O fair play no esporte: um comportamento natural ou condicionado? El fair play en el deporte.
¿U n comportamiento natural o 🌝 condicionado? The fair play in the sport: a natural or conditioned behavior? * Licenciado em Educação Física pela Faculdade União 🌝 das Américas - UNIAMÉRICA Especializando em Alimentos, Nutrição e Saúde no Espaço Escolar pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - 🌝 UNILA Professor de Educação Física das redes estadual e municipal de ensino em Foz do Iguaçu – PR (Brasil) **Diretor 🌝 da EFDeportes.
com (Argentina) Leandro Pereira da Silva* leandropsseed.pr.gov.
br Tulio Guterman** tulioefdeportes.
com Resumo Fair play é um comportamento voluntário de respeito 🌝 mútuo e de espírito de justiça que precisa ser adotado por todos os atletas antes, durante e após as competições 🌝 esportivas, para que estas se desenvolvam com um clima amistoso, estabelecendo, portanto, um controle que as regras por si só 🌝 não conseguiriam condicionar.
O presente artigo tem como objetivo discutir alguns casos de fair play nos esportes e iniciar uma reflexão 🌝 sobre o real intento empregado nesse comportamento que é imprescindível para os esportistas.
Unitermos: Fair play.Esporte.Comportamento.
Resumen El juego limpio es un 🌝 comportamiento voluntario de respeto mutuo y un espíritu de justicia que debe ser adoptada por todos los deportistas antes, durante 🌝 y después de las competiciones para que se desarrollen en un ambiente agradable, estableciendo así un control que las normas 🌝 por sí sola no podrían condicionar.
Este artículo tiene como objetivo discutir algunos casos de juego limpio en el deporte y 🌝 reflexionar sobre la intención real empleada en esta conducta que es imprescindible para los deportistas.
Palabras clave: Fair play.Deporte.Comportamiento.
Abstract Fair play 🌝 is a voluntary behavior of mutual respect and spirit of justice that must be adopted by all athletes before, during 🌝 and after the sports competitions, for such to happen with a friendly atmosphere, establishing, therefore, a control that the only 🌝 the rules could not to condition.
This article aims to discuss some cases of fair play in the sports and start 🌝 a reflection about the real intent that is employee in this behavior that is essential for the athletes.
Keywords: Fair play.Sport.Behavior.
Recepção: 🌝 23/10/2015 - Aceitação: 26/11/2015 EFDeportes.
com, Revista Digital.
Buenos Aires, Año 20, Nº 211, Diciembre de 2015.http://www.efdeportes.com/1 / 1
Conceito de fair play
Fair 🌝 play é um termo bastante comum para os esportistas.
Numa tradução literal o termo significa "jogo limpo".
Entende-se, assim, por um comportamento 🌝 voluntário de respeito mútuo e de espírito de justiça que precisa ser adotado por todos os atletas antes, durante e 🌝 após as competições esportivas, para que estas se desenvolvam com um clima amistoso, estabelecendo, portanto, um controle que as regras 🌝 por si só não conseguiriam cominar.
Podemos associar o termo fair play como o conceito de espírito esportivo.
Em conformidade com Santos 🌝 (2005), entendemos que espírito esportivo é um conjunto de normas prescritas e não prescritas nos códigos esportivos que envolvem comportamentos 🌝 de acordo com um código de ética humano, que prescreve respeito, tolerância, igualdade, lealdade, honestidade etc.
O conceito de fair play 🌝 surgiu na sociedade aristocrática européia, quando era muito difundido pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era 🌝 Moderna.
O conceito de jogar limpo sempre existiu nas mais antigas das sociedades, o termo fair play surgiu como uma transferência 🌝 do modelo de comportamento inglês do século XVIII e XIX, o comportamento de cavalheirismo.
O fair play defendido por Coubertin representa 🌝 a honra e a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio (Rufino et al., 2005).
Para exemplificar a lealdade 🌝 e a justiça, que são uns dos princípios do jogo limpo, narraremos uma situação que ocorre com muita freqüência no 🌝 futebol:
Por alguma circunstância, um atleta cai em campo reclamando de dor.
Um jogador da equipe adversária percebe ou é alertado sobre 🌝 o jogador que pode estar lesionado, e imediatamente chuta a bola para fora do campo.
Então, após os médicos entrarem em 🌝 campo e prestarem atendimento ao jogador caído, a bola volta a rolar.
Logo, a equipe que tem direito à reposição devolve 🌝 intencionalmente a bola para a equipe adversária, que havia chutado a bola pra fora.
Estas são atitudes que fazem parte do 🌝 código de ética dos futebolistas.
No primeiro momento o jogador poderia seguir jogando, pois a regra permite, uma vez que o 🌝 árbitro não paralisou o jogo.
Mas mesmo assim age com lealdade, jogando a bola para fora.
No segundo momento a equipe adversária 🌝 procura ser justa, devolvendo a bola.
Essas atitudes, no entanto, costumam ser da vontade própria do atleta? Ou é apenas um 🌝 reflexo do medo de causarem conflitos e serem hostilizados pelos outros jogadores, pela torcida e pela mídia? Até que ponto 🌝 realmente acontece o fair play? Será que as regras de todos os esportes possibilitam e promovem o jogo limpo? Será 🌝 que existe exagero de espírito esportivo em algumas circunstâncias?
O presente artigo não pretende expor respostas a estas perguntas, mas despertar 🌝 uma reflexão a respeito desses códigos de ética.
Dessa forma, discutiremos a seguir alguns acontecimentos de fair play em diferentes modalidades 🌝 esportivas.
Alguns casos de fair play nos esportes
Em 2011, durante uma partida entre Flamengo e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 🌝 o jogo foi interrompido para atendimento médico de um jogador do Flamengo.
Na retomada do jogo, quando o árbitro deu "bola 🌝 ao chão", o atacante Kléber do Palmeiras partiu em direção ao gol e finalizou, ao invés de devolver a bola 🌝 para os flamenguistas que tinham a posse de bola antes do ocorrido.
A bola foi pra fora, mas mesmo assim, gerou 🌝 muita discussão dentro e fora campo.
A atitude de Kléber não é proibida conforme as regras do jogo, porém, representou uma 🌝 "agressão" para os jogadores do Flamengo.
Bertuol (2015) critica o tipo de fair play no futebol:
"Ocorre que o fair play, do 🌝 jeito que está posto, é a antítese do próprio espírito do que pretende sê-lo.
Na maioria dos casos, o árbitro já 🌝 avisa aos jogadores quem deve devolver a bola.
Em outros, os jogadores pedem para quem está com a bola chutá-la para 🌝 fora, para que o suposto lesionado que, pela expressão, parece estar agonizando, seja atendido.[...
] Ora, o fair play, pra ser 🌝 mesmo um fair, ter que ser uma atitude intuitiva, voluntária, um instinto de cooperativismo classista e desportivo.
Se o jogador tem 🌝 alguma dúvida de que o adversário não está morrendo e que pode aguardar a bola sair ao natural para ser 🌝 atendido [...], que siga o jogo."
Outra situação interessante também ocorreu em uma partida de futebol.
Desta vez, no ano de 2014, 🌝 em um jogo do Campeonato Alemão, o meio-campista Aaron Hunt do Werder Bremen simulou um falta dentro da área do 🌝 goleiro do Nuremberg e o árbitro marcou pênalti.
O time de Hunt já vencia por 2 a 0 e poderia ampliar 🌝 o placar, mas, para surpresa de todos, ele confessou que não houve a falta, fazendo com que o árbitro anulasse 🌝 o pênalti.
Sem dúvida foi um ato nobre de honestidade no esporte.
Entretanto, aqui cabem algumas perguntas: será que Hunt teria a 🌝 mesma atitude se a equipe dele estivesse perdendo o jogo? Qual seria o comportamento da torcida de seu time? E 🌝 seus companheiros e técnico? Será que todos iriam "aplaudir" o fair play?
Percebe-se que o futebol é um esporte que gera 🌝 diversas situações propícias para praticar o "jogo limpo", mas não é o único.
O fair play foi tema de reportagens sobre 🌝 outras modalidades também.
Podemos citar um caso ocorrido numa luta amadora de MMA em 2014.
Mike Pantangco dominava o combate contra Jeremy 🌝 Rasner quando, de repente, ele deu tapas no solo para anunciar a desistência.
Conseqüentemente, Rasner foi declarado o vencedor da luta.
Em 🌝 entrevista, Pantangco explicou: "Eu apenas senti que não havia razão para lutar com ele.
Ele não treinou para me enfrentar, eu 🌝 não treinei para enfrentá-lo e somos apenas amadores.
Não ganhamos dinheiro para lutar.
E eu sabia que a única maneira de finalizar 🌝 essa luta seria mandando ele para o hospital ou o machucando.
Eu me senti mal, então apenas lhe dei a vitória.".
Eis 🌝 aqui um gesto de fair play muito polêmico.
Uns são contra e outros são a favor da atitude do lutador.
Contudo, é 🌝 importante refletir: Haveria essa preocupação com a integridade física do adversário se a luta estivesse valendo dinheiro? Houve excesso de 🌝 espírito esportivo?
Nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010 em Singapura, a judoca da Bulgária, Yoana Damyanova, decidiu adiar app brazino777 primeira 🌝 luta, pois app brazino777 adversária do Haiti não tinha conseguido desembarcar no país a tempo.
Este ato solidário lhe rendeu a honra 🌝 de receber o prêmio Pierre de Coubertin World Fair Play.
Todo ano o Comitê Internacional de Fair Play concede tal prêmio 🌝 às personalidades que promovem o fair play através de grandes atitudes.
Recentemente, nos Jogos Panamericanos de 2015 em Toronto, a judoca 🌝 argentina Paula Pareto protagonizou uma cena de respeito, tolerância e humildade.
Mesmo com a derrota na luta, Paula deu um intenso 🌝 abraço na cubana Dayaris Mestre, reconhecendo a superioridade da adversária.
No atletismo, durante uma prova de Cross Country na Espanha no 🌝 ano de 2012, o espanhol Ivan Fernández Anaya estava na segunda posição, alguns metros atrás do atleta queniano Abel Mutai.
No 🌝 fim da prova Mutai confundiu o local de chegada e diminuiu o ritmo da corrida alguns metros antes da linha 🌝 de chegada.
Fernández não se aproveitou do erro do adversário.
Pelo contrário: o atleta espanhol avisou o queniano que ele havia se 🌝 enganado, apontando a linha de chegada que estava mais adiante; e ainda o acompanhou logo atrás, deixando Mutai vencer a 🌝 prova.
"Percebi que ele se equivocou e então tive que ajudar.
Naquele dia eu não fui superior e não merecia a vitória.
", 🌝 declarou o atleta espanhol.
Ao notar que adversário se equivocou, Ivan Fernández avisa que a linha de chegada está mais adiante 🌝 e acompanha Abel Mutai até o final, sem ultrapassá-lo.
(Foto: Diario de Navarra)
Essa atitude nobre de Fernández foi muito elogiada e 🌝 é um dos maiores exemplos de boa conduta no esporte.
Foi realmente um fair play.
Pela declaração do atleta, percebe-se que ele 🌝 acredita que app brazino777 atitude foi correta e, portanto, seria errado se aproveitar da situação.
Mas e se seu comportamento tivesse sido 🌝 diferente? Seria um desrespeito aos princípios do espírito esportivo ultrapassar o queniano e vencer a prova? É interessante refletir sobre 🌝 isso, considerando o fato de que muitos atletas tornam-se campeões consagrados em decorrência dos erros dos adversários.
Conclusão
É difícil saber se 🌝 o fair play sempre é praticado quando necessário e de maneira voluntária no âmbito esportivo.
O comportamento dos atletas, às vezes, 🌝 gera muita polêmica.
Entretanto, concordamos que o fair play é extremamente necessário na prática esportiva.
É preciso que este se torne um 🌝 hábito de todos os esportistas, pois assim as competições se desenvolverão de forma cada vez mais justa, ou seja, sem 🌝 violência, sem trapaças e sem desrespeito.
Além disso, essas atitudes de espírito esportivo servem de exemplos a serem copiados e incorporados 🌝 no estilo de vida das pessoas.
Isto reforça a idéia de que o esporte é um excelente instrumento educacional.
O Comitê Internacional 🌝 de Fair Play busca promover esse comportamento no âmbito esportivo através do prêmio simbólico Pierre de Coubertin World Fair Play, 🌝 que é entregue todo ano às personalidades do esporte que têm atitudes desse caráter.
Contudo, seria mais interessante se federações e 🌝 confederações também estimulassem o fair play, premiando inclusive financeiramente (na maneira do Prêmio Nobel) os esportistas que tivessem notáveis atitudes 🌝 de espírito esportivo.
Desta forma, esse tipo de comportamento teria ainda mais reconhecimento e valorização por parte de atletas, treinadores, gestores 🌝 e fãs do esporte.
BibliografiaBertuol, D.(2015) .
Delmar Bertuol: basta de "fair play"! Zero Hora, Esportes.julho 2.
Acesso em: 16 de julho de 🌝 2015.
Disponível em: http://zh.clicrbs.com.
br/rs/esportes/noticia/2015/06/delmar-bertuol-basta-de-fair-play-4773083.htmlLeza, G.(2015).
Paula Pareto y el abrazo eterno: en la derrota, un gesto que habla por sí solo .
Canchallena, 🌝 12 de julio.http://canchallena.lanacion.com.
ar/1809777-paula-pareto-y-el-abrazo-eterno-en-la-derrota-un-gesto-que-habla-por-si-solo
CBJ - Confederação Brasileira de Judô.(2011).
Judoca da Bulgária é premiada com o Pierre de Coubertin World Fair Play 🌝 .
Acesso em: 16 de julho de 2015.
Disponível em: http://www.cbj.com.
br/noticias/1530&cor=azul/judoca-da-bulgaria-e-premiada-com-o-pierre-de-coubertin-world-fair-play.htmlRufino, J.L., Batista, P.H.& Mataruna, L.(2005).
O fair play nas escolas públicas do 🌝 município do Rio de Janeiro e a mídia.EFDeportes.
com, Revista Digital.
Buenos Aires, 18(187).
Acesso em: 16 de julho de 2015.
Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd89/fairplay.htmSalvador, 🌝 R.(2014).
Aaron Hunt 'confessa' simulação de pênalti.
Diário de Notícias, Desporto, março 9.
Acesso em: 16 de julho de 2015.
Disponível em: http://www.dn.
pt/desporto/interior.
aspx?content_id=3727471Sánchez, J.M.(2013).
Iván 🌝 Fernández: "¿De qué me servía una victoria que no había conseguido yo? Diario de Navarra, Deportes, Atletismo, novembro 26.
Acesso em: 🌝 16 de julho de 2015.
Disponível em: http://www.diariodenavarra.
es/noticias/deportes/atletismo/2013/11/26/ivan_fernandez_quot_que_servia_una_victoria_que_habia_conseguido_138309_2003.htmlSantos, A.R.R.(2005).
Espírito esportivo – fair play e a prática de esportes.
Revista Mackenzie de Educação 🌝 Física e Esporte, 4(4), 13-28.UOL Esporte.(2014).
Lutador dá surra em rival, tem surto de fair play e desiste para o proteger.
[Na 🌝 Grade do MMA] , maio 21.
Acesso em: 16 de julho de 2015.
Disponível em: http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.
br/2014/05/21/lutador-da-surra-em-rival-tem-surto-de-fair-play-e-desiste-para-o-proteger/
Outros artigos em Portugués