O esporte no Brasil é praticado em muitas modalidades e é organizado por confederações nacionais de esportes, sendo a principal ♣ o Comitê Olímpico Brasileiro.
O futebol é o mais praticado no país.[2][3]
Diversos esportes nasceram no país,[4] entre eles sorvebol, bete-ombro ou ♣ taco (modalidade simplista do críquete), peteca,[5] sandboard,[6] frescobol,.
[7] Futebol de praia,[8] futsal (versão oficial do futebol indoor),[9] footsack,[10] biribol,[11] futetênis[12][13] ♣ acquaride,[14][15][16] e o futevôlei[17] Nas artes marciais, os brasileiros desenvolveram a capoeira,[18] o vale-tudo,[19] e o jiu-jitsu brasileiro.[20]
Outros esportes de ♣ considerável popularidade são: basquete, vôlei, handebol, automobilismo, judô e tênis.
A prática amadora de esportes é muito popular e os clubes ♣ são os maiores promotores.
Além das organizações privadas, vários governos estaduais e municipais mantém estruturas esportivas tanto para a prática amadora, ♣ na forma de lazer, quanto na organização profissional em estádios e outras estruturas.
As principais ligas de esportes coletivos são o ♣ Campeonato Brasileiro Série A (futebol), a Liga Futsal, a Superliga Masculina de Vôlei, Superliga Feminina de Vôlei, a NBB (Basquete) ♣ e a Liga de Basquete Feminino [21]
Nos últimos anos, as delegações que representam o país em competições como os Jogos ♣ Pan-americanos e os Jogos Olímpicos vêm melhorando seu desempenho.
Em 2007, o Rio de Janeiro sediou a competição continental.
Esta foi a ♣ segunda vez que o país recebeu o torneio.
Na primeira oportunidade, a competição fora organizada em São Paulo, no ano de ♣ 1963.
Em 2 de outubro de 2009, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de ♣ 2016.
É a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Verão na América do Sul.
Participação em eventos multiesportivos
Atualmente o Brasil participa de ♣ treze jogos poliesportivos: os Jogos Olímpicos de Verão, Jogos Olímpicos de Inverno, Jogos Paraolímpicos de Verão, Jogos Pan-americanos de Verão, ♣ Jogos Parapan-americanos, Jogos Sul-Americanos, Jogos Sul-Americanos de Praia, Universíada de Verão, Universíada de Inverno, Jogos da Lusofonia, Jogos da CPLP ♣ (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Jogos Mundiais Militares e os Jogos Mundiais.
O Brasil também já participou de três eventos ♣ multidesportivos extintos: os Jogos Pan-americanos de Inverno na única edição de 1990, no qual não ganhou medalhas, os Jogos da ♣ Boa Vontade e os Jogos Olímpicos Latino-Americanos.
Participação nos Jogos Olímpicos de Verão
De acordo com o número de ouros conquistados, a ♣ melhor participação em Jogos Olímpicos do Brasil foi em 2020,em Tóquio.
Foram sete, dentro de um total de vinte e um,sendo ♣ esse o maior número de medalhas conquistadas no geral.
A participação em 2000 em Sydney foi ruim: doze medalhas, porém nenhuma ♣ de ouro.
A primeira participação olímpica do Brasil foi em 1920.
Participação nos Jogos Olímpicos de Inverno
O Brasil não conquistou nenhuma medalha ♣ nos Jogos Olímpicos de Inverno ainda.
Por isso, após os Jogos de Vancouver em 2010, as Confederações Brasileira de Desportos na ♣ Neve (CBDN) e no Gelo (CBDG) apresentaram projetos ao Comitê Olímpico Brasileiro objetivando o desenvolvimento dos esportes de inverno no ♣ país, a presença de mais desportistas nos Jogos de Sóchi, na Rússia, até a construção de um complexo de treinamento ♣ no interior de São Paulo.
[22] A atleta Isabel Clark, do snowboard cross, conquistou, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 ♣ a melhor marca de um brasileiro na história dos Jogos, ficando em nono lugar na prova de boardercroos.[23]
Esportes mais popularesFutebol
Edson ♣ Arantes o Pelé considerado o maior futebolista da história do Brasil
O Brasil é a maior potência do futebol mundial, Futebol ♣ e seus derivados no Brasil como Futsal, Futebol Society, etc...
tem cerca de 30 milhões de praticantes e 60 milhões de ♣ fãs espalhados pelo Brasil.
Destacando-se não só como o que detém a maior quantidade de prêmios, mas também o que mais ♣ exporta atletas.
Tendo conquistado a Copa do Mundo em cinco oportunidades, além de outros títulos importantes (4 Copa das Confederações FIFA, ♣ 9 Copa América, 2 títulos nos Jogos Olímpicos, 4 títulos dos Jogos Pan-Americanos, 5 títulos no Mundial Sub-20 e 4 ♣ títulos no Mundial Sub-17, além do futebol feminino ter sido vice-campeão mundial em 2007 e vice-campeão olímpico em 2004 e ♣ 2008).
É também detentor de diversas marcas históricas no esporte, além de ser a pátria de diversos grandes jogadores que fizeram ♣ história, como Pelé (considerado o maior de todos os tempos), Zico, Garrincha, Ronaldo, Roberto Carlos, Cafu, Romário, Ronaldinho, Taffarel, Falcão, ♣ Rivaldo e Neymar no masculino, e Marta no feminino.
O futebol é sem sombra de dúvida o esporte mais praticado no ♣ Brasil, sendo que o Campeonato Brasileiro de Futebol (também conhecido pelo apelido de Brasileirão) e a Copa do Brasil são ♣ as principais competições do esporte no país, além dos campeonatos estaduais, que também possuem bastante popularidade, principalmente em estados com ♣ forte tradição no esporte, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Bahia, entre ♣ outros.
O esporte tornou-se elemento marcante da cultura nacional.
Expressões como "chute", "pisar na bola" e outras são usadas em ocasiões que ♣ nada tem a ver com o futebol, e por pessoas que sequer acompanham ou praticam a modalidade.
A Copa do Mundo ♣ de Futebol é o evento esportivo que mais atrai a audiência da população brasileira, numa movimentação que paralisa o país ♣ em dias de jogo da Seleção Nacional de futebol, conhecida carinhosamente como "Seleção Canarinho".
O Campeonato Brasileiro de Futebol é um ♣ dos mais importantes do mundo e seus clubes são multi-campeões continentais e mundiais.
Existem grandes estádios para a prática do futebol ♣ na maioria das grandes cidades brasileiras e a modalidade tem pelo menos um clube em cada município do país fundado ♣ para betesporte afiliados prática.
Futsal, futebol de salão
O futsal é uma das modalidades mais praticadas no país, principalmente no período colegial.
Atualmente, em ♣ termos de praticantes, é tão popular no país quanto o futebol, apesar da ausência de popularização da betesporte afiliados liga mais ♣ importante.
Antes da Era Fifa, houve três Copas do Mundo organizadas pela antiga Federação Internacional de Futsal (Fifusa), onde o Brasil ♣ foi bicampeão mundial (1982 e 1985).
Além disso, o Brasil tem 5 títulos na Copa do Mundo de Futsal da FIFA.
Falcão ♣ é o jogador brasileiro mais reconhecido.
[24]Futebol de areia
O futebol de areia masculino foi promovido com a atuação de jogadores de ♣ futebol de campo jogando pela Seleção Brasileira de Futebol de areia Masculino.
Assim, o país é pentacampeão do mundo pela FIFA.
Além ♣ disso, possui nove títulos mundiais da antiga competição organizada pelo Beach Soccer Worldwide (BSWW), o Campeonato Mundial de Futebol de ♣ Praia (BSWW), e ganhou 14 vezes o Mundialito de Futebol de Praia.[25][26][27]Vôlei
Seleção brasileira de vôlei masculino
Quanto à preferência, o vôlei ♣ é atualmente o segundo esporte mais popular do país.
Vôlei atualmente tem cerca de 15 milhões de praticantes.
[28][29] A principal competição ♣ do esporte no país é a Superliga Brasileira de Voleibol, sendo que existe a modalidade feminina e a modalidade masculina ♣ da Superliga.
No retrospecto, o esporte é um dos mais vitoriosos do Brasil, especialmente com o desempenho bombástico que as seleções ♣ nacionais vêm tendo nos últimos anos.
O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking da FIVB nas duas modalidades[30][31] Até 2023, ♣ a seleção masculina de vôlei do Brasil tinha 6 medalhas olímpicas (3 de ouro, 3 de prata), 7 medalhas em ♣ Campeonatos Mundiais (3 de ouro, 3 de prata, 1 de bronze), além de 9 títulos da Liga Mundial.
Já a seleção ♣ feminina de vôlei tinha 5 medalhas olímpicas (2 de ouro, 1 de prata, 2 de bronze), 4 vice-campeonatos mundiais, além ♣ de 12 títulos do Grand Prix.
[32][33][34]Vôlei de Praia
O Brasil é um dos países mais fortes do mundo no vôlei de ♣ praia, esporte amplamente praticado no país devido ao seu extenso litoral, principalmente no Rio de Janeiro, Santa Catarina e Região ♣ Nordeste do país.
Até os Jogos Olímpicos de 2020, o país tinha 2 ouros, 3 pratas e 1 bronze na modalidade ♣ masculina, e 1 ouro, 4 pratas e 2 bronzes na modalidade feminina.
Em campeonatos mundiais, vários títulos mundiais foram conquistados por ♣ brasileiros.[35]Basquete
Hortência Marcari é considerada a maior jogadora da história do país.
O Brasil é um dos países mais tradicionais no basquete ♣ mundial.
No passado chegou a ser um dos melhores países do mundo na modalidade, e já possuiu vários grandes jogadores e ♣ jogadoras, além de haver vários praticantes da modalidade espalhados por diversos cantos do país.
No total, se somarmos os títulos do ♣ masculino e do feminino, o basquete brasileiro possui três campeonatos mundiais.
(dois masculinos e um feminino), além de cinco medalhas olímpicas: ♣ uma de prata e quatro de bronze.
O basquete, que tem cerca de três milhões de praticantes, cem times profissionais e ♣ 35 milhões de fãs, segundo a CBB.[36]
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Recentemente o esporte passou por um longo período de grave ♣ crise, o que fez com que o time masculino ficasse ausente de três edições seguidas dos Jogos Olímpicos.
Entretanto, o basquete ♣ brasileiro vem passando por uma grande reestruturação, principalmente com a criação do NBB (Novo Basquete Brasil), que é o principal ♣ campeonato de clubes do país, e com a contratação do treinador argentino Rubén Magnano, que vem fazendo um excelente trabalho ♣ com a seleção brasileira.
Tal trabalho que fez a seleção retornar aos Jogos Olímpicos após 16 anos de ausência.
Nos Jogos Olímpicos ♣ de Londres em 2012 a equipe fez uma boa apresentação ficando na quinta colocação, sendo apontada por muitos como candidata ♣ a medalha.
Alguns dos principais jogadores históricos do Brasil são Oscar e Hortência.
No auge de suas carreiras, o basquete chegou a ♣ ser considerado o segundo esporte mais popular do Brasil.
Ambos conseguiram derrotar a equipe dos Estados Unidos no basquete, o que ♣ é considerado um dos feitos mais difíceis de se conseguir em qualquer esporte.
Oscar (junto com jogadores como Pipoka e Marcel) ♣ venceu os EUA na final do Pan de Indianápolis em 1987, além de ter sido medalhista de bronze no Mundial ♣ de 1978, e 5º lugar nas Olimpíadas de 1988.
Hortência foi a mais vitoriosa em termos de resultados: derrotou os EUA ♣ na semifinal do Mundial de 1994 (posteriormente sendo campeã mundial), junto com jogadoras como Magic Paula e Janeth, consideradas duas ♣ das maiores jogadoras da história do país junto com Hortência; além de ter sido vice-campeã olímpica em 1996 (onde os ♣ EUA tiveram betesporte afiliados revanche, vencendo o Brasil).[37][38]
Atualmente o Brasil também possui alguns jogadores que atuam na NBA, considerada a maior ♣ liga do esporte no mundo, como Nenê, Leandro Barbosa, Anderson Varejão e Tiago Splitter, e também jogadores que atuam na ♣ Europa, como Marcelinho Huertas.
Natação
Fernando Scherer (à esquerda) e Gustavo Borges, dois dos maiores nadadores do Brasil.
A natação é bastante popular ♣ no Brasil.
Sendo um esporte costumeiramente recomendado para crianças, e adequado a um país de clima tropical como o Brasil, a ♣ natação cresceu e começou a produzir ícones esportivos importantes.
Embora o país tenha tido algum sucesso com nadadores como Piedade Coutinho, ♣ Tetsuo Okamoto, Manoel dos Santos e José Fiolo, o esporte começou a se tornar mais popular com Djan Madruga, Rômulo ♣ Arantes e Ricardo Prado nos anos 70 e 80; passando por Gustavo Borges e Fernando Scherer nos anos 90, a ♣ natação brasileira hoje fabrica grandes talentos em sucessão.[39][40]
Hoje o Brasil conta com um dos melhores nadadores do mundo, César Cielo, ♣ que é campeão olímpico, mundial e recordista mundial; medalhistas olímpicos como Thiago Pereira, Bruno Fratus e Fernando Scheffer, e nadadores ♣ como Felipe França e Kaio Márcio de Almeida que conseguiram bater recordes mundiais em suas provas, além de medalhistas em ♣ Mundiais, como Nicholas Santos, João Gomes Júnior, Felipe Lima e Guilherme Costa.
Mesmo a natação feminina vem se desenvolvendo e criando ♣ atletas como Etiene Medeiros, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto.
Com a multiplicação do surgimento de talentos, a natação vem se ♣ destacando e conquistando seu espaço.[39][40]Atletismo
Fabiana Murer, campeã mundial em 2011
Atletismo é um esporte tradicional do Brasil, conquistando medalhas olímpicas para ♣ o país.
No atletismo, os atleta mais conhecidos são Adhemar Ferreira da Silva, João do Pulo, Joaquim Cruz, Robson Caetano, Maurren ♣ Maggi e Fabiana Murer.
Outros atletas importantes da História do Brasil são: Thiago Braz, Alison dos Santos, Nélson Prudêncio, Jadel Gregório, ♣ Zequinha Barbosa, Sanderlei Parrela, Claudinei Quirino, Vicente Lenílson, André Domingos, Édson Luciano, Vanderlei Cordeiro de Lima, Caio Bonfim, Rosângela Santos ♣ e Darlan Romani.[41][42][43]
No Brasil, o atletismo tende a perder muitos praticantes para o futebol, que garante melhores salários aos atletas.
É ♣ um dos motivos pelos quais o país tem menos destaque mundial em eventos como os 100 metros rasos.
O esporte costuma ♣ se concentrar em alguns clubes especializados em atletismo, e também recebe atenção e apoio das Forças Armadas do país.
O Brasil ♣ tem tradição em eventos como o salto triplo, o revezamento 4x100m rasos, e mais recentemente o salto com vara, e ♣ sedia eventos importantes de corrida de longa distância, como a Corrida de São Silvestre.
Tênis
O tênis no Brasil pode ser considerado ♣ um esporte popular.
Apesar de esta muito longe do Tenis de Mesa em termos de números de praticantes.
Ainda assim o Brasil ♣ hoje conta com cerca de 700 mil praticantes de tênis no país.
[44] Hoje existem diversas quadras em clubes, em propriedades ♣ particulares e para locação, especialmente em cidades com nível mais elevado do tamanho da população.
Também é encarado por alguns como ♣ um passa tempo, ou um esporte a ser praticado depois de um dia de trabalho ou até mesmo antes dele.
O ♣ Brasil tem e já teve no passado grandes nomes no esporte, como Maria Esther Bueno, vencedora de 19 Grand Slams ♣ (7 em simples, 11 em duplas e 1 em duplas mistas); Gustavo Kuerten, o Guga, que venceu 3 vezes o ♣ torneio de Roland Garros; Beatriz Haddad Maia, primeira mulher a entrar no top20 na Era Aberta; além de vários outros ♣ jogadores historicamente importantes como Luiz Mattar, Fernando Meligeni e Thomaz Bellucci, que já foram top 30 do Ranking da ATP.
O ♣ Brasil tem sido muito forte nas duplas, principalmente com Marcelo Melo, Bruno Soares e Luisa Stefani.
Melo foi nº 1 do ♣ mundo por três vezes, e Soares é ex-nº2 do mundo.
Stefani foi a primeira brasileira a entrar no top 10 mundial ♣ na Era Aberta.
Melo ganhou 2 Grand Slams (Roland Garros e Wimbledon) além de 9 Masters 1000.
Soares venceu 3 Grand Slams ♣ (Australian Open e 2 US Open) e 4 Masters 1000, além de ter ganho 3 Grand Slams em Duplas Mistas.[45][46][47]
Atualmente ♣ o Brasil é sede de dois torneios de nível ATP, sendo o Brasil Open, um torneio ATP 250 realizado em ♣ São Paulo e o maior torneio da América do Sul: o Rio Open, um torneio de nível ATP 500 com ♣ sede no Rio de Janeiro.
O Brasil também realiza dois torneio de WTA, um deles é o Rio Open que acontece ♣ simultaneamente com o evento da ATP, e o outro é o Brasil Tennis Cup, realizado em Florianópolis.
Tênis de mesa
O tênis ♣ de mesa do Brasil, também conhecido como ping pong, É mais popular do que a versão de quadra no Brasil ♣ (o tênis propriamente dito).
Isso porque muitos jogam o esporte como lazer, não necessariamente como atividade física.
Escolas, clubes e muitos outros ♣ lugares dispõem de mesas para a prática da modalidade.
O país tem uma tradição considerável neste esporte.
O maior jogador da história ♣ do país é Hugo Calderano, que alcançou o número 3 do mundo em 2022 (tornando-se o melhor jogador da América ♣ de todos os tempos), e foi o primeiro sul-americano a chegar quartas de final deste esporte nos Jogos Olímpicos.
Outros jogadores ♣ historicamente importantes no país são Gustavo Tsuboi, Cláudio Kano, Hugo Hoyama e Bruna Takahashi.[48][49]
O Brasil é considerado o país mais ♣ forte no tênis de mesa da America Latina, além disso tem cerca de 12 milhões de praticantes de acordo com ♣ o livro Atlas dos Esportes no Brasil.
Número considerado bastante alto, bem mais alto que o numero de praticantes de tênis ♣ de quadra tradicional.
No entanto apesar de ser bem popular a betesporte afiliados popularidade não se reflete no numero de transmissões de ♣ eventos na televisão, que é muito inferior ao numero de transmissões dos jogos de tênis de quadra.
Artes marciais mistas
As artes ♣ marciais misturadas (inglês: Mixed Martial Arts, MMA) modernas têm suas raízes em dois acontecimentos: os acontecimentos de vale-tudo no Brasil, ♣ e o shootwrestling japonês.
Nesse tempo eles foram mutuamente ligados, mas foram separados.
O vale-tudo começou na terceira década do século XX, ♣ quando Carlos Gracie, um dos fundadores da luta marcial brasileira Gracie Jiu-Jitsu, convidou cada competidor de modalidades de luta diferentes ♣ para uma competição organizada pelo próprio.
Isso era chamado de "Desafio do Gracie".
Mais tarde, Hélio Gracie e a família Gracie e ♣ principalmente, Rickson Gracie, mantiveram este desafio que passaram a se dar como duelos de vale-tudo sem a presença da mídia.
No ♣ Japão, década de 1980, Antonio Inoki organizou uma série de lutas de artes marciais misturadas.
Eram as forças que produziram o ♣ shootwrestling e eles, mais tarde, causaram a formação de uma das primeiras organizações japonesas de artes marciais misturadas conhecida como ♣ shooto.
As artes marciais misturadas obtiveram grande popularidade nos Estados Unidos em 1993, quando Rorion Gracie e outros sócios criaram o ♣ primeiro torneio de UFC.
O Brasil já teve vários campeões mundiais no PRIDE e no principal evento de lutas do mundo, ♣ o UFC, como: Anderson Silva, José Aldo, Lyoto Machida, Vitor Belfort, Royce Gracie, Wanderlei Silva, Minotauro, Mauricio Rua, Murilo Bustamante, ♣ Junior dos Santos, Rafael dos Anjos, Fabricio Werdum, Alex Pereira, Amanda Nunes, entre outros.[50][51]Boxe
O boxe é outro esporte popular, especialmente ♣ no Nordeste do Brasil; É considerado um esporte da classe trabalhadora.
Eder Jofre, Acelino "Popó" Freitas, Maguila, Miguel de Oliveira, Valdemir ♣ Pereira, Rose Volantê e Patrick Teixeira são ex-campeões mundiais.
Nas Olimpíadas, o Brasil conquistou a medalha de ouro na categoria de ♣ até 60 kg com o lutador Robson Conceição, sendo o primeiro ouro olímpico do boxe brasileiro.
Hebert Conceição também foi campeão ♣ olímpico.
Outros medalhistas olímpicos do Brasil foram Servílio de Oliveira, Yamaguchi Falcão, Esquiva Falcão, Abner Teixeira, Adriana Araújo e Beatriz Ferreira.
Outro ♣ lutador famoso foi Maguila, um peso-pesado que chegou a enfrentar Evander Holyfield e George Foreman.[52][53]Capoeira
Ver artigo principal: Capoeira
Assim como jogo ♣ de taco e o futsal esse foi um esporte criado exclusivamente por brasileiros.
A Capoeira surgiu no século XVII em meio ♣ aos escravos como forma de resistir a dominação branca.
Porém o que difere a capoeira das demais modalidades de artes marciais ♣ é a betesporte afiliados musicalidade, pois, para que os senhores de engenho não descobrissem que haviam escravos com habilidades em arte ♣ marcial, os escravos cantavam e batiam palmas, enquanto os demais praticavam, assim, simulando uma falsa dança.
Nos dias de hoje a ♣ capoeira e uma das artes marciais mais praticadas do país seguido pelo judô.
Estima- se que no Brasil tenha entre 4 ♣ a 6 milhões de praticantes do esporte no país.
Judô
Rafael Silva, detentor de 2 medalhas de bronze olímpicas
O Judô é outro ♣ esporte costumeiramente recomendado para crianças no Brasil, e portanto é largamente praticado.
O país têm crescente tradição internacional no esporte, constantemente ♣ conquistando medalhas e títulos.
O esporte foi trazido e desenvolvido pela grande comunidade japonesa do país.
Os maiores expoentes do esporte até ♣ hoje foram Aurélio Miguel, Sarah Menezes e Rogério Sampaio, campeões olímpicos.
O Brasil também teve vários outros judocas importantes, como os ♣ vice-campeões olímpicos Douglas Vieira, Tiago Camilo, Carlos Honorato, e os medalhistas de bronze olímpicos Chiaki Ishii, Luiz Onmura, Walter Carmona, ♣ Henrique Guimarães, Leandro Guilheiro, Flávio Canto, Ketleyn Quadros, Felipe Kitadai, Mayra Aguiar, Daniel Cargnin e Rafael Silva.[54][55][56]
Jiu-jitsu brasileiro
Mitsuyo Maeda ensinou ♣ a técnica do jiu-jitsu tradicional japonês a Carlos Gracie e Luiz França que iniciaram as duas principais linhagens desta arte ♣ marcial no país.
[57] Hélio Gracie (que aprendera com seu irmão Carlos) e Oswaldo Fadda, (ex aluno de França, que realizou ♣ um trabalho independente) [58] desenvolveram o jiu-jitsu brasileiro, ou BJJ (do inglês brazilian jiu-jitsu).
Esta é hoje a modalidade de jiu-jitsu ♣ mais praticada no mundo.
A família Gracie criou uma tradição nas artes marciais que se mantém na atualidade.
O estilo de luta ♣ da família, é conhecido mundialmente como Gracie jiu-jitsu.
Taekwondo
De origem coreana, taekwondo significa "a arte de usar os pés e as ♣ mãos na luta".
Há mais de dois mil anos, o rei Ching Heung, da 24ª dinastia Silla, formou uma tropa de ♣ elite com guerreiros especialistas em combates corporais.
Batizado de Hwa Rang Do, o grupo funcionava como os samurais japoneses.
Além de exímios ♣ lutadores usando armas como lança, arco e flecha e espada, os integrantes dessa tropa se especializaram em artes marciais, em ♣ especial o soo bak, que utilizava amplamente os pés e as mãos.
No período da dinastia Koryo (924-1392), os mestres desenvolveram ♣ 25 posturas de luta, cujas técnicas formaram a base para o nascimento do taekwondo que se conhece hoje.
Após a invasão ♣ japonesa na Coreia, que durou de 1909 a 1945, as artes marciais praticadas pelos coreanos foram proibidas.
Eles só retomaram o ♣ hábito de treiná-las após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
O nome taekwondo só passou a ser adotado na ♣ metade da década de 1950, quando, ainda sob os efeitos da Guerra da Coreia, travada entre 1950 e 1953, o ♣ general Choi Hong-hi teve sucesso na empreitada de unir diversas escolas de diferentes estilos de arte marcial sob uma única ♣ luta, batizada de taekwondo.
Em 1964, realizou-se o primeiro campeonato nacional na Coreia e, em 1965, foi fundada a Korea Taekwondo ♣ Federation.
No Brasil, a modalidade foi introduzida em 1970, com a chegada do mestre Song Min Cho a São Paulo.
O primeiro ♣ Campeonato Brasileiro aconteceu em 1973, ano em que foi fundada, na Coreia do Sul, a World Taekwondo Federation (WTF), entidade ♣ que organizou, já em 1973, o primeiro campeonato mundial.
Nas Olimpíadas de Seul-1988 e de Barcelona-1992, o taekwondo participou como esporte ♣ de exibição.
Ficou ausente dos Jogos de Atlanta-1996 e retornou em Sydney-2000, quando foi incluído no programa olímpico e passou a ♣ valer medalhas.
Os maiores lutadores da História do Brasil foram Natália Falavigna e Maicon de Andrade, que obtiveram o bronze olímpico; ♣ Diogo Silva, que terminou duas vezes em 4º lugar nos Jogos Olímpicos, além de ter obtido o ouro em Jogos ♣ Pan-Americanos; e Milena Titoneli, que terminou em 4º lugar nos Jogos Olímpicos de 2020.[59]Automobilismo
O automobilismo é um esporte popular no ♣ Brasil.
Começou a ganhar dimensão no país após os primeiros títulos da Fórmula 1 de Emerson Fittipaldi (1972, 1974), posteriormente de ♣ Nelson Piquet (1981, 1983, 1987), e depois de Ayrton Senna (1988, 1990, 1991), que ajudaram a firmar ainda mais o ♣ automobilismo brasileiro na categoria.
Anos depois, Rubens Barrichello e Felipe Massa foram vice-campeões da Fórmula 1.
Desde 1972 o Brasil é parte ♣ do calendário da Fórmula 1 com o Grande Prêmio do Brasil, atualmente disputado no Autódromo de Interlagos.
Anteriormente o Autódromo de ♣ Jacarepaguá sediou o evento.
O Brasil teve uma equipe na Fórmula 1 entre 1975 e 1982: a Escuderia Fittipaldi, fundada pelos ♣ irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi Jr..
O país também possui grandes conquistas na Fórmula Indy, com Emerson Fittipaldi ganhando o primeiro ♣ título brasileiro na categoria, seguido também pelos pilotos Gil de Ferran, Cristiano da Matta e Tony Kanaan.
Helio Castroneves, ficou quatro ♣ vezes em segundo lugar na Fórmula Indy, mas obteve três vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, enquanto Emerson ganhou duas ♣ vezes neste evento.
Dentro do país as duas principais categorias são a Stock Car Brasil e a Fórmula Truck.
Alguns ex-pilotos de ♣ categorias internacionais atualmente correm nas categorias.
Destacam-se pilotos como Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Chico Serra e Cacá Bueno, entre outros.
O país ♣ possui aproximadamente 20 autódromos, incluindo pistas de asfalto e de terra, mas atualmente não possui nenhum circuito oval.
O Autódromo de ♣ Interlagos, além da Fórmula 1, recebeu campeonatos importantes como o Campeonato Mundial de Motovelocidade, o Campeonato FIA GT, o Campeonato ♣ Mundial de Endurance da FIA e o Deutsche Tourenwagen Meisterschaft.
Também o Mundial de Turismo da FIA disputou corridas no Autódromo ♣ Internacional de Curitiba, o Mundial de Motovelocidade no Autódromo Internacional de Goiânia, a CART no Autódromo de Jacarepaguá e a ♣ IndyCar Series no circuito de rua de São Paulo.
Skate
É um dos esportes mais praticados no Brasil, especialmente nas grandes cidades ♣ (metrópoles).
Atualmente o Brasil é um dos países com o maior números de profissionais e amadores do esporte, tendo a segunda ♣ maior indústria de peças, equipamentos e roupas da modalidade.
Bob Burnquist já foi considerado o maior skatista do mundo, considerado o ♣ pai da "mega rampa".
Outro skatista brasileiro famoso foi Sandro Dias, um dos poucos que conseguem realizar o movimento "900".[60][61]
Com a ♣ ascensão do skate à categoria de esporte olímpico em 2020, Rayssa Leal se tornou famosa por betesporte afiliados medalha de prata ♣ obtida aos 13 anos de idade.
Pedro Barros e Kelvin Hoefler também obtiveram medalhas olímpicas.
Também de destacam outros skatistas famosos como ♣ Pâmela Rosa e Letícia Bufoni.[60][61]Handebol
O handebol é um esporte que veio junto com os imigrantes alemães, de grande popularidade nas ♣ escolas de todo o mundo.
É o terceiro esporte mais praticado nas escolas, perdendo apenas para o futebol/futsal e o vôlei.
O ♣ esporte tem 200 mil praticantes hoje no Brasil, com 687 clubes espalhados por todo país e aproximadamente 8 mil equipes.
O ♣ esporte tem cerca de 5 milhões de fãs no Brasil.
[62] A principal competição do esporte no país é a Liga ♣ Nacional de Handebol, que é considerada a liga mais forte das Américas.
Handebol é um jogo dinâmico, físico e que exige ♣ diversas habilidades, como finta, drible, preparo físico, visão de jogo.
É praticado com 7 atletas, um deles designado como goleiro.
As regras ♣ são ditadas pela IHF, e no Brasil, a CBHb é a responsável pela gestão do esporte.
No campeonato mundial disputado na ♣ Sérvia em 2013, a Seleção Brasileira Feminina de Handebol sagrou-se campeã, derrotando a seleção anfitriã por 22 a 20.
Também terminaram ♣ em quinto lugar nas Olimpíadas de 2016.
[63][64]Vela e hipismo
Vela e hipismo são esportes populares entre espectadores, mas inacessíveis para a ♣ prática da população em geral.
O maior centro desses esportes na América do Sul é o Rio de Janeiro e betesporte afiliados ♣ cidade vizinha Niterói.
O Brasil tem uma grande tradição no iatismo: vários medalhistas olímpicos de vela já treinaram na Baía de ♣ Guanabara, como Martine Grael, Clinio Freitas, Daniel Adler, Eduardo Penido , Isabel Swan, Kiko Pelicano, Marcelo Ferreira, Marcos Soares, Nelson ♣ Falcão e Ronaldo Senfft.
O país também conta com medalhistas olímpicos paulistas como Robert Scheidt, Torben Grael, Lars Grael, Kahena Kunze, ♣ Reinaldo Conrad, Alexandre Welter, Bruno Prada e Peter Ficker, assim como Fernanda Oliveira e Lars Björkström.
Já no hipismo, o Brasil ♣ também tem uma certa tradição.
O Hipódromo da Gávea treinou atletas como Rodrigo Pessoa, único campeão olímpico em provas individuais da ♣ América do Sul, e seu pai Nelson Pessoa, além de Luiz Felipe de Azevedo; o país também tem medalhistas olímpicos ♣ de São Paulo Álvaro de Miranda Neto e do Rio Grande do Sul André Johannpeter.
[65]Ginástica Artística
O Brasil possui um grande ♣ centro de treinamento e formação de atletas olímpicos de ginástica artística, que já revelou atletas como Rebeca Andrade, Arthur Zanetti, ♣ Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Arthur Mariano, Diego Hypólito e Daniele Hypólito.
[66]Ginástica Rítmica
Na ginástica rítmica, a seleção brasileira conquistou um ♣ bronze inédito na prova geral da etapa de Atenas, na Grécia, da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, realizada em ♣ março de 2023 (o Brasil já havia conquistado medalhas no Mundial em etapas da Copa, mas nunca no evento geral).
O ♣ Brasil foi quinto na classificação geral da Copa do Mundo de 2022 em Sofia.
A Seleção brasileira ainda ficou em quarto ♣ lugar na prova das cinco argolas.[67]Frescobol
Frescobol é um esporte nativo brasileiro semelhante ao tênis e críquete, jogado com uma raquete ♣ de madeira e bola de borracha macia na praia com nenhum sistema de pontuação.
Ele começou durante a década de 1960 ♣ na praia de Ipanema.
SurfeÍtalo Ferreira
O surfe é um dos esportes mais populares no Brasil, com vários surfistas profissionais brasileiros que ♣ competem nas modalidades masculinas e femininas do ASP World Tour.
O Brasil é conhecido por produzir manipulador de surfistas de longboard ♣ (como o ex-campeão mundial Phil Razjman), manipulador surfistas-rider grande (como Carlos Burle e vencedor do prêmio Maya Gabeira XXL duas ♣ vezes) e bodyboarders bem conhecidos.
O surfe brasileiro evoluiu progressivamente até se tornar uma das maiores forças mundiais do esporte.
Fábio Gouveia ♣ chegou a ser n° 5 do mundo em 1992.
Nos anos 2010 surge o Brazilian Storm (tempestade brasileira), com vários brasileiros ♣ cada vez se aproximando mais do título mundial, até que Gabriel Medina conquista o mesmo em 2014 e Adriano de ♣ Souza, o Mineirinho, vence em 2015.
Em 2020 o surfe ascende à categoria de esporte olimpico e Ítalo Ferreira se consagra ♣ campeão olímpico.
Filipe Toledo também foi campeão mundial, em 2022.
[68][69] Outros surfistas de destaque são: Picuruta Salazar (um dos pioneiros na ♣ prática desse esporte), Yago Dora e os irmãos Miguel e Samuel PupoXadrez
O xadrez é um esporte com muitos fãs no ♣ Brasil.
Henrique Mecking, conhecido como Mequinho, é considerado o mais importante enxadrista brasileiro, tendo atingido seu auge em 1977, quando foi ♣ considerado o terceiro melhor jogador do mundo, superado apenas por Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi.
Mais recentemente, em um jogo de ♣ blitz online jogado em maio de 2020, Luis Paulo Supi derrotou o atual campeão mundial Magnus Carlsen em 18 lances ♣ depois de sacrificar betesporte afiliados própria rainha.
[70] A partida recebeu atenção mundial pois Carlsen transmitiu-a ao vivo, e ficou sem palavras ♣ após betesporte afiliados derrota.
[71] Em abril de 2021, Chess.
com concedeu a esse jogo o primeiro lugar no Concurso de Jogo Imortal ♣ do Chess.com.
[72][73][74]Tiro com arco
Marcus Vinicius D'Almeida, na categoria do arco recurvo, é o maior atleta masculino de tiro com arco ♣ da história da América do Sul, tendo sido o número 1 do mundo em 2023, e vice-campeão mundial em 2021.[75][76]Canoagem
O ♣ brasileiro Isaquias Queiroz é o melhor canoísta da história da América do Sul, sendo o único campeão olímpico desta modalidade ♣ no continente e somando um total de quatro medalhas olímpicas até os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Erlon Silva também conquistou ♣ a prata olímpica para o Brasil na canoagem.[77][78]Esgrima
Embora o Brasil tenha pouca tradição na esgrima, o país já produziu alguns ♣ atletas de renome, como Nathalie Moellhausen, que foi campeã mundial em 2019 e chegou às quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de ♣ 2016 na Espada individual feminina.
No masculino, Guilherme Toldo chegou às quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de 2016 no Florete individual masculino.
[79].
Saltos ♣ ornamentais
O Brasil também não possui larga tradição nos saltos ornamentais, mas trabalhos realizados ao longo das décadas permitiram o surgimento ♣ de alguns atletas de alto nível.
Os mais relevantes até o momento são Ingrid de Oliveira, que terminou em 4º lugar ♣ no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2022[80], César Castro, 5º lugar no trampolim de 3 metros no Mundial de ♣ 2009 e Juliana Veloso, 10ª colocada na plataforma em 2001.
[81]Pentatlo moderno
Yane Marques é a única pessoa nascida na América do ♣ Sul a ganhar uma medalha olímpica no pentatlo moderno (até os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020), tendo sido também a ♣ primeira pessoa na América Latina a fazê-lo.[82]
Esportes em crescimento
Nos últimos anos, diversos esportes estão em constantes crescimento no Brasil.
Graças a ♣ diversos fatores como ampliação da televisão a cabo, crescimento econômico e o aumento ao acesso a internet.
Esportes individuais onde o ♣ país tem obtido bons resultados recentemente vem obtendo grande destaque na mídia nacional, como as artes marciais mistas e o ♣ surfe.
Na contramão disso, outras modalidades que tinham considerável popularidade por conta de bons resultados vem em decadência no gosto popular, ♣ mostrando a maleabilidade e a exigência por bons resultados que faz parte da cultura esportiva brasileira, entre estes citamos o ♣ Tênis, o Boxe e as competições automobilísticas.
Nas modalidades coletivas, esportes que antes eram desconhecidos pela população passaram a ser mais ♣ apreciados pelo público jovem.
No entanto, apesar desse crescimento, esses esportes ainda são praticados de forma amadora no Brasil, sejam em ♣ clubes, academias e parques.
Algumas das modalidades amadoras que são mais praticados no Brasil são:Rugby
Esporte trazido ao país a mesma época ♣ do futebol e o críquete, é um dos mais antigos sendo praticado no país.
Porém, o país está longe de ser ♣ uma potência mundial.
Apesar de aqui ter tido o mesmo precursor, não fez o mesmo sucesso do futebol, por motivações pouco ♣ conhecidas, mas especula-se que antigamente era um esporte praticado quase exclusivamente pela comunidade inglesa(assim como o futebol no inicio, apesar ♣ de introduzidos por um brasileiro), e por isso betesporte afiliados popularização não aconteceu.
O Rugby atualmente conta com 15 mil praticantes no ♣ Brasil e cerca de 4 milhoes de fans espalhados pelo Brasil.[83]
Um dos esportes mais praticados e assistidos do mundo, o ♣ rúgbi pode ser dividido em Rugby Union, que tem a forma mais popular, conhecido por aqui como "Rúgbi de XV" ♣ e também o "Rúgbi de 7" ou "Rugby Sevens" ou "Seven-a-Side".
E tem ainda o Rugby League, ou "Rúgbi de XIII" ♣ variável que vive plena expansão no país, com betesporte afiliados seleção feminina tendo se classificado para a Copa do Mundo Feminina ♣ de 2021.
Os canais ESPN vinham transmitindo os principais torneios de rúgbi do mundo no país como a Copa do Mundo ♣ de Rugby, o Six Nations e Campeonato de Rugby das Americas entre seleções nacionais e o Super Rugby, Copa dos ♣ Campeões Europeus e Campeonato Inglês entre clubes.
Contudo devido a baixa audiencia a partir de 2018 grande maioria dos jogos passaram ♣ a ser transmitidos no WATCH ESPN.[84]
A Seleção Nacional da Modalidade está buscando crescimento a nível mundial e disputa atualmente o ♣ torneio Campeonato de Rugby das Americas contra as principais forças do continente americano, uma delas a Argentina, potência mundial da ♣ modalidade.
Com apoio de grandes empresas como o Bradesco, a Topper entre outros, a Confederação Brasileira de Rugby tem tomado medidas ♣ de fortalecer o rúgbi no país e também a seleção nacional, com um projeto de disputar na próxima década a ♣ Copa do Mundo de Rugby, um dos torneios esportivos de maior audiência mundial.
Na categoria de "Sevens" o Brasil disputou os ♣ Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro com equipes masculina e feminina.
O país tem seus circuitos de sevens em todas as ♣ regiões do país.
Ainda temos o "Quad Rugby" que disputou os jogos Paralímpicos.
Futebol americano
Fluminense, último campeão do Campeonato Brasileiro promovido pela ♣ LBFA.
Esporte praticado em alto nível exclusivamente nos Estados Unidos, é um dos esportes que mais tem crescido no Brasil na ♣ ultima década, os jogos da NFL na TV por assinatura conseguem ser líderes de audiência, sendo que a final do ♣ torneio, chamado de Super Bowl, é um dos eventos esportivos mais assistidos e comentados em redes sociais no país, adquirindo ♣ maior audiência em comparação que a final da Copa do Brasil em alguns anos.
Atualmente, são mais de 165 clubes praticantes ♣ do esporte pelo país afora e mais de 6.
500 pessoas praticantes aos times, sem contar as pessoas que praticam o ♣ esporte entre amigos, nas escolas, faculdades, parques, etc.
A entidade máxima que rege o Futebol Americano de Grama no Brasil é ♣ a AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil).
Há alguns anos foi criada a Liga Brasileira de Futebol Americano, que deixou ♣ de existir, ficando a cargo da AFAB a realização e organização de campeonatos, eventos e regulamentação dos mesmos e dos ♣ times filiados a ela.
Em 2009, foi criada uma liga independente chamada de Torneio Touhdown, onde participaram times dissidentes da AFAB.
Além ♣ disso alguns clubes de futebol já possuem equipes de futebol americano como: Santos, Vasco, Corinthians, Fluminense, Botafogo - RJ, Botafogo ♣ - SP, Palmeiras, Lusa, Inter de Limeira e Coritiba.
Em 2016, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) publicou uma nota ♣ oficial sobre o fim do Torneio Touchdown e a unificação das equipes em um único campeonato nacional, contando também com ♣ as 16 equipes do Torneio Touchdown de 2015.
[85] A CBFA também reconheceu os títulos do torneio como títulos de campeonatos ♣ brasileiros.[86]
Em 2019 O Futebol Americano chegou a 17 mil praticantes do Esporte em 442 times em 2019.
A CBFA quer chegar ♣ a 20 mil praticantes ate o fim de 2021.
[87] De acordo com a Global Web Index, o mercado brasileiro (19.
7 ♣ milhões) é o terceiro maior consumidor de NFL no mundo inteiro e de fans do esporte, ficando atrás somente dos ♣ Estados Unidos (117 milhões) e do México (23.3 milhões).[88]Beisebol
Esporte tradicionalmente praticado por betesporte afiliados maioria de descendentes de japoneses através das ♣ comunidades nipônicas, e mais recentemente pelos imigrantes venezuelanos, onde o beisebol é o esporte favorito de grande parte da população.
É ♣ pouco popular no Brasil, mas com a cobertura da TV a cabo dos jogos, está ganhando mais adeptos.
Atualmente várias ligas ♣ regionais estão em ascensão no país, mas a dificuldade em se encontrar campos de beisebol impede a prática regular do ♣ esporte que muitas vezes é jogado em campos de futebol adaptados.
Segundo a CBBS a Confederaçao Brasileira de Beisebol e Softball ♣ .
O Beisebol tem cerca de 30 mil praticantes e cerca de 5 milhoes de fans da MLB no Brasil, Mas ♣ ainda não tem um campeonato profissional de beisebol.
A CBBS afirma que todos os jogadores profissionais atuam fora do país, sendo ♣ três na MLB, a maior liga dos Estados Unidos.
São Yan Gomes (Cleveland Indians), Paulo Orlando (Kansas City Royals) e André ♣ Rienzo (Miami Marlins).[89]Críquete
Um dos esportes mais antigos do país, veio no final do século XIX trazido pelo britânico Charles Miller, ♣ O mesmo que anos mais tarde traria o futebol e rúgbi.
Atualmente o críquete é mais praticado na betesporte afiliados modalidade simplista ♣ conhecida como Bete-ombro ou jogo do Taco.
Contudo com a criação da Associação Brasileira de Cricket o número de adeptos do ♣ esporte tem aumentado gradativamente.
Outro fato interessante que tem se aumentado a divulgação do esporte na mídia aos poucos.
Durante a Copa ♣ do Mundo de Críquete de 2011 alguns sites tradicionais como o Terra, Globoesporte.
com passaram a divulgar resultados e fazer matérias ♣ sobre as finais das Copas do Mundo de Críquete.
No ano passado o WatchESPN exibiu as semi finais da copa do ♣ mundo de criquete em 2019, realizada em Gales e Inglaterra, No total exibiu 44 partidas de criquete para toda america ♣ latina via streaming.[90]
Recentemente o Brasil tem se destacado bastante no Críquete Feminino na America do Sul.
Aonde conquistou 4 Campeonatos Sul ♣ Americanos de Críquete Feminino, Nos anos de 2015, 2016, 2018 e 2019.
Só perde para a Argentina em Títulos no feminino, ♣ já que nossos vizinhos tem 5 títulos conquistados.
Esse desempenho recente no críquete rendeu um 35 lugar no ranking da ICC.
Já ♣ no masculino a realidade é bem diferente.
O Brasil enfrenta dificuldade em superar nações vizinhas como o Chile e a Argentina.
A ♣ Argentina possuem 10 títulos no Campeonato Sul Americano de Críquete.
Mesmo assim o Brasil no masculino ocupa a posição de numero ♣ 69 no Internacional Cricket Council de 104 países membros que fazem parte da entidade.
Pela primeira vez a ESPN.
Ataves do serviço ♣ de Streaming do grupo Disney Star+ Tem exibido partidas e torneios de críquete na betesporte afiliados plataforma seja torneios Twenty20.
One Day ♣ International (ODI), ou os chamados eventos Test, Alguns jogos tem comentários do jornalista esportivo Thiago Simoes.
Mas na grande maioria dos ♣ jogos e torneios ainda sao exibidos apenas com narraçao e comentarios em inglês.[91]
Considera-se que uma forma simples do Críquete é ♣ bastante difundida no país, conhecida como "Taco" com objetivos parecidos.
O Criquete tem atualmente cerca de 30 mil praticantes no País ♣ na betesporte afiliados maioria concetrada no sul de minas.
E cerca de 3 milhoes de fans do esporte espalhados pelo Brasil.
Alem disso ♣ a região de Poços de Caldas sera a primeira região da america do sul a ter uma fabrica de tacos ♣ de criquete.
a grande maioria das fabricas de tacos estao concentrada no paquistao.[92]
Hóquei sobre o gelo e em linha
No Brasil, o ♣ hóquei em linha é o mais popular e divulgado até o momento, ao contrário do hóquei no gelo que ainda ♣ é dependente de infraestrutura, Apesar de terem projetos para divulgação da modalidade como o campeonato paulista de hóquei sobre o ♣ gelo, e da possível construção de uma arena de hóquei sobre o gelo na cidade de Campos do Jordão.
No entanto ♣ os brasileiros praticantes de hóquei, na betesporte afiliados maioria praticam o chamado hóquei em linha, em quadras com tamanho e equipamentos ♣ idênticos aos do hóquei sobre o gelo, pela única e exclusiva diferença do não uso de peitoral para jogadores de ♣ linha.
Apesar disso entre os dias 2a 9 de Março de 2-14.
O hóquei sobre o gelo Brasileiro disputou pela primeira vez ♣ o Pan Americano da modalidade.
Competição que incluiu também as seleções da Argentina, Canadá, México e Colômbia.
Em termos de praticantes o ♣ hóquei no geral se juntando o Hóquei em Linha E o Hóquei sobre a Grama O Brasil tem aproximadamente cerca ♣ de 13 mil praticantes de hóquei, Sendo que desses 5 mil são praticantes do hóquei sob a grama e 8 ♣ mil praticantes sao do hoquei em linha.
Além disso o Brasil tem cerca 10 milhões de fans de hóquei seja em ♣ linha ou na grama[93][94] [95] Os principais torneios do mundo de Hóquei Sobre Gelo são transmitidos pela TV fechada no ♣ país, entre eles o NHL disputado entre times do Canadá e Estados Unidos, e a Liga Europeia.
Apesar disso, a modalidade ♣ encontra dificuldades em cair no gosto popular do país.
Golfe
Introduzido no país por Ingleses e escoceses no fim do século XIX, ♣ da mesma forma que o críquete, Rugby e o futebol.
O golfe conseguiu ao longo dos anos destaque no Brasil, sendo ♣ conhecido como esportes dos ricos e famosos.
Contudo com a entrada do esporte nas Olimpíadas de 2016 a Confederação Brasileira de ♣ Golfe espera uma popularização maior do esporte no Brasil.
Atualmente o Brasil cerca de 20 mil praticantes do esporte no país.
[96] ♣ Alguns jogadores de golfe brasileiros famosos são: o piloto Rubens Barrichello e o político Helio Andrade.
Atualmente, há um crescimento grande ♣ de novos campos de golfe em condomínios residenciais e clubes equestres.
Mídia
A mídia cobre de forma parcial as modalidades esportivas no ♣ Brasil, focando a cobertura principalmente no futebol.
Os canais abertos de televisão cobrem o futebol de forma exagerada, ao ponto de: ♣ interferir no horário dos jogos para se adequarem à grade de programação de betesporte afiliados emissora; apresentar fatos corriqueiros da vida ♣ dos atletas como se fossem grandes acontecimentos; exagerar em elogios ou críticas a determinados futebolistas; tudo em uma busca desesperada ♣ por audiência.
Com o aumento recente no número de esportes com certa popularidade na classe média.
A mídia tradicional em especial a ♣ como o Rádio e o Jornal impresso tem se focado mais e mais no futebol.
Deixando de lado o especializado, Por ♣ exemplo, O vôlei que é um esporte que sempre grande cobertura nos jornais impressos, teve seu espaço drasticamente reduzido.
E isso ♣ acontece pois falar do vôlei com frequência, levaria a abrir espaço a outros esportes especializados nos jornais.
E já que ficaria ♣ muito difícil dar espaço para tantos esportes diariamente como Vôlei, Basquete, Tênis, Tênis de Mesa, Futebol Americano, Beisebol e etc.
Os ♣ editorias dos jornais pedem para focar somente no futebol e derivados para economizar espaço nas páginas de esportes.
Contudo, por outro ♣ lado a Internet não tem este problema de falta de espaço, então mesmo portais de mídia tradicional como UOL e ♣ Globo Esporte aumentam mais seu espaço para o esporte especializado.
Competições sediadas pelo Brasil
Algumas das mais importantes competições esportivas sediadas pelo ♣ país foram:[97][98][99][100]
Competições realizadas anualmente:
Eventos interrompidos:
Grande Prêmio do Brasil de Motovelocidade
Champ Car, ocorrido entre 1996 e1999
Eventos de WCT/WQS (surf), ocorrido entre ♣ 1985 a 2001Ver tambémReferências