Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.brHistória
Apesar de não ser um exercício tão natural para o ser humano como caminhar ou correr, 💵 a natação existe há milênios.
Praticada na Grécia Antiga e pelos romanos, entre outros povos, a natação, embora popular, demorou muito 💵 para se transformar em uma competição organizada, tendo seus estilos se desenvolvido de diferentes formas ao longo da história.
Um dos 💵 primeiros registros data de 1696, quando o francês M.
Thevenal descreveu uma maneira singular de nadar, semelhante ao nado de peito 💵 praticado atualmente, que consistia em movimentos de pernas e braços parecidos com os de uma rã.
O nado de costas teve 💵 book of dead novibet primeira forma criada em 1794, pelo italiano Bernardi.
Ele sugeriu um movimento com os dois braços sendo jogados para trás 💵 simulaneamente, que, a partir de 1912, foi aperfeiçoado, tornando-se bem parecido com o nado de costas praticado atualmente.
Em 1873, o 💵 inglês John Trudgen desenvolveu uma nova técnica, que consistia em rotações laterais do corpo, tendo a movimentação dos dois braços 💵 sobre a água como principal fonte de deslocamento.
Essa técnica, batizada de Trudgen ou "over-arm-stroke", foi aperfeiçoada pelo australiano Richard Cavill 💵 e, posteriormente, transformou-se no nado crowl (livre) que conhecemos hoje.
Finalmente, na década de 1930, nadadores norte-americanos, já durante competições, atentaram 💵 para o fato de que as regras do nado de peito não impediam que o movimento dos braços fosse realizado 💵 sobre a superfície da água, o que permitia um deslocamento mais rápido.
Essa manobra conviveu com a técnica do nado peito 💵 por quase 20 anos até que, em 1948, um nadador húngaro a transformou no nado borboleta, reconhecido oficialmente pela Federação 💵 Internacional em 1953 como um estilo da natação.
Os primeiros torneios remontam ao século 19, tendo ocorrido na Austrália, em 1858, 💵 no Campeonato Mundial de 440 jardas.
Em 1869, a Inglaterra realizou o 1º Campeonato Nacional e, finalmente, em 1877, os Estados 💵 Unidos adotaram a forma de competições organizadas, inicialmente, pelo New York Athletic Club.
Aos poucos, a modalidade ganhou força e, em 💵 1908, durante as Olimpíadas de Londres, foi fundada a Federação Internacional de Natação (Fina), que comanda não só as provas 💵 da modalidade, mas as de nado sincronizado, polo aquático e saltos ornamentais.
No Brasil, o esporte surgiu, oficialmente, em 31 de 💵 julho de 1897, com a fundação da União de Regatas Fluminense.
Um ano depois, o Clube de Natação e Regatas organizou 💵 o primeiro Campeonato Brasileiro, que consistia em uma distância de 1.
500 metros, entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia 💵 de Santa Luzia, no Rio de Janeiro.
Curiosidades
Piscinas? Só em na década de 1930
Se a prática da natação é milenar, o 💵 hábito de competir em piscinas é recente.
As piscinas exclusivas para competições de natação só passaram a ser utilizadas entre os 💵 anos de 1930 e 1940.
Coube à Federação Internacional de Natação (Fina) determinar as medidas oficiais das piscinas de competição.
Atualmente, as 💵 provas são disputadas em piscinas longas (de 50 metros), utilizadas nas Olimpíadas, ou curtas (de 25 metros).
Acesse também
Confederação Brasileira de 💵 Desportos Aquáticos (CBDA)Site: www.cbda.org.br
E-mail: tesourariacbda.org.br
Federação Internacional de Natação (FINA): www.fina.org