Nota: Se procura o filme de 1939, veja Se procura o filme de 1939, veja The Roaring Twenties
Roaring Twenties (em🧬 português: Loucos Anos Vinte ou Felizes Anos Vinte - tradução livre) é um termo às vezes usado para se referir🧬 à década de 1920 como um período de efervescência cultural em Nova York, Chicago, Paris, Berlim, Londres e em muitas🧬 outras grandes cidades, durante uma época de sustentada prosperidade econômica.
Os falantes do francês chamavam o período de "années folles" (em🧬 português: Loucos Anos),[1] enfatizando o dinamismo social, artístico e cultural da época.
"O retorno à normalidade" chega à política em substituição🧬 ao patriotismo hiper-emocional durante a Primeira Guerra Mundial, a música jazz floresce, as melindrosas redefinem a feminilidade moderna e a🧬 art déco chega.
Economicamente, o período é marcado pela difusão em larga escala do uso de automóveis, telefones, filmes e energia🧬 elétrica, um crescimento industrial sem precedentes, um aumento acelerado da demanda dos consumidores e mudanças significativas no estilo de vida🧬 e na cultura da época.
Os meios de comunicação focavam-se em celebridades, especialmente em heróis dos esportes e estrelas do cinema,🧬 enquanto cidades enraizadas pelas suas equipes locais enchiam os novos cinemas palacianos e estádios gigantescos.
Na maioria dos principais países ocidentais🧬 mulheres recebiam o direito de votar pela primeira vez.
Em 1929, a Terça-Feira Negra encerra o período, enquanto a Grande Depressão🧬 espalha-se pelo mundo, trazendo anos de sofrimento para a população.[2]
Os movimentos sociais e culturais conhecidos como os Roaring Twenties começaram🧬 nos principais centros metropolitanos, especialmente Chicago, Nova Orleans, Los Angeles, Nova York, Filadélfia, Paris e Londres, e então se espalhou🧬 ferozmente por uma década após a Primeira Guerra Mundial.
Por volta da segunda metade do período, a prosperidade era generalizada e🧬 a época mais tarde tornou-se conhecida como os "Anos Vinte Dourados" (em inglês: Golden Twenties).
O espírito dos Roaring Twenties era🧬 marcado por um sentimento geral de descontinuidade associado com a modernidade e com uma ruptura com as antigas tradições.
Tudo parecia🧬 ser viável através da tecnologia moderna.
Novas possibilidades tecnológicas, especialmente os automóveis, as imagens em movimento e o rádio proliferaram a🧬 "modernidade" para uma grande parte da população.
Os antigos ares formais e decorativos foram derrubados em favor da praticidade, tanto na🧬 vida diária quanto na arquitetura.
Ao mesmo tempo, o jazz e danças em geral tornaram-se populares, em oposição ao estado de🧬 espírito do fantasma da Primeira Guerra Mundial.
Como tal, o período também é muitas vezes referido como a Era do Jazz.
Roaring🧬 Twenties foi uma década de crescimento econômico e prosperidade generalizada, impulsionada pela recuperação da devastação em tempos de guerra e🧬 gastos diferidos, um boom de construção e o rápido crescimento de bens de consumo como automóveis e eletricidade na América🧬 do Norte e Europa Ocidental e alguns outros países desenvolvidos como a Austrália.
A economia dos Estados Unidos, que havia transitado🧬 com sucesso de uma economia em tempo de guerra para uma economia em tempo de paz, prosperou e forneceu empréstimos🧬 para um boom europeu também.
Alguns setores estagnaram, especialmente a agricultura e a mineração de carvão.
Os EUA se tornaram o país🧬 mais rico no mundo per capita e desde o final do século XIX tinha sido o maior no total do🧬 PIB.
Sua indústria era baseada na produção em massa e bet365 ou betfair sociedade se aculturava no consumismo.
As economias europeias, em contraste, tiveram🧬 um reajuste mais difícil no pós-guerra e não começaram a florescer até cerca de 1924.[3]
Novos produtos e tecnologias [ editar🧬 | editar código-fonte ]
A produção em massa tornou a tecnologia acessível à classe média.[3]
A indústria automotiva, a indústria cinematográfica, a🧬 indústria de rádio e a indústria química decolaram durante a década de 1920.
De importância principal foi a indústria automotiva.
Antes da🧬 guerra, os carros eram um bem de luxo.
Na década de 1920, os veículos produzidos em massa tornaram-se comuns nos EUA🧬 e no Canadá.
Em 1927, a Ford Motor Company descontinuou o Ford Model T depois de vender 15 milhões de unidades🧬 desse modelo.
Tinha sido na produção contínua de outubro de 1908 a maio de 1927.
[4][5] A empresa tinha planejado substituir o🧬 modelo antigo por um mais novo, o Ford Modelo A.
[6] A decisão foi uma reação à concorrência.
Devido ao sucesso comercial🧬 do Model T, a Ford havia dominado o mercado automotivo de meados dos anos 1910 até o início dos anos🧬 1920.
Em meados da década de 1920, o domínio da Ford se desgastou quando seus concorrentes alcançaram o sistema de produção🧬 em massa da Ford.
Eles começaram a superar a Ford em algumas áreas, oferecendo modelos com motores mais potentes, novos recursos🧬 de conveniência e estilo.[7][8][9]
Apenas cerca de 300.
000 veículos foram registrados em 1918 em todo o Canadá, mas em 1929, havia🧬 1.
9 milhão, e peças de automóveis estavam sendo fabricadas em Ontário, perto de Detroit, Michigan.
A influência da indústria automotiva em🧬 outros segmentos da economia foi generalizada, impulsionando indústrias como produção de aço, construção de rodovias, motéis, estações de serviço, concessionárias🧬 de veículos e novas moradias fora do núcleo urbano.
A Ford abriu fábricas em todo o mundo e provou ser um🧬 forte concorrente na maioria dos mercados por seus veículos de baixo custo e fácil manutenção.
A General Motors, em menor grau,🧬 seguiu.
Os concorrentes europeus evitaram o mercado de baixo preço e concentraram-se em veículos mais caros para consumidores de alto nível.[10]
Antes🧬 da televisão, durante os anos 1920, 30 e 40, quando o rádio era o meio de entretenimento dominante, as famílias🧬 se reuniam para ouvir o rádio doméstico à noite
A rádio tornou-se o primeiro meio de transmissão em massa.
Os rádios eram🧬 caros, mas o modo de entretenimento deles era revolucionário.
A publicidade na rádio tornou-se uma plataforma para o marketing de massa.
Sua🧬 importância econômica levou à cultura de massa que dominou a sociedade desde esse período.
Durante a "Era de Ouro do Rádio",🧬 a programação de rádio era tão variada quanto a programação da televisão do século XXI.
O estabelecimento de 1927 da Federal🧬 Radio Commission nos Estados Unidos introduziu uma nova era de regulamentação.
Também no Brasil iniciaram as primeiras transmissões de rádio.
Em 1925,🧬 a gravação elétrica, um dos maiores avanços na gravação de som, tornou-se disponível com discos de gramofone emitidos comercialmente.
O cinema🧬 cresceu, produzindo uma nova forma de entretenimento que praticamente acabou com o antigo gênero teatral do vaudeville.
Assistir a um filme🧬 era barato e acessível; multidões invadiram novos palácios de cinema no centro e teatros de bairro.
Desde o início dos anos🧬 1910, o cinema de baixo preço competiu com sucesso com o vaudeville.
Muitos artistas de teatro de variedades e outras personalidades🧬 teatrais foram recrutados pela indústria cinematográfica, atraídos por maiores salários e condições de trabalho menos árduas.
A introdução do filme sonoro🧬 no final da década de 1920 eliminou a última grande vantagem do vaudeville.
O vaudeville estava em forte declínio financeiro.
O prestigiado🧬 Circuito Orpheum, uma cadeia de vaudeville e cinemas, foi absorvida por um novo estúdio de cinema.[11]
Em 1923, o inventor Lee🧬 de Forest, da Phonofilm, lançou uma série de curtas-metragens com som.
Enquanto isso, o inventor Theodore Case desenvolveu o sistema de🧬 som Movietone e vendeu os direitos do estúdio de cinema Fox Film.
Em 1926, o sistema de som Vitaphone foi introduzido.
[12]🧬 O longa Don Juan (1926) foi o primeiro longa-metragem a usar o sistema de som Vitaphone, com trilha sonora sincronizada🧬 e efeitos sonoros, apesar de não ter nenhum diálogo falado.
[13] O filme foi lançado pelo estúdio de cinema Warner Bros.
Em🧬 outubro de 1927, o filme sonoro The Jazz Singer (1927) acabou por ser um grande sucesso de bilheteria.
Foi inovador pelo🧬 uso do som.
Produzido com o sistema Vitaphone, a maior parte do filme não contém áudio gravado ao vivo, contando com🧬 uma trilha e efeitos.
Quando a estrela do filme, Al Jolson, canta, no entanto, o filme muda para o som gravado🧬 no set, incluindo suas performances musicais e duas cenas com um discurso improvisado-um personagem de Jolson, Jakie Rabinowitz (Jack Robin),🧬 falando sobre público de cabaré; o outro uma fala entre ele e bet365 ou betfair mãe.
Os sons "naturais" dos cenários também foram🧬 audíveis.
[14] Os lucros do filme foram prova suficiente para a indústria cinematográfica em que a tecnologia valeu a pena investir.[15]
Em🧬 1928, os estúdios de cinema Famous Players-Lasky (mais tarde conhecidos como Paramount Pictures), First National Pictures, Metro-Goldwyn-Mayer e Universal Studios🧬 assinaram um acordo com a Electrical Research Products Inc.
(ERPI) para a conversão de instalações de produção e teatros para filmes🧬 sonoros.
Inicialmente, todos os teatros com ERPI foram feitos compatíveis com Vitaphone; a maioria foi equipada para projetar bobinas Movietone também.
[16]🧬 Também em 1928, a Radio Corporation of America (RCA) comercializou um novo sistema de som, o sistema RCA Photophone.
RCA ofereceu🧬 os direitos de seu sistema para a subsidiária RKO Pictures.A Warner Bros.
continuou lançando alguns filmes com diálogos ao vivo, embora🧬 apenas em algumas cenas.
Ele finalmente lançou Lights of New York (1928), o primeiro longa-metragem de longa duração.
O curta-metragem de animação🧬 Dinner Time (1928), dos Van Beuren Studios, foi um dos primeiros filmes sonoros animados.
Ele foi seguido alguns meses depois pelo🧬 curta-metragem animado Steamboat Willie (1928), o primeiro filme sonoro da Walt Disney Animation Studios.
Foi o primeiro curta-metragem de animação comercialmente🧬 bem sucedido e introduziu o personagem Mickey Mouse.
[17] Steamboat Willie foi o primeiro desenho animado a apresentar uma trilha sonora🧬 totalmente pós-produzida, que o distinguiu dos primeiros desenhos animados.
Tornou-se o desenho mais popular do seu dia.[18]
Durante grande parte de 1928,🧬 a Warner Bros.
foi o único estúdio a lançar filmes sonoros.
Ela lucrou com seus filmes inovadores nas bilheterias.
Outros estúdios aceleraram o🧬 ritmo de conversão para a nova tecnologia e começaram a produzir seus próprios filmes sonoros e filmes falados.
Em fevereiro de🧬 1929, dezesseis meses depois de The Jazz Singer, a Columbia Pictures tornou-se o oitavo e último grande estúdio a lançar🧬 um longa-metragem falante.
Em maio de 1929, a Warner Bros.
lançou On with the Show! (1929), o primeiro longa-metragem colorido e totalmente🧬 sonoro.
[19] Em breve a produção do cinema mudo cessou.
O último filme totalmente silencioso produzido nos EUA para distribuição geral foi🧬 The Poor Millionaire, lançado pela Biltmore Pictures em abril de 1930.
Quatro outras características silenciosas, todas de faroeste de baixo orçamento,🧬 também foram lançadas no início de 1930.[20]
Os anos 20 viram marcos na aviação que atraíram a atenção do mundo.
Em 1927,🧬 Charles Lindbergh alcançou a fama com o primeiro voo transatlântico sem escalas.
Ele decolou de Roosevelt Field, em Nova York, e🧬 aterrissou no aeroporto de Paris-Le Bourget.Lindbergh levou 33.
5 horas para atravessar o Oceano Atlântico.
[21] Sua aeronave, o Spirit of St.
Louis,🧬 era um monoplano de um único motor, construído sob medida.
Foi projetado pelo engenheiro aeronáutico Donald A.Hall.
Na Grã-Bretanha Amy Johnson (1903-1941)🧬 foi a primeira mulher a voar sozinha da Grã-Bretanha para a Austrália.
Voando sozinho ou com o marido, Jim Mollison, ela🧬 estabeleceu vários registros de longa distância durante os anos 1930.
[22] Em 1922, os aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral🧬 realizaram com sucesso a primeira travessia aérea do Atlântico Sul (com escalas), no contexto das comemorações do Primeiro Centenário da🧬 Independência do Brasil, a bordo de um hidroavião monomotor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem, batizado de🧬 Lusitânia.[23]
A década de 1920 viu vários inventores avançarem o trabalho na televisão, mas os programas não chegaram ao público até🧬 a véspera da Segunda Guerra Mundial, e poucas pessoas viram qualquer televisão antes do final da década de 1940.
Em julho🧬 de 1928, John Logie Baird fez a primeira transmissão de cor do mundo, usando discos de varredura nas extremidades de🧬 transmissão e recepção com três espirais de aberturas, cada espiral com um filtro de uma cor primária diferente; e três🧬 fontes de luz na extremidade receptora, com um comutador para alternar bet365 ou betfair iluminação.
[24] Nesse mesmo ano, ele também apresentou a🧬 televisão estereoscópica.[25]
Em 1927, Baird transmitiu um sinal de televisão de longa distância ao longo de 438 milhas (705 km) da🧬 linha telefônica entre Londres e Glasgow; Baird transmitiu as primeiras imagens de televisão de longa distância do mundo para o🧬 Central Hotel na Estação Central de Glasgow.
[26] Baird então fundou a Baird Television Development Company Ltd, que em 1928 fez🧬 a primeira transmissão televisiva transatlântica, de Londres a Hartsdale, Nova York, e o primeiro programa de televisão da BBC.[27]
Durante décadas🧬 os biólogos estavam trabalhando no remédio que se tornou penicilina.
Em 1928, o biólogo escocês Alexander Fleming descobriu uma substância que🧬 eliminou várias bactérias causadoras de doenças.
Em 1929, ele nomeou a nova substância "penicilina".
Suas publicações foram amplamente ignoradas no início, mas🧬 se tornaram um antibiótico significativo nos anos 1930.
Em 1930, Cecil George Paine, um patologista da Enfermaria Real de Sheffield, usou🧬 a penicilina para tratar a sycosis barbae, erupções nos folículos da barba, mas não teve sucesso.
Passando para a conjuntivite neonatal,🧬 uma infecção gonocócica em bebês, ele alcançou a primeira cura registrada com penicilina, em 25 de novembro de 1930.
Ele então🧬 curou quatro pacientes adicionais (um adulto e três bebês) de infecções oculares, mas não conseguiu curar um quinto.[28][29][30]
O domínio do🧬 automóvel levou a uma nova psicologia que celebrava a mobilidade.
[31] Carros e caminhões precisavam de construção de estradas, novas pontes🧬 e manutenção regular de rodovias, amplamente financiados pelo governo local e estadual por meio de impostos sobre a gasolina.
Os agricultores🧬 foram pioneiros ao usar suas picapes para transportar pessoas, suprimentos e animais.
Novas indústrias foram desmembradas - fabricar pneus e vidros🧬 e refinar combustível, e consertar e consertar carros e caminhões aos milhões.
Revendedores de carros novos foram franqueados pelos fabricantes de🧬 automóveis e se tornaram principais impulsionadores da comunidade empresarial local.
O turismo ganhou um enorme impulso, com hotéis, restaurantes e lojas🧬 de curiosidades proliferando.[32][33]
A eletrificação, tendo desacelerado durante a guerra, progrediu bastante à medida que mais dos EUA e do Canadá🧬 foram adicionados à rede elétrica.
As indústrias mudaram de energia de carvão para eletricidade.
Ao mesmo tempo, novas usinas foram construídas.
Na América,🧬 a produção de eletricidade quase quadruplicou.[34]
Linhas telefônicas também estavam sendo espalhadas pelo continente.
O encanamento interno e os modernos sistemas de🧬 esgoto foram instalados pela primeira vez em muitas casas.
A urbanização alcançou um marco no censo dos Estados Unidos de 1920,🧬 que mostrou que um pouco mais de americanos viviam em cidades urbanas e cidades de 2 500 ou mais pessoas🧬 do que em pequenas cidades ou áreas rurais.
No entanto, a nação ficou fascinada com seus grandes centros metropolitanos, que continham🧬 cerca de 15% da população.
Nova York e Chicago competiram na construção de arranha-céus e Nova York seguiu em frente com🧬 o Empire State Building.
O padrão básico do moderno trabalho de colarinho branco foi estabelecido durante o final do século XIX,🧬 mas agora se tornou a norma para a vida nas grandes e médias cidades.
Máquinas de escrever, armários e telefones trouxeram🧬 mulheres solteiras para empregos clericais.
No Canadá, no final da década, um em cada cinco trabalhadores era uma mulher.
O interesse em🧬 encontrar emprego no setor manufatureiro, hoje em crescimento, nas cidades dos EUA, se generalizou entre os americanos rurais.[35]
Mulheres sufragistas em🧬 fevereiro de 1913
Com algumas exceções,[36] muitos países expandiram os direitos de voto das mulheres em democracias representativas e diretas em🧬 todo o mundo, como Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha e a maioria dos principais países europeus em 1917-1921, bem como na🧬 Índia.
Isso influenciou muitos governos e eleições aumentando o número de eleitores.
Os políticos responderam concentrando-se mais em questões de interesse para🧬 as mulheres, especialmente paz, saúde pública, educação e o status das crianças.
No geral, as mulheres votaram muito como os homens,🧬 exceto que estavam mais interessadas na paz.[37][38][39][40]
Gertrude Stein com o filho de Ernest Hemingway, Jack Hemingway (apelidado de Bumby) em🧬 1924.
Stein é creditada em trazer o termo "Geração Perdida" em uso.
Geração Perdida (em inglês Lost Generation) foi composta por jovens🧬 que saíram da Primeira Guerra Mundial desiludidos e cínicos sobre o mundo.
O termo geralmente se refere aos notáveis literários americanos🧬 que moravam em Paris na época.
Os membros famosos incluíram Ernest Hemingway, F.
Scott Fitzgerald e Gertrude Stein.
[41] Esses autores, alguns deles🧬 expatriados, escreveram romances e contos que expressavam seu ressentimento em relação ao materialismo e ao individualismo desenfreado durante essa época.
Na🧬 Inglaterra, os jovens brilhantes eram jovens aristocratas e socialites que faziam festas extravagantes, faziam caças ao tesouro elaboradas, eram vistos🧬 em todos os locais da moda e estavam bem cobertos pelas colunas de fofocas dos tabloides londrinos.[42]
Quando o americano médio,🧬 na década de 1920, ficou mais enamorado da riqueza e dos luxos diários, alguns começaram a satirizar a hipocrisia e🧬 a cobiça que observavam.
Destes críticos sociais, Sinclair Lewis foi o mais popular.
Seu popular romance de 1920, Main Street, satirizava a🧬 vida monótona e ignorante dos moradores de uma cidade do Meio-Oeste.
Ele seguiu com Babbitt, sobre um homem de negócios de🧬 meia-idade que se rebela contra bet365 ou betfair vida monótona e bet365 ou betfair família, apenas para perceber que a geração mais jovem é🧬 tão hipócrita quanto a sua.
Lewis satirizou a religião com Elmer Gantry, que seguiu um vigarista que se une a um🧬 evangelista para vender religião a uma cidade pequena.
Outros críticos sociais incluíram Sherwood Anderson, Edith Wharton, e H.L.Mencken.
Anderson publicou uma coletânea🧬 de contos intitulada Winesburg, Ohio, que estudou a dinâmica de uma cidade pequena.
Wharton ridicularizou os modismos da nova era através🧬 de seus romances, como Twilight Sleep (1927).
Mencken criticou os gostos e cultura americanos estreitos em ensaios e artigos.
Art Deco foi🧬 o estilo de design e arquitetura que marcou a época.
Originada na Europa, espalhou-se pelo resto da Europa Ocidental e América🧬 do Norte em meados da década de 1920.
Nos Estados Unidos da América, um dos edifícios mais notáveis com esse estilo🧬 foi construído como o edifício mais alto da época: o Chrysler Building.
As formas de art déco eram puras e geométricas,🧬 embora os artistas muitas vezes se inspirassem na natureza.
No início, as linhas eram curvas, embora desenhos retilíneos se tornassem mais🧬 e mais populares.
Expressionismo e surrealismo [ editar | editar código-fonte ]
Pintura na América do Norte durante a década de 1920🧬 desenvolveu-se em uma direção diferente da da Europa.
Na Europa, a década de 1920 foi a era do expressionismo e, mais🧬 tarde, do surrealismo.
Como Man Ray afirmou em 1920 após a publicação de uma edição única do New York Dada: "Dada🧬 não pode viver em Nova York".
Em 1925, pela primeira vez, os surrealistas mostraram seus trabalhos em Paris.
Entre os artistas estavam🧬 Max Ernst, Pablo Picasso, André Breton, Joan Miró, Man Ray, Marcel Duchamp, Salvador Dali e Giorgio de Chirico.
No início da🧬 década, os filmes eram silenciosos e incolores.
Em 1922, o primeiro filme colorido, The Toll of the Sea, foi lançado.
Em 1926,🧬 a Warner Bros.
lançou Don Juan, o primeiro longa-metragem com efeitos sonoros e música.
Em 1927, a Warner lançou The Jazz Singer,🧬 o primeiro filme sonoro a incluir sequências limitadas de conversação.
O filme foi o primeiro a ter passagens faladas e cantadas🧬 e a usar um sistema sonoro eficaz, conhecido como Vitaphone, lançado um ano antes, em 1926, pela Warner Bros.
O longa🧬 não era completamente falado, pois trazia ainda cenas mudas, mas era possível ouvir as cenas musicais.
The Jazz Singer' fez tanto🧬 sucesso que ajudou a salvar a Warner da falência.
[12] Em 1929, dois anos após o lançamento de The Jazz Singer,🧬 o cinema falado já representava 51% da produção dos Estados Unidos.[43]
O público foi à loucura com os filmes sonoros, e🧬 os estúdios de cinema converteram-se em som quase da noite para o dia.
[44] Em 1928, a Warner lançou Lights of🧬 New York, o primeiro longa-metragem falante.
No mesmo ano, o primeiro desenho animado, Dinner Time, foi lançado.
A Warner encerrou a década🧬 ao revelar, em 1929, o primeiro longa-metragem colorido e todo falado, On with the Show.
Os curtas de desenho animado eram🧬 populares nos cinemas durante esse período.
No final dos anos 1920, Walt Disney surgiu.
Mickey Mouse fez bet365 ou betfair estreia em Steamboat Willie🧬 em 18 de novembro de 1928, no Colony Theatre em Nova York.
Mickey iria estrelar mais de 120 curtas de desenhos🧬 animados, o Mickey Mouse Club e outros especiais.
Isso impulsionaria a Disney e levaria à criação de outros personagens na década🧬 de 1930.
Oswald, um personagem criado pela Disney, antes de Mickey, em 1927, foi contratado pela Universal Studios para fins de🧬 distribuição, e estrelou uma série de curtas-metragens entre 1927 e 1928.
Disney perdeu os direitos ao personagem, mas em 2006, recuperou🧬 os direitos de Oswald.
Ele foi o primeiro personagem da Disney a ser vendido.
O período teve o surgimento de artistas de🧬 bilheteria como Mae Murray, Ramón Novarro, Rudolph Valentino, Charlie Chaplin, Buster Keaton, Harold Lloyd, Warner Baxter, Clara Bow, Louise Brooks,🧬 Bebe Daniels, Billie Dove, Dorothy Mackaill, Mary Astor, Nancy Carroll, Janet Gaynor, Charles Farrell, William Haines, Conrad Nagel, John Gilbert,🧬 Greta Garbo, Dolores del Río, Norma Talmadge, Colleen Moore, Nita Naldi, John Barrymore, Norma Shearer, Joan Crawford, Mary Pickford, Douglas🧬 Fairbanks, Anna May Wong, e Al Jolson.[45]
A cultura literária e artística afro-americana desenvolveu-se rapidamente durante a década de 1920 sob🧬 a bandeira do "Renascimento do Harlem".
Em 1921, a Black Swan Corporation foi fundada.
No seu auge, emitiu 10 gravações por mês.
Os🧬 musicais afro-americanos também começaram em 1921.
Em 1923, o Harlem Renaissance Basketball Club foi fundado por Bob Douglas.
Durante o final da🧬 década de 1920, e especialmente na década de 1930, o time de basquete ficou conhecido como o melhor do mundo.
A🧬 primeira edição do Opportunity foi publicada.
O dramaturgo afro-americano Willis Richardson estreou bet365 ou betfair peça The Chip Woman's Fortune, no Frazee Theatre🧬 (também conhecido como Wallack's Theatre).
Autores afro-americanos notáveis como Langston Hughes e Zora Neale Hurston começaram a alcançar um nível de🧬 reconhecimento público nacional durante a década de 1920.
Idade do Jazz [ editar | editar código-fonte ]
A década de 1920 trouxe🧬 novos estilos de música para a cultura mainstream em cidades de vanguarda.
O jazz tornou-se a forma mais popular de música🧬 para jovens.
[46] A historiadora Kathy J.
Ogren diz que na década de 1920 o jazz se tornou a "influência dominante sobre🧬 a música popular da América em geral".
[47] Scott DeVeaux argumenta que uma história padrão do jazz emergiu de tal forma🧬 que: "Depois de uma concordância obrigatória com as origens africanas e antecedentes de ragtime, a música é mostrada para se🧬 mover através de uma sucessão de estilos ou períodos: jazz de Nova Orleans até os anos 1920, a década de🧬 1930, o bebop na década de 1940, o cool jazz e hard bop nos anos 50, o free jazz e🧬 a fusion nos anos 60....
Há um acordo substancial sobre as características de cada estilo, o panteão dos grandes inovadores e🧬 o cânone de obras registradas".[48]
O panteão de artistas e cantores da década de 1920 inclui Louis Armstrong, Duke Ellington, Sidney🧬 Bechet, Jelly Roll Morton, Joe "King" Oliver, James P.
Johnson, Fletcher Henderson, Frankie Trumbauer, Paul Whiteman, Bix Beiderbecke, Adelaide Hall e🧬 Bing Crosby.
O desenvolvimento do blues urbano também começou na década de 1920, com artistas como Bessie Smith e Ma Rainey.
Na🧬 última parte da década, as primeiras formas de música country foram pioneiros por Jimmie Rodgers, The Carter Family, Uncle Dave🧬 Macon, Vernon Dalhart, e Charlie Poole.[49]
Clubes de dança se tornaram muito populares na década de 1920.
Sua popularidade atingiu o pico🧬 no final da década de 1920 e chegou ao início dos anos 1930.
A dance music passou a dominar todas as🧬 formas de música popular no final da década de 1920.
Peças clássicas, operetas, música folclórica, etc.
, foram todas transformadas em melodias🧬 dançantes populares para saciar a mania pública pela dança, assim como o fenômeno da discoteca mais tarde fez no final🧬 dos anos 1970.
Por exemplo, muitas das canções da opereta musical de 1929 do filme Technicolor The Rogue Song (estrelando o🧬 astro do Metropolitan Opera, Lawrence Tibbett) foram rearranjadas e lançadas como música dançante e se tornaram populares sucessos do dance🧬 club em 1929.
Danceterias nos concursos de dança patrocinados pelos EUA, onde os dançarinos inventaram, tentaram e competiram com novos movimentos.
Profissionais🧬 começaram a aprimorar suas habilidades em sapateado e outras danças da época ao longo do circuito de palco nos Estados🧬 Unidos.
Com o advento das imagens faladas (filmes sonoros), os musicais tomaram conta dos estúdios de cinema que inundaram as bilheterias🧬 com filmes musicais extravagantes e luxuosos.
O representante foi os musicais Gold Diggers of Broadway, que se tornou o filme de🧬 maior bilheteria da década.
Harlem desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de estilos de dança.
Vários locais de entretenimento atraíram pessoas de🧬 todas as raças.
O Cotton Club apresentava artistas negros e atendia uma clientela branca, enquanto o Savoy Ballroom atendeu a uma🧬 clientela em bet365 ou betfair maioria negra.
Alguns moralistas religiosos pregaram contra "Satanás no salão de dança", mas tiveram pouco impacto.[50]
As danças mais🧬 populares ao longo da década foram o foxtrote, a valsa e o tango de salão.
Desde o início da década de🧬 1920, no entanto, uma variedade de danças de novidades excêntricas foi desenvolvida.
O primeiro destes foi o Breakaway e Charleston.
Ambos foram🧬 baseados em estilos musicais e batidas afro-americanos, incluindo o popular blues.
A popularidade do Charleston explodiu depois de bet365 ou betfair participação em🧬 dois shows da Broadway de 1922.
Uma breve mania do Black Bottom, originária do Apollo Theatre, varreu os salões de dança🧬 de 1926 a 1927, substituindo o Charleston em popularidade.
[51] Em 1927, o Lindy Hop, uma dança baseada em Breakaway e🧬 Charleston e integrando elementos da batida, tornou-se a dança social dominante.
Desenvolvido no Savoy Ballroom, que foi ajustado para stride piano🧬 ragtime jazz.
O Lindy Hop mais tarde evoluiu para outras danças Swing.
[52] Estas danças, no entanto, nunca se tornaram mainstream, e🧬 a esmagadora maioria das pessoas na Europa Ocidental e os EUA continuaram a dançar o foxtrote, valsa e tango ao🧬 longo da década.[53]
A mania da dança teve uma grande influência na música popular.
Um grande número de gravações rotuladas como foxtrote,🧬 tango e valsa foram produzidas e deram origem a uma geração de artistas que se tornaram famosos como artistas de🧬 gravação ou de rádio.
Entre os principais vocalistas estavam Nick Lucas, Adelaide Hall, Scrappy Lambert, Frank Munn, Lewis James, Chester Gaylord,🧬 Gene Austin, James Melton, Franklyn Baur, Johnny Marvin, Annette Hanshaw, Helen Kane, Vaughn De Leath, e Ruth Etting.
Líderes de dança🧬 e líderes de orquestra incluem Bob Haring, Harry Horlick, Louis Katzman, Leo Reisman, Victor Arden, Phil Ohman, George Olsen, Ted🧬 Lewis, Abe Lyman, Ben Selvin, Nat Shilkret, Fred Waring, e Paul Whiteman.[54]
Ver artigo principal: Melindrosa
Paris definiu as tendências da moda🧬 para a Europa e a América do Norte.
[55] A moda para as mulheres era toda sobre se soltar.
As mulheres usavam🧬 vestidos o dia todo, todos os dias.
Os vestidos diurnos tinham uma cintura baixa, que era uma faixa ou cinto ao🧬 redor da cintura baixa ou quadril e uma saia que pendia em qualquer lugar do tornozelo até o joelho, nunca🧬 acima.
Daywear tinha mangas (compridas até meio do bíceps) e uma saia que era reta, suada, grossa ou cansada.
Jóias era menos🧬 visível.
[56] Cabelo foi muitas vezes balançado, dando uma aparência de menino.[57]
Para os homens de colarinho branco, os trajes de negócios🧬 eram o traje do dia a dia.
Roupas listradas, xadrez ou de vitrine vinham em cinza escuro, azul e marrom no🧬 inverno e marfim, branco, bege e pastel no verão.
As camisas eram brancas e as gravatas eram essenciais.[58]
Imortalizadas em filmes e🧬 capas de revistas, a moda das jovens da década de 1920 estabeleceu tanto uma tendência quanto uma afirmação social, uma🧬 ruptura com o rígido estilo de vida vitoriano.
Essas mulheres jovens, rebeldes e de classe média, rotuladas de "flappers" por gerações🧬 mais velhas, acabaram com o espartilho e vestiram vestidos justos na altura do joelho, que expuseram as pernas e os🧬 braços.
O penteado da década foi o uso de bobs na altura do queixo, que teve várias variações populares.
Cosméticos, que até🧬 a década de 1920 não eram normalmente aceitos na sociedade americana por causa de bet365 ou betfair associação com a prostituição, tornaram-se,🧬 pela primeira vez, extremamente populares.[59]
Na década de 1920, novas revistas atraíram jovens mulheres alemãs com uma imagem sensual e propagandas🧬 de roupas e acessórios apropriados que gostariam de comprar.
As páginas brilhantes de Die Dame e Das Blatt der Hausfrau exibiam🧬 o "Neue Frauen", "Nova Garota" - o que os americanos chamavam de flapper.
Ela era jovem e elegante, financeiramente independente, e🧬 era uma consumidora ansiosa das últimas modas.
As revistas a mantinham atualizada sobre estilos, roupas, designers, artes, esportes e tecnologia moderna,🧬 como automóveis e telefones.[60]
Sexualidade das mulheres durante a década de 1920 [ editar | editar código-fonte ]
O penteado feminino La🧬 Garçonne, cortado à altura da orelha, foi um modismo que começou nos anos 1920.
Na foto: a atriz Clara Bow.
A década🧬 de 1920 foi um período de revolução social, saindo da Primeira Guerra Mundial, a sociedade mudou conforme as inibições se🧬 desvaneceram e a juventude exigiu novas experiências e mais liberdade dos antigos controles.
Chaperones desvaneceu-se em importância como "vale tudo" se🧬 tornou um slogan para a juventude assumir o controle de bet365 ou betfair subcultura.
[61] Uma nova mulher nasceu-uma "flapper" que dançava, bebia,🧬 fumava e votava.
Essa nova mulher cortava o cabelo, usava maquiagem e festejava.
Ela era conhecida por ser tonta e assumir riscos;🧬 ela era conhecida como uma flapper.
[62] As mulheres ganharam o direito de votar na maioria dos países.
Novas carreiras foram abertas🧬 para mulheres solteiras em escritórios e escolas, com salários que os ajudaram a ser mais independentes.
[63] Com seu desejo de🧬 liberdade e independência veio a mudança na moda.
[64] Uma das mudanças mais dramáticas do pós-guerra na moda foi a silhueta🧬 da mulher; o comprimento do vestido foi do comprimento até o tornozelo e o comprimento do joelho, tornando-se mais ousado🧬 e sedutor.
O novo código de vestuário enfatizava a juventude: os espartilhos eram deixados para trás e a roupa era mais🧬 solta, com linhas mais naturais.
Vestuário feminino estilo ampulheta não era mais popular, enquanto um corpo mais magro e infantil era🧬 considerado atraente.
A mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos.
A atenção estava toda voltada aos tornozelos.
[65] Em 1927,🧬 o figurinista francês Jacques Doucet subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres.
[65] Outro nome importante🧬 foi o estilista francês Jean Patou, que se destacou na linha "sportswear", criando coleções inteiras para a estrela do tênis🧬 Suzanne Lenglen, que as usava dentro e fora das quadras.
Suas roupas de banho também revolucionaram a moda praia e Patou🧬 também criava roupas para atrizes famosas.
[65] As flappers eram conhecidos por isso e por seu alto astral, flerte e imprudência🧬 estereotipada quando se tratava de busca por diversão e emoção.[66]
Coco Chanel, foi uma das figuras de moda mais enigmáticas da🧬 década de 1920.
[65] Ela foi reconhecida por seus designs vanguardistas; bet365 ou betfair roupa era uma mistura de confortável e elegante com🧬 seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos, foi ela quem introduziu uma estética diferente na🧬 moda, especialmente um sentido diferente para o que era feminino, e baseou seu design em nova ética; ela projetou para🧬 uma mulher ativa, que poderia se sentir à vontade em seu vestido.
[67] O principal objetivo da Chanel era empoderar a🧬 liberdade.
Ela foi a pioneira das mulheres vestindo calças e pelo pequeno vestido preto, que eram sinais de um estilo de🧬 vida mais independente.
O papel em mudança das mulheres [ editar | editar código-fonte ]
Mapa das leis locais sobre o sufrágio🧬 dos EUA pouco antes da aprovação da 19ª Emenda
Azul escuro = sufrágio total das mulheres
Vermelho brilhante = sem sufrágio feminino
A🧬 maioria dos historiadores britânicos retrata a década de 1920 como uma era de domesticidade para mulheres com pouco progresso feminista,🧬 além do sufrágio total que veio em 1928.
[68] Pelo contrário, argumenta Alison Light, fontes literárias revelam que muitas mulheres britânicas🧬 gostavam:
a sensação animada de excitação e liberação que anima muitas das atividades mais amplamente culturais que diferentes grupos de mulheres🧬 desfrutavam nesse período.
Que novos tipos de oportunidades sociais e pessoais, por exemplo, foram oferecidos pelas culturas em mudança do esporte🧬 e do entretenimento...
por novos padrões de vida doméstica ...
novas formas de um eletrodoméstico, novas atitudes para o trabalho doméstico? [🧬 69 ]
Com a aprovação da 19ª Emenda, em 1920, que deu às mulheres o direito de votar, as feministas americanas🧬 alcançaram a igualdade política pela qual esperavam.
Uma lacuna geracional começou a se formar entre as "novas" mulheres da década de🧬 1920 e a geração anterior.
Antes da Emenda 19, as feministas comumente achavam que as mulheres não podiam prosseguir tanto uma🧬 carreira quanto uma família com sucesso, acreditando que uma delas inibiria inerentemente o desenvolvimento da outra.
Essa mentalidade começou a mudar🧬 na década de 1920, à medida que mais mulheres começaram a desejar não apenas carreiras de sucesso próprias, mas também🧬 famílias.
[70] A "nova" mulher investiu menos no serviço social do que as gerações progressistas, e em sintonia com o espírito🧬 consumista da época, ela estava ansiosa para competir e encontrar satisfação pessoal.
[71] O ensino superior estava se expandindo rapidamente para🧬 as mulheres.
Linda Eisenmann afirma: "Novas oportunidades universitárias para mulheres redefiniram profundamente a feminilidade desafiando a crença vitoriana de que os🧬 papéis sociais de homens e mulheres estavam enraizados na biologia".[72]
As agências de publicidade exploraram o novo status das mulheres, por🧬 exemplo, na publicação de anúncios de automóveis em revistas femininas, numa época em que a grande maioria dos compradores e🧬 motoristas eram homens.
Os novos anúncios promoveram novas liberdades para as mulheres afluentes, ao mesmo tempo que sugeriam os limites externos🧬 das novas liberdades.
Automóveis eram mais do que dispositivos práticos.
Eles também eram símbolos altamente visíveis de riqueza, mobilidade e modernidade.
Os anúncios,🧬 diz Einav Rabinovitch-Fox, "ofereceram às mulheres um vocabulário visual para imaginar seus novos papéis sociais e políticos como cidadãos e🧬 desempenhar um papel ativo na formação de bet365 ou betfair identidade como mulheres modernas".[73]
Mudanças significativas na vida das mulheres trabalhadoras ocorreram na🧬 década de 1920.
A Primeira Guerra Mundial permitiu temporariamente que as mulheres entrassem em indústrias como a química, automobilística e siderúrgica,🧬 que antes eram consideradas trabalho inadequado para mulheres.
[74] As mulheres negras, que tinham sido historicamente fechadas de empregos em fábricas,🧬 começaram a encontrar um lugar na indústria durante a Primeira Guerra Mundial, aceitando salários mais baixos e substituindo o trabalho🧬 imigrante perdido e o trabalho pesado.
No entanto, como outras mulheres durante a Primeira Guerra Mundial, seu sucesso foi apenas temporário;🧬 a maioria das mulheres negras também foi expulsa de seus empregos na fábrica depois da guerra.
Em 1920, 75% da força🧬 de trabalho feminina negra consistia em trabalhadores agrícolas, empregados domésticos e trabalhadoras da lavanderia.[75]
National Woman's Party, 1927
A legislação aprovada no🧬 início do século XX determinou um salário mínimo e forçou muitas fábricas a encurtar suas jornadas de trabalho.
Isso mudou o🧬 foco na década de 1920 para o desempenho no trabalho para atender à demanda.
As fábricas incentivavam os trabalhadores a produzir🧬 mais rápida e eficientemente com acelerações e sistemas de bônus, aumentando a pressão sobre os trabalhadores da fábrica.
Apesar da pressão🧬 sobre as mulheres nas fábricas, a economia em expansão dos anos 20 significou mais oportunidades até para as classes mais🧬 baixas.
Muitas jovens de classe trabalhadora não precisavam ajudar a sustentar suas famílias, como faziam as gerações anteriores, e muitas vezes🧬 eram encorajadas a procurar trabalho ou receber treinamento vocacional que resultasse em mobilidade social.[76]
A conquista do sufrágio levou as feministas🧬 a redirecionar seus esforços para outros objetivos.
Grupos como o National Woman's Party nos EUA continuou a luta política, propondo a🧬 Emenda dos Direitos Iguais em 1923 e trabalhando para remover leis que usou o sexo para discriminar as mulheres,[77] mas🧬 muitas mulheres mudaram seu foco da política para desafiar as definições tradicionais de feminilidade.
As moças, especialmente, começaram a reivindicar seus🧬 próprios corpos e participaram de uma liberação sexual de bet365 ou betfair geração.
Muitas das ideias que alimentaram essa mudança no pensamento sexual🧬 já estavam circulando pelos círculos intelectuais de Nova York antes da Primeira Guerra Mundial, com os escritos de Sigmund Freud,🧬 Havelock Ellis e Ellen Key.
Lá, os pensadores afirmavam que o sexo não era apenas central para a experiência humana, mas🧬 também que as mulheres eram seres sexuais com impulsos e desejos humanos, e restringir esses impulsos era autodestrutivo.
Na década de🧬 1920, essas ideias haviam permeado o mainstream.[78]
Na década de 1920, a coeducação emergiu, quando as mulheres começaram a frequentar grandes🧬 faculdades e universidades estaduais.
As mulheres entraram na experiência da classe média dominante, mas assumiram um papel de gênero na sociedade.
As🧬 mulheres costumavam ter aulas como economia doméstica, "Marido e Esposa", "Maternidade" e "A Família como uma Unidade Econômica".
Em uma era🧬 pós-guerra cada vez mais conservadora, uma jovem freqüentava a faculdade com a intenção de encontrar um marido adequado.
Alimentado por ideias🧬 de liberação sexual, o namoro passou por grandes mudanças nos campi universitários.
Com o advento do automóvel, o namoro ocorreu em🧬 um ambiente muito mais privado, relações sexuais sem intercurso, tornou-se a norma social para uma porção de estudantes universitários.[79]
Apesar do🧬 crescente conhecimento das mulheres sobre prazer e sexo, a década do capitalismo desenfreado que foi a década de 1920 deu🧬 origem à "A mística feminina".
Com essa formulação, todas as mulheres queriam se casar, todas as mulheres boas ficavam em casa🧬 com seus filhos, cozinhando e limpando, e as melhores mulheres faziam o acima mencionado e, além disso, exerciam seu poder🧬 de compra livremente e com a maior freqüência possível para melhorar suas famílias e suas casas.[80]
Liberalismo na Europa [ editar🧬 | editar código-fonte ]
A vitória aliada na Primeira Guerra Mundial parece marcar o triunfo do liberalismo, não apenas nos próprios🧬 países aliados, mas também na Alemanha e nos novos estados da Europa Oriental, assim como no Japão.
O militarismo autoritário, como🧬 tipificado pela Alemanha, foi derrotado e desacreditado.
O historiador Martin Blinkhorn argumenta que os temas liberais eram ascendentes em termos de🧬 "pluralismo cultural, tolerância religiosa e étnica, autodeterminação nacional, economia de livre mercado, governo representativo e responsável, livre comércio, sindicalismo e🧬 a solução pacífica de disputas internacionais através de um novo corpo, a Liga das Nações".
[81] No entanto, já em 1917,🧬 a ordem liberal emergente estava sendo desafiada pelo novo movimento comunista inspirando-se na Revolução Russa.
Revoltas comunistas foram vencidas em outros🧬 lugares, mas tiveram sucesso na Rússia.[82]
Cartazes de Speed Langworthy que zombam dos traços masculinos que muitas mulheres adotaram durante a🧬 década de 1920.
A homossexualidade tornou-se muito mais visível e um pouco mais aceitável.
Londres, Nova York, Paris, Roma,[83] e Berlim foram🧬 centros importantes da nova ética.
[84] Crouthamel argumenta que na Alemanha, a Primeira Guerra Mundial promoveu a emancipação homossexual porque forneceu🧬 um ideal de camaradagem que redefiniu a homossexualidade e a masculinidade.
Os muitos grupos de direitos dos homossexuais na Alemanha de🧬 Weimar defenderam uma retórica militarizada com a visão de um homem gay hipermasculino espiritualmente e politicamente emancipado que lutou para🧬 legitimar a "amizade" e garantir os direitos civis.
[85] Ramsey explora várias variações.
À esquerda, o Wissenschaftlich-humanitäres Komitee (Comitê Científico-Humanitário; WhK) reafirmou🧬 a visão tradicional de que os homossexuais eram um "terceiro sexo" efeminado, cuja ambiguidade e inconformidade sexual era biologicamente determinada.
A🧬 nacionalista radical Gemeinschaft der Eigenen ("Comunidade dos Autoproprietários") orgulhosamente proclamou a homossexualidade como herdeira das masculinas tradições alemã e grega🧬 clássica de ligação masculina homoerótica, que realçaram as artes e glorificaram as relações com os jovens.
O politicamente centrista Bund für🧬 Menschenrecht (Liga pelos Direitos Humanos) engajou-se em uma luta pelos direitos humanos, aconselhando os gays a viver de acordo com🧬 os costumes da respeitabilidade alemã da classe média.[86]
Humor foi usado para ajudar na aceitação.
Uma popular canção americana, "Masculine Women, Feminine🧬 Men",[87] foi lançada em 1926 e gravada por numerosos artistas da época; Ele inclui estas letras:[88]
Mulheres masculinas, homens femininos
Qual é🧬 o galo, que é a galinha?
É difícil diferenciá-los hoje! E diz!
Irmã está ocupada aprendendo a fazer a barba,
Irmão ama sua🧬 onda permanente,
É difícil diferenciá-las hoje! Ei ei!
Garotas eram garotas e garotos eram garotos quando eu era uma criança,
Agora não sabemos🧬 quem é quem, ou até mesmo o que é!
Calcinhas e calças, largas e largas,
ninguém sabe quem está andando por dentro,
aquelas🧬 mulheres masculinas e homens femininos![89]
O liberalismo relativo da década é demonstrado pelo fato de que o ator William Haines, regularmente🧬 batizado em jornais e revistas como o principal bilheteria masculino, vivia abertamente em um relacionamento gay com seu parceiro, Jimmie🧬 Shields.
Outros atores/atrizes gays populares da década incluíam Alla Nazimova e Ramón Novarro.
[90] Em 1927, Mae West escreveu uma peça sobre🧬 a homossexualidade chamada The Drag,[91] e aludiu ao trabalho de Karl Heinrich Ulrichs.
Foi um sucesso de bilheteria.
West considerou falar sobre🧬 sexo como uma questão básica de direitos humanos, e foi também um dos primeiros defensores da questão dos direitos dos🧬 homossexuais.[92]
A hostilidade profunda não diminuiu em áreas mais remotas, como o oeste do Canadá.
[93] Com o retorno de um clima🧬 conservador na década de 1930, o público tornou-se intolerante com a homossexualidade, e os atores gays foram forçados a escolher🧬 entre se aposentar ou concordar em esconder bet365 ou betfair sexualidade, mesmo em Hollywood.[94]
O psiquiatra de Viena, Sigmund Freud (1856-1939) desempenhou um🧬 papel importante na Psicanálise, que impactou o pensamento de vanguarda, especialmente nas áreas de humanas e artísticas.
O historiador Roy Porter🧬 diz:
Ele avançou desafiando conceitos teóricos como estados mentais inconscientes e bet365 ou betfair repressão, sexualidade infantil e o significado simbólico de sonhos🧬 e sintomas histéricos, e valorizou as técnicas investigativas de associação livre e interpretação de sonhos, métodos para superar a resistência🧬 e descobrir desejos inconscientes ocultos.[ 95 ]
Outros defensores influentes da psicanálise incluíram Alfred Adler (1870-1937), Karen Horney (1885-1952) e Helene🧬 Deutsch (1884-1982).
Adler argumentou que um indivíduo neurótico compensaria ao manifestar a agressão.
Porter observa que as opiniões de Adler tornaram-se parte🧬 de "um compromisso americano com a estabilidade social baseada no ajustamento individual e adaptação a formas sociais saudáveis".[95]
Restrições de imigração🧬 [ editar | editar código-fonte ]
Os Estados Unidos tornaram-se mais anti-imigração na política.
A Lei de Imigração de 1924 limitou a🧬 imigração a uma fração proporcional àquele grupo étnico nos Estados Unidos em 1890.
O objetivo era congelar o padrão da composição🧬 étnica europeia e excluir quase todos os asiáticos.
Hispânicos não foram restringidos.[96]
Austrália, Nova Zelândia e Canadá também restringiram ou puseram fim🧬 à imigração asiática.
No Canadá, a Lei de Imigração Chinesa de 1923 impediu quase toda a imigração da Ásia.
Outras leis restringiram🧬 a imigração do sul e leste da Europa.[97][98][99][100]
Durante o final do século XIX e início do século XX, o movimento🧬 progressivo gradualmente fez com que as comunidades locais em muitas partes da Europa Ocidental e América do Norte restringissem as🧬 atividades de vício, especialmente jogos de azar, álcool e narcóticos (embora lascas deste mesmo movimento também estivessem envolvidas na segregação🧬 racial nos EUA).
Esse movimento ganhou força nos Estados Unidos e bet365 ou betfair maior conquista foi a promulgação da XVIII Emenda à🧬 Constituição dos EUA e a Lei Volstead, que tornou ilegal a fabricação, importação e venda de cerveja, vinho e bebidas🧬 destiladas (embora beber não fosse tecnicamente ilegal).
As leis foram especificamente promovidas por igrejas evangélicas protestantes e pela Liga Anti-Saloon para🧬 reduzir a embriaguez, o pequeno crime, o abuso de mulheres, a política de salões corruptos e (em 1918) influências germânicas.
Ku🧬 Klux Klan era um defensor ativo nas áreas rurais, mas as cidades geralmente deixavam a aplicação para um pequeno número🧬 de funcionários federais.
As várias restrições ao álcool e aos jogos de azar foram amplamente impopulares, levando a violações flagrantes e🧬 flagrantes da lei e, consequentemente, a um rápido aumento do crime organizado em todo o país (como tipificado por Al🧬 Capone, de Chicago).
[101] No Canadá, a lei seca terminou muito antes do que nos EUA e quase não teve efeito🧬 na província de Quebec, que levou a Montreal tornando-se um destino turístico para o consumo legal de álcool.
A continuação da🧬 produção legal de álcool no Canadá logo levou a uma nova indústria no contrabando de bebidas alcoólicas para os EUA.[102]
Ascensão🧬 do speakeasy [ editar | editar código-fonte ]
Speakeasies eram bares ilegais que vendem cerveja e licor depois de pagar a🧬 polícia local e funcionários do governo.
Eles se tornaram populares nas principais cidades e ajudaram a financiar operações de gangues de🧬 grande escala, como as de Lucky Luciano, Al Capone, Meyer Lansky, Bugs Moran, Moe Dalitz, Joseph Ardizzone, e Sam Maceo.
Eles🧬 operavam com conexões ao crime organizado e contrabando de bebidas alcoólicas.
Enquanto os agentes do governo federal dos EUA invadiram esses🧬 estabelecimentos e prenderam muitas das pequenas figuras e contrabandistas, eles raramente conseguiram obter os grandes chefes; o negócio de administrar🧬 clandestinos era tão lucrativo que tais estabelecimentos continuavam a florescer em todo o país.
Nas grandes cidades, as speakeasies podem ser🧬 elaboradas, oferecendo comida, bandas ao vivo e shows no chão.
A polícia foi notoriamente subornada por operadores speakeasy para deixá-los sozinhos🧬 ou, pelo menos, dar-lhes antecedência de qualquer ataque planejado.[103]
Roaring Twenties foi um período de criatividade literária, e obras de vários🧬 autores notáveis surgiram durante o período.O romance de D.H.
Lawrence, Lady Chatterley's Lover, foi um escândalo na época por causa de🧬 suas descrições explícitas de sexo.
Livros que levam os anos 1920 como assunto incluem:
Voo solo através do Atlântico [ editar |🧬 editar código-fonte ]
Charles Lindbergh ganhou grande fama internacional como o primeiro piloto a voar sozinho e sem escalas pelo Oceano🧬 Atlântico, voando de Roosevelt Airfield (Condado de Nassau, Long Island), Nova York a Paris, em 20 a 21 de maio🧬 de 1927.
Ele tinha um avião monomotor, o "Spirit of St.
Louis", projetado por Donald Hall e construído sob medida pela Ryan🧬 Airlines de San Diego, Califórnia.Seu voo levou 33.5 horas.
O Presidente da França conferiu-lhe a Ordem Nacional da Legião de Honra🧬 e, ao voltar para os Estados Unidos, uma frota de navios de guerra e aeronaves o escoltou até Washington, DC,🧬 onde o Presidente Calvin Coolidge lhe concedeu a Cruz de Voo Distinto.
Roaring Twenties foi a década de fuga para os🧬 esportes em todo o mundo moderno.
Cidadãos de todas as partes do país reuniram-se para ver os melhores atletas do dia🧬 competirem em arenas e estádios.
Suas façanhas foram ruidosas e altamente elogiadas no novo estilo "gee whiz" de jornalismo esportivo que🧬 estava surgindo; Os defensores deste estilo de escrita incluíram os lendários escritores Grantland Rice e Damon Runyon na literatura esportiva🧬 estadunidense apresentando uma nova forma de heroísmo partindo dos modelos tradicionais de masculinidade.[104]
Alunos do ensino médio foram oferecidos para praticar🧬 esportes que não haviam sido capazes de praticarem no passado.
Vários esportes, como o golfe, que anteriormente não estavam disponíveis para🧬 a classe média, finalmente se tornaram disponíveis.
Além disso, um notório destaque de automobilismo foi realizado em Roaring Twenties como o🧬 piloto Henry Seagrave, dirigindo seu carro Golden Arrow, atinge na época em 1929 uma velocidade recorde de 231,44 mph.
Após os🧬 Jogos Olímpicos Latino-Americanos de 1922 no Rio de Janeiro, autoridades do COI visitaram a região, ajudando os países a estabelecer🧬 comitês olímpicos nacionais e se preparando para a competição futura.
Em alguns países, como o Brasil, as rivalidades esportivas e políticas🧬 impediram o progresso, já que facções adversárias disputavam o controle do esporte internacional.
Os Jogos Olímpicos de 1924 em Paris e🧬 os jogos de 1928 em Amsterdã tiveram uma participação muito maior de atletas latino-americanos.[105]
O jornalismo esportivo, a modernidade e o🧬 nacionalismo excitaram o Egito.
Egípcios de todas as classes foram cativados por notícias do desempenho da Seleção Egípcia de Futebol em🧬 competições internacionais.
O sucesso ou fracasso nas Olimpíadas de 1924 e 1928 foi mais do que uma oportunidade de apostas, mas🧬 se tornou um índice da independência egípcia e do desejo de ser visto como moderno pela Europa.
Os egípcios também viram🧬 essas competições como uma maneira de se distinguirem do tradicionalismo do resto da África.[106]
O governo grego de Eleftherios Venizelos iniciou🧬 uma série de programas envolvendo educação física nas escolas públicas e elevou o perfil da competição esportiva.
Outras nações dos Bálcãs🧬 também se envolveram mais com esportes e participaram de vários precursores dos Jogos dos Bálcãs, competindo às vezes com equipes🧬 da Europa Ocidental.
Os Jogos dos Bálcãs, realizados pela primeira vez em Atenas em 1929 como um experimento, provaram ser um🧬 sucesso esportivo e diplomático.
Desde o início, os jogos, realizados na Grécia até 1933, procuraram melhorar as relações entre a Grécia,🧬 Turquia, Bulgária, Iugoslávia, Romênia e Albânia.
Como um evento político e diplomático, os jogos trabalharam em conjunto com uma conferência anual🧬 dos Bálcãs, que resolveu as questões entre essas nações muitas vezes em disputa.
Os resultados foram bem sucedidos; funcionários de todos🧬 os países rotineiramente elogiavam os atletas e organizadores dos jogos.[107]
O atleta americano mais popular da década de 1920 foi o🧬 jogador de beisebol Babe Ruth.
Seu característico home run anunciou uma nova época na história do esporte (a "era da bola🧬 ao vivo"), e seu estilo de vida elevado fascinou a nação e fez dele uma das figuras de maior destaque🧬 da década.
Os fãs ficaram encantados em 1927 quando Ruth atingiu 60 home runs, estabelecendo um novo recorde de temporada em🧬 uma única temporada que não foi quebrado até 1961.
Juntamente com outra estrela em ascensão chamada Lou Gehrig, Ruth lançou as🧬 bases das futuras dinastias do New York Yankees.
Um ex-brawler do bar chamado Jack Dempsey, também conhecido como Garrett, ganhou o🧬 título mundial de boxe e se tornou o pugilista mais célebre de seu tempo.
Enrique Chaffardet, o campeão mundial venezuelano de🧬 penas, foi o pugilista mais requisitado na década de 1920 em Brooklyn, Nova York.
O futebol universitário cativou os fãs, com🧬 notáveis como Red Grange, running back da Universidade de Illinois, e Knute Rockne, que treinou o programa de futebol na🧬 Universidade de Notre Dame para grande sucesso no campo e notoriedade nacional.
Grange também desempenhou um papel no desenvolvimento do futebol🧬 profissional em meados da década de 1920, assinando com Chicago Bears da National Football League.
Bill Tilden dominou completamente bet365 ou betfair competição🧬 no tênis, consolidando bet365 ou betfair reputação como um dos maiores tenistas de todos os tempos.
E Bobby Jones popularizou o golfe com🧬 seus sucessos espetaculares nos links; o golfe não viu outra grande estrela de bet365 ou betfair estatura chegar até Arnold Palmer e🧬 depois Jack Nicklausno início dos anos 1960.
Ruth, Dempsey, Grange, Tilden e Jones são coletivamente referidos como os "Big Five" ícones🧬 esportivos dos anos vinte.
O Balinese Room, famoso cassino de Galveston, Texas, abriu na década de 1920 pelo sindicato do crime🧬 de Sam Maceo
Durante o século XIX, vícios como o jogo, o álcool e os narcóticos tinham sido populares nos Estados🧬 Unidos, apesar de nem sempre serem tecnicamente legais.
A execução contra esses vícios sempre foi irregular.
De fato, a maioria das grandes🧬 cidades estabeleceu distritos de luz vermelha para regular o jogo e a prostituição, apesar do fato de que esses vícios🧬 eram tipicamente ilegais.
No entanto, com o surgimento do Movimento Progressivo no início do século XX, as leis gradualmente se tornaram🧬 mais rígidas, com a maioria dos jogos de azar, álcool e narcóticos banidos pela década de 1920.
Devido à ampla oposição🧬 pública a essas proibições, especialmente ao álcool, criou-se uma grande oportunidade econômica para empresas criminosas.
O crime organizado floresceu durante esta🧬 época, particularmente a máfia americana.
[108] Tão lucrativos foram esses vícios que algumas cidades inteiras nos EUA se tornaram centros de🧬 jogos ilegais com vícios, na verdade, apoiados pelos governos locais.
Exemplos notáveis incluem Miami, Flórida e Galveston, Texas.
Muitas dessas empresas criminosas🧬 durariam muito mais que os anos 20 e, finalmente, foram fundamentais para estabelecer Las Vegas como um centro de jogos.
Cultura🧬 de Weimar na Alemanha [ editar | editar código-fonte ]
Bauhaus Dessau, construída de 1925 a 1926 para um projeto de🧬 Walter Gropius
O Europahaus, uma das centenas de cabarés na Berlim de Weimar, 1931
A cultura de Weimar foi o florescimento das🧬 artes e ciências que floresceram na Alemanha durante a República de Weimar, de 1918 até a ascensão de Adolf Hitler🧬 ao poder em 1933.
[109] Berlim de 1920 estava no centro agitado da cultura de Weimar.
Embora não seja parte da Alemanha,🧬 a Áustria de língua alemã, e particularmente Viena, é frequentemente incluída como parte da cultura de Weimar.
[110] Bauhaus foi uma🧬 escola de arte alemã operacional de 1919 a 1933 que combinava artesanato e artes plásticas.
Seu objetivo de unificar arte, artesanato🧬 e tecnologia tornou-se influente em todo o mundo, especialmente na arquitetura.[111]
A Alemanha e Berlim, em particular, foram terreno fértil para🧬 intelectuais, artistas e inovadores de muitos campos.
O ambiente social era caótico e a política era apaixonada.
As faculdades universitárias alemãs tornaram-se🧬 universalmente abertas a estudiosos judeus em 1918.
Os principais intelectuais judeus nas faculdades universitárias incluíam o físico Albert Einstein; os sociólogos🧬 Karl Mannheim, Erich Fromm, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse; os filósofos Ernst Cassirer e Edmund Husserl; sexólogo Magnus🧬 Hirschfeld; teóricos políticos Arthur Rosenberg e Gustav Meyer; e muitos outros.
Nove cidadãos alemães receberam prêmios Nobel durante a República de🧬 Weimar, cinco dos quais eram cientistas judeus, incluindo dois em medicina.[112]
O esporte assumiu uma nova importância à medida que o🧬 corpo humano se tornava um foco que apontava para a retórica acalorada da política padrão.
A nova ênfase refletia a busca🧬 de liberdade por jovens alemães alienados de rotinas de trabalho racionalizadas.[113]
A década de 1920 assistiu a inovações dramáticas nas técnicas🧬 de campanha política americanas, baseadas especialmente em novos métodos publicitários que funcionaram tão bem vendendo títulos de guerra durante a🧬 Primeira Guerra Mundial.
O governador James M.
Cox, de Ohio, candidato do Partido Democrata, fez uma campanha radical que o levou a🧬 comícios, discursos em estações de trem e discursos formais, alcançando audiências que totalizavam talvez 2 000 000 de pessoas.
Assemelhava-se à🧬 campanha de William Jennings Bryan de 1896.
Em contrapartida, o senador do Partido Republicano, Warren G.
Harding, de Ohio, contava com uma🧬 "campanha do Front Porch".
Trouxe 600 000 eleitores para Marion, Ohio, onde Harding falou de bet365 ou betfair casa.
Gerente de campanha republicana Will🧬 Hays gastou cerca de US$ 8 100 000; quase quatro vezes o dinheiro gasto pela campanha de Cox.
Hays usou a🧬 publicidade nacional de uma maneira importante (com o conselho do publicitário Albert Lasker).
O tema era o próprio slogan de Harding,🧬 "America First".
Assim, o anúncio republicano na Collier's Magazine, de 30 de outubro de 1920, exigia: "Vamos acabar com manobra e🧬 oscilação".
A imagem apresentada nos anúncios era nacionalista, usando slogans como "controle absoluto dos Estados Unidos pelos Estados Unidos", "Independência significa🧬 independência, agora como em 1776", "Este país permanecerá americano.
Seu próximo presidente permanecerá em nosso país" e "Decidimos há muito tempo🧬 que nos opusemos a um governo estrangeiro de nosso povo".[114]
1920 foi a primeira campanha presidencial a ser fortemente coberta pela🧬 imprensa e a receber ampla cobertura de noticiários, e também foi a primeira campanha moderna a usar o poder de🧬 estrelas de Hollywood e da Broadway que viajaram para Marion para tirar fotos com Harding e bet365 ou betfair esposa Florence Harding.
Al🧬 Jolson, Lillian Russell, Douglas Fairbanks e Mary Pickford, estavam entre as celebridades para fazer a peregrinação.
Os ícones de negócios Thomas🧬 Edison, Henry Ford e Harvey Firestone também emprestaram seu prestígio à campanha Front Porch.
[115] Na noite da eleição, 2 de🧬 novembro de 1920, a cobertura de transmissão de rádio comercial da eleição retorna pela primeira vez.
Os locutores da KDKA-AM em🧬 Pittsburgh, Pensilvânia, leram os resultados dos telégrafos no ar quando chegaram.
Esta única estação podia ser ouvida na maior parte do🧬 leste dos Estados Unidos pela pequena porcentagem da população que tinha receptores de rádio.
Calvin Coolidge tomou posse como presidente após🧬 a morte repentina do presidente Warren G.
Harding em 1923; ele foi reeleito em 1924 em uma maioria de votos contra🧬 uma oposição dividida.
Coolidge fez uso do novo meio de rádio e fez história de rádio várias vezes enquanto presidente: sua🧬 posse foi a primeira posse presidencial transmitida pela rádio; em 12 de fevereiro de 1924, ele se tornou o primeiro🧬 presidente americano a fazer um discurso político no rádio.
Herbert Hoover foi eleito presidente em 1928.
Declínio dos sindicatos [ editar |🧬 editar código-fonte ]
Os sindicatos cresceram muito rapidamente durante a guerra, mas depois de uma série de grandes greves fracassadas em🧬 siderurgia, frigoríficos e outras indústrias, uma longa década de declínio enfraqueceu a maioria dos sindicatos e a filiação caiu mesmo🧬 com o emprego crescendo rapidamente.
O sindicalismo radical praticamente entrou em colapso, em grande parte por causa da repressão federal durante🧬 a Primeira Guerra Mundial por meio do Ato de Espionagem de 1917 e do Ato de Sedição de 1918 .
Os🧬 principais sindicatos apoiaram a terceira candidatura de Robert La Follette em 1924.
A década de 1920 marcou um período de forte🧬 declínio para o movimento trabalhista.
A filiação e as atividades sindicais caíram acentuadamente em face da prosperidade econômica, da falta de🧬 liderança dentro do movimento e dos sentimentos antissindicais tanto dos empregadores quanto do governo.
Os sindicatos eram muito menos capazes de🧬 organizar greves.
Em 1919, mais de 4 000,000 trabalhadores (ou 21% da força de trabalho) participaram de cerca de 3,600 greves.
Em🧬 contraste, em 1929, cerca de 289,000 trabalhadores (ou 1.
2% da força de trabalho) realizaram apenas 900 greves.
O desemprego raramente caiu🧬 abaixo de 5% na década de 1920 e poucos trabalhadores enfrentaram perdas salariais reais.[116]
Progressismo nos anos 1920 [ editar |🧬 editar código-fonte ]
A Era Progressista nos Estados Unidos foi um período de ativismo social e reforma política que floresceu desde🧬 a década de 1890 até a década de 1920.
A política da década de 1920 foi hostil para com os sindicatos🧬 trabalhistas e os cruzados liberais contra os negócios, então muitos, se não todos os historiadores que enfatizam esses temas, descartam🧬 a década.
Estudiosos cosmopolitas urbanos recuaram diante do moralismo da proibição e da intolerância dos nativistas da Ku Klux Klan (KKK),🧬 e denunciaram a época.
O historiador Richard Hofstadter, por exemplo, em 1955, escreveu que a proibição "era uma pseudo-reforma, um substituto🧬 paroquial comprimido para a reforma" que "era transmitida pelos Estados Unidos pelo vírus rural-evangélico".
[117] No entanto, como Arthur S.
Link enfatizaram,🧬 os progressistas não simplesmente rolaram e fingem estar mortos.
[118] O argumento de Link para a continuidade durante os anos 1920🧬 estimulou uma historiografia que descobriu que o Progressismo era uma força potente.
Palmer, apontando para pessoas como George Norris, diz: "Vale🧬 a pena notar que o progressismo, embora temporariamente perdendo a iniciativa política, permaneceu popular em muitos estados ocidentais e fez🧬 bet365 ou betfair presença em Washington durante as presidências de Harding e Coolidge".
[119] Gerster e Cords argumentam que "Como o progressivismo era🧬 um 'espírito' ou um 'entusiasmo' ao invés de uma força facilmente definível com objetivos comuns, parece mais correto argumentar que🧬 produziu um clima de reforma que durou até os anos 20, se não além".
[120] Até mesmo o Klan foi visto🧬 sob uma nova luz, pois numerosos historiadores sociais relataram que os klansmen eram "protestantes brancos comuns", principalmente interessados na purificação🧬 do sistema, que há muito tempo era um objetivo central e progressivo.[121]
Progressismo de negócios [ editar | editar código-fonte ]
O🧬 que os historiadores identificaram como "progressismo empresarial", com bet365 ou betfair ênfase na eficiência e tipificado por Henry Ford e Herbert Hoover,[122]🧬 atingiu um apogeu nos anos 1920.
Wik, por exemplo, argumenta que as "visões de Ford sobre a tecnologia e a mecanização🧬 da América rural eram geralmente esclarecidas, progressivas e freqüentemente muito à frente de seu tempo".[123]
Tindall enfatiza a importância contínua do🧬 movimento Progressista no Sul na década de 1920, envolvendo o aumento da democracia, o governo eficiente, a regulamentação corporativa, a🧬 justiça social e o serviço público governamental.
[124][125] William Link considera o progressismo político dominante na maior parte do sul dos🧬 anos 20.
[126] Da mesma forma, foi influente no Centro-Oeste.[127]
Os historiadores das mulheres e dos jovens enfatizam a força do impulso🧬 progressivo dos anos 1920.
[128] As mulheres consolidaram seus ganhos após o sucesso do movimento sufragista, e passaram para causas como🧬 a paz mundial,[129] bom governo, cuidado maternal (a Lei Sheppard-Towner de 1921),[130] e apoio local à educação.e saúde pública.
[131] O🧬 trabalho não foi tão dramático quanto a cruzada do sufrágio, mas as mulheres votaram[132] e operaram silenciosa e eficazmente.
Paul Fass,🧬 falando de juventude, diz que "o progressismo como um ângulo de visão, como uma abordagem otimista dos problemas sociais, estava🧬 muito vivo".
[133] As influências internacionais que desencadearam muitas ideias reformistas também continuaram na década de 1920, à medida que as🧬 ideias americanas de modernidade começaram a influenciar a Europa.[134]
Há um consenso geral de que a Era Progressista havia terminado em🧬 1932, especialmente porque a maioria dos progressistas remanescentes se opunha ao New Deal.[135]
A política canadense foi dominada pelo Partido Liberal🧬 do Canadá sob o governo de William Lyon Mackenzie King.
O governo federal passou a maior parte da década desvinculado da🧬 economia e se concentrou em pagar as grandes dívidas acumuladas durante a guerra e durante a era da ferrovia sobre🧬 a expansão.
Após o boom da economia do trigo no início do século, as províncias das pradarias ficaram preocupadas com os🧬 baixos preços do trigo.
Isso desempenhou um papel importante no desenvolvimento do primeiro partido altamente bem sucedido do Canadá, o Partido🧬 Progressista do Canadá, que conquistou o segundo lugar na eleição nacional de 1921.
Assim como com a criação da Declaração Balfour🧬 de 1926 Canadá conseguiu com outras ex-colônias britânicas autonomia; criando a Comunidade Britânica.
Fim dos loucos anos vinte [ editar |🧬 editar código-fonte ]
O Índice de Ações Industriais Dow Jones continuou seu movimento ascendente por semanas, e juntamente com o aumento🧬 das atividades especulativas, dava uma ilusão de que o mercado altista de 1928 a 1929 duraria para sempre.
Em 29 de🧬 outubro de 1929, também conhecida como Black Tuesday, os preços das ações em Wall Street entraram em colapso.
Os eventos nos🧬 Estados Unidos contribuíram para uma depressão mundial, mais tarde chamada de Grande Depressão, que colocou milhões de pessoas desempregadas em🧬 todo o mundo durante os anos 1930.
Revogação da Lei Seca [ editar | editar código-fonte ]
A 21ª Emenda , que🧬 revogou a 18ª Emenda, foi proposta em 20 de fevereiro de 1933.
A escolha pela legalização do álcool foi deixada para🧬 os estados, e muitos estados rapidamente aproveitaram essa oportunidade para permitir o uso do álcool.
A proibição foi oficialmente encerrada com🧬 a ratificação da Emenda em 5 de dezembro de 1933.
ReferênciasBlom, Philipp.
Fracture: Life and Culture in the West, 1918–1938 (Basic Books,🧬 2015).
(Basic Books, 2015).
Jobs, Richard Ivan, e David M.Pomfret, eds.
The Transnationality of Youth.
" Transnational Histories of Youth in the Twentieth Century🧬 (Palgrave Macmillan UK, 2015) conteúdo.