Spincasino Máquinas caça-níqueis gratuitas, a partir de 1874 os escravos eram protegidos com a escolta aérea, e muitos eram exportados para outros países europeus.
O governo de Rodrigues Alves estabeleceu um serviço militar na região, sendo designado um oficial superior de combate do Exército.
A atividade do serviço foi reforçada pela descoberta de que uma legião foi estacionada em Salvador, e mais dois mil foram enviados a outras províncias do nordeste.
Em 1879, o "Tabernáculo" abriu ao público o primeiro centro de educação do interior e o serviço de apoio escolar, tornando-se em dezembro de 1895 o primeiro estabelecimento de
ensino público na região.
Em 1896 criou-se o então Real Academia de Geografia e Social (RAESA) e em 1900 o órgão de ensino e pesquisa da República, que funcionava também como autarquia do Ministério da Educação.
Em 1910, o decreto real-lei 11.
658 elevou o ensino superior a categoria de ensino normal.
Até 1920, as escolas públicas de Salvador eram obrigadas a enviar para as províncias de Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Pernambuco, os primeiros estabelecimentos de educação superior do Brasil - no entanto, apenas em 1930, a Lei n.
388 estabeleceu que o Estado fosse obrigado a adotar
a legislação nacional.
A nova lei criou o Sistema de Escola Pública de Salvador (SECRA), que deu-se em 1930.
Em 1937, o então Ministro da Educação da Bahia, Ernesto Geisel criou o Instituto de Educação Básica (IEB), que começou com nove docentes na década de 1940, tendo sido inaugurado somente em 1975.
Este instituto funcionou de 1948 até 1975.
O Instituto se transformou em órgão de educação superior em 1951.
Posteriormente, o IEB passou por diversos reformulações.
A partir da década de 1970, o Instituto foi ampliado, possuindo diversos núcleos de pesquisa e extensão.O IEB é tido como omaior do país.
Além disso, os alunos da Escola de Salvador se tornaram agentes de pesquisa e de assistência educacional para os municípios.
Entre estes centros destaca-se o Observatório Central de Apoio à Pesquisa educacional (OCRENEP) e o Instituto Nacional de Educação.
Atualmente, a Educação superior possui três divisões, as quais estão organizadas em cursos: O primeiro é a modalidade de ensino médio, que se destina a jovens, enquanto que o segundo está voltado para adultos - que vão desde a pré-escolar e a especialização em creches até à formação de mestres de alfabetização, superiores e magistério direto.Em 2004,
foram iniciadas as obras das escolas de ensino médio da cidade de Salvador, sendo que atualmente em seus diversos núcleos de ensino e pesquisa, cerca de 60 mil alunos se frequentam a instituição.
Outros núcleos de ensino também oferecem educação de graduação à distância, como a Casa de Ensino Superior, a Escola Superior de Educação do Futuro (SEEDE), o Centro do Pólo Norte (CENA).
A Universidade Federal de Santa Maria do Rio de Janeiro (UFRJ), por bet nacional bônus de cadastro vez, está a ser considerada Universidade de melhor ensino superior do Brasil, de acordo com avaliações.
A educação superior tem seu principal foco
no meio público, que conta com três instituições, as faculdades, as universidades e a institutos de ensino: Universidade Federal de Santa Maria do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Maria (UFRJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFMG).
A UFRJ oferece, por meio do CNPq, a tradicional forma vestibular para todas as disciplinas do cursinho noturno, por meio de exames de proficiência em escolas públicas estaduais e municipais, bem como a vestibulares livres, a forma livre de encargos ou a forma de oferta de cursos superiores presenciais, como o curso de filosofia.
Além disso, a oferta das
universidades oferece, aos estudantes, a possibilidade de trocar os vestibulares por outras formas de ingresso, além do benefício de terem acesso à possibilidade de exercer a advocacia durante dois anos.
Atualmente, a Universidade Federal de Santa Maria do Rio de Janeiro oferece, além da educação das diversas áreas, várias unidades de "cursinho noturno" integradas, entre elas a Escola de Administração de Empresas (TEE), que oferta curso de Administração de Empresas, Contabilidade, Engenharia Aeronáutica e Ciências contábeis.
Há ainda a Escola de Administração Pública (EPA), que oferta o curso de "doutora executiva" (também conhecida por CBAF), do qual são os maisprestigiados.
Entre as unidades da EPA, está o Instituto de Engenharia Aeronáutica (AIEA) - também conhecido por bet nacional bônus de cadastro sigla "Engenheiro Aeroespacial Brasil"- que presta serviços de apoio à Aeronáutica nacional e a várias outras do País.
O AIEA é parceiro de diversas Universidades e atua como órgão de fomento à indústria aeronáutica no país, e como Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São Paulo (ITASP).
A Universidade Federal de São Paulo possui hoje, um Centro de Base Tecnológica na cidade de São Paulo, que oferece cursos de Engenharia Industrial e Ambiental.Além desses centros