Mastercard Inc.
(estilizada como MasterCard de 1979 a 2016 e mastercard de 2016 a 2019), originalmente Interbank e depois Master Charge,[6] 🗝 é uma empresa multinacional norte-americana de serviços financeiros, fundada em 1966.
Sua sede fica em Purchase, Nova Iorque.[7]
Seu principal negócio é 🗝 processar pagamentos entre os bancos dos clientes e os bancos emissores de cartões que usam a bandeira Mastercard, incluindo cartões 🗝 de débito, crédito e pré-pago.
É a segunda maior empresa do ramo, possuindo 1,544 bilhão de cartões de débito e 1,05 🗝 bilhão de crédito em 2021.
No mesmo ano, foi responsável pelo processamento de US$ 2,054 trilhões; eram cerca de 3585 transações 🗝 por segundo em 2020.[8]
Mastercard foi criada por uma aliança de vários bancos e associações regionais de cartões bancários em resposta 🗝 ao BankAmericard emitido pelo Bank of America, que mais tarde se tornou Visa, ainda seu maior concorrente.
A empresa possui capital 🗝 aberto desde 2006, antes era uma cooperativa de mais de 25.
000 instituições financeiras.
Logotipo usado entre 1979 e 1990
Embora a estreia 🗝 do BankAmericard em setembro de 1958 tenha sido um desastre notório,[9] começou a dar lucro em maio de 1961.
[10] O 🗝 Bank of America manteve essa informação em segredo e permitiu que as impressões negativas, então generalizadas, persistissem para afastar a 🗝 concorrência.
[11] Essa estratégia foi bem-sucedida até 1966, quando a lucratividade se tornou grande demais para ser escondida.
[11] De 1960 a 🗝 1966, havia apenas 10 novos cartões de crédito introduzidos nos Estados Unidos, mas de 1966 a 1968 aproximadamente 440 cartões 🗝 foram disponibilizados por bancos grandes e pequenos em todo o país.
[11] Esses recém-chegados prontamente se uniram em associações regionais.[12]
Uma das 🗝 razões pelas quais a maioria dos bancos optou por unir forças foi que, na época, 16 estados limitavam a capacidade 🗝 dos bancos de operar por meio de filiais, enquanto 15 estados proibiram totalmente.
[13] Nesse caso, poderiam operar legalmente apenas em 🗝 um único local e, portanto, eram forçados a permanecerem pequenos.
[13] Ao ingressar em uma associação regional, um banco poderia adicionar 🗝 rapidamente um cartão de crédito à betano revolut linha de produtos financeiros e terceirizar tarefas de manutenção.
[12] Essas associações também permitiram 🗝 agregassem as bases de clientes e comerciantes para tornar o cartão mais aceitável e útil; os primeiros cartões de crédito 🗝 falharam porque só podiam ser usados dentro de um pequeno raio em torno de seus respectivos emissores.[13]Em 1966, Karl H.
Hinke, 🗝 vice-presidente executivo do Marine Midland Bank, pediu a representantes de vários outros bancos que o encontrassem em Buffalo, Nova York.
[14][15] 🗝 O Marine Midland acabava de lançar seu próprio cartão bancário regional na Upstate New York depois que lhe foi recusado 🗝 uma licença regional do BankAmericard.
[16] O resultado da reunião de Buffalo foi que vários bancos e associações regionais logo concordaram 🗝 em unir forças como Interbankard, Inc.
,[14][15] que depois se tornou a Interbank Card Association (ICA).
[12] No final de 1967, a 🗝 ICA tinha 150 membros e Hinke tornou-se o presidente.[16]
A marca Interbank em 1966 inicialmente consistia apenas em um pequeno i 🗝 minúsculo dentro de um círculo no canto inferior direito da frente de cada cartão; o restante do design era prerrogativa 🗝 de cada banco emissor.
[17] Este pequeno logotipo provou ser totalmente insatisfatório para criar conscientização da marca, a fim de competir 🗝 com o líder BankAmericard.
[17] Em 1969, o Interbank desenvolveu uma nova marca nacional, "Master Charge", combinando dois círculos amarelo e 🗝 laranja sobrepostos com o nome.[17]
Em 1968, a ICA e a Eurocard iniciaram uma aliança estratégica, que permitiu à ICA o 🗝 acesso ao mercado europeu.
O cartão Access do Reino Unido juntou-se à aliança em 1972.
[18] Em 1979, "Master Charge" foi renomeado 🗝 como "MasterCard".
[18] Em 1983, a MasterCard International Inc.
tornou-se o primeiro banco a usar hologramas como parte da segurança de seus 🗝 cartões.
[19] Eles adquiriram a rede Cirrus de caixas eletrônicos em 1985.[20]
A Mastercard, juntamente com a Visa, envolveu-se em uma exclusão 🗝 contra American Express durante as décadas de 1980 e 1990.
Elas usaram cláusulas de exclusividade em seus contratos para impedir que 🗝 os bancos fizessem negócios com a American Express.
Tais cláusulas e outras provas escritas foram usadas pelo Departamento de Justiça dos 🗝 Estados Unidos em ações regulatórias contra ambas empresas.
[21] Discover também processou a Mastercard por questões semelhantes.
[22] Elas pagaram aproximadamente US$ 🗝 3 bilhões em danos resultantes de uma ação coletiva movida em janeiro de 1996 contra fixação do preço da taxa 🗝 de furto do cartão de débito.[23]
Em 1996, cerca de 4 milhões de comerciantes processaram a Mastercard em um tribunal federal 🗝 dos EUA por aumentar as taxas conta furto.
Este caso foi resolvido com um pagamento bilionário em 2003.
[22] Em 23 de 🗝 agosto de 2001, a empresa foi processada por violar a Lei de Práticas Comerciais Enganosas e Desleais da Flórida.
[24] Em 🗝 2002, fundiu-se com a Europay International, outra grande associação de emissores de cartões de crédito, da qual a Eurocard se 🗝 tornou parte em 1992.
[25] Em 15 de novembro de 2004, pagou indenização à American Express, devido a práticas anticompetitivas que 🗝 a impediram de emitir cartões através de bancos estadunidenses,[26] pagando US$ 1,8 bilhão no acordo.[27]
Em conexão com a fusão de 🗝 2002,[28] a empresa que havia sido organizada como uma cooperativa de bancos fez uma oferta pública inicial em 25 de 🗝 maio de 2006, vendendo 95,5 milhões de ações a US$ 39 cada.
[29] As ações são negociadas na Bolsa de Valores 🗝 de Nova York sob o símbolo MA, com uma capitalização de mercado de US$ 367,1 bilhões em maio de 2021.
[30] 🗝 O acordo foi concebido para manter o valor da marca e minimizar os custos regulatórios.[28]
Logotipo usado entre 1990–1996 e popularizou 🗝 a marca
Em agosto de 2010, a MasterCard Worldwide, como foi renomeada, expandiu betano revolut oferta de comércio eletrônico com a aquisição 🗝 da DataCash, um provedor de processamento de pagamentos e gerenciamento de fraude/risco do Reino Unido.
[31][32] No mesmo ano, a WikiLeaks 🗝 publicou documentos mostrando que as autoridades norte-americanas fizeram lobby na Rússia para defender os interesses da Visa e Mastercard.
[33][34] Posteriormente, 🗝 pagamentos ao WikiLeaks foram bloqueados.
Membros do Parlamento Europeu expressaram preocupação de que os pagamentos de cidadãos europeus pudessem ser bloqueados 🗝 pelos EUA, e apelou a uma maior redução do domínio das bandeiras no sistema de pagamentos europeu.
[35] Em outubro de 🗝 2010, ambas empresas chegaram a outro acordo.
Elas concordaram em permitir que os comerciantes com suas bandeiras recusassem cartões ou oferecessem 🗝 descontos em casos de tarifas menores.[36]
Em março de 2012, a MasterCard anunciou a expansão de seu programa de pagamentos com 🗝 aparelhos móveis, incluindo mercados em todo o Oriente Médio.
[37] Em 27 de novembro, um juiz federal concedeu aprovação liminar a 🗝 uma proposta de acordo para a ação coletiva[38] movida em 2005.
Cerca de um quarto dos demandantes decidiram optar por não 🗝 participar do acordo; eles se opõem às disposições que impediriam futuros processos e a não aceitação de apenas partes do 🗝 acordo.
[39] Um acordo de US$ 6,24 bilhões obteve aprovação preliminar em novembro de 2019.
[40] Um redução para $ 5,54 bilhões 🗝 foi aprovada depois.
Alguns comerciantes recorreram do acordo e foram ouvidos.
O caso está em andamento em 2022.[41]
Em 2013, a Mastercard estava 🗝 sob investigação da União Europeia pelas altas taxas que cobrava.
A empresa foi proibida de cobrar taxas em transações transfronteiriças realizadas 🗝 totalmente dentro da UE por meio de uma decisão da Comissão Europeia em 2007.
[42] A BEUC elogiou a ação; betano revolut 🗝 diretora-geral, Monique Goyens, disse: "Então, no final, todos os consumidores são atingidos por um esquema que acaba recompensando a empresa 🗝 do cartão e o banco emissor.
"[42] Na primavera de 2014, a Mastercard adquiriu a principal empresa de gerenciamento de programas 🗝 de recompensas da Austrália, Pinpoint, por um valor não revelado.
[43] Em agosto de 2017, adquiriu a Brighterion, empresa que gerência 🗝 inteligência artificial e aprendizado de máquina.
[44] A Brighterion detém várias patentes.[45]
No mesmo ano, o CEO Ajay Banga reforçou o objetivo 🗝 da empresa de estender os serviços financeiros atuais, trazendo sistemas de pagamento digital para pessoas sem banco em todo o 🗝 mundo.
Foram investidores US$ 500 milhões na Índia, com escritórios em Pune e Vadodara, para ajudar a Mastercard a levar transações 🗝 sem dinheiro para maior população do mundo.
A empresa também estava programada para investir US$ 750 milhões adicionais em aplicativos e 🗝 tecnologia, especialmente focados na Índia entre 2017 e 2020.
[46] Em abril de 2021, a Mastercard criou uma calculadora que reúne 🗝 informações e mede as pegadas de carbono dos clientes para ajudá-los a saber quanto estão contribuindo nas emissões de carbono.
[47] 🗝 Após a invasão russa da Ucrânia em 2022, cumpriu as sanções dos EUA e proibiu a emissão ou o uso 🗝 de cartões na Rússia.
[48] A empresa suspendeu todas as operações comerciais no país, que representavam 4% de betano revolut receita.
No entanto, 🗝 os próprios cartões bancários continuam funcionando.[49]
A Mastercard está associada à segurança.
No entanto, litígios antitruste ao longo dos anos prejudicaram a 🗝 marca.
[28] O slogan da campanha publicitária atual é Priceless, lançada em 1997.
O slogan completo foi traduzido como: Existem coisas que 🗝 o dinheiro não compra.
Para todas as outras existe MasterCard.
A campanha foi principalmente aplicável aos produtos de cartão de crédito e 🗝 débito.
Eles também usam a descrição para promover produtos como o site Priceless Travel, que apresenta promoções e ofertas para titulares 🗝 de cartões Mastercard.[50]
Em meados de 2006, a MasterCard International mudou seu nome para MasterCard Worldwide.
Isso foi para sugerir uma escala 🗝 mais global.
Além disso, a empresa introduziu um novo logotipo corporativo adicionando um terceiro círculo aos dois que eram usados no 🗝 passado (semelhante a um diagrama de Venn).
Um novo slogan corporativo foi introduzido ao mesmo tempo-The Heart of Commerce.
[51] Em julho 🗝 de 2016, apresentaram um novo rebranding.
Mudaram o nome do serviço de "MasterCard" para "mastercard".[52]
Em janeiro de 2019, o nome foi 🗝 removido de seu logotipo, deixando apenas os discos sobrepostos.
[53] Em 2021, a Mastercard ficou em 13º lugar em uma lista 🗝 das marcas mais confiáveis.[54]
A Mastercard patrocina grandes eventos e equipes esportivas em todo o mundo.
Isso inclui a equipe de rugby 🗝 da Nova Zelândia, a MLB, a UEFA Champions League e o PGA Tour.
Anteriormente, também patrocinou a Copa do Mundo da 🗝 FIFA, mas rescindiu seu contrato após um acordo judicial e seu rival, Visa, asumir o espaço em 2007.
[55] Em 1997, 🗝 a Mastercard era o principal patrocinador da equipe de Fórmula 1 Mastercard Lola,[56] que desistiu da temporada de 1997 após 🗝 betano revolut primeira corrida devido a problemas financeiros.[57]
Também é parceira da Seleção Brasileira de Futebol[58] e da Copa Libertadores.
[59] No final 🗝 de 2018, se tornou o primeiro grande patrocinador do jogo eletrônico League of Legends.
A empresa patrocina o League of Legends 🗝 World Championship e Mid-Season Invitational.
[60] Em setembro de 2022, a Mastercard adquiriu os direitos de patrocínio para todos os jogos 🗝 nacionais e internacionais organizados pelo Conselho de Críquete na Índia.[61][62]
Desenvolvimento desde 2005 [ 63 ] Ano Receita
(milhões de US$) LAJIR
(milhões 🗝 de US$) Preço da ação
(US$) Funcionários 2005 2.938 393 2006 3.
326 229 6,20 2007 4.068 1.108 13,65 2008 4.
992 −534 🗝 20,33 2009 5.099 2.260 17,99 5.100 2010 5.539 2.752 22,01 5.600 2011 6.714 2.713 28,73 6.700 2012 7.391 3.937 41,58 🗝 7.500 2013 8.312 4.503 59,34 8.200 2014 9.441 5.106 75,33 10.300 2015 9.667 5.078 90,62 11.300 2016 10.776 5.761 94,50 🗝 11.900 2017 12.497 6.622 126,54 13.400 2018 14.950 7.282 186,16 14.800 2019 16.883 9.664 300,74 18.600 2020 15.301 8.081 370 🗝 21.000 2021 18.884 10.082 354,83 24.000 2022 22.237 12.264 347,73 29.900
Em 2020, a Mastercard classificou-se em 191º lugar na lista 🗝 Fortune 500 das maiores corporações dos Estados Unidos por receita.[64]
Produtos e serviços [ editar | editar código-fonte ]
Cartão de débito 🗝 emitido no Japão
A Mastercard possui como principais produtos os cartões de crédito e débito.
Dependendo da localização geográfica, os emissores podem 🗝 emitir cartões em níveis, do mais baixo ao mais alto, como gold/titanium, platinum, etc.
[65] A empresa opera a Banknet, uma 🗝 rede de telecomunicações global que conecta todos os emissores da bandeira.
O local de operações está localizado em St.Louis, Missouri.
[66] Possui 🗝 o Mastercard Contactless (anteriormente chamado de PayPass),[67] um recurso para pagamento sem contato semelhante ao ExpressPay da American Express.
Oferece aos 🗝 titulares de cartão uma maneira mais simples de pagar aproximando um cartão ou outro dispositivo em vez de passar ou 🗝 inserir o cartão.
Atualmente, possui limitações de valor.[68]
Por meio de uma parceria com uma empresa especializada em compras na internet, a 🗝 Mastercard lançou um shopping virtual em 16 de abril de 2010, que disse poder identificar com precisão o que seus 🗝 titulares de cartão provavelmente comprarão.
[69] Em 2012, anunciou o QkR, um aplicativo de pagamento móvel operando nos EUA e na 🗝 Austrália com a finalidade de solicitar produtos e serviços por meio do smartphone.
Os usuários podem abrir o aplicativo, localizar um 🗝 código QR de um restaurante e fazer pedidos de betano revolut escolha.
[70][71] Em setembro de 2014, trabalhou com a Apple para 🗝 incorporar um novo recurso de carteira móvel nos novos modelos de iPhone e Apple Watch, conhecido como Apple Pay, permitindo 🗝 que os usuários usem mais prontamente seus cartões.[72]
Em maio de 2020, a empresa anunciou o Mastercard Track Business Payment Service.
Segundo 🗝 o chefe de produtos globais, o serviço "cria um diretório de fornecedores, permitindo que os fornecedores publiquem suas regras de 🗝 pagamento para que possam controlar melhor como recebem os pagamentos, tornando mais fácil para os compradores encontrar fornecedores e entender 🗝 seus requisitos".[73]
Em 10 de fevereiro de 2021, a Mastercard anunciou seu suporte a criptomoeda.
[74][75] Em outubro, informou que, por meio 🗝 de betano revolut parceria com a Bakkt, qualquer banco ou comerciante em betano revolut rede em breve poderá oferecer serviços de criptografia.
[76] 🗝 Em junho de 2022, anunciou que agora permitiria que os portadores de cartão comprassem NFTs por meio de várias plataformas.[77]
Em 🗝 abril de 2023, a Mastercard revelou betano revolut intenção de expandir suas parcerias com empresas de criptomoedas.
No momento do anúncio, a 🗝 empresa já havia feito parceria com Binance, Nexo e Gemini para oferecer cartões vinculados à criptografia em algumas nações.
Isso ocorreu 🗝 apesar de um ambiente regulatório cada vez mais intenso e seguiu a empresa rival Visa.
A empresa disse que seu serviço 🗝 Mastercard Crypto Credential permitiria transações entre países que atenderam a requisitos.
Seu chefe de cripto e blockchain, Raj Dhamodharan, disse que 🗝 os usos para transações NFT viriam mais tarde.[78][79]
Transporte na Alemanha promovendo a marca
A Mastercard foi listada como uma das melhores 🗝 empresas para se trabalhar em 2013 pela Forbes.
[80] Em 2016, tornou-se uma das 144 empresas que assinaram um acordo da 🗝 HM Treasury para obter equidade de gênero na empresa.
[81] Operar uma rede de processamento de pagamentos envolve o risco de 🗝 práticas anticompetitivas devido às muitas partes envolvidas.
[28] Poucas empresas enfrentaram mais processos antitruste nos EUA e no exterior.[22]
A União Europeia 🗝 criticou repetidamente a Mastercard por práticas comerciais monopolísticas.
Em abril de 2009, a empresa chegou a um acordo com o bloco 🗝 em um caso antitruste, prometendo reduzir as taxas de furto do cartão de débito para 0,2% das compras.
[82] Em dezembro 🗝 de 2010, um alto funcionário do Banco Central Europeu pediu o desmembramento do duopólio Visa/Mastercard com a criação de um 🗝 novo cartão de débito europeu para uso na zona do euro.[83]
Em janeiro de 2019, a Comissão Europeia impôs uma multa 🗝 antitruste de € 570.566.
000 à Mastercard por "obstruir o acesso dos comerciantes a serviços de pagamento com cartão transfronteiriços", devido 🗝 às regras que obrigam os bancos a aplicar as taxas de intercâmbio do país onde o varejista estava localizado.
A Comissão 🗝 concluiu que as regras impedem os vendedores de se beneficiarem de taxas mais baixas.
A violação terminou quando a empresa alterou 🗝 suas regras em 2015.
A Comissão concedeu à Mastercard uma redução de 10% da multa.[84]
Jogos de azar [ editar | editar 🗝 código-fonte ]
Mastercard, Visa e outros cartões de crédito têm sido usados para financiar contas desde o jogo online começou em 🗝 meados da década de 1990.
[85] Em 20 de março de 2000, um tribunal da Louisiana registrou uma ação contra a 🗝 empresa por interagir ilegalmente com vários cassinos na internet.
Os queixosos alegaram, entre outras reivindicações, que a Mastercard havia violado o 🗝 Federal Wire Act.
Eles buscaram alívio financeiro por perdas sofridas.[86]
A decisão do Tribunal Distrital em 23 de fevereiro de 2001, posteriormente 🗝 confirmada pela Corte de Apelações dos Estados Unidos, esclareceu a aplicação da lei ao jogo online ilegal.
O tribunal determinou que 🗝 ela se aplica apenas a atividades de jogos de azar relacionadas a um "evento ou concurso esportivo".
Portanto, o tribunal não 🗝 pôde concluir que a Mastercard violou o Wire Act.[87]
Quando o PASPA foi anulado em 14 de maio de 2018, a 🗝 Mastercard teve que fornecer novas orientações aos bancos parceiros.
Estabeleceu que as restrições da localização se aplicam ao indivíduo que faz 🗝 a aposta, não ao banco que processa a transação.
De acordo com várias leis estaduais de jogos, os provedores de apostas 🗝 esportivas devem ativar geolocalização para determinar a localização física de um cliente antes de aceitar uma aposta.
[88] Os banqueiros independentes 🗝 solicitaram especificações sobre códigos.
[89] A Mastercard dedicou o MCC 7801 ao jogo online.
Este código é diferente de 7800 para loterias 🗝 de propriedade do governo e 7802 para pistas de cavalos e cães licenciadas pelo governo.[90]
Pagamentos ao WikiLeaks [ editar | 🗝 editar código-fonte ]
Em dezembro de 2010, a Mastercard bloqueou todos os pagamentos para o site de denúncias WikiLeaks devido a 🗝 alegações de que eles se envolvem em atividades ilegais.
[91] Em resposta, o grupo de ativistas online Anonymous organizou um ataque; 🗝 como resultado, o site da Mastercard ficou em inatividade de 8 a 9 de dezembro de 2010.
[92] Em 9 de 🗝 dezembro de 2010, os servidores sofreram um ataque massivo[93] como parte de uma revanche sobre os pagamentos ao WikiLeaks.
Segundo a 🗝 imprensa, a segurança de milhares de cartões de crédito foi comprometida durante esse ataque devido a um phishing criado pelo 🗝 grupo.
[94] No entanto, a Mastercard negou, afirmando que os dados da conta "não foram colocados em risco".
[95] O porta-voz do 🗝 WikiLeaks disse: "Não condenamos nem aplaudimos esses ataques".
[96] O Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, disse 🗝 que o fechamento das linhas de crédito para doações ao WikiLeaks "poderia ser interpretado como uma tentativa de censurar a 🗝 publicação de informações, potencialmente violando o direito do WikiLeaks à liberdade de expressão".[97]
Em julho de 2011, a empresa de TI 🗝 da Islândia, DataCell, que permitiu ao WikiLeaks aceitar doações de cartão de crédito e débito, disse que tomaria medidas legais 🗝 contra a Visa Europe e a Mastercard,[98] e que agiria imediatamente para tentar forçar as duas empresas a voltarem a 🗝 permitir pagamentos.
[99] Anteriormente, em 8 de dezembro de 2010, a CEO da DataCell, Andreas Fink, afirmou que "a suspensão de 🗝 pagamentos para o WikiLeaks é uma violação dos acordos com seus clientes".
[100][101] Em 14 de julho de 2011, a DataCell 🗝 anunciou que havia apresentado uma reclamação à Comissão Europeia reivindicando o bloqueio, afirmando que violou as regras de concorrência da 🗝 Comunidade Europeia.[102]
Em 12 de julho de 2012, um tribunal de Reykjavík decidiu que a Valitor, parceiro da Visa e Mastercard 🗝 na Islândia, deveria começar a processar doações dentro de quatorze dias[103] ou pagar multas diárias no valor de ISK 800 🗝 000 (cerca de US$ 6 000) para cada dia após esse horário.
A Valitor também teve que pagar os custos de 🗝 litígio da DataCell no valor de ISK 1.500.000.[104][105]
Bloqueio na Índia e venda de dados [ editar | editar código-fonte ]
Em 🗝 2014, de acordo com um acordo entre a Mastercard e o Governo da Nigéria, agindo por meio da Comissão Nacional 🗝 de Gerenciamento de Identidade, os novos documentos de identidade nigerianos possuem o logotipo da Mastercard, conter dados de bancos e 🗝 servir como cartão de pagamento, vinculando irrevogavelmente essas informações bancárias aos indivíduos,[106] gerando críticas do Congresso dos Direitos Civis alegando 🗝 que "representa uma propriedade carimbada de um nigeriano por uma empresa norte-americana...
lembra o logotipo colado nos corpos dos escravos africanos 🗝 transportados através do Atlântico."[107]
Em 2018, a Bloomberg News informou que Google pagou milhões de dólares à Mastercard pelos dados de 🗝 cartão de crédito de seus usuários para fins publicitários.
O acordo não havia sido anunciado publicamente.[108][109]
Em 14 de julho de 2021, 🗝 o Reserve Bank of India (RBI) proibiu indefinidamente a Mastercard de emitir novos cartões de débito ou crédito para clientes 🗝 indianos a partir de 22 de julho de 2021, por violar regras de armazenamento conforme definido pelo RBI em 6 🗝 de abril de 2018.
Esta proibição não afeta os cartões já emitidos e em funcionamento na Índia.
Mastercard é o terceiro principal 🗝 provedor de sistemas de pagamento a ser restrito na Índia depois do American Express e Diners Club International.
[110] Em 16 🗝 de junho de 2022, as restrições comerciais impostas foram suspensas pelo RBI com efeito imediato.
[111][112]ReferênciasNotas
↑ [ 1 ] [ 2 🗝 ] Antes de ser capital aberto em 2006, a Mastercard era uma associação que tinha um conselho de administração composto 🗝 por bancos.
Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Mastercard».
Um token 🗝 não fungível (em inglês: non-fungible token, NFT) é um tipo especial de token criptográfico que representa algo único.
Diferentemente das criptomoedas 🗝 como o Bitcoin e de vários outros tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis.[1]
Um item fungível, como o dinheiro, 🗝 pode ser trocado por outro.
Uma cédula de Real pode ser substituída, desde que de mesmo valor.
Já os itens infungíveis são 🗝 como as obras de arte, objetos raros, exemplares únicos, etc.
O token não fungível representa algo específico e individual, e não 🗝 pode ser substituído.[2]
Os tokens não fungíveis são usados para criar escassez digital verificável, assim como propriedade digital e a possibilidade 🗝 de interoperabilidade de ativos através de diversas plataformas.
[3] Os NFTs são usados em vários aplicativos que requerem itens digitais exclusivos, 🗝 como arte criptográfica, cripto-colecionáveis e jogos criptografados.
Uma das primeiras criptoartes que ganhou uma força significativa foram os "Rare Pepes", eles 🗝 funcionavam com um sistema blockchain que foi criado para manter a escassez digital verificável, tornando possível trocar, vender e comprar 🗝 "Rare Pepes".
Posteriormente se utilizaria dessa criptoarte para gerar jogos como o Rare Pepe Party.
O sistema blockchain foi essencial para aumentar 🗝 a liberdade e a privacidade dos compradores, já que antes se geria a arte digital através do Digital Rights Management(DRM), 🗝 criticado por possivelmente monitorar os dados dos usuários, concentrar o poder na mão do publicador e limitar o consumo do 🗝 conteúdo.
Axiom Zen, uma startup de Vancouver, propôs um novo padrão no blockchain do Ethereum, o ERC-721 que provém framework tecnológico 🗝 e uma melhor prática de criação e emissão de tokens.
Esse padrão permitiu aos desenvolvedores criarem NFTs que podem ser trocados 🗝 e rastreados no blockchain.
As novas possibilidades oferecidas por tal padrão atraíram entusiastas na área de arte a integrar blockchain no 🗝 seu modelo de negócios, como a Left Gallery, uma galeria de arte digital alemã que oferece arte multimídia para ser 🗝 comprada e gerida através de blockchain.[4]
A partir do modelo do CryptoPunks, o DADA.
art foi construído e lançou o primeiro marketplace 🗝 para arte digital rara em outubro de 2017.[5]
O primeiro uso de NFTs relacionados a jogos foram jogos de cartas cripto-colecionáveis.
Projetos 🗝 como Age of Chains e Rare Pepes têm usado o protocolo da plataforma Counterparty para emitir cartões de troca de 🗝 blockchain como NFTs desde 2016.
Posteriormente, jogos populares de blockchain como o CryptoKitties usaram tokens não fungíveis no blockchain do Ethereum.
[6] 🗝 Os NFTs são usados para representar ativos no jogo e são controlados pelo usuário, ao invés do desenvolvedor do jogo.
[7] 🗝 Isso permite que os ativos sejam negociados em mercados terceiros sem a permissão do desenvolvedor do jogo.
Também se pode citar 🗝 o game Axie Infinity, que se utiliza do NFT para criar Axies (Nomenclatura dada aos personagens) únicos, cada um com 🗝 uma combinação entre acessórios, habilidades diferentes e aparências distintas.
O mercado interno de compra e venda de Axies movimenta altas quantias, 🗝 chegando a uma valorização de 7160% somente no ano de 2021.[8]
No âmbito dos esportes, pode-se mencionar a iniciativa mais famosa 🗝 rentável, NBA Top Shot.
Consiste numa plataforma de compra e vendas de NFT com uma parceira a Liga de Basquete Americana 🗝 (NBA) e Associação Americana de jogadores de basquete (National Basketball Players Association).
Dentro da plataforma, ocorrem dois tipos de comercialização.
O primeiro 🗝 tipo são vendas diretas da plataforma, as quais são ofertados cards especiais de jogadores e vídeos de pequena duração com 🗝 momentos importantes, sejam atuais ou históricos.
O segundo tipo de comercialização são as vendas secundárias; realizadas entre os próprios usuários, essas 🗝 vendas repassam 5% a empresa Dapper Labs, desenvolvedora da plataforma.[9]
No mercado musical, o uso de NFTs vem crescendo cada vez 🗝 mais, sendo uma boa alternativa para artistas de médio porte conseguirem uma nova fonte de renda.
Este é um mercado tão 🗝 poderoso e rentável que é possível exemplificar com o caso do DJ 3LAU.
Pouco antes do aniversário de 3 anos do 🗝 álbum "Ultraviolet", 3LAU lançou uma coleção de NFTs contendo 33 itens em um site próprio.
Tendo duração de quatro dias, o 🗝 leilão teve um lucro total de 11,7 milhões de dólares, tendo um de seus itens comprado por 3,6 milhões de 🗝 dólares.[10]
No mercado brasileiro, há diversos exemplos interessantes, já que os NFTs estão se popularizando.
No mercado musical, pode-se citar a plataforma 🗝 "All Be Tuned".
Desenvolvida no Brasil, a plataforma tem o intuito de ajudar artistas independentes.
Os principais produtos são conteúdos exclusivos e 🗝 pequenas porcentagens de direito de distribuição das músicas.[11]
No âmbito esportivo, há os clubes de futebol que já apostam neste mercado.
Podemos 🗝 citar o Atlético Mineiro que já comercializa NFTs, o principal exemplo é a arte feita para a defesa de Victor, 🗝 contra o Tijuana pelas quartas de finais da Libertadores de 2013.[12]
Por fim, há a escola de samba Império Serrano, que 🗝 comercializou algumas vantagens em conjunto com NFTs no ano de 2021.
Dentro desse pacote, havia versões digitais de ingressos e criptoartes 🗝 da escola de samba carioca.[13]
Padrões específicos de tokens foram criados para apoiar o uso do blockchain em jogos.
Isso inclui o 🗝 padrão ERC-721 do CryptoKitties e o padrão ERC-1155, mais recente.
ERC721 foi o primeiro padrão para representar ativos digitais não fungíveis.
ERC721 🗝 é um padrão de contrato inteligente Solidity herdável, o que significa que os desenvolvedores podem facilmente criar novos contratos compatíveis 🗝 com ERC721 ao importá-los da biblioteca OpenZeppelin.
ERC1155 traz a ideia da semifungibilidade para o universo dos NFTs, assim como fornece 🗝 um superconjunto de funcionalidade de ERC721, o que significa que um ativo ERC721 pode ser construído usando ERC1155.
Black and White 🗝 Striped Banner (em tradução livre: A Flâmula com Listras Pretas e Brancas), um exemplo de arte NFT produzida por Bullet 🗝 com base na bandeira do estado de São Paulo
Em 2014, foi criado o primeiro NFT, pelo artista Kevin McCoy e 🗝 pelo empreendedor Anil Dash, durante um evento no Museu de Arte Contemporânea em Nova York que era palco de novas 🗝 ideias que conectavam tecnologias inovadoras e arte.
Nesse contexto, Anil Dash trabalhou em um projeto que pretendia conceder aos artistas adicionais 🗝 fontes de renda, além de ter maior controle sobre o seu trabalho.
Como demonstração, juntamente com McCoy, criaram o primeiro NFT 🗝 no blockchain chamado Namecoin, para registrar um videoclipe que betano revolut esposa fez.[14]
No ano de 2015, logo após a criação do 🗝 Ethereum, surge o primeiro projeto de NFT de seu blockchain, chamado Etheria, que foi apresentado na DEVCON1.
Porém, a grande maioria 🗝 de seus hexágonos comercializáveis permaneceram intactos até 2021, período em que ocorreu um aumento significativo da valorização do NFT.
Todos os 🗝 hexágonos foram vendidos por 1,4 milhões de Ethers e o custo na época de betano revolut criação era em torno de 🗝 1 Ether por hexágono.[15]
Em 2017, a Larva Labs lançou pela primeira vez os CryptoPunks, que se resume em um projeto 🗝 de vários personagens únicos, na plataforma Ethereum.
Ao todo são 10 mil figuras e uma delas foi vendida por 917 mil 🗝 dólares.
[16][17] Ainda no ano de 2017, surge o jogo CryptoKitties que é um colecionável de gatinhos, também em Ethereum.
Cada gato 🗝 tem seus atributos e raridade o que os torna desejados e por isso comercializados por um preço estipulado pelos compradores.[18]
Foi 🗝 criado em 2008 o mundo virtual Decentraland, baseado em blockchain que tinha uma oferta inicial de moedas de 26 milhões 🗝 de dólares e uma economia interna de 20 milhões de dólares, em setembro do mesmo ano.[19]
Em 2019, a Nike, Inc.
patenteou 🗝 o sistema de blockchain chamado CryptoKicks, no qual a marca pode verificar a autenticidade dos tênis, por meio de NFTs.
E 🗝 ainda assim, é possível conceder uma versão digital do tênis de brinde ao comprador.[20][21]
Em 2020, a mesma desenvolvedora do jogo 🗝 CryptoKitties, Dapper Labs, em parceira com a NBA e seus jogadores, lança a versão beta de NBA TopShot, um jogo 🗝 no qual se coleciona pequenos vídeos e melhores momentos de jogadores e jogadas da NBA, tudo isso registrado em blockchain.
Mais 🗝 tarde, o projeto foi aberto ao público que gastou mais de 230 milhões de dólares até fevereiro de 2021.[22]
Atualmente, os 🗝 profissionais que vivenciam mais de perto esse universo, apostam que a tecnologia associada ao blockchain veio para ficar, investindo em 🗝 plataformas mais acessíveis, com curadoria, e até em experiências presenciais atreladas à venda das obras virtuais para familiarizar o público 🗝 leigo[23] .
Apesar de haver uma discussão sobre os valores dos itens, há quem acredite que determinadas artes, por demandarem pouco 🗝 custo e tempo de trabalho para serem feitas, não valem o preço que está sendo paga.
Tem sido também uma ótima 🗝 forma de renda para designers independentes, muitos desenhistas que tinham dificuldades em se encaixar no mercado de trabalho, ou de 🗝 terem a betano revolut arte valorizada e reconhecida na internet, atualmente estão conseguindo vender suas criptoartes a quem se interesse.
Em 12 🗝 de Maio de 2021 nasce em Lisboa, Portugal o primeiro festival físico de criptoarte da Europa o "Rare Effect vol2 🗝 - an NFT Festival".[24]
Proximidade com o esquema de pirâmide [ editar | editar código-fonte ]
Muitos dos negócios envolvendo NFTs, embora 🗝 não ilegais, guardam semelhanças com as práticas do esquema em pirâmide, pois só quem está no topo, geralmente quem começou 🗝 a trama, é capaz de lucrar de verdade.
Os demais têm que fazer seu investimento prosperar garantindo a entrada de mais 🗝 gente abaixo deles.[25][26][27][28]
Embora os NFTs pareçam consumir menos do que grandes mineradoras cripto, eles também exigem muito poder de computação 🗝 (energia) para lidar com criptografia e validação no blockchain.
[29] Contudo, surgiram iniciativas verdes em torno dos NFTs, tal como a 🗝 venda de compensações de carbono, ou créditos representando uma participação em um projeto ambiental.
Em teoria, investir no plantio de uma 🗝 floresta que filtra o dobro das emissões de carbono produzidas pela criação do NFT parece bom para especialistas[30], mas não 🗝 há dados reais disponíveis para validar se somente isso remediaria os danos causados pelo token não fungível.[29]