Vulkan Vegas Apostas de pesca, entre as atrações, podem ser visitadas as seguintes localidades: Com a chegada iminente da família, várias famílias tentaram tirar uma férias na praia das Pedras da Feia, mas a falta de recursos financeiros e os novos talentos de barcos o fizeram desistir no local.
Os pescadores do município tiveram dificuldades em sair da lama, e foram obrigados a passar por um estreito caminho para as suas casas.
Quando chegavam à praia, já sem comida, com apenas uma máquina de lavar roupa, as famílias se instalaram em outro local, em uma localidade com um nome diferente
- a aldeia do Pedado, no interior.
Pouco tempo depois, foi criada uma colônia que viria a ser conhecida como Vila de Pedado.
Este povoado ficou assim conhecido devido ao fato de que naquela época não existiam grandes empresas de pesca na região e que não havia transporte para a capital.
A Vila Pedado começou a ser construída na própria região, que hoje possui uma razoável infraestrutura como barcas com barracas de peixe além de um centro médico.
Os moradores desta comunidade iniciaram a construção da Vila Pedado, que durou de 1926 a 1930, mas somente funcionou como base para
o desenvolvimento da cidade.
Atualmente a Vila Pedado está em processo de bet 77 restauração, quando em agosto de 2017 começou a ter um projeto de revitalização.
A população da Vila Pedado pode chegar até mais de 2000 pessoas.
Em relação à gastronomia da região, principalmente por conta da proximidade com as cidades próximas da região, uma pequena gastronomia tem uma enorme importância para São José dos Campos, tanto quanto regional.
O primeiro jornal local do município foi o Jornal da Serra de Mauri, fundado em 15 de dezembro de 1890, na zona rural do bairro da Pedra Nova, nos arredores
de São José dos Campos.
Depois, a empresa passou a fazer o bibeto cozido, o quibeto feito de leite e, depois, o bibeto frito, tudo feito com arroz.
Na década de 1920, o prefeito do município, Antônio Mendes Leite dos Santos, criou a sede da empresa, através da Lei nº 447, de 7 de julho de 1922, sendo inaugurada a 2ª feira de peixe e a 1ª feira para o consumo humano.
A sede da empresa foi aberta em 15 de agosto de 1924, tendo como primeiro proprietário o Sr.
Domingos Gomes da Motta.
Os funcionários da Câmara tornaram-se empregados
em diversas indústrias de serviços à cidade.A Empresa S.A.
chegou à região de São José dos Campos, em meados da década de 1950, sob a administração de Joaquim José Pereira da Cunha, e passou a funcionar como a Companhia S.A.
, em 9 de julho de 1956.
Em 13 de janeiro de 1965, o Governo Estadual inaugurou a primeira escola de culinária no município.
Dois anos mais tarde a escola, no dia 25 de junho de 1984, funcionou como sede de curso de gastronomia.
Durante o governo de Emílio Garrastazu Médici, o governo federal adotou o regime de "cidadania civil".
Como a única forma de exercício do poder foi o processo civil pública, que exigia a apresentação da residência do prefeito e do vice, em casos até então, não comprovados e que só podiam ser expedidos em estabelecimentos de administração.
Como a "cidadania civil", em tese, apenas o prefeito e seu vice exerciam o cargo no caso em que o juiz decidira por um processo criminal.
A "cidadania civil" só se tornou lei em 23 de março de 1987, tendo como principal finalidade assegurar o funcionamento do sistema de contratação de pessoal e os benefícios a ser oferecidos pelo GovernoEstadual.
O Tribunal Regional Eleitoral, por meio da Lei nº 485, de 15 de agosto de 1989, tornou-se mais uma espécie de órgão de corte do poder municipal para a prática da "cidadania civil".
Assim, o prefeito, além de se candidatar a prefeito para o mandato, seria obrigado a apresentar uma prova de candidatura.
O processo de recenseação era feito na localidade por decreto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), de 15 de dezembro de 1989 a 7 de agosto de 1991.
Em 23 de março de 1990, o TRE-PR, através da Lei nº 7.877, de 2 de julho
de 1992, mudou o nome do município para "Prefeitura Municipal", designando-o "S.A".
Os vereadores que foram eleitos pela população foram: Francisco Alves Carneiro, Domingos Marques da Silva, Paulo Roberto Campos Moreira Filho, Manuel Vitorino, José Roberto Machado de Carvalho e José Emílio Ribas de Mello.
De acordo com a Lei Estadual nº 35.
834, de 26 de julho de 1997, o Município de Santa Catarina é constituído pela capital oficial e pelo Distrito de Santa Catarina.
Desde 1993 o município é composto de 6 comunidades de imigrantes neerlandeses que constituem o "Vestri, o grupo integrado".A Lei nº 13.382, de 28
de maio de 2000, reconheceu, juntamente com o Município de Santa Catarina, 16 comunidades de imigrantes neerlandeses, de uma forma geral (em referência ao projeto, em