Loading foi uma rede de televisão brasileira.
Lançada em 7 de dezembro de 2020, tinha programação focada em atrações sobre culturas💪 pop e geek, séries, filmes, animações e esports.
Encerrou suas produções inéditas em 27 de maio de 2021, exibindo desde então💪 reprises e conteúdo de terceiros.[3]
Sua última transmissão ocorreu em 28 de novembro de 2021, quando foi substituída pela Ideal TV,💪 ocupante anterior de suas concessões, até pendências judiciais relacionadas a estas últimas serem resolvidas.[4]
Com sede na cidade de São Paulo,💪 capital do estado homônimo, betano bonus 200 estrutura pertencia ao empresário José Roberto Maluf, dono da Spring Comunicação e atual presidente da💪 Fundação Padre Anchieta, e aos irmãos empresários José Roberto Garcia e Paulo Sérgio Garcia, donos da rede de lojas Kalunga,💪 patrocinadora máster do canal em seus primeiros meses no ar.[5][6]
Em 2013, a Abril Radiodifusão encerrou as atividades da MTV Brasil,💪 no ar desde 1990, e devolveu os direitos de uso da marca "MTV" no país à betano bonus 200 detentora, a Viacom,💪 que gerencia o canal original estadunidense.
A rede, com transmissão em sinais de TV aberta e fechada, teve betano bonus 200 programação substituída💪 por reprises de programas da Ideal TV, canal que a Abril havia operado entre 2007 e 2009 pela TV paga.
Em💪 dezembro do mesmo ano o grupo iniciou o processo de venda da concessão e da estrutura física da emissora, concluído💪 em outubro de 2015, para os irmãos empresários José Roberto Garcia e Paulo Roberto Garcia, donos da rede de varejo💪 Kalunga, e José Roberto Maluf, dono da agência de publicidade Spring Comunicação, que torna-se presidente da emissora.
[7][8] Posteriormente, o controle💪 do canal passa a ser apenas da Spring.[5][6]
A ideia inicial dos novos donos era fazer um canal, com foco em💪 cinema, música, entretenimento e o mundo das celebridades aos moldes do canal norte-americano E!.
[9][10] Entretanto, essa ideia foi maturando ao💪 longo dos anos e, em outubro de 2020, foi anunciado publicamente que o novo projeto - em substituição a Ideal💪 TV - seria um canal de entretenimento com enfoque aos públicos geek, otaku e gamer - com conteúdos de cultura💪 pop, esports, séries, filmes, animes, tokusatsu, dentre outros - denominado Loading.
Com Thiago Garcia como CEO, a equipe da emissora já💪 contava com especialistas nas áreas de entretenimento, tecnologia e comportamento jovem.
[7] Em uma entrevista, Thiago afirmou que o canal seria💪 uma solução de entretenimento para uma parcela do população brasileira que não tem acesso a esse tipo de conteúdo via💪 streaming.[11]
Em 2 de dezembro, a Loading anunciou uma parceria com a Sony Pictures Entertainment para a exibição de mais de💪 cem títulos, entre filmes, séries e animes.[12]
Representação de um monoscópio com o aviso de "aguarde um momento" exibido durante a💪 programação experimental da Loading como expectativa para o lançamento oficial do canal
Às 19h53 de 3 de dezembro o sinal da💪 Ideal TV é interrompido por alguns segundos, dando lugar a uma imagem inspirada em um cartão de teste de monoscópio💪 com os escritos "please stand by" ("aguarde um momento" em inglês).
Por volta das 19h59 a emissora sai do ar definitivamente💪 nas TVs aberta, fechada e via satélite digital, seguindo no satélite analógico Star One C2.
Pouco mais de um minuto depois,💪 inicia-se a programação experimental da Loading com a aparição do personagem Mr.
52X no switcher da emissora, que anuncia uma "invasão"💪 ao sinal seguido da exibição do primeiro episódio do anime Saint Seiya: The Lost Canvas com uma contagem regressiva para💪 o lançamento oficial.
Após a exibição é posto ao ar o monoscópio, alternando-se com cenas curtas protagonizadas por Mr.
52X e pré-estreias💪 de outras animações que seriam exibidas no canal.[carece de fontes]
No dia 4, o canal anuncia uma parceria com a Crunchyroll💪 para a exibição exclusiva de animes em horário nobre, faixa que compreende das 18h à 1h.[13]
Primeiros meses no ar [💪 editar | editar código-fonte ]
Edifício Victor Civita, antiga sede da Loading
Em 7 de dezembro, às 20h28, após a pré-estreia de💪 um episódio de Transformers: Cyberverse, o personagem "Mr.
52X" aparece se despedindo dos telespectadores com um discurso oferecendo o canal à💪 disposição do público, seguido de uma contagem regressiva contendo todas as atrações.
Dois minutos depois, foi ao ar uma edição especial💪 de estreia do programa Multiverso, que abriu definitivamente as transmissões do canal e recebeu todo o seu elenco para apresentar💪 a programação, além de anunciar a parceria com a Funimation para exibição de mais de trinta títulos de animes por💪 meio de um bloco exclusivo.
[14] Na mesma noite, também houve a estreia do programa MetaGaming - que foi suspenso após💪 4 dias e, depois, cancelado - e a transmissão ao vivo da primeira edição da Liga Loading de Esports (LLE)💪 com um torneio do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), tendo a participação de seis times.[15]
Em janeiro de 2021,💪 um relatório do Kantar IBOPE Media no Painel Nacional da Televisão mostrou que a Loading havia alcançado 10 milhões de💪 telespectadores no período entre 8 de dezembro e 4 de janeiro, conquistando ainda grande repercussão nas redes sociais.
Dados do Google💪 Analytics também apontaram que o site da emissora obteve 4,7 milhões de visualizações.
Na Região Metropolitana de São Paulo, o canal💪 cresceu 134% na audiência em betano bonus 200 primeira semana no ar, sendo maior parte da contribuição do público jovem entre 25💪 e 34 anos.
As maiores altas da audiência domiciliar ocorrem na faixa entre 7h e 12h (com 173%) e 18h e💪 1h (com 132%).
[16] Ainda segundo o Kantar IBOPE Media, nos primeiros 45 dias no ar, o canal conseguiu números expressivos💪 de audiência na Grande São Paulo, ganhando em alguns horários de emissoras tradicionais da cidade como Rede Brasil, Gazeta, Cultura,💪 RedeTV! e Band.[17]
Em 18 de janeiro, foi anunciado que a Loading fechou acordo com a provedora Garena para transmitir com💪 exclusividade para a TV a Liga Brasileira de Free Fire entre janeiro e abril.
[18] No dia 23 de janeiro, a💪 Loading registrou recorde de audiência (PNT) domiciliar, superando duas das principais emissoras abertas.
Nos dias 23 e 24 de janeiro, passaram💪 pelo canal 2,9 milhões de pessoas – um incremento de 18% em relação à média de alcance dos quatro finais💪 de semana anteriores.[19]
Em 3 de fevereiro de 2021, o canal fecha uma parceria com as operadoras Oi e Vivo para💪 a expansão de sinal em todo o país também através da Claro TV e SKY, além de firmar um acordo💪 com a plataforma Booyah!, que é ligada ao jogo Free Fire.
O motivo do fechamento da parceria foi a boa repercussão💪 das transmissões ao vivo da Liga Brasileira de Free Fire, dobrando a audiência do canal.[20]
No dia 19 de fevereiro, o💪 canal exibiu uma premiação mundial de animes ao vivo, as 22 horas.
O evento Crunchyroll Anime Awards, teve transmissão nas plataformas💪 digitais da emissora: Facebook, YouTube e Twitch, e pela primeira vez na TV aberta.
O anúncio dos vencedores aconteceu durante o💪 programa Mais Geek, tendo duração de uma hora e meia.[21]
Crescimento e novidades [ editar | editar código-fonte ]
Com a audiência💪 do canal subindo, a Loading anuncia o lançamento de uma nova programação, batizada de Fase 2 em uma referência às💪 fases de um videogame, tendo foco principal em esports e games.
[22][23] No dia 9 de março, é anunciado o MVP💪 - O Melhor do Esport, novo programa de esports do canal - em substituição definitiva ao Metagaming - estreando junto💪 com a nova programação.[24]
No dia da estreia da Fase 2, em 15 de março, devido às restrições de circulação em💪 São Paulo pelo aumento de casos da COVID-19 no estado, todos os programas da emissora passaram a ser produzidos via💪 home office; afetando também a nova atração, que, por isso, ganhou o título provisório de Esquenta MVP.[carece de fontes]
Com o💪 sucesso da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), chegando a atingir mais de 751 mil acessos no site oficial na💪 transmissão via streaming, o canal anunciou também a transmissão ao vivo do Camplota, que é a versão feminina da LBFF,💪 trazendo uma equipe totalmente composta por mulheres, incluindo narradoras, repórteres e comentaristas.
A transmissão tem início no dia 28 de março.[25]
Nos💪 meses de abril e maio, a Loading exibiu os campeonatos PUBG Mobile Pro League Brasil, Spike Series,[26] Desafio dos Comédia,[27]💪 Copa Netenho e Red Bull Campus Clutch.[carece de fontes]
Desistência da Kalunga e fim das atividades [ editar | editar código-fonte💪 ]
Em 27 de maio, a emissora anunciou a demissão de seus funcionários, incluindo apresentadores, diretores e produtores, encerrando a exibição💪 de programas ao vivo em menos de seis meses no ar.
A desistência da Kalunga de investir no canal foi citada💪 como um dos motivos, apesar do crescimento de anunciantes, incluindo a Motorola, Havaianas e Cacau Show.
[28] A Kalunga também vive💪 uma grave crise financeira, com dívidas perto dos R$480 milhões.
[29][30] Com o anúncio do fim da programação inédita, o canal💪 passa a exibir apenas reprises de séries e animes na programação.
[31][32] Por volta das 18h, o programa Multiverso não entrou💪 no ar, sendo exibido no seu lugar o telejornal De Olho no Mundo, pegando o público e até mesmo os💪 apresentadores que haviam sido demitidos de surpresa.
Os programas seguintes como o Mais Geek também não foram exibidos, sendo substituídos por💪 reprises.[carece de fontes]
Os ex-funcionários do canal, além de publicarem mensagens de agradecimento ao público e anunciar o fim dos programas💪 nas redes sociais, também realizaram uma reunião horas depois do anúncio da demissão, com transmissão nas plataformas online Discord e💪 Twitch para tirar as dúvidas do público, além de expor algumas situações nos bastidores.
[33] No dia 28, o CEO Thiago💪 Garcia, responsável pelas demissões em massa, passou a bloquear os ex-funcionários da emissora e parte da imprensa, após os questionamentos💪 dos mesmos e em seguida, desativou a betano bonus 200 conta no Twitter, devido a pressão do público em relação ao fim💪 da produção ao vivo do canal.
[34] Além disso, uma das ex-colaboradoras chegou a afirmar que não houve um posicionamento da💪 emissora em relação a mudança da grade.
[35] Chegou a ser especulado um possível arrendamento de horário para a Igreja Universal💪 do Reino de Deus, o que não se concretizou.[36]
Interesse do Grupo Jovem Pan, cassação das concessões e fim oficial do💪 canal [ editar | editar código-fonte ]
Após o fim dos programas inéditos, surgiram especulações de venda do canal.
Em 6 de💪 julho, sites especializados informaram que as negociações para uma parceria com o Grupo Jovem Pan, que pretendia lançar um canal💪 de televisão jornalístico, estavam sendo concluídas.
[37][38] No entanto, a Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região anulou em💪 novembro de 2020, um mês antes da estreia da Loading, a transferência das concessões dos canais de televisão da Abril💪 para a Spring devido à mesma ser feita sem autorização do Poder Executivo e decidiu que a União deveria realizar💪 nova licitação para as outorgas.
[39] A emissora conseguiu se manter no ar por meio de uma liminar de pedido de💪 revisão da condenação pelo Ministério Público Federal (MPF), cedida pela Justiça.
Em 19 de agosto, é dada a sentença final de💪 cassação das concessões da Abril e da Spring e de devolução da outorga ao Ministério das Comunicações.[40]
Em 26 de novembro💪 de 2021, passa a ser inserido uma nota de rodapé na transmissão da Loading informando que betano bonus 200 programação, até então💪 formada por reprises e pelo telejornal De Olho no Mundo, seria substituída pelos conteúdos da Rede Mundial, emitidos pela Ideal💪 TV, que volta a seus canais abertos.
[41] A exibição tem caráter provisório até as questões judiciais envolvendo as concessões pertencentes💪 à Spring, que seguem em segredo de Justiça após apresentação de embargos contra a decisão de 19 de agosto, serem💪 resolvidas.
[42][43] A última atração veiculada pela emissora foi o episódio 34 do anime Black Clover e, após um intervalo, de💪 vinhetas o sinal foi interrompido à meia-noite do dia 28, dando espaço para a programação da Ideal TV.
A programação da💪 Loading era focada em atrações sobre cultura pop, esports, filmes, séries, animes, tokusatsu, k-pop, entre outros.[7][44]
Apresentadores em 2020 [ 45💪 ] Ana XisdêAnderson AbraçosRaphael MartinsBruna PenilhasCabelo GamerCaroleaksClayton FerreiraFábio GomesFernanda PinedaJefferson KayoLeo KitsuneMariana AyrezMay FujikakeThais MatsufugiThauê Neves
Vanessa Yotumoto Repórteres Adriane CristhineBruna💪 NobregaClarice DinizFábio CarneiroFelipe GoldenbergGabriel BenziGih BreveHelena NogueiraJessica PinheiroKika MartiniLucas Arraz
Max Alexandre Colaboradores/colunistas Alisson PereiraAna Luiza BélicoAndreza DelgadoCaio TeixeiraCláudio PrandoniKen HarusameLaysa💪 ZanettiNatália BridiPaulo Mendonça Jr.
Raphael MaiffreTakeshi Oyama
Demissão da equipe de esports [ editar | editar código-fonte ]
Em 11 de dezembro de💪 2020, menos de uma semana após a estreia, a Loading passa por betano bonus 200 primeira crise interna com o desligamento de💪 toda a betano bonus 200 equipe de esports, incluindo jornalistas da redação e os apresentadores Barbara Gutierrez e Chandy Teixeira, do programa💪 Metagaming.
Os profissionais desligados do canal alegaram em seus perfis nas redes sociais que o motivo seria "desalinhamento editorial", insinuando que💪 teriam sido alvo de "censura".
[46][47] De acordo com reportagem publicada pela The Esports Observer, as reclamações teriam começado devido a💪 insatisfação da direção da Loading com o conteúdo apresentado nas duas primeiras edições do Metagaming.
Na estreia, em 7 de dezembro,💪 o programa exibiu uma reportagem investigativa sobre um possível esquema de fraude relacionado a uma campanha de arrecadação de fundos💪 liderada por um jogador no Twitch, chamado de "caso Sparda".
Descontente com o material, a direção teria avisado à produção que💪 o objetivo do canal era ser "um lugar alegre, sem assuntos polêmicos".
Apesar disso, o programa apresentou em betano bonus 200 segunda edição💪 (em 8 de dezembro, a última que foi ao ar) uma reportagem abordando a saída da equipe Vivo Keyd do💪 Campeonato Brasileiro de League of Legends, apresentando um destaque negativo para a Riot Games, desenvolvedora do evento, devido ao anúncio💪 da empresa Oi (concorrente direta da Vivo) como nova patrocinadora.[48]
Em reação à reportagem, a direção da Loading demitiu o editor-chefe💪 de esports Vicenzzo Mandetta no dia seguinte (10 de dezembro) e reforçou para a equipe a ideia de produzir apenas💪 notícias positivas, seguindo uma "agenda positiva" do canal, proibindo abordagens de assuntos polêmicos ou mesmo reportagens que denunciassem e discutissem💪 sexismo ou discriminação nos esportes eletrônicos.
Incomodados com a decisão, a equipe do Metagaming reclamou de censura e enviou à direção💪 uma lista de demandas, cobrando por liberdade de expressão e produção de seu material "com a seriedade que as situações💪 exigissem", exigências que foram rejeitadas.
Esta atitude fez com que toda a equipe composta por 12 jornalistas concordasse em pedir demissão💪 no dia seguinte, no entanto, a direção da Loading acabou por antecipar essa decisão e demitiu os profissionais.
[48] Após a💪 repercussão do caso na imprensa especializada, a Loading informou em comunicado que o programa Metagaming seria reformulado "devido ao desalinhamento💪 entre o posicionamento da Loading, focado em entretenimento, e o time editorial do programa [...
]" e que buscariam "entregar conteúdos💪 que engrandeçam ainda mais o Esports, porém com a linha editorial focada no entretenimento".[49]
No mesmo dia, uma reportagem publicada pelo💪 portal Splash apurou que a Loading ainda não tinha assinado contrato com os profissionais demitidos e com outros que ainda💪 estavam na emissora.
A empresa tentou realizar as assinaturas dos contratos, às pressas, para que a rescisão fosse oficializada na sequência,💪 o que foi recusado.
Por conta disso, os profissionais ainda não tinham recebido vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde.
Internamente, a emissora💪 se justifica dizendo que é uma "start-up dando seus primeiros passos" e que não queria que a emissora "batesse em💪 parceiros comerciais".
[50] Declarações semelhantes também foram colhidas em matéria da The Esports Observer, onde reportaram dificuldades na produção de material💪 com equipamentos antigos que ainda eram os mesmos usados pela MTV Brasil, "com tecnologia de 20 anos atrás e não💪 depender nem mesmo de um software básico para produção de TV".
O texto alega que devido a essa pressão, funcionários chegaram💪 a chorar antes do primeiro Metagaming entrar no ar.[48]
Em solidariedade à equipe de jornalistas, os narradores da Liga Loading de💪 Esports também anunciaram demissão.
O programa que seria exibido no dia foi substituído por reprises do Multiverso.[51]
Condições degradantes de trabalho [💪 editar | editar código-fonte ]
Em 16 de agosto de 2021, o Nexo Jornal publicou uma reportagem esmiuçando os bastidores da💪 Loading.
De autoria do jornalista Cesar Gaglioni, o texto ouviu ex-funcionários do canal que relataram problemas trabalhistas como falta de contrato,💪 vale-refeição com valor diário baixo, burnout e até mesmo ofertas de vantagens a clientes por parte do diretor comercial do💪 canal, Roberto Kasper Severo, atual diretor de negócios do grupo Porta dos Fundos.
A reportagem teve grande repercussão nas redes sociais,💪 consolidando a visão do público acerca da Loading.[52]Referências