Foto de uma máquina de pinball.
O jogador está à esquerda e pode-se ver todo o gabinete ao lado direito.
Pinball, flipper,[1] 🔑 fliperama,[2] ou flíper[3][4] é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que 🔑 uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos missão no jogo") caiam no espaço existente na 🔑 parte inferior da área de jogo.
A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados pela área de jogo, aumenta 🔑 a pontuação do jogador.
As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se sofisticando.
Na segunda metade dos anos 🔑 70, incorporaram importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes 🔑 e maior complexidade de jogo.
No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética.
A Taito foi uma notável fabricante de 🔑 máquinas de pinball.
São exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan, 🔑 Vortex, Rally, em meio a tantas outras.
Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a Flippermatic, LTD, Data East (que 🔑 mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.
Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas de jogos eletrônicos) eram uma 🔑 coqueluche nos centros das grandes cidades.
Aos poucos, a reputação destas casas (outrora ruim) foi melhorando e elas invadiram os shoppings 🔑 centers e endereços mais nobres.
Hoje, no início do Século XXI, ainda que com menos glamour, as máquinas ainda existem e 🔑 têm seus adeptos, mesmo com a concorrência dos jogos de computador.
No bairro do Tatuapé em São Paulo, na Rua Coelho 🔑 Lisboa, próximo à Praça Silvio Romero e Metrô Tatuapé, há um Fliperama em pleno funcionamento.
É o famoso há décadas Lords 🔑 Tatuapé.
Funciona todos os dias de manhã até à noite.
Aos Sábados à noite pode-se ver Famílias inteiras, várias gerações incluindo as 🔑 meninas que também curtem Fliperama.
Máquina de 1750.
A evolução dos jogos outdoor [ editar | editar código-fonte ]
As origens do pinball 🔑 se misturam com a história de muitos outros jogos.
Jogos de arremessar bolas em um campo como a bocha, praticados em 🔑 ambientes abertos, naturalmente evoluíram para jogos de bater em bolas com bastões com o objetivo de lança-las contra obstáculos.
O críquete 🔑 e o Shuffleboard são exemplos de tais jogos.
Com o tempo, surgiram versões destes jogos que eram praticadas em mesas, como 🔑 o bilhar ou o Carrom, ou em pistas como o boliche.
Estes jogos de mesa acabaram por se transformar nas máquinas 🔑 de pinball modernas.
Há registros históricos da existência de jogos de mesa desde o século XV.
Ao mesmo tempo que alguns jogos 🔑 transformaram os gols do críquete nas caçapas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminuíram em tamanho e os buracos 🔑 foram colocados em posições estratégicas no meio da mesa.
Na França, durante o reinado de Luís XIV, alguém criou uma mesa 🔑 de bilhar menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa enquanto o jogador ficava na 🔑 outra extremidade atirando bolas com um bastão com o intuito de derrubar os pinos.
Os pinos levavam muito tempo para serem 🔑 reerguidos após derrubados, portanto, uma evolução natural foi fixar os pinos na mesa e buracos na mesa se tornaram os 🔑 alvos.
Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais difíceis de se alcançar.
Em 1777 houve uma 🔑 festa para o rei e bet77 bônus esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irmão do rei.
A sensação da festa era um 🔑 novo jogo em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com os quais os jogadores atiravam 🔑 bolas de marfim para a parte mais alta da mesa.
O irmão do rei deu o apelido "Bagatelle" ao jogo que 🔑 em pouco tempo se difundiu pela França.
Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas para a América enquanto ajudavam 🔑 a combater os ingleses na Guerra Revolucionária Americana.
O jogo tornou-se tão popular nos Estados Unidos a ponto de se ver 🔑 a figura de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.
O nascimento do Pinball [ editar | editar código-fonte 🔑 ]
Em 1869, um inventor britânico chamado Montegue Redgrave veio à América e construiu mesas de bagatelle em bet77 bônus fábrica na 🔑 cidade de Cincinnati, Ohio.
Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana número 115 357 pelos seus "Aperfeiçoamentos em Bagatelle", que substituíam 🔑 o taco por um lançador com mola.
O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando o lançador, algo que existe 🔑 nas máquinas de pinball até hoje.
Essa inovação tornou o jogo mais agradável aos jogadores.
O jogo também diminuiu de tamanho e 🔑 passou a caber em cima de balcões de bar.
As inovações de Redgrave no design do jogo são reconhecidas como o 🔑 nascimento do pinball em bet77 bônus forma moderna.
A depressão econômica [ editar | editar código-fonte ]
Em 1930, estavam sendo fabricadas versões 🔑 de bagatelle operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".
A mesa ficava debaixo de um vidro e 🔑 usava o lançador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.
Em 1931, "Baffle Ball" de David 🔑 Gottlieb se tornou o primeiro grande sucesso desta era.
Vendido pelo preço de US$ 17,50 (a mesa), o jogo liberava ao 🔑 jogador 5 bolas por 1 centavo de dólar.
O jogo conquistou um público sedento por diversão barata em uma época de 🔑 depressão econômica.
A maioria das farmácias e tavernas nos Estados Unidos possuía máquinas de pinball e muitos destes lugares conseguiam o 🔑 retorno financeiro para pagar o preço da máquina em questão de apenas alguns dias de diversão de seus clientes.
Baffle Ball 🔑 vendeu cerca de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de máquinas de pinball.
Em 1932, Ray 🔑 Moloney, distribuidor da Gottlieb, começou a achar difícil conseguir mais vendas de Baffle Ball.
Frustrado, ele fundou a Lion Manufacturing para 🔑 produzir um jogo com seu próprio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da época.
O jogo também foi um 🔑 grande sucesso.
Com bet77 bônus mesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball", vendeu 50.
000 unidades em 7 🔑 meses.
Moloney mudou o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.
Estas primeiras máquinas eram relativamente pequenas, mecanicamente simples 🔑 e desenhadas para caber no topo de um balcão.
Nos anos 30 viram muitas inovações no design do pinball com a 🔑 introdução da eletricidade.
Uma companhia chamada Pacific Amusements em Los Angeles, Califórnia, produziu em 1933 um jogo chamado "Contact".
A máquina tinha 🔑 um solenoide usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da mesa.
Outro solenoide tocava um sino.
O 🔑 designer de "Contact", Harry Williams, formou em 1944 bet77 bônus própria companhia, a Williams.
Outros fabricantes logo seguiram a moda com funcionalidades 🔑 similares.
Luzes elétricas logo se tornaram um padrão para todas as máquinas de pinball subsequentes, com a intenção de atrair a 🔑 atenção das pessoas para as mesas.
Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando máquinas de pinball, a maioria delas 🔑 na cidade de Chicago, Illinois.
Chicago foi o centro de fabricação de pinballs desde então.
A competição entre as companhias era brutal, 🔑 entretanto, e em 1934 restavam apenas 14 companhias.
Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes companhias de jogos operados por 🔑 fichas se voltaram para a produção de equipamento de guerra numa atitude de reforço aos EUA.
Algumas companhias como a Williams 🔑 compraram jogos e adicionaram novas imagens com temas patriotas.
Ao fim da guerra, uma geração de norte americanos procurava por diversão 🔑 em bares e cervejarias.
O pinball viveu outra era de ouro.
Surgiram inovações como o mecanismo de tilt e os jogos gratuitos, 🔑 conhecidos como "replays".
A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lançada em 1947, foi a primeira a ter flippers controlados pelo jogador 🔑 adicionando um fator de habilidade ao pinball.
Esta grande inovação foi uma das muitas feitas pelo designer Steve Kordek, que também 🔑 recebe os créditos pela introdução do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball" (em "Beat The Clock" 1963), 🔑 conceitos que são considerados fundamentais no pinball.
Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de importação direta por um empresário 🔑 do setor hoteleiro de Poços de Caldas, MG, em 1940.
Em 1946 o Presidente Dutra proibiu o jogo e consequentemente a 🔑 operação destas máquinas de diversões provavelmente por confundí-las com as máquinas de jogos de azar, como caça-níqueis.
Em 1969 empresários de 🔑 São Paulo que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importação de pinballs usados dos Estados Unidos de forma 🔑 independente e capilar.
Em 1970, observando que seria um ótimo negócio, o argentino Tadeo Roman vendeu a bet77 bônus participação em um 🔑 hotel e criou uma pequena fábrica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente próxima à região da rua Santa Efigênia, centro 🔑 antigo de São Paulo.
Provavelmente as máquinas chegavam no Brasil por meio de importação direta ou eram montadas no Brasil (regime 🔑 conhecido como CKD).
Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando máquinas e comprando empresas concorrentes e posteriormente 🔑 instalando numa enorme fábrica no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, com aproximadamente dez mil metros quadrados.
O elevado custo 🔑 de importação por ser classificado como um produto supérfluo tornou economicamente inviável a importação de máquinas e leva a Taito 🔑 a produzir máquinas no Brasil mudando o foco do negócio da empresa que globalmente se concentrava em operação de lojas 🔑 de diversões eletrônicas.
Seu primeiro projeto foi um pinball eletrônico que usava tecnologia TTL, isto é, embora digital, não utilizava microprocessador, 🔑 fortemente inspirada num fabricante espanhol chamado Playmatic.
Este sistema apresentou vários inconvenientes técnicos (dificuldade de manutenção em campo, dificuldade de treinar 🔑 uma rede enorme de equipes de manutenção e - o pior problema - centelhas elétricas fortes próximas à porta da 🔑 máquina faziam a máquina conceder créditos, o que representava uma violenta perda de arrecadação).
No final dos anos 70 um novo 🔑 projeto desenvolvido no Brasil e, já sob a lei de reserva de mercado, colocou as máquinas da Taito no mesmo 🔑 nível dos fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.
Este sistema usava um microprocessador 8080 da Intel e 🔑 apresentava vários recursos e facilidades muito avançadas para a época, como levantamento estatístico de dados (tempo médio de jogo, tempo 🔑 total de horas que a máquina está ligada, quantas vezes a máquina foi desligada etc.
) Até o final das atividades 🔑 da Taito este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou a ser implantado nas últimas 🔑 máquinas da linha de produção, provavelmente para testes em campo.
Os avanços principais na parte eletrônica praticamente se concentraram na placa 🔑 de som, que no início sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador Motorola 6800, Sintetizador de voz 🔑 Votrax SC-01 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.
Externamente a Taito basicamente reproduzia as máquinas norte-americanas de sucesso, principalmente 🔑 da Willians e da Bally.
A LTD, sediada em Campinas, SP, também produzia principalmente réplicas das máquinas americanas Williams, Bally e 🔑 Gottlieb desde os anos 70 e o projeto da parte eletrônica também era próprio, usando um microprocessador Motorola 6802 nas 🔑 primeiras máquinas (por exemplo: Space Poker, cópia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas últimas máquinas, de meados dos 🔑 anos 80 (exemplo Pec Man, cópia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, cópia da Gottlieb Haunted House).
O curioso é 🔑 que como ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram cópias do mesmo modelo da Taito e da LTD, como a 🔑 clássica Bally Xenon, que serviu de inspiração para a Taito Zarza e também para a LTD Zephy.
Nos anos 80 surgiram 🔑 mais três fábricas com uma produção consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de SP).
Referências
Nitrini, Dácio (10 de julho 🔑 de 1977).
«Fliperama apossa-se do mercado de lazer».São Paulo.O Estado de S.Paulo.37 páginas
categoria com imagens e outros ficheiros sobre Commons possui 🔑 umacom imagens e outros ficheiros sobre
Foto de uma máquina de pinball.
O jogador está à esquerda e pode-se ver todo o 🔑 gabinete ao lado direito.
Pinball, flipper,[1] fliperama,[2] ou flíper[3][4] é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' 🔑 de modo a evitar que uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos missão no jogo") 🔑 caiam no espaço existente na parte inferior da área de jogo.
A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados 🔑 pela área de jogo, aumenta a pontuação do jogador.
As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se 🔑 sofisticando.
Na segunda metade dos anos 70, incorporaram importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos 🔑 sonoros e visuais mais interessantes e maior complexidade de jogo.
No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética.
A Taito 🔑 foi uma notável fabricante de máquinas de pinball.
São exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure 🔑 Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan, Vortex, Rally, em meio a tantas outras.
Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a 🔑 Flippermatic, LTD, Data East (que mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.
Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas 🔑 de jogos eletrônicos) eram uma coqueluche nos centros das grandes cidades.
Aos poucos, a reputação destas casas (outrora ruim) foi melhorando 🔑 e elas invadiram os shoppings centers e endereços mais nobres.
Hoje, no início do Século XXI, ainda que com menos glamour, 🔑 as máquinas ainda existem e têm seus adeptos, mesmo com a concorrência dos jogos de computador.
No bairro do Tatuapé em 🔑 São Paulo, na Rua Coelho Lisboa, próximo à Praça Silvio Romero e Metrô Tatuapé, há um Fliperama em pleno funcionamento.
É 🔑 o famoso há décadas Lords Tatuapé.
Funciona todos os dias de manhã até à noite.
Aos Sábados à noite pode-se ver Famílias 🔑 inteiras, várias gerações incluindo as meninas que também curtem Fliperama.
Máquina de 1750.
A evolução dos jogos outdoor [ editar | editar 🔑 código-fonte ]
As origens do pinball se misturam com a história de muitos outros jogos.
Jogos de arremessar bolas em um campo 🔑 como a bocha, praticados em ambientes abertos, naturalmente evoluíram para jogos de bater em bolas com bastões com o objetivo 🔑 de lança-las contra obstáculos.
O críquete e o Shuffleboard são exemplos de tais jogos.
Com o tempo, surgiram versões destes jogos que 🔑 eram praticadas em mesas, como o bilhar ou o Carrom, ou em pistas como o boliche.
Estes jogos de mesa acabaram 🔑 por se transformar nas máquinas de pinball modernas.
Há registros históricos da existência de jogos de mesa desde o século XV.
Ao 🔑 mesmo tempo que alguns jogos transformaram os gols do críquete nas caçapas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminuíram 🔑 em tamanho e os buracos foram colocados em posições estratégicas no meio da mesa.
Na França, durante o reinado de Luís 🔑 XIV, alguém criou uma mesa de bilhar menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa 🔑 enquanto o jogador ficava na outra extremidade atirando bolas com um bastão com o intuito de derrubar os pinos.
Os pinos 🔑 levavam muito tempo para serem reerguidos após derrubados, portanto, uma evolução natural foi fixar os pinos na mesa e buracos 🔑 na mesa se tornaram os alvos.
Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais difíceis de 🔑 se alcançar.
Em 1777 houve uma festa para o rei e bet77 bônus esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irmão do rei.
A 🔑 sensação da festa era um novo jogo em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com 🔑 os quais os jogadores atiravam bolas de marfim para a parte mais alta da mesa.
O irmão do rei deu o 🔑 apelido "Bagatelle" ao jogo que em pouco tempo se difundiu pela França.
Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas 🔑 para a América enquanto ajudavam a combater os ingleses na Guerra Revolucionária Americana.
O jogo tornou-se tão popular nos Estados Unidos 🔑 a ponto de se ver a figura de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.
O nascimento do Pinball 🔑 [ editar | editar código-fonte ]
Em 1869, um inventor britânico chamado Montegue Redgrave veio à América e construiu mesas de 🔑 bagatelle em bet77 bônus fábrica na cidade de Cincinnati, Ohio.
Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana número 115 357 pelos seus 🔑 "Aperfeiçoamentos em Bagatelle", que substituíam o taco por um lançador com mola.
O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando 🔑 o lançador, algo que existe nas máquinas de pinball até hoje.
Essa inovação tornou o jogo mais agradável aos jogadores.
O jogo 🔑 também diminuiu de tamanho e passou a caber em cima de balcões de bar.
As inovações de Redgrave no design do 🔑 jogo são reconhecidas como o nascimento do pinball em bet77 bônus forma moderna.
A depressão econômica [ editar | editar código-fonte ]
Em 🔑 1930, estavam sendo fabricadas versões de bagatelle operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".
A mesa ficava 🔑 debaixo de um vidro e usava o lançador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.
Em 🔑 1931, "Baffle Ball" de David Gottlieb se tornou o primeiro grande sucesso desta era.
Vendido pelo preço de US$ 17,50 (a 🔑 mesa), o jogo liberava ao jogador 5 bolas por 1 centavo de dólar.
O jogo conquistou um público sedento por diversão 🔑 barata em uma época de depressão econômica.
A maioria das farmácias e tavernas nos Estados Unidos possuía máquinas de pinball e 🔑 muitos destes lugares conseguiam o retorno financeiro para pagar o preço da máquina em questão de apenas alguns dias de 🔑 diversão de seus clientes.
Baffle Ball vendeu cerca de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de 🔑 máquinas de pinball.
Em 1932, Ray Moloney, distribuidor da Gottlieb, começou a achar difícil conseguir mais vendas de Baffle Ball.
Frustrado, ele 🔑 fundou a Lion Manufacturing para produzir um jogo com seu próprio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da 🔑 época.
O jogo também foi um grande sucesso.
Com bet77 bônus mesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball", 🔑 vendeu 50.
000 unidades em 7 meses.
Moloney mudou o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.
Estas primeiras máquinas 🔑 eram relativamente pequenas, mecanicamente simples e desenhadas para caber no topo de um balcão.
Nos anos 30 viram muitas inovações no 🔑 design do pinball com a introdução da eletricidade.
Uma companhia chamada Pacific Amusements em Los Angeles, Califórnia, produziu em 1933 um 🔑 jogo chamado "Contact".
A máquina tinha um solenoide usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da 🔑 mesa.
Outro solenoide tocava um sino.
O designer de "Contact", Harry Williams, formou em 1944 bet77 bônus própria companhia, a Williams.
Outros fabricantes logo 🔑 seguiram a moda com funcionalidades similares.
Luzes elétricas logo se tornaram um padrão para todas as máquinas de pinball subsequentes, com 🔑 a intenção de atrair a atenção das pessoas para as mesas.
Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando máquinas 🔑 de pinball, a maioria delas na cidade de Chicago, Illinois.
Chicago foi o centro de fabricação de pinballs desde então.
A competição 🔑 entre as companhias era brutal, entretanto, e em 1934 restavam apenas 14 companhias.
Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes 🔑 companhias de jogos operados por fichas se voltaram para a produção de equipamento de guerra numa atitude de reforço aos 🔑 EUA.
Algumas companhias como a Williams compraram jogos e adicionaram novas imagens com temas patriotas.
Ao fim da guerra, uma geração de 🔑 norte americanos procurava por diversão em bares e cervejarias.
O pinball viveu outra era de ouro.
Surgiram inovações como o mecanismo de 🔑 tilt e os jogos gratuitos, conhecidos como "replays".
A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lançada em 1947, foi a primeira a 🔑 ter flippers controlados pelo jogador adicionando um fator de habilidade ao pinball.
Esta grande inovação foi uma das muitas feitas pelo 🔑 designer Steve Kordek, que também recebe os créditos pela introdução do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball" 🔑 (em "Beat The Clock" 1963), conceitos que são considerados fundamentais no pinball.
Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de 🔑 importação direta por um empresário do setor hoteleiro de Poços de Caldas, MG, em 1940.
Em 1946 o Presidente Dutra proibiu 🔑 o jogo e consequentemente a operação destas máquinas de diversões provavelmente por confundí-las com as máquinas de jogos de azar, 🔑 como caça-níqueis.
Em 1969 empresários de São Paulo que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importação de pinballs usados 🔑 dos Estados Unidos de forma independente e capilar.
Em 1970, observando que seria um ótimo negócio, o argentino Tadeo Roman vendeu 🔑 a bet77 bônus participação em um hotel e criou uma pequena fábrica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente próxima à região 🔑 da rua Santa Efigênia, centro antigo de São Paulo.
Provavelmente as máquinas chegavam no Brasil por meio de importação direta ou 🔑 eram montadas no Brasil (regime conhecido como CKD).
Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando máquinas e 🔑 comprando empresas concorrentes e posteriormente instalando numa enorme fábrica no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, com aproximadamente dez 🔑 mil metros quadrados.
O elevado custo de importação por ser classificado como um produto supérfluo tornou economicamente inviável a importação de 🔑 máquinas e leva a Taito a produzir máquinas no Brasil mudando o foco do negócio da empresa que globalmente se 🔑 concentrava em operação de lojas de diversões eletrônicas.
Seu primeiro projeto foi um pinball eletrônico que usava tecnologia TTL, isto é, 🔑 embora digital, não utilizava microprocessador, fortemente inspirada num fabricante espanhol chamado Playmatic.
Este sistema apresentou vários inconvenientes técnicos (dificuldade de manutenção 🔑 em campo, dificuldade de treinar uma rede enorme de equipes de manutenção e - o pior problema - centelhas elétricas 🔑 fortes próximas à porta da máquina faziam a máquina conceder créditos, o que representava uma violenta perda de arrecadação).
No final 🔑 dos anos 70 um novo projeto desenvolvido no Brasil e, já sob a lei de reserva de mercado, colocou as 🔑 máquinas da Taito no mesmo nível dos fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.
Este sistema usava um 🔑 microprocessador 8080 da Intel e apresentava vários recursos e facilidades muito avançadas para a época, como levantamento estatístico de dados 🔑 (tempo médio de jogo, tempo total de horas que a máquina está ligada, quantas vezes a máquina foi desligada etc.
) 🔑 Até o final das atividades da Taito este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou 🔑 a ser implantado nas últimas máquinas da linha de produção, provavelmente para testes em campo.
Os avanços principais na parte eletrônica 🔑 praticamente se concentraram na placa de som, que no início sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador 🔑 Motorola 6800, Sintetizador de voz Votrax SC-01 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.
Externamente a Taito basicamente reproduzia as 🔑 máquinas norte-americanas de sucesso, principalmente da Willians e da Bally.
A LTD, sediada em Campinas, SP, também produzia principalmente réplicas das 🔑 máquinas americanas Williams, Bally e Gottlieb desde os anos 70 e o projeto da parte eletrônica também era próprio, usando 🔑 um microprocessador Motorola 6802 nas primeiras máquinas (por exemplo: Space Poker, cópia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas 🔑 últimas máquinas, de meados dos anos 80 (exemplo Pec Man, cópia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, cópia da 🔑 Gottlieb Haunted House).
O curioso é que como ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram cópias do mesmo modelo da Taito 🔑 e da LTD, como a clássica Bally Xenon, que serviu de inspiração para a Taito Zarza e também para a 🔑 LTD Zephy.
Nos anos 80 surgiram mais três fábricas com uma produção consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de 🔑 SP).
Referências
Nitrini, Dácio (10 de julho de 1977).
«Fliperama apossa-se do mercado de lazer».São Paulo.O Estado de S.Paulo.37 páginas
categoria com imagens e 🔑 outros ficheiros sobre Commons possui umacom imagens e outros ficheiros sobre