Angelo Verottii Angelo Verotti https://istoedinheiro.com.
br/autor/angelo-verotti/ 07/08/2020 - 10:30 Para compartilhar: Copie a URL: Copiar
Avaliar adversários, planejar melhor as ações, desafiar os limites, superar as derrotas e tomar decisões vencedoras são as cinco lições do mundo esportivo para o ambiente corporativo – desde sempre um ambiente igualmente competitivo.
Para a professora de Administração Miriam Vale, do Ibmec SP, essa comparação com os esportes é inevitável há muito tempo, mas evoluiu na prática com os avanços no meio corporativo e a mudança de perfil da liderança.
"Hoje, entre as competências de um líder que se espelha no universo esportivo estão o foco, a disciplina, a determinação e a capacidade de definir um propósito", afirmou.
E assim manter uma unidade de direção para todos.
"E, se for o caso, remodelar o seu negócio."
Dono de quatro medalhas olímpicas na natação (duas de prata e duas de bronze), Gustavo Borges – que mergulhou de cabeça no empreendedorismo – é outro que defende com conhecimento de causa os ensinamentos esportivos para uma gestão empresarial de alta performance.
"Ensina a ter coragem e a seguirjogo de aposta minimo 1 realfrente", afirmou.
"Favorece ainda uma construção de cultura organizacional de time, bem como a atuação de uma liderança pelo exemplo e consenso."
Formadojogo de aposta minimo 1 realeconomia pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o ex-nadador – proprietário da Academia GB e criador da Metodologia Gustavo Borges (MGB), que já capacitou mais de 400 estabelecimentos de natação no Brasil e no exterior – resumiujogo de aposta minimo 1 realtrês palavras as atitudes dajogo de aposta minimo 1 realcarreira que guiaram os seus próprios negócios: excelência, consistência e persistência.
"Quando você faz algo bem feito, com qualidade e por um bom tempo, e ainda se alia a pessoas positivas e que te levam para frente, o resultado acontece.
" Com base na experiência vitoriosa de dez executivos renomados, a DINHEIRO lista as principais lições aplicadas no âmbito dos negócios e que vêm das quadras, dos campos, dos tatames, dos mares, entre outros espaço esportivos pelo planeta.
1.NUNCA DESISTIR
O italiano Pietro Labriola pode ser considerado um empresário, ou melhor, um atleta que desafia qualquer limite.
Aos 53 anos, tem no currículo a prática de esportes desde os tempos de universidade, quando disputava campeonatos de futebol.
Já jogou squash para manter altos os níveis de adrenalina, iniciou o snowboard depois dos 40 anos e descobriu o skate recentemente.
O CEO da TIM, formadojogo de aposta minimo 1 realAdministração, o esporte fortalece a disciplina pessoal, o autoconhecimento e o espírito de competição, ao servir de preparação para um mercado cada vez mais acirrado.
"É com esportes e exercícios que conheço minhas potencialidades e meus limites, sem contar que são escapes para o estresse diário", afirmou à DINHEIRO o CEO.
O impacto da atividade esportiva no dia a dia dos negócios fica evidentejogo de aposta minimo 1 realum aprendizado levado pelo italiano da prática da corrida para o escritório: "Never give up".
Lembra que não se deve desistir quando o resultado não chega, mas, sim, redobrar os esforços para colher os frutos.
Labriola também cita a máxima "It's never too late" ao destacar que nunca é tarde para investirjogo de aposta minimo 1 realalgo novo.2.
MANTER FOCO E DISCIPLINA
Se comandar uma empresa já não é tarefa das mais fáceis, imagine então controlar três bandeiras.
Esse é o desafio da empresária Renata Moraes Vichi, CEO do Grupo CRM, controlador das marcas Kopenhagen (incluindo a rede de cafeterias Kop Koffee), Chocolates Brasil Cacau e Lindt Brasil.
A executiva de 38 anos alia a prática de artes marciais mistas com treinamento funcional, musculação e spinning.
A rotina diária de atividades esportivas tem duas sessões – uma pouco antes das 5h e a outra, no fim do dia.
"Gosto de superar os meus limites e sempre com muito foco e disciplina", afirmou à DINHEIRO.
"Esses dois agentes combinados proporcionam resultados tantos nos treinos quanto nos negócios.
" Formadajogo de aposta minimo 1 realAdministração e Publicidade, Vichi diz que o desejo latente de superação é outro elo importante entre os mundos esportivo e corporativo.
"Permite estruturar o meu caminho até o objetivo final."3.
EXERCER A RESILIÊNCIA
A rotina de Guilherme Benchimol é cheia de desafios.
Aos 44 anos, o carioca é cofundador da XP Investimentos.
Responsável por administrar R$ 412 bilhõesjogo de aposta minimo 1 realativos de cerca de 2,2 milhões de clientes, o economista adotou a corrida à rotina.
Treina cinco dias por semana – chega a percorrer 80km no período – e faz musculaçãojogo de aposta minimo 1 realdois dias.
Segundo ele, o esporte serve de terapia.
"Toda vez que boto meu tênis, relógio no pulso, a impressão é que entreijogo de aposta minimo 1 realoutra vida.
Minha cabeça desconecta de tudo", afirmou à DINHEIRO.
Ele aponta a resiliência como ponto de convergência entre esporte e mundo corporativo.
"É a capacidade de sacudir a poeira, levantar a cabeça e seguirjogo de aposta minimo 1 realfrente.
O esporte ensina isso através das derrotas e das vitórias", disse.
Ele conta sobre uma ocasião no tênis quando ainda novo (sonhou ser profissional) virou uma partida contra o hoje lutador Victor Belfort e sagrou-se campeão.
Benchimol já havia feito umas cinco ou seis finais contra Belfort e sempre era derrotado.
"Segui um conselho do meu pai e venci.
Sempre se deve acreditar, sempre há um caminho.
É uma lição muito importante."4.TER HUMILDADE
Seja no Brasil, na França (onde já morou a trabalho) ou nas Ilhas Maldivas (em férias), o surfe tem acompanhado Ana Theresa Borsari, country manager da Peugeot, Citroën e DS no Brasil.
Com apoio do marido, a executiva pegou a primeira onda há cerca de 20 anos e, agora, vê os dois filhos, de 13 e 15 anos, dia a dia compartilharem da mesma paixão pelo esporte na praia da Baleia,jogo de aposta minimo 1 realSão Sebastião (SP), onde estão desde o início da pandemia.
Com o mesmo respeito dirigido à natureza – e típico dos surfistas que desafiam a força do mar – a executiva prega humildade no mundo corporativo.
"Por mais sucesso que tenha na carreira profissional e no mundo corporativo, ninguém é sabedor de tudo", afirmou à DINHEIRO.
"Todos precisam ter uma postura humilde e de respeito, principalmente ouvindo os colaboradores para tomar a melhor decisão.
" Praticante de meditação há mais de dois anos, Borsari conta que também já tirou lições preciosas de quando jogava handebol na época do colégio São Luís e na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Essa experiência com um esporte de alto contato físico – e que lhe rendeu inclusive o rompimento dos ligamentos dos joelhos – a ajudaria na carreira e na vida a nunca ter medo de enfrentar as situações e a seguir sempre adiante.
"Acho que essa forma de se colocar é essencial no mundo dos negócios."5.SONHAR GRANDE
Aos 80 anos, o economista Jorge Paulo Lemann também levou ensinamentos do mundo do esporte, no caso o tênis, para o corporativo.
Dono da maior cervejaria do planeta, a AB Inbev, e sócio da 3G Capital, controladora das marcas Burger King e Kraft-Heinz, o empresário sempre afirmoujogo de aposta minimo 1 realentrevistas que "sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho".
A premissa, segundo ele, é válida na quadra e no escritório.
Em depoimento no livro Como Fazer uma Empresa Dar Certojogo de aposta minimo 1 realum País Incerto (Elsevier), disse: "Estou sempre querendo chegar lá, conquistar mais alguma coisa.Essa é a graça.
No diajogo de aposta minimo 1 realque eu tiver realizado o meu sonho, morri.
" Homem mais rico do Brasil, com uma fortuna estimadajogo de aposta minimo 1 realUS$ 14,9 bilhões, pela lista da Forbes, o carioca iniciou a carreira no tênis aos 7 anos, no Country Club do Rio de Janeiro.
Sagrou-se por cinco vezes campeão brasileiro e defendeu tanto o Brasil quanto a Suíça na Copa Davis, o mais renomado torneio entre nações.
Teve ainda o privilégio de atuarjogo de aposta minimo 1 realRoland Garros (França) ejogo de aposta minimo 1 realWimbledon (Inglaterra), dois dos quatro torneios do Grand Slam – ao lado do Aberto da Austrália e do Aberto dos Estados Unidos.
Lemann chegou a liderar o ranking mundial na categoria veterano.6.TRABALHAR EM EQUIPE
Com os mesmos ímpeto e habilidade com que supera dunas, rios, buracos e muitas outras adversidades nas pistas off-road pelo mundo, o empresário Reinaldo Varela, 61 anos, é contundente ao revelar o principal responsável pelo seu sucesso na carreira como piloto: o trabalhojogo de aposta minimo 1 realequipe.
Proprietário da rede Divino Fogão, especializadajogo de aposta minimo 1 realculinária da fazenda, o paulistano tornou-se referência também fora da cozinha de uma das 180 unidades da franquia pelo Brasil.
Tricampeão mundial de Rally Cross-Country (variação do rali de velocidade com o de regularidade), oito vezes vencedor do Rally dos Sertões e do Brasileiro, o administrador de empresas chegou ao topo no esportejogo de aposta minimo 1 real2018, ao lado do navegador Gustavo Gugelmin, ao conquistar o título do tradicional Rally Dakar (categoria UTVs – intermediária entre o carro e o quadriciclo), disputado na América do Sul.
Com a mesma estratégia, Varela levou o prêmio máximo do segmentojogo de aposta minimo 1 real2019 – o franqueador do ano.
"Nunca se ganha sozinho, no rali ou nos negócios", afirmou à DINHEIRO.
"Nas pistas você só vencejogo de aposta minimo 1 realequipe, composta por piloto, navegador, mecânicos e preparador.
Todos são responsáveis pelo seu resultado.
E no ambiente corporativo é a mesma coisa.
Para Varela, quanto mais você dividir, mais você ganha.
Porque todo mundo vai ter foco naquilo que está fazendo.
"Outra coisa: só trabalhajogo de aposta minimo 1 realequipe quem escuta.
Quem não escuta, só manda.
Tem que saber escutar, peneirar tudo o que ouve, ver as melhores ideias e colocarjogo de aposta minimo 1 realprática.
Isso é o que te faz ter grandes resultadosjogo de aposta minimo 1 realqualquer coisa.
" O empresário, que chegou a ser campeão paulista de natação e praticou tênisjogo de aposta minimo 1 realparte da vida, enumera outras lições do esporte que o guiam na jornada gastronômica: foco, persistência, dedicação para atingir a excelência, além de buscar os melhores equipamentos e profissionais.7.
APRENDER A SE ADAPTAR
O executivo Cícero Barreto, 46 anos, pode ser considerado um atleta fora de série.
Desde 2009, disputa provas de ultramaratonajogo de aposta minimo 1 realmontanhas, o trail run, no Brasil e ao redor do mundo.
Percorrer distâncias superiores a 100km tornou-se rotina na vida do diretor da Omint, operadora de saúde e seguradora.
Formadojogo de aposta minimo 1 realanálise de sistemas, com pós-graduação e MBAjogo de aposta minimo 1 realMarketing, aprendeu com o esporte que nenhuma prova é igual a outra.
"O clima, a preparação e o planejamento mudam de acordo com o momento e isso tem tudo a ver com o mundo corporativo", disse o sul-matogrossense à DINHEIRO, primeiro atleta sul-americano a ganhar a Sunrise to Sunset, ultramaratona com 100km na Mongólia, na Ásia.
Outra lição que diz ter tirado do universo esportivo é exercer a cidadania.
"O esporte agrega, promove congraçamento, inclusivejogo de aposta minimo 1 realmomentos delicados, como o que estamos passando", afirmou.
Em plena pandemia, ele lançou o desafioaquecendoasruas.
Cada quilômetro percorrido foi convertidojogo de aposta minimo 1 realum cobertor doado a pessoas de situação de rua.
"Batemos a meta de 1 mil cobertores doados".
Outros ensinamentos adotados por ele nos negócios são a resiliência ("Para estabelecer paz no meio do caos, se encontrar e conseguir performar"), senso de planejamento ("Para saber lidar com imprevistos") e melhor gestão de recursos ("Não apenas físicos e financeiros, mas também de tempo, para obter resultados").
8.SER DETERMINADO
Abilio Diniz, 83 anos, presidente do Conselho de Administração da Península Participações e membro do Conselho de Administração do Carrefour Global e do Carrefour Brasil, intercaloujogo de aposta minimo 1 realjornada nos esportes e na vida empresarial com atitudes campeãs como determinação e disciplina, que lhe renderam sucesso nas duas áreas.
Como atleta, aos 6 anos já era goleiro.
Aos 13, matriculou-se nas aulas de boxe e, ainda adolescente, aprendeu judô, capoeira, além de fazer musculação.
Formadojogo de aposta minimo 1 realAdministração de Empresas, o executivo conciliou a voracidade e o arrojo à frente do grupo Pão de Açúcar à velocidade nas pistas, fossem na água ou nos autódromos.
Em 1968, 1969 e 1970, conquistou o tricampeonato brasileiro de motonáutica e, ainda naquele último ano, no controle de um carro, ganhou a tradicional Mil Milhas de Interlagos, ao lado do irmão Alcides.
Já nos anos 1990, Abilio aumentou o interesse pelas provas de longa distância e,jogo de aposta minimo 1 real1994, disputou ajogo de aposta minimo 1 realprimeira maratonajogo de aposta minimo 1 realNova York, um de seus maiores orgulhos.
"O esporte ainda faz parte da minha rotina, mas com o objetivo de me trazer longevidade com qualidade", disse.
"Há muitos anos dedico todos os dias duas horas da minha rotina para a prática de atividade física e tenho certeza de que ela é um dos pilares mais importantes para que eu tenha saúde aos 83 anos."9.SUPERAR LIMITES
Os desafios de um triatleta assustam apenas ao se enumerar.
Nadar 3,8km, pedalar 180km e finalizar com uma corrida de 42km.Tudojogo de aposta minimo 1 realsequência.
Um desafio e tanto para um seleto grupo de esportistas, mas que faz parte da vida de Eduardo Jurcevic há 22 anos.
A paixão pelo triatlo começou aos 18 anos, quando assistiu a uma provajogo de aposta minimo 1 realSantos,jogo de aposta minimo 1 realcidade natal.
"Entendi na mesma hora que era isso o que eu queria como hobby e lifestyle", afirmou à DINHEIRO o CEO da Webmotors, plataforma de negócios e soluções para o mercado automotivo.
Bachareljogo de aposta minimo 1 realDireito, com MBAjogo de aposta minimo 1 realGestão Empresarial, o executivo de 45 anos tem na carreira mais de 30 provas de IronMan (categoria top do esporte) e o título do Meio IronMan 70.
3 de Foz de Iguaçu, além de participaçõesjogo de aposta minimo 1 realMundiais.
A proeza exige muita disciplina e até logística.
A sessão de treinamento é diária, das 4h às 7h.
Além de ser uma forma de "aliviar 100% o estresse nos negócios e favorecer o mindfullness [estado mental de controle da concentração]", o maior aprendizado que Jurcevic leva para suas decisões e estratégias é a capacidade de superar todos os limites, até mesmo aqueles criados pela mente.
E, para explicar isso, ele cita superações reais como o diajogo de aposta minimo 1 realque tudo aconteceujogo de aposta minimo 1 realuma única provajogo de aposta minimo 1 realFortaleza.
"Fiz um corte profundojogo de aposta minimo 1 realum dos joelhosjogo de aposta minimo 1 realuma quina saindo da água, escorreguei na prova de bicicleta e perdi uma garrafinha de água e, já na corrida, para aliviar uma bolhajogo de aposta minimo 1 realum dos pés, coloquei silver tape para continuar", afirmou.
"A recompensa foi uma vaga para o Mundial do Havaí."10.
MANTER A CONCENTRAÇÃO
Contornar seis balizas e três tambores no menor tempo.
.
.
Em cima de um cavalo.
O hipismo rural, modalidade bastante difundida no interior do Brasil, exige relação harmoniosa entre o cavaleiro e o animal, destreza para percorrer o percurso pré-determinado na pista, além de garra e coragem para superar as adversidades.
"Mas o principal é ter concentração", afirmou à DINHEIRO Flávio Osso, 40 anos, CEO da Ubook, maior plataforma de conteúdojogo de aposta minimo 1 realáudio por streaming da América Latina.
"Se você entrar na pista para correr ou na quadra para jogar tênis (outro esporte praticado por ele) sem concentração, não consegue resultado algum, a exemplo do que acontece nos negócios.
" Esportista ao longo da vida, praticante de judô (aos 7 anos), jiu-jítsu (dos 12 aos 20), vôlei (dos 15 aos 17) e tênis (costumava jogar duas a três vezes por semana antes da pandemia), o empresário descobriu o hipismo rural há cerca de cinco anos e, quase todos os fins de semana, segue com a mulher e a filha para o rancho da família, nas cercanias no Rio de Janeiro, para aliviar o estresse da vida empresarial.
"É uma válvula de escape.
Não é só o que você traz do esporte para dentro da empresa.
Você tira da empresa e joga na pista, na quadra, quebra a raquete.
Isso não é uma via de mão única.É de mão dupla."Para compartilhar: