cruzeiro uol esporte, é um dos principais centros do futebol brasileiro, o clube de futebol mais antigo do estado de 🌜 Pará, com mais de 200 anos e está presente em mais de 100 campeonatos, entre eles o Campeonato Pará e 🌜 a Taça Estado do Pará.
A fundação do Clube Atlético União, ou ainda União União, ocorreu em 17 de agosto de 🌜 1925, no bairro do Catumbi, em São Gabriel da Cachoeira.
Foi assim uma das primeiras grandes colônias futebolísticas do Estado do 🌜 Pará no começo do século XX.
Foi criada a primeira franquia do futebol profissional no Estado, com a
construção de um pavilhão 🌜 profissional, o "Clube Atlético União" (atual União de Futebol Americano) em 1931.
O novo estádio foi erguido no bairro Catumbi, com 🌜 capacidade para 25.
000 pessoas e seria inaugurado às 20 horas da noite, em 23 de agosto de 1927.
Após uma década 🌜 de forte crescimento no futebol amador, a história futebolística de Belém e de suas colônias passou a influenciar o futebol 🌜 universitário do Pará em diversos aspectos.
Foi na década de 1950 que um grupo de jovens universitários do Pará liderado pelo 🌜 futuro presidente Juscelino Kubitschek fundou o Federação Paraense de Futebol Profissional (FAPA).Tendo
como ponto de partida o futebol local, foi formado 🌜 ali um clube, o Associação Atlética Marabá.
O clube foi fundado com o mesmo número de sócios e atletas em 1954, 🌜 porém, seu maior rival foi o Paysandu Sport Club.
Em 1955 o União se associou a Paysandu e fez parte de 🌜 uma parceria com o Club de Regatas do Flamengo.
O clube permaneceu nesse grupo até 1971 como um dos fundadores do 🌜 Campeonato Paraense de Futebol de 1952.
Mais recentemente, o futebol estadual profissional cresceu exponencialmente, chegando a ter 15.
000 lugares, um recorde.
Em 🌜 1995, a Universidade Católica do Pará
concedeu o estatuto de Capital Federal, tornando-se Universidade Federal Professor Ismael Nery.
A ideia do Clube 🌜 Atlético União surgiu pela necessidade de um prédio que pudesse abrigar uma equipe e, posteriormente, uma torcida organizada.
Para essa nova 🌜 ideia, o clube decidiu construir uma estádio localizada na foz do Rio Paraibau, próximo do rio Pará, que seria o 🌜 estádio do clube, para partidas, treinos e jogos de campo.
O terreno foi adquirido pouco tempo depois.
O local acabou sendo escolhido 🌜 no terreno de aproximadamente 40 metros quadrados, sendo esta área reservada a competições organizadas pelo Comitê Organizador do futebol brasileiro 🌜 (COC-RIO),
com o intuito de viabilizar a construção do novo complexo.
O terreno da construção ocorreu num terreno doado pelo presidente Juscelino 🌜 Kubitschek e pelo ex-presidente do Clube Atlético-Rio Football Club, Ismael Nery.
O terreno que ficaria localizado na foz do rio Pará 🌜 foi doado ao estado.
Um projeto inicial do então primeiro prefeito Ismael Nery (1928-1935) previa o estádio ser construído em terreno 🌜 doado por Juscelino Kubitschek, porém, este nome ficou de vez descartado para criar novo estádio.
Apesar do terreno ser muito semelhante 🌜 ao terreno usado no início do futebol, o local não foi o escolhido, e posteriormente, este
foi alterado para um terreno 🌜 localizado na praia perto do Pará, para permitir que os outros clubes de futebol de Belém pudessem disputar partidas.
Devido a 🌜 isso e o projeto sendo cancelado, as obras do estádio ocorreram, e a empresa vencedora da licitação acabou sendo contratada 🌜 pela Companhia Hidrelétrica do Rio Doce (CTAR), a maior empresa de energia no Pará.
Houve muita dificuldade para obter um custo 🌜 final que apoiasse o então Presidente Emílio Garrastazu Médici, sendo que no último leilão de obras de construção realizada no 🌜 interior do estado em 2003 ele recebeu 20 milhões de liras de caixa.
O então presidente Garrastazu Médici, porém, não esperava 🌜 a execução do empreendimento, alegando "diferente interesses privados".
Após o fechamento da licitação inicial, foram contratados pela Companhia das Telecomunicações e 🌜 pela Companhia Energética do Pará para administrar o canal que o liga, que fica no Rio Paraibau.
Foram contratados pelo então 🌜 governador do Pará, José Cláudio Galindorama, que posteriormente adquiriu a concessão, e no Governo do Estado (que concedeu a concessão 🌜 em 2008 para explorar o canal entre as capitais do Rio de Janeiro, Belém e Rio Branco).
No final de 2011 🌜 o estádio recebeu uma etapa de obras que, com
a conclusão dos treinos, tornou-se um dos grandes estádios do estado no 🌜 país, em partida e em outros eventos de destaque, ficando assim em 15º lugar no Ranking Nacional de Perco na 🌜 modalidade.
Com a inauguração do estádio, foi realizado um plebiscito, que aconteceu após uma conversa entre os torcedores e autoridades.
Apesar desta 🌜 situação com o governador, o Presidente Médici, que residia em Belém, aceitou os votos contrários para o projeto de construção, 🌜 que considerava inconstitucional a construção da nova casa estadual no Maracanã.
Uma tempestade de ciclones tropicais foi a pior nomeada ao 🌜 largo da área de responsabilidade
de um ciclone tropical, que causou severas enchentes na província de Aichi, província da Odaita, na 🌜 província de Otaita, no Japão.
A onda chegou ao Japão em 21 de outubro, na região da ilha de Hahata, mas 🌜 a tempestade ainda permaneceu classificada como tempestade tropical, e foi