Aussieplay A melhor aposta em competições em uma categoria unificada em um lugar real, por ter um grupo mais amplo, que se estende pelo mundo todo.
Para isso, o EU é atualmente a competição que conta com o primeiro evento do Hemisfério Sul na África, a Copa Master Race entre África e Europa - a primeira Copa Master de Futebol Americano em África, em 2014, e a primeira Copa Master Internacional de Futebol Americano em toda América do Sul.
No Brasil, a Copa Master tem seu formato próprio, e se dá em jogos regionais da África.
O Campeonato tem mais
equipes e federações oficiais em todo país, a EU, incluindo a Liga dos Campeões da UEFA e as ligas menores, a ACS, CONCACAF e CONMEBOL.
A Copa Libertadores é feita com o apoio da FIFA e da Confederação Sul-Americana de Futebol.
Desde a Copa das Confederações de 2004, a Copa Master Libertadores tem o apoio da CONMEBOL e é disputada por clubes de todo o continente africano, com algumas participações de equipes internacionais.
A Europa, que começou a ser disputada em 2006, ganhou suas origens na Copa das Confederações de 2014, quando a Espanha e a Dinamarca se tornaram os
primeiros países a compartilhar a mesma competição.
Na Copa das Confederações de 2015, a Espanha ganhou seu maior número de participantes com a participação de vinte clubes europeus.
Ao todo, entre as doze confederações de futebol, vinte e quatro times competem entre si na maior competição internacional de clubes de futebol americano (CBFAC), e possui a maior porcentagem dos lucros da associação da entidade com seus atletas.
Apenas quatro participantes europeus participaram da Copa das Confederações de 2015; enquanto a UEFA recebeu a maior quantidade de pontos nos campeonatos europeus.
Na Europa, a organização organiza os torneios continentais de alto
nível, com dezesseis nações participantes por evento.
Há também oito torneios continentais de grande competição, conhecidos coletivamente como "Challenge EU", que foram realizados entre 2013 e 2017.
A EU tem dois níveis de disputa, o "Escandinávia", com oito equipes, e o "Europa, com nove equipes".
A EU já possui dois ligas nacionais dos EUA, cada uma de sete países afiliados, e duas nacionais de UEFA, quatro países da UEFA Europa, oito de UEFA Ásia, um de UEFA Oceania e um dos jogos locais da CONCACAF, com três ligas continentais.
A EU é atualmente o único torneio continentais oficial, e seu
único objetivo é organizar torneios que duram dois ou seis meses.
Devido a Copa Libertadores dos Campeões, a EU sediou um torneio de futebol internacional no seu cenário interno, o que foi chamado de Copa Master, organizado pelo Comitê Executivo Mundial da FIFA.
A Copa Master permite a clubes da América do Sul e da FIFA a se insturem no Campeonato Mundial da UEFA, um torneio que começa no exterior e vai durar até o Campeonato Mundial da FIFA na Europa.
A partir de 2019, o torneio principal da EU na América do Sul e da UEFA na Europa é
chamado de "Copa UEFA Challenge Cup".
A participação em competições internacionais com jogos de clubes da Oceania e Ásia na Copa Libertadores é limitada pela participação da nação anfitriã da competição no Campeonato Mundial da FIFA.
Desde apostar 3 reais criação, três times da Oceania participaram desta edição do torneio (os vencedores fazem o "play your road", que consiste em jogos de repescagem onde ficam no banco de reservas da CONCACAF e o representante sul-americano faz o "play your hands", em que fica a grande diferença do sul-americano, que fica em casa).
Em fevereiro de 2018, um grupo de asiáticos apresentou a
competição na primeira edição da FIFA Junior League, que terminou com as quatro equipes, mas foi cancelada depois de meses.
Em agosto de 2020, o torneio foi renomeado de "Copa Europa Cup" para competir em 2021 e 2022.
Em 2015, foi confirmado que o cenário da competição seria expandido na América do Sul.
No Verão de 2019, seis times da CONCACAF juntaram-se à CONCACAF e da UEFA, para formar a EU, a EU na Europa, a UEFA na Ásia e as duas federações de futebol da América do Sul.
O campeão, o campeão da temporada anterior da Copa Libertadores, também
foi promovido à Seleção Equatoriana de Futebol Feminino.
As confederações continentais (A CONMEBOL e FIFA) foram divididos em três grupos com a seleção do país em primeiro lugar, e a segunda colocada, a seleção geral, sendo composta por representantes das quinze confederações continentais.
Os campeões nacionais da CONMEBOL e FIFA foram promovidos à EU pela primeira vez entre 1994 e 2016.
Na Copa da CONMEBOL, os clubes de futebol da América do Sul e da UEFA disputarão a Copa Master entre os anos de 2014 e 2019, com o evento realizado em Vancouver, British Columbia e Toronto, Canadá.Após a
primeira partida, uma série de jogos de repescagem entre a Oceania e a Ásia e as potências continentais é realizada em abril e maio, respectivamente.
O sorteio da final da Copa da EU entre as duas conferências americanas também aconteceu em 2015.
Em 20 de junho de 2018, a Copa de 2018 será disputada na primeira rodada dos vinte e quatro torneios