jogo não fique muito violento, costuma-se controlar o volume de apostas, estabelecendo-se um limite para as apostas iniciais.
É uma 🧾 variante do pôquer que se assemelha também ao pôquer Miséria, pois ganham as mãos de maior e menor valor.
As fichas 🧾 são divididas entre o pior e o melhor jogo da mesa, ficando com o melhor a ficha que por acaso 🧾 restar na divisão.
É permitida a troca de cinco cartas.
As demais regras são iguais às do pôquer comum.
A mão baixa é 🧾 definida da seguinte forma: conta-se o valor numérico das cartas que não formam nenhum jogo, a que tiver a menor 🧾 maior carta vence.
Por exemplo, A-2-3-4-5 é o melhor menor jogo possível (e curiosamente também uma sequência), seguido de A-2-3-4-5, 2-3-4-5-6 🧾 e assim por diante.
Geralmente o jogo baixo só é considerado válido se nenhuma das cartas for maior que 8 e 🧾 não formar nenhum par ou outra combinação com cartas repetidas (A-2-2-3-4 não é um jogo baixo válido por conter um 🧾 par de 2s e A-2-3-4-9 não forma um jogo baixo por conter um 9).Pierrot
Nos Estados Unidos utiliza-se um baralho comum 🧾 de 52 cartas.
No Brasil as cartas de valor mais baixo são retiradas, de acordo com o número de participantes.
Com quatro 🧾 participantes utilizam-se as cartas do 7 ao Ás; com cinco jogadores, do 6 ao Ás.
Embora os grupos possam ser constituídos 🧾 de dois até oito jogadores, as mesas formadas de quatro a sete são consideradas ideais.
Para cada jogador a mais no 🧾 grupo, uma outra carta será acrescentada.
Assim, se forem seis os participantes, o cinco é incluído.
O Ás é a carta mais 🧾 alta, mas também pode entrar nas sequências como a mais baixa.
Exemplo: se o 7 estiver no jogo, a sequência máxima 🧾 será A-K-Q-J-10 e a mínima 10-9-8-7-A.
Antes de iniciar o jogo, os jogadores devem estabelecer o valor do cacife, ou seja, 🧾 o montante em fichas necessário para as apostas que serão feitas no decorrer do jogo.
O primeiro carteador será aquele que 🧾 foi escolhido, sorteada apenas para efeito de distribuição das cartas.
A seguir, será substituído a cada rodada pelo jogador mais à 🧾 esquerda.
Por se tratar de um jogo de apostas, o pôquer tem convenções rigorosas sobre o embaralhamento, corte e distribuição das 🧾 cartas.
Antes da distribuição, as cartas devem ser embaralhadas no mínimo três vezes.
Qualquer jogador pode participar do embaralhamento, desde que peça 🧾 ao carteador, que será, invariavelmente, o último a embaralhar.
O baralho deve ser oferecido ao jogador da direita para o corte.
Se 🧾 este não quiser, qualquer outro jogador poderá cortar.
O monte de cartas será cortado uma única vez, a menos que ocorra 🧾 alguma irregularidade.
Se alguma carta virar durante o corte, as cartas deverão ser novamente embaralhadas e dadas a cortar.
Se nenhum jogador 🧾 cortar, o carteador não poderá mais embaralhar e deverá proceder à distribuição.
A distribuição é feita no sentido horário, uma por 🧾 vez, fechadas, cinco para cada jogador.
As cartas que sobrarem ficarão ao lado do carteador, para serem usadas posteriormente.
Ritmo do jogo 🧾 [ editar | editar código-fonte ]
Primeira rodada de apostas [ editar | editar código-fonte ]
Antes de receber cartas, cada participante 🧾 deposita um pingo(esse pingo só é pago ao longo de um torneio) no centro da mesa.
Estas fichas serão disputadas durante 🧾 o jogo.
O jogo corre com a distribuição de cartas no sentido horário.
Assim, o jogador à esquerda do carteador será o 🧾 primeiro a falar.
As opções são as seguintes:
Pensa que não conseguirá formar um bom jogo e passa ou sai, pondo suas 🧾 cartas fechadas sobre a mesa; Diz mesa (ou alternativamente bate duas vezes na mesa), para verificar a situação dos demais, 🧾 antes de apostar.
Com isso, transfere o direito de falar em primeiro lugar ao jogador à best game 365 esquerda, conservando o direito 🧾 de falar posteriormente, se alguém abrir; Gosta de seu jogo e faz uma aposta inicial.
Às vezes o limite das apostas 🧾 não é estabelecido, mas em geral as apostas são combinadas antes do início do jogo, fixando-se o limite mínimo e 🧾 o máximo.
Se o primeiro jogador passar ou disser mesa, o segundo terá as mesmas opções, e assim por diante, até 🧾 chegar ao carteador.
Se todos passarem, as cartas serão reunidas e o segundo jogador da mesa procederá a nova distribuição.
As fichas 🧾 continuarão na mesa e serão apontadas pelos novos pingos.
Se o primeiro jogador apostar, o segundo terá de decidir se acompanha, 🧾 sai ou aumenta a aposta (repique).
Se algum jogador repicar, qualquer outro poderá contra-repicar (aumentar novamente a aposta).
Se alguém abrir e 🧾 os outros apenas acompanharem, o abridor não poderá repicar a própria aposta inicial.
Se alguém repicar ou contra-repicar, os que já 🧾 acompanharam terão de decidir se desejam completar suas apostas ou se desejam sair.
Para participar, todos deverão ter apostado a mesma 🧾 quantidade de fichas.
Se algum jogador disse "mesa" inicialmente, após a "abertura" terá de decidir, na best game 365 vez de falar, se 🧾 deseja acompanhar ou se prefere sair.
Segunda rodada de apostas [ editar | editar código-fonte ]
Já com o novo jogo, o 🧾 jogador que iniciou as primeiras apostas, isto é, quem abriu o jogo, deverá ser o primeiro a falar.
Se houver repiques, 🧾 o último repicador falará primeiro.
Poderá dizer "mesa" ou apostar.
O seguinte poderá dizer "mesa", se o primeiro também o fez, ou 🧾 sair, acompanhar a aposta ou aumentá-la.
Se todos disserem mesa, quem tiver o melhor jogo recolherá as fichas.
Se houver apostas (simples, 🧾 repicadas ou contra-repicadas), os que ficarem no jogo verificarão entre si quem tem a melhor mão.
Se algum jogador apostar e 🧾 nenhum dos outros pagar , recolherá as fichas sem mostrar seu jogo.
A abertura mínima, na primeira distribuição, é um par 🧾 de Valetes; se todos passarem, na segunda, par de Damas, e assim por diante, até chegar a dois pares.
Em alguns 🧾 círculos a abertura é livre.
Pôquer com coringa [ editar | editar código-fonte ]
Às cartas normais, acrescenta-se um curinga, que assumirá 🧾 o valor de qualquer carta.
A escala de valores das mãos é alterada, pois logo abaixo do Royal Straight Flush o 🧾 maior jogo será o de cinco cartas do mesmo valor.
(Exemplo: 4 Reis e um curinga, valendo como cinco Reis).
A ordem 🧾 de valores dos jogos é invertida, ganhando sempre que tiver a pior mão.
Alguns grupos jogam o que se chama "Quem 🧾 dá, manda", isto é, o jogo varia a cada mão, de acordo com a vontade do distribuidor, que deverá anunciar, 🧾 enquanto as cartas, que modalidade deseja jogar.
Community card poker [ editar | editar código-fonte ]
Este é o estilo de pôquer 🧾 jogado nos programas de televisão e na maioria dos sites de pôquer online.
É um pôquer aberto, em que os jogadores 🧾 recebem duas cartas fechadas e são dispostas cinco abertas sobre a mesa.
Para vencer, o jogador deve combinar suas duas cartas 🧾 fechadas com três das cinco abertas ou a melhor combinação, podendo usar as cinco cartas comunitárias.
Ao contrário do pôquer aberto 🧾 tradicional, as cartas abertas são as mesmas para todos os participantes.
São quatro rodadas de apostas: uma depois que os participantes 🧾 recebem as duas cartas fechadas, outra assim que são colocadas na mesa três cartas abertas de uma só vez (chamadas 🧾 de "Flop") e outras duas após serem abertas duas cartas na mesa (denominadas "Turn" e a "River"), uma por vez, 🧾 totalizando sete cartas em jogo para cada competidor.
O Texas Hold'em não prevê troca de cartas.
Nesta variação de pôquer, antes das 🧾 cartas serem distribuídas, os dois jogadores à esquerda do carteador (também chamado de "crupiê" ou "dealer" e identificado por um 🧾 botão que fica à best game 365 frente na mesa) devem fazer suas apostas, chamadas de "Big Blind" e "Small Blind".
O Small 🧾 Blind paga metade do valor da aposta do Big Blind e os outros participantes devem cobrir ou aumentar a quantidade 🧾 de fichas apostadas para seguirem no jogo.
Se alguém subir a aposta, os demais precisam pagar a diferença para jogarem.
Distribuídas as 🧾 cartas fechadas, o jogador à esquerda do Big Blind poderá sair do jogo, cobrir a aposta ou aumentar o valor 🧾 (também chamado de "relançar").
Os outros participantes também optam por umas destas três jogadas.
Ao final desta primeira rodada de apostas, o 🧾 crupiê apresenta o Flop (as três cartas abertas iniciais).
Acontece então a segunda rodada de apostas, iniciada pelo jogador à esquerda 🧾 do crupiê(carteador).
Em seguida, o carteador coloca o Turn na mesa (a quarta carta aberta).
Segue-se outra rodada de apostas, iniciada novamente 🧾 pelo jogador à esquerda do crupiê.
Encerrada a terceira rodada de apostas, é colocada na mesa o River (quinta carta aberta).
Os 🧾 participantes então fazem a última rodada de apostas e mostram seus jogos (conhecido como "showdown"), a começar pelo último que 🧾 abriu as apostas ou relançou.
Somente este jogador tem obrigação de mostrar seu jogo.
Os demais, se perceberem que não podem vencer, 🧾 podem deixar suas cartas escondidas.
Porém, se alguém possuir um jogo maior, deve mostrar a todos.
A maior combinação leva todas as 🧾 fichas.
Existem algumas variações no Texas Hold'em quanto ao limite máximo no valor de uma aposta.
O No Limit Hold'em permite o 🧾 chamado "all-in", ou seja, apostar tudo que se tem.
Porém, nenhuma aposta pode ser inferior ao pingo, o valor apostado para 🧾 entrar na partida.
Pode ser jogado em formato de torneios ou disputando fichas sem eliminações como nos cash games.
O Limit Hold'em 🧾 só aceita o valor máximo definido pelos jogadores no início da partida, que poderá ser apostado após o Turn e 🧾 o River e apenas a metade poderá ser colocada no Flop.
Já o Pot Limit Hold'em aceita que o jogador aposte 🧾 no máximo a quantidade de fichas colocadas na mesa até aquele momento.
O Pôquer Árabe é uma subdivisão de Pôquer aplicável 🧾 a quaisquer de suas modalidades.
Ele consiste na adição de uma regra que determina que todo e qualquer vencedor de uma 🧾 mão deve, obrigatoriamente, mostrar as suas cartas para ganhar o pote.
Esta obrigatoriedade tem por objetivo beneficiar o jogador recreativo, pois 🧾 este passa a saber com mais precisão as estratégias de jogadores profissionais, especialmente no que diz respeito ao range de 🧾 mãos e frequência de blefe.
Esta modalidade foi criada em 19 de outubro de 2020 por Eduardo Canquerini de Morais, inspirado 🧾 em seu avatar de Poker Online, Arabian Nights.
Strip poker é uma variante do jogo de cartas pôquer, na qual uma 🧾 das regras requer que os jogadores removam peças de roupa como consequência negativa das perdas de jogadas.
[6] As peças de 🧾 roupa podem, também, ser usadas como aposta, substituindo as fichas.[carece de fontes]
Sugere-se que tenha surgido em Nova Orleães no século 🧾 XIX, ao mesmo tempo do pôquer tradicional, mas jogado em bordéis.
[7] É mais provável, contudo, que tenha surgido na década 🧾 de 1930 como uma brincadeira entre amigos.[8]
Estratégia de jogo de pôquer [ editar | editar código-fonte ]
O desenvolvimento de uma 🧾 estratégia sólida de pôquer pré-flop é de longe a maneira mais fácil e rápida de melhorar seus resultados financeiros.
A melhor 🧾 abordagem é jogar um range tight de mãos fortes e / ou jogáveis, e você precisa jogar essas mãos agressivamente.[9]
Sorte 🧾 ou habilidade (Texas Hold'em)? [ editar | editar código-fonte ]
Uma questão bastante comentada no pôquer é se este é um 🧾 jogo de habilidade ou de sorte.
Essa questão é mais relevante no pôquer do que em qualquer outro jogo de informações 🧾 incompletas pelo fato do pôquer ser o jogo de cartas mais jogado no mundo, sem contar que envolve apostas.
No PokerStars, 🧾 maior site do jogo do mundo, em 2009, mais de 100 milhões de mãos foram observadas, estudadas, e notou-se que 🧾 mais de 70% delas não chegaram no showdown, momento em que são reveladas as cartas.
Com este fato já é possível 🧾 deduzir que o pôquer é 70% habilidade, pois, já que nessa porcentagem as mãos não são relevadas, o fator crucial 🧾 de vitória é a boa capacidade de apostar, ler mãos, entre outros.
Complementando, pouco mais de 20% das mãos chegam ao 🧾 fim, destes, aproximadamente, metade vence por ser a melhor possível na rodada.
A outra metade perde mesmo sendo a mão favorita 🧾 a ganhar.
Com base nessas informações, deduz-se que o pôquer é aproximadamente, 88% habilidade.
Fora os argumentos matemáticos, que defendem que o 🧾 pôquer é um jogo que envolve mais habilidade do que sorte, deve-se também considerar os aspectos teóricos que envolvem este 🧾 jogo.
Em defesa do argumento de que o jogo pôquer não é um jogo de pura sorte, há longos estudos e 🧾 teorias apresentadas em livros de poker que se baseiam em conceitos lógicos e estatísticos e, para se distanciarem da crítica 🧾 da fraude, utilizam-se de métodos científicos-matemáticos em suas teorias e técnicas propondo ao jogador a forma de jogar com maior 🧾 EV (Valor esperado), isto é, uma forma mais lucrativa no longo prazo mesmo a considerar a sorte que no pôquer 🧾 é comumente chamada de variância.
Exemplo, num jogo de pôquer na modalidade Texas Hold'em onde há, por exemplo, três jogadores numa 🧾 mesa, eles, num hipotético mas provável embaralhamento aleatório, são sorteados da seguinte forma:jogador 1: Ajogador 2: Qjogador 3: 4
O Seguinte 🧾 Valor Esperado (EV) é dado a cada mão, isso se todos chegaram a final de todas as rondas de apostas 🧾 chamada, no Texas Holde'm, de Showdown (revelação das cartas):jogador 1: Ajogador 2: Qjogador 3: 4
Consideremos que cada jogador tem 10 🧾 fichas, e as ações que se seguem na ronda de apostas antes do FLOP são:jogador 1: A
jogador 2: Q mão 🧾 na situação.mão na situação.jogador 3: 4
jogador 1: chama a aposta do jogador 3 completando 8 fichas.
jogador 2 chama a aposta 🧾 do jogador completando 6 fichas.
Conclusão, no Texas Holdem nenhum jogador pode ver a mão do outro antes de chegarem ao 🧾 showdown, no entanto, a habilidade de observação do jogador, em contrapartida com a sorte, entra em jogo nestas ações.
Se o 🧾 jogador 2 tivesse observado que o jogador 1 somente aposta todas suas fichas com o maior par possível AA, ele 🧾 teria desistido tomando uma decisão de maior EV e economizando 6 fichas.
Já o habilidoso jogador 3 queria simular (blefar) o 🧾 maior par e fazer com que os outros desistissem e assim coletando as fichas do pote, mas na situação em 🧾 questão ele usou uma má hora para seu blefe (do inglês bluff).
Como visto acima, o jogador 1 terá a maior 🧾 probabilidade de vencer as 30 fichas mas considerando a variância, ou seja, a considerar que é matematicamente possível que os 🧾 outros jogadores vençam 18,5% e 16% das vezes confrontando a mão do jogador 1, aqui o fator sorte inerente a 🧾 qualquer jogo entra em ação, pode ocorrer que as cartas sejam sorteadas de tal forma que jogador 2 ou 3 🧾 venha a vencer, exemplo:Jogador 1 com A
>FLOP: 4 7 Q >TURN: 6 >RIVER: J
E assim o jogador 2 acertou em 🧾 suas probabilidades de 18,5% e venceu as fichas com uma Trinca Q Q Q , mas é considerado que o 🧾 jogador 1 ainda tomou a decisão +EV porque se a situação se repetir várias vezes, ele vencerá 65,5% das vezes.
No 🧾 exemplo, se a situação se repetisse 100 vezes com uma imaginária não variância das probabilidades, assim, todos os jogadores juntos 🧾 teriam apostado nessas 100 vezes 3x10x100 (jogadores x fichas x repetições) = 3000 fichas, e:
o jogador 1 teria apostado nessas 🧾 100 vezes 10x100=1000 fichas e ganharia 65,5% x 3000 = 1965 fichas com um lucro de 965 fichas,
o jogador 2 🧾 teria apostado as mesma quantidade de fichas mas vencido 18,5% x 3000 = 555 fichas totalizando um prejuízo de +555-1000= 🧾 -445 fichas e
o jogador 3 com a mesma quantidade de fichas apostadas 16% x 3000 = 480 fichas totalizando nessas 🧾 100 repetições da situação +480-1000= -520 fichas.
Alguns outros argumentos servem para ilustrar o que o fator habilidade é o mais 🧾 importante.
Vários jogadores profissionais já ganharam o campeonato mundial por diversas vezes.
Se o pôquer fosse apenas sorte, seria muito mais provável 🧾 ganhar na loteria do que ganhar mais de uma vez um campeonato mundial.
Doyle Brunson, por exemplo, ganhou 10 vezes o 🧾 mundial.
A inteligência pessoal é uma inteligência que pode ser desenvolvida com treino, o que aumenta a capacidade de entender a 🧾 intenção das pessoas com mais clareza.
Logo, pessoas destreinadas possuem desempenho pior do que os adeptos.
E habilidade vem do treino.
O pôquer 🧾 é um jogo de informações incompletas.
Aquele que joga com frequência está ciente de certos padrões que acontecem na mesa, fazendo 🧾 com que suas informações sobre o jogo sejam menos incompletas do que a dos iniciantes, que não reconhecem esses acontecimentos 🧾 repetitivos.
Classificação das jogadas [ editar | editar código-fonte ]
Ordem Jogada Jogada em inglês Descrição Imagem Combinações possíveis (probabilidade) 1 Sequência 🧾 Real de mesmo naipe Royal Straight Flush São 5 cartas seguidas do mesmo naipe, do 10 até ao Ás.
É a 🧾 melhor mão possível no pôquer, mas as chances de consegui-la são mínimas.4
(0,0001539%) 2 Sequência de mesmo naipe Straight Flush São 🧾 5 cartas seguidas do mesmo naipe, sem ser do 10 até ao Ás.36
(0,0013852%) 3 Quadra ou Poker Four of a 🧾 kind São 4 cartas iguais.
Em caso de empate, ganha o jogador com a quadra mais alta.624
(0,012%) 4 Full House ou 🧾 Full Hand Full House ou Full Hand Uma trinca (trio) e um par.
Em caso de empate ganha o jogador com 🧾 a trinca mais alta.3.744
(0,144%) 5 Flush ou Cor Flush São 5 cartas do mesmo naipe sem serem seguidas.
Caso dois jogadores 🧾 possuam um flush, ganha aquele que possuir uma outra carta mais alta.
Caso nenhum dos jogadores possua outras cartas, ocorre um 🧾 empate.5.108
(0,198%) 6 Sequência Straight São 5 cartas seguidas sem importar o naipe.
Em caso de empate, ganha quem tiver a maior 🧾 sequência.10.200
(0,355%) 7 Trinca ou Trio Three of a kind São 3 cartas iguais, mais 2 cartas diferentes.
Em caso de empate, 🧾 ganha quem tiver a trinca mais alta.54.912
(0,784%) 8 Dois Pares Two Pairs São dois pares de cartas.
Em caso de empate, 🧾 ganha quem tiver o par maior mais alto.
Caso tenham o mesmo valor, ganha o jogador com o par menor mais 🧾 alto.
Se ainda assim houver empate, ganha aquele com a carta mais alta.123.552
(7,353%) 9 Par One Pair São 2 cartas iguais, 🧾 mais 3 cartas diferentes.
Em caso de empate, ganha quem tiver o par mais alto.
Caso sejam iguais, ganha o que possuir 🧾 a maior carta.1.098.240
(14,706%) 10 Carta Alta High Card Não havendo nenhuma combinação, ganha quem tiver a carta mais alta.1.302.540(100%)
Blefe (português 🧾 brasileiro) ou Bluff (português europeu) é um recurso empregado no pôquer, tendo por finalidade ganhar com jogo pequeno, fingindo ter 🧾 um grande jogo.
Isto é feito por meio de aposta elevadas; se os demais tiverem jogo fraco ou "apenas razoável", poderão 🧾 não igualar a aposta, nesse caso, o blefador não precisará mostrar suas cartas.
O blefe exige experiência e sangue frio.
O blefador 🧾 sistemático, ou o que fica conhecido por nunca blefar, também levará desvantagem, pois quando apostar, ninguém pagará, sabendo que seu 🧾 jogo é muito grande.
Porém ele ganha uma vantagem, pois quando ele realmente blefar, todos pensarão que ele está com o 🧾 jogo bom.
É preciso saber dosar e variar, não estabelecendo um padrão de jogo.
Probabilidades
Ao receber 5 cartas do baralho de 52 🧾 cartas (13 de cada naipe), as chances de se obter determinada combinação são:
AA uma a cada 221 mãos
AKs uma a 🧾 cada 331 mãos
AKo uma a cada 110 mãos
qualquer par uma a cada 16 mãos
qualquer Ás uma a cada 6 mãos
qualquer 🧾 conector uma a cada 5 mãos (exemplos de conectores: 3 straight )
) qualquer suited connectors uma a cada 25 mãos 🧾 (exemplos de suited conectors: 3 suited do inglês significa harmonizados, logo chamados assim por serem do mesmo naipe e porque 🧾 podem acertar tanto uma sequência, straight, como a cor, flush)
É apenas uma variante no sistema de aposta.
O pingo inicial é, 🧾 por convenção, proporcionalmente crescente.
O carteador põe uma ficha, o primeiro à best game 365 esquerda porá duas, o seguinte quatro etc.
Para o 🧾 jogo não ficar muito violento, o escuro geralmente é feito por três ou quatro jogadores apenas.
O último a pingar é 🧾 chamado de dono do escuro ou escurante.
Ele terá o direito de aumentar as apostas, se quiser, antes da troca de 🧾 cartas.
Assim, distribuídas as cartas, o jogador seguinte ao escurante deverá decidir se acompanhará o jogo; se desejar fazê-lo, porá na 🧾 mesa o mesmo número de fichas que o escurante.
Da mesma forma agirão os outros.
Os que já tiverem pingado uma ou 🧾 duas fichas, deverão completar ou sair, perdendo o que já jogaram.
O carteador, antes de proceder à troca de cartas, deve 🧾 consultar o escurante, pois este poderá aumentar as apostas.
Após a troca, o dono do escuro será o último a falar 🧾 e só terá direito a aumentar qualquer aposta que seja feita pelos demais.
Se o escurante repicar, o contra-repique será livre.
Muitas 🧾 jogadas do pôquer são decididas através da carta que não participa da jogada principal do jogador, em caso de empate, 🧾 chamada de carta kicker.
Por exemplo: se em uma disputa dois jogadores possuem o jogo Rei, Rei, 9, 9, Ás e 🧾 Rei, Rei, 9, 9, 10, tanto a carta Ás do primeiro jogador quanto a carta 10 do segundo são kickers.
Nesse 🧾 caso o primeiro jogador ganha, pois possui kicker mais alto.
Tal fator de desempate proporciona ainda mais emoção ao jogo.
categoria com 🧾 imagens e outros ficheiros sobre Commons possui umacom imagens e outros ficheiros sobre