Monstro É Aquele que não Sabe Amar - os Filhos Abandonados da Pátria que os Pariu foi o enredo apresentado1️⃣ pela Beija-Flor no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro do carnaval de 2018, com o qual a1️⃣ escola conquistou o seu 14.
º título de campeã do carnaval carioca, três anos após a conquista anterior, em 2015.
O enredo1️⃣ da escola faz uma analogia entre a obra Frankenstein (que completou duzentos anos de lançamento em 2018) e as mazelas1️⃣ sociais do Brasil, traçando um paralelo entre a criatura da história de Mary Shelley, que foi abandonada pelo seu criador,1️⃣ e os problemas sociais brasileiros, que, na visão do enredo, são frutos do abandono da população por parte dos governantes.
O1️⃣ enredo foi assinado por Marcelo Misailidis, Laíla, Cid Carvalho, Bianca Behrends, Victor Santos, Rodrigo Pacheco e Léo Mídia.[1][2]
A Beija-Flor foi1️⃣ a sexta e última escola a se apresentar na segunda noite do Grupo Especial, iniciando seu desfile na madrugada da1️⃣ terça-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro de 2018.
A escola apostou numa mudança de estilo, abandonando o luxo que caracterizou1️⃣ suas apresentações anteriores e investindo num desfile mais teatralizado e pouco carnavalesco.
As mudanças, sugeridas pelo conselheiro da escola, Gabriel David,1️⃣ e pelo coreógrafo da comissão de frente, Marcelo Misailidis, causaram conflitos internos na área criativa da agremiação, que acabaram resultando1️⃣ na saída do diretor Laíla da escola, logo após o carnaval.
O desfile da Beija-Flor gerou imagens fortes como a reprodução1️⃣ de crianças mortas em caixões, policiais baleados, assaltos, arrastões, e um tiroteio dentro de uma sala de aula.
[3] Também foram1️⃣ usadas referências políticas.
Uma ala representou a "farra dos guardanapos" de Sérgio Cabral Filho.
A segunda alegoria reproduziu o edifício sede da1️⃣ Petrobras de forma "favelizada", em referência ao empobrecimento da população, que por bet365 download vez seria um dos efeitos da corrupção1️⃣ na empresa.
[4] Ao final da apresentação, o público dos camarotes e arquibancadas invadiu a pista de desfile e seguiu a1️⃣ escola, cantando o samba-enredo à capela, mesmo após a bateria parar de tocar.[5]
O desfile dividiu a opinião dos especialistas.
Quesitos como1️⃣ bateria, samba-enredo, harmonia, evolução e o casal Selminha e Claudinho foram elogiados; enquanto alegorias, fantasias, enredo e comissão de frente,1️⃣ foram duramente criticados.
Alguns veículos de imprensa sequer listaram a Beija-Flor entre as favoritas ao título.
O samba-enredo do desfile, composto por1️⃣ Di Menor BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo e Rafael Prates, foi um dos1️⃣ mais premiados do ano.
A Beija-Flor foi campeã do carnaval de 2018 com um décimo de vantagem sobre Paraíso do Tuiuti1️⃣ e Salgueiro.
Ao todo, a escola recebeu dez notas abaixo da máxima, sendo que seis foram descartadas seguindo o regulamento do1️⃣ concurso.
Com isso, a escola perdeu apenas quatro décimos no julgamento oficial do carnaval.[6]
O "desfile sem ala" da Beija-Flor em 2017.
No1️⃣ carnaval de 2015, a Beija-Flor conquistou seu 13.
º título na elite da folia carioca com um polêmico desfile sobre a1️⃣ Guiné Equatorial, patrocinado pelo presidente do país, o ditador Teodoro Obiang.
[7][8] Em 2016, a escola se classificou em quinto lugar1️⃣ com um desfile sobre o Marquês de Sapucaí, que dá nome à rua onde são realizados os desfiles.
[9] No carnaval1️⃣ de 2017, a Beija-Flor inovou ao mudar a tradicional arrumação do desfile em alas.
Cada setor do desfile foi chamado de1️⃣ "ato".
Em cada ato desfilaram cerca de quinhentas pessoas com fantasias de formas variadas, representando indígenas.
Em meio aos atos, desfilou um1️⃣ grupo coreografado, com cerca de oitenta integrantes, encenando um determinado momento da vida de Iracema, personagem-enredo da escola.
Cada ato foi1️⃣ encerrado por uma alegoria.
[10] As inovações não agradaram o júri e a escola se classificou em sexto lugar.[11]
Cid Carvalho voltou1️⃣ à Beija-Flor para integrar a Comissão de Carnaval de 2018.
Preparação para 2018 [ editar | editar código-fonte ]
Para elaborar o1️⃣ desfile de 2018, a Beija-Flor reformulou bet365 download Comissão de Carnaval, mantendo alguns componentes, dispensando outros, e contratando o carnavalesco Cid1️⃣ Carvalho.
Campeão pela escola em 1998, 2003, 2004 e 2005, Cid estava fora da agremiação há onze anos.
[12] No dia 151️⃣ de julho de 2017 a LIESA sorteou a ordem de apresentação das escolas de samba para o desfile de 2018.
A1️⃣ Beija-Flor foi sorteada para ser a sexta, e última, agremiação a se apresentar na segunda noite do Grupo Especial.
[13][14] A1️⃣ Beija-Flor foi a última escola do Grupo Especial a anunciar seu enredo para 2018.
O anúncio foi realizado no dia 301️⃣ de julho de 2017, numa festa na quadra da agremiação, em Nilópolis.[1]
Filho de Anísio Abraão David (patrono e presidente de1️⃣ honra da escola), Gabriel David teve autorização do pai para participar do processo criativo do carnaval junto à Laíla e1️⃣ a comissão de carnavalescos.
[15] Aos 20 anos de idade, ocupando o posto de conselheiro da agremiação, Gabriel teve a ideia1️⃣ de fazer um desfile cênico, que interagisse com o público.
[16] A ideia era "modernizar" o desfile com "atos" coreografados (o1️⃣ que já tinha sido testado no carnaval anterior) e alegorias teatralizadas, com várias encenações acontecendo ao mesmo tempo.
Coreógrafo da comissão1️⃣ de frente da escola, Marcelo Misailidis ficou responsável pela concepção das alegorias coreografadas.
Segundo Misailidis, a ideia era também atingir o1️⃣ público jovem.
Para o coreógrafo, "houve uma pasteurização do espetáculo que não gera atração".
[17] Filho de Anísio, o ator Anderson Müller1️⃣ ficou responsável pela encenação dos carros alegóricos.
[18] Para investir em um visual moderno, a escola abriu mão do luxo que1️⃣ a caracterizou durante anos, apostando em alegorias pouco carnavalizadas.
[19][20] Acostumada a ter destaques de luxo em quase todos os carros,1️⃣ a escola decidiu reunir todos, com fantasias iguais, na última alegoria, a única com visual mais tradicional.
Diante da decisão, alguns1️⃣ destaques decidiram não desfilar, enquanto outros escolheram desfilar noutras escolas.
Esposa de Anísio e mãe de Gabriel, Fabíola David, que desfilava1️⃣ no abre-alas da escola, foi realocada para um tripé no início do desfile.
[21] As ideias de Gabriel e Misailidis encontraram1️⃣ resistência dentro da própria agremiação.
O presidente, Anísio, teve que interferir algumas vezes para apaziguar os ânimos na diretoria.
Acostumado a ditar1️⃣ as ordens na comissão de carnaval, Laíla teve bet365 download liderança reduzida e não escondeu de ninguém seu desagrado.[22]
Fora os conflitos1️⃣ internos da escola, o carnaval carioca passava por um momento conturbado.
[23] Em junho de 2017, a Prefeitura do Rio anunciou1️⃣ o corte de 50% do repasse de verbas públicas para as escolas de samba.
[24] A decisão causou polêmica visto que1️⃣ em bet365 download campanha à Prefeitura, Marcelo Crivella prometeu manter o patrocínio às agremiações.
[25] Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino1️⃣ de Deus, Crivella também foi acusado de ser influenciado pela bet365 download religião ao cortar parte da verba do carnaval.
[26] A1️⃣ LIESA ameaçou cancelar os desfiles e sambistas organizaram protestos, mas o Prefeito manteve o corte.
[27] Sem dinheiro, a LIESA decidiu1️⃣ cancelar os ensaios técnicos realizados no sambódromo, após quinze anos bancando o evento.
[28] Ao longo das semanas que antecederam ao1️⃣ desfile, a Beija-Flor realizou ensaios em bet365 download quadra, em Nilópolis.
No dia 28 de janeiro de 2018, a escola realizou um1️⃣ ensaio aberto na Avenida Atlântica, em Copacabana.[29][18]
Marcelo Misailidis é um dos autores do enredo da Beija-Flor.
"Monstro É Aquele que não1️⃣ Sabe Amar.
Os Filhos Abandonados da Pátria que os Pariu" foi assinado por Marcelo Misailidis, Laíla, Cid Carvalho, Bianca Behrends, Victor1️⃣ Santos, Rodrigo Pacheco e Léo Mídia.
O enredo faz uma analogia entre a obra Frankenstein (que completou duzentos anos de lançamento1️⃣ em 2018) e as mazelas sociais do Brasil.
Na obra da escritora britânica Mary Shelley, a criatura é abandonada pelo seu1️⃣ criador, sendo vista como um monstro, assim como diversos problemas sociais do Brasil são diagnosticados como resultado do abandono da1️⃣ população pelas autoridades competentes.
O enredo foi idealizado pelo coreógrafo da Comissão de Frente da escola, Marcelo Misailidis, a partir da1️⃣ ideia de Gabriel David, que pediu um enredo de crítica social com referências políticas da época.[2][16]
"Frankstein é uma obra que1️⃣ foi escrita há duzentos anos e traduz com muita profundidade a realidade e a utilização desmedida da vaidade intelectual, além1️⃣ da ambição desgovernada.
Neste momento a sociedade do Brasil encontra a tradução mais apropriada para entender os dramas sociais que afetam1️⃣ a nossa cidade.
" - Marcelo Misailidis, idealizador do enredo da Beija-Flor.[ 30 ]
Boris Karloff como o monstro da Universal Studios1️⃣ no clássico filme Frankenstein (1931).
Imagem foi reproduzida nas alegorias do desfile.
O enredo foi desenvolvido em cinco setores:
Setor 1 - A1️⃣ Introdução do Argumento – "Frankenstein ou o Prometeu Moderno"
O enredo começa fazendo referência direta à obra literária Frankenstein ou o1️⃣ Prometeu Moderno, mais conhecida simplesmente como Frankenstein, romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, considerada a primeira obra1️⃣ de ficção científica da história.
O primeiro setor do desfile descreve a ambientação onde começa a se desenrolar a trama: geleiras1️⃣ e icebergs em meio ao Oceano Ártico contemplam uma cena descrita no preâmbulo de abertura do livro; uma alusão ao1️⃣ sopro criativo que levou a autora a produzir uma aventura que tem, como ponto de partida, reflexões sobre o ímpeto1️⃣ da ambição humana e seus possíveis desdobramentos.
É nesse contexto que surge o navio do Comandante Robert Walton, que após resgatar1️⃣ Dr.
Victor Frankenstein em meio às vastas planícies de gelo, contempla uma sucessão de relatos que introduzem a narrativa, e funcionam1️⃣ como base do argumento histórico.
Ao revisitar suas memórias, Victor Frankenstein evidencia a bet365 download natureza pelo ávido desejo de aprender sobre1️⃣ todas as coisas, indiscriminadamente; relembra seu ingresso na Universidade de Ingolstadt, o fascínio pela ciência e pela medicina, pelas aulas1️⃣ de autópsia e dissecação de cadáveres.
É no laboratório que Dr.
Victor Frankenstein consegue dar vida ao fruto de um experimento, criado1️⃣ a partir de pedaços de corpos costurados rusticamente.
Uma criatura a quem chamou de "o infeliz monstro".
Nesse contexto, o enredo apresenta1️⃣ de um lado, os conceitos da mente de um jovem cientista, de ideais modernos e teor revolucionário, em busca da1️⃣ imortalidade e da glória pessoal; e de outro lado, um ser de aguda sensibilidade, que mesmo reconhecendo em si próprio1️⃣ suas feições monstruosas, no entanto, tema a necessidade de amar e ser amado, de modo eminentemente ser humano.
Edifício sede da1️⃣ Petrobras no Rio de Janeiro foi retratado de forma favelizada na segunda alegoria do desfile.
Setor 2 - A Ambição e1️⃣ a Ganância
O segundo setor aborda a ambição e a ganância de Dr.
Victor Frankenstein, observáveis através da bet365 download cobiça intelectual e1️⃣ bet365 download obstinada sede de conhecimento, impulsionada por bet365 download paixão voraz e inquietante diante das descobertas e avanços científicos.
Através da perspectiva1️⃣ de espelhamento que norteia o enredo, é feita uma analogia com a ambição e a ganância por dinheiro, poder e1️⃣ prestígio, intrínseca e notável ao longo da história do Brasil.
Segundo o enredo, "os monstros brasileiros não saíram da ficção e1️⃣ não aterrorizam os nossos sonhos, são um pesadelo que fazem parte da vida real: Hoje, estão presentes principalmente no Congresso1️⃣ Nacional e no Palácio do Planalto, em Brasília – a Capital dos Monstros, onde são tomadas as monstruosas decisões políticas1️⃣ que vitimizam o povo brasileiro, demonstrando que a caneta mata mais do que a pistola; estão nos escândalos de corrupção1️⃣ e nos desvios milionários dos cofres públicos, e ainda no pútrido esquema das licitações que envolvem as grandes empreiteiras, que1️⃣ em muito colaboraram para afundar a economia nacional; estão nas unidades prisionais que são verdadeiras universidades do crime".
O enredo ainda1️⃣ cita a Petrobrás como "a ruína do que já foi um dia, quando era referência de prosperidade, estabilidade e credibilidade,1️⃣ e atualmente, é símbolo do monstro da corrupção, protagonizando aquele que talvez seja o mais grave episódio de extravio de1️⃣ verbas públicas e pagamento de propinas na história do país".
Setor 3 - O Abandono
O terceiro setor do enredo aborda o1️⃣ abandono da criatura por Dr.
Victor, seu criador, fazendo uma análise comparativa com o abandono da população brasileira por parte de1️⃣ seus governantes.
Segundo o enredo, "o descuido, o desleixo e o desdém para com a população, que sofre com diversos flagelos,1️⃣ ocasionados por carências múltiplas: falta assistência social, educação, cultura, saúde, segurança, consciência, empatia [...
] São retalhos de uma sociedade refém1️⃣ de uma violência cruel, fruto do abandono social".
Ainda segundo o enredo, "enquanto os bandidos estão soltos pelas ruas, a população1️⃣ fica presa em propriedades gradeadas, numa tentativa desesperada de se ter um mínimo de segurança e proteção, onde aqueles que1️⃣ têm melhores condições financeiras, vivem em condomínios que são uma espécie de 'prisão de luxo', enquanto os demais, sobrevivem como1️⃣ podem, à mercê das mais diversas mazelas sociais.
Já o abandono do lixo, é um alerta sobre a nossa responsabilidade no1️⃣ que se refere ao descarte indevido dos restos e detritos que produzimos, e que são abandonados de forma irresponsável no1️⃣ meio ambiente; esse excesso de sujeira retrata a materialização do abandono, já que as questões ecológicas também são um retrato1️⃣ da rejeição".
Setor 4 - A Intolerância
O quarto setor do enredo aborda diversas questões referentes à intolerância, mais uma vez fazendo1️⃣ analogia com a relação de Dr.
Victor e bet365 download criatura.
O monstro de Frankenstein é rejeitado por seu criador por ser estranho1️⃣ e diferente, quando só queria ser amado.
Segundo o enredo, "intolerância é a falta de habilidade ou vontade em reconhecer e1️⃣ respeitar as diferentes crenças e opiniões; é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista dissidentes, provocando1️⃣ assim, uma postura de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos de grupos específicos, que vivem à1️⃣ bet365 download maneira de ser, e em consonância com seus próprios estilos de vida e convicções".
O enredo cita intolerância religiosa, de1️⃣ gênero e orientação sexual, de racismo (intolerância racial), xenofobia, e intolerância desportiva, citando o Estádio do Maracanã como um "moderno1️⃣ Coliseu" (palco de combates de gladiadores na Roma antiga), "onde torcedores, ao invés de vibrarem por seus times, terminam por1️⃣ digladiarem-se entre si", em referência às brigas de torcida de futebol.
Setor 5 - A Redenção
O quinto e último setor aborda1️⃣ a redenção da criatura que, na visão do enredo, só queria ser amada pelo seu criador.
O carnaval é apresentado como1️⃣ símbolo dessa redenção por ser uma festa democrática, onde todos podem se divertir.
Segundo o enredo, "o Rei Momo, monarca da1️⃣ Corte e anfitrião do carnaval, convoca a realeza, plebeus e personagens tradicionais da folia para dar um xeque-mate na tristeza1️⃣ e realizar um arrastão de alegria na Sapucaí, desfilando o respeito às diferenças através do Samba.
Zé Pereira, os negros da1️⃣ nossa Pequena África, as damas de casa, Pierrô, Colombina e Arlequim – a elite Bal Masqué, baianinhas, a plêiade do1️⃣ samba, o bloco dos sujos, velha guarda...
todos convidados a clamar por paz, representando e enaltecendo a voz do samba".
O enredo1️⃣ termina homenageando "os setenta anos de história que a Beija-Flor de Nilópolis está prestes a completar nesse ano de 2018",1️⃣ demonstrando "na prática, através de quarenta anos de projetos e trabalhos sociais, que sabe cuidar de bet365 download comunidade; que com1️⃣ amor, assistência e educação, é possível sim transformar a vida de seres humanos".
Detalhe das alas em referência à violência no1️⃣ futebol no desfile de 2018 da Beija-Flor .
Componentes desfilam com fantasias de gladiador e bandeiras de times brasileiros.
Processo de escolha1️⃣ [ editar | editar código-fonte ]
O concurso para escolha do samba-enredo oficial da Beija-Flor para o carnaval de 2018 teve1️⃣ início em 20 de agosto de 2017, data em que as parcerias concorrentes inscreveram suas obras para participar da disputa.
Na1️⃣ mesma data, a Beija-Flor fez a gravação dos sambas inscritos.[32]
22 parcerias inscreveram sambas no concurso da escola:[33]
Samba 04: Di Menor1️⃣ BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo e Rafael Prates.
Samba 05: Junior Trindade, Jota R,1️⃣ Thiago Alves, Wilson Tata e Rra Massa.
Samba 06: Valmir Vignolli, Carlos França, Maurício Augusto, Darwen Schiavine, Gabriel Lopes, Maia e1️⃣ Marquinhos Cavaco.
Samba 07: Serginho Aguiar, Alan Vinícius, Dr.
Rogério, Nino Smith, Gigi da Estiva, Márcio França, Kaká Kalmão, Vinícius Rabello, Rodrigo1️⃣ Sarmento, Rodrigo Armani, Rodrigo Nunes, Vinícius Sá, Carlinhos Ousadia e Cristiano Mesquita.
Samba 13: Cláudio Russo, J.
Velloso, Gilberto Oliveira, Julio, JB1️⃣ Oliveira e Marquinho Beija-Flor.
Samba 14: Cosme Araujo, Ricardo Carvalho, Sergio Galo, Claudio Vagareza, A.
Menezes, Frank Santos, Rodrigo Ponte e Kae1️⃣ Valle.
Samba 19: Zezé, Henrique Nova Cidade, João do Casulo, Edilson do Cavaco e Donde.
Samba 23: Willian Defensor, Luciano da Kombi1️⃣ e Robério Souza.
Samba 27: Arnaldo da Beija-Flor, Carlinhos Jr, Magnão do Sete Corda, Babalu do Cavaco e Fifito do Sete1️⃣ Corda.
Samba 29: Edson Azevedo e cia.
Samba 30: Carlinhos Amanhã, Pereirão, Robson Batalha, Wanderley Novidade, Paulinho Pontes, Atilio Muniz e Wilsinho1️⃣ da Benção.
Samba 31: Michel Laczynski.
Samba 37: Miguel, Veni Vieira, Tamir, Marcondes, Bocão e Paulo Bispo.
Samba 39: Sidney de Pilares, Sormany,1️⃣ Jorginho Moreira, LM Perigo, Rodrigo Cavanha, Cláudio Marinho, Walney Rocha e Paulo Oliveira.
Samba 51: Picolé da Beija-Flor, Gryvaldo e Samuel1️⃣ Permino.
Samba 52: Abraão Quinin e Rogério Costa.
Samba 53: Lucas de Moraes, Valter Rodrigues e Jorge Santana.
Samba 54: André do Cavaco,1️⃣ Bruno Costa, Adriano Gasparzinho e Alex Freitas.
Samba 55: Maurício Martins, Sobrinho França e Marcelo Martins.
Samba 77: Marcelo Guimarães, Rogério Damata,1️⃣ Tia vanda, Tia Rita e Tia Ivone.
Samba 88: Billy Conty, Denis Lopes, Diego Natural, Ailson Brandão, Beiço Rosa, Damião Linhares,1️⃣ Roger SD e Marcinho Beija-Flor.
Samba 300: Jose Roberto, Nurynho Almawi, João Fernandes, Villela, Marcelo Machado, Carlinhos da Xerox, Casé Fernandes,1️⃣ Fagner Fernandes e Fabio Santana.
"Acho que tudo que nós brasileiros estamos sentindo hoje, vivendo muita intolerância, falta de amor, falta1️⃣ de cuidado, nós temos que botar para fora a nossa indignação.
É hora de fazer um grande arrastão de alegria".
[ 341️⃣ ] -Kiraizinho, um dos compositores do samba da Beija-Flor.
Os sambas foram divididos em duas chaves (chave verde e chave amarela)1️⃣ com onze obras em cada chave.
O processo de escolha foi realizado em forma de classificatória, com os sambas sendo apresentados1️⃣ na quadra da escola e avaliados pela direção da agremiação com eliminatórias semanais.
A primeira eliminatória aconteceu em 24 de agosto1️⃣ de 2017.
As primeiras eliminatórias foram realizadas no barracão da escola, na Cidade do Samba.
Posteriormente, o concurso passou a ser realizado1️⃣ na quadra da agremiação em Nilópolis.
A Beija-Flor foi a última escola a definir seu samba para 2018.
A final da disputa1️⃣ foi realizada na madrugada da sexta-feira, dia 20 de outubro de 2017, na quadra da agremiação.
Quatro obras disputaram a final1️⃣ do concurso: sambas 4, 5, 7 e 39.
Venceu o samba 4, dos compositores Di Menor BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio1️⃣ Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo, Rafael Prates.
Foi a primeira vez que todos os compositores da parceria venceram uma1️⃣ disputa de samba-enredo.
[34] Dias após a final do concurso, o samba da Beija-Flor foi gravado por componentes e ritmistas da1️⃣ escola na Cidade do Samba, e por Neguinho da Beija-Flor em estúdio.
A obra é a sexta faixa do álbum Sambas1️⃣ de Enredo 2018, lançado em novembro de 2017.
[35][36] O samba 37, eliminado antes da final do concurso, foi gravado e1️⃣ lançado por Neguinho da Beija-Flor com o título de "O Poder da Ganância".[37]
Letra e melodia [ editar | editar código-fonte1️⃣ ]
Refrão principal do samba-enredo de 2018 da Beija-Flor.
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A letra do samba-enredo oficial da1️⃣ Beija-Flor foi escrita na primeira pessoa do singular.
Na primeira parte, a letra é ambígua, fazendo referências à história de Frankenstein,1️⃣ mas que também servem para retratar o abandono de brasileiros que se encontram à margem da sociedade ("Sou eu...
/ Espelho1️⃣ da lendária criatura / Um monstro...
/ Carente de amor e de ternura / O alvo na mira do desprezo e1️⃣ da segregação / Do pai que renegou a criação / Refém da intolerância dessa gente / Retalhos do meu próprio1️⃣ criador / Julgado pela força da ambição / Sigo carregando a minha cruz / À procura de uma luz, a1️⃣ salvação").
O refrão central do samba faz alusão à exploração da fé.
Religiosos que exploram os mais necessitados e só fazem o1️⃣ bem pedindo algo em troca ("Estenda a mão meu senhor / Pois não entendo tua fé / Se ofereces com1️⃣ amor / Me alimento de axé / Me chamas tanto de irmão / E me abandonas ao léu / Troca1️⃣ um pedaço de pão / Por um pedaço de céu").
A segunda parte do samba começa fazendo referência à corrupção na1️⃣ política e seus efeitos na sociedade ("Ganância veste terno e gravata / Onde a esperança sucumbiu / Vejo a liberdade1️⃣ aprisionada / Teu livro eu não sei ler, Brasil!").
O trecho seguinte aponta o samba como salvação para os problemas sociais1️⃣ ("Mas o samba faz essa dor dentro do peito ir embora / Feito um arrastão de alegria e emoção o1️⃣ pranto rola / Meu canto é resistência no ecoar de um tambor / Vem ver brilhar mais um menino que1️⃣ você abandonou").
O refrão principal do samba critica o abandono dos brasileiros pelas autoridades e usa a Beija-Flor como símbolo de1️⃣ acolhimento social ("Oh! Pátria amada, por onde andarás? / Seus filhos já não aguentam mais! / Você que não soube1️⃣ cuidar / Você que negou o amor / Vem aprender na Beija-Flor!").
Luiz Antônio Simas, em bet365 download crítica para O Globo,1️⃣ escreveu que "Beija-Flor (com uma gravação excepcional), Paraíso do Tuiuti e Mangueira têm sambas candidatos a melhores do carnaval, com1️⃣ enredos contundentes, ancorados na crítica social às mazelas de uma sociedade intolerante e estruturalmente racista como a brasileira".
[38] Leonardo Bruno,1️⃣ do Extra, classificou o samba da Beija-Flor como "obra-prima", apontando que "a escola de Nilópolis traz um enredo-manifesto, com letra1️⃣ forte em interpretação marcante de Neguinho da Beija-Flor".
[39] Para Bruno Guedes, da Cult Magazine, "o samba é um primor.
Talvez a1️⃣ melhor poesia do ano e com um Neguinho da Beija-Flor, no disco, fazendo jus a bet365 download figura lendária.
E melodicamente é1️⃣ 'Padrão Beija-Flor': pesado quando precisa ser e feito para o componente acostumado a ele".
[40] Marco Maciel, do Sambario, elogiou o1️⃣ samba, escrevendo que "a melodia segue o tom 'nilopolitano' de levada pesada, no entanto com mais dolência.
Os refrães são fortíssimos,1️⃣ principalmente o do meio, cuja letra que ataca os templos é um achado.
Trechos como 'pois não entendo bet365 download fé' e1️⃣ 'me chamas tanto de irmão e me abandonas ao léu / troca um pedaço de pão por um pedaço de1️⃣ céu' são a síntese da exploração à fé alheia que infelizmente ludibria tanta gente e enche os bolsos de quem1️⃣ não merece.
A segunda parte do samba cita as mazelas provocadas pelos governantes, fechando a obra, no momento de mais emoção,1️⃣ com a exaltação ao samba como canto de resistência.
O samba, interpretado brilhantemente pelo velho Neguinho, dispensa a sinopse para o1️⃣ entendimento do tema, fruto de inspiração ímpar dos compositores, servindo perfeitamente como o triste retrato atual de nosso país, cujos1️⃣ poetas são historicamente habituados a tecerem obras antológicas em períodos de maior adversidade".
[41] Mauro Ferreira, do G1, foi o único1️⃣ a criticar o samba, apontando que a obra da Beija-Flor é "muito aquém" do histórico da agremiação.[42]
A Beija-Flor foi a1️⃣ sexta, e última, escola a desfilar na segunda noite do Grupo Especial, iniciando seu desfile pouco depois das 4 horas1️⃣ da manhã da terça-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro de 2018.
A apresentação contou com 3.
550 componentes, divididos em 361️⃣ alas, cinco alegorias e três tripés.
A escola concluiu seu desfile com 72 minutos de apresentação.
[43][44] Ao final, o público dos1️⃣ camarotes e arquibancadas invadiu a pista e seguiu a escola, ato conhecido no meio carnavalesco como "arrastão", porém, de maior1️⃣ proporção do que o comum.
Mesmo após a bateria parar de tocar, o público continuou cantando o samba-enredo à capela.
[5] Abaixo,1️⃣ o roteiro do desfile e o contexto das alegorias e fantasias apresentadas.
Recepção dos especialistas [ editar | editar código-fonte ]
O1️⃣ desfile dividiu a opinião dos especialistas.
Foram elogiados os chamados "quesitos de chão" (harmonia e evolução), além da parte musical (bateria1️⃣ e samba-enredo) e o casal Selminha e Claudinho; enquanto a plástica (alegorias e fantasias), enredo e comissão de frente, foram1️⃣ duramente criticados.
Alguns veículos de imprensa sequer listaram a Beija-Flor entre as favoritas ao título.
Bernardo Araujo, do jornal O Globo, listou1️⃣ Portela, Salgueiro e Mangueira como as favoritas ao campeonato.
Sobre a Beija-Flor, o jornalista escreveu que a escola "passou seu recado,1️⃣ ao som de um samba belíssimo, mas não o fez de forma carnavalesca [...
] desistindo do luxo que a caracteriza1️⃣ há 40 anos para contar, de forma teatral, o enredo".
[56][57] Ainda segundo Araujo, a escola de Nilópolis só chegaria ao1️⃣ Desfile das Campeãs "com boa vontade dos jurados".
[58] Para Tony Goes, da Folha de São Paulo, a Beija-Flor "recuperou a1️⃣ verve dos tempos do carnavalesco Joãosinho Trinta e fez um desfile memorável, ressaltando as mazelas da corrupção brasileira (mas, convenientemente,1️⃣ esquecendo que seu patrono, Anísio Abraão David, está condenado a 48 anos de prisão)".[59]
Uma mãe chora ao ver seu filho1️⃣ policial baleado.
Trajes comuns e falta de carnavalização foi criticada pelos especialistas.
Anderson Baltar, do UOL, apontou Salgueiro e Mangueira como as1️⃣ favoritas.
[60] O jornalista escreveu que a Beija-Flor não merecia vencer o carnaval porque "usou e abusou de imagens sem qualquer1️⃣ espécie de carnavalização [...
] e, em muitos casos, resvalaram no mau gosto", criticando as encenações de um tiroteio em sala1️⃣ de aula e de um policial baleado agonizando.
Ainda segundo Baltar, "não é justo e correto que outras doze concorrentes, cujos1️⃣ profissionais pensam, por meses, em um conceito de desfile e em deixar suas alegorias e roupas bem acabadas e inteligíveis,1️⃣ percam para um festival de carros sem cuidado e não-fantasias passando", finalizando que a escola poderia vencer "escorada pela comoção1️⃣ pública e pela força dentro dos bastidores".[61]
Leonardo Bruno e Ramiro Costa, do Extra, colocaram Salgueiro, Mangueira e Paraíso do Tuiuti1️⃣ na briga pelo título, destacando que a Beija-Flor "foi a grande decepção do ano, com uma concepção de desfile equivocada,1️⃣ uma qualidade visual inferior à bet365 download tradição e um descasamento claro entre alegorias e fantasias, num enredo que se mostrou1️⃣ um balaio de gatos".
Para os jornalistas, "o enredo não mostrou consistência ao atirar para todos os lados.
E a nova proposta1️⃣ de alegorias, com uma estética realista demais, era pouco carnavalesca.
Os carros não tinham requinte estético, e as fantasias traziam uma1️⃣ proposta totalmente diferente.
Vale destacar o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha, que dançou muito".[62]
Aydano André Motta escreveu que1️⃣ "no fundamental aspecto estético, a azul e branco fracassou.
Nos essenciais samba e evolução, brilhou intensamente".
Para o jornalista, "a crítica reprovou1️⃣ a apresentação nilopolitana, pelo desprezo ao acabamento de alegorias e à qualidade das fantasias, que se desmancharam avenida afora.
O carro1️⃣ que representava a sede da Petrobras, para falar de corrupção parecia inacabado, na madeira; boa parte das encenações causava incômodo,1️⃣ e não o alegre prazer do carnaval.
(E teve blackface, imperdoável ícone racista.)".
Aydano ainda elogiou os desempenhos de Neguinho da Beija-Flor,1️⃣ Selminha e Claudinho, e pontuou que "a impressionante multidão foliã, que foi atrás da escola e cantou o samba à1️⃣ capela, mesmo depois de a bateria silenciar, transformou a apresentação na mais importante do ano, por construir apoteose que entra1️⃣ para a história da festa" e que "o sarapatel de críticas às mazelas sociais abarcou correntes diversas, ao tratar de1️⃣ racismo e homofobia, machismo e poluição ambiental – agendas da esquerda –, de carga tributária e corrupção – temas que1️⃣ a saga política associou à direita.
E no meio, a violência, que mobiliza todas as 43568 correntes ideológicas".[63]
Os jurados do prêmio1️⃣ Estandarte de Ouro criticaram o desfile.
Para Luiz Antonio Simas, a Beija-Flor "apresentou um enredo de difícil compreensão, com problemas na1️⃣ estrutura narrativa, e deixou a desejar nos aspectos visuais.
Por outro lado, o ótimo desempenho do casal de mestre-sala e porta-bandeira,1️⃣ da bateria e do samba-enredo favoreceram a comunicação com o público".
Para Marcelo de Mello, "a escola deixou de lado seu1️⃣ estilo de alegorias, e pôs no lugar uma teatralização de mau gosto.
Trocou o luxo de sempre por movimentos desconexos na1️⃣ dramatização".
Maria Augusta Rodrigues pontuou que "a parte alegórica não trouxe as características da escola".
Dorina classificou o desfile como impactante, pontuando1️⃣ que "às vezes a gente não quer ver aquilo na Avenida, mas é o que está nas ruas o tempo1️⃣ todo".
Para Bruno Chateaubriand, "o enredo pode parecer confuso, mas as pessoas davam significado àquilo tudo.
Os desfilantes visualizavam aquilo na vida1️⃣ deles, cantavam com o coração".
Para Alberto Mussa, "o que chocou foi a desorganização do enredo e o mau gosto de1️⃣ algumas imagens".
Aloy Jupiara lembrou que "a Beija-Flor se propôs a fazer uma crítica social e política.
Ela fez isso em 1989,1️⃣ com Ratos e urubus...
Larguem a minha fantasia.
Mas não há margem de comparação.
O Joãosinho Trinta carnavalizou os mendigos.
Esse ano, aquilo não1️⃣ se realizou e corrompeu as características da escola".
Felipe Ferreira apontou que a Beija-Flor "anulou os destaques, um personagem importante que1️⃣ surge praticamente junto com as escolas de samba.
Vários deles não saíram, e os que saíram foram reduzidos a composições da1️⃣ última alegoria".
Para Luís Filipe de Lima, "a bateria, que tem passado sempre com andamento cadenciado, teve o mérito de manter1️⃣ bet365 download característica.
Mas foi pouco arrojada, poderia ter esquentado mais o samba".[64]
Em bet365 download crônica, o jornal O Dia escreveu que "o1️⃣ enredo da agremiação foi desenvolvido de forma confusa e as alegorias apresentaram acabamento abaixo do esperado.[...
] a escola causou um1️⃣ grande choque na Sapucaí.
Os carros apresentavam uma grande poluição visual complicando demais a resolução do enredo.
As alas também não ajudaram1️⃣ a agremiação no seu desfile.
O ponto positivo ficou por conta dos quesitos de chão.
O belo samba-enredo foi muito bem executado1️⃣ pela bateria comandada pelo mestre Rodney.
A harmonia da escola foi mais uma vez o rolo compressor e deverá fazer com1️⃣ que a agremiação conquiste boas notas [...
] a escola não fez um desfile que a credenciasse a lutar pelo título1️⃣ do Carnaval.
A apresentação experimental acabou mostrando uma qualidade bastante duvidosa".
[65] Fabio Grellet, do Estadão, foi um dos poucos a apontar1️⃣ a escola como favorita, escrevendo que "mesmo trocando seu tradicional luxo por fantasias que em muitos casos representavam o lixo,1️⃣ a escola é candidata ao título".[66]
Para Guilherme Ayupp, do site Carnavalesco, "apesar da pesada crítica e do discurso em tom1️⃣ elevado, quesitos como enredo e alegorias apresentaram falhas no desfile".
O jornalista elogiou o samba-enredo e seu intérprete oficial ("Neguinho da1️⃣ Beija-Flor levantou as arquibancadas com a condução de uma das obras mais populares do carnaval.
O refrão, que trazia uma mensagem1️⃣ forte, acabou sendo bastante cantado pela escola e pelas próprias arquibancadas.
Em perfeita harmonia com a bateria, o carro de som1️⃣ foi o ponto alto da atuação do samba"); a evolução da escola ("componentes evoluíram com alegria e desenvoltura"); a harmonia1️⃣ ("As alas cantaram forte o samba-enredo.
Em todos os setores houve a mesma intensidade de canto.
A comunicação com o público acabou1️⃣ impulsionando arquibancadas e frisas a também cantarem, o que deu ainda mais volume"); Selminha e Claudinho ("O entrosamento de mais1️⃣ de vinte carnavais fez mais uma vez grande diferença"); e as fantasias ("Estavam bem adequadas ao enredo e a realização1️⃣ dos figurinos teve uma das leituras mais compreensíveis de todo o Grupo Especial").
Foram criticadas a comissão de frente ("a realização1️⃣ da coreografia se deu de maneira confusa e sem clareza, dificultando sensivelmente bet365 download compreensão [...
] Não houve comunicação com o1️⃣ público"); as alegorias ("Houve falhas de concepção e realização em praticamente todos os carros"); e o enredo ("o desfile teve1️⃣ falhas graves de realização da proposta.
A setorização não se mostrou de maneira clara na avenida, carecendo de uma melhor continuidade1️⃣ entre um setor e outro").[67]
Em análise para o site Carnavalesco, Eugênio Leal escreveu que "a Beija-flor encerrou os desfiles revertendo1️⃣ a lógica do carnaval.
As pessoas vão à Sapucaí para navegar no mundo dos sonhos; ver carros grandiosos e brilhantes; fantasias1️⃣ coloridas cheias de pluma; componentes de corpos pintados, corpos esculturais seminus e coisas do tipo.
Querem fugir da realidade.
O que a1️⃣ escola de Nilópolis fez foi jogar na cara das pessoas a esta realidade que as espera quando deixam o sambódromo".
[68]1️⃣ Em bet365 download crítica, o portal Carnavalize escreveu que "o enredo não funcionou bem e não se fez claro, sem um1️⃣ fio condutor, e as críticas feitas não conversaram entre si.
O visual inovador da escola gerou controvérsias" e que "a Comissão1️⃣ de Frente fez uma apresentação sem momentos de destaque e por vezes confusa", mas elogiou o casal Selminha e Claudinho1️⃣ ("fizeram uma boa apresentação e foram muito aplaudidos pela arquibancada"), além de Neguinho da Beija-Flor, a harmonia e a bateria1️⃣ da escola.[69]
Os comentaristas do site SRzd analisaram os pontos positivos e negativos da apresentação.
Para Raquel Valença, "o que mais fez1️⃣ falta ao desfile foi enredo.
Não havia começo, meio e fim.
De geleira a punk nordestino, um desfile de carros sem beleza1️⃣ e sem acabamento [...
] nem os componentes pareciam convencidos do novo discurso da escola".
Analisando o desempenho de Selminha e Claudinho,1️⃣ Eliane Santos Souza escreveu que "a graça, a leveza e a majestade do casal pôde ser observada durante a realização1️⃣ dos movimentos coordenados onde se destacaram o equilíbrio e a reciprocidade da dupla".
Para Bruno Moraes, "o belo desfile da bateria1️⃣ da Beija-Flor teve o seu grande destaque o andamento.
Aquela batucada autêntica e swingada já é característica da bateria do mestre1️⃣ Rodney.
Fez boas apresentações nas cabines 1, 2 e 3, porém, no módulo 4, a bateria não foi tão firme quanto1️⃣ nos demais.
No geral foi um ótimo desfile dos ritmistas de Nilópolis".[70]
Jornalistas que cobrem política também deram opinião sobre o desfile.
Para1️⃣ Josias de Souza, "o desfile foi apoteótico.
Mas faltou à Beija-Flor uma ala sobre o patrono da escola, o contraventor Aniz1️⃣ Abraão David.
Anízio, como é chamado, carrega no prontuário uma sentença de primeira instância: 48 anos de cadeia por corrupção ativa,1️⃣ lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e contrabando".
[71] Ascânio Seleme escreveu que a Beija-Flor "acertou ao retratar o Rio de Sérgio1️⃣ Cabral, com seus jantares fartos e guardanapos na cabeça, mas errou ao praticamente ignorar o PT (Partido dos Trabalhadores) no1️⃣ seu enredo de ratazanas".[72]
Selminha Sorriso durante o Desfile das Campeãs.
A Beija-Flor foi a campeã do carnaval de 2018 com um1️⃣ décimo de vantagem sobre Paraíso do Tuiuti e Salgueiro.
A escola de Nilópolis conquistou seu 14.
º título de campeã da folia1️⃣ carioca, três anos depois de bet365 download conquista anterior, em 2015.
[73][4] Com a vitória, a escola foi classificada para encerrar o1️⃣ Desfile das Campeãs, que teve início na noite do sábado, dia 17 de fevereiro de 2018, no Sambódromo da Marquês1️⃣ de Sapucaí.[74]
Impedida de usar bet365 download quadra, interditada pelo Ministério Público por apresentar problemas estruturais, a Beija-Flor montou um palco com1️⃣ telão numa praça próxima à quadra para seus torcedores acompanharem a apuração.
Com a confirmação do título, as ruas no entorno1️⃣ foram tomadas por milhares de pessoas.
[75] Cerca de vinte tonéis de latinhas de cerveja foram comprados pela escola para serem1️⃣ distribuídos na festa do título.
[76] O troféu foi levado em carreata pelas principais ruas da cidade, em cima de um1️⃣ carro de som, pelos componentes e diretores da escola.[77]
A leitura das notas foi realizada na tarde da quarta-feira de cinzas,1️⃣ dia 14 de fevereiro de 2018, na Praça da Apoteose.
De acordo com o regulamento do ano, a menor nota recebida1️⃣ por cada escola, em cada quesito, foi descartada.
As notas variam de nove à dez, podendo ser fracionadas em décimos.
A ordem1️⃣ de leitura dos quesitos foi definida em sorteio horas antes do início da leitura das notas.[78]
A apuração começou com Portela1️⃣ e Mangueira liderando após a leitura dos quesitos Enredo e Evolução.
Com a perda de um décimo em Enredo, Beija-Flor estava1️⃣ na terceira colocação, empatada com a Unidos da Tijuca.
A Mangueira perdeu a liderança no quesito Bateria, onde perdeu dois décimos.
A1️⃣ Beija-Flor assumiu a liderança isolada da apuração no quesito Comissão de Frente, onde a Portela perdeu alguns décimos.
No quesito seguinte,1️⃣ Alegorias e Adereços, a escola de Nilópolis perdeu a liderança para a Mocidade.
A escola de Padre Miguel liderou até o1️⃣ quesito Fantasias, onde perdeu alguns décimos, passando a liderança da apuração para Salgueiro e Beija-Flor.
No último quesito, Samba-Enredo, o Salgueiro1️⃣ perdeu um décimo e a Beija-Flor, com nota máxima, conquistou o título.
[79] Ao todo, a escola recebeu dez notas abaixo1️⃣ da máxima, sendo que seis foram descartadas seguindo o regulamento do concurso.
Com isso, a escola perdeu apenas quatro décimos, atingindo1️⃣ 269,6 pontos contra 269,5 do Tuiuti e do Salgueiro.[6]
Legenda: S Nota descartada J1 Julgador 1 J2 Julgador 2 J3 Julgador1️⃣ 3 J4 Julgador 4
Total Enredo Evolução Bateria Mestre-Sala e Porta-Bandeira Comissão de Frente Alegorias e Adereços Harmonia Fantasias Samba-Enredo J11️⃣ J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J11️⃣ J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 9,9 10 9,9 10 101️⃣ 10 10 10 10 10 9,9 10 10 9,9 10 10 10 10 9,9 10 9,9 9,9 9,9 10 101️⃣ 10 10 10 9,9 10 9,8 10 10 10 10 10 269,6
A nota máxima (dez) não é justificada.
Abaixo, as justificativas1️⃣ das notas abaixo de dez:
O julgador Artur Nunes Gomes, do módulo 1 de Enredo, deu nota 9,9 para a escola1️⃣ porque a ala 5 "não conseguiu materializar bet365 download proposta em razão da ausência da mala que consta no figurino do1️⃣ livro abre-alas e expressa a absoluta riqueza material, conforme descrita na justificativa da fantasia" e também porque na ala 311️⃣ "o Pierrô apresentou-se sem o instrumento musical que consta no figurino da fantasia apresentado no livro abre-alas e que compõe1️⃣ bet365 download representação tradicional.[ 80 ]
Pérsio Gomyde Brasil, do módulo 3 de Enredo, deu nota 9,9 por um conjunto de fatores:1️⃣ a ala 5 "não trouxe a maleta de dinheiro" conforme descrito no livro abre-alas; o figurino do ato 4 "é1️⃣ diferente do que consta no livro abre-alas"; na indumentária da ala 18 "faltou o elemento necessário"; e após o ato1️⃣ 8 desfilou "um grupo com bandeiras não roteirizado".[ 81 ]
Cláudio Luis Matheus, do módulo 3 de Bateria, deu nota 9,91️⃣ para a escola alegando "pouca criatividade".
O julgador também apontou que "a bateria se deslocou no momento da convenção do refrão,1️⃣ causando imprecisão".
[ 82 ] A nota foi descartada por ter sido a menor do quesito.
Beatriz Badejo, do módulo 2 de1️⃣ Mestre-sala e Porta-bandeira, deu nota 9,9 para Claudinho e Selminha alegando que "o casal aproximou-se do módulo de julgamento dançando,1️⃣ sem pausa para a introdução do bailado e apresentação da bandeira, como todos costumam fazer em suas exibições".
A julgadora também1️⃣ alegou "início atropelado".
[ 83 ] A nota foi descartada por ter sido a menor do quesito.
Paulo César Morato, do módulo1️⃣ 3 de Comissão de Frente, deu nota 9,9 para a escola.
O julgador elogiou a qualidade da ideia proposta e o1️⃣ cenário de terror gótico montado, mas alegou que faltou "desenvolver mais essa excelente ideia, pois acabou ficando híbrido e incompleto1️⃣ em termos de realização, comprometendo a narratividade ao público".
[ 84 ] A nota foi descartada por ter sido a menor1️⃣ do quesito.
Soter Bentes, do módulo 1 de Alegorias e Adereços, deu nota 9,9 para a escola.
O julgador escreveu que na1️⃣ primeira alegoria, "a estrutura do barco que ia levantar não funcionou, prejudicando o entendimento das funções do espaço" e que1️⃣ "a alegoria 2 também não funcionou bem quando passou pelo módulo 1, e fiquei sem entender o uso dos espaços1️⃣ vazios da estrutura que simbolizava o prédio da Petrobras".[ 85 ]
Rebeca Kaiser, do módulo 2 de Alegorias e Adereços, deu1️⃣ nota 9,9 porque a encenação e transformação da primeira alegoria "não aconteceram em frente ao módulo, logo não foi possível1️⃣ ver todos os elementos nem entender a representação proposta do argumento da obra".[ 86 ]
Madson Oliveira, do módulo 3 de1️⃣ Alegorias e Adereços, deu nota 9,9 alegando que "o conjunto alegórico apresentado foi quase que totalmente teatralizado, com pouco carnavalização,1️⃣ arriscando-se na estética de figurinos cênicos realistas ao invés de fantasias.
Isso foi notado no carro abre-alas, elementos cenográficos e alegorias1️⃣ de numero 2 a 4".[ 87 ]
Paulo Paradela, do módulo 1 de Fantasias, deu nota 9,9 para a escola justificando1️⃣ que "o diabo presente no costeiro da fantasia da ala 2 estava despencando em alguns componentes"; na ala 5 "não1️⃣ foi identificado o elemento mala de dinheiro que é descrito no livro abre-alas" e na ala 24 "os bonecos que1️⃣ compunham a fantasia estavam, em alguns casos, despencando, comprometendo a estética/realização".[ 88 ]
Helenice Gomes, do módulo 3 de Fantasias, deu1️⃣ a nota mais baixa do desfile: 9,8.
A julgadora argumentou que "na realização das fantasias, foram observadas algumas faltas de adereços1️⃣ que constam no caderno abre-alas e falhas pontuais", citando a ala 2, em que "alguns costeiros estavam tombando pra trás,1️⃣ comprometendo o visual"; a ala 5, em que "faltou a mala que fazia parte da proposta da fantasia"; a ala1️⃣ 18, onde "faltou o incensário, adereço que compõe a indumentária"; além do ato 4, onde "a fantasia apresentada era diferente1️⃣ da que constava no livro abre-alas".[ 89 ]
Detalhe da terceira alegoria do desfile, que reproduziu um cenário caótico em meio1️⃣ ao lixo, com caixões e policiais feridos à espera de atendimento.
Repercussão da vitória [ editar | editar código-fonte ]
"Dedico a1️⃣ conquista desse carnaval ao povo de Nilópolis e especialmente ao Laíla pela luta que ele teve pra conseguir 'botar' o1️⃣ carnaval na rua.
Tivemos alguns problemas, mas hoje Nilópolis é nossa.
O título veio com certa dificuldade, mas no fim o nosso1️⃣ samba conseguiu se impor e prevalecer".
[ 76 ] - Leo Mídia, um dos integrantes da comissão de carnaval da escola.
Ao1️⃣ final da apuração diversas celebridades usaram as redes sociais para celebrar a vitória da Beija-Flor.
[90][91] O perfil oficial da Polícia1️⃣ Militar do Estado do Rio de Janeiro nas redes sociais parabenizou a escola pelo título e postou uma imagem do1️⃣ último tripé do desfile, com a escultura de uma mãe segurando o filho policial morto.[92]
Especialistas divergiram sobre o resultado.
Leonardo Bruno,1️⃣ em análise para O Globo, escreveu que "o júri oficial, tão criticado por ser técnico, frio e calculista, dessa vez1️⃣ foi populista.
Premiou a escola que foi abraçada pelo povo, sem observar falhas no enredo, na comissão de frente, e na1️⃣ concepção das alegorias.[93]
Artur Xexéo, também d'O Globo, elogiou o resultado, apontando que "a Beija-Flor fez o que mais se espera1️⃣ de uma escola de samba: surpreendeu.
Ao organizar um desfile teatralizado, trouxe para o Sambódromo cenas do cotidiano brasileiro.
A corrupção e1️⃣ a violência foram mostradas de forma carnavalesca por meio de alas fantasiadas de políticos com malas de dinheiro ou encenações1️⃣ de crianças atingidas por balas perdidas na escola.
As alegorias foram criticadas.
Pareciam simples demais.Eram mesmo.
O carro que tentava reproduzir o edifício1️⃣ da Petrobras era até feio.
Mas, quando ele se transformava e exibia cenas múltiplas vividas numa favela, tornava-se deslumbrante".[94]
Para Ramiro Costa,1️⃣ do Extra, a Beija-Flor perdeu "muito pouco diante do que se esperava, frente à reação negativa gerada pelo visual da1️⃣ escola [...
] O júri, que em geral é tão rigoroso nos quesitos visuais, dessa vez se deixou contagiar pela emoção".
[95]1️⃣ Ricardo Noblat, da Veja, elogiou o resultado, apontando que "Beija-Flor e Tuiuti foram as duas escolas que mais empolgaram o1️⃣ público no Sambódromo".[96]
Carnavalesco e comentarista de carnaval da Super Rádio Tupi, Luiz Fernando Reis discordou do resultado, creditando a vitória1️⃣ da escola a Laíla: "não foi a parte plástica, não foi o Misailidis (coreógrafo, autor do enredo e de parte1️⃣ das concepção dos carros).
A comunidade da Beija-Flor ganhou o carnaval, com samba, harmonia, evolução".
Reis também criticou o uso do edifício1️⃣ da Petrobras como símbolo de corrupção pela escola: "Foi uma falha de enredo monumental.
A Petrobras é a maior empresa brasileira,1️⃣ motivo de orgulho nacional.
As besteiras foram feitas por seus gestores, e não pela empresa.
Então vamos falar deles, e não da1️⃣ Petrobras".[97]
Bernardo Araujo, d'O Globo, também discordou dos jurados, apontando que "além das tradicionais e merecidas boas notas em samba-enredo, bateria,1️⃣ evolução e mestre-sala e porta-bandeira, o fraquíssimo trabalho visual foi punido com poucos décimos: dois em alegorias e adereços e1️⃣ um em fantasia.
O enredo confuso, panfletário, caça-likes perdeu apenas um décimo".
[98] Para a Veja, "numa avaliação técnica, a apresentação da1️⃣ Beija-Flor foi apenas mediana.
Mas, no calor da empolgação popular, atraiu também o interesse dos jurados".
Para a doutora em história Rosa1️⃣ Maria Araújo, presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio, "o protesto político passou à frente da estética1️⃣ e da técnica".[99]
Para a Folha de São Paulo, "a Beija-Flor conquistou público e jurados com um desfile contestador apesar do1️⃣ 'teto de vidro' dentro da escola", lembrando que o bicheiro Aniz Abraão David é patrono e presidente de honra da1️⃣ agremiação.
[100] Em análise para o jornal O Globo, o poeta e jornalista Luis Turiba elogiou os desfiles de Beija-Flor e1️⃣ Paraíso do Tuiuti, mas apontou que o enredo da escola de Nilópolis "foi mais longe.
Colocou o dedo no pus da1️⃣ ferida, ousou mais, focou com lentes de aumento o Brasil que vivemos".[101]
Para Daniela Name, da Revista Caju, "a Beija-Flor fez1️⃣ um carnaval sem fio narrativo, em que as imagens vistas na avenida funcionaram como bolhas ou ilhas, ideias à deriva1️⃣ no curso do desfile.
Foi assim com a farra dos guardanapos, crítica a Sergio Cabral.
Foi assim também com as mortes dos1️⃣ policiais, com o prédio da Petrobras transformado em um conjunto retalhado de cenas urbanas, logo depois do navio e da1️⃣ geleira de Frankenstein.
Foi assim também com a procissão de mendigos, mal amarrada homenagem a 'Ratos e Urubus', e com o1️⃣ arrastão promovido em uma das alas – vergonhosamente com praticamente todos os bandidos com a pele tão negra quanto a1️⃣ maioria dos componentes da comunidade de Nilópolis.
A Beija-Flor não fez carnaval sequer para Desfile das Campeãs, mas disputou o título1️⃣ e, apoiada pelos erros de suas concorrentes diretas, acabou vencendo".[102]
Num ano de eleições presidenciais no Brasil, o carnaval não ficou1️⃣ de fora da polarização política que tomou conta do país.
Parlamentares de esquerda celebraram o desfile do Paraíso do Tuiuti, que1️⃣ criticou a reforma trabalhista do Governo Temer e debochou das manifestações pelo impeachment de Dilma Roussef, criando uma rivalidade com1️⃣ o desfile da Beija-Flor, apontado por sites e políticos de esquerda e alguns especialistas como um "desfile de direita", que1️⃣ exaltou a Operação Lava Jato, criminalizou políticos do PT e defendeu os anseios e angústias do empresariado, criticando a carga1️⃣ tributária e benefícios trabalhistas como FGTS e PIS.[103][104][68][105]
Detalhe da ala 12 ("O Bicho Papão da Educação e as Crianças Vendedoras1️⃣ de Balas").
Componentes desfilaram com fantasia de bicho-papão, simbolizando que "o abandono é o grande bicho-papão da educação, que, metaforicamente, devora1️⃣ a oportunidade de aprendizado infanto-juvenil".
Laíla, histórico diretor da Beija-Flor, se despediu da escola após o título de 2018.
Após a vitória1️⃣ da Beija-Flor, Laíla fez críticas à perda de espaço no comando do carnaval da escola.
O desabafo do diretor expôs o1️⃣ conflito interno dentro da agremiação após a ascensão de Gabriel David e suas ideias de modernização do desfile junto ao1️⃣ coreógrafo Marcelo Misailidis.
[113][114] Em 26 de fevereiro de 2018, cerca de uma semana após o Desfile das Campeãs, a Beija-Flor1️⃣ comunicou o desligamento "amigável" de Laíla, encerrando uma das maiores parcerias da história do carnaval carioca.
Laíla teve três passagens pela1️⃣ escola, com a última durando 23 anos, além de oito títulos conquistados.
[115] Semanas depois, Laíla anunciou bet365 download transferência para a1️⃣ Unidos da Tijuca.
[116] Em 2020, Laíla esteve na União da Ilha do Governador.
[117] Em 18 de junho de 2021, Laíla1️⃣ faleceu, aos 78 anos de idade, vítima da COVID-19.[118]
No carnaval de 2019, a Beija-Flor manteve o estilo "moderno" adotado por1️⃣ Gabriel David e Marcelo Misailidis, e consagrado com o título de 2018.
O desfile de 2019, que homenageou os setenta anos1️⃣ da escola, teve alas e alegorias coreografadas ao estilo da apresentação de 2018.
[119] O resultado, porém, foi bem diferente.
A Beija-Flor1️⃣ obteve um dos piores resultados de bet365 download história, se classificando em décimo primeiro lugar, perto da zona de rebaixamento.
[120] Para1️⃣ se recuperar do desastre de 2019, a escola voltou a apostar num estilo de desfile mais clássico, investindo no luxo1️⃣ que a caracterizou durante anos, voltando a conquistar boas colocações no Grupo Especial.
[121] Para o carnaval de 2020, a agremiação1️⃣ decidiu acabar com bet365 download comissão de carnaval, montada por Laíla em 1998.
[122] Da comissão, apenas Cid Carvalho foi mantido na1️⃣ escola.
Carnavalesco da Beija-Flor entre 2007 e 2011, Alexandre Louzada retornou à agremiação, formando dupla com Cid.
[123] Marcelo Misailidis voltou a1️⃣ se dedicar exclusivamente à função de coreógrafo da comissão de frente da escola.[124]Referências