O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associações rituais jogado ao longo de mais de 3000 anos pelos🤑 povos da Mesoamérica em tempos pré-colombianos.
Uma versão moderna do jogo chamada ulama continua a ser jogada em alguns locais pelos🤑 habitantes ameríndios.
Os campos de jogo de bola pré-colombianos têm sido encontrados desde o Arizona até à Nicarágua e também em🤑 várias ilhas do Caribe como Cuba e Porto Rico, o que denota bem a popularidade deste desporto americano.
Apesar de poder🤑 ser jogado casualmente como simples recreação, inclusivamente por mulheres e crianças, o jogo tinha também importantes aspectos rituais, e grandes🤑 jogos formais eram acontecimentos rituais..
Campo de jogo de bola de Monte Alban.
Mapa mostrando os locais onde foram encontrados os mais🤑 antigos campos de jogo, bolas e figuras.
O jogo de bola mesoamericano é pelo menos tão antigo como a civilização olmeca.
De🤑 fato, o nome que os astecas davam aos olmecas, olmeca, significa povo borracha (do nauatle ulli, "borracha"), pois atribuíam a🤑 origem do jogo de bola a este povo antigo.
Uma dúzia de bolas de borracha, com diâmetros entre 10 e 20🤑 cm, foram encontradas em El Manatí, um local sacrificial olmeca.
As bolas mais antigas, que são também as menores, datam de🤑 1600 a.C..
[1] Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que mesmo em tempos tão remotos,🤑 o jogo já tinha conotações religiosas e rituais.
O campo de jogo de bola mais antigo que se conhece, em Paso🤑 de la Amada, data de aproximadamente 1400 a.C..
Com aproximadamente 80 m de comprimento e 8 metros de largura, está situado🤑 entre dois montículos paralelos com bancadas de 2,50 m de profundidade e 30 cm de altura, dispostas segundo o comprimento🤑 dos montículos.[2]
Um campo de jogo de bola rudimentar foi também descoberto no sítio olmeca de San Lorenzo Tenochtitlán e existem🤑 provas significativas na forma de trabalhos artísticos olmecas.
Durante escavações efectuadas em San Lorenzo foram ainda encontradas figuras de jogadores de🤑 bola, datadas por carbono 14 como sendo de 1250 a.C.a 1150 a.C..
Estas figuras encontram-se "vestidas" com cintos acolchoados e com🤑 faixas acolchoadas nos braços e pernas.
Foram também encontradas figuras de jogadores femininos usando protecções almofadadas no abidomen e pernas.
Juntamente com🤑 estas figuras, foram encontradas peças relacionadas com a iconografia do milho, sugerindo uma associação entre o jogo de bola e🤑 rituais de fertilidadasde
Pouco tempo depois da conquista dos astecas pelos espanhóis em 1521, o próprio Hernán Cortés levou para a🤑 Espanha uma equipa de jogadores de bola mexicas com o seu equipamento.
Ali levaram a cabo jogos de exibição para a🤑 corte espanhola.
Além de fascinados com os vistantes exóticos, os europeus ficaram maravilhados com as bolas de borracha saltitantes.[1]
Neste detalhe do🤑 Códice Bórgia, o deus asteca Xiuhtecuhtli leva ao templo como oferenda uma bola de borracha.
Cada uma das bolas de borracha🤑 está decorada com uma pena de quetzal, parte da oferenda.
Como seria de esperar de um jogo praticado por tanto tempo🤑 por várias nações diferentes, os detalhes do jogo variaram com o tempo e local, e desta forma o jogo de🤑 bola mesoamericano pode ser melhor entendido como uma família de jogos semelhantes entre si.
Algumas versões do jogo eram disputadas entre🤑 dois indivíduos, outras entre duas equipas.
As provas arqueológicas sugerem que a borracha já era utilizada na Mesoamérica durante o período🤑 pré-clássico inicial (1600 a.C.).
À época da conquista espanhola era exportada borracha das zonas tropicais para toda Mesoamérica.
A iconografia sugere que🤑 apesar de existirem variados usos para a borracha, as bolas de borracha tanto para oferendas como para serem utilizadas em🤑 jogos de bola rituais, eram os principais produtos fabricados com aquele material.
Bolas de borracha solidificada eram queimadas frente a imagens🤑 de divindades e no interior de pirâmides e santuários.
Para além do simbolismo antes referido, as bolas de borracha eram símbolos🤑 de fertilidade, pois tanto os astecas como os maias comparavam o látex que fluía do interior da árvore ao sangue🤑 e ao sémen.
O jogo de bola disputava-se utilizando uma bola de borracha endurecida feita a partir de látex obtido da🤑 árvore da borracha (Castilla elastica) nativa das áreas tropicais do sul do México e da América Central.
O látex era transformado🤑 em borracha após ser misturado com seiva de Ipomoea alba.
A mais antiga bola de borracha que se conhece foi descoberta🤑 no sítio olmeca de El Manatí, Veracruz, México.
O campo de jogo [ editar | editar código-fonte ]
Campo de jogo de🤑 bola de Yagul, considerado o segundo maior da Mesoamérica
Os campos de jogo, em especial aqueles situados nas principais cidades maias🤑 do clássico tardio, eram espaços públicos utilizados para diversos acontecimentos culturais da élite e para actividades rituais como actuações musicais🤑 e festivais, e claro, o jogo de bola.
Muitas vezes as representações pictóricas mostram músicos actuando nas partidas de jogo de🤑 bola.
As representações de jogadores mascarados sublinha os aspectos dramático e ritual do jogo de bola e a betmais 365 ligação com🤑 outras formas de drama que poderiam ter lugar no campo de jogo, conforme o sugerido pelos murais pintados de Bonampak,🤑 por exemplo.
A maioria dos campos de jogo de bola tinham forma de I, com uma zona central comprida e estreita,🤑 flanqueada por paredes inclinadas (no período clássico) ou com degraus (no pós-clássico), estucadas e pintadas com cores fortes.
As extremidades do🤑 campo de jogo aparentemente suportavam estruturas temporárias onde os espectadores se sentavam.
Estima-se que o tamanho médio dos campos de jogo🤑 fosse 36.
5 por 9 metros, apesar de existir uma grande variabilidade.
O maior de todos os campos de jogo conhecidos é🤑 o campo principal de Chichén Itzá, com 168 metros de comprimento e 70 de largura, maior que um campo de🤑 futebol.
O campo ou quadra de jogo onde se disputavam as partidas, eram designados das seguintes formas em diferentes regiões da🤑 Mesoamérica:
Língua maia clássica: pitz
Língua maia k'iche': chaajNáuatle - tlachtli
Povos do México Central: tlaxtliSinaloa - ollama
O jogo propriamente dito era designado🤑 poc-ta-tok na língua iucateque e a acção do jogo Ti Pitziil em maia clássico.
Por toda a Mesoamérica foram construídos campos🤑 de jogo utilizados ao longo de muitas gerações, com formas e tamanhos variáveis.
Alguns locais tinham múltiplos campos de jogo, outros🤑 apenas um.
Podem ser encontrados na grande maioria dos principais sítios arqueológicos mesoamericanos, apesar de notavelmente se encontrarem ausentes de outros,🤑 como Teotihuacan.
Entre os locais com campos de jogo bem preservados incluem-se: Tikal, Yaxha, Copán, Iximche, Monte Albán, Yagul, Uxmal, Mixco🤑 Viejo, Zaculeu e Chichén Itzá.
Objetivos do jogo [ editar | editar código-fonte ]
O objectivo do jogo era enviar a bola🤑 para o lado do campo defendido pelo adversário; na época pós-clássica, o objectivo principal era enviar a bola através de🤑 um de dois aros verticais colocados um de cada lado do campo de jogo, na linha média do mesmo.
O aro🤑 surgiu inicialmente nas terras baixas do norte da Área Maia durante o pós-clássico.
Cada jogador tinha muitas vezes um colega de🤑 equipa directamente atrás dele (ou dela), em apoio.
Na versão mais comum do jogo, a bola era atirada à mão para🤑 o campo, e a partir desse momento os jogadores apenas podiam bater a bola de um lado para o outro🤑 do campo com as coxas, ancas e braços (sem chutar ou agarrar com as mãos) e através dos aros colocados🤑 nas paredes laterais do campo.
Em algumas versões do jogo, os pés eram usados como no futebol actual.
Noutras eram usados bastões,🤑 pás ou raquetes.
Não existem testemunhas do jogo de bola praticado pelos maias do período clássico, mas talvez o jogo praticado🤑 pelos astecas e testemunhado pelos espanhois no século XVI possa ser comparável.
No jogo de bola asteca perdia pontos o jogador🤑 ou equipa que deixasse a bola tocar no solo mais que uma vez antes de a enviar de volta ao🤑 meio-campo adversário, que deixasse a bola sair do campo, ou que falhasse na tentativa de fazer a bola (com 3🤑 a 4 kg de peso) atravessar os aros colocados em cada parede lateral.
Na Área Maia existem aros semelhantes, alguns dos🤑 quais bastante altos, como em Chichén Itzá, onde se encontram a 6 metros do solo.
Os jogadores utilizavam protecções acolchoadas feitas🤑 de algodão, provavelmente recheadas com algodão por fiar, enroladas à volta de placas provavelmente feitas de madeira colocadas à cintura,🤑 mas certamente não feitas de pedra como as encontradas em alguns locais.
Cabeças esculpidas, e muitas vezes cabeças troféu, eram cravadas🤑 nas placas de madeira, como mostra uma figura de cerâmica de um jogador do clássico tardio usando uma placa com🤑 uma cabeça de pássaro esculpida.
Peles de veado pintadas com cores garridas eram usadas à volta das ancas proporcionando protecção adicional.
Além🤑 destas protecções, os jogadores utilizavam também almofadas nos joelhos e protecções nas pernas e antebraços.
Em certas ocasiões, os jogadores usavam🤑 elaborados ornamentos de cabeça, muitas vezes retratados em vasos de cerâmica pintada.
Alguns dos jogadores mascaravam-se, como Yax Pac de Copán,🤑 sublinhando a importância ritual do jogo de bola.
Tratava-se de um jogo extremamente violento.
Ocorriam frequentemente ferimentos graves infligidos quer pela bola🤑 densa e pesada quer por outros jogadores e as mortes eram relativamente comuns.
Algumas contusões sofridas durante o jogo eram tão🤑 severas que tinham que ser lancetadas de forma a extrair o sangue acumulado.
Isto seria certamente significativo nos rituais de sacrifício🤑 e sangria que acompanhavam o jogo de bola asteca.
Não se sabe se era permitido o contacto físico entre os jogadores.
Rituais🤑 de sangue [ editar | editar código-fonte ]
Em algumas ocasiões as cerimónias pós-partida incluíam o sacrifício do capitão e de🤑 outros jogadores da equipa derrotada.
A associação do jogo com o sacrifício e a morte era particularmente vincada na costa do🤑 golfo.
O crânio de um perdedor podia ser utilizado como o núcleo à volta do qual se fazia uma nova bola.
Os🤑 sacrifícios humanos tornaram-se um desfecho comum para as partidas de jogo de bola, particularmente nos campos de jogo reais de🤑 cidades poderosas.
Os nobre maias do clássico tardio eram ao mesmo tempo guerreiros e jogadores de bola.
Um degrau duma escadaria hieroglífica🤑 em Yaxchilan, por exemplo, mostra o rei Pássaro Jaguar derrotando um prisioneiro de guerra no jogo de bola, e existe🤑 uma referência escrita a um prisioneiro de guerra num altar de Tikal.
Os prisioneiros de guerra jogavam à bola com os🤑 vitoriosos, com um desfecho pré-determinado.
Após o jogo, que constituía uma reconstituição ritual da derrota de uma cidade-estado, os cativos eram🤑 muitas vezes decapitados ou os seus corações eram arrancados num sacrifício de sangue.
As paredes do principal campo de jogo de🤑 bola de Chichén Itzá, retrata equipes adversárias, com o líder da equipe vencedora segurando a cabeça decapitada do líder adversário,🤑 que se encontra de joelhos com sangue em forma de serpentes jorrando do seu pescoço.
O jogo de bola maia [🤑 editar | editar código-fonte ]
Um aro de campo de jogo de bola, Chichén Itzá
Os maias chamavam ao jogo de bola🤑 pitz, e a ação de jogar Ti Pitziil em Maia Clássico.
A betmais 365 associação à mitologia era central para a crença🤑 religiosa maia.
O mais antigo campo de jogo datado com precisão foi encontrado em Nakbé, Petén, na Guatemala, remontando a 500🤑 a.C.[carece de fontes].
O número de jogadores ou pitziil variava de 2 a 5 por equipe, e aqueles utilizavam protecções na🤑 cabeça (pix'om), ancas (tz'um), joelhos e cotovelos (kipachq'ab'), feitas de pele de jaguar ou veado.
As partes corporais referidas eram as🤑 únicas a poder entrar em contacto com a bola (kid), feita de uma mistura de látex e de seiva de🤑 uma dama-da-noite (Ipomoea alba), cujo diâmetro variava entre 25 a 30 cm e o peso entre 1.
5 a 3 kg🤑 no período clássico.
Jogar o jogo de bola era participar na manutenção da ordem cósmica do universo e regeneração ritual da🤑 vida.
Era um jogo de sorte, perícia e batota reflectindo a vida.
O esforço de equipa levava à partilha de comportamento e🤑 cultura, apresentando, reforçando e reinventando o jogo da vida e o lugar de cada um na ordem cósmica.
Nos tempos do🤑 clássico tardio, o jogo de bola estava ritualmente associado às guerras endémicas entre as várias cidades-estado da época.
O sucesso da🤑 conquista militar era recriado num jogo de bola público e ritual, em que prisioneiros de guerra de alta patente eram🤑 derrotados e sacrificados.
Por vezes eram mantidos presos, torturados e em exibição pública durante anos antes de serem sacrificados.
Relação com a🤑 mitologia e religião maias [ editar | editar código-fonte ]
O Popol Vuh define a importância do jogo de bola maia🤑 muito para além de um mero desporto.
Fornece ainda importantes analogias para a interpretação do jogo de bola desde uma perspectiva🤑 mitológica.
As primeiras aventuras relacionadas com o jogo de bola estabelecem a relação entre as pessoas e os deuses.
A história começa🤑 com o pai e tio dos Gémeos Heróis, Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu, filhos dos velhos deuses Ixpiacoc e Ixmucané.
Os🤑 senhores de Xibalba, o inframundo, aborreceram-se com o ruído produzido por Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu enquanto jogavam.
O campo de🤑 jogo situa-se na orla oriental da Terra próximo do grande abismo.
Os senhores principais de Xibalba, Um Morte e Sete Morte,🤑 enviam corujas para atrair os dois irmãos a jogarem no campo de Xibalba, situado na orla ocidental do inframundo.
Os irmãos🤑 adormecem durante a viagem e acabam por ser sacrificados pelos senhores de Xibalba, sendo sepultados no solo do campo de🤑 jogo de bola.
Esta história relaciona a prática do jogo de bola com os sacrifícios.
Hun Hanahpu é decapitado e a sua🤑 cabeça colocada numa planta de fruto, que dá cabaças pela primeira vez.
Isto está também relacionado com a proeminência de cabeças🤑 decorativas de animais e aves usadas como enfeites da cabeça.
A história continua após o nascimento dos Gémeos Heróis, Hunahpu e🤑 Ixbalanqué.
Encontram o equipamento de jogo de bola na casa de seu pai e começam a jogar, aborrecendo novamente os deuses🤑 de Xibalba.
Ao contrário de seu pai e tio, os gémeos sobrevivem a várias provas difíceis, com a ajuda de um🤑 mosquito (que morde as mãos dos deuses de Xibalba, obrigando-os a revelarem-se aos rapazes).
Eventualmente, os gémeos acabam por defrontar os🤑 deuses de Xibalba numa partida de jogo de bola.
Mais tarde, enganam os senhores de Xibalba, levando-os a pensar que estão🤑 mortos, após saltarem para um caldeirão de sopa.
Milagrosamente, os gémeos renascem como peixes-gato, regressam à betmais 365 forma humana e efectuam🤑 falsos sacrifícios em que a vítima supostamente ressuscita.
Quando dois dos deuses de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, se oferecem🤑 para um destes falsos sacrifícios, os gémeos enganam-nos e levam a cabo um sacrifício verdadeiro.
Os gémeos poupam as vidas dos🤑 restantes deuses de Xibalba, mas dizem-lhes que a partir desse momento apenas lhes poderão ser oferecidos sacrifícios de sangue de🤑 animais e seiva de cascarilha e que apenas podem incomodar as pessoas da Terra que sejam fracas ou que tenham🤑 alguma culpa.
Os gémeos não conseguem fazer reviver o seu pai e deixam-no enterrado no campo de jogo de Xibalba.
Por esse🤑 motivo, as palavras para campo de jogo e cemitério são sinónimos.
Os campos de jogo tornaram-se para sempre ritualmente ligados com🤑 a morte.
O campo de jogo tornou-se um local de transição, um estádio entre a vida e a morte.
Ao longo da🤑 linha central do campo, eram colocadas gravuras de cenas míticas do jogo de bola, usualmente limitadas por um quadrifólio, que🤑 marcava uma entrada de um portal de acesso a outro mundo.
Uma lição que se pode obter do Popol Vuh é🤑 a de que jogar o jogo de bola pode ser mortal e que a batota pode ser a única forma🤑 de superar os adversários.
O grande campo de jogo de bola de Chichén Itzá [ editar | editar código-fonte ]
O grande🤑 campo de jogo de bola de Chichén Itzá
O jogo aparece em vários mitos, às vezes como a luta entre os🤑 deuses do dia e da noite, ou as batalhas entre deuses do céu e senhores do inframundo.
A bola simbolizava o🤑 sol, lua ou estrelas, e os aros significavam nascer do sol e pôr-do-sol ou equinócios.
Com o aparecimento da cultura maia,🤑 o significado do jogo de bola ritual torna-se mais evidente.
Foram dedicados muito tempo e energia à construção de campos de🤑 jogo de bola.
Estes campos eram considerados portais para o inframundo maia, e eram construídos em zonas baixas ou aos pés🤑 de grandes construções verticais.
O Grande Campo de Jogo de Bola de Chichén Itzá é o maior da Mesoamérica.
Uma gravura em🤑 seis paineis de Chichén Itzá, mostra uma cena do Popol Vuh, indicando o significado cosmológico do jogo de bola na🤑 ideologia maia.
Outros vestígios maias [ editar | editar código-fonte ]
Evidências adicionais sobre o jogo de bola maia aparecem em pinturas🤑 de vasos maias.
Muitas vezes estes vasos são pintados com cenas do jogo de bola ritual.
Os jogadores são mostrados usando protecções🤑 nos braços e joelhos e muitas vezes também são mostrados usando decorações elaboradas na cabeça, indicando a betmais 365 elevada posição🤑 e explicando o lugar dos homens no mundo.
O jogo de bola asteca [ editar | editar código-fonte ]
A versão asteca🤑 do jogo de bola é chamada ullamaliztli.
As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente vários campos de jogo de🤑 bola chamados tlachtli.
[3] Na capital asteca, Tenochtitlan, o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco ("no campo de🤑 jogo de bola sagrado") - aqui eram efectuados importantes rituais nos festivais do mês Panquetzaliztli, incluindo sacrifícios humanos de quatro🤑 cativos em honra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal.
Para os astecas o jogo de bola tinha também um significado🤑 religioso, mas onde os maias viam uma batalha entre os senhores do inframundo e os seus adversários terrenos, os astecas🤑 viam uma batalha entre as forças da noite lideradas pela lua e estrelas representadas pela deusa Coyolxauhqui e os seus🤑 filhos Centzonuitznaua, e o sol personificado por Huitzilopochtli.
[4] Mas para além de ter um importante significado religioso e ritual, para🤑 os astecas o jogo de bola era também um passatempo, jogado como forma de recreio e por todas as classes🤑 da sociedade asteca.
Os jovens astecas aprendiam a jogar na escola calmecac, e os melhores podiam tornar-se famosos ao ponto de🤑 poderem jogar profissionalmente.
As partidas eram disputadas em diferentes bairros e mercados da cidade, muitas vezes acompanhadas de jogos de apostas🤑 em grande escala.
Diego Durán mencionou que "sempre que os nobres astecas jogavam, apostavam jóias, escravos, pedras preciosas, mantos e trajes🤑 de guerra e mesmo roupas e adereços para senhoras".
Também os espectadores faziam apostas, e mesmo esposos ou filhos podiam ser🤑 apostados.
Também os senhores astecas jogavam à bola.
Numa famosa partida descrita por Ixtlilxochitl, o governante asteca Axayacatl defrontou o governante de🤑 Xochimilco, de seu nome Xihuiltemoc.
Apostando a posse de um lago e de um mercado em Tenochtitlan contra um jardim de🤑 flores em Xochimilco Axayacatl foi derrotado.
No entanto, quando enviou os seus emissários para pagarem a dívida, eles assassinaram o senhor🤑 de Xochimilco, pois apenas desse modo poderia o senhor asteca salvar a betmais 365 honra.
A palavra nauatle para o jogo era🤑 ōllamaliztli (frequentemente ullamaliztl), derivada da palavra ōlli (borracha) e do verbo ōllama (jogar à bola) e a bola propriamente dita🤑 era chamada ōllamaloni.
Uma vez que a árvore da borracha não existia nas terras altas do império asteca, os astecas obtinham🤑 bolas e borracha como parte dos tributos das regiões das terras baixas onde era cultivada - por exemplo em Veracruz.
O🤑 códice Mendocino refere 16 000 como sendo o número de pedaços de borracha virgem importados a cada seis meses para🤑 Tenochtitlan desde as províncias do sul, mas nem toda a borracha era consumida no fabrico de bolas.
Em 1528 Hernán Cortés🤑 enviou um grupo de ōllamanime (jogadores de bola), para a Espanha, para se apresentarem perante Carlos V, onde foram desenhados🤑 por Christophe Weiditz.[5]
O jogo de bola e a arte [ editar | editar código-fonte ]
Escultura em cerâmica encontrada num túmulo🤑 do México ocidental mostrando os jogadores numa partida e jogo de bola mesoamericano.
O jogo de bola e os seus praticantes🤑 são um tema recorrente na arte mesoamericana.
Vasilhas usadas no consumo ritual de cacau estão muitas vezes decoradas com cenas detalhadas🤑 de campos de jogo de bola e jogadores vestidos com o equipamento completo.
A noz de cacau simboliza um coração humano🤑 pois encontram-se igualmente divididos em vários câmaras.
A bebida preparada a partir da noz de cacau é escura e espessa como🤑 o sangue, sendo consumida em cerimónias rituais.
Por outro lado, as nozes de cacau eram usadas como moeda.
Pensa-se que os sacrifícios🤑 efectuados após um jogo de bola ritual eram tentativas de apaziguar os deuses e assegurar a fertilidade e abundância económica.
As🤑 bolas de borracha utilizadas no jogo de bola têm também um simbolismo económico, pois a borracha utilizada na betmais 365 produção🤑 era também fulcral na betmais 365 economia comercial.
Estas vasilhas estão muitas vezes decoradas com glifos ao longo dos bordos.
Algumas das mais🤑 famosas figuras de cerâmica representando jogadores de bola, são os chamados "figurinos emparelhados" encontrados em Jaina, México datados de 600🤑 a 900 a.C.
Foram encontrados juntos durante escavações na ilha de Jaina no início da década de 1960.
Estes figurinos de jogadores🤑 de bola funcionavam juntos como um par.
Cada um deles pode baixar-se sobre o joelho esquerdo e puxar o braço atrás,🤑 podendo ser facilmente colocados de forma a ficarem em jogo perpétuo, com a bola na cabeça do observador.
O produtor destes🤑 figurinos dedicou grande atenção aos detalhes das vestes dos jogadores.
Tecidos de protecção cobrem apenas um braço, do pulso ao cotovelo,🤑 em conjunto com uma única joelheira.
Provavelmente deste modo pretendia-se mostrar a complementaridade dos dois jogadores, por forma a que pudeseem🤑 existir como par.
Mantos grosseiros de algodão, eram mantidos nas suas posições com cordas ou faixas.
A cobertura simples actualmente sobre as🤑 cabeças sugere que estes figurinos podem ter exibido chapéus (ou capacetes) muito elaborados, entretanto desaparecidos.
Outros figurinos, encontrados sobretudo em Jalisco,🤑 México, mostram jogadores de bola sentados, ao estilo Etzatlán de Jalisco, segurando uma grande bola.
A cerâmica escultórica de Jalisco era🤑 usada em oferendas funerárias nos túmulos de membros de famílias importantes.
Conjectura-se que as representações de jogadores de bola destinavam-se a🤑 acompanhar o enterro de um homem que havia sido um jogador exímio.