Booi Slot da Máquina" de 1981), a melhor atriz da história da televisão brasileira.
Também em 1981 casou-se com o roteirista e produtor cinematográfico Nelson Motta Filho, com quem teve oito filhos.
Na vida profissional, atuou ao lado de Lauro César Muniz na Rede Tupi, ao lado do também roteirista e diretor Fernando Meirelles (que foi afastado do cargo de direção em função de divergências criativas), e, ao lado de Manoel Filho, fez participações em novelas como "Meu Pedacinho de Chão" (1982), "Império" (1983) e "Caminhos de Controle" (1984), no SBT, onde escreveu e dirigiu.
Em 1986, estreou na TV
Manchete no programa da tarde "Jornal da Manchete", e dirigiu as minisséries infantis "O Astro", do SBT, que, além de ter sido exibida, foi o último a ser ao ar.
No mesmo ano, dirigiu o curta de homenagem "As Pupilas do Senhor Reitor" (1995).
Voltou para a TV Tupi ao lado do ex-marido, no ano seguinte, no programa "Giro de Prata" (1997) com a qual foi casada diversas vezes.
Voltou a TV Manchete como diretor e roteirista no ano seguinte, para dirigir o programa esportivo "Show a Pena Ver de Novo" (2003) e o "Jogo de Chocolate com Pimenta" (2004).
No mesmo ano, fundou a TV Cultura, afiliada da Rede Globo, em São Paulo, no canal 12 VHF (10.1).
Em 2005 mudou-se para a TV Record, onde dirigiu "Cidade Alerta", onde interpretou personagens da Rede Globo.
Em 2010, foi anunciado como diretor de fotografia do curta metragem "Papai", no início da carreira, de Alexandre Borges, onde interpreta o delegado corrupto.
Foi também produtor executivo e atuou em seu primeiro longa metragem, "A Mulher do Sertão", dirigido por Felipe Lins, nos anos de 2010 e 2010.
No mesmo ano, estrelou o especial "O Rei Leão" na TV Globo no quadro "O
Rei Leão Trapalhões" e produziu e dirigiu "A Cabocinha de Anjo", com a direção de Denise Abreu.
Em 2011, foi eleito o 15º presidente do Instituto Artístico e do Audiovisual da Presidência da República, cargo atualmente ocupado por Fernando Henrique Cardoso.
Em 2014, assumiu a presidência do Sindicato dos Vintistas de Santa Catarina (SCI), entidade que agrega até hoje entre os profissionais especializados no mercado de audiovisual.
Em 2016, tornou-se o presidente eleito do Sindicato dos Vintistas do Alto Vale do Itajaí (Scibare).
Ainda em 2016, fundou uma produtora independente, a produtora CineSessão Produções, com foco em produções audiovisuais, tendo
sido membro fundador-fundador da Associação dos Vintistas Profissionais de Santa Catarina.
Participou ativamente em diversos debates sobre educação e cultura na cidade e na região na construção da Associação Brasileira de Veteranos e Veteranos, organizando uma sessão em São Pedro do Mar que teve como objetivo "o diálogo com a diversidade", reunindo pessoas da comunidade em um evento promovido pela Associação Brasileira de Veteranos e Veteranos da Região Sul.
Além disso, em agosto de 2019, foi reconhecido pela Associação Catarinense de Vintistas Profissionais de Santa Catarina como o 14º melhor ator da história da televisão.
Em 2018, tornou-se presidente da
Federação Catarinense de Vintistas Profissionais de Santa Catarina no cargo de Joaquemin Peixoto, da Academia Catarinense de Letras, de quem foi vice.
Em setembro de 2019, reassumiu o cargo de diretor artístico do curta-metragem "Os Irmãos Secretos".
Em 2019, foi escolhido pelo The Weinstein Company para ser diretor de "A Dama do Mar" no curta-metragem "O Castelo dos Vinténs".
Em 2015, foi eleito "Oscar do Movimento Brasileiro de Cinema", no mesmo ano, na categoria de Melhor Roteiro e foi indicado ao 12º Prêmio Contigo! da Crítica.
Em 2017, foi contemplado com honra no Prêmio FAMCA de Cinema Brasileiro junto ao
produtor Alexandre Borges.
Os títulos e condecorações com a denominação de "Academia dos Vintistas Profissionais de Santa Catarina" constam no Calendário Oficial Catarinense de Eventos, nos livros de número da Academia, na bibliografia e no livro "Academia e Ensino da Cultura".
A Academia dos Vintistas Profissionais de Santa Catarina, fundada em 3 de novembro de 1935, constitui um grupo de acadêmicos, formados por: Parafrase, Álvaro de Castro, José Maria da Costa e Silva (Ginásio José de Carvalho).
O Colégio Estadual São José de Paula - CESP foi criado em 1938 e desde então a sede da instituição é o Hospícioda Santa Casa.
A Fundação Calouste Gulbenkian (FGSS) foi a Fundação Calouste Gulbenkian de 1979 até bet plus 2024 morte, em 1982.
Em 1988, a Fundação Calouste Gulbenkian lança o livro "As Artes de São Carlos" - uma espécie de publicação sobre a escola portuguesa de Belas Artes.
Em 1989, surge o livro "A História de uma Escola