Nota: Para o clube de futebol, veja Para o clube de futebol, veja Uberlândia Esporte Clube
Uberlândia é um município brasileiro🧾 no interior do estado de Minas Gerais, na região conhecida como Triângulo Mineiro, Região Sudeste do país.
Com 713 232 habitantes,🧾 segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o 2° município mais populoso de Minas🧾 Gerais (Lista de municípios de Minas Gerais por população).
Distante 537 quilômetros da capital estadual, Belo Horizonte, a região de Uberlândia🧾 era habitada por índios caiapós e bororós até a chegada do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, em 1632.
No final da🧾 década de 1880, o município de São Pedro de Uberabinha se emancipou de Uberaba, mas foi apenas em 1929 que🧾 a cidade passou a ser chamada de "Uberlândia".
Após a emancipação, houve um grande crescimento da área urbana da cidade, sendo🧾 que, no início do século XX, a Uberlândia já possuía uma diversificação nos ramos industriais.
O produto interno bruto (PIB) do🧾 município é o 27º maior do Brasil,[6] destacando-se na área de prestação de serviços.
No turismo, a cidade atrai visitantes com🧾 seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos, como o Mercado Municipal, o Parque do Sabiá,[7] Parque Municipal Victorio Siquierolli, Praça🧾 Clarimundo Carneiro, Praça Tubal Vilela, Praça da Bicota/Rosário[8] e a famosa Avenida Rondon Pacheco.[9]
O primeiro nome que a atual cidade🧾 de Uberlândia teve foi São Pedro de Uberabinha, denominação recebida quando elevada a distrito de Uberaba em 21 de maio🧾 de 1852.
Pela Lei Estadual nº 23, de 14 de março de 1891, passou a denominar-se Uberabinha, mesma data de sua🧾 instalação.
Pela Lei Estadual nº 1.
128, de 19 de outubro de 1929, a cidade passou a chamar-se Uberlândia, denominação que permanece🧾 até os tempos atuais.[10]
"Uberlândia" é um termo composto por dois termos de origens diferentes: "uber" e "lândia":
O primeiro homem de🧾 origem europeia a pisar na região do atual município de Uberlândia, território até então habitado por índios caiapós e bororós,🧾 foi o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, em 1632.
A região, então pertencente à Capitania de São Vicente, passou a pertencer🧾 à Capitania de Minas Gerais e São Paulo por Carta Régia de 3 de novembro de 1709.
João Pereira da Rocha🧾 (1818), após o desbravamento da região pelos bandeirantes, fixou-se pela região, demarcando área próxima à Aldeia de Santana (atual Indianópolis).
Ali,🧾 ele instalou a sede da sesmaria, que denominou Fazenda São Francisco, dando origem ao município.
Demarcou, ainda, a Fazenda Letreiro e🧾 a do Salto e deu o nome de Ribeirão São Pedro a um curso d'água encontrado.
[13] A vinda de João🧾 Pereira atraiu muitas outras famílias, inclusive os Carrejos, que, em 1835, adquiriram parte da Fazenda São Francisco e de outras🧾 próximas, formando as sedes nas quais se instalaram aqueles irmãos: Olhos d'Água, Lage, Marimbondo e Tenda (a de Felisberto).
Felisberto Alves🧾 Carrijo que, em 1964, foi legalmente reconhecido como fundador da cidade, era professor com formação adquirida em colégios de missionários.
Instalou🧾 em bet365 para presidente casa a primeira escola do município e, aos domingos, rezava o terço.
Formou um povoado, sendo este, em seguida,🧾 denominado como Nossa Senhora do Carmo em homenagem à capela de mesmo nome, inaugurada em 20 de outubro de 1853.[14][15]
Em🧾 11 de junho de 1857, foram incorporadas, ao patrimônio do povoado, mais doze alqueires doados pela esposa de Luís Alves🧾 Pereira, Custódia Fernandes dos Santos e outros cidadãos.
Essa área já era habitada por escravos e deu origem ao Bairro Patrimônio,🧾 na zona sul, pela Lei Provincial nº 831.
Exatamente um mês mais tarde, foi criada a Freguesia de São Pedro de🧾 Uberabinha.
Em 1861, a Capela de Nossa Senhora do Carmo foi ampliada, tornando-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo🧾 de São Pedro de Uberabinha, que viria a ser demolida em 1943.[15]
Formação administrativa e política [ editar | editar código-fonte🧾 ]
Através do Decreto nº 51, de 7 de junho de 1888, as freguesias de Santa Maria e São Pedro de🧾 Uberabinha foram elevadas à categoria de vila.
Dois meses mais tarde, em 31 de agosto daquele ano, foi criado o município🧾 de São Pedro de Uberabinha, atual Uberlândia, emancipando-se de Uberaba, pela Lei Provincial nº 4.643.
Ao longo dos anos, houve várias🧾 alterações na subdivisão distrital.
Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1911, o município era constituído dos distritos de Uberabinha🧾 (sede) e Santa Maria.
Pela Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, criou-se o distrito de Martinópolis com🧾 terras desmembradas do distrito sede.
Pelo Decreto-lei Estadual nº 1.
058, de 31 de dezembro de 1943, foram criados distritos de Tapuirama🧾 e Cruzeiro dos Peixotos.
Sob o mesmo decreto-lei estadual o distrito de Santa Maria passou a denominar-se Miraporanga e Martinópolis a🧾 chamar-se Martinésia.[10]
Em 14 de março de 1891, foi instalada a Vila de São Pedro de Uberabinha, além de ocorrer a🧾 posse do 1º Conselho da Intendência Municipal.
A criação da Comarca de São Pedro de Uberabinha ocorreu pela Lei Onze, de🧾 13 de novembro daquele ano.
Em 21 de dezembro, instalou-se o Foro Civil do Termo Judiciário de Uberabinha, Comarca de Araguari.
Em🧾 7 de março de 1892, aconteceu a posse da primeira Câmara Municipal de São Pedro de Uberabinha, sendo agente executivo🧾 Augusto César Ferreira e Souza.
Em 22 de março, ocorreu a primeira sessão do júri, sendo presidente do tribunal Duarte Pimentel🧾 de Ulhôa - primeiro juiz de direito da comarca - cargo que exerceu de 1892 até 2 de janeiro de🧾 1928, data de seu falecimento.[15]
Estação Mogiana de Uberlândia.
Após a emancipação de Uberlândia, houve um grande crescimento da área urbana da🧾 cidade.
Em 1897, foi instalada a primeira escola secundária do município: o Colégio Uberabinhense.
Em 7 de janeiro daquele mesmo ano teve🧾 início a circulação da folha "A Reforma", o primeiro Jornal da cidade, sendo seu fundador e diretor proprietário o professor🧾 João Luiz da Silva.
[16] No início do século XX, a cidade já possuía uma diversificação nos ramos industriais, tais como:🧾 fábrica de cerveja, sapataria, fábrica de cigarros, ferreiro, marceneiro, selaria, etc.
Além dessas indústrias não muito complexas, cuja produção se caracterizava🧾 pela fabricação de utensílios domésticos, materiais para construção civil, ferramentas agrícolas, aparatos para montaria etc.
, existia a indústria agropastoril, que,🧾 apesar de rudimentar, foi regulamentada pelo Código de Posturas.
A indústria pastoril movimentava-se em torno da criação do gado bovino para🧾 consumo interno e criação de suínos para o consumo e exportação para outros municípios e estados.[17]
Nas ruas e avenidas sem🧾 pavimentação, trafegavam carroças, charretes e carros de boi, cujo tráfego era regulamentado por legislação.
Essa lei regulamentava o emplacamento dos carros,🧾 a lotação de passageiros permitida em cada charrete, o valor de cada corrida e prescrevia os cuidados que deveriam ser🧾 dispensados no trato com os animais.
Além das carroças e charretes, os carros de boi foram um dos mais relevantes e🧾 requisitados meios de transporte.
Nem com a chegada da Estrada de Ferro Mogiana em Uberabinha, no ano de 1895, esses meios🧾 perderam a bet365 para presidente importância, pois o comércio entre essa cidade e os locais por onde não passavam os trilhos de🧾 ferro, era realizado o transporte das mercadorias via carros de boi.
Para as compras de poucas mercadorias, visitas e em muitas🧾 outras atividades, o cavalo era utilizado como meio de transporte.[17]
Até o ano de 1908, as atividades sociais da população se🧾 baseavam nas comemorações religiosas e também dos sacramentos, como ir à missa aos domingos, participar dos batizados, casamentos, organizar e🧾 frequentar as quermesses, que ajudavam a botar os fiéis em dia com os seus deveres religiosos e para estreitar o🧾 convívio.
Também ocorriam apresentações de bandas de músicas aos domingos.
Além dessas atividades, parte da população se divertia também realizando e participando🧾 de concursos de beleza.
Existiam também casas de jogos, que eram chamadas de casas de tavolagem, também considerados espaços de interação.[17]
Com🧾 o desenvolvimento demográfico da cidade, houve necessidade de investir na infraestrutura municipal e na área da cultura.
Ao longo de todo🧾 o século XX, foram criados cerca de dez cinemas em Uberlândia.
Ainda foram inauguradas diversas casas de diversão, os teatros[18] e🧾 a Casa da Cultura, que é uma instituição que abriga acervos culturais do município, inaugurada em 2008.
Sua sede está situada🧾 em um prédio que foi construído entre 1922 e 1924 com a meta de se tornar residência de Eduardo Marquez,🧾 intendente municipal entre 1923 a 1926.[19]
Fotografia aérea da região central da cidade em 2006
A área do município é de 4.
115,82🧾 km², representando 0,7017 % do estado, 0,4452 % da Região Sudeste e 0,0484 % de todo o território brasileiro.
[20] Desse🧾 total 135,3492 km² estão em perímetro urbano.[21]
Uberlândia tem a altitude média de 887 m.
O ponto culminante do município está localizado🧾 na cabeceira do Córrego Cachoeirinha, que mede 930 m.
A altitude mínima se encontra na foz do Rio Uberabinha, com 622🧾 m.
A sede municipal se encontra em altitude de 863,18 m.
[22] O município de Uberlândia está situado no domínio dos Planaltos🧾 e Chapadas da Bacia Sedimentar do Paraná, estando inserido na sub-unidade do Planalto Meridional da Bacia do Paraná.
Possui relevo típico🧾 de chapada (suavemente ondulado sobre formações sedimentares, apresentando vales espaçados e raros).
Nesse conjunto a vegetação característica é o cerrado e🧾 suas variáveis.
Os solos são ácidos e pouco férteis.
[23] Cerca de 70% do território uberlandense é de terras onduladas e nos🧾 30% restantes o terreno é planificado.[22]
Uberlândia está localizada junto à bacia do rio Paranaíba, tendo em seu território várias sub-bacias🧾 de pequenos e médios córregos com papéis importantes em bet365 para presidente configuração.
[22] É drenado pela bacia hidrográfica do Rio Tejuco (o🧾 segundo maior afluente do rio Paranaíba), com bet365 para presidente bacia a sul e sudoeste do município, que possui como principais afluentes🧾 os Ribeirões Babilônia, Douradinho e Estiva, o Rio Cabaçal, estes localizados na zona rural, e o Rio Araguari.
A bacia do🧾 Araguari abrange a porção leste do município.
Seu principal afluente, na área do município, é o rio Uberabinha, que passa dentro🧾 do perímetro urbano.
Há exploração do potencial hidrelétrico desse rio, a qual vêm ocorrendo através do funcionamento das usinas hidroelétricas de🧾 Nova Ponte, de Miranda e Amador Aguiar I e II.[23]
O Rio Uberabinha, integrante da bacia do Rio Araguari, possui grande🧾 relevância para a cidade, constituindo-se em conjunto com seus afluentes, no manancial usado para o abastecimento de água para a🧾 população.
Os principais afluentes do Araguari estão na zona rural, que são os Ribeirões Beija-Flor, Rio das Pedras e o Ribeirão🧾 Bom Jardim, outro importante manancial para o abastecimento do município.
Na zona urbana o Rio Uberabinha tem afluentes menores, como os🧾 córregos Cajubá, Tabocas, São Pedro (totalmente canalizados), Vinhedo, Lagoinha, Liso, do Salto, Guaribas, Bons Olhos, do Óleo, Cavalo, dentre outros.[23]
Ecologia🧾 e meio ambiente [ editar | editar código-fonte ]
Cerrado nos arredores da cidade.
A vegetação predominante do município é o cerrado🧾 e suas variáveis como veredas, campos limpos, campos sujos ou cerradinhos, cerradões, matas de várzea, matas de galeria ou ciliares🧾 e matas mesofíticas.
Apenas na parte oeste do município, em locais onde a altitude varia de 700 a 850 m, os🧾 solos são mais rasos com baixa fertilidade e a vegetação predominante é a mata subcaducifólia.[23]
A cidade conta com onze áreas🧾 protegidas pela legislação ambiental, as chamadas Unidades de Conservação que contam com a presença de mata ciliar às margens dos🧾 cursos d'água (rios, ribeirões, córregos, etc), que protegem suas águas contra o assoreamento e suas vertentes contra erosão, colaborando para🧾 preservação da fauna e da flora do Cerrado.[23]
Também com o objetivo de preservar o meio ambiente, a prefeitura organiza anualmente,🧾 em junho, desde 2007, a Semana do Meio Ambiente, que conta com a participação média de aproximadamente 1.500 pessoas.
São realizadas🧾 palestras, oficinas e visitas monitoradas.[24]
A cidade de Uberlândia também conta com várias outras áreas verdes como:
Maiores acumulados de precipitação em🧾 24 horas
registrados em Uberlândia por meses (INMET) [ 25 ] [ 26 ] Mês Acumulado Data Mês Acumulado Data Janeiro🧾 126,8 mm 19/01/1983 Julho 43,3 mm 20/07/1983 Fevereiro 88,2 mm 08/02/1995 Agosto 44,5 mm 09/08/1998 Março 96,6 mm 15/03/1997 Setembro🧾 77,6 mm 23/09/2006 Abril 69 mm 06/04/1991 Outubro 82,4 mm 18/10/2006 Maio 78,6 mm 30/05/2013 Novembro 129,8 mm 09/11/1999 Junho🧾 56 mm 06/06/1997 Dezembro 157,8 mm 12/12/1986 Período: 01/12/1980 a 30/11/1984 e 01/01/1986-presente
O clima de Uberlândia é caracterizado como tropical,[27]🧾 com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média compensada anual em torno de 22 °C.
[28] Outono e primavera são🧾 estações de transição.
[29] O índice pluviométrico é pouco superior a 1 600 milímetros (mm), concentrando-se nos meses de verão.
[28] As🧾 precipitações caem sob a forma de chuva, podendo em algumas ocasiões ocorrer granizo.
[30][31] Por outro lado, na estação seca é🧾 comum o município registrar índices de umidade relativa do ar críticos, algumas vezes abaixo de 20%, sendo que abaixo de🧾 30% já é considerado estado de atenção.[29]
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período de 1980 a🧾 1984 e a partir de 1986, a menor temperatura registrada em Uberlândia foi de 1 °C em 21 de julho🧾 de 1981 e a maior atingiu 38,5 °C em 7 de outubro de 2020.
[25][32] O maior acumulado de precipitação em🧾 24 horas chegou a 157,8 mm em 12 de dezembro de 1986.
Outros grandes acumulados iguais ou superiores a 100 mm🧾 foram: 129,8 mm em 9 de novembro de 1999, 126,8 mm em 19 de janeiro de 1983, 116,8 mm em🧾 20 de dezembro de 2007, 106,2 mm em 15 de janeiro de 2002 e 105,8 mm em 1° de dezembro🧾 de 1980.[26]
No censo demográfico de 2022 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município era🧾 de 713 232 habitantes, apresentando uma densidade populacional de 173,32 hab./km².[1]
Segundo o censo demográfico de 2010, 48,83% da população eram🧾 homens (294.
914 habitantes), 51,17% (309 099 habitantes) mulheres, 97,23% (587 266 habitantes) vivia na zona urbana e 2,77% (16 747🧾 habitantes) na zona rural.[35][36]
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Uberlândia é considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas🧾 para o Desenvolvimento (PNUD).
Seu valor é de 0,789, sendo o terceiro maior de todo estado de Minas Gerais (em 853),🧾 o 41° de toda a Região Sudeste do Brasil (em 1666 municípios) e o 123° de todo o Brasil (entre🧾 5.507 municípios).
No ano de 2010, considerando apenas a educação, o valor do índice é de 0,716, enquanto o do Brasil🧾 é 0,849.
O índice de longevidade é de 0,885 (o brasileiro é 0,787) e o de renda é de 0,776 (o🧾 do Brasil é 0,723).
[37] A cidade possui todos os indicadores elevados e acima da média nacional segundo o PNUD.
A renda🧾 per capita é de 22 926,50 reais.
Seu Índice de Gini é de 0,39,[38] sendo que 1,00 é o pior número🧾 e 0,00 é o melhor.
[39] A incidência da pobreza, medida pelo IBGE, é de 0,41%; o limite inferior da incidência🧾 de pobreza é de 6,00%, o superior é de 6,00% e a incidência da pobreza subjetiva é de 9,79%.
[39] No🧾 ano de 2010, a população uberlandense era composta por 337.
042 brancos (55,801%); 50.
271 pretos (8,323%); 208.
945 pardos (34,593%); 6.
796 amarelos🧾 (1,125%); 926 indígenas (0,153%); além dos 33 sem declaração (0,005%).[40]
Igreja no centro do distrito Miraporanga
Tal como a variedade cultural em🧾 Uberlândia, são diversas as manifestações religiosas presentes na cidade.
Embora tenha se desenvolvido sobre uma matriz social eminentemente católica é possível🧾 encontrar atualmente na cidade dezenas de denominações protestantes diferentes.
Além disso o crescimento dos sem-religião também vem sido notado, chegando a🧾 quase 9% da população.[41]
A cidade de Uberlândia está localizada no país mais católico do mundo em números absolutos.
A Igreja Católica🧾 teve seu estatuto jurídico reconhecido pelo governo federal em outubro de 2009,[42] ainda que o Brasil seja atualmente um estado🧾 oficialmente laico.
[43] A cidade possui os mais diversos credos protestantes ou reformados, como por exemplo a Assembleia de Deus.[44]
De acordo🧾 com dados do censo de 2010, realizado pelo IBGE, a população de Uberlândia é composta por: Católicos (54,58%), evangélicos (25,16%),🧾 pessoas sem religião (8,36%), espíritas (7,4%) e 4,5% estão divididas entre outras religiões.[41]
De acordo com a Constituição de 1988, Uberlândia🧾 está localizada em uma república federativa presidencialista.
Foi inspirada no modelo estadunidense, no entanto, o sistema legal brasileiro segue a tradição🧾 romano-germânica do Direito positivo.
[45] A administração municipal se dá pelo poder executivo e pelo poder legislativo.[46]
Antes de 1930 os municípios🧾 eram dirigidos pelos presidentes das câmaras municipais, também chamados de agentes executivos ou intendentes.
Somente após a Revolução de 1930 é🧾 que foram separados os poderes municipais em executivo e legislativo.
[47] O primeiro intendente do município foi Antônio Alves dos Santos🧾 e o primeiro líder do poder executivo e prefeito do município foi Lúcio Libânio.
Em vinte e nove mandatos, 25 prefeitos🧾 passaram pela prefeitura de Uberlândia, além dos dez agentes executivos.
[48] Em 2016, o prefeito eleito nas eleições municipais no Brasil🧾 foi Odelmo Leão, do Partido Progressista (PP), sendo eleito com 72,05% dos votos válidos.[49]
O Poder legislativo é constituído pela câmara,🧾 composta por 21 vereadores eleitos para mandatos de quatro anos (em observância ao disposto no artigo 29 da Constituição[50]) e🧾 está composta da seguinte forma:[51] quatro cadeiras do Partido Progressista (PP); três cadeiras do Partido dos Trabalhadores (PT); três cadeiras🧾 do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); duas cadeiras do Partido Democrático Trabalhista (PDT); duas cadeiras do Partido Social Cristão🧾 (PSC); uma cadeira do Partido Socialista Brasileiro (PSB); uma do Partido da República (PR); uma do Partido Social Democrata Cristão🧾 (PSDC); uma do Partido Social Liberal (PSL); uma do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB); uma do Democratas (DEM); e🧾 uma do Partido Popular Socialista (PPS).
Cabe à casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao Executivo, especialmente o🧾 orçamento participativo (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
O município de Uberlândia se rege por leis orgânicas.
[52] A cidade é ainda a sede🧾 de uma Comarca.
[53] De acordo com o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), o município possuía em 2006 373🧾 744 eleitores.[54]
Cidades-irmãs é uma iniciativa do Núcleo das Relações Internacionais, que busca a integração entre a cidade e demais municípios🧾 nacionais e estrangeiros.
A integração entre os municípios é firmada por meio de convênios de cooperação, que têm o objetivo de🧾 assegurar a manutenção da paz entre os povos, baseada na fraternidade, felicidade, amizade e respeito recíproco entre as nações.
As cidades🧾 irmãs de Uberlândia são:
Mapa dos bairros da região central de Uberlândia
Quando emancipada, Uberlândia constituía-se apenas de dois distritos: São Pedro🧾 de Uberabinha (Sede) e Santa Maria (atual Miraporanga), oficializados pela lei provincial 3 643, de 31 de agosto de 1888,🧾 que declarou a elevação de Uberlândia à categoria de município.
Atualmente está, oficialmente, subdividida em cinco distritos.
São eles: Cruzeiro dos Peixotos,🧾 Martinésia, Miraporanga, a Sede e Tapuirama.
A última alteração distrital foi feita a partir do decreto-lei estadual 1 058, de 16🧾 de dezembro de 1943, quando foram criados os distritos de Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos, anexados ao município de Uberlândia.[10]
O🧾 município também é subdividido em cinco regiões, denominadas pela prefeitura de setores.
São elas: Região Central, Zona Leste, Zona Oeste, Zona🧾 Norte e Zona Sul.
A cidade também se subdivide em cerca de 160 bairros.
[56] Entretanto, com o objetivo de reduzir esse🧾 grande número, a prefeitura vem organizando, desde a década de 1980, o projeto "Bairros Integrados", que visa à união de🧾 diversos bairros da cidade através de um estudo detalhado da atual malha urbana.
A meta é reduzir o número de bairros🧾 para apenas oitenta.[57]
Vista da UBT (Uberlândia Business Tower) e parte da região central de Uberlândia.
Center Shopping, o maior complexo de🧾 compras de Uberlândia e de todo o interior de Minas Gerais.
Uberlândia Shopping, o maior da zona sul, e o segundo🧾 maior da cidade.
O produto interno bruto (PIB) de Uberlândia é o 27º maior do Brasil,[6] destacando-se na área de prestação🧾 de serviços.
De acordo com os dados do IBGE de 2008, o município possuía 14 270 392,490 mil reais[6] no seu🧾 Produto Interno Bruto.
Desse total, 2 003 554 mil são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios.
[58] O PIB per capita🧾 é de 22 926,50 reais.[6]
A agricultura é o setor menos relevante da economia de Uberlândia.
De todo o PIB da cidade,🧾 271 271 mil reais é o valor adicionado bruto da agropecuária.
[6] Segundo o IBGE, em 2008 o município possuía um🧾 rebanho de 205 709 bovinos, 619 464 suínos, 6 169 equinos, 762 caprinos, 78 bufalinos, 319 asinos, 541 muares, 4🧾 633 ovinos, 378 coelhos e 5 798 617 aves, dentre estas 2 480 000 galinhas e 3 318 617 galos,🧾 frangos e pintinhos.
[59] Em 2008, a cidade produziu 48 900 mil litros de leite de 31 623 vacas.
Foram produzidos 50🧾 068 mil dúzias de ovos de galinha e 1 400 quilos de mel de abelha.
[59] Na lavoura temporária, são produzidos,🧾 principalmente, o milho (140 400 toneladas), a soja (138 330 toneladas) e a cana-de-açúcar (28 500 toneladas).[60][61]
A indústria, atualmente, é🧾 o segundo setor mais relevante para a economia uberlandense.
2 729 956 mil reais do PIB municipal são do valor adicionado🧾 bruto da indústria (setor secundário).
[6] Uma importante parcela de participação do setor secundário municipal é oriunda do Distrito Industrial Guiomar🧾 de Freitas Costa, localizado na zona norte da cidade.
Nele, estão as principais indústrias da cidade, inclusive instalações de algumas das🧾 maiores empresas do Brasil e ainda multinacionais,[62] como Cargill Agrícola, Casas Bahia, Algar Telecom (antiga CTBC), Monsanto, Petrobras, Sadia, Souza🧾 Cruz e Coca-Cola.[63]
Uberlândia conta também com a AmBev, que tem um centro de distribuição na zona oeste e uma fábrica,🧾 planejada para ser a maior do mundo, localizada na zona rural do extremo sudeste da cidade.[64][65]
7 479 038 mil reais🧾 do PIB municipal são de prestações de serviços (terciário).
[6] O setor terciário atualmente é a maior fonte geradora do PIB🧾 uberlandense.
De acordo com o IBGE, a cidade possuía, no ano de 2008, 21 492 empresas e 339 922 trabalhadores, sendo🧾 183 888 pessoal ocupado total e 156 034 ocupado assalariado.
Salários juntamente com outras remunerações somavam 2.358.
463 reais e o salário🧾 médio mensal de todo município era de 2,9 salários-mínimos.[66]
Uberlândia conta com alguns dos maiores shopping centers da região do Triângulo🧾 Mineiro, como o Center Shopping e o Pátio Sabiá, na Zona Leste; o Uberlândia Shopping, Pátio Vinhedos, Village Altamira e🧾 o Griff Shopping, na Zona Sul[67]; e o Pratic Shopping, na região central[68].
Assim como no resto do país, o maior🧾 período de vendas em Uberlândia, é o Natal.[69]
Turismo de negócios [ editar | editar código-fonte ]
Uberlândia integra o circuito turístico🧾 do Triângulo Mineiro[70] e se destaca na área de turismo de negócio em escala nacional e no turismo comercial em🧾 âmbito regional.
Recentemente a cidade foi classificada pela International Congress and Convention Association (ICCA) (a principal entidade do segmento de turismo🧾 e eventos internacionais) como uma das cidades brasileiras que mais sedia eventos internacionais, ficando na nona posição.
Entre as doze cidades🧾 melhores colocadas, Uberlândia é a única que não é capital, e superada apenas por grandes centros como São Paulo, Rio🧾 de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
Anualmente são realizados na cidade centenas de eventos de várias partes do país e até🧾 de outros países.[71]
Um estudo feito por entidades revelou que o turismo é o maior gerador de oportunidade de trabalho mundial🧾 com mais de 200 milhões de empregos, além de ter grande relevância no PIB e atingir diretamente cerca de 50🧾 setores da economia.
E dentre os segmentos, o turismo de eventos é considerado como o que mais cresce no mundo, movimentando🧾 US$ 4 trilhões anualmente.
Em Uberlândia, 17% das empresas que realizam eventos, 50% são de grande porte e em 82% dos🧾 eventos o público-alvo são os funcionários das empresas.[72]
Uberlândia conta com boa infraestrutura.
No ano de 2000, a cidade tinha 144 461🧾 domicílios entre apartamentos, casas, e cômodos.
Desse total, 93 233 eram imóveis próprios, sendo 69 040 próprios já quitados (47,79%), 24🧾 193 em aquisição (16,75%) e 37 358 alugados (25,86%); 13 507 imóveis foram cedidos, sendo 2 599 por empregador (1,80%)🧾 e 10 908 cedidos de outra maneira (7,55%).
363 foram ocupados de outra forma (0,25%).
[73] O município conta com água tratada,🧾 energia elétrica, esgoto, limpeza urbana, telefonia fixa e telefonia celular.
Em 2000, 97,68% dos domicílios eram atendidos pela rede geral de🧾 abastecimento de água;[74] 97,38% das moradias possuíam coleta de lixo[75] e 96,10% das residências possuíam escoadouro sanitário.
[76] No ano de🧾 2009 a ONU reconhece Uberlândia, como a ser a primeira cidade com acessibilidade no Brasil.[77]
Segundo o índice de desempenho do🧾 Sistema Único de Saúde (IDSUS), em 2010 Uberlândia possuía a nota 5,32, o 4º pior índice no grupo de cidades🧾 semelhantes em que foi inserida, além de estar abaixo da média do estado (5,87) e do Brasil (5,46).
[78] Em 2005,🧾 o município possuía 198 estabelecimentos de saúde, sendo 64 deles privados e 134 públicos entre hospitais, pronto-socorros, postos de saúde🧾 e serviços odontológicos.
Neles, a cidade possui 944 leitos para internação, sendo 420 privados e 524 privados.
[79] Na cidade, existem doze🧾 hospitais gerais, sendo dois públicos e dez filantrópicos.
Uberlândia conta ainda com 1 261 técnicos de enfermagem, 963 auxiliares de enfermagem,🧾 937 cirurgiões dentistas, 885 clínicos gerais, 498 pediatras, e 2 698 distribuídos em outras categorias, totalizando 7 242 profissionais de🧾 saúde.
No ano de 2008, foram registrados 8 160 nascidos vivos, sendo que 10,2% nasceram prematuros, 88,2% foram de partos cesarianos🧾 e 15,5% foram de mães entre 10 e 19 anos (0,7% entre 10 e 14 anos).
A Taxa Bruta de Natalidade🧾 é de 13,1.[80]
Um dos primeiros hospitais públicos de Uberlândia foi a Santa Casa de Misericórdia.
Sua primeira diretoria tomou posse em🧾 1 de janeiro de 1908.
A cidade é considerada como referência em saúde para a região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba,🧾 Noroeste de Minas e Sul Goiano, contando com mais de uma dezena de hospitais, tanto privados como públicos, como o🧾 Hospital das Clínicas (SUS/UFU);[81] Unidade de Atendimento Integrado (UAIs) administradas pela Missão Sal da Terra e pela SPDM (Associação Paulista🧾 para o Desenvolvimento da Medicina), localizadas em sete bairros da cidade, além de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na🧾 zona sul (antiga UAI São Jorge);[82][83] Hospital Santa Marta (cirurgias e atendimento pelo SUS);[84] Hospital do Câncer (SUS)[85][86].
A cidade também🧾 conta com o Hospital e Maternidade Municipal, também na zona sul, que possui 258 leitos para assistência de média complexidade,🧾 pediatria e maternidade.
São 40 salas de UTI individuais e 12 UTIs neonatal, além de integrar a Rede de Atenção em🧾 Saúde.[87][88]
Uberlândia conta com escolas em todas as regiões do município.
Devido à intensa urbanização os poucos habitantes da zona rural têm🧾 fácil acesso a escolas em bairros urbanos próximos.
[89] A educação nas escolas municipais tem um nível inferior ao das escolas🧾 estaduais, mas a prefeitura está criando estudos para tornar a educação pública municipal ainda melhor, de modo a conseguir melhores🧾 resultados no IDEB.
[90] O município em 2008 contava com aproximadamente 18.493 matrículas, 1.
149 docentes e 67 escolas nas redes públicas🧾 e particulares.
[91] A primeira escola pública da cidade foi a Escola Estadual Bueno Brandão, criada pelo então governador Júlio Bueno🧾 Brandão e autorizada pelo decreto-lei nº 3200 de 20 de junho de 1911.
A escola iniciou suas atividades em 1 de🧾 fevereiro de 1915[92] e completou seu centenário em 20 de junho de 2011.
Em julho de 2015 a rede municipal contava🧾 com 54 escolas:[93] A cidade também conta com várias faculdades e uma universidade federal, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU),🧾 tendo uma população universitária de aproximadamente cinquenta mil estudantes.
Foi inicialmente autorizada a funcionar em 14 de agosto de 1969 pelo🧾 decreto-lei nº 762 e se tornou uma universidade federal através da Lei nº 6.
532, de 24 de maio de 1978.
[94]🧾 Uberlândia, além de um campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (Antiga Escola Agrotécnica), situada na Zona Rural, oferece cursos🧾 técnicos semestralmente e cursos superiores.
[95] Também conta com uma das maiores universidades particulares do estado, a Faculdade Pitágoras, representada pela🧾 UNIMINAS.[96]
Educação de Uberlândia em números [ 91 ] Nível Matrículas Docentes Escolas (total) Ensino pré-escolar 11 885 907 158 Ensino🧾 fundamental 80 993 4 247 179 Ensino médio 19 187 1 197 47
Criminalidade e segurança pública [ editar | editar🧾 código-fonte ]
Como na maioria dos municípios médios e grandes brasileiros, a criminalidade é um problema também em Uberlândia.
Em 2006, a🧾 taxa média de homicídios no município foi de 18,2 para cada 100 mil habitantes.
O índice de óbitos por arma de🧾 fogo, que era de 4,6 em 2002, pulou para 11,7 em 2003, sendo de 12,4 e 10,0 em 2004 e🧾 2005, respectivamente, voltando a subir em 2006, ficando em 12,0 neste ano.
A taxa de óbitos por acidentes de trânsito, que🧾 era de 121 em 2002, cresceu para 147 em 2006.
[97] Uberlândia também ocupa a 128ª posição das 256 cidades brasileiras🧾 com população superior a 100 mil habitantes que tiveram o maior número de ocorrências envolvendo o uso, porte e tráfico🧾 de drogas.
Em 2005, foram registradas 213 ocorrências deste tipo de crime na cidade, o que resultou em uma média de🧾 36,4 para cada grupo de 100 mil moradores.
Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), grande parte dos assassinatos que🧾 ocorrem na cidade (78%[98]) envolve gangues que estão disputando o tráfico de drogas.[99]
Para combater essas altas taxas e índices de🧾 criminalidade no município, a prefeitura, juntamente com a Polícia Militar, está fazendo diversos investimentos na segurança pública.
Entre 2006 e 2009,🧾 a região recebeu 245 viaturas policiais e 984 homens ingressaram na Polícia Militar.
Também foi feito o reforço do combate ao🧾 narcotráfico.
[99] E esses investimentos vêm mostrando resultados positivos.
Segundo Gilmar Souza de Freitas, chefe da 9ª Região Integrada de Segurança Pública🧾 (Risp), em 2005 foram registradas 48 951 ocorrências criminais na região.
Já em 2009, esse número baixou para 37 152.[98]
Serviços e🧾 comunicação [ editar | editar código-fonte ]
Antigo cenário do MGTV da TV Integração Uberlândia, em 2009
O serviço de abastecimento de🧾 água de toda a cidade é feito pela Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).
As metas de segurança e qualidade🧾 possuem, como base, as metas do Ministério da Saúde.
A qualidade da água de Uberlândia é atestada pelo levantamento de 80🧾 parâmetros, realizado mensalmente pelo laboratório Bioagri Ambiental.
[100] Já a coleta de esgoto é realizada pela própria prefeitura.
Sendo no ano de🧾 2012 a cidade escolhida pelo Instituto Trata Brasil para ser modelo de gestão em saneamento.
No município, assim como em todo🧾 o estado de Minas Gerais, o serviço de abastecimento de energia elétrica é feito pela Companhia Energética de Minas Gerais🧾 (Cemig).
No ano de 2003, existiam 194 018 consumidores e foram consumidos 1 058 828 354 KWh de energia.
[22] A cidade🧾 conta ainda com serviços de internet discada e banda larga (ADSL) sendo oferecidos por diversos provedores de acesso gratuitos e🧾 pagos.
O serviço telefônico móvel, por telefone celular, é oferecido por diversas operadoras.
A cidade também é coberta por conexões de dados🧾 móveis 3G[101] e 4G.
O código de área (DDD) de Uberlândia é 034[102] e o Código de Endereçamento Postal (CEP) da🧾 cidade vai de 38.400-000 a 38.415-999.
[56][103] No dia 12 de janeiro de 2009 o município passou a ser servido pela🧾 portabilidade, juntamente com toda a Zona da Mata mineira, Campo das Vertentes e outras cidades de DDD 16 (interior de🧾 São Paulo), 41 (Paraná), 34 e 35 (Minas Gerais) e 74 (Bahia).
A portabilidade é um serviço que possibilita a troca🧾 da operadora sem a necessidade de se trocar o número do aparelho.[104]
O município conta ainda com jornais em circulação.
No ano🧾 de 2004, eram quatro no total.
Atualmente, os principais são o Correio de Uberlândia,[105] a Gazeta de Uberlândia,[106] e o Tudo🧾 Já.
[107] Em 2013, existiam mais de seis emissoras de rádio, de acordo com a Associação Mineira de Rádio e TV🧾 e a Telecomunicações de Minas Gerais S.A.
[22] São, algumas delas, a América AM 580; a Cultura FM 95,1; a Paranaíba🧾 FM 100,7; a Clube FM 98,7; a Rádio Mix FM 106,5 e a Líder FM 93,1.
[108] O município recebe também🧾 sinal de diversas emissoras de televisão.
A primeira na cidade foi a Rede Integração, antiga TV Triângulo.
[109] Desde 16 de março🧾 de 2009, a cidade é atendida pela transmissão digital.[110]
Avenida Rondon Pacheco, a principal via arterial da cidade de Uberlândia.
Avenida Cesário🧾 Alvim, importante logradouro da cidade, que corta a Região Central e a Zona Leste de Uberlândia.
O sistema de ônibus é🧾 composto por cinco terminais estrategicamente localizados nos principais bairros da cidade, devidamente interligados por ônibus expressos.
Além da interligação por ônibus🧾 expressos, onde os trajetos são desprovidos de paradas intermediárias, os terminais são providos de ônibus alimentadores, que compõem a ramificação🧾 secundária deste sistema de transporte de massas.
[111] A cidade também possui treze corredores ou estações de ônibus localizados nos principais🧾 pontos da Avenida João Naves de Ávila, interligando dois terminais em um trajeto de dez quilômetros (nessa avenida também há🧾 os ônibus expressos que não param nas estações) tal ligam: o Terminal Central ao Terminal Santa Luzia, a linha expressa🧾 E131 e a linha parador T131.
Atualmente a cidade recebeu três novas empresas de transporte, São Miguel, Sorriso de Minas e🧾 Auto Trans, com ônibus novos.
[112] A cidade possui vinte e seis ônibus expressos e semiexpressos que trafegam todos os dias🧾 em Uberlândia transportando milhares de passageiros pelo Sistema Integrado de Transportes (SIT).[113]
Trecho da BR-365 em Uberlândia
A frota municipal no ano🧾 de 2010 era de 291 318 veículos, sendo 167 795 automóveis, 9 795 caminhões, 2 935 caminhões trator, 16 781🧾 caminhonete, 873 micro-ônibus, 77 612 motocicletas, 13 951 motonetas, 1 440 ônibus e 136 tratores de roda.
[114] As avenidas duplicadas🧾 e pavimentadas e diversos semáforos facilitam o trânsito da cidade, mas o crescimento no número de veículos nos últimos dez🧾 anos está gerando um tráfego cada vez mais lento de carros, principalmente na Sede do município - onde às vezes🧾 o congestionamento em algumas grandes vias chega a 2,5 km.
Além disso, tem se tornado difícil encontrar vagas para estacionar no🧾 centro comercial da cidade, o que vem gerando alguns prejuízos ao comércio.
[115] A Secretaria de Trânsito e Transportes (SETTRAN) é🧾 o órgão municipal responsável pelo sistema de trânsito e de transporte da cidade.
Ela regulamenta e regulariza o sistema de transporte🧾 público, gerencia o trânsito e, através de seus Agentes de Trânsito, aplica autuações aos motoristas que cometem infrações de trânsito.
[116]🧾 O município possui fácil acesso à BR-050 para Uberaba e São Paulo ao sul (sendo duplicada até São Paulo) e🧾 Araguari, Catalão/GO e Brasília/DF ao norte; BR-267 para Porto Murtinho/MS; BR-365 para Ituiutaba, Patrocínio, Patos de Minas, Pirapora e Montes🧾 Claros; BR-452 para Rio Verde/GO, Itumbiara/GO, Araxá e Belo Horizonte; e BR-497 para Prata, Campina Verde e Iturama.
Além disso, tem🧾 acesso às rodovias de importância estadual e até nacional através de rodovias vicinais pavimentadas e com pista dupla.[22]
A cidade também🧾 possuía duas históricas estações ferroviárias: a Estação Uberabinha (na zona urbana) e do Sobradinho (na zona rural), sendo que essa🧾 última foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal pelo Decreto nº 10.
228 de 31 de março de 2006.
Atualmente, a cidade somente🧾 possui em atividade, a atual Estação Ferroviária de Uberlândia (localizada também na zona urbana), por onde trafegam os trens cargueiros.
Todas🧾 as estações pertenciam à Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e estas foram as grandes responsáveis pelo crescimento do município🧾 no mercado regional e nacional, porém, após o rebaixamento do café na região do triângulo mineiro e do crescente aumento🧾 do transporte rodoviário, o transporte ferroviário de passageiros sofreu um colapso e enfrentou forte concorrência, obrigando as empresas a aperfeiçoarem🧾 seus serviços.
[117] No início dos anos 1970, as linhas da Mogiana foram absorvidas pela estatal paulista FEPASA, dentre elas a🧾 Linha do Catalão e a Variante Ômega-Araguari, que estando interligadas, atravessam Uberlândia e a ligam às cidades de Araguari e🧾 Uberaba.
O transporte ferroviário de passageiros cessou suas atividades na cidade em 1997, ainda sob o comando da FEPASA e no🧾 ano seguinte, ambas as linhas foram privatizadas para o transporte de cargas e atualmente se encontram sob concessão da Ferrovia🧾 Centro-Atlântica.[118][119]
Uberlândia possui o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, conhecido simplesmente por Aeroporto de Uberlândia.
É o terceiro maior aeroporto de🧾 Minas Gerais e o 27º do Brasil em número de passageiros transportados e possui capacidade para atender mais de 600🧾 mil passageiros por ano e aviões de porte maior, como o Airbus A320 e o Boeing 737, após a reforma🧾 realizada em 2005.
O aeroporto fechou o ano de 2011 com um movimento 907.169 passageiros.
Em 2012 passou de 1 milhão de🧾 passageiros.
[120] O aeroporto opera com voos diretos apenas para 4 cidades brasileiras, sendo elas: Belo Horizonte, Campinas, Guarulhos e São🧾 Paulo.
Operam no aeroporto diversas empresas, como a Latam, Gol Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas.[121][122][123]
Cultura e lazer [ editar |🧾 editar código-fonte ]
A cidade conta com um rico patrimônio cultural.
Possui 19 bens tombados,[124] sendo alguns deles a Praça Tubal Vilela,🧾 tombada como Patrimônio Histórico Municipal pelo Decreto nº 9.
676, de 22 de novembro de 2004, sendo parte dos projetos urbanísticos🧾 elaborados no final do século XIX objetivando a construção de uma cidade moderna;[125] a Igreja de Nossa Senhora do Rosário,🧾 tombada pela Lei nº 4.
263 de 9 de dezembro de 1985, conhecida por ser o prédio religioso mais antigo no🧾 espaço urbano de Uberlândia, tendo suas obras iniciadas em 1893;[126] Igreja do Espírito Santo do Cerrado, registrada pela Lei Municipal🧾 nº 5.
207, de 27 de fevereiro de 1991, foi projetada em 1975 pela arquiteta Lina Bo Bardi a pedido do🧾 Frei Egydio Parisi e o Frei Fúlvio; dentre outros.[127]
O Museu Municipal de Uberlândia fica localizado no Centro da cidade, na🧾 Praça Clarimundo Carneiro.
O mesmo foi sede da Prefeitura da cidade e também abrigou a Câmara Municipal.
Totalmente reformado, hoje é palco🧾 de importantes trabalhos e é onde são realizados diversos projetos culturais.[128]
A cidade também organiza diversas festas e eventos, realizados muitas🧾 vezes em locais públicos.
[129] São os mais tradicionais o carnaval, que primitivamente era onde se cantava de tudo: valsas, marzurcas,🧾 xotes, porém a grande atração era a catira.
Hoje, além de bailes de clubes, o município conta ainda com a participação🧾 de quatro escolas de samba - Tabajara, Acadêmicos do Samba, Garotos do Samba, Unidos do Chatão e os blocos "Axé"🧾 e "Unidos de São Gabriel", que realizam o Carnaval de rua em Uberlândia;[130] e as Festas Juninas, que São muito🧾 comemoradas durante o mês de Junho.
São festas em louvor a três santos - Santo Antônio, dia 13; São João Batista,🧾 dia 24; e São Pedro, dia 29.
Na cidade, as Festas Juninas, a cada ano, se estendem mais e mais pelo🧾 mês de julho.
São as chamadas Festas Julinas.
São consumidos alimentos churrascados, como a batata-doce e castanha de caju, além das comidas🧾 típicas juninas, derivadas principalmente do milho, amendoim e mandioca.
[131] Ainda no campo das tradições, no município se destaca o "Congado🧾 de Uberlândia", que, ainda no tempo da escravatura, um grupo de negros escravos se reunia no mato e cantavam e🧾 dançavam em louvor a bet365 para presidente santa protetora, Nossa Senhora do Rosário.
Por volta de 1874 começou o movimento do Congado em🧾 Uberlândia.
Com o passar dos anos, eles sentiram a necessidade de realizar a Festa do Congado na cidade.
Os negros vinham em🧾 carros de bois e se agrupavam de baixo de uma grande árvore, onde hoje se encontra a Praça Tubal Vilela.
Depois🧾 eles seguiam por uma trilha até a Capela de Nossa Senhora do Rosário, construída de pau-a-pique e buritis, onde é🧾 hoje a Praça Doutor Duarte, e ali realizavam a Festa.
Esta Capela foi construída por volta de 1880.[132]
O carnaval que, além🧾 de bailes de clubes, conta ainda com a participação de quatro escolas de samba e blocos que realizam um carnaval🧾 de rua na cidade.
[130] Outro fato importante a ser destacado na cultura é o recente recorde mundial de violeiros alcançado🧾 pelo município em 28 de outubro de 2017 na Arena Sabiazinho, com a presença de 674 violeiros tocando ao mesmo🧾 tempo, reafirmando uma tradição na música sertaneja herdada por grandes nomes.
[133] O município possui destaque também no turismo de negócio🧾 em escala nacional.[71]
O perfil de Uberlândia na área da culinária segue os padrões típicos da região do cerrado.
Se destacam receitas🧾 como Arroz com suã, galinhada, molho de pequi, de mamão verde, guariroba, cambuquira, frango ao molho pardo, angu de milho🧾 verde, temperados com açafrão, colorau ou pimenta.
São muitas vezes feitos com produtos naturais encontrados na própria região.
São típicos da região🧾 também os doces do pau de mamão, cajuzinho do campo, ambrósia, ameixinha de queijo, geléia de mocotó e outros acompanhados🧾 de queijo fresco e requeijão caipira.[134]
Estádio Municipal Parque do Sabiá, no Complexo Virgílio Galassi, Zona Leste de Uberlândia.
Assim como em🧾 grande parte do país, em Uberlândia o esporte mais popular é o futebol.
O principal clube da cidade é o Uberlândia🧾 Esporte Clube, que foi fundado em 1 de novembro de 1922.
[carece de fontes] Manda seus jogos no Estádio Municipal Parque🧾 do Sabiá, fundado em 27 de maio de 1982 e que hoje conta com capacidade de até 53.350 pessoas.
Entretanto o🧾 recorde de público foi na partida amistosa entre Brasil 7 x 0 Irlanda, sendo esse o primeiro jogo realizado, com🧾 público aproximado de 75.000 pessoas.[135]
O município também se destaca em outros esportes como basquete, voleibol, rugby entre outros esporte individuais.
No🧾 basquete, por exemplo, possui o Unitri/Uberlândia, equipe profissional de basquete formado em agosto de 1998, com a vinda do então🧾 técnico Ary Vidal.
O ginásio utilizado pelo equipe é o Ginásio Homero Santos e a Arena Multiuso Tancredo Neves - Sabiazinho.
[136]🧾 A cidade também tem a equipe de voleibol feminino do Praia Clube, que disputa a liga nacional e manda seus🧾 jogos no ginásio Oranides Borges do Nascimento.
A cidade conta ainda com times de rugby, se destacando o Uberlândia Rugby Clube,🧾 fundado em 28 de fevereiro de 2010;[137] futebol americano;[138] hoquei;[139] futebol de salão (futsal);[140] dentre outras equipes de diferentes modalidades🧾 esportivas.
A prefeitura disponibiliza diversas escolinhas de esportes no município.
[141] Nos chamados núcleos de esportes, foram oferecidas 15 mil vagas para🧾 crianças e adolescentes nas modalidades voleibol, basquete, handebol, futsal, natação, futebol, caratê, judô e atletismo.
Os núcleos de esportes incentivam o🧾 acesso às atividades de iniciação e treinamento esportivo, como lazer e recreação, ou como preparação para competições.
Em todos os núcleos🧾 existem quadras, campos de futebol, vestiários, sanitários e toda uma infra-estrutura propícia ao desenvolvimento do esporte comunitário.
São oferecidas aulas de🧾 voleibol, basquete, handebol, futsal, natação, futebol, caratê, judô, atletismo e ginástica olímpica.[142]
Em Uberlândia há quatro feriados municipais, oito feriados nacionais🧾 e três pontos facultativos.
Os feriados municipais são: a Sexta-Feira Santa, celebrada sempre em março ou abril; o Corpus Christi, que🧾 sempre é realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade; o dia de Nossa Senhora da Abadia, em 15🧾 de agosto; e o aniversário de emancipação do município juntamente com o dia de São Raimundo, em 31 de agosto.
[143]🧾 De acordo com a lei federal nº 9.
093 de 12 de setembro de 1995, os municípios podem ter no máximo🧾 quatro feriados municipais, já incluso neste, a Sexta-Feira Santa.
[144][145]Referências