Aqui trazemos algumas sugestões de materiais.
De acordo com a bônus sportingbet R$120 realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Reúna 💷 os estudantes e solicite que se organizem em duplas pelo espaço da aula.
Em seguida, proponha uma experimentação prática, em que 💷 tenham de desequilibrar ou atingir uma parte específica do corpo do colega (ombro, braços, tronco etc.
) como forma de ataque, 💷 ao mesmo tempo em que se defendem procurando se esquivar e não ser atingidos pelo oponente.
Após essa experimentação inicial, solicite 💷 que os estudantes reflitam sobre os movimentos e ações de defesa e ataque que realizaram e pergunte-lhes quais modalidades de 💷 combate são constituídas por esses elementos.
Na sequência, analise as respostas e verifique se a esgrima foi um dos esportes de 💷 combate citados, propondo aos estudantes a vivência e experimentação dessa modalidade na aula.
Atividade
Atividade 1: Conhecendo a esgrima
Utilize os recursos tecnológicos 💷 disponíveis e mostre o vídeo sugerido a seguir, destacando que a apreciação deve ser seguida de análises relacionadas com a 💷 lógica interna desse esporte de combate (regras, espaço do combate e implementos, interação com o adversário, habilidades motoras, capacidades físicas 💷 e estruturas corporais requisitadas durante a prática da modalidade).
Como forma de incluir todos os estudantes, caso seja necessário, disponibilize em 💷 texto ou áudio as informações do vídeo.
Após assistirem ao vídeo, solicite que os estudantes apontem as principais características da esgrima 💷 que foram analisadas, indicando possibilidades de experimentação desse esporte na escola a partir da adaptação de seus equipamentos, espaços e 💷 recursos.
Caso seja necessário, podem utilizar múltiplas linguagens (oral, escrita ou gestual) para fazer seus apontamentos.
Tomando como base as informações observadas 💷 no vídeo e a análise dos estudantes sobre a lógica interna da esgrima, proponha uma experimentação prática da modalidade.
Atividade 2: 💷 Construindo o material e a área de combate
Material: Retome as informações do vídeo com os estudantes e comente que os 💷 atletas utilizam uniformes e materiais de proteção, além de armas brancas para competir, classificadas como florete, espada e sabre.
Proponha as 💷 seguintes adaptações:
Para confeccionar as armas (espadas), distribua folhas de jornal para os estudantes e oriente que deverão abrir suas folhas, 💷 escolher uma das pontas e, na posição diagonal, enrolá-las até virarem um grande canudo bem fino.
Em seguida, devem prender com 💷 fita adesiva a ponta que sobrou no lado mais volumoso, pois o lado mais fino será a ponta da espada.
Os 💷 estudantes devem fazer uma dobra, com medida aproximada à da largura de bônus sportingbet R$120 mão, e passar a fita adesiva nessa 💷 parte, que será utilizada como empunhadura da espada adaptada.
Para a confecção das jaquetas ou coletes, sugerimos que os estudantes utilizem 💷 um pedaço retangular de TNT, papelão ou cartolina, prendendo as laterais com um barbante, e façam as adequações necessárias de 💷 acordo com as suas estruturas corporais.
Caso algum estudante tenha dificuldade em construir seu próprio material para a experimentação da esgrima, 💷 solicite o apoio dos colegas.
Aqui há uma sugestão de construção de espada feita com jornal:
Área de combate: Os combates são 💷 realizados em uma pista de 14 metros de comprimento com 1,5 a 2 metros de largura.
A pista é dividida por 💷 uma linha central e duas linhas de guarda a 2 metros da linha central em cada lado.
Conhecendo essas medidas, solicite 💷 que os estudantes analisem os espaços mais adequados na escola para montar as pistas, utilizando giz, fitas adesivas ou cones 💷 para demarcar as áreas de combate.
Oriente os estudantes a realizar uma prática experimental, para testar os implementos após confeccionados e 💷 para certificar-se de que o local selecionado para área de combate está compatível com o que vão praticar.
Atividade 3: Conhecendo 💷 os movimentos da esgrima
Comente com os estudantes que a esgrima é uma modalidade que apresenta posições e movimentos específicos para 💷 a bônus sportingbet R$120 prática, sendo importante conhecer as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais exigidas neste esporte de combate.
Entregue para 💷 os estudantes uma ficha ou peça que anotem no caderno o nome e a descrição dos principais movimentos da esgrima 💷 de acordo com a sequência a seguir.
Proponha que analisem os movimentos e realizem a experimentação prática individualmente e em duplas.
Os 💷 movimentos foram retirados do texto de Lucas Ayres, "Movimentos da esgrima: guarda, parada e os principais golpes", disponível no link 💷 abaixo://www.esportelandia.com.
br/esgrima/movimentos-da-esgrima/.Acesso em: 24 jan.2022.
Saudação: os estudantes se posicionam frente a frente, com os pés dispostos de maneira que os calcanhares 💷 se encostem, erguendo a arma primeiro na altura da cabeça e em seguida num ângulo de 45 graus com o 💷 tronco, saudando o oponente.
Guarda: é o ponto de partida de todos os movimentos da esgrima.
O esgrimista na posição de guarda 💷 deve ficar lateralmente na pista, com o seu braço dominante mais próximo ao oponente e na mesma direção dele deve 💷 estar apontando o pé "frontal".
O pé "traseiro" aponta para fora da pista, formando um ângulo de 90 graus.
A arma deve 💷 ser empunhada na altura do peito e em direção ao adversário.
Marcha: a marcha é um dos principais movimentos da esgrima, 💷 partindo da posição de guarda, no movimento de marcha o esgrimista se desloca para frente, com a perna da arma 💷 dando a iniciativa e a traseira acompanhando, mas sempre mantendo a postura da guarda.
Romper: o movimento de romper é o 💷 contrário de marchar, o esgrimista com a perna traseira se desloca para trás com a perna da arma acompanhando.
Afundo: o 💷 afundo é um dos principais golpes da esgrima.
O esgrimista parte da posição de guarda e flexiona o joelho mais intensamente, 💷 lançando automaticamente o braço armado para frente, enquanto o braço desarmado é jogado para trás.
Estocada: a estocada se caracteriza tanto 💷 como um golpe, como um dos movimentos da esgrima, sendo uma espécie de combinação da marcha com o afundo.
A diferença 💷 perceptível é a menor flexão do joelho.
Flecha: é um ataque rápido em que o esgrimista se desloca correndo em direção 💷 ao oponente com a arma esticada e apontada.
Balestra: é o movimento que combina a estocada com o afundo.
Para executá-lo, o 💷 esgrimista deve dar um salto em direção ao oponente com o braço esticado e cair em posição de afundo.
Após a 💷 experimentação dos movimentos da esgrima, pergunte aos estudantes: Quais habilidades motoras utilizaram? Quais capacidades físicas foram exigidas para executar esses 💷 movimentos? Que estruturas do corpo são requisitadas nesse esporte?
Analise as respostas, faça os apontamentos que julgar necessário dando um feedback 💷 oral aos estudantes.
A seguir, proponha a experimentação do jogo de esgrima no formato de combate.
Atividade 4: Experimentando os combates de 💷 esgrima
Solicite que os estudantes se organizem em trios, em que dois deles duelam experimentando a função de esgrimistas e o 💷 terceiro será o árbitro.
Após três minutos de combate, um dos estudantes que jogava assume o papel de árbitro, enquanto o 💷 outro vira esgrimista, invertendo os papéis alternadamente.
Sugerimos duas formas de marcação nas espadas para que o árbitro observe a pontuação 💷 durante os duelos.
Os estudantes podem molhar a ponta da espada com tinta guache ou utilizar pó de giz.
Retome com os 💷 estudantes que o esgrimista deve tocar o adversário com a ponta da espada e evitar que o mesmo aconteça com 💷 ele.
Para essa vivência, sugerimos o florete, modalidade em que a zona do corpo onde o toque é válido será apenas 💷 o tronco, podendo assim acertar somente o colete.
Os estudantes esgrimistas devem utilizar os movimentos experimentados na Atividade 3, definindo suas 💷 estratégias para atacar e defender, enquanto o estudante na função de árbitro deverá aplicar as regras do jogo, regulando as 💷 distâncias entre os esgrimistas e o posicionamento dentro das linhas limites da pista, observando os toques da espada nos coletes, 💷 contabilizando os pontos do combate e mediando possíveis conflitos.
Pensando na inclusão de todos, combine com os estudantes e faça as 💷 adaptações necessárias nas regras (alterar o tempo de duração dos combates, realizar combates com os estudantes sentados em cadeiras), no 💷 espaço de jogo (adaptar a pista de combate reduzindo as distâncias entre os esgrimistas) e nos materiais (fazer adaptações nas 💷 espadas para facilitar o manuseio, adequar os coletes de acordo com a estrutura corporal dos estudantes), proporcionando, dessa forma, maior 💷 envolvimento e igualdade nas oportunidades de experimentação da esgrima.