A Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015, oficialmente Brasileirão Chevrolet 2015 – Série A por motivos de patrocínio,[2] foi a 59ª edição da principal divisão do futebol brasileiro.
A disputa teve o mesmo regulamento dos anos anteriores, quando foi implementado o sistema de pontos corridos.
Os jogos não tiveram pausa durante a Copa América de 2015, que foi realizada entre 11 de junho e 4 de julho no Chile.[3]
Esta foi a edição com menos clubes nordestinos na história dos pontos corridos, com apenas o Sport como representante,[4] igualando-se às edições de 2004 e 2005, que tinham somente Vitória e Fortaleza, respectivamente.
[5][6] Por outro lado, o estado de Santa Catarina teve o maior número de representantes da história dos pontos corridos, com quatro clubes: Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville.
[7] O estado de São Paulo possuiu o maior número de equipes, com cinco no total: Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo.[8]
O título brasileiro foi definido com três rodadas de antecedência, quando o Corinthians foi declarado campeão ao empatar com o Vasco da Gama por 1–1, no Rio de Janeiro.
Foi a sexta conquista do clube paulista na história.
[9] Além do campeão Corinthians e do previamente classificado Palmeiras – campeão defensor da Copa do Brasil – Atlético Mineiro e Grêmio se classificaram diretamente à segunda fase da Copa Libertadores da América de 2016.
[10][11] O São Paulo, quarto colocado do campeonato, também garantiu a classificação, porém, para a fase preliminar, onde duas equipes se enfrentamsite de apostpartidas de ida e volta a fim de participar da fase de grupos do torneio continental.[12]
Dentre os rebaixados à Série B de 2016, o Joinville foi o primeiro clube a confirmar o descenso após perdersite de apostcasa para o Vasco da Gama por 2–1, na 36ª rodada.
[13] Os outros times rebaixados foram definidos apenas na última rodada: o Avaí empatou com o Corinthians por 1–1, na Arena Corinthians; o Vasco da Gama empatou sem gols contra o Coritiba, no Couto Pereira; enquanto o Goiás foi derrotado pelo São Paulo por 1–0site de apostpleno Serra Dourada.[14][15][12]
A Série A é disputada por 20 clubessite de apostdois turnos.
Em cada turno, todos os times jogam entre si uma única vez.
Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido.
Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão brasileiro o time que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas.
[16] Os quatro primeiros colocados garantem vaga na Copa Libertadores da América de 2016 e os quatro últimos serão rebaixados para a Série B do ano seguinte.[16]
Critérios de desempate [ editar | editar código-fonte ]
Em caso de empate por pontos entre dois clubes, os critérios de desempate seriam aplicados na seguinte ordem:[16]
Número de vitórias; Saldo de gols; Gols pró; Confronto direto; Menor número de cartões vermelhos; Menor número de cartões amarelos; Sorteio.
Com relação ao quarto critério (confronto direto), considera-se o resultado dos jogos somados, ou seja, o resultado de 180 minutos.
Permanecendo o empate, o desempate se daria pelo maior número de gols marcados no campo do adversário.
O quarto critério não seria considerado no caso de empate entre mais de dois clubes.[16]Notas
Além dos estádios de mando usual, outros estádios foram utilizados devido a punições de perda de mando de campo imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva ou simplesmente por opção dos clubessite de apostmandar seus jogossite de apostoutros locais, geralmente buscando uma renda maior.
[26][27][28][29][30][31][32][33]