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José Manuel da Costa Júnior de Araújo (Porto Alegre, - Rio de Janeiro, ) foi um artista gráfico de grande fama, reconhecido pela realizaçãocasino online americanoseus primeiros anos, tendo participado de obras que não faziam parte da "Série Histórica de Portugal", mas que deram origem ao primeiro "Museu Nacional de Arte Contemporânea Contemporânea," criado pelo Instituto Nacional de Belas Artes.
Nasceu no século XIX, filho de Alfredo Costa de Araújo e decasino online americanomulher Lucélia Pinto dos Santos.
Seu pai era médico e professor.
Foi o único filho, Pedro João Pinto da Costa
Júnior e Maria Rita de Araújo.
Fez ainda parte do Movimento de Biciclos, movimento juvenil fundadocasino online americano1916 por Manuel da Costa, João da Costa e Maria Helena de Araújo.
Este movimento foi influenciado pelo espírito nacionalista que viria a fundar com a proclamação da República Portuguesacasino online americano1910.
Em 1916, aos 16 anos, foi destacado pela imprensa para um primeiro movimento, o grupo de pintores republicanos, ligado à maçonaria.
Este grupo fez parte ainda na "Exposição Política" das "Études de Artes Plásticas" de Pariscasino online americano1916.
O grupo tornou-se internacional e teve como nome principal o "Grupo dos Artes
Rurais", onde realizou também os seus trabalhos, tendocasino online americanovista que foi,casino online americanomenor medida, o líder nacional daquele movimento.
A década de 1920 viu uma forte repressão da sociedade.
Apesar dessa situação, foi-lhe dedicado importante atividade artística, principalmente no campo de aquarela e litografia.
Em 1924 fundou, junto com Álvaro de Almeida, o jornal "A Província", uma das principais manifestações artísticas dos operários e colonos de Porto Alegre, entre os quais se encontravam pintores, escultores e outros artistas da classe média do Rio Grande do Sul.
Em 1927, devido à crise econômica gerada pelas medidas políticas tomadas pela União,
o Clube Republicano foi extinto.
Acasino online americanoúnica atividade, o jornal "O Independente", tornou-se clandestina e acasino online americanorevista, revista "Correio Geral", a primeira revista voltada para a arte, saiucasino online americanoAgosto de 1928.
Porém, jácasino online americano1932, seu patrono, António Pinto da Costa Júnior, foi preso e a revista "A Província" saiu rapidamente, tendo, com isso, o reconhecimento de Francisco Pinto da Costa e Miguel Ângelo Moreira da Cunha.
Quando Francisco Pinto da Costa faleceucasino online americano1932, José Silvestre da Costa, com quem colaborava, publicou, nas páginas do jornal "A Gazeta," as ilustrações dos primeiros três quadros da históriada sociedade.
Em 1938, devido à censura da Ditadura Militar (1939-1945), José Silvestre da Costa participou com um grupo de pintores modernistas, na "Exposição Rio-Grandense do Desenho de Arte" de São Paulo, e a expôs individualmente, sendo o primeiro a ser inauguradocasino online americano1948.
A exposição no salão nobre se manteve sob a encomenda do mesmo, e o grupo dos artistas era dirigido por Raul Boone da Fonseca.
Em 1949, organizou a instalação de uma coluna, no qual ele e Mário de Andrade trabalhavam.
Em maio,casino online americanoconjunto com Maria Helena de Araújo, José Silvestre, com a colaboração de Manuel
da Costa Júnior e Ana Maria Machado, inaugurou no interior do museu,casino online americano1955, uma exposição do "Dicionário de Arte Moderna", organizada por ele, com obras de Rodolfo Amoedo Flores, Francisco Pacheco Barbosa e Álvaro de Almeida.
No mesmo ano, apresentou um novo programa de "Antologia".
Em 1957, colaborou na revista "A Arte Moderna", de Oswald de Andrade, a qual organizou e ilustroucasino online americanoseis fascículos, ecasino online americano1958 e 1959, na seção "Arte e cultura cultural do Brasil", publicou o seu "Trabalhos de Manuel da Costa, a arte de Luiz Alves, artista gráfico e fundador da Associação Brasileira deCríticos de Arte".
José Silvestre de Costa participou da criação das primeiras exposições individuais organizadas pela Associação Brasileira de Críticos de Arte de São Paulo.
Em 1958, organizou,casino online americanoSão Paulo, os "Impressões de Manuel da Costa e Mário de Andrade" – exposição "José Silvestre de Costa, pintor gráfico", com obras de Cândido Portinari.
A exposição no piso térreo foi organizada pelo então Departamento de Arte, tendo o projeto iniciadocasino online americano1962.
Em 1965 foi inaugurado o "Centro de Exposições José Silvestre da Costa de Lima - Associação Brasileira de Críticos de Arte".
As duas exposições foram reunidas no Centro
Histórico José Silvestre de Costa, que foi inauguradocasino online americano1969, sendo que a primeira (1968) se deu já nos anos 1970.
Entre 1977 e 1991, trabalhou com a Sociedade Amigos dos Artistas de São Paulo, entre elas: Joaquim Pedro de Araújo, Luiz Pacheco Barbosa e José Silvério Ferreira de Moraes, entre outros.
Foi membro do Centro de Arte Moderna de São Paulo, desde 1969.
Emcasino online americanohomenagem, instituiu o nome de várias ruascasino online americanoPorto Alegre, incluindo "Rua José Silvestre",casino online americanohomenagem ao artista, na Praça Cândido Portinari.
Em seu nome, destaca-se a Avenida Marcelino Ramos que se estende desde
a Rua Doutor José da Rosa,casino online americanofrente ao Centro