Esporte Fantasy (mais conhecido nos EUA como fantasy sports e no Brasil como Fantasy Game, como por exemplo o Naquele 📉 Pick)[1] é um tipo de jogo online onde os participantes escalam equipes imaginárias ou virtuais de jogadores reais de um 📉 esporte profissional.
Essas equipes competem com base no desempenho estatístico dos jogadores escalados nas partidas reais.
Este desempenho é convertido em pontos 📉 que são compilados e totalizados de acordo com as regras estabelecidas pelo site organizador do Fantasy.
O time que totalizar o 📉 maior número de pontos configura-se como vencedor ou campeão, de acordo com a forma de disputa do jogo.
Jogos dessa natureza 📉 permitem aos donos dos times operações de troca, compra e venda de jogadores, tal e qual na vida real, respeitando 📉 as regras determinadas pelo site do Teto Salarial que se dispõe para escalar best game 365 equipe.
Esporte Fantasy online é uma indústria 📉 multibilionária e o maior mercado mundial é o EUA[2] com os sites DraftKings e FanDuel como os maiores expoentes do 📉 mercado[carece de fontes].
Já no Brasil o maior site de Esporte Fantasy é o Cartola FC da Rede Globo de televisão.[carece 📉 de fontes]
Os dois estilos de jogo mais jogados dentro do Esporte Fantasy são o Season Long (ou sistema de draft, 📉 jogado durante toda a temporada), onde se deve jogar a temporada toda escalando best game 365 equipe em todas as rodadas, valorizando 📉 seus jogadores e somando pontos para que apenas ao final do campeonato tenhamos o grande campeão da disputa e esse 📉 receba seu prêmio, e o Daily Fantasy Sport (DFS, jogado por rodada) onde você tem liberdade para jogar apenas a 📉 rodada de um determinado Fantasy que você quiser, ou seja, se você não escalar seu time em uma determinada rodada 📉 da competição você não perde e o campeão e vencedor dos prêmios são determinados ao final de cada rodada.
As vantagens 📉 de se jogar por rodada comparadas ao jogo de temporada são muitas dadas as condições atuais da maioria dos fãs 📉 de esporte.
Muitos não têm tempo ou simplesmente se esquecem de escalar seus times antes de cada rodada e isso faz 📉 com que você fique para trás no Fantasy.
[3] Isso não acontece no sistema de jogo por rodada, já que a 📉 cada rodada da competição temos um vencedor e na próxima rodada todos os jogadores competem em igualdade de condições e 📉 o que irá determinar o vencedor é a habilidade de analisar e escalar os melhores jogadores para aquela rodada.
O princípio 📉 de tudo [ editar | editar código-fonte ]
O conceito de escolher jogadores e disputar um concurso com base em suas 📉 estatísticas obtidas em jogos reais teve início logo após a Segunda Guerra Mundial.
Um dos primeiros relatos publicados de Esporte Fantasy 📉 envolveu o empresário do Oakland Raiders, Wilfred "Bill" Winkenbach, que inventou o Fantasy de Golf no final dos anos 50.
Cada 📉 jogador selecionou uma equipe de golfistas profissionais e a pessoa com o menor total combinado de tacadas no final do 📉 torneio ganharia.
Em Oakland, em 1962, Winkenbach formou a primeira liga de Fantasy de Futebol Americano, chamada "Greater Oakland Professional Pigskin 📉 Prognosticators League" (GOPPPL)[4], com oito equipes.
George Blanda foi o primeiro jogador a ser selecionado no Fantasy em 1963.
A primeira liga 📉 de Fantasy Baseball que se tem notícias começou em Boston em 1960.
O sociólogo William Gamson, da universidade de Harvard, começou 📉 o "Seminário do Baseball" onde os colegas formariam listas de jogadores que ganhariam pontos na posição final dos jogadores na 📉 média de rebatidas e vitórias.
Gamson trouxe a ideia com ele mais tarde à universidade de Michigan, onde alguns professores jogaram 📉 o jogo.[5]
Fundação moderna da "Rotisserie" [ editar | editar código-fonte ]
Um avanço importante no Esporte Fantasy veio com a criação 📉 da "Rotisserie League Baseball" em 1980.
[6] O escritor e editor Daniel Okrent leva o crédito como sendo inventor desse sistema.
O 📉 nome "rotisserie" vem de um restaurante em Nova York chamado "La Rotisserie Francaise" onde ele e alguns amigos costumavam se 📉 encontrar e jogar.
A inovação do jogo era que os donos de uma equipe de Rotisserie (Esporte Fantasy) escalariam equipes da 📉 lista de jogadores ativos da Major League Baseball e seguiriam suas estatísticas durante a temporada em curso para compilar suas 📉 pontuações.
Em outras palavras, ao invés de executar simulações realistas usando estatísticas para estações cujos resultados já eram conhecidos, os proprietários 📉 teriam de fazer previsões semelhantes sobre o tempo de jogo dos jogadores, a saúde e o desempenho esperado que os 📉 verdadeiros gerentes de baseball devem fazer.
Como Okrent era um membro da mídia, outros jornalistas, especialmente jornalistas esportivos, foram apresentados ao 📉 jogo.
Muitos jogadores foram introduzidos ao jogo por estes jornalistas esportivos.
Com isso muitos escritores do baseball escreveram colunas e artigos sobre 📉 a liga da Rotisserie.
Um artigo de 8 de julho de 2018 publicado no jornal The New York Times intitulado "O 📉 que George Steinbrenner é para a Liga Americana, Lee Eisenberg é para a Liga Rotisserie"[7] desencadeou uma tempestade dentro da 📉 mídia esportiva americana que levou a histórias sobre a liga na CBS TV e outras publicações.
Em março de 1981, Dan 📉 Okrent escreveu um ensaio sobre a Rotisserie League para Inside Sports chamado "O Ano em que George Foster não valeu 📉 $ 36.
"[8] O artigo incluiu as regras do jogo.
Os fundadores da liga original do Rotisserie publicaram um livro guia de 📉 como jogar em 1984 e foi uma febre dentro do solo americano.codigo 7777777
Crescimento e o jogo antes do surgimento da 📉 Internet [ editar | editar código-fonte ]
Poucos anos depois que Okrent ajudou a popularizar o Fantasy de baseball, uma série 📉 de especialistas e empresas surgiram para atender o crescimento desse hobby.
Okrent, com base em discussões com colegas no USA Today, 📉 credita grande parte do sucesso da "Rotisserie League Baseball" ao USA Today, já que a publicação forneceu as pontuações necessárias 📉 muito mais detalhadas do que a maioria dos concorrentes e até criou um jornal especial, o Baseball Weekly, que quase 📉 exclusivamente continha estatísticas e scouts do desempenho dos jogadores.
O Fantasy de Futebol Americano também experimentou novos negócios e um crescimento.
O 📉 "Fantasy Football Index" tornou-se o primeiro guia anual de Fantasy Football em 1987.
A Fantasy Sports Magazine estreou em 1989 como 📉 a primeira publicação regular cobrindo mais de um Esporte Fantasy.
A revista Fantasy Football Weekly, lançada em 1992 (mais tarde se 📉 tornou Fanball.
com) e atingiu na época $ 2 milhões em vendas.
Um grande número de empresas surgiu para computar as estatísticas 📉 e pontos dos Fantasys e enviar via fax para os organizadores.
Em 1993, o USA Today incluiu um colunista semanal de 📉 Fantasy Baseball, John Hunt, e ele se tornou o escritor mais visível na indústria antes da ascensão da Internet.
Hunt iniciou 📉 a primeira liga de especialistas de alto nível, a "League of Alternate Baseball Reality", que incluiu notáveis como Peter Gammons, 📉 Keith Olbermann e Bill James.
O passatempo continuou a crescer com algo entre 1 à 3 milhões de jogadores nos anos 📉 90.
Tempos modernos e o surgimento da Internet [ editar | editar código-fonte ]
Um fator importante no crescimento do Esporte Fantasy 📉 foi a ascensão da Internet e a popularização dos computadores pessoais em meados da década de 1990.
A nova tecnologia reduziu 📉 a barreira de entrada no hobby, já que as estatísticas poderiam ser rapidamente transmitidas via online e as notícias e 📉 informações ficaram prontamente disponíveis.
Com isso as empresas de Fantasy Sport começaram a migrar para a Internet em meados da década 📉 de 1990.
Em 1997, dois desses sites que estrearam foram Commissioner e o RotoNews.
O Commmissioner, lançado em 1 de janeiro de 📉 1997, foi o primeiro site a oferecer estatísticas em tempo real, quadros de mensagens da liga, atualizando diariamente as pontuações 📉 e outros recursos.
O Commissioner foi vendido à SportsLine no final de 1999 por US$ 31 milhões em dinheiro e ações.
A 📉 venda provou que os Esporte Fantasy deixaram de ser um mero passatempo e se tornaram um grande negócio.
Em 2003, o 📉 Commissioner ajudou a SportsLine a gerar US $ 11 milhões com receitas advindas do Esporte Fantasy.
O RotoNews também foi lançado 📉 em janeiro de 1997 e publicou best game 365 primeira nota de jogadores em 16 de fevereiro de 1997.
RotoNews adicionou valor aos 📉 jogadores de Esporte Fantasy criando as notas de jogador, que eram trechos de informação mostrando o status do jogador para 📉 a próxima partida, se ele machucou, trocou de time, ia começar como titular ou reserva entre outros.
Nos dois anos subsequentes 📉 ao seu lançamento o RotoNews havia se tornado um dos dez sites de esportes mais acessados na web, de acordo 📉 com a Media Metrix, colocando-o a frente de sites como NBA.com.RotoNews.
com foi vendido para Broadband Sports em 1999 e mais 📉 tarde sobreviveu como RotoWire.com.
O crescimento da receita com Esporte Fantasy atraiu players de maior peso na mídia esportiva.
O site Yahoo! 📉 adicionou Esporte Fantasy em 1999 à best game 365 plataforma e ofereceu a maioria de seus jogos de graça - um modelo 📉 de negócio largamente novo para Esporte Fantasy.
Hoje em dia o Yahoo! Fantasy Sports é o provedor oficial do Fantasy da 📉 NBA.[9]
Um levantamento precoce do mercado de Esportes Fantasy nos Estados Unidos em 1999 mostrou que 29,6 milhões de pessoas de 📉 18 anos ou mais jogavam alguma modalidade de Fantasy Sport.
E com esse crescimento tanto em fornecedores dos Fantasy como em 📉 jogadores fez com que em 1998 surgisse uma associação para regulamentar o mercado de Fantasy Sports chamada "Fantasy Sports Trade 📉 Association" (FSTA).
A Nova Era o boom com o surgimento do Daily Fantasy Sports (jogado por rodada) [ editar | editar 📉 código-fonte ]
Em 2002, a NFL descobriu em uma pesquisa que o telespectador comum passou 6,6 horas por semana assistindo a 📉 NFL na TV enquanto os jogadores de Fantasy que participaram da pesquisa disseram que assistiram 8,4 horas de NFL por 📉 semana.
"Esta foi a primeira vez que conseguimos demonstrar especificamente que o jogo de Fantasy faz com que a audiências dos 📉 jogos na TV aumente", disse Chris Russo, vice-presidente sênior da NFL.
A NFL começou a publicar anúncios de televisão promocionais para 📉 o Fantasy de Football com jogadores atuais pela primeira vez.
Anteriormente os Esportes Fantasy eram vistos como negativos pelas principais ligas 📉 esportivas dos EUA.
Os esportes da fantasia continuaram a crescer durante os próximos anos.
Uma pesquisa da FSTA em 2003 mostra 15 📉 milhões de pessoas que jogam Fantasy Football e que gastam aproximadamente $ 150 por o ano na média, fazendo uma 📉 indústria de $ 1.5 bilhões.[10]
Enquanto os Esportes Fantasy foram alimentados pela era .
com com a popularização da Internet, chegou um 📉 período em que aconteceu o boom da indústria com o surgimento de uma variante do jogo que se tornou na 📉 modalidade mais jogada nos dias atuais de Esporte Fantasy, o Daily Fantasy Sport (jogado por rodada).[11]
Daily Fantasy Sports, uma variante 📉 acelerada do conceito, começou a experimentar um grande aumento em 2014 e 2015.
Esportes Fantasy jogados por rodada são jogados em 📉 períodos mais curtos de tempo, como uma única semana (ou fim de semana, ou apenas um dia) de uma rodada 📉 de um esporte, ao invés de uma temporada inteira.
Fantasy Sport jogado por rodada normalmente são jogados como "torneios" sujeitos a 📉 uma taxa de entrada, que financia um acumulado de prêmios e uma pequena parte desse acumulado é retirado como receita 📉 para o serviço (cobrança feita pelo site).
O mercado de Fantasy por rodada é controlado principalmente pelos dois maiores sites do 📉 mundo, o DraftKings e o FanDuel, que receberam investimentos de capital de risco de várias empresas, incluindo times esportivos e 📉 emissoras, e se tornaram conhecidos por suas campanhas agressivas de marketing, com ênfase em grandes prêmios em dinheiro.
Recentemente os CEO's 📉 dos dois sites anunciaram uma possibilidade de fusão das marcas.[12]
Esporte Fantasy no Brasil e best game 365 breve história [ editar | 📉 editar código-fonte ]
A história do Esporte Fantasy no Brasil é bem recente.
Tudo começou com o lançamento do maior caso de 📉 sucesso do gênero no Brasil, que é o Cartola FC.[13] em 2005.
O Fantasy é organizado pelo canal SporTV, com foco 📉 no futebol brasileiro.
O Cartola FC é também conhecido como o "Fantasy Game oficial do Campeonato Brasileiro.
"[14] Em 2008 o website 📉 do jogo virtual alcançou a expressiva marca de 300 mil usuários cadastrados, em apenas 3 anos de existência.
O Cartola FC 📉 permite ao usuário a criação de uma equipe com onze jogadores e um técnico que atuam no Campeonato Brasileiro de 📉 Futebol da primeira divisão.
A partir de um montante inicial de 100 cartoletas, a moeda virtual do jogo, é possível armar 📉 um time com até 7 opções distintas de esquemas táticos.
A cada rodada, conforme o desempenho dos jogadores escalados por você, 📉 eles valorizam (caso tenham desempenho positivo) ou desvalorizam (caso tenham desempenho negativo) e você pode ter mais cartoletas ou menos 📉 a cada rodada para montar seu time.[15]
Com o crescimento da popularidade dos Esporte Fantasy no Brasil e pensando em trazer 📉 a mesma experiência que os sites americanos oferecem para seus jogadores com o Fantasy jogado por rodada, um grupo de 📉 empresários e amantes dos Fantasy Sports criou o site Brazuca FC, que foi inaugurado em 15 de novembro de 2015 📉 e já realizou algumas disputas de Esporte Fantasy com prêmios em dinheiro real.[16][17] .
Atualmente o site encontra-se fora do ar, 📉 as ultimas ligas foram realizadas em 2019.
Para suprir uma demanda por um Fantasy diário brasileiro e com premiação relevante surgiu 📉 o Rei do Pitaco.
Desde 2019 operando a Sportstech brasileira já distribuiu mais de 100 milhões de reais em prêmios.
O jogo 📉 conta com disputas de futebol, incluindo vários campeonatos (Estaduais, Libertadores, Champions League, Brasileirão, sulamericana, série B, La Liga, entre outros), 📉 mas no futuro terá outras modalidades esportivas como UFC, NFL, NBA, E-Sports e Poker.[18]
Visão geral da indústria [ editar | 📉 editar código-fonte ]
Tamanho da indústria [ editar | editar código-fonte ]
Em maio de 2015, a empresa de pesquisa australiana IBISWorld 📉 relatou que o Esporte Fantasy era uma indústria de valor na casa de US$ 2 bilhões, experimentando um crescimento anual 📉 de 10,7% e empregando 4.386 pessoas.
Em setembro de 2015, a Fantasy Sports Trade Association (FSTA) estima que 56,8 milhões de 📉 pessoas jogaram Esportes Fantasy em 2015 nos EUA e Canadá.[10]
No Brasil, utilizando os dados fornecidos pelo Cartola FC e best game 365 📉 maior liga, a Nacional, os números mostram que no ano de 2016 havia mais de 7 milhões de times registrados.
[19] 📉 Nesse ano o Cartola FC bateu recordes de escalação em várias rodadas e chegou a ter quase 3 milhões de 📉 equipes escaladas em apenas uma rodada do Campeonato Brasileiro.[20]
Crescimento do mercado [ editar | editar código-fonte ]
Um estudo prévio realizado 📉 pela FSTA, em 2013, mostrou que nos EUA haviam 33,5 milhões jogadores de Esporte Fantasy contra o mesmo estudo de 📉 2011 que mostrou 3,1 milhões.
Um estudo de 2006 mostrou que 22% dos americanos adultos com idade de 18 a 49 📉 anos de idade, com acesso à Internet, jogaram Esporte Fantasy.
[21] Fantasy Sports tem impacto econômico anual estimado entre U$ 3 📉 a 4 bilhões em toda a indústria de esportes.
[22] Desde 2011 o crescimento anual de jogadores de Esporte Fantasy tem 📉 sido na casa dos 25% e com a ajuda da mídia e do crescente mercado de Esporte Fantasy, os sites 📉 de Daily Fantasy Sports FanDuel e DraftKings foram capazes de gerar mais de 300 milhões de dólares em investimentos de 📉 empresas como Comcast, NBC Sports e Time Warner.
O novo desenvolvimento de Fantasy jogado por rodada é onde o maior crescimento 📉 em gastos por jogador pode ser visto, ele saltou de $5 por jogador em média em 2012 para $ 257 📉 por jogador em 2015.[23][24][25][26]
Crescimento no Brasil [ editar | editar código-fonte ]
Um estudo realizado pela empresa TechNavio sobre as expectativas 📉 do mercado de Fantasy Sports no Brasil entre os anos de 2016-2020 são muito animadores.
[27] Nesse estudo, lançado em fevereiro 📉 de 2016, eles fazem uma projeção de que o mercado de Fantasy Sports terá um valor de mais de U$1,5 📉 bilhão em 2020, com crescimento anual de 20%.[28]
E não apenas de Esporte Fantasy de Futebol, no estudo eles falam de 📉 várias modalidades esportivas que são do gosto dos fãs de esporte do Brasil e também da implantação de sites que 📉 ofereçam os Daily Fantasy Sports (jogado por rodada).
E isso já é uma realidade no Brasil, com o surgimento do Brazuca 📉 FC, que é o primeiro site brasileiro de Esporte Fantasy jogado por rodada.[16]
Esse crescimento fez com que no Brasil, assim 📉 como nos EUA, surgisse uma indústria toda por trás dos sites de Esporte Fantasy como sites de notícias, dicas de 📉 escalação, de análise de jogadores e estratégias.
Os maiores expoentes com relação e que trabalham exclusivamente com o Cartola FC são 📉 o Dicas Cartola, Cartola FC Mix, Cartola FC Dicas e Cartola CFDS.
Já o site Mundo Fantasy não fala exclusivamente de 📉 Cartola FC, ele aborda várias modalidades esportivas de Fantasy e não fala só do mercado e notícias do Brasil, mas 📉 também dos EUA e Europa, sendo, assim, o site mais completo sobre Fantasy Sports (Esporte Fantasy ou Fantasy Game) do 📉 Brasil.[29]
Experiência dos jogadores e patrocinadores [ editar | editar código-fonte ]
Fãs de Esporte Fantasy são considerados um público ideal para 📉 os anunciantes não apenas das ligas esportivas, com o intuito de aumentar a audiência nas transmissões esportivas, mas também de 📉 empresas que queiram divulgar seus produtos e se relacionar com os jogadores de Fantasy.
[30][31] Os fãs de fantasy sports são 📉 um público jovem e com bom poder aquisitivo, eles veem os esportes ao vivo, o que significa que eles também 📉 veem aos comerciais, e eles vão assistir a um jogo, mesmo que ele não seja competitivo, porque ele tem um 📉 jogador escalado na best game 365 equipe de Fantasy que está jogando essa partida.
[32] Enquanto um fã de esporte tradicional costuma acompanhar 📉 e assistir apenas uma equipe, que é a best game 365 preferida, os fãs de Esporte Fantasy assistem mais jogos, uma vez 📉 que seus jogadores podem estar em diferentes equipes e faz parte do estudo diário em descobrir bons jogadores para escalar 📉 em best game 365 equipes.[33]
No caso do Brasil, que tem o Cartola FC como principal Fantasy Game do país,[14] não é raro 📉 vermos torcedores escalando jogadores do time adversário ou escalando jogadores que irão jogar contra best game 365 equipe do coração.
As discussões em 📉 sites e redes sociais sobre quem escalar em cada posição sempre são muito acaloradas e movimentam muito o mercado de 📉 Fantasy no Brasil.
Sendo o maior Fantasy nacional, o Cartola FC já teve como patrocinadores importantes empresas como Vivo, Itaú, Magazina 📉 Luiza, Listerine, Volkswagen, Adidas entre outros.[34]
Questões legais nos Estado Unidos [ editar | editar código-fonte ]
Lei federal relacionada ao Fantasy 📉 Sports [ editar | editar código-fonte ]
O Ato de Execução de Jogo Ilegal de Internet de 2006 (UIGEA) foi decretado 📉 como parte da "Agenda de Valores Americana" de 2006 e foi adicionado como uma emenda ao ATO DE PORTO SEGURO 📉 não relacionado.
A UIGEA geralmente proíbe transferências de fundos para empresas envolvidas em apostas ilegais na Internet.
No entanto, a UIGEA não 📉 define por si própria as apostas ilegais na Internet e expressamente se abstém de alterar a legalidade de qualquer comportamento 📉 subjacente que não as transferências de fundos.[35]
Embora o ato não altere a legalidade de qualquer atividade específica permitida ou proibida 📉 por outras leis, contém algumas isenções expressas às suas proibições de transferência de fundos.
Uma dessas isenções das proibições da UIGEA 📉 é para que os fantasy sportsatendam a certos critérios.
Especificamente, fantasy sports que são baseados em equipes de múltiplos atletas reais 📉 de várias equipes, que têm prêmios estabelecidos antes do início do evento, que usam a habilidade dos participantes para determinar 📉 o resultado, estão isentos da definição de uma aposta ou aposta ilegal, que é a base para exigir que os 📉 bancos identifiquem e bloqueiem transferências de fundos.
De acordo com o congressista Leach, um dos autores da UIGEA, isenções, particularmente para 📉 Fantasy Sports, foram incluídas para aliviar o fardo de execução em bancos e a UIGEA não tornou fantasy sports ilegal, 📉 já que os fantasy sports são considerados jogos de habilidade e não apostas desportivas.
Questões legais nos Brasil [ editar | 📉 editar código-fonte ]
Lei de contravenções penais [ editar | editar código-fonte ]
A Lei de Contravenções Penais art.
50, parágrafo 3º, de 📉 3 de outubro de 1941, proíbe, em best game 365 essência, estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessível 📉 ao público, mediante o pagamento de entrada.
São considerados jogos de azar: o jogo em que o ganho e a perda 📉 dependam exclusiva ou principalmente da sorte; as apostas sobre corrida de cavalos fora de hipódromo ou de local onde sejam 📉 autorizadas; as apostas sobre qualquer outra competição esportiva.
Dado isso e levando em consideração que o Esporte Fantasy é considerado mundialmente 📉 como jogo de habilidade, assim como o Poker e o Xadrez, podemos dizer que no Brasil é totalmente legal participar 📉 de competições e torneios de Esporte Fantasy sejam eles gratuitos ou pagos, uma vez que o formato do jogo é 📉 baseado na habilidade do jogador e não na sorte deste [36][37][38]
No Brasil, Miguel Reale Júnior, renomado jurista e ex- Ministro 📉 da Justiça deu um parecer sobre o pôquer,[39] que se enquadra muito bem no caso do Esporte Fantasy.
No parecer ele 📉 diz que "...
o jogo é de azar, portanto, proibido no Brasil, se depende exclusivamente ou principalmente da sorte na determinação 📉 do resultado".
Ainda sobre a lei de contravenções penais ele discorre sobre as aposta em competição esportivas de terceiros "O que 📉 se proíbe são apostas de terceiros sobre o resultado a ocorrer em competição esportiva...
" e nos fantasy sports não ocorre 📉 apostas sobre resultados de competições esportivas, pois escala-se os jogadores independentemente do resultado de uma partida e a sorte não 📉 é fator exclusivo nem principal na determinação do resultado de uma disputa de esporte fantasy.[40]