Maria da Graça Xuxa Meneghel (Santa Rosa, 27 de março de 1963),[5][6][nota 1] mais conhecida como Xuxa, é uma atriz, 💻 apresentadora, cantora, empresária e ex-modelo brasileira.
[9] Uma das apresentadoras mais conhecidas da década de 1990, Xuxa construiu o maior empreendimento 💻 do entretenimento infanto-juvenil ibero-americano.
Chegou a apresentar programas de televisão no Brasil, Argentina, Espanha e Estados Unidos simultaneamente, alcançando cerca de 💻 100 milhões de telespectadores diariamente.[10][11][12][13]
Em seus principais trabalhos como cantora, lançou 35 álbuns de estúdio e 23 álbuns de vídeo 💻 que já venderam mais de 50 milhões de cópias, tornando-se uma dos artistas recordistas em vendas de discos no mundo.
[14] 💻 Os álbuns Xou da Xuxa (1986), Xegundo Xou da Xuxa (1987), Xou da Xuxa 3 (1988) e 4º Xou da 💻 Xuxa (1989) estão entre os álbuns mais vendidos na história da indústria fonográfica brasileira,[15][16][17] sendo que o terceiro foi considerado 💻 o álbum infantil mais lucrativo de todos os tempos pela Guinness World Records.
[18] Ao longo de betesportivo com carreira musical, ela 💻 venceu dois Grammys em um total de seis indicações.
Xuxa é a atriz de maior média de público desde a retomada 💻 do cinema brasileiro, com mais de 37 milhões de espectadores.
[19] Lua de Cristal (1990), seu filme de maior bilheteria, vendeu 💻 4,1 milhões de ingressos, sendo um dos filmes brasileiros mais assistidos.
Em janeiro de 2019 seu patrimônio líquido foi estimado em 💻 US$ 160 milhões de dólares [20], em torno de 670 milhões de reais na ocasião, o que a colocou como 💻 a 11.
ª atriz mais rica do mundo.
[21] Xuxa também foi eleita pela publicação estadunidense Forbes, em 1991 e 1993, como 💻 uma das celebridades mais bem pagas do mundo no ano, tornando-se a primeira latino-americana a entrar na lista.[22]Biografia
Nascimento e família
O 💻 Pórtico da Xuxa, é um monumento em homenagem a Xuxa erguido em betesportivo com cidade natal.
Maria da Graça Meneghel nasceu em 💻 Santa Rosa, interior do estado do Rio Grande do Sul, em 27 de março de 1963.
Seu pai, Luís Floriano Meneghel 💻 (1932–2017), ao saber que o bebê e a mãe corriam risco de vida durante o parto, prometeu dar-lhe um nome 💻 em homenagem à Nossa Senhora das Graças se tudo terminasse bem.
Entretanto, a pequena Maria da Graça viria a ser conhecida 💻 pelo apelido de "Xuxa", atribuído pelo irmão Bladimir.
Em 1988, ela conseguiu judicialmente incorporar o apelido ao seu nome de batismo.[7][8]
Xuxa 💻 é descendente de italianos da localidade de Imer, província autônoma de Trento.
Seu bisavô imigrou para o Brasil no fim do 💻 século XIX.
[23] Em 2013 teve betesportivo com nacionalidade italiana reconhecida.
[24] Xuxa também é descendente de poloneses, alemães e suíços.[25]
A mãe da 💻 apresentadora, Alda Meneghel – nascida Alda Flores da Rocha (1937–2018), era portadora do mal de Parkinson e diabetes mellitus.[26][27]Infância
Xuxa passou 💻 a primeira infância em betesportivo com cidade natal e aos sete anos toda betesportivo com família mudou-se para a cidade do Rio 💻 de Janeiro, onde viveu no bairro de Bento Ribeiro, subúrbio da capital fluminense.[28]Carreira
1979–86: Carreira como modelo e Manchete
Xuxa começou a 💻 carreira como modelo em 1979, aos dezesseis anos, sendo que em abril de 1980 já estampava a capa de uma 💻 das principais revistas do país na época, a Carinho.
Naquele ano Xuxa chegou a sair na capa de mais de 80 💻 revistas.
Em dezembro 1982 posou nua para a revista Playboy, ensaio o qual foi reeditado pela versão argentina da revista em 💻 1991 sem seu consentimento.
[29] Nesta época foi contratada como modelo da agência Ford Models, a maior do país, e passou 💻 a desfilar pelas principais grifes do país, além de realizar trabalhos nos Estados Unidos e Europa.
[30] Em 1983 estrelou o 💻 filme Amor Estranho Amor ao lado de Tarcísio Meira, Mauro Mendonça e Vera Fischer, no qual interpretou uma dissimulada prostituta 💻 que seduzia e levava para cama o filho de 12 anos de seu ex-amante.
[31] Apesar de se tratar de um 💻 trabalho de dramaturgia, o filme causou constrangimento quando ela se tornou apresentadora infantil e uma falsa lenda de que Xuxa 💻 era envolvida com pedofilia levou-a a processar o Google em 2011.[32]
Em 1983, aos vinte anos, Xuxa foi convidada pelo diretor 💻 Maurício Sherman para apresentar o Clube da Criança, na extinta Rede Manchete.
Neste período, Xuxa trabalhava em Nova Iorque durante a 💻 semana e retornava ao Rio durante os fins de semana para gravar os programas que iam ao ar na semana 💻 seguinte.
A agência exigiu que ela fizesse uma escolha entre a carreira de modelo ou a de apresentadora.
Xuxa escolheu o programa 💻 infantil.
O formato do programa era considerado inovador, pois foi o primeiro a ter desenhos animados intercalados com brincadeiras e atrações 💻 musicais.[33]
1986–90: TV Globo, música e cinema
A histórica chegada de Xuxa em betesportivo com nave espacial.
O desempenho de Xuxa chamou a atenção 💻 do diretor Mario Lúcio Vaz, que ofereceu um salário três vezes maior para ela apresentar um programa infantil na TV 💻 Globo, o qual foi aceito por ela.
[34] Em 30 de junho de 1986 estreava o Xou da Xuxa, que era 💻 um programa diário com o seu nome e que foi exibido por 6,5 anos de segunda a sábado nas manhãs 💻 da emissora.
O programa acabou marcando uma geração inteira.
Baseado em ideias da apresentadora, diversos quadros e momentos do programa se tornaram 💻 um marco e diversos clichês no formato de programas infantis até meados da década de 2000,como as suas chegada e 💻 saídas triunfais por meio de uma nave espacial, o momento em que a apresentadora incentivava as crianças a tomarem o 💻 café da manhã.
Outro símbolos da época são a "marquinha da Xuxa", um beijinho que deixava a marca de batom da 💻 apresentadora e também os aparatos que a apresentadora usava para prender o cabelo que ganharam o nome de "xuquinhas".
Além de 💻 divertir, a apresentadora sempre passou mensagens positivas para o público, como os bordões "Querer, poder e conseguir!", "Corra atrás do 💻 seu sonho", "A droga é uma droga", e muitas outras.
No programa Natal de 1986, a apresentadora recebeu seu oitavo disco 💻 de platina, que era um prêmio concedido a cada 250 mil cópias vendidas do primeiro álbum.
O LP Xou da Xuxa, 💻 da gravadora Som Livre, até então tinha vendido mais de 2 milhões de cópias, conseguindo até então o recorde sul-americano 💻 absoluto de vendagem de um só disco.
Xuxa tinha vendido mais do que Roberto Carlos naquele ano.
[35] Nos anos seguintes, lançou 💻 sucessivamente uma série de seis discos sob a marca.
Os dois mais notórios foram o Xou da Xuxa 2 e o 💻 Xou da Xuxa 3,que respectivamente quebraram os recordes absolutos do primeiro disco com vendas que chegaram sucessivamente a 2,7 milhões 💻 e a 3,3 milhões.
[34] Durante este período, a apresentadora saiu em turnês gigantescas e que chegaram a ser vistas por 💻 milhões de pessoas.
[36] Em 1987, o jornal francês Libération incluiu Xuxa na lista das 10 mulheres de maior destaque do 💻 planeta, ao lado de mulheres como Margaret Thatcher, que era a primeira-ministra britânica à época, e também a betesportivo com equivalente 💻 norueguesa Gro Harlem Brundtland.[37]
Em 1988, Xuxa lançou seu primeiro longa-metragem, Super Xuxa contra Baixo Astral.
Na produção, Xuxa faz o papel 💻 dela mesma convocando a betesportivo com audiência para cuidar do meio-ambiente e de suas cidades.
Enquanto isso, o Baixo Astral, um ser 💻 demoníaco mal-humorado que vive nos esgotos da cidade do Rio de Janeiro, decide se vingar de Xuxa por meio do 💻 sequestro de seu cachorro Xuxo.
Ela sai em busca de seu animal de estimação e acaba indo parar em uma dimensão 💻 paralela conhecida como Alto Astral.
O filme foi lançado em junho de 1988 e recebeu uma resposta imediata do público.
Foi o 💻 terceiro filme mais visto nos cinemas brasileiros naquele ano e e o filme brasileiro mais visto desse ano.
A resposta crítica 💻 foi mista: Enquanto que alguns elogiavam betesportivo com criatividade, outros criticaram abertamente o filme sob as alegações de um roteiro fraco 💻 e abuso de propagandas dos patrocinadores.
Os custos do filme ultrapassaram mais de US$ 1 milhão, enquanto o público no primeiro 💻 final de semana de exibição chegou a mais de 3 milhões de pessoas.
O tema musical, Arco-Íris, tornou-se em um dos 💻 maiores sucessos de betesportivo com carreira.
Acompanhando o lançamento do filme em VHS, foi lançada a betesportivo com trilha musical em janeiro de 💻 1989 e imediatamente foram vendidas mais 110 mil cópias.
Em paralelo ao Xou da Xuxa, a apresentadora começou a desenvolver outros 💻 projetos na televisão para atingir diversos públicos.
O primeiro exemplo foi o do programa "Bobeou Dançou".
Originalmente, ele era um quadro de 💻 seu programa, dedicado aos adolescentes e servia de teste para introduzir novos públicos a imagem da apresentadora.
A atração fez tanto 💻 sucesso que a direção da TV Globo decidiu desmembra-lo e o tornar um programa independente.
Com a direção de Marlene Mattos 💻 e ao contrário do Xou seu formato consistia em gincanas baseadas em ditados populares.
O programa foi transmitido no segundo semestre 💻 de 1989.
[38] Em junho de 1990, Xuxa lança seu segundo longa-metragem solo, Lua de Cristal, seu maior êxito de bilheteria, 💻 vendeu 5 milhões de ingressos e está em 21º lugar no ranking de filmes nacionais mais vistos de 1970 a 💻 2011 segundo a Ancine (Agência Nacional do Cinema).
[39][40] Na produção, a atriz interpreta Maria da Graça, uma jovem bonita e 💻 sonhadora que se muda para a cidade grande com a intenção de fazer aulas de canto.
Lá, ela se hospeda na 💻 casa de betesportivo com tia Zuleika e seus primos Lidinha e Mauricinho, que vivem atormentando betesportivo com vida, fazendo-a trabalhar como uma 💻 escrava.
Por ser um tanto ingênua e tímida, Maria vive caindo nas armações de Lidinha; enquanto é alvo das constantes cantadas 💻 de Mauricinho, ao que ela rejeita; tendo de suportar também os detestáveis amigos deste, enquanto não consegue se adaptar á 💻 cidade.
Porém, em meio a tantos problemas, Maria conhece a pequena Duda, betesportivo com vizinha; e o desajeitado Bob, que se tornam 💻 seus amigos.
Bob é a materialização do príncipe de Maria em seus sonhos, e este a ajudará a conseguir emprego em 💻 betesportivo com lanchonete e a transformará na estrela de um show.
O tema musical homônimo converteu-se em um dos maiores sucessos da 💻 carreira.[19]
1990–94: Sucesso internacional
Em novembro de 1990 Xuxa foi convidada pela Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas dos Estados Unidos 💻 para entregar o Prémio Emmy Internacional na categoria de melhor programa infantil e apresentar uma de suas canções, na festa 💻 de premiação.
[34] O New York Times, destacou seu estrondoso sucesso no Brasil e na América Latina, em uma matéria feita 💻 pelo correspondente no Rio de Janeiro James Brooke.
A publicação destacou as vendas de discos da apresentadora que em 1990, já 💻 chegavam à 12 milhões de cópias, além do seu sucesso no mercado latino, quando alcançou as primeiras 300 mil cópias 💻 vendidas com o seu primeiro álbum em espanhol.
[41] Foi considerada pela New York Magazine a Madonna latino-americana.
[42] Em 1991 sucesso 💻 de Xuxa no Brasil expandiu-se para a América Latina, devido ao hit Ilariê.
Com isso, uma compilação de músicas dos 3 💻 primeiros álbuns da franquia Xou da Xuxa foi lançada em uma versão em espanhol.
As letras da música (como os nomes 💻 dos personagens da música "Bombom") foram alteradas para manter a estrutura da rima nas músicas e a composição da música 💻 não foi reescrita, mas experimentou muitas mudanças durante a mixagem.
O álbum foi lançado pela primeira vez na Argentina e depois 💻 nos Estados Unidos, Equador, Chile, Espanha e Portugal e outros países.
A canção "Lua de Cristal" em espanhol atingiu a 35° 💻 posição da Billboard Hot Latin Songs.
Em cada país, o design da capa do álbum, a capa posterior e o encarte 💻 do álbum foram alterados para refletir diferenças nas letras ou dados da música.
Em algumas versões, um texto na capa do 💻 álbum indicou a pronúncia correta do nome da artista: "Shu-sha".
Para divulgar o álbum, Xuxa fez aparições em Los Angeles, Miami, 💻 Cidade do México e no Festival de Viña del Mar no Chile.
Isso ajudou a aumentar as vendas de seu primeiro 💻 álbum internacional, chegando a 900 mil exemplares.
O material chegou a 5,2 milhões de cópias vendidas em março de 1991.
Em 1991, 💻 Xuxa aparece na 37ª colocação da Forbes entre as 40 mais ricas celebridades daquele ano, com um faturamento de US$ 💻 19 milhões de dólares.
Xuxa foi a primeira brasileira a integrar a lista.
[43] O Paradão da Xuxa surgiu como programa independente 💻 após o sucesso do quadro de mesmo nome apresentado no Xou da Xuxa.
O programa ficou no ar entre 25 de 💻 abril e 26 de dezembro de 1992 nas manhãs de sábado da TV Globo, substituindo o Xou da Xuxa nesse 💻 dia.
A atração tinha três horas de duração, e diferentes cantores e grupos musicais se apresentavam no programa.
A seleção musical ia 💻 do samba ao rock, passando pela música sertaneja.
No último sábado de cada mês, era exibido o Super Paradão, com destacando 💻 as músicas de maior sucesso do período.
[44] Foi neste ano que Xuxa fez betesportivo com estreia na TV Argentina com o 💻 El Show de Xuxa, exibido pela Telefé, a maior emissora do país.
O programa conquistou a grade de 17 países latinos 💻 e ainda o mercado hispânico nos Estados Unidos.
Também 1992, Xuxa lançou o programa Xuxa Park na Espanha, na Telecinco.
Neste período, 💻 morava 15 dias no Brasil, quinze dias na Argentina e gravava uma vez por mês na Espanha para dar conta 💻 de cinco programas simultâneos.
[45] No mesmo ano foi escolhida pela People, uma das 50 pessoas mais bonitas do planeta.
[46] Entre 💻 1986 e 1992, chegou a receber cerca de 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante - 💻 atingindo 18 milhões de álbuns vendidos em seis anos.[16]Xuxa em 1993
Após o término do Xou da Xuxa, a apresentadora comandou 💻 o Xuxa, um programa homônimo, entre 2 de maio e 24 de outubro de 1993 nas tardes de domingo da 💻 TV Globo.
O programa dirigido por Marlene Mattos tinha a proposta de agradar toda a família com brincadeiras e gincanas reunindo 💻 pais e filhos, apresentação de números musicais e exibição de um quadro de entrevistas.
A atração, de uma hora de duração, 💻 tinha como destaque os quadros "X do Problema", que abordava temas relacionados aos adolescentes e envolvia a assessoria de especialistas, 💻 e "Pirâmide", em que adultos famosos formavam pares com crianças do auditório para adivinhar palavras.
A cada acerto, a dupla avançava 💻 um pouco até chegar ao topo e, assim, conquistar o prêmio – uma quantia em dinheiro.
O maior desafio de Xuxa 💻 era o quadro de entrevistas "Verdade ou Mentira?", pois ela nunca havia desempenhado a função de entrevistadora.
Logo na estreia do 💻 programa, ela recebeu a apresentadora Hebe Camargo, a primeira dama da TV brasileira.
Todas as semanas o programa ganhava novos quadros.
O 💻 "Mela-Mela", em que a criança recebia um banho surpresa e tinha que adivinhar o que havia caído sobre betesportivo com cabeça 💻 (água, tinta, mel ou pétalas de flores), era considerado um dos mais divertidos do programa.
Outro quadro em que o participante 💻 saía lambuzado da cabeça aos pés, "Pisando no Tomate", também divertia a plateia: a criança tinha que adivinhar, de olhos 💻 vendados, em cima de quê estava andando.
Todas as brincadeiras davam prêmios em dinheiro.
Xuxa abriu espaço para pessoas anônimas através do 💻 quadro "Minuto da Fama", no qual qualquer um podia ser entrevistado pela apresentadora.
O programa lançou a promoção "Uma Ideia para 💻 Curar o Mundo": crianças de 5 a 10 anos podiam participar enviando frases e desenhos para a produção.
O vencedor recebeu 💻 como prêmio uma semana em Los Angeles, com acompanhante, e uma visita ao rancho do cantor Michael Jackson.
No cenário do 💻 programa, havia um elevador panorâmico transparente no centro, usado por ela para fazer betesportivo com entrada triunfal no início da atração.
O 💻 programa foi cancelado, após cinco meses no ar, por Xuxa precisar diminuir a quantidade de compromissos por conta de um 💻 problema na coluna.
A apresentadora também estava descontente com o projeto, acreditava que aquele formato não era ideal para ela.
Fora os 💻 problemas entre a loira e a redatora da atração, Rosana Hermann.
Naquele ano, Xuxa só voltaria ao ar em tradicional especial 💻 de natal.[47]
Ainda em 1993, com um contrato assinado com a produtora estadunidense MTM Enterprises, Xuxa foi para os Estados Unidos.
[48] 💻 A versão americana de seu programa – Xuxa –, falada em inglês, foi lançada naquele país em setembro do mesmo 💻 ano.
Com meia hora de duração, o infantil continha brincadeiras, números musicais e quadros educativos.
O programa era transmitido diariamente por um 💻 pool formado por cerca de 100 emissoras, que cobriam 85% do território norte-americano.
Nessa mesma época, a rede Univision deixou de 💻 exibir El Show de Xuxa.
[49][50] O programa era totalmente baseado no Xou da Xuxa, mas com aspectos mais norte-americanos, ganhando 💻 algumas diferenças do programa original, pois as Paquitas receberam o nome de Pixies e Xuxa tinha a ajuda de personagens 💻 como um urso panda chamado Jelly, interpretado por E.E.
Bell e Jam, o jaguar, interpretado por Mark Caso.
Para alguns observadores, a 💻 entrada de Xuxa no mercado americano dominante lembrou a de outra celebridade brasileira multitalentosa; comentando sobre o movimento, o editor 💻 da "Brazil" magazine em Los Angeles escreveu que "desde Carmen Miranda, o Brasil não teve uma exportável artista".
[51] No entanto, 💻 o medo das críticas ao inglês de Xuxa, levou os produtores a preparar um quadro educativo, em que Xuxa lê 💻 um bilhete de uma criança com uma pergunta sobre artes ou ciências.
A pergunta não era respondida não pela própria Xuxa, 💻 mas através de um vídeo gravado por um americano.
Depois, Xuxa passou a deixar claro que estava em uma posição difícil, 💻 cantando a música Talk to Me, que dizia algo como "por favor, me ajudem, me entendam.
A minha língua é o 💻 português".
No palco ela recebia alguns famosos, como as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, que estrelavam a série Full House.
O show 💻 foi cancelado por Xuxa ter apresentado um problema na coluna que a obrigou a diminuir o ritmo de trabalho por 💻 alguns meses.
Durante os bastidores no Good Morning America, onde daria uma entrevista para divulgar o seu programa, ela desmaiou por 💻 exaustão antes de entrar no estúdio.
Xuxa foi levada às pressas para o hospital.
A atração foi reprisada durante dois anos na 💻 TV americana, sendo exibida até o final de 1995.[52]
1994–01: Retorno ao Brasil e afirmação
Em 1994, após a morte de Ayrton 💻 Senna, Xuxa decidiu reorganizar suas prioridades, retornando ao Brasil e diminuindo seu ritmo de trabalho para ficar próxima da família.
[53] 💻 Em 4 de junho voltou a programação da TV Globo com o infantil Xuxa Park, uma versão brasileira de um 💻 projeto com o mesmo nome que comandou na Espanha.
O programa, exibido nas manhãs de sábado e dirigido por Marlene Mattos, 💻 era dividido em oito blocos, tinha quatro horas de duração e misturava brincadeiras, números musicais e desenhos animados.
Em seus primeiros 💻 anos, a atração era inteiramente gravada no Teatro Fênix.
O cenário inicial abrigava um moderno parque de diversões, cheio de luzes, 💻 túneis e brinquedos que giravam em todas as direções.
Uma grande esfera se abria para que Xuxa fizesse betesportivo com entrada triunfal 💻 no palco.
Ao fundo, havia um palácio de cristal.
Em 1995, os cenários foram modificados.
O palácio de cristal, no entanto, continuou sendo 💻 a principal referência.
A novidade era a realização das brincadeiras nos jardins do palácio.
Foi também construído um chafariz em volta de 💻 uma pira, simbolizando os elementos naturais fogo e água.
Para entrar em cena, Xuxa saía de dentro de uma pirâmide.
Em setembro 💻 de 1999, os cenários do Xuxa Park foram reformulados, a começar pelo tamanho.
O programa passou a ser gravado no Projac 💻 e todo o espaço do estúdio foi utilizado, deixando apenas pequenos acessos laterais.
O espaço foi coberto com painéis coloridos que 💻 lembravam outros planetas onde se espalhavam brinquedos.
O cenário tinha um estilo futurista e betesportivo com concepção foi baseada na proximidade do 💻 novo milênio.
Na barriga de um dragão foi colocada uma grande cama elástica, coberta com bolas de plástico, e o trenzinho 💻 que passeava ao redor do parque se transformou em pequenas naves espaciais presas aos trilhos.
Na última fase do programa, Xuxa 💻 voltou a usar betesportivo com emblemática nave espacial, oriunda do "Xou da Xuxa", que surgia de dentro de uma abóbada de 💻 luzes, saindo do chão, como se tivesse chegando ao planeta terra.
Junto com o novo programa, Xuxa lançou o álbum Sexto 💻 Sentido.
O material vendeu mais de 1.000.
000 de cópias, ganhando um certificado de diamante.
Para divulga-lo, a cantora embarcou em uma nova 💻 turnê, que levava o nome do álbum.
O shows começaram em agosto de 1994 e foram um grande sucesso.
A turnê Sexto 💻 Sentido durou dois anos e, ainda, englobou as músicas do álbum Luz no Meu Caminho, que foi lançado em 1995.
Em 💻 paralelo ao Xuxa Park, Xuxa comandou o Xuxa Hits.
O programa surgiu como um quadro do "Park", em 1994, sendo exibido 💻 no último bloco da atração, mas devido ao seu imenso sucesso tornou-se independente.
Essa era a primeira vez que Xuxa falava 💻 com diretamente com os adolescentes.
O cenário era bem elaborado, no centro do palco havia uma passarela com duas escadas, e 💻 por cima da passarela tinha uma entrada completamente redonda revestida de papel, onde Xuxa entrava resgando o papel com o 💻 logotipo do "Xuxa Hits".
No programa, as Paquitas usavam roupas de colegiais: eram a New Generation.
O grupo You Can Dance também 💻 fazia parte do time na hora da dança.
Xuxa aparecia fantasia em todos os programas, aparecendo caracterizada como Penélope Charmosa, Exterminador 💻 do Futuro, Pedrita Flinstone, e muitos outros.
Em dezembro de 1995, ocorreu o Troféu Xuxa Hits, que durou toda a manhã 💻 de sábado, ocupando o horário do Xuxa Park.
O especial premiou as músicas mais tocadas no ano.
No auge de seu sucesso, 💻 em dezembro de 1996, o programa foi cancelado, em virtude do Planeta Xuxa, que estrearia no ano seguinte, e teria 💻 um formato semelhante.[54]
Entre 1996 e 1999, Xuxa lançou os álbuns Tô de Bem com a Vida, Boas Notícias, Só Faltava 💻 Você e Xuxa 2000 respectivamente.
No entanto, apenas os dois primeiros materiais ganharam uma turnê de divulgação.
Inspirado no Xuxa Hits, foi 💻 criado o Planeta Xuxa que estreou em 05 de abril de 1997 e imediatamente tornou-se febre entre os que cresceram 💻 acompanhando a betesportivo com carreira.
Inicialmente, o "Planeta" era exibido nas tardes de sábado da TV Globo, fazendo com que Xuxa apresentasse 💻 dois programas simultaneamente no mesmo dia, já que o Xuxa Park ocupava toda as manhãs da emissora.
O programa era focado 💻 nas apresentações de músicos e bandas de sucesso.
O cenário era em formato de discoteca, contava com a participação do público 💻 e recebia convidados famosos.
O quadro de maior sucesso era o "Intimidade", onde a ela fazia as perguntas indiscretas para os 💻 convidados.
Xuxa, as Paquitas e os demais assistentes de palco exibiam figurinos ousados e coloridos.
Além das roupas e acessórios diferentes, a 💻 apresentadora também gostava de mudar os penteados: dos apliques às marias-chiquinhas, Xuxa aparecia com visual diferente a cada semana.
Em 19 💻 de abril de 1998, o programa mudou de dia e horário, passando a ser exibido aos domingos, às 12h, em 💻 razão da Copa do Mundo de 1998, permanecendo neste dia até betesportivo com extinção.
Na primeira temporada, a entrada de Xuxa no 💻 palco se dava através de uma espécie de parede giratória, como se Xuxa saísse de um quadro.
Na segunda temporada, a 💻 entrada triunfal de Xuxa era através de um imenso globo lilás, que é um dos elementos mais marcantes do programa.
Em 💻 11 de janeiro de 2001, um incêndio causado por um curto-circuito interrompeu a gravação do último bloco do Xuxa Park 💻 ferindo 26 pessoas.
O fogo destruiu os cenários, gerando pânico entre as 300 pessoas que estavam no estúdio – entre elas, 💻 200 crianças.
O fogo começou na nave espacial, em que Xuxa entraria nos próximos cinco minutos antes do fogo se alastrar.
A 💻 apresentadora cantava e dançava, sem perceber o fogo ao fundo do estúdio, quando os bombeiros e seguranças começaram a agir.
As 💻 vítimas sofreram queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus.
Os casos mais graves foram os de Thamires Gomes Valleja, de 7 💻 anos, que ficou presa numa roda-gigante, e de Leonilson Vieira, segurança particular de Xuxa, que resgatou a menina e outras 💻 crianças.
Ambos se recuperaram dos ferimentos depois de um longo período de internação e operações plásticas custeadas pela Globo.
O Xuxa Park 💻 foi cancelado à pedido da própria Xuxa, que chegou a cogitar uma aposentadoria.[55]
Em 2001, após a emissora decidir que o 💻 Xuxa Park não voltaria ao ar decido à repercussão do incêndio, Marlene Mattos queria que a apresentadora ficasse apenas om 💻 o Planeta Xuxa e fizesse em definitivo a transição para o público adulto, notando que seu público jovem era maior 💻 que o infantil naquele momento devido ao sucesso do dominical.
Xuxa, porém, insistiu em continuar conciliando os dois públicos e, em 💻 maio daquele ano, lançou o projeto audiovisual Xuxa Só Para Baixinhos, que trazia clipes para cada uma das músicas e 💻 era destinado à crianças de 0 à 10 anos.
No mesmo ano é lançado o XSPB 2, que venceu o Grammy 💻 Latino na categoria de Melhor Álbum Infantil.
2002–14: Reformulação e amadurecimento
Xuxa com várias crianças ao seu redor no programa infantil Xuxa 💻 no Mundo da Imaginação
Em 2002 os conflitos entre Xuxa e Marlene pelo direcionamento de betesportivo com carreira se intensificaram e, em 💻 junho, a parceria das duas chegou ao fim após quase 20 anos.
[56] Com isso, Xuxa colocou fim ao Planeta Xuxa 💻 para dedicar-se integralmente ao público infantil, elaborando um programa que fosse a extensão do Xuxa Só Para Baixinhos, não mais 💻 com brincadeiras como seus projetos antigos, mas com conteúdo educativo e didático, focado em crianças até 10 anos.
Em 28 de 💻 outubro estreia o Xuxa no Mundo da Imaginação, exibido nas manhãs de segunda a sexta com uma hora de duração 💻 e 32 quadros educativos exibidos alternadamente ao longo da semana.
Através de recursos de computação gráfica, Xuxa aparecia sentada em um 💻 globo terrestre, com o fundo azul repleto de nuvens brancas, e apresentava 14 quadros que misturavam entretenimento e elementos didáticos.
Após 💻 muitas reformulações para reverter a baixa audiência, o programa chegou ao fim em 31 de dezembro de 2004.[57]
Em 2003, Xuxa 💻 foi indicada novamente ao Grammy pelo Xuxa Só Para Baixinhos 3 e levou o segundo troféu na mesma categoria.
[58] No 💻 dia 30 de junho de 2003, ela inaugurou um parque de diversões com o seu nome.
O Mundo da Xuxa, localizado 💻 em São Paulo, numa área de 12mil m², era o maior parque de diversões indoor (coberto) da América Latina e 💻 possui mais de 18 atrações.
O "O Mundo da Xuxa" faz parte do grupo dos 3 parques de diversões que mais 💻 faturam no Brasil, juntos os 3 parques faturavam cerca de R$ 220 milhões por ano.
Em 2004, pela terceira vez consecutiva, 💻 ela concorreu com o vídeo Xuxa Só Para Baixinhos 4 na mesma categoria.
A 5ª edição, Xuxa Circo, tornou-se enorme sucesso 💻 de vendas e foi transformado em show, que arrastou multidões para as casas de espetáculos.
Em 2005, o Xuxa Festa, promoveu 💻 um remix de antigos sucessos.
O projeto agradou tanto às crianças quanto aos pais que cresceram acompanhando betesportivo com carreira.
Após derrotas sucessivas 💻 de audiência com o Xuxa no Mundo da Imaginação, a TV Globo reformulou novamente a atração comandada por Xuxa que 💻 mudou de nome e faixa etária e em 04 de abril de 2005 estreou o TV Xuxa.
O programa teve duas 💻 fases distintas e a primeira era exibida nas manhãs da emissora de segunda a sexta dedicada ao publico infantil em 💻 uma mistura de brincadeiras, dramaturgia, competições, desenhos animados e apresentação de números musicais – marca dos programas da apresentadora.
O nome 💻 do programa era uma alusão à fictícia TV Xuxa, uma emissora de televisão com diversas atrações.
Após muitas mudanças por não 💻 conseguir manter a emissora na liderança isolada, o programa deixou de ir ao ar em 31 de dezembro de 2007, 💻 sendo substituído no dia seguinte pela TV Globinho, programa apresentado por Geovanna Tominaga.
Com o sucesso do XSPB, Xuxa lançou na 💻 Argentina, em 2005, o audiovisual Xuxa solamente para bajitos.
[37][59][60] Em paralelo ao TV Xuxa, a apresentadora comandou o Conexão Xuxa 💻 entre 02 de dezembro de 2007 e 11 de janeiro de 2008.
O programa contava com quatro times formados por três 💻 pessoas (um atleta, uma personalidade e um adolescente).
Juntos, eles encaravam diversos tipos de provas físicas e de conhecimentos gerais em 💻 belos cenários do País.
O programa durava três etapas.
Os times eram divididos por cores: amarelo, verde, azul e laranja.
As quatro equipes 💻 disputavam um X de ouro, que valia três pontos; um X de prata, que valia dois; ou um X de 💻 bronze, que valia um ponto.
Ao todo, eram três etapas, exibidas em sete edições.
Os dois vencedores da primeira etapa e os 💻 dois vencedores da segunda disputavam a final do programa.
Vencia o grupo que conseguir mais pontos ao longo da competição.
[61] O 💻 TV Xuxa retornou a grade da TV Globo em 10 de maio de 2008, totalmente remodelado, direcionado a toda a 💻 família.
Com novos formato e horário, e diferentes atrações, transformou-se em um programa de auditório semanal, exibido aos sábados, às 10h.
O 💻 programa deixou de exibir desenhos animados, investiu em brincadeiras, e Xuxa passou a receber seus convidados em um palco projetado 💻 para entrevistas e números musicais.
Em 2009 Xuxa lançou o filme Xuxa em O Mistério de Feiurinha contando o que acontece 💻 com as princesas depois do "Felizes para sempre".
O filme foi estrelado por Sasha Meneghel, filha da apresentadora, nos cinemas e 💻 contou com a participação de Hebe Camargo, Luciano Szafir, Luciano Huck, Angélica, a própria Xuxa, e outros.
[62] O longa levou 💻 mais de 1.300.
000 pessoas ao cinema e foi lançado no Brasil, Estados Unidos e Angola.
[63] Na carreira musical, Xuxa deixou 💻 a Som Livre, assinando com a Sony Music.
Estima-se que o valor do contrato foi de R$ 10 milhões.
Pela Sony Music, 💻 Xuxa lançou o 9º título da série Xuxa Só Para Baixinhos, intitulado Natal Mágico e em 2010 a 10ª edição 💻 do XSPB, intitulado "XSPB 10 - Baixinhos, bichinhos e mais" o álbum vendeu em 1 mês a quantidade necessária para 💻 se tornar o DVD mais vendido de 2010 no Brasil.
Em outubro de 2010 Xuxa deu uma entrevista explicando seu rompimento 💻 com a "Som Livre" a apresentadora alegou que betesportivo com então gravadora, lhe estava fornecendo um orçamento apertado para o tamanho 💻 dos seus projetos.
[64] Também em 2010, foi eleita pelos leitores do Jornal Clarín a cantora brasileira preferida dos Argentinos.[65]
Em abril 💻 de 2011, lança o programa Mundo da Xuxa, na TV Globo Internacional.
A atração era exibida para assinantes brasileiros em todos 💻 os continentes de segunda à sexta-feira e mostra os melhores momentos da carreira da apresentadora na Globo, além de clipes 💻 do XSPB.
Com sucesso nas manhãs, o programa TV Xuxa foi transferido paras as tardes de sábado em 2011, substituindo a 💻 Sessão de Sábado, que sofria para deixar a emissora na liderança isolada.
[66] Em 2012, Xuxa marca presença novamente no Grammy 💻 Latino como a única brasileira da categoria Melhor Álbum Infantil, com o XSPB 11.
Esta já é a quinta indicação da 💻 série Xuxa Só Para Baixinhos.
[67] O TV Xuxa chegou ao fim definitivamente em 25 de janeiro de 2014, devido a 💻 problemas de saúde da apresentadora.
Em 2015 após diversos manifestos de fãs para a reprise do Xou da Xuxa no Canal 💻 Viva o grupo Globosat decide atender o pedido, mas com a reapresentação de outro programa o Planeta Xuxa enorme sucesso 💻 da apresentadora nos anos 90, porém tudo foi cancelado devido ao rompimento de Xuxa e a Globo.[68]
Em maio de 2014, 💻 após cinco anos na Sony Music, Xuxa retorna à Som Livre.
[69] Em nota divulgada à imprensa, a gravadora relata que 💻 corrige um dos principais erros da história da empresa: "não manter uma das maiores artistas do país."[70]
2015–20 RecordTV e público 💻 adulto
Xuxa durante o lançamento da turnê XuChá no Metropolitan (2017)
Em 5 de março de 2015, após 29 anos de TV 💻 Globo e fora do ar havia mais de um ano com o fim do TV Xuxa, a apresentadora assinou com 💻 a RecordTV.
[71] Xuxa e a TV Globo haviam rompido amigavelmente o contrato em dezembro de 2014.
[72] A chegada de Xuxa 💻 na sede da emissora foi transmitida ao vivo pelo Programa da Tarde,[73] e a emissora organizou um dos maiores eventos 💻 de betesportivo com história, com diversos links com os fãs na porta de betesportivo com sede, em São Paulo.
A assinatura do contrato 💻 contou com a presença da alta cúpula da emissora e de jornalistas de diversos meios de comunicação, em uma coletiva 💻 de imprensa montada especialmente para a loira no Teatro Record.
[74] A contratação foi considerada uma das maiores da história da 💻 Record.[75]
Após muitas especulações sobre o formato do programa e em que horário seria exibido, a apresentadora estreou o Xuxa Meneghel 💻 em 17 de agosto de 2015 nas noites de segunda-feira.
O programa, exibido direto do RecNov, foi inspirado no The Ellen 💻 DeGeneres Show e mesclava entretenimento, diversão, emoção, humor, atrações musicais, entrevistas, games e reportagens especiais.
A atração também abria espaço para 💻 o telespectador interagir pelas redes sociais.
Seu último episódio foi ao ar em 19 de dezembro de 2016.
Depois de ter seu 💻 lançamento adiado várias vezes, a Som Livre lançou em dezembro de 2016, o décimo terceiro volume do Xuxa Só Para 💻 Baixinhos.
Gravado em 2014, e previsto para ser lançado em setembro de 2016, o XPSB 13 rendeu a Xuxa uma indicação 💻 ao Grammy Latino,[76] porém por ter sido lançado fora do prazo estipulado, foi desclassificado pela Academia Latina da Gravação.
Em 2016, 💻 Xuxa anunciou o lançamento nacional da betesportivo com nova turnê de shows, intitulada de XuChá: O Chá da Xuxa, baseado na 💻 tradicional festa Chá da Alice.[77]
Xuxa no programa Lady Night em 2020.
Em 3 de abril de 2017, Xuxa estreou o programa 💻 Dancing Brasil, uma versão brasileira do programa estadunidense Dancing with the Stars, produzido pela Endemol Shine Brasil.
[78] Em 2019, a 💻 artista estreou dois novos programas: The Four Brasil, uma competição musical exibida nas noites de quarta-feira na primeira temporada,[79] e 💻 em alguns domingos a partir da segunda temporada[80]; e Geração Xuxa, seu primeiro programa infantil em doze anos, exibido na 💻 plataforma PlayPlus em formato de talk show com crianças.
[81] No mesmo ano, Xuxa anunciou o lançamento nacional da betesportivo com nova 💻 turnê de shows, intitulada de Xuxa Xou.
[82] Em janeiro de 2020, Xuxa teve o seu contrato vencido com a RecordTV 💻 e optou por não continuar na emissora, declarando que sentiria saudade da emissora.[83]
2021–presente: Documentário e retorno à TV Globo
Em janeiro 💻 de 2021, Xuxa fecha parceria com a Globoplay para fazer o seu documentário que estaria sendo produzido.
[84] Ela também assina 💻 com a Disney+ para atuar em uma série no Disney+ como uma personagem fictícia sendo a protagonista.
[85] Em 8 de 💻 dezembro, Xuxa performou Arco-Íris e Lua de Cristal junto de Majur no Prêmio Multishow de Música Brasileira 2021.
[86][87] Em 2023, 💻 Xuxa foi confirmada como apresentadora e jurada do reality show Caravana das Drags, do Prime Video.[88][89]
Em 13 de julho de 💻 2023, foi lançado o a série documental Xuxa, o Documentário pela Globoplay.[90]Vida pessoal
Fortuna e investimentos
Em 1982 Xuxa já era considerada 💻 uma das principais figuras publicitárias do país, anunciando desde roupas íntimas a prédios residenciais.
[91] No mesmo ano conseguiu um papel 💻 de apoio na novela da TV Globo Elas por Elas e aos poucos conquistou mais espaço na telenovela.[92]
Também em 1982 💻 Xuxa fundou betesportivo com primeira empresa, a Xuxa Produções, pessoa jurídica que cuida da marca de Xuxa e detém, com exclusividade, 💻 os direitos de comercialização do uso da marca e da imagem da artista, nacional e internacionalmente, e representa a artista 💻 em seus contratos em qualquer área.
Todavia, em 1993 a Xuxa Produções foi responsável pela vinda da Dangerous World Tour, de 💻 Michael Jackson ao Brasil e já atuou em outros segmentos sem a presença de Xuxa, como a co-produção de filmes 💻 de Renato Aragão, Angélica e Padre Marcelo Rossi.[93]
Aos 20 anos, em 1983, Xuxa foi convidada para apresentar o Clube da 💻 Criança, na extinta Rede Manchete.
Neste período, trabalhava como modelo durante a semana, em Nova York, e gravava o programa aos 💻 fins de semana.
No entanto, a agência a fez escolher entre a carreira de fotos e passarelas como modelo ou TV 💻 e Xuxa optou pelo programa de televisão.
Com o sucesso de audiência do programa e do disco Xuxa e Seus Amigos, 💻 que vendeu 500 mil cópias, Xuxa foi contrata pela TV Globo e pela Som Livre.
[94] No mesmo ano, Xuxa fundou 💻 a grife O Bicho Comeu, responsável pela comercialização de roupas e acessórios infantis.[95]
Com o salário inicial na TV Globo de 💻 US$ 40 mil, Xuxa teve vários aumentos em seu ordenado, que em 1987 já chegava a um milhão de dólares.
Também 💻 em 1987 fundou a "Beijinho Beijinho Produções", responsável pela co-produção de programas de televisão e discos.
Até 1988, as empresas de 💻 Xuxa eram comandadas pelo pai, o militar reformado Luís Floriano Meneghel, a mãe, Alda, os irmãos Cirano, Bladimir e Solange.
Neste 💻 ano, Marlene Mattos, diretora de seu programa e o advogado Luiz Cláudio Moreira assumiram o comando das empresas.
A grande estreia 💻 da série de filmes de Xuxa para os cinemas deu-se no mesmo ano, com o filme Super Xuxa contra Baixo 💻 Astral, que foi assistido por mais de 2,8 milhões de espectadores.
Neste ano a fortuna da artista já ultrapassava os US$ 💻 50 milhões.
[95] Em 1989 Xuxa já dividia com Hebe Camargo o título de apresentadora mais bem paga da América Latina, 💻 recebendo apenas na TV Globo US$ 1,5 milhão mensais.
[96] Neste ano, comprou a fazenda "MG Meneghel" em Rio Bonito, interior 💻 do Rio de Janeiro, que com três milhões de metros quadrados, e tinha 50 cavalos manga-larga e 200 cabeças de 💻 gado leiteiro.
Também em 1989 deu início as atividades da Fundação Xuxa Meneghel, que atualmente realiza quatro programas de desenvolvimento social 💻 (Programa de Redes e Incidência Política, Programa de Ações Socioeducativas, Programa de Atendimento Integrado e o Programa de Parcerias Institucionais) 💻 e atende 30 mil jovens por ano.[97]
Em 1990 Xuxa já havia atingido a marca de 12 milhões de discos vendidos, 💻 o que havia gerado um faturamento de mais de US$ 110 milhões, dos quais 20% eram destinados a ela.
O filme 💻 Lua de Cristal, lançado neste ano, foi assistido por mais de 5 milhões de telespectadores e gerado um lucro de 💻 US$ 5 milhões para a Xuxa Produções.
[95] Neste ano fundou a "Xuxa International Corporation", com sede nas Ilhas Cayman, conhecido 💻 paraíso fiscal, responsável por arrecadar seus direitos autorais e royalities pelo mundo.
Os royalities de Xuxa variavam entre 5% e 20% 💻 do lucro final da comercialização de produtos licenciados com betesportivo com marca.
[95] Xuxa teve um lucro final de US$ 19 milhões 💻 em 1990, resultando em betesportivo com aparição em 37ª na lista das "40 celebridades que mais enriqueceram no último ano", da 💻 Forbes em 1991, sendo a primeira latino-americana a aparecer na lista.
[95] A revista informou que betesportivo com fortuna já havia ultrapassado 💻 a de Madonna e se equiparado à de Arnold Schwarzenegger.[98]
Também no ano de 1990 Xuxa comprou um sítio em Vargem 💻 Grande, no Rio de Janeiro por dois milhões de dólares.
O imóvel passou por diversas reformas para que pudesse ser a 💻 residência oficial de Xuxa, com mini-zoológico e viveiro, piscina aquecida com cascata, casa principal (com 1050 m², dois andares e 💻 cinco suítes com closet), casa de hóspedes (com 280 m²), restaurante japonês (com 195 m², bar, cozinha industrial e lavanderia), 💻 academia de ginástica (com 196 m²), salão de festas (com 540 m²), estúdio de gravação (com 60 m²), sauna (com 💻 62 m²), casa dos empregados (com 283 m²), antiga casa do caseiro (com 63 m²), edícula de apoio (com 67 💻 m²), rouparia e depósito (com 306 m²), garagem para oito carros e heliponto.
[99] Com um total de 78 mil m²,[100] 💻 Xuxa percorria o imóvel com carrinhos de golfe e este servia de refúgio para a artista, o que não impedia 💻 que fãs dormissem na portaria do sítio à espera de Xuxa.
[101] O sítio, que foi chamado de Casa Rosa, era 💻 figura frequente em programas de televisão e revistas especializadas, consequentemente ganhando espaço na cultura popular, chegando a ser chamado de 💻 "Neverland" brasileira.
[102] Em 2007, com a preocupação de proporcionar uma vida social mais próxima do normal à filha Sasha, Xuxa 💻 colocou o sítio à venda por 8 milhões de dólares.
[103] No entanto, a apresentadora ainda não conseguiu vender o imóvel, 💻 que ainda faz parte de seu patrimônio.
[104] Ainda em 1990 Xuxa adquiriu um apartamento de cinco milhões de dólares em 💻 Nova York,[43][105] que ainda faz parte do patrimônio da artista e aproveitou a abertura do mercado brasileiro aos veículos importados 💻 para fundar a "Shine Car", concessionária de carros importados de luxo com sede no Rio de Janeiro.
[106] Com uma parceira 💻 com a Grendene, Xuxa vendeu 4 milhões de sandálias no Brasil, 1 milhão nos Estados Unidos, 1 milhão no México 💻 e 500 mil pelo restante da América Latina somente em 1990.[43]
Em 1991 inicia betesportivo com carreira internacional como apresentadora de televisão, 💻 lançando o programa El Show de Xuxa pela Telefe, da Argentina.
O programa era retransmitido para 17 países da América Latina 💻 e Estados Unidos.
Entre 1991 e 1992 Xuxa recebeu US$ 1 milhão mensais pelo trabalho na emissora argentina.
[107] Lançou o Curso 💻 de Modelos Xuxa Meneghel, no[Rio de Janeiro, com duração de sete meses e uma carga de seis horas semanais, as 💻 mensalidades partiam de 60 dólares.
Também em 1991 intensificou o licenciamento de produtos com betesportivo com marca e chegou a vender 1,5 💻 milhão de sandálias somente nos Estados Unidos.
[95] Comprou cinco apartamentos de luxo em São Paulo e no Rio de Janeiro, 💻 o que lhe rendia US$ 200 mil em aluguéis.[43]
Em 1992 Xuxa assinou um contrato com a rede de televisão espanhola 💻 Telecinco para 15 episódios do programa Xuxa Park, recebendo US$ 240 mil por episódio.
[107] Somente na TV Globo, Telefe e 💻 Telecinco Xuxa recebia mais de US$ 3,4 milhões mensais.
Em maio de 1992 o patrimônio de Xuxa foi estimado em US$ 💻 100 milhões pela People, fazendo dela a segunda artista mais rica do Brasil até então, com o mesmo patrimônio de 💻 Roberto Carlos e atrás de Silvio Santos.
[107][108] No mesmo ano fundou a Light Beam Corporation para licenciar betesportivo com marca exclusivamente 💻 nos Estados Unidos, vendendo neste ano, entre outros produtos, 500 mil bonecas.
Xuxa fez 12 campanhas publicitárias no ano, recebendo US$ 💻 200 mil por cada um.
Xuxa teve um lucro final de US$ 27 milhões em 1992, resultando novamente em betesportivo com aparição 💻 na lista das "40 celebridades que mais enriqueceram no último ano", da Forbes em 1993, desta vez na 28ª posição.
[109] 💻 Entre 1986 e 1992 Xuxa havia vendido 18 milhões de discos, o que havia gerado uma receita superior a US$ 💻 175 milhões, dos quais 20% eram destinados a Xuxa.
[95] Com o programa Xou da Xuxa, produziu 4 turnês, entre as 💻 quais a turnê Xou da Xuxa 89, na qual o cachê de Xuxa era superior a 300 mil dólares, com 💻 um esquema de produção que envolvia dez caminhões, 60 passagens aéreas, duas carretas, dois palcos de 25 toneladas, com mais 💻 de 150 pessoas envolvidas.[110]
Em 1993 estreou o programa Xuxa nos Estados Unidos, em inglês.
O programa era transmitido por mais de 💻 100 retransmissoras no país, incluindo a CBS e a ABC Family, sendo também vendido para mais de 120 países.
Pelo programa, 💻 Xuxa recebeu US$ 7 milhões e lançou seus produtos em mais de 100 países.
[48][95] Para que pudesse descansar entre as 💻 gravações do programa, Xuxa comprou uma mansão em Calabasas, na Califórnia.
Em setembro de 1999 a residência foi comprada pela cantora 💻 e atriz americana Brandy Norwood, por US$ 1,7 milhão.
[111] No ano de 1993 Xuxa movimentou 220 milhões de dólares apenas 💻 em licenciamentos.
[112] No final deste ano, um problema na coluna fez com que diminuísse o ritmo de trabalho.
Em 1994 comprou 💻 a mansão de Madonna em Star Island, em Miami, por US$ 15 milhões.
[113][114] Um passeio de barco para turista, intitulado 💻 Rich and Famous Tour, inclui a mansão de Xuxa no roteiro.
[115][116] Em valores atuais, uma mansão na ilha tem o 💻 preço mínimo de US$ 65 milhões.[117]
No seu aniversário de 33 anos ganhou uma Ferrari F355 de betesportivo com empresária Marlene Matos.
[118] 💻 Em 1996 realizou a turnê Tô de Bem com a Vida, com mais de 45 concertos e um cachê de 💻 350 mil dólares.
[53] Neste mesmo ano a imprensa internacional anunciava que Xuxa estaria triste por ter pouca vida privada.
Em outubro 💻 anunciou que se afastaria da carreira em breve para tentar ser mãe através de uma inseminação artificial, o que não 💻 ocorreu por Xuxa ter que cumprir prazos contratuais, o que não impediu a artista de novamente diminuir o ritmo de 💻 trabalho.
[119][120] Em novembro seu patrimônio foi estimado em 300 milhões de dólares.
[53] Também em 1996 fundou a Lar's Empreendimentos, responsável 💻 por investimentos imobiliários e pela criação do parque O Mundo da Xuxa em 2003.[121][122]
Em 2000 adquiriu uma casa de um 💻 milhão de dólares em Celebration, na Flórida, perto da Disneyland.
[123][124][125] Em 2005 uma menina de 11 anos, filha de amigos 💻 de Xuxa, faleceu nos parques da Disney enquanto estava hospedada na casa de Xuxa.
[126][127][128][129]
Em 2002 adquiriu uma cobertura de quatro 💻 suítes por R$ 13 milhões em São Conrado, na cidade do Rio de Janeiro.
[105] Em 2008 parte da cobertura pegou 💻 fogo quando Xuxa, Sasha e Luciano Szafir estavam no imóvel.
Luciano foi levado ao hospital com grau de intoxicação pela grande 💻 fumaça que se alastrou rapidamente.
[105][130] Segundo a Revista Veja, também em 2002, Xuxa tinha US$ 250 milhões em patrimônio referentes 💻 apenas a imóveis.
[7] O ano de 2002 também foi marcado pelo rompimento profissional de Xuxa e Marlene Mattos, que deixou 💻 o comando da holding de empresas de Xuxa,[131] pela redução de seu salário na TV Globo a US$ 1 milhão 💻 mensais, que perdurou até betesportivo com saída da emissora,[132] e a fundação da empresa Espaço Laser, na qual Xuxa possui 51% 💻 de participação.
[133] Fechou o ano com 200 produtos licenciados e faturamento mensal de R$ 30 milhões.[134]
Em 2003 compra o então 💻 Parque do Gugu no shopping SP Market, em São Paulo e o transforma no parque de diversão O Mundo da 💻 Xuxa.
Xuxa comprou o parque por R$ 15 milhões.
[135] O parque lucrava cerca de R$ 10 milhões anuais.[136]
Em 2007, quando deixou 💻 de viver na Casa Rosa, Xuxa mudou-se para uma residência que havia construído no Condomínio Malibu na Barra da Tijuca.
[100] 💻 A mansão de 1.
700 m² e 3 andares é avaliada em R$ 10 milhões.[137][138][139]
Em 2009 a Lar's Empreendimentos, de Xuxa 💻 foi condenada a pagar uma indenização de R$ 50 mil por danos morais e materiais em processo judicial.[140]
Em novembro de 💻 2010 Xuxa não concordou com o aumento do aluguel do prédio o qual a empresa Shine Car ocupava e acionou 💻 a empresa na justiça, mas perdeu a ação, deixando o imóvel e extinguindo a Shine Car em janeiro de 2011.
Também 💻 em janeiro de 2011 Xuxa ganhou uma indenização de R$ 150 mil na justiça contra a Folha Universal, que havia 💻 afirmado em 2008 que a artista "era satanista e teria vendido betesportivo com alma ao demônio por US$ 100 milhões".[141][142]
Em 2012 💻 Xuxa recebeu R$ 2 milhões para participar de uma campanha publicitária da marca de produtos de beleza Wella, mudando a 💻 cor de seus cabelos, aparecendo morena pela primeira vez em betesportivo com carreira.
A quantia foi doada para a Fundação Xuxa Meneghel.[143]
Em 💻 2013 a TV Bandeirantes foi condenada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a pagar uma indenização de 1,1 milhão de 💻 reais à apresentadora.
O STJ julgou indevida a veiculação de fotos em que Xuxa aparece nua no programa Atualíssima da emissora 💻 em 2008.
As imagens haviam sido publicadas pela Playboy antes de Xuxa se lançar como apresentadora de programas infantis, no início 💻 dos anos 1980.
O STJ, portanto, rejeitou pedido da emissora para rediscutir o valor da indenização estabelecido pelo Tribunal de Justiça 💻 do Rio de Janeiro (TJRJ), em 2011.
[144] Também em 2013 Xuxa comprou uma ilha em Angra dos Reis, por R$ 💻 12,7 milhões.[145][146][147]
Em 2014 a RecordTV foi condenada a pagar R$ 100 mil para Xuxa.
A emissora foi processada por veicular fotos 💻 da apresentadora, em ensaio realizado para a Playboy nos anos 1980, sem autorização durante o Programa do Gugu, em 2012.[148]
Em 💻 fevereiro de 2015 Xuxa recusou uma proposta de renovação com a TV Globo, pois seu salário passaria de um milhão 💻 de dólares mensais, que recebia desde 2002, para R$ 250 mil, sem projetos próximos para voltar a apresentar um programa.
[149][150] 💻 No mesmo mês o parque O Mundo da Xuxa chegou ao fim, já que o local teria que passar por 💻 novos investimentos em atrações e no seu layout, para atender a necessidade de expansão do centro comercial em que se 💻 encontrava, o que não seria viável já que, devido a crise econômica no país, o parque havia tido um lucro 💻 final de R$ 4 milhões em 2014, contra R$ 10 milhões em 2008.
[136][151] Foi vendido para que no lugar fosse 💻 instalado o Parque da Mônica.
[152] Em março Xuxa assinou com a RecordTV por R$ 1 milhão mensais.
[153] Caso seu programa 💻 deixe a grade da emissora, Xuxa receberá R$ 250 mil mensais.
[154] Neste mesmo ano a Espaço Laser faturou R$ 50 💻 milhões.
Xuxa, como empresária, teve um lucro final de R$ 160 milhões provenientes de suas empresas.[155][156]
Em 2016 a Espaço Laser faturou 💻 R$ 60 milhões, expandindo betesportivo com atuação para 187 unidades pelo Brasil.
[133][157] Xuxa, como empresária, teve um lucro final de R$ 💻 200 milhões com betesportivo com holding de empresas em 2016.
[158] No mesmo ano lançou-se como youtuber.
A empresa de festas infantis - 💻 Casa X - da apresentadora faturou 17 milhões de reais em 2017, crescimento de 50% em um ano.[159]
O patrimônio líquido 💻 de Xuxa em maio de 2019 era de R$ 4 bilhões, sendo uma das mulheres mais ricas do Brasil.[160]
Relacionamentos e 💻 maternidade
Entre 1981 e 1986 namorou o jogador de futebol Pelé estampando diversas capas de revistas e comerciais televisivos juntos.
[161][162][163][164][165] Entre 💻 1988 e 1991 namorou o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, com quem teve um relacionamento turbulento entre términos e 💻 retornos, além de queixa de ambos os lados pela falta de tempo.
[166][167] Entre 1997 e 1998 namorou o ator Luciano 💻 Szafir.
[168][169] Durante o relacionamento, Xuxa disse a Luciano que queria ter um filho com ele, porém o ator queria se 💻 casar antes, o que foi recusado por ela, que não tinha este sonho, e o casal então decidiu engravidar.
[170][171] Em 💻 28 de julho de 1998 nasceu a filha do casal, Sasha Meneghel, que teve o parto noticiado no Jornal Nacional 💻 durante uma reportagem de 10 minutos.[172][173]
Apesar de não terem continuado o relacionamento, Xuxa e Luciano continuaram amigos e protagonizaram o 💻 filme Xuxa e os Duendes 2: No Caminho das Fadas.
[174] A apresentadora cogitou ter outro filho com Luciano em 2002, 💻 porém desistiu.
[175] Em 2009 os dois retomaram o relacionamento durante alguns meses.
[176] Desde dezembro de 2012 namora o ator Junno 💻 Andrade.[177]
Homenagens no Carnaval
Xuxa foi homenageada no Carnaval carioca pelas escola de samba SERES Unidos do Cabuçu 1992 e GRES Caprichosos 💻 de Pilares de 2004.
Teve como enredos Xuxa, a Realidade Vira Sonho no Xou da Cabuçu em 1992 e Xuxa e 💻 Seu Reino Encantado no Carnaval da Imaginação em 2004.
Nesse desfile, a escola mostrou sobre a carreira da apresentadora.
[178] A apresentadora 💻 desfilou em cima do último carro, junto às Paquitas.
Um número muito grande de fãs não gostou do posicionamento da apresentadora 💻 nesse último carro.
Devido ao julgamento, a escola teve que acelerar a harmonia e betesportivo com evolução, por isso.
A escola ficou em 💻 12º lugar no Carnaval, por pouco não sendo rebaixada para o Grupo de acesso A.[179][180][181]
Em 2011 a GRCESM Inocentes da 💻 Caprichosos, reeditou o samba-enredo da Caprichosos de 2004: "Xuxa e seu reino encantado no carnaval da imaginação".[182][183]
Em Arroio Grande no 💻 Sul do Estado do Rio Grande do Sul a escola de samba Mirim Raízes do Arroio Grande em 2006 com 💻 o Enredo O Reino Encantado da Xuxa.[184]
Filantropia e ativismo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a apresentadora Xuxa, durante 💻 cerimônia de lançamento da campanha "Não Bata, Eduque!"
Xuxa conversa com o então presidente do senado José Sarney, sobre o projeto 💻 de lei que estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de 💻 qualquer forma de violência.[ 185 ] [ 186 ]
Em de junho de 2007, Xuxa encontrou-se com o presidente Lula para 💻 lançar em Brasília a campanha nacional Não Bata, Eduque!, contra os castigos físicos e humilhantes em crianças.[187][188]
No mesmo dia em 💻 que se apresentou no Live Earth, dia 7 de julho de 2007, Xuxa lançou o XSPB 7 - Brincadeiras, em 💻 São Paulo.
O DVD, produzido pela Conspiração Filmes, resgatou brinquedos e brincadeiras esquecidos com o tempo e rapidamente entrou para a 💻 lista dos mais vendidos.[189]
Em março de 2008, a apresentadora lançou a campanha pelo "Uso responsável da internet", a iniciativa é 💻 uma parceria da Fundação Xuxa Meneghel.
[190] Também em 2008, Xuxa recebeu a medalha de honra na "ECO 2008" em Brasília, 💻 por causa do trabalho sócio-ambiental realizado pela betesportivo com fundação.
[191] Em novembro do mesmo ano, Xuxa recebeu em Mônaco, na Europa, 💻 do príncipe Albert, uma homenagem pela betesportivo com dedicação filantrópica pelas crianças no Brasil.[192]
Em agosto de 2010, Xuxa foi convidada pelo 💻 presidente nacional do SESI, Jair Meneguelli, para ser madrinha nacional da campanha contra exploração sexual de jovens.
O projeto chama-se "Vira, 💻 vida" atende meninos e meninas de 16 a 21 anos que viveram em situação de violência.
Além disso, Xuxa é madrinha 💻 da Campanha Carinho de Verdade, que busca conscientizar a sociedade sobre o problema da abuso sexual de crianças e adolescentes.[193][194]
Depois 💻 de uma pesquisa, feita pela equipe do ex-vice-presidente americano Al Gore, Xuxa foi escolhida para representar o Brasil no show 💻 internacional Live Earth, além de se tornar a porta-voz da causa no país.
[195] O show aconteceu simultaneamente em sete países, 💻 no dia 7 de julho.
O espetáculo pretendeu alertar sobre os efeitos das mudanças climáticas na Terra.[196]
Em maio de 2011, Xuxa 💻 e a rainha Sílvia da Suécia, fundadora da organização internacional World Childhood Foundation, participaram do debate: Experiências de Legislação Contra 💻 Castigos Corporais de Crianças e Adolescentes, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O objetivo do evento era discutir a experiência 💻 da Suécia, país pioneiro no enfrentamento aos castigos corporais há mais de 30 anos, e de países como Costa Rica, 💻 Venezuela e Uruguai, que já adotaram leis semelhantes.
A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, também compareceu ao 💻 encontro.[197]
Em setembro de 2011, a cantora colombiana Shakira e a apresentadora Xuxa se uniram, através de suas fundações beneficentes, para 💻 ajudar às crianças menores de seis anos de comunidades mais pobres do Brasil.
As duas artistas e autoridades do Governo brasileiro 💻 assinaram acordo no Rio de Janeiro de cooperação em que seus primeiros quatro anos pretendem levar "melhor educação" a crianças 💻 de 100 centros educativos no Brasil.
Na assinatura do acordo, realizada na comunidade Cidade de Deus, participaram, além de Shakira e 💻 Xuxa, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
O programa contempla a capacitação dos profissionais que trabalham nos jardins e 💻 pré-escolas públicas do país, em áreas como metodologia pedagógica de qualidade, seleção de recursos humanos, formação profissional de professores e 💻 trabalho com a família e a comunidade.
A Fundación Alas, liderada por Shakira, trabalha para impulsionar o desenvolvimento infantil como o 💻 melhor investimento para a América Latina, enquanto a Fundação Xuxa Meneghel, a cargo da cantora brasileira de música infantil, atua 💻 como uma rede que procura o respeito da convenção sobre os direitos da infância.[199]
Em 2012, ela concedeu uma entrevista ao 💻 Fantástico mencionando que foi vítima de abuso sexual quando era menor de idade e que trauma a fez lutar pelos 💻 direitos das crianças.
[200][201][202] Com isso a Xuxa fez com que milhões de pessoas abrissem seus corações e falassem dos abusos 💻 que sofrem ou sofreram.
Xuxa é madrinha da Campanha Trinacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que reúne 💻 Brasil, Paraguai e Argentina.
Por meio da Fundação Xuxa Meneghel, a apresentadora cederá betesportivo com imagem para a produção dos materiais publicitários 💻 de toda a campanha.
A iniciativa reúne a Itaipu Binacional, as secretarias municipais de Assistência Social e Turismo, Organização Internacional do 💻 Trabalho (OIT), Conselho Municipal do Turismo, Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público do Trabalho, Rede Proteger e representantes 💻 de entidades do Paraguai e da Argentina.[203]
Em 21 de maio de 2014, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que 💻 torna hediondo o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes, ao lado da apresentadora Xuxa e da ministra Ideli 💻 Salvatti.
Pelo Twitter, Dilma disse que a imposição de penas mais duras vai fortalecer o combate a esse tipo de crime.
"A 💻 partir de hoje, o Brasil passa a contar com um forte instrumento legal na luta contra a exploração sexual de 💻 crianças e adolescentes.
Sancionei a lei que faz dessa prática um crime hediondo, impondo sentenças mais duras.
Essa lei fortalece nossa batalha 💻 contra um crime que fere nossas crianças e envergonha o país", escreveu a presidenta em betesportivo com conta pessoal na rede 💻 social.
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, comemorou a sanção da lei e também avaliou que a mudança 💻 vai endurecer o enfrentamento dessa prática criminosa.
"É uma forma de agravar a pena e buscar inibir essa forma de violência", 💻 avaliou.
A apresentadora Xuxa, que se reuniu com Dilma e participou da cerimônia de sanção no Palácio do Planalto, também comemorou 💻 a nova lei e disse que os condenados por esse tipo de crime agora serão punidos e "terão que pagar 💻 por muito tempo".[204]
Em 4 de junho, Xuxa acompanhou no plenário do Senado Federal a aprovação da "Lei da Palmada" (PLC 💻 58/2014), que havia sido aprovada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Câmara dos Deputados.
Ao ser questionada 💻 sobre as críticas que alguns pais fazem sobre a proposta, principalmente sobre como vão educar os filhos, Xuxa afirmou que 💻 eles podem educar de qualquer maneira, mas sem violência: "Temos que mostrar que as pessoas podem e devem ensinar sem 💻 violência" - defendeu.
Xuxa disse que o projeto deve ser tratado como Lei Menino Bernardo, e não Lei da Palmada.[205]
Em março 💻 de 2020, em prol do combate da Pandemia de COVID-19, Xuxa doou um milhão de reais ao Sistema Único de 💻 Saúde (SUS) e trezentos mil sabonetes para pessoas carentes de São Paulo e Rio de Janeiro.
[206] Em junho de 2020, 💻 anunciou que vai doar os lucros de seus novos livros para a Aldeia Nissi, na Angola, e para instituições de 💻 animais abandonados.[207]Controvérsias
Cena de sexo com um menor de idade
No filme Amor Estranho Amor de 1982, Xuxa interpreta uma prostituta que 💻 tem relações sexuais com um garoto de 12 anos, interpretado pelo ator mirim Marcelo Ribeiro.
[208] Com exibição proibida desde 1992 💻 pelo embargo judicial, o filme foi liberado em 2018, quando a Xuxa Produções extinguiu o acordo.
Em uma entrevista recente, Xuxa 💻 explicou que não se arrepende do filme que lhe rendeu acusação de apologia à pedofilia.[209]
Declaração sobre presidiários
No dia 26 de 💻 março de 2021, durante uma conferência virtual da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), Xuxa sugeriu o uso de presidiários como 💻 cobaias humanas ao invés de animais.
Xuxa afirmou que detentos "Pelo menos serviriam para alguma coisa antes de morrer...
Provando remédios, vacinas, 💻 provando tudo nessas pessoas".
[210] Após as reações negativas ao seu comentário, ela se retratou e pediu desculpas dizendo que "...
não 💻 usei as palavras corretas...É errado? É errado.
Me expressei mal?, me expressei mal".[211]
Declarações sobre Ayrton Senna
Xuxa Meneghel recebeu uma enxurrada de 💻 críticas nas redes sociais, após ir na televisão reforçar o título de viúva de Ayrton Senna, ignorando completamente o fato 💻 de que ele estava comprometido com Adriane Galisteu quando faleceu.
[212]FilmografiaDiscografia
Prêmios e indicaçõesTurnêsVer tambémNotas
↑ [ 7 ] [ 8 ] O 💻 apelido Xuxa foi incorporado oficialmente ao nome da apresentadora no seu registro civil em 1988.
ReferênciasLigações externas