esporte mogi das cruzes, e uma grande cruz de madeira de carvalho, provavelmente colocada diante de duas pinturas do século XV.
A capela tem dois altares laterais e o altar principal é coberto de uma abóbada de berço.
A pequena capela de Santa Maria das Dores é dedicada ao Santíssimo Sacramento de Jesus Cristo.
Em cima, está a cruz de madeira de tipo "cruzia" (relicário encontradoesportebet apostatodas as igrejas mais antigas da Espanha) com a inscrição "SILVADOR DA BURIÉ".
Desde a visita ao túmulo da Virgem Maria a "S.
Maria" tem sido uma igreja paroquial desde a morte do
seu primeiro pároco, que chegouesportebet apostaBarcelonaesportebet aposta1839esportebet apostafavor de uma das suas filhas, Santa Catarina de Médicis.
O Convento de Santa Catarina de Mafra, também conhecido como Convento de Nossa Senhora das Mercês, na freguesia dos Mercês (Freguesia do mesmo nome) é um edifício histórico do século XVIII situado na Vila do Diabo, no concelho de Mafra,esportebet apostaPortugal.
Foi construído,esportebet aposta1651, por ordem de D.
João III, Conde de Tomar.
Foi uma das melhores estruturas construídas à épocaesportebet apostaPortugal e foi classificado como Imóvel de Interesse Público, classificado actualmente como Imóvel de Interesse Públicodesde 1985.
O edifício, mandado edificar pelo Rei D.
Manuel I de Portugal, a 12 de Novembro de 1755, apresentava planta de grandes dimensões, incluindo a torre do Tombo, a capela-mor, o corpo central e os cabelos,esportebet apostadois pisos de madeira, com piso elevado.
Esta igreja e grande casa foi muito apreciada pela população, que se reunia na Capela do Santo Espírito Santo com as suas pinturas, bem como o serviço religioso, que se destinava ao sustento dos peregrinos.
Na igreja central do mesmo nome estava a capela-mor e as suas pinturas, além de ser uma das três casas
do convento anexo que existiam, tendo sofrido algumas perdas no decorrer da construção da estrutura.
Em frente da capela-mor, existiam algumas pinturas do século XVII que eram colocadas numa mesa de madeira policromadaesportebet apostaposição de oraçãoesportebet apostaagradecimento ao papa Urbano VIII, no século XVII.
O actual edifício constitui num dos edifícios mais importantes do estilo Barroco português, sendo o maior (470 metros) do século, enquanto o mais afastado (6500 metros) do século XVIII.
Entre os restantes destacam-se a Capela do Santíssimo Sacramento de Santa Maria, a Capela do Santíssimo Sacramento de Santa Catarina de Médicis e o Mosteiro
da Santíssima Trindade.
No interior, o claustro-mor, do século XVIII, foi utilizado como prisão para presos.
O convento passou a ser usado como residência dos frades franciscanos.
Como monumento histórico, o edifício já se encontravaesportebet apostamau estado de conservação e deve ser classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1985.
Em 2015 a Câmara Municipal de Mafra confirmou a atribuição do restauro.
Trata-se de um espaço aberto com uma largura média de 910 m, com um pavimentoesportebet apostatrês pisos, com cobertura de telhado de 1,25 m.
O edifício integra parte da zona de serviço de informação, uma extensão
em que a Câmara trabalha com os serviços de carácter público, através de um sistema de "backpizzaria", onde é possível fazer compras onlineesportebet apostaqualquer ponto da cidade e também na internet entre o centro de circulação e aesportebet apostasede para consulta à família ou amigos.
Como zona de informação, o edifício integra o edifício mais tradicional de Mafra: a Casa do Capítulo.
A Casa do Capítulo é um espaço de convívio, onde os seus membros fazem parte do convívio e da reunião.
Em Setembro/Fevereiro se realiza a tradicional Procissão dos Pássaros, para a protecção e a lembrança do
Santo Espírito da cidade do primeiro dia da vidaesportebet apostaque os visitantes podem se fazer presentes perante o Santo.
Um dos motivos pela qual a Casa do Capítulo recebeu este nome é porque no último dia da semana realiza o festival anual do Santo Espírito da cidade do primeiro dia do ano.
As duas casas estão ligadas à Capela do Santo Espírito Santo de Mafra pelo facto de terem sido construídasesportebet aposta1760 por D.
António II, Marquês de Torres Novas (1777-1783).
Foi a Capela do Santo Espírito que a Família Real mandou construir e a que mandou edificar.
Mais acima, a capela-mor é uma das moradias mais antigas e bem conservada do conjunto.
Também está anexa ao Convento de Santa Catarina de Mafra, a Capela dos Pássaros e vários objetos doados pela Família Real e pelo seu director da Casa do Capítulo.
Em Outubro de 1793, durante os desfiles carnavalescos da época, esta casa foi palco da realização do célebre desfile de Algés sobre o rio Sado,esportebet apostaque centenas de figuras de renome, como Joaquim António Ferreira, José Vieira da Mota, Francisco José Pinheiro Machado, Vasco Martins, António Maria Pereira e António Fernandes, entre várias outras celebridades,
foram os artistas que se apresentaram da cidade durante este ano de ano.
A Capela do Santo Espírito Santo de Mafra encontra-se aberta ao