Materiais sugeridos Bola de borracha de diferentes pesos e tamanhos.
Taco (bastão de madeira).
Garrafas de plástico (pet).
Equipamento de vídeo.
Imagens impressas.
Fita adesiva.
Giz.
Bambolês.
Caderno 🌻 de registro.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais.
De acordo com a bingo aposta real realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a 🌻 prática.
Conversa inicial Com os estudantes em roda de conversa, apresente os objetivos de aprendizagens previstos para esta aula, aproveite para 🌻 discutir e relembrar com eles a definição de capacidades físicas e a diferença entre jogos e esportes.
Com o intuito de 🌻 estimular a discussão/debate sobre o tema, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes, para isso reproduza, por meio 🌻 de um equipamento de vídeo, algumas imagens (imagem 1, 2, 3, 4 e 5) previamente selecionadas e pergunte-lhes quais dos 🌻 esportes demonstrados eles conhecem/identificam.
Nos casos afirmativos, peça-lhes para que falem o que conhecem acerca da modalidade.
Caso não haja a possibilidade 🌻 da reprodução em equipamento de vídeo, apresente-as de maneira impressa ou pelo celular.
Questione os estudantes se acreditam que as modalidades 🌻 apresentadas têm bingo aposta real origem em nosso país.
Se não, qual país seria? Questione quais são as possíveis características em comum e 🌻 distintas existentes entre elas.
Peça-lhes para analisar desde vestimentas, recursos materiais, espaço físico utilizados.
Como sugestão, proponha as seguintes indagações: Em quais 🌻 das modalidades os jogadores usam um bastão (taco) para rebater a bola? Quem já praticou algum desses esportes? Sabem como 🌻 é feita a contagem dos pontos em cada um deles? O que as equipes precisam fazer para evitar que o 🌻 adversário marque pontos? Durante esse momento de questionamentos realizado junto aos estudantes, escreva no quadro as palavras/expressões/termos que mais se 🌻 repetem a partir das respostas apresentadas.
Depois, explore as palavras-chave consignadas no quadro.
É importante garantir que todos possam se expressar e 🌻 também ouvir os colegas.
Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.
Imagens para reprodução e reflexão: Basebol: 🌻 Campo de softbol: Hóquei sobre a grama: Golf: Críquete:
Atividade Atividade 1 - Jogo de taco (bets) Distribua a turma em 🌻 grupos com quatro estudantes cada.
Dois deles atuarão como rebatedores e os outros dois como lançadores.
Entregue para cada um dos grupos 🌻 uma bola pequena, duas garrafas de plástico (pet), que servirão de alvo, e ainda dois tacos de madeira ou de 🌻 outro material resistente.
Marque no chão dois círculos com uma média de 50 cm de diâmetro em lados contrários da área 🌻 do jogo e posicione o alvo no centro de cada círculo.
Por questão de segurança, marque também uma linha a 2 🌻 metros de distância do centro de cada círculo para que os lançadores se posicionem.
Os estudantes (dupla) rebatedores precisam rebater a 🌻 bola o mais longe possível da garrafa, protegendo-a dos lançamentos da dupla de lançadores, cujo objetivo é evitar que os 🌻 rebatedores marquem pontos e "conquistem o taco" (o direito de rebater).
Sempre que a bola for rebatida para frente, a dupla 🌻 rebatedora deve trocar de lado, marcando assim um ponto a cada troca.
Torna-se vencedor do jogo a dupla que marcar 12 🌻 pontos.
Para os lançadores se tornarem rebatedores, eles precisam acertar a bola na garrafa pet, o que pode ser feito por 🌻 meio de um arremesso direto ou quando os rebatedores estiverem correndo.
Os lançadores também se tornam rebatedores se a bola for 🌻 rebatida para trás em duas ocasiões ou se ela for pega por eles antes de cair no chão.
É importante salientar 🌻 que essas regras e modos de prática podem ser reajustados de acordo com a região em que esse jogo é 🌻 praticado ou alterados a partir das características dos estudantes.
Proponha intervalos entre as práticas, solicitando aos estudantes que percebam os elementos 🌻 comuns dos esportes de campo e taco.
Além disso, devem se reunir coletivamente para propor estratégias coletivas da equipe e verificar 🌻 se precisam adaptar as práticas para que incluam todos.
Outro ponto é identificar as capacidades físicas e habilidades motoras requeridas pela 🌻 modalidade.
Permita aos estudantes explorar os jogos e faça adaptações e reflexões no sentido de evidenciar os objetivos de aprendizagem para 🌻 a aula.
Eles devem perceber, também, que, por ser um jogo, o taco permite a flexibilização e a adaptação das regras, 🌻 ao contrário dos esportes.
Momento da reflexao Em roda, converse com os estudantes sobre as atividades realizadas, de modo que expressem 🌻 o que sentiram durante a prática.
Questione-os sobre as impressões a partir das atividades, como foi realizar os diferentes tipos de 🌻 movimentos, as dificuldades vivenciadas.
Pergunte aos estudantes: Quais as características dos esportes de campo e taco? Quais as capacidades físicas mais 🌻 solicitadas nas modalidades estudadas? O que pode ser utilizado como recurso material adaptado na falta dos instrumentos oficiais para a 🌻 prática dessas modalidades? Como pode ser adaptada, a prática é um jogo ou um esporte? É importante incentivar os estudantes 🌻 a se expressarem, permitindo-lhes o livre apontamento do que experienciaram e não se preocupando com respostas certas e erradas.
Realize observações 🌻 a partir das falas dos estudantes.
Mencione possíveis situações em que houve conflitos e exclusões e aquelas em que os estudantes 🌻 apresentaram condutas positivas e inclusivas.
Observe se todos os estudantes participaram da reflexão.
Se necessário, utilize recursos adicionais, como textos escritos, imagens, 🌻 ou direcione a fala especificamente para estudantes com dificuldade de compreensão.
Sistematizacao do conhecimento Organize com os estudantes sobre o que 🌻 eles aprenderam nesta aula.
A partir das reflexões trazidas por eles na roda de conversa, reforce os elementos comuns dos esportes 🌻 de campo e taco.
Confirme as hipóteses das discussões com os estudantes sobre os movimentos envolvidos nas modalidades dos esportes de 🌻 campo e taco; quais as capacidades físicas mais utilizadas em cada momento de bingo aposta real prática; quais as adaptações poderiam ser 🌻 realizadas para a prática dessas modalidades em ambientes sem recursos materiais e condições físicas oficiais.
Após esse diálogo, explane junto aos 🌻 estudantes se já haviam praticado algum jogo que se aproxima de algum desses esportes de campo e taco.
Pontue sobre importantes 🌻 elementos das competências que puderam ser desenvolvidos na aula, como a resiliência, a cooperação, o diálogo, a criação de soluções 🌻 diante de desafios, a empatia, a ação pessoal em prol do coletivo, entre outros.
Registro e avaliacao Para avaliar a aprendizagem 🌻 dos estudantes, sugerimos que dite ou escreva no quadro as questões a seguir e peça-lhes para responder no seu caderno 🌻 como tarefa de casa: Quais são os movimentos que as equipes de defesa realizaram? Quais são os movimentos que as 🌻 equipes de ataque realizaram? Quais são as capacidades físicas requeridas nas situações de defesa? Quais são as capacidades físicas requeridas 🌻 nas situações de ataque? Quais jogos mais se assemelham às modalidades que praticaram? Justifique.
Combine com os estudantes que poderão responder 🌻 as questões em casa e deverão trazê-las respondidas no próximo encontro.
Lembre-se de verificar a necessidade de permitir que os estudantes 🌻 se expressem por meio de outras linguagens, além do texto escrito.
No próximo encontro, lembre-se de corrigir com eles as questões 🌻 apresentadas, verificando os acertos e erros e procurando conversar com sobre o modo que os levaram a tais conclusões.
Barreiras Barreiras 🌻 Utilizar regras rígidas para as práticas dos esportes de campo e taco.
Deixar de observar se os espaços possibilitam o acesso 🌻 de todos os estudantes.
Exigir que os estudantes exerçam funções específicas nas práticas.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras Observar com 🌻 cautela os materiais que serão utilizados, de modo que todos os estudantes possam participar da aula plenamente.
Possibilitar o registro da 🌻 atividade da forma como o estudante se considera mais à vontade.
Incentivar os estudantes a incluírem todos os colegas nas atividades.