A era de ouro dos games no Japão e o crash norte-americano
No final dos anos 70 e começo dos 80, 🌜 o cenário dos jogos eletrônicos estava em plena efervescência, mas um acontecimento iria abalar as bases da indústria. O mercado 🌜 norte-americano estava lotado de jogos e, com uma sobressaturada demanda e uma oferta excessiva de títulos de baixa qualidade, ocorreu 🌜 o que ficou conhecido como o
crash do mercado de jogos eletrônicos de 1983
.
Esse período histórico teve duas consequências fundamentais. A 🌜 primeira delas foi que a liderança no mercado de consoles dejou de ser dos Estados Unidos e passou para o 🌜 Japão, território onde a indústria de jogos soube se manter ativa e inovando nos anos que se seguiram à crise.
O 🌜 primeiro jogo de plataforma a usar gráficos em rolagem foi Jump Bug, um simples jogo de tiro de plataforma desenvolvido 🌜 pela Alpha Denshi no Japão.
Nos Estados Unidos, o impacto do crash foi devastador para a industria.
No Japão, foi mais um 🌜 choque para os desenvolvedores, sendo popularmente chamado de "Atari Shock" ou "o choque Atari".
Resultado
Estados Unidos
Japão
Indústria de consoles
Todas as três empresas 🌜 líderes (Atari, Magnavox e Mattel) perderam milhões, cerca de
US$ 100 milhões só em 1985
. Isso fez com que as empresas 🌜 se retirassem do mercado.
Apesar da surpresa, os desenvolvedores de jogos continuaram se adaptando e buscando a inovação. Notoriamente, a Nintendo 🌜 esteve à frente desses esforços criativos.
Chave do sucesso japonês
As razões do sucesso japonês são muito associadas à Nintendo. Ela deteve 🌜 uma infinidade de bons hábitos, entre eles:
Cumprir o cronograma e o orçamento de desenvolvimento.
Incentivar qualquer forma de criatividade do time 🌜 de desenvolvimento.
Lidar diretamente com os desenvolvedores, independentemente dos detalhes de hardware.
Considerar que jogos têm vida útil limitada e planejar por 🌜 isso desde o início.
Usar a propriedade intelectual vigorosamente e guardá-la com celofane.
Prestar atenção a cada detalhe visual e ajustar se 🌜 necessário.