Nota: Se procura jogos nos quais há a prática de apostas, veja Se procura jogos nos quais há a prática🌧️ de apostas, veja jogo de apostas
Roleta, um jogo de azar comum em cassinos
Um jogo de azar um jogo cujo resultado🌧️ é fortemente influenciado por algum dispositivo de aleatoriedade.
Dispositivos comuns usados incluem dados, piões, cartas de baralho, roletas, bolas numeradas ou,🌧️ no caso de jogos digitais; geradores de números aleatórios.
Um jogo de azar pode ser jogado como um jogo de apostas🌧️ se os jogadores apostarem dinheiro ou qualquer valor monetário.
Os jogos de azar são conhecidos em quase todas as sociedades humanas,🌧️ embora muitas tenham aprovado leis que o restringem.
Os primeiros povos usavam os nós dos dedos das ovelhas como dados.
Algumas pessoas🌧️ desenvolvem um vício psicológico em jogos de azar e arriscam até comida e abrigo para continuar a jogar.
Jogo de senet🌧️ no Museu do Louvre, em Paris.
É possível ver, no fundo, os dados em forma de hastes no canto superior direito.
Os🌧️ dados mais antigos que se conhecem, em forma de pirâmide, foram descobertos em 1920 por sir Leonard Woolley ao pesquisar🌧️ em túmulos reais da civilização sumeriana de Ur.
[1] De um período pouco posterior, foram descobertos na tumba do faraó Tutankamon🌧️ dados em formatos de hastes com as faces numeradas de 1 a 4.
[1] Os sumérios e assírios usavam uma forma🌧️ antiga de dado de seis faces, feito de osso extraído do calcanhar de animais denominado astrágalo ou tálus, e que🌧️ o moldavam para que eles pudessem cair em quatro posições diferentes.[2]
Os jogos de dados tiveram origem na época romana, embora🌧️ não se conhecam as regras com que jogavam.
Um deste jogos, denominado "hazard", palavra que, em inglês e francês significa "risco"🌧️ ou "perigo", foi introduzido na Europa com a Terceira Cruzada.
As raízes etimológicas do termo provêm da palavra árabe "al-azar", que🌧️ significa "dado".
Tacito escreveu sobre os Germani em A.D.99:
" Eles praticam o jogo de dados, em que um irá, naturalmente, se🌧️ maravilhar, sobriamente, e bastante, como se fosse um negócio sério, com ousadia em ganhar e perder em que, quando eles🌧️ não têm nada mais a jogar, eles apostam a bonus de casino liberdade e bonus de casino pessoa na última queda do dado.
O perdedor🌧️ resigna-se voluntariamente à servidão, e mesmo se ele é mais jovem e mais forte do que seu adversário, ele se🌧️ permite ser amarrado e vendido.
Assim, grande é a bonus de casino firmeza em um caso tão ruim: eles mesmos chamam isso de🌧️ "manter a bonus de casino palavra"."
Os jogos de cartas apareceram por volta do século IX na China[4] e no século XIV na🌧️ Europa.[2]
Os primeiros registros de uma loteria gravados são os cartões Keno dos chineses da Dinastia Han entre 205 e 187🌧️ aC.
Acredita-se que estas loterias ajudaram a financiar projetos governamentais importantes, como a Grande Muralha da China.
As primeiras loterias europeias conhecidas🌧️ foram realizadas durante o Império Romano,[2] principalmente como uma diversão em jantares.
Cada convidado recebeia um bilhete, e prêmios, muitas vezes🌧️ consistiam de itens especiais como louça.
Todo portador do bilhete tinha a certeza de ganhar alguma coisa.
Este tipo de loteria, no🌧️ entanto, não era mais do que a distribuição de brindes por nobres ricos durante os folguedos saturnalianos.
Os primeiros registros de🌧️ uma oferta de bilhetes de loteria para a venda foi na loteria organizada pelo imperador romano César Augusto.
Os recursos foram🌧️ usados para reparos na cidade de Roma, e os vencedores receberam prêmios na forma de artigos de valor desigual.
No século🌧️ XVI, surgem os primeiros estudos matemáticos na europa sobre jogos.
Luca Pacioli em cerca de 1500 em bonus de casino notável Summa estuda🌧️ um problema do jogo da Balla.
Girolamo Cardano em 1526 escreve o livro Liber de Ludo Aleae (Livro dos jogos de🌧️ azar) resolvendo vários problemas de enumeração e retoma os problemas levantados por Pacioli.
[5] A obra de Cardano, contudo, só veio🌧️ a ser publicada em 1663.
[2] Cardano relata em bonus de casino autobiografia, De Propria Vita que era viciado em jogos.
Escreve que havia🌧️ jogado xadrez por 40 anos e dados por 25 anos.
[6] Niccolò Tartaglia em 1556 dedica algumas páginas de seu livro🌧️ General Trattato aos problemas de Pacioli e Galileu Galilei em 1590 escreve outro manual sobre jogos, o Sopra le Scoperte🌧️ dei Dadi (Considerações sobre o Jogo de Dados).[5][7]
Outros jogos de azar, como o pôquer e a roleta, apareceram no século🌧️ XIX.[2]
A situação nos dias de hoje evoluiu de uma forma um tanto previsível.
As pessoas apostam em uma variedade cada vez🌧️ maior de jogos, a maioria dos quais analisada matematicamente nos mais ricos detalhes.[2]
O dinheiro ganho ou perdido em um jogo🌧️ de azar é determinado pelo "EV" (Expected Value, termo da língua inglesa que tem, por significado, "Valor Esperado") de uma🌧️ aposta.
[8] Cada aposta pode gerar "EV" negativo (perda de dinheiro) ou positivo (ganho de dinheiro).
Um exemplo simples de "EV": imaginemos🌧️ uma aposta que tem-se 25% de chance de ganhar e aposta-se 10 créditos para ganhar 50 créditos...
o que aconteceria, matematicamente🌧️ falando? Perderia-se 10 créditos 3 vezes (75%) e ganharia 50 numa quarta vez.
Desses 50 tira-se os 30 perdidos nas primeiras🌧️ apostas para obtermos um lucro de 20 créditos.
Esses 20 créditos podem ser divididos pelas 4 apostas significando que a CADA🌧️ APOSTA o apostador teve um "EV" de +5 (20/4).
Ou seja, mesmo perdendo as apostas iniciais, esse apostador estava na verdade🌧️ ganhando dinheiro ao fazer a decisão correta, afinal, a longo prazo ele sai vencedor do jogo.
Se ele jogasse esse jogo🌧️ milhares ou centenas de milhares de vezes, ele ficaria rico.
"EV" é o que caracteriza o lucro do casino.
Todos jogos de🌧️ azar de um casino tem uma pequena vantagem para a banca, algo entre 0.5% e 3.
5% (depende do jogo).
Essa %🌧️ de vantagem para banca gera um "EV" positivo para ela muito pequeno mas que, a longo prazo, gera lucro...Depois de🌧️ 10.000, 50.000, 100.
000 apostas, mesmo que a banca tenha perdida algumas, ela vai ter o lucro, pois está criando uma🌧️ aposta de "EV" positivo para si e "EV" negativo para os jogadores.
Há controvérsias sobre o pôquer ser ou não um🌧️ jogo de azar.
[9] Um análise do pôquer nos permite saber que cada jogada que o jogador faz gera um "EV".
Se🌧️ é positivo ou negativo depende pura e exclusivamente da habilidade do jogador.
Ele pode fazer a decisão correta e perder, é🌧️ claro, afinal as cartas que estão para vir são aleatórias, porém, após jogar por muitas e muitas vezes, fazendo decisões🌧️ corretas (ou seja, decisões que gerem "EV" positivo para o jogador), e assim tendo mais probabilidade de ganhar, anulando o🌧️ fator "azar" que ele pode ter tido em um período curto de tempo mesmo fazendo decisões com "EV" positivo, e🌧️ esse sai vencedor.
Os jogos nos quais os jogadores não tem qualquer escolha são chamados de jogos de puro azar.
Muitos destes🌧️ jogos são jogos para crianças, uma vez que basta conhecer as regras e cada jogador tem uma chance igual de🌧️ vencer.
Os outros jogos de azar, chamados de jogos de azar com habilidade, contêm um processo aleatório (como mesas de roleta,🌧️ o lançamento de uma moeda ou o lançamento de um ou mais dados etc.
), mas os jogadores podem escolher a🌧️ partir de várias técnicas e regras como melhor conduzir o jogo.
Jogo de apostas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de🌧️ apostas, ou jogo a dinheiro, é a aposta de dinheiro ou algo de valor material (algumas vezes, referido como "os🌧️ riscos") em um evento com um resultado incerto com a principal intenção de ganhar dinheiro adicional e/ou bens materiais.
Normalmente, o🌧️ resultado da aposta é evidente dentro de um curto período.
O termo jogo, neste contexto, normalmente se refere a instâncias em🌧️ que tal atividade tenha sido especificamente autorizada pela lei.
O jogo a dinheiro é também uma actividade internacional comercial importante, com🌧️ o mercado legal de jogo totalizando cerca de 335 000 bilhões de dólares estadunidenses em 2009.[10]
Jogos de cartas [ editar🌧️ | editar código-fonte ]
Jogo de cartas de Theodoor Rombouts.
Jogos de puro azar A batalha é um jogo de cartas que🌧️ é jogado com um baralho de 32 cartas ou 52 cartas.
Cada jogador joga a primeira carta e a compara com🌧️ a do oponente.
Há uma regra fixa para cada combinação de cartas.
Os jogadores então não tem nada a decidir.
O bacará em🌧️ bonus de casino variante punto banco (ou "bacará norteamericano") é um jogo de cartas estritamente de chance com nenhuma habilidade ou estratégia🌧️ envolvida.[ 11 ]
Jogos de azar com habilidade O jogo de pôquer é jogado com um baralho de 52 cartas.
A distribuição🌧️ das cartas é o único elemento aleatório do jogo.
A forma de aposta, as apostas, os blefes são escolha do jogador.
O🌧️ jogo de blackjack , também conhecido como 21, é jogado com um baralho de 52 cartas e envolve estratégias por🌧️ parte dos jogadores, não estando sujeito simplesmente ao azar.
Jogos de dados [ editar | editar código-fonte ]
Dados para jogo de🌧️ pôquer de dados
Jogos de puro azar O jogo da glória é um jogo de tabuleiro que contém um caminho de🌧️ casas e se joga com dois dados.
Regras são fixas e o o jogador não decide nada.
Jogos de azar com habilidade🌧️ O gamão é jogado em um tabuleiro com quinze peões e dados.
O movimento dos peões sobre o tabuleiro é feito🌧️ com base nos valores dos dados.
O jogador pode escolher quais peças avançar.
O pôquer de dados é um jogo semelhante ao🌧️ pôquer que utiliza cinco dados em cujas faces são estampadas, em geral em cores diferentes, as cartas 9 , 10🌧️ , J , Q , K e ♠ ).
Algumas das diferenças entre o pôquer de dados e o pôquer são:🌧️ não é possível a formação de jogos por naipes (como flush ou royal straight flush ) e é possível se🌧️ fazer quinas (no pôquer, o máximo é a quadra ou pôquer).
O jogo craps , muito comum nos cassinos, é jogado🌧️ com dois dados.
Outros tipos de jogos [ editar | editar código-fonte ]
Detalhe de um jogo de roleta
Esta seção é um🌧️ excerto de Jogo patológico [ 17 ] Jogo patológico ou ludomania, mais popularmente conhecido como "vício em jogar", se refere🌧️ ao comportamento de persistir em jogar recorrentemente apesar de consequências negativas ou do desejo de parar.
É mais prejudicial e conhecido🌧️ entre jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso pode se tornar viciante.
Nota: Se procura jogos nos quais há a🌧️ prática de apostas, veja Se procura jogos nos quais há a prática de apostas, veja jogo de apostas
Roleta, um jogo🌧️ de azar comum em cassinos
Um jogo de azar um jogo cujo resultado é fortemente influenciado por algum dispositivo de aleatoriedade.
Dispositivos🌧️ comuns usados incluem dados, piões, cartas de baralho, roletas, bolas numeradas ou, no caso de jogos digitais; geradores de números🌧️ aleatórios.
Um jogo de azar pode ser jogado como um jogo de apostas se os jogadores apostarem dinheiro ou qualquer valor🌧️ monetário.
Os jogos de azar são conhecidos em quase todas as sociedades humanas, embora muitas tenham aprovado leis que o restringem.
Os🌧️ primeiros povos usavam os nós dos dedos das ovelhas como dados.
Algumas pessoas desenvolvem um vício psicológico em jogos de azar🌧️ e arriscam até comida e abrigo para continuar a jogar.
Jogo de senet no Museu do Louvre, em Paris.
É possível ver,🌧️ no fundo, os dados em forma de hastes no canto superior direito.
Os dados mais antigos que se conhecem, em forma🌧️ de pirâmide, foram descobertos em 1920 por sir Leonard Woolley ao pesquisar em túmulos reais da civilização sumeriana de Ur.
[1]🌧️ De um período pouco posterior, foram descobertos na tumba do faraó Tutankamon dados em formatos de hastes com as faces🌧️ numeradas de 1 a 4.
[1] Os sumérios e assírios usavam uma forma antiga de dado de seis faces, feito de🌧️ osso extraído do calcanhar de animais denominado astrágalo ou tálus, e que o moldavam para que eles pudessem cair em🌧️ quatro posições diferentes.[2]
Os jogos de dados tiveram origem na época romana, embora não se conhecam as regras com que jogavam.
Um🌧️ deste jogos, denominado "hazard", palavra que, em inglês e francês significa "risco" ou "perigo", foi introduzido na Europa com a🌧️ Terceira Cruzada.
As raízes etimológicas do termo provêm da palavra árabe "al-azar", que significa "dado".
Tacito escreveu sobre os Germani em A.D.99:
"🌧️ Eles praticam o jogo de dados, em que um irá, naturalmente, se maravilhar, sobriamente, e bastante, como se fosse um🌧️ negócio sério, com ousadia em ganhar e perder em que, quando eles não têm nada mais a jogar, eles apostam🌧️ a bonus de casino liberdade e bonus de casino pessoa na última queda do dado.
O perdedor resigna-se voluntariamente à servidão, e mesmo se ele🌧️ é mais jovem e mais forte do que seu adversário, ele se permite ser amarrado e vendido.
Assim, grande é a🌧️ bonus de casino firmeza em um caso tão ruim: eles mesmos chamam isso de "manter a bonus de casino palavra"."
Os jogos de cartas apareceram🌧️ por volta do século IX na China[4] e no século XIV na Europa.[2]
Os primeiros registros de uma loteria gravados são🌧️ os cartões Keno dos chineses da Dinastia Han entre 205 e 187 aC.
Acredita-se que estas loterias ajudaram a financiar projetos🌧️ governamentais importantes, como a Grande Muralha da China.
As primeiras loterias europeias conhecidas foram realizadas durante o Império Romano,[2] principalmente como🌧️ uma diversão em jantares.
Cada convidado recebeia um bilhete, e prêmios, muitas vezes consistiam de itens especiais como louça.
Todo portador do🌧️ bilhete tinha a certeza de ganhar alguma coisa.
Este tipo de loteria, no entanto, não era mais do que a distribuição🌧️ de brindes por nobres ricos durante os folguedos saturnalianos.
Os primeiros registros de uma oferta de bilhetes de loteria para a🌧️ venda foi na loteria organizada pelo imperador romano César Augusto.
Os recursos foram usados para reparos na cidade de Roma, e🌧️ os vencedores receberam prêmios na forma de artigos de valor desigual.
No século XVI, surgem os primeiros estudos matemáticos na europa🌧️ sobre jogos.
Luca Pacioli em cerca de 1500 em bonus de casino notável Summa estuda um problema do jogo da Balla.
Girolamo Cardano em🌧️ 1526 escreve o livro Liber de Ludo Aleae (Livro dos jogos de azar) resolvendo vários problemas de enumeração e retoma🌧️ os problemas levantados por Pacioli.
[5] A obra de Cardano, contudo, só veio a ser publicada em 1663.
[2] Cardano relata em🌧️ bonus de casino autobiografia, De Propria Vita que era viciado em jogos.
Escreve que havia jogado xadrez por 40 anos e dados por🌧️ 25 anos.
[6] Niccolò Tartaglia em 1556 dedica algumas páginas de seu livro General Trattato aos problemas de Pacioli e Galileu🌧️ Galilei em 1590 escreve outro manual sobre jogos, o Sopra le Scoperte dei Dadi (Considerações sobre o Jogo de Dados).[5][7]
Outros🌧️ jogos de azar, como o pôquer e a roleta, apareceram no século XIX.[2]
A situação nos dias de hoje evoluiu de🌧️ uma forma um tanto previsível.
As pessoas apostam em uma variedade cada vez maior de jogos, a maioria dos quais analisada🌧️ matematicamente nos mais ricos detalhes.[2]
O dinheiro ganho ou perdido em um jogo de azar é determinado pelo "EV" (Expected Value,🌧️ termo da língua inglesa que tem, por significado, "Valor Esperado") de uma aposta.
[8] Cada aposta pode gerar "EV" negativo (perda🌧️ de dinheiro) ou positivo (ganho de dinheiro).
Um exemplo simples de "EV": imaginemos uma aposta que tem-se 25% de chance de🌧️ ganhar e aposta-se 10 créditos para ganhar 50 créditos...
o que aconteceria, matematicamente falando? Perderia-se 10 créditos 3 vezes (75%) e🌧️ ganharia 50 numa quarta vez.
Desses 50 tira-se os 30 perdidos nas primeiras apostas para obtermos um lucro de 20 créditos.
Esses🌧️ 20 créditos podem ser divididos pelas 4 apostas significando que a CADA APOSTA o apostador teve um "EV" de +5🌧️ (20/4).
Ou seja, mesmo perdendo as apostas iniciais, esse apostador estava na verdade ganhando dinheiro ao fazer a decisão correta, afinal,🌧️ a longo prazo ele sai vencedor do jogo.
Se ele jogasse esse jogo milhares ou centenas de milhares de vezes, ele🌧️ ficaria rico.
"EV" é o que caracteriza o lucro do casino.
Todos jogos de azar de um casino tem uma pequena vantagem🌧️ para a banca, algo entre 0.5% e 3.
5% (depende do jogo).
Essa % de vantagem para banca gera um "EV" positivo🌧️ para ela muito pequeno mas que, a longo prazo, gera lucro...Depois de 10.000, 50.000, 100.
000 apostas, mesmo que a banca🌧️ tenha perdida algumas, ela vai ter o lucro, pois está criando uma aposta de "EV" positivo para si e "EV"🌧️ negativo para os jogadores.
Há controvérsias sobre o pôquer ser ou não um jogo de azar.
[9] Um análise do pôquer nos🌧️ permite saber que cada jogada que o jogador faz gera um "EV".
Se é positivo ou negativo depende pura e exclusivamente🌧️ da habilidade do jogador.
Ele pode fazer a decisão correta e perder, é claro, afinal as cartas que estão para vir🌧️ são aleatórias, porém, após jogar por muitas e muitas vezes, fazendo decisões corretas (ou seja, decisões que gerem "EV" positivo🌧️ para o jogador), e assim tendo mais probabilidade de ganhar, anulando o fator "azar" que ele pode ter tido em🌧️ um período curto de tempo mesmo fazendo decisões com "EV" positivo, e esse sai vencedor.
Os jogos nos quais os jogadores🌧️ não tem qualquer escolha são chamados de jogos de puro azar.
Muitos destes jogos são jogos para crianças, uma vez que🌧️ basta conhecer as regras e cada jogador tem uma chance igual de vencer.
Os outros jogos de azar, chamados de jogos🌧️ de azar com habilidade, contêm um processo aleatório (como mesas de roleta, o lançamento de uma moeda ou o lançamento🌧️ de um ou mais dados etc.
), mas os jogadores podem escolher a partir de várias técnicas e regras como melhor🌧️ conduzir o jogo.
Jogo de apostas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de apostas, ou jogo a dinheiro, é a aposta🌧️ de dinheiro ou algo de valor material (algumas vezes, referido como "os riscos") em um evento com um resultado incerto🌧️ com a principal intenção de ganhar dinheiro adicional e/ou bens materiais.
Normalmente, o resultado da aposta é evidente dentro de um🌧️ curto período.
O termo jogo, neste contexto, normalmente se refere a instâncias em que tal atividade tenha sido especificamente autorizada pela🌧️ lei.
O jogo a dinheiro é também uma actividade internacional comercial importante, com o mercado legal de jogo totalizando cerca de🌧️ 335 000 bilhões de dólares estadunidenses em 2009.[10]
Jogos de cartas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de cartas de Theodoor🌧️ Rombouts.
Jogos de puro azar A batalha é um jogo de cartas que é jogado com um baralho de 32 cartas🌧️ ou 52 cartas.
Cada jogador joga a primeira carta e a compara com a do oponente.
Há uma regra fixa para cada🌧️ combinação de cartas.
Os jogadores então não tem nada a decidir.
O bacará em bonus de casino variante punto banco (ou "bacará norteamericano") é🌧️ um jogo de cartas estritamente de chance com nenhuma habilidade ou estratégia envolvida.[ 11 ]
Jogos de azar com habilidade O🌧️ jogo de pôquer é jogado com um baralho de 52 cartas.
A distribuição das cartas é o único elemento aleatório do🌧️ jogo.
A forma de aposta, as apostas, os blefes são escolha do jogador.
O jogo de blackjack , também conhecido como 21,🌧️ é jogado com um baralho de 52 cartas e envolve estratégias por parte dos jogadores, não estando sujeito simplesmente ao🌧️ azar.
Jogos de dados [ editar | editar código-fonte ]
Dados para jogo de pôquer de dados
Jogos de puro azar O jogo🌧️ da glória é um jogo de tabuleiro que contém um caminho de casas e se joga com dois dados.
Regras são🌧️ fixas e o o jogador não decide nada.
Jogos de azar com habilidade O gamão é jogado em um tabuleiro com🌧️ quinze peões e dados.
O movimento dos peões sobre o tabuleiro é feito com base nos valores dos dados.
O jogador pode🌧️ escolher quais peças avançar.
O pôquer de dados é um jogo semelhante ao pôquer que utiliza cinco dados em cujas faces🌧️ são estampadas, em geral em cores diferentes, as cartas 9 , 10 , J , Q , K e ♠🌧️ ).
Algumas das diferenças entre o pôquer de dados e o pôquer são: não é possível a formação de jogos por🌧️ naipes (como flush ou royal straight flush ) e é possível se fazer quinas (no pôquer, o máximo é a🌧️ quadra ou pôquer).
O jogo craps , muito comum nos cassinos, é jogado com dois dados.
Outros tipos de jogos [ editar🌧️ | editar código-fonte ]
Detalhe de um jogo de roleta
Esta seção é um excerto de Jogo patológico [ 17 ] Jogo🌧️ patológico ou ludomania, mais popularmente conhecido como "vício em jogar", se refere ao comportamento de persistir em jogar recorrentemente apesar🌧️ de consequências negativas ou do desejo de parar.
É mais prejudicial e conhecido entre jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo🌧️ prazeroso pode se tornar viciante.