Velho Chico é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida originalmente de 14 de março a 30 de 👍 setembro de 2016 em 172 capítulos,[3] com o último capítulo reexibido no dia subsequente, 1º de outubro.
Substituiu A Regra do 👍 Jogo e foi substituída por A Lei do Amor, sendo a 10.
ª "novela das nove" exibida pela emissora.
Escrita por Benedito 👍 Ruy Barbosa, Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com a colaboração de Luis Alberto de Abreu, teve direção de Carlos Araújo, 👍 Gustavo Fernandez, Antônio Karnewale, Philippe Barcinski e Luiz Fernando Carvalho, também diretor artístico.[4]
Conta com as atuações de Rodrigo Santoro, Tarcísio 👍 Meira, Rodrigo Lombardi, Fabiula Nascimento, Chico Díaz, Cyria Coentro, Carol Castro, Umberto Magnani, Domingos Montagner, Camila Pitanga, Antônio Fagundes, Christiane 👍 Torloni, Marcelo Serrado, Lucy Alves, Irandhir Santos e Dira Paes.[2]
A trama se inicia no final da década de 1960, quando 👍 Afrânio é obrigado a retornar de Salvador para a fictícia cidade de Grotas de São Francisco, local próximo ao Rio 👍 São Francisco, para assumir o lugar do pai, o poderoso Coronel Jacinto, que comandava a política e a economia da 👍 cidade.
Apaixonado por Iolanda, uma atraente cantora cigana de origem espanhola, mas obrigado pela amargurada mãe Encarnação, que ainda sofre pela 👍 perda de seu filho mais velho, morto nas águas do São Francisco, Afrânio parte numa viagem pela região para reafirmar 👍 alianças que seu pai mantinha.
[5] Em bet365 gol contra viagem, conhece Leonor, filha do coronel Argelino e de Zilu, que acaba por 👍 lhe atiçar o desejo, e se envolvendo cada vez mais, o pai da moça obriga a se casarem.
Leonor é recebida 👍 com desprezo por Encarnação, pelo fato de vir de uma classe baixa, ou seja, incapaz para ser esposa de seu 👍 filho, o jovem Coronel Saruê.
Quando Maria Tereza nasce, Encarnação espalha que nem para dar um filho homem, Leonor serve.
Rival da 👍 família Sá Ribeiro, já que o Coronel Jacinto ambicionava suas terras, o capitão Ernesto Rosa, homem justo casado com Eulália, 👍 mas sem filhos, adota Luzia, bebê abandonada no meio da plantação de algodão.
Na mesma época, acolhem o casal de retirantes, 👍 Belmiro e Piedade, pais de Bento e Santo.
Com o passar do tempo e crescendo juntos, Luzia passa a nutrir uma 👍 paixão por Santo, que nem desconfia dos sentimentos da irmã de criação.
É numa procissão de São Francisco de Assis, sob 👍 as águas do Velho Chico, que os caminhos de Santo e Maria Tereza se cruzam.
Mas o amor do filho do 👍 retirante com a filha do coronel é descoberto, e Maria Tereza é mandada para um internato em Salvador.
Apesar de enviar 👍 cartas para o amado, em que revela estar grávida, estas são interceptadas por Luzia, ainda apaixonada por Santo.
Ao mesmo tempo 👍 que Miguel nasce, fruto de um amor proibido, Belmiro é morto por Cícero, empregado do coronel Afrânio, ao mesmo tempo, 👍 Ernesto também é assassinado nos cais do rio.
O assassinato de Belmiro e de Ernesto aumenta a rivalidade entre as duas 👍 famílias e Bento jura fazer vingança.
O povo também fica inconformado e o delegado da cidade aconselha Afrânio a sair de 👍 Grotas por um tempo.
Logo após o nascimento do filho, Maria Tereza volta para a fazenda de seu pai, onde acaba 👍 se casando com o jovem deputado Carlos Eduardo, embora espere um dia reencontrar seu grande amor para viverem felizes.[6][7][8][9]
Trinta anos 👍 se passaram, e Maria Tereza deixa Brasília e retorna para Grotas de São Francisco com Carlos Eduardo, agora um político 👍 ambicioso.
O retorno é para comemorar o aniversário de cem anos da avó Encarnação, e reencontra o pai, Afrânio, e a 👍 madrasta Iolanda.
Ela passa a comandar a exportação de frutas da família em Salvador, mas constata que a centenária está triste 👍 por não receber a visita do neto Martim, que deixou a fazenda do pai após uma desavença no passado.
A festa 👍 de Encarnação tem outro desfalque: Miguel, que ainda está na França estudando agronomia orgânica.
A volta do rapaz para cuidar da 👍 fazenda do avô é temida por Carlos Eduardo, que receia bet365 gol contra aproximação com o pai biológico.
Santo desconhece a existência de 👍 Miguel, fruto de seu relacionamento com Maria Tereza, já que as cartas interceptadas por Luzia o impediram de viver essa 👍 paternidade.
Com o caminho livre, Luzia se casou com ele, e tiveram as meninas Olívia e Isabel.
Santo fundou uma cooperativa que 👍 luta pelos interesses dos pequenos produtores.
No decorrer dos anos, Eulália morre e a fazenda Piatã passou a ser comandada por 👍 Piedade, mãe de Santo e Bento, este que se formou em direito e se tornou vereador em Grotas contra a 👍 vontade de Afrânio.
O reencontro entre Santo e Maria Tereza acontece nas margens do Rio São Francisco, e ambos percebem que 👍 ainda se amam e a reaproximação entre eles afetará a vida de quase todos em Grotas.
Em 2009, Benedito Ruy Barbosa 👍 entregou à direção da TV Globo a sinopse de uma trama sobre o Rio São Francisco; porém em 2012, após 👍 avaliação da emissora, a história foi engavetada por ser considerada política demais.
[46] Benedito esperava levar a história no ano seguinte 👍 na faixa das 21 horas, e Eriberto Leão estava cotado para o papel de protagonista.
[47] Primeira opção de Benedito para 👍 o papel de protagonista, mas atuando na telenovela das 18 horas, Eriberto acabou sendo substituído por Rodrigo Santoro na 1.ª 👍 fase.[48][49][50]
Em 2015, o projeto é aprovado para às 18 horas, substituindo Êta Mundo Bom!.
Rogério Gomes foi anunciado para dirigir a 👍 trama, mas a pedido do autor e devido ao êxito da reprise de O Rei do Gado, Luiz Fernando Carvalho 👍 foi convidado para a direção; embora fosse orientado a não ousar tanto esteticamente do mesmo modo que em Hoje É 👍 Dia de Maria.
[51][52][53][54][55] Posteriormente, a história foi deslocada para ser exibida às 21 horas, substituindo A Regra do Jogo, na 👍 vaga que era de Maria Adelaide Amaral, devido aos temas pesados abordados pelas telenovelas até então já aprovadas e/ou exibidas, 👍 além da impossibilidade da trama já aprovada abordar a temática política, pelo fato de ser ano eleitoral.[56][57][58][59]
Dividida em duas fases,[60] 👍 teve direção de fotografia de Alexandre Fructuoso e figurino de Thanara Schönardie.[61]
O processo criativo da equipe e dos atores durou 👍 apenas três meses e foi todo realizado no TVliê, o espaço colaborativo de criação de Luiz Fernando Carvalho, que funcionou 👍 entre 2013 e 2017, no Projac, conhecido como Galpão.[62][63]
Cenografia e figurinos [ editar | editar código-fonte ]
Embora ambientada na Bahia, 👍 teve parte das cenas iniciais gravada em outras locações do Nordeste brasileiro, como Baraúna no Rio Grande do Norte e 👍 São José da Tapera e Olho d'Água do Casado em Alagoas e Canindé de São Francisco em Sergipe.
As tomadas aéreas 👍 que representam a cidade fictícia da trama são de outro município alagoano: Piranhas.
No estado onde se passa a novela, um 👍 casarão da Ilha de Cajaíba, em São Francisco do Conde, o município de Cachoeira e o Raso da Catarina foram 👍 usados como locações.
[64][65] No total, cerca de 562 cenas foram gravadas nas locações nordestinas, em que cerca de 60 a 👍 70% do elenco é formado por atores da região.[66][32][67]
A cenografia foi feita com peças reaproveitadas, provindas de objetos reciclados, como 👍 lâmpadas incandescentes utilizadas em refletores antigos reconstruídos.
[68] O figurino da primeira fase foi composto por roupas reais de moradores das 👍 locações, através da troca de roupas usadas em troca de novas aos moradores.
[69] Passando por descoloração de tecidos, tingimento e 👍 envelhecimento natural, o figurino dos personagens sertanejos são feitos em tons pastéis, enquanto os de Salvador são inspirados na Tropicália.[70]
Escolha 👍 do elenco [ editar | editar código-fonte ]
O elenco foi selecionado a partir de uma pesquisa extensa de atores nordestinos 👍 e marcou a estreia em novelas de Lucy Alves, Marina Nery, Barbara Reis, Diyo Coelho, Xangai, Veronica Cavalcanti, Lee Taylor, 👍 Zezita de Matos, Mariene de Castro, Yara Charry, Raiza Alcântara, Lucas Veloso, Sueli Bispo e do comediante Ivann Gomes.
[71][72][73] Renato 👍 Góes, depois de ter participado de duas novelas das seis, Cordel Encantado e Joia Rara, foi convidado para interpretar Santo 👍 dos Anjos na primeira fase.
A primeira fase registrou a volta do ator Rodrigo Santoro à dramaturgia da TV Globo, a 👍 última novela que o ator participou do início ao fim foi "Mulheres Apaixonadas" em 2003.
Depois uma participação na série "As 👍 Brasileiras" em 2012, no episódio "A Indomável do Ceará".
[74][75] Tarcísio Meira, em apenas dois capítulos, teve uma atuação marcante assim 👍 como a atriz Selma Egrei, que participou das duas fases da novela.
Luiz Fernando Carvalho desejava uma atriz espanhola para o 👍 papel de Iolanda, mas devido à grande importância da personagem para a história, Carol Castro e Christiane Torloni foram convidadas 👍 para interpretar a personagem.
[76][77][78][79] Antes de Castro, Ana Paula Arósio foi convidada para o papel, mas as negociações com a 👍 emissora não avançaram.
[80][81] Com o não de Arósio, Maria Fernanda Cândido foi convidada para interpretar a personagem, que também recusou 👍 o papel.
[82] Letícia Sabatella havia acertado de interpretar Maria Tereza, mas devido a compromissos com o teatro e cinema, Camila 👍 Pitanga assumiu o papel.
[83][84] A francesa Amy Camara estava confirmada como Sophie, personagem que apareceria apenas por volta do capítulo 👍 90, mas foi trocada às pressas por Yara Charry, depois de Camara enfrentar problemas com moradia no Brasil.
[85] Patrícia Pillar 👍 e Fernanda Montenegro foram convidadas para fazerem parte do elenco, mas a primeira tinha acabado de sair da minissérie Ligações 👍 Perigosas e não queria emendar dois trabalhos, enquanto a segunda queria ficar um tempo fora do gênero após Babilônia.[86]
Morte de 👍 Umberto Magnani [ editar | editar código-fonte ]
O ator Umberto Magnani, que interpretava o padre Romão, sofreu um acidente vascular 👍 encefálico (AVE) enquanto se preparava para gravar a trama na tarde de 25 de abril, no Projac.
[87] Ele foi internado 👍 no Hospital Vitória, perto do complexo da emissora na Barra da Tijuca, em coma profundo.
Ana Júlia, filha de Magnani, informou 👍 que o ator passou por uma cirurgia de seis horas e teve uma parada cardíaca.
Como o personagem era considerado importante 👍 para a história, diversas cenas tiveram que ser reescritas.
[88] A época, sem condições de retornar à trama, Magnani foi substituído 👍 por Carlos Vereza, que passou a interpretar o padre Benício.
[31] Magnani acabou falecendo dois dias depois.[89]
Morte de Domingos Montagner [ 👍 editar | editar código-fonte ]
Faltando apenas duas semanas para o capítulo final, em 15 de setembro, o ator Domingos Montagner, 👍 que interpretava o protagonista Santo, morreu após se afogar no rio São Francisco, localizado na Região de Canindé de São 👍 Francisco, em Sergipe.
[90] O acontecimento se deu após uma gravação para a novela, em que estavam presentes Gabriel Leone e 👍 Camila Pitanga.
[91] Montagner foi nadar no São Francisco com Pitanga e acabou sendo arrastado por uma forte correnteza.
Marcelo Serrado, que 👍 havia finalizado uma cena na região de Alagoas, ajudou nas buscas.
[92] O ator foi encontrado quatro horas depois, sem vida.
[93][94][95][96] 👍 Enquanto Montagner estava desaparecido, a direção da Globo solicitou que as gravações de Velho Chico-que iriam até o dia 18 👍 de setembro-fossem paralisadas.
Com a confirmação da morte do ator, a equipe técnica e o elenco que estavam gravando no Nordeste 👍 foram chamados para retornar ao Rio de Janeiro.
[97] O canal também solicitou que a produção da trama não comentasse sobre 👍 o assunto com a imprensa.[98]
Benedito Ruy Barbosa lamentou a morte de Montagner e afirmou, em entrevista ao UOL, sobre a 👍 indefinição a respeito do desfecho do personagem do ator na trama: "É muito difícil ter que trocar um ator como 👍 ele por qualquer outro, não deve ser a solução.
Ao mesmo tempo, tenho que fazer justiça a ele e ao trabalho 👍 maravilhoso que ele vinha fazendo".
[99] Consultado pelo blog de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Benedito afirmou não saber o 👍 que iria fazer, mas que bet365 gol contra pretensão era de homenagear Montagner.[100]
Com a suspensão das gravações da trama, haviam somente cinco 👍 capítulos prontos para serem exibidos e no mesmo dia, havia uma indefinição se a trama permaneceria no ar ou se 👍 o final seria adiantado.
[101] No entanto, o capítulo 167 foi levado ao ar, sem exibir cenas com o personagem "Santo"-que 👍 já estava definido antes da morte do ator[102]-e encerramento em silêncio.
[103] No dia seguinte, foi definido que o reinício dos 👍 trabalhos seria no dia 18 de setembro e que a trama irá encerrar na data prevista, 30 de setembro.
[104] O 👍 UOL revelou que também foi definido que a história do personagem de Montagner iria ser levada até o fim, sem 👍 substituição, morte ou viagem;[105] a solução encontrada foi filmar as cenas a partir da perspectiva em primeira pessoa de Santo, 👍 sem falas do personagem.
O elenco voltaria a Sergipe no sábado, 17.
[92] Outra parte do elenco permaneceu em Alagoas, que manteve 👍 o cronograma de gravações definido por Luís Fernando Carvalho.
[105][106][107] O ritmo acelerado seria consequência dos atrasos de gravação provocados pelo 👍 diretor artístico da trama.[108][nota 1]
"Eu já tentava ver tudo o que Luiz Fernando Carvalho fazia, e não apenas por solidariedade 👍 de xará.
O que ele está fazendo no Velho Chico ultrapassa tudo o que já fez na TV - com a 👍 possível exceção de Os Maias.
Ele é incapaz de um enquadramento que não seja perfeito, e teve também o talento de 👍 escolher um elenco perfeito.".
[ 109 ] jornal O Globo Luis Fernando Verissimo , escritor,jornal O Globo
Segundo o crítico Maurício Stycer, 👍 Velho Chico é um marco na história recente da TV brasileira, pela ambição estética e relevância cultural.
[110] Na opinião de 👍 Raquel Carneiro, foi difícil escolher a cena mais bonita do primeiro episódio, onde a "câmera do diretor abusou de ângulos 👍 criativos, que valorizaram os cenários, figurinos e também a belíssima fotografia da produção.
"[111] Na opinião de Patricia Kogut, a novela 👍 "trouxe a fábula de volta ao horário nobre" e é um "folhetim clássico, mas com muita renovação".
[112][113] Para Nilson Xavier, 👍 a novela teve "incontestável qualidade técnica e artística, da direção à fotografia, trilha sonora e interpretação dos atores".[114]
Em bet365 gol contra crítica, 👍 a jornalista Carla Bittencourt diz que Velho Chico foi uma novela de atuações e cenas memoráveis, "pintada com tintas mais 👍 fortes do que o telespectador está acostumado a ver nesse horário, e essas características garantiram à trama seu lugar na 👍 história da teledramaturgia".
[115] Entre os motivos que fizeram da novela um marco da teledramaturgia, segundo Vanessa Scalei do jornal "Zero 👍 Hora", está o grupo de atores escolhidos, que "mesclou grandes nomes da TV como Antônio Fagundes, Camila Pitanga e Christiane 👍 Torloni com gente do teatro (Domingos Montagner, Lee Taylor e Zezita Matos), do cinema (Irandhir Santos, Dira Paes e Selma 👍 Egrey) e novas caras (Gabriel Leone, Lucy Alves e Giullia Buscacio).
A atuação deles foi coesa e todos tiveram espaço para 👍 aparecer.
Além disso, ainda teve a participação especialíssima de Rodrigo Santoro em um de seus melhores papéis na televisão brasileira."[116][117][118]
A câmera 👍 única subjetiva, recurso de linguagem criado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho para que o personagem Santo continuasse na trama mesmo 👍 após a morte do ator Domingos Montagner, foi considerada "sublime" e "uma homenagem perfeita ao ator", de acordo com Marcia 👍 Carolina Maia para a "Veja".[119][120]
Foi finalista do prêmio Emmy Internacional 2017 de melhor telenovela.
[121][122][123][124][125][126][127]
"Velho Chico reinaugura um desejo de utopia 👍 (...
) Que novela extraordinária é Velho Chico.
Que bela fotografia em tons de sépia e marrom.
Uma novela cor de barro e 👍 pó, terra e argila.
Nenhum ator é loiro - nem os coronéis.
Ninguém tem olhos azuis.
O Brasil de Benedito Ruy Barbosa e 👍 Luiz Fernando Carvalho é agreste.
É pobre, remediado, devastado e esperançoso".
[ 128 ] jornal O Globo Maria Rita Kehl , psicanalista,jornal 👍 O Globo
O primeiro capítulo de Velho Chico, de acordo com dados consolidados da Grande São Paulo, registrou 35,4 pontos com 👍 máxima de 37, conseguindo a maior audiência de uma estreia da faixa das nove desde Amor à Vida (2013).
[129] No 👍 Rio de Janeiro, a estreia registrou 38 pontos de média e 55% de share.
[130] O segundo capítulo registrou 33,9 pontos 👍 em São Paulo[131] e 37 pontos no Rio de Janeiro, representando queda de um ponto em ambas as regiões.
[132] Com 👍 a mudança para a segunda fase, a audiência de Velho Chico passou a cair e não atingiu mais os 30 👍 pontos, além de frequentemente marcar menos audiência que Êta Mundo Bom! e Totalmente Demais, telenovelas das seis e das sete, 👍 respectivamente.[133]
Até setembro, registrava médias entre 25 a 30 pontos de audiência.
Com a morte de Domingos Montagner, as duas últimas semanas 👍 da telenovela aumentaram seus índices com a curiosidade do público em saber como seria abordado o sumiço do personagem na 👍 trama e o desfecho de Maria Tereza, sendo que em 15 de setembro Velho Chico atingiu 35 pontos, índices não 👍 vistos desde a primeira semana.
[134][135] No último capítulo a novela marcou 35,2 pontos na Grande São Paulo e no geral 👍 Velho Chico teve média geral de 29 pontos.
[136] A média foi maior que as duas anteriores – A Regra do 👍 Jogo e Babilônia –, porém ainda abaixo do esperado para o horário, que era de 35 pontos na época.[137][138][139]
O ator 👍 Adílson Maghá faleceu durante as gravações, lutava contra um câncer no pulmão onde afetou o cérebro realizando a cirurgia, mas 👍 ele não resistiu.
Prêmios e indicações [ editar | editar código-fonte ]
Durante a coletiva de apresentação da trama, Benedito Ruy Barbosa 👍 causou controvérsia ao dizer que "odeia história de bicha" em alusão as últimas tramas das 21 horas, que deram destaque 👍 a personagens homossexuais.
[148][149] A fala rendeu comentários negativos, como do diretor Luiz Fernando Carvalho, que classificou a fala como um 👍 "momento infeliz".
[150] O Deputado Federal Jean Wyllys publicou em seu perfil no Facebook um longo texto, classificando as palavras do 👍 autor como "deselegantes, reacionárias e homofóbicas".
[151] Aguinaldo Silva por meio de bet365 gol contra conta no Twitter, questionou se a fala teria 👍 relação com uma "traumática história de sofá", enquanto alguns usuários da mesma rede social sugeriram boicote ao folhetim.
[152][153] Como resposta, 👍 a emissora cogitou inicialmente um comunicado à imprensa onde dizia que "as declarações de Ruy Barbosa não refletiam a política 👍 da empresa",[154] mas optou-se por não se pronunciar em relação ao que foi dito.
[155] Posteriormente, o canal acordou com o 👍 autor e bet365 gol contra família para não conceder entrevistas, a fim de evitar temas polêmicos que possam atrapalhar a divulgação da 👍 trama.[154]
Problemas de produção [ editar | editar código-fonte ]
Em abril de 2016, o jornalista Ricardo Feltrin publicou em bet365 gol contra coluna 👍 no UOL que Benedito Ruy Barbosa estaria tendo atritos com o diretor Luiz Fernando Carvalho por estar editando a novela 👍 conforme seu gosto, desagradando o novelista.
O jornalista também relatou que Velho Chico estaria com atrasos nas gravações e com poucos 👍 capítulos prontos.
A Central Globo de Comunicação (CGCom) negou as afirmações, escrevendo que: "Toda novela com duas fases tem suas complexidades 👍 de produção.
"[156] No mesmo mês, Edmara Barbosa deixou de escrever a trama por divergências com o pai.
Após escrever e entregar 👍 50 capítulos, Ruy Barbosa e Bruno Luperi assumiram a obra.
[157] Segundo Daniel Castro, do Notícias da TV, a Globo estaria 👍 negociando com Luiz Fernando Carvalho mudanças nas caracterizações de quase todos os personagens devido à rejeição do público quanto ao 👍 figurino e outros aspectos de produção.
[158] No entanto, Carvalho se recusa a acatar as sugestões da direção de dramaturgia.[159][160]
Em entrevista 👍 ao jornalista Mauricio Stycer, do UOL, Benedito afirmou que solicitou como condição ao diretor-geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder, 👍 para escrever Velho Chico que Silvio de Abreu, diretor de dramaturgia do canal, não interferisse ou desse sugestões na trama, 👍 afirmando que lamenta e não tem nada contra, "mas eu não quero que ele [Silvio de Abreu] leia sinopse minha.
E 👍 não quero que ele palpite na minha novela.
Não quero que ele leia e que ele ponha a mão na novela".
Benedito 👍 afirma que a indiferença com Abreu começou quando o mesmo rejeitou uma sinopse de uma novela para o horário das 👍 18h intitulada E Se Ele Voltar, devido a uma "temática nazista" que estaria presente em parte da história.[161]
A trama se 👍 passa numa cidade fictícia do interior da Bahia, porém o sotaque dos seus personagens é predominantemente pernambucano,[162] com a utilização 👍 de termos típicos daquele estado como o "visse" (corruptela de viste).[163][164][165]
Veto de Milton Neves [ editar | editar código-fonte ]
O 👍 jornalista esportivo Milton Neves, que trabalha na Rede Bandeirantes, teria sido vetado de uma cena que foi ao ar no 👍 capítulo 104 da trama, onde o personagem Chico Criatura (Gésio Amadeu) iria citá-lo num telefonema em que fala de um 👍 amigo distante, o "coronel Milton Neves".
O jornalista e Benedito Ruy Barbosa tem uma proximidade devido ao apoio do primeiro em 👍 conseguir locações em fazendas de café para cenas de O Rei do Gado (1996).
Desde então, o autor homenageia-o colocando em 👍 seus roteiros referindo-se como um coronel.
Em Velho Chico, a cena foi gravada com a citação, mas não foi levada ao 👍 ar.
Neves reclama que ocorreu o mesmo durante a reapresentação de O Rei do Gado, em 2015.
Em resposta, a Globo negou 👍 as afirmações e disse que ocorreu somente um procedimento normal de edição "por conta das variações da minutagem que são 👍 apresentadas dia a dia", onde "é comum que sejam feitos cortes em algumas cenas no momento".[166]
Velho Chico estreou em 14 👍 de março de 2016, uma segunda-feira, substituindo A Regra do Jogo no horário das 21h.
De acordo com o Sistema de 👍 Classificação Indicativa Brasileiro, a trama é exibida como "Não recomendada para menores de 12 anos".
[167] Em 5 de agosto, não 👍 houve exibição do capítulo por conta da transmissão da Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.[168]
No dia 👍 14 de janeiro de 2017 a trama passou a ser exibida pela Globo Portugal no horário das 20h,[169] chegando a 👍 liderar a audiência da TV paga em seu último mês de exibição.
[170] O último capítulo foi exibido em 26 de 👍 maio de 2017, sendo substituída por Sol Nascente.
Apesar da exibição em Portugal, Velho Chico ficou de fora do catálogo internacional 👍 apresentado ao MIPCOM, ocorrido em Cannes em outubro de 2017.
A emissora argumentou que "outros critérios estratégicos [...
] são levados em 👍 conta na hora de montar o catálogo de licenciamento internacional, como o timing, o mix de conteúdos e as necessidades 👍 do mercado naquele momento", além de destacar bet365 gol contra qualidade e a indicação ao Emmy Internacional, sem descartar uma futura adição 👍 ao catálogo.
[171] Esses itens foram mencionados em crítica da jornalista Cristina Padiglone, afirmando que "é quase uma contradição imaginar que 👍 o enredo não tenha apelo internacional e que, inscrito no Emmy Internacional, na categoria de novelas, esteja entre os cinco 👍 finalistas desse segmento", opinando que a emissora deveria comercializar a trama internacionalmente.[172]
Velho Chico conta com três discos, sendo duas trilhas 👍 sonoras e um disco com canções orquestrais originais produzidas por Tim Rescala.
A seleção das músicas ficou a cargo do diretor 👍 artístico da trama, Luiz Fernando Carvalho.[173]
A primeira trilha sonora da telenovela foi lançada em 27 de maio de 2016.
A capa 👍 apresenta os personagens principais da primeira fase da trama.[174]
A segunda trilha sonora da telenovela foi lançada em 5 de agosto 👍 de 2016.
A capa apresenta os personagens principais da segunda fase da trama.[175]
Velho Chico (Música Original de Tim Rescala) foi disponibilizado 👍 em 10 de junho de 2016 e contém trilhas instrumentais produzidas por Tim Rescala para a trama.[176][177]N.º Título Duração 1.
"Despertar 👍 do Velho Chico" 1:54 2.
"Águas Cristalinas" 2:40 3.
"Alegria no Vilarejo" 1:53 4.
"Retirantes" 2:39 5.
"Nordeste Medieval" 2:30 6."Batalha 1" 2:33 7."O 👍 Poder" 3:31 8.
"Encantamento" 2:44 9.
"Felicidade e Fartura" 2:38 10.
"Santo e Maria Teresa" 3:56 11.
"O Amor de Luzia" 3:09 12.
"Segundo Encantamento" 👍 2:14 13."Abenção" 2:47 14.
"Desafio Agalopado" 2:26 15.
"Desolação" 3:31 16.
"Esperança e Luta" 3:49 17.
"O Velho Chico Com Águas Claras" 3:04 18.
"Solidão 👍 e Remorso" 2:59 19.
"Batalha 2" 2:19 20.
"Sombras do Passado" 2:09 21.
"O Velho Chico Com Águas Turvas" 3:16 22.
"Subterrâneos 2" 3:13 👍 23.
"No Bar do Chico Criatura" 2:08 24.
"Bento e Beatriz" 2:42 25.
"Passarinhos" 1:46 26."Oração" 3:06 27.
"Oração de São Francisco" (faixa bônus) 👍 2:29 Duração total: 1:14:05
Velho Chico também conta com as seguintes canções:[178]Notas