Monstro É Aquele que não Sabe Amar - os Filhos Abandonados da Pátria que os Pariu foi o enredo apresentado ❤️ pela Beija-Flor no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro do carnaval de 2018, com o qual a ❤️ escola conquistou o seu 14.
º título de campeã do carnaval carioca, três anos após a conquista anterior, em 2015.
O enredo ❤️ da escola faz uma analogia entre a obra Frankenstein (que completou duzentos anos de lançamento em 2018) e as mazelas ❤️ sociais do Brasil, traçando um paralelo entre a criatura da história de Mary Shelley, que foi abandonada pelo seu criador, ❤️ e os problemas sociais brasileiros, que, na visão do enredo, são frutos do abandono da população por parte dos governantes.
O ❤️ enredo foi assinado por Marcelo Misailidis, Laíla, Cid Carvalho, Bianca Behrends, Victor Santos, Rodrigo Pacheco e Léo Mídia.[1][2]
A Beija-Flor foi ❤️ a sexta e última escola a se apresentar na segunda noite do Grupo Especial, iniciando seu desfile na madrugada da ❤️ terça-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro de 2018.
A escola apostou numa mudança de estilo, abandonando o luxo que caracterizou ❤️ suas apresentações anteriores e investindo num desfile mais teatralizado e pouco carnavalesco.
As mudanças, sugeridas pelo conselheiro da escola, Gabriel David, ❤️ e pelo coreógrafo da comissão de frente, Marcelo Misailidis, causaram conflitos internos na área criativa da agremiação, que acabaram resultando ❤️ na saída do diretor Laíla da escola, logo após o carnaval.
O desfile da Beija-Flor gerou imagens fortes como a reprodução ❤️ de crianças mortas em caixões, policiais baleados, assaltos, arrastões, e um tiroteio dentro de uma sala de aula.
[3] Também foram ❤️ usadas referências políticas.
Uma ala representou a "farra dos guardanapos" de Sérgio Cabral Filho.
A segunda alegoria reproduziu o edifício sede da ❤️ Petrobras de forma "favelizada", em referência ao empobrecimento da população, que por bot futebol virtual bet365 vez seria um dos efeitos da corrupção ❤️ na empresa.
[4] Ao final da apresentação, o público dos camarotes e arquibancadas invadiu a pista de desfile e seguiu a ❤️ escola, cantando o samba-enredo à capela, mesmo após a bateria parar de tocar.[5]
O desfile dividiu a opinião dos especialistas.
Quesitos como ❤️ bateria, samba-enredo, harmonia, evolução e o casal Selminha e Claudinho foram elogiados; enquanto alegorias, fantasias, enredo e comissão de frente, ❤️ foram duramente criticados.
Alguns veículos de imprensa sequer listaram a Beija-Flor entre as favoritas ao título.
O samba-enredo do desfile, composto por ❤️ Di Menor BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo e Rafael Prates, foi um dos ❤️ mais premiados do ano.
A Beija-Flor foi campeã do carnaval de 2018 com um décimo de vantagem sobre Paraíso do Tuiuti ❤️ e Salgueiro.
Ao todo, a escola recebeu dez notas abaixo da máxima, sendo que seis foram descartadas seguindo o regulamento do ❤️ concurso.
Com isso, a escola perdeu apenas quatro décimos no julgamento oficial do carnaval.[6]
O "desfile sem ala" da Beija-Flor em 2017.
No ❤️ carnaval de 2015, a Beija-Flor conquistou seu 13.
º título na elite da folia carioca com um polêmico desfile sobre a ❤️ Guiné Equatorial, patrocinado pelo presidente do país, o ditador Teodoro Obiang.
[7][8] Em 2016, a escola se classificou em quinto lugar ❤️ com um desfile sobre o Marquês de Sapucaí, que dá nome à rua onde são realizados os desfiles.
[9] No carnaval ❤️ de 2017, a Beija-Flor inovou ao mudar a tradicional arrumação do desfile em alas.
Cada setor do desfile foi chamado de ❤️ "ato".
Em cada ato desfilaram cerca de quinhentas pessoas com fantasias de formas variadas, representando indígenas.
Em meio aos atos, desfilou um ❤️ grupo coreografado, com cerca de oitenta integrantes, encenando um determinado momento da vida de Iracema, personagem-enredo da escola.
Cada ato foi ❤️ encerrado por uma alegoria.
[10] As inovações não agradaram o júri e a escola se classificou em sexto lugar.[11]
Cid Carvalho voltou ❤️ à Beija-Flor para integrar a Comissão de Carnaval de 2018.
Preparação para 2018 [ editar | editar código-fonte ]
Para elaborar o ❤️ desfile de 2018, a Beija-Flor reformulou bot futebol virtual bet365 Comissão de Carnaval, mantendo alguns componentes, dispensando outros, e contratando o carnavalesco Cid ❤️ Carvalho.
Campeão pela escola em 1998, 2003, 2004 e 2005, Cid estava fora da agremiação há onze anos.
[12] No dia 15 ❤️ de julho de 2017 a LIESA sorteou a ordem de apresentação das escolas de samba para o desfile de 2018.
A ❤️ Beija-Flor foi sorteada para ser a sexta, e última, agremiação a se apresentar na segunda noite do Grupo Especial.
[13][14] A ❤️ Beija-Flor foi a última escola do Grupo Especial a anunciar seu enredo para 2018.
O anúncio foi realizado no dia 30 ❤️ de julho de 2017, numa festa na quadra da agremiação, em Nilópolis.[1]
Filho de Anísio Abraão David (patrono e presidente de ❤️ honra da escola), Gabriel David teve autorização do pai para participar do processo criativo do carnaval junto à Laíla e ❤️ a comissão de carnavalescos.
[15] Aos 20 anos de idade, ocupando o posto de conselheiro da agremiação, Gabriel teve a ideia ❤️ de fazer um desfile cênico, que interagisse com o público.
[16] A ideia era "modernizar" o desfile com "atos" coreografados (o ❤️ que já tinha sido testado no carnaval anterior) e alegorias teatralizadas, com várias encenações acontecendo ao mesmo tempo.
Coreógrafo da comissão ❤️ de frente da escola, Marcelo Misailidis ficou responsável pela concepção das alegorias coreografadas.
Segundo Misailidis, a ideia era também atingir o ❤️ público jovem.
Para o coreógrafo, "houve uma pasteurização do espetáculo que não gera atração".
[17] Filho de Anísio, o ator Anderson Müller ❤️ ficou responsável pela encenação dos carros alegóricos.
[18] Para investir em um visual moderno, a escola abriu mão do luxo que ❤️ a caracterizou durante anos, apostando em alegorias pouco carnavalizadas.
[19][20] Acostumada a ter destaques de luxo em quase todos os carros, ❤️ a escola decidiu reunir todos, com fantasias iguais, na última alegoria, a única com visual mais tradicional.
Diante da decisão, alguns ❤️ destaques decidiram não desfilar, enquanto outros escolheram desfilar noutras escolas.
Esposa de Anísio e mãe de Gabriel, Fabíola David, que desfilava ❤️ no abre-alas da escola, foi realocada para um tripé no início do desfile.
[21] As ideias de Gabriel e Misailidis encontraram ❤️ resistência dentro da própria agremiação.
O presidente, Anísio, teve que interferir algumas vezes para apaziguar os ânimos na diretoria.
Acostumado a ditar ❤️ as ordens na comissão de carnaval, Laíla teve bot futebol virtual bet365 liderança reduzida e não escondeu de ninguém seu desagrado.[22]
Fora os conflitos ❤️ internos da escola, o carnaval carioca passava por um momento conturbado.
[23] Em junho de 2017, a Prefeitura do Rio anunciou ❤️ o corte de 50% do repasse de verbas públicas para as escolas de samba.
[24] A decisão causou polêmica visto que ❤️ em bot futebol virtual bet365 campanha à Prefeitura, Marcelo Crivella prometeu manter o patrocínio às agremiações.
[25] Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino ❤️ de Deus, Crivella também foi acusado de ser influenciado pela bot futebol virtual bet365 religião ao cortar parte da verba do carnaval.
[26] A ❤️ LIESA ameaçou cancelar os desfiles e sambistas organizaram protestos, mas o Prefeito manteve o corte.
[27] Sem dinheiro, a LIESA decidiu ❤️ cancelar os ensaios técnicos realizados no sambódromo, após quinze anos bancando o evento.
[28] Ao longo das semanas que antecederam ao ❤️ desfile, a Beija-Flor realizou ensaios em bot futebol virtual bet365 quadra, em Nilópolis.
No dia 28 de janeiro de 2018, a escola realizou um ❤️ ensaio aberto na Avenida Atlântica, em Copacabana.[29][18]
Marcelo Misailidis é um dos autores do enredo da Beija-Flor.
"Monstro É Aquele que não ❤️ Sabe Amar.
Os Filhos Abandonados da Pátria que os Pariu" foi assinado por Marcelo Misailidis, Laíla, Cid Carvalho, Bianca Behrends, Victor ❤️ Santos, Rodrigo Pacheco e Léo Mídia.
O enredo faz uma analogia entre a obra Frankenstein (que completou duzentos anos de lançamento ❤️ em 2018) e as mazelas sociais do Brasil.
Na obra da escritora britânica Mary Shelley, a criatura é abandonada pelo seu ❤️ criador, sendo vista como um monstro, assim como diversos problemas sociais do Brasil são diagnosticados como resultado do abandono da ❤️ população pelas autoridades competentes.
O enredo foi idealizado pelo coreógrafo da Comissão de Frente da escola, Marcelo Misailidis, a partir da ❤️ ideia de Gabriel David, que pediu um enredo de crítica social com referências políticas da época.[2][16]
"Frankstein é uma obra que ❤️ foi escrita há duzentos anos e traduz com muita profundidade a realidade e a utilização desmedida da vaidade intelectual, além ❤️ da ambição desgovernada.
Neste momento a sociedade do Brasil encontra a tradução mais apropriada para entender os dramas sociais que afetam ❤️ a nossa cidade.
" - Marcelo Misailidis, idealizador do enredo da Beija-Flor.[ 30 ]
Boris Karloff como o monstro da Universal Studios ❤️ no clássico filme Frankenstein (1931).
Imagem foi reproduzida nas alegorias do desfile.
O enredo foi desenvolvido em cinco setores:
Setor 1 - A ❤️ Introdução do Argumento – "Frankenstein ou o Prometeu Moderno"
O enredo começa fazendo referência direta à obra literária Frankenstein ou o ❤️ Prometeu Moderno, mais conhecida simplesmente como Frankenstein, romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, considerada a primeira obra ❤️ de ficção científica da história.
O primeiro setor do desfile descreve a ambientação onde começa a se desenrolar a trama: geleiras ❤️ e icebergs em meio ao Oceano Ártico contemplam uma cena descrita no preâmbulo de abertura do livro; uma alusão ao ❤️ sopro criativo que levou a autora a produzir uma aventura que tem, como ponto de partida, reflexões sobre o ímpeto ❤️ da ambição humana e seus possíveis desdobramentos.
É nesse contexto que surge o navio do Comandante Robert Walton, que após resgatar ❤️ Dr.
Victor Frankenstein em meio às vastas planícies de gelo, contempla uma sucessão de relatos que introduzem a narrativa, e funcionam ❤️ como base do argumento histórico.
Ao revisitar suas memórias, Victor Frankenstein evidencia a bot futebol virtual bet365 natureza pelo ávido desejo de aprender sobre ❤️ todas as coisas, indiscriminadamente; relembra seu ingresso na Universidade de Ingolstadt, o fascínio pela ciência e pela medicina, pelas aulas ❤️ de autópsia e dissecação de cadáveres.
É no laboratório que Dr.
Victor Frankenstein consegue dar vida ao fruto de um experimento, criado ❤️ a partir de pedaços de corpos costurados rusticamente.
Uma criatura a quem chamou de "o infeliz monstro".
Nesse contexto, o enredo apresenta ❤️ de um lado, os conceitos da mente de um jovem cientista, de ideais modernos e teor revolucionário, em busca da ❤️ imortalidade e da glória pessoal; e de outro lado, um ser de aguda sensibilidade, que mesmo reconhecendo em si próprio ❤️ suas feições monstruosas, no entanto, tema a necessidade de amar e ser amado, de modo eminentemente ser humano.
Edifício sede da ❤️ Petrobras no Rio de Janeiro foi retratado de forma favelizada na segunda alegoria do desfile.
Setor 2 - A Ambição e ❤️ a Ganância
O segundo setor aborda a ambição e a ganância de Dr.
Victor Frankenstein, observáveis através da bot futebol virtual bet365 cobiça intelectual e ❤️ bot futebol virtual bet365 obstinada sede de conhecimento, impulsionada por bot futebol virtual bet365 paixão voraz e inquietante diante das descobertas e avanços científicos.
Através da perspectiva ❤️ de espelhamento que norteia o enredo, é feita uma analogia com a ambição e a ganância por dinheiro, poder e ❤️ prestígio, intrínseca e notável ao longo da história do Brasil.
Segundo o enredo, "os monstros brasileiros não saíram da ficção e ❤️ não aterrorizam os nossos sonhos, são um pesadelo que fazem parte da vida real: Hoje, estão presentes principalmente no Congresso ❤️ Nacional e no Palácio do Planalto, em Brasília – a Capital dos Monstros, onde são tomadas as monstruosas decisões políticas ❤️ que vitimizam o povo brasileiro, demonstrando que a caneta mata mais do que a pistola; estão nos escândalos de corrupção ❤️ e nos desvios milionários dos cofres públicos, e ainda no pútrido esquema das licitações que envolvem as grandes empreiteiras, que ❤️ em muito colaboraram para afundar a economia nacional; estão nas unidades prisionais que são verdadeiras universidades do crime".
O enredo ainda ❤️ cita a Petrobrás como "a ruína do que já foi um dia, quando era referência de prosperidade, estabilidade e credibilidade, ❤️ e atualmente, é símbolo do monstro da corrupção, protagonizando aquele que talvez seja o mais grave episódio de extravio de ❤️ verbas públicas e pagamento de propinas na história do país".
Setor 3 - O Abandono
O terceiro setor do enredo aborda o ❤️ abandono da criatura por Dr.
Victor, seu criador, fazendo uma análise comparativa com o abandono da população brasileira por parte de ❤️ seus governantes.
Segundo o enredo, "o descuido, o desleixo e o desdém para com a população, que sofre com diversos flagelos, ❤️ ocasionados por carências múltiplas: falta assistência social, educação, cultura, saúde, segurança, consciência, empatia [...
] São retalhos de uma sociedade refém ❤️ de uma violência cruel, fruto do abandono social".
Ainda segundo o enredo, "enquanto os bandidos estão soltos pelas ruas, a população ❤️ fica presa em propriedades gradeadas, numa tentativa desesperada de se ter um mínimo de segurança e proteção, onde aqueles que ❤️ têm melhores condições financeiras, vivem em condomínios que são uma espécie de 'prisão de luxo', enquanto os demais, sobrevivem como ❤️ podem, à mercê das mais diversas mazelas sociais.
Já o abandono do lixo, é um alerta sobre a nossa responsabilidade no ❤️ que se refere ao descarte indevido dos restos e detritos que produzimos, e que são abandonados de forma irresponsável no ❤️ meio ambiente; esse excesso de sujeira retrata a materialização do abandono, já que as questões ecológicas também são um retrato ❤️ da rejeição".
Setor 4 - A Intolerância
O quarto setor do enredo aborda diversas questões referentes à intolerância, mais uma vez fazendo ❤️ analogia com a relação de Dr.
Victor e bot futebol virtual bet365 criatura.
O monstro de Frankenstein é rejeitado por seu criador por ser estranho ❤️ e diferente, quando só queria ser amado.
Segundo o enredo, "intolerância é a falta de habilidade ou vontade em reconhecer e ❤️ respeitar as diferentes crenças e opiniões; é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista dissidentes, provocando ❤️ assim, uma postura de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos de grupos específicos, que vivem à ❤️ bot futebol virtual bet365 maneira de ser, e em consonância com seus próprios estilos de vida e convicções".
O enredo cita intolerância religiosa, de ❤️ gênero e orientação sexual, de racismo (intolerância racial), xenofobia, e intolerância desportiva, citando o Estádio do Maracanã como um "moderno ❤️ Coliseu" (palco de combates de gladiadores na Roma antiga), "onde torcedores, ao invés de vibrarem por seus times, terminam por ❤️ digladiarem-se entre si", em referência às brigas de torcida de futebol.
Setor 5 - A Redenção
O quinto e último setor aborda ❤️ a redenção da criatura que, na visão do enredo, só queria ser amada pelo seu criador.
O carnaval é apresentado como ❤️ símbolo dessa redenção por ser uma festa democrática, onde todos podem se divertir.
Segundo o enredo, "o Rei Momo, monarca da ❤️ Corte e anfitrião do carnaval, convoca a realeza, plebeus e personagens tradicionais da folia para dar um xeque-mate na tristeza ❤️ e realizar um arrastão de alegria na Sapucaí, desfilando o respeito às diferenças através do Samba.
Zé Pereira, os negros da ❤️ nossa Pequena África, as damas de casa, Pierrô, Colombina e Arlequim – a elite Bal Masqué, baianinhas, a plêiade do ❤️ samba, o bloco dos sujos, velha guarda...
todos convidados a clamar por paz, representando e enaltecendo a voz do samba".
O enredo ❤️ termina homenageando "os setenta anos de história que a Beija-Flor de Nilópolis está prestes a completar nesse ano de 2018", ❤️ demonstrando "na prática, através de quarenta anos de projetos e trabalhos sociais, que sabe cuidar de bot futebol virtual bet365 comunidade; que com ❤️ amor, assistência e educação, é possível sim transformar a vida de seres humanos".
Detalhe das alas em referência à violência no ❤️ futebol no desfile de 2018 da Beija-Flor .
Componentes desfilam com fantasias de gladiador e bandeiras de times brasileiros.
Processo de escolha ❤️ [ editar | editar código-fonte ]
O concurso para escolha do samba-enredo oficial da Beija-Flor para o carnaval de 2018 teve ❤️ início em 20 de agosto de 2017, data em que as parcerias concorrentes inscreveram suas obras para participar da disputa.
Na ❤️ mesma data, a Beija-Flor fez a gravação dos sambas inscritos.[32]
22 parcerias inscreveram sambas no concurso da escola:[33]
Samba 04: Di Menor ❤️ BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo e Rafael Prates.
Samba 05: Junior Trindade, Jota R, ❤️ Thiago Alves, Wilson Tata e Rra Massa.
Samba 06: Valmir Vignolli, Carlos França, Maurício Augusto, Darwen Schiavine, Gabriel Lopes, Maia e ❤️ Marquinhos Cavaco.
Samba 07: Serginho Aguiar, Alan Vinícius, Dr.
Rogério, Nino Smith, Gigi da Estiva, Márcio França, Kaká Kalmão, Vinícius Rabello, Rodrigo ❤️ Sarmento, Rodrigo Armani, Rodrigo Nunes, Vinícius Sá, Carlinhos Ousadia e Cristiano Mesquita.
Samba 13: Cláudio Russo, J.
Velloso, Gilberto Oliveira, Julio, JB ❤️ Oliveira e Marquinho Beija-Flor.
Samba 14: Cosme Araujo, Ricardo Carvalho, Sergio Galo, Claudio Vagareza, A.
Menezes, Frank Santos, Rodrigo Ponte e Kae ❤️ Valle.
Samba 19: Zezé, Henrique Nova Cidade, João do Casulo, Edilson do Cavaco e Donde.
Samba 23: Willian Defensor, Luciano da Kombi ❤️ e Robério Souza.
Samba 27: Arnaldo da Beija-Flor, Carlinhos Jr, Magnão do Sete Corda, Babalu do Cavaco e Fifito do Sete ❤️ Corda.
Samba 29: Edson Azevedo e cia.
Samba 30: Carlinhos Amanhã, Pereirão, Robson Batalha, Wanderley Novidade, Paulinho Pontes, Atilio Muniz e Wilsinho ❤️ da Benção.
Samba 31: Michel Laczynski.
Samba 37: Miguel, Veni Vieira, Tamir, Marcondes, Bocão e Paulo Bispo.
Samba 39: Sidney de Pilares, Sormany, ❤️ Jorginho Moreira, LM Perigo, Rodrigo Cavanha, Cláudio Marinho, Walney Rocha e Paulo Oliveira.
Samba 51: Picolé da Beija-Flor, Gryvaldo e Samuel ❤️ Permino.
Samba 52: Abraão Quinin e Rogério Costa.
Samba 53: Lucas de Moraes, Valter Rodrigues e Jorge Santana.
Samba 54: André do Cavaco, ❤️ Bruno Costa, Adriano Gasparzinho e Alex Freitas.
Samba 55: Maurício Martins, Sobrinho França e Marcelo Martins.
Samba 77: Marcelo Guimarães, Rogério Damata, ❤️ Tia vanda, Tia Rita e Tia Ivone.
Samba 88: Billy Conty, Denis Lopes, Diego Natural, Ailson Brandão, Beiço Rosa, Damião Linhares, ❤️ Roger SD e Marcinho Beija-Flor.
Samba 300: Jose Roberto, Nurynho Almawi, João Fernandes, Villela, Marcelo Machado, Carlinhos da Xerox, Casé Fernandes, ❤️ Fagner Fernandes e Fabio Santana.
"Acho que tudo que nós brasileiros estamos sentindo hoje, vivendo muita intolerância, falta de amor, falta ❤️ de cuidado, nós temos que botar para fora a nossa indignação.
É hora de fazer um grande arrastão de alegria".
[ 34 ❤️ ] -Kiraizinho, um dos compositores do samba da Beija-Flor.
Os sambas foram divididos em duas chaves (chave verde e chave amarela) ❤️ com onze obras em cada chave.
O processo de escolha foi realizado em forma de classificatória, com os sambas sendo apresentados ❤️ na quadra da escola e avaliados pela direção da agremiação com eliminatórias semanais.
A primeira eliminatória aconteceu em 24 de agosto ❤️ de 2017.
As primeiras eliminatórias foram realizadas no barracão da escola, na Cidade do Samba.
Posteriormente, o concurso passou a ser realizado ❤️ na quadra da agremiação em Nilópolis.
A Beija-Flor foi a última escola a definir seu samba para 2018.
A final da disputa ❤️ foi realizada na madrugada da sexta-feira, dia 20 de outubro de 2017, na quadra da agremiação.
Quatro obras disputaram a final ❤️ do concurso: sambas 4, 5, 7 e 39.
Venceu o samba 4, dos compositores Di Menor BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio ❤️ Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo, Rafael Prates.
Foi a primeira vez que todos os compositores da parceria venceram uma ❤️ disputa de samba-enredo.
[34] Dias após a final do concurso, o samba da Beija-Flor foi gravado por componentes e ritmistas da ❤️ escola na Cidade do Samba, e por Neguinho da Beija-Flor em estúdio.
A obra é a sexta faixa do álbum Sambas ❤️ de Enredo 2018, lançado em novembro de 2017.
[35][36] O samba 37, eliminado antes da final do concurso, foi gravado e ❤️ lançado por Neguinho da Beija-Flor com o título de "O Poder da Ganância".[37]
Letra e melodia [ editar | editar código-fonte ❤️ ]
Refrão principal do samba-enredo de 2018 da Beija-Flor.
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A letra do samba-enredo oficial da ❤️ Beija-Flor foi escrita na primeira pessoa do singular.
Na primeira parte, a letra é ambígua, fazendo referências à história de Frankenstein, ❤️ mas que também servem para retratar o abandono de brasileiros que se encontram à margem da sociedade ("Sou eu...
/ Espelho ❤️ da lendária criatura / Um monstro...
/ Carente de amor e de ternura / O alvo na mira do desprezo e ❤️ da segregação / Do pai que renegou a criação / Refém da intolerância dessa gente / Retalhos do meu próprio ❤️ criador / Julgado pela força da ambição / Sigo carregando a minha cruz / À procura de uma luz, a ❤️ salvação").
O refrão central do samba faz alusão à exploração da fé.
Religiosos que exploram os mais necessitados e só fazem o ❤️ bem pedindo algo em troca ("Estenda a mão meu senhor / Pois não entendo tua fé / Se ofereces com ❤️ amor / Me alimento de axé / Me chamas tanto de irmão / E me abandonas ao léu / Troca ❤️ um pedaço de pão / Por um pedaço de céu").
A segunda parte do samba começa fazendo referência à corrupção na ❤️ política e seus efeitos na sociedade ("Ganância veste terno e gravata / Onde a esperança sucumbiu / Vejo a liberdade ❤️ aprisionada / Teu livro eu não sei ler, Brasil!").
O trecho seguinte aponta o samba como salvação para os problemas sociais ❤️ ("Mas o samba faz essa dor dentro do peito ir embora / Feito um arrastão de alegria e emoção o ❤️ pranto rola / Meu canto é resistência no ecoar de um tambor / Vem ver brilhar mais um menino que ❤️ você abandonou").
O refrão principal do samba critica o abandono dos brasileiros pelas autoridades e usa a Beija-Flor como símbolo de ❤️ acolhimento social ("Oh! Pátria amada, por onde andarás? / Seus filhos já não aguentam mais! / Você que não soube ❤️ cuidar / Você que negou o amor / Vem aprender na Beija-Flor!").
Luiz Antônio Simas, em bot futebol virtual bet365 crítica para O Globo, ❤️ escreveu que "Beija-Flor (com uma gravação excepcional), Paraíso do Tuiuti e Mangueira têm sambas candidatos a melhores do carnaval, com ❤️ enredos contundentes, ancorados na crítica social às mazelas de uma sociedade intolerante e estruturalmente racista como a brasileira".
[38] Leonardo Bruno, ❤️ do Extra, classificou o samba da Beija-Flor como "obra-prima", apontando que "a escola de Nilópolis traz um enredo-manifesto, com letra ❤️ forte em interpretação marcante de Neguinho da Beija-Flor".
[39] Para Bruno Guedes, da Cult Magazine, "o samba é um primor.
Talvez a ❤️ melhor poesia do ano e com um Neguinho da Beija-Flor, no disco, fazendo jus a bot futebol virtual bet365 figura lendária.
E melodicamente é ❤️ 'Padrão Beija-Flor': pesado quando precisa ser e feito para o componente acostumado a ele".
[40] Marco Maciel, do Sambario, elogiou o ❤️ samba, escrevendo que "a melodia segue o tom 'nilopolitano' de levada pesada, no entanto com mais dolência.
Os refrães são fortíssimos, ❤️ principalmente o do meio, cuja letra que ataca os templos é um achado.
Trechos como 'pois não entendo bot futebol virtual bet365 fé' e ❤️ 'me chamas tanto de irmão e me abandonas ao léu / troca um pedaço de pão por um pedaço de ❤️ céu' são a síntese da exploração à fé alheia que infelizmente ludibria tanta gente e enche os bolsos de quem ❤️ não merece.
A segunda parte do samba cita as mazelas provocadas pelos governantes, fechando a obra, no momento de mais emoção, ❤️ com a exaltação ao samba como canto de resistência.
O samba, interpretado brilhantemente pelo velho Neguinho, dispensa a sinopse para o ❤️ entendimento do tema, fruto de inspiração ímpar dos compositores, servindo perfeitamente como o triste retrato atual de nosso país, cujos ❤️ poetas são historicamente habituados a tecerem obras antológicas em períodos de maior adversidade".
[41] Mauro Ferreira, do G1, foi o único ❤️ a criticar o samba, apontando que a obra da Beija-Flor é "muito aquém" do histórico da agremiação.[42]
A Beija-Flor foi a ❤️ sexta, e última, escola a desfilar na segunda noite do Grupo Especial, iniciando seu desfile pouco depois das 4 horas ❤️ da manhã da terça-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro de 2018.
A apresentação contou com 3.
550 componentes, divididos em 36 ❤️ alas, cinco alegorias e três tripés.
A escola concluiu seu desfile com 72 minutos de apresentação.
[43][44] Ao final, o público dos ❤️ camarotes e arquibancadas invadiu a pista e seguiu a escola, ato conhecido no meio carnavalesco como "arrastão", porém, de maior ❤️ proporção do que o comum.
Mesmo após a bateria parar de tocar, o público continuou cantando o samba-enredo à capela.
[5] Abaixo, ❤️ o roteiro do desfile e o contexto das alegorias e fantasias apresentadas.
Recepção dos especialistas [ editar | editar código-fonte ]
O ❤️ desfile dividiu a opinião dos especialistas.
Foram elogiados os chamados "quesitos de chão" (harmonia e evolução), além da parte musical (bateria ❤️ e samba-enredo) e o casal Selminha e Claudinho; enquanto a plástica (alegorias e fantasias), enredo e comissão de frente, foram ❤️ duramente criticados.
Alguns veículos de imprensa sequer listaram a Beija-Flor entre as favoritas ao título.
Bernardo Araujo, do jornal O Globo, listou ❤️ Portela, Salgueiro e Mangueira como as favoritas ao campeonato.
Sobre a Beija-Flor, o jornalista escreveu que a escola "passou seu recado, ❤️ ao som de um samba belíssimo, mas não o fez de forma carnavalesca [...
] desistindo do luxo que a caracteriza ❤️ há 40 anos para contar, de forma teatral, o enredo".
[56][57] Ainda segundo Araujo, a escola de Nilópolis só chegaria ao ❤️ Desfile das Campeãs "com boa vontade dos jurados".
[58] Para Tony Goes, da Folha de São Paulo, a Beija-Flor "recuperou a ❤️ verve dos tempos do carnavalesco Joãosinho Trinta e fez um desfile memorável, ressaltando as mazelas da corrupção brasileira (mas, convenientemente, ❤️ esquecendo que seu patrono, Anísio Abraão David, está condenado a 48 anos de prisão)".[59]
Uma mãe chora ao ver seu filho ❤️ policial baleado.
Trajes comuns e falta de carnavalização foi criticada pelos especialistas.
Anderson Baltar, do UOL, apontou Salgueiro e Mangueira como as ❤️ favoritas.
[60] O jornalista escreveu que a Beija-Flor não merecia vencer o carnaval porque "usou e abusou de imagens sem qualquer ❤️ espécie de carnavalização [...
] e, em muitos casos, resvalaram no mau gosto", criticando as encenações de um tiroteio em sala ❤️ de aula e de um policial baleado agonizando.
Ainda segundo Baltar, "não é justo e correto que outras doze concorrentes, cujos ❤️ profissionais pensam, por meses, em um conceito de desfile e em deixar suas alegorias e roupas bem acabadas e inteligíveis, ❤️ percam para um festival de carros sem cuidado e não-fantasias passando", finalizando que a escola poderia vencer "escorada pela comoção ❤️ pública e pela força dentro dos bastidores".[61]
Leonardo Bruno e Ramiro Costa, do Extra, colocaram Salgueiro, Mangueira e Paraíso do Tuiuti ❤️ na briga pelo título, destacando que a Beija-Flor "foi a grande decepção do ano, com uma concepção de desfile equivocada, ❤️ uma qualidade visual inferior à bot futebol virtual bet365 tradição e um descasamento claro entre alegorias e fantasias, num enredo que se mostrou ❤️ um balaio de gatos".
Para os jornalistas, "o enredo não mostrou consistência ao atirar para todos os lados.
E a nova proposta ❤️ de alegorias, com uma estética realista demais, era pouco carnavalesca.
Os carros não tinham requinte estético, e as fantasias traziam uma ❤️ proposta totalmente diferente.
Vale destacar o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha, que dançou muito".[62]
Aydano André Motta escreveu que ❤️ "no fundamental aspecto estético, a azul e branco fracassou.
Nos essenciais samba e evolução, brilhou intensamente".
Para o jornalista, "a crítica reprovou ❤️ a apresentação nilopolitana, pelo desprezo ao acabamento de alegorias e à qualidade das fantasias, que se desmancharam avenida afora.
O carro ❤️ que representava a sede da Petrobras, para falar de corrupção parecia inacabado, na madeira; boa parte das encenações causava incômodo, ❤️ e não o alegre prazer do carnaval.
(E teve blackface, imperdoável ícone racista.)".
Aydano ainda elogiou os desempenhos de Neguinho da Beija-Flor, ❤️ Selminha e Claudinho, e pontuou que "a impressionante multidão foliã, que foi atrás da escola e cantou o samba à ❤️ capela, mesmo depois de a bateria silenciar, transformou a apresentação na mais importante do ano, por construir apoteose que entra ❤️ para a história da festa" e que "o sarapatel de críticas às mazelas sociais abarcou correntes diversas, ao tratar de ❤️ racismo e homofobia, machismo e poluição ambiental – agendas da esquerda –, de carga tributária e corrupção – temas que ❤️ a saga política associou à direita.
E no meio, a violência, que mobiliza todas as 43568 correntes ideológicas".[63]
Os jurados do prêmio ❤️ Estandarte de Ouro criticaram o desfile.
Para Luiz Antonio Simas, a Beija-Flor "apresentou um enredo de difícil compreensão, com problemas na ❤️ estrutura narrativa, e deixou a desejar nos aspectos visuais.
Por outro lado, o ótimo desempenho do casal de mestre-sala e porta-bandeira, ❤️ da bateria e do samba-enredo favoreceram a comunicação com o público".
Para Marcelo de Mello, "a escola deixou de lado seu ❤️ estilo de alegorias, e pôs no lugar uma teatralização de mau gosto.
Trocou o luxo de sempre por movimentos desconexos na ❤️ dramatização".
Maria Augusta Rodrigues pontuou que "a parte alegórica não trouxe as características da escola".
Dorina classificou o desfile como impactante, pontuando ❤️ que "às vezes a gente não quer ver aquilo na Avenida, mas é o que está nas ruas o tempo ❤️ todo".
Para Bruno Chateaubriand, "o enredo pode parecer confuso, mas as pessoas davam significado àquilo tudo.
Os desfilantes visualizavam aquilo na vida ❤️ deles, cantavam com o coração".
Para Alberto Mussa, "o que chocou foi a desorganização do enredo e o mau gosto de ❤️ algumas imagens".
Aloy Jupiara lembrou que "a Beija-Flor se propôs a fazer uma crítica social e política.
Ela fez isso em 1989, ❤️ com Ratos e urubus...
Larguem a minha fantasia.
Mas não há margem de comparação.
O Joãosinho Trinta carnavalizou os mendigos.
Esse ano, aquilo não ❤️ se realizou e corrompeu as características da escola".
Felipe Ferreira apontou que a Beija-Flor "anulou os destaques, um personagem importante que ❤️ surge praticamente junto com as escolas de samba.
Vários deles não saíram, e os que saíram foram reduzidos a composições da ❤️ última alegoria".
Para Luís Filipe de Lima, "a bateria, que tem passado sempre com andamento cadenciado, teve o mérito de manter ❤️ bot futebol virtual bet365 característica.
Mas foi pouco arrojada, poderia ter esquentado mais o samba".[64]
Em bot futebol virtual bet365 crônica, o jornal O Dia escreveu que "o ❤️ enredo da agremiação foi desenvolvido de forma confusa e as alegorias apresentaram acabamento abaixo do esperado.[...
] a escola causou um ❤️ grande choque na Sapucaí.
Os carros apresentavam uma grande poluição visual complicando demais a resolução do enredo.
As alas também não ajudaram ❤️ a agremiação no seu desfile.
O ponto positivo ficou por conta dos quesitos de chão.
O belo samba-enredo foi muito bem executado ❤️ pela bateria comandada pelo mestre Rodney.
A harmonia da escola foi mais uma vez o rolo compressor e deverá fazer com ❤️ que a agremiação conquiste boas notas [...
] a escola não fez um desfile que a credenciasse a lutar pelo título ❤️ do Carnaval.
A apresentação experimental acabou mostrando uma qualidade bastante duvidosa".
[65] Fabio Grellet, do Estadão, foi um dos poucos a apontar ❤️ a escola como favorita, escrevendo que "mesmo trocando seu tradicional luxo por fantasias que em muitos casos representavam o lixo, ❤️ a escola é candidata ao título".[66]
Para Guilherme Ayupp, do site Carnavalesco, "apesar da pesada crítica e do discurso em tom ❤️ elevado, quesitos como enredo e alegorias apresentaram falhas no desfile".
O jornalista elogiou o samba-enredo e seu intérprete oficial ("Neguinho da ❤️ Beija-Flor levantou as arquibancadas com a condução de uma das obras mais populares do carnaval.
O refrão, que trazia uma mensagem ❤️ forte, acabou sendo bastante cantado pela escola e pelas próprias arquibancadas.
Em perfeita harmonia com a bateria, o carro de som ❤️ foi o ponto alto da atuação do samba"); a evolução da escola ("componentes evoluíram com alegria e desenvoltura"); a harmonia ❤️ ("As alas cantaram forte o samba-enredo.
Em todos os setores houve a mesma intensidade de canto.
A comunicação com o público acabou ❤️ impulsionando arquibancadas e frisas a também cantarem, o que deu ainda mais volume"); Selminha e Claudinho ("O entrosamento de mais ❤️ de vinte carnavais fez mais uma vez grande diferença"); e as fantasias ("Estavam bem adequadas ao enredo e a realização ❤️ dos figurinos teve uma das leituras mais compreensíveis de todo o Grupo Especial").
Foram criticadas a comissão de frente ("a realização ❤️ da coreografia se deu de maneira confusa e sem clareza, dificultando sensivelmente bot futebol virtual bet365 compreensão [...
] Não houve comunicação com o ❤️ público"); as alegorias ("Houve falhas de concepção e realização em praticamente todos os carros"); e o enredo ("o desfile teve ❤️ falhas graves de realização da proposta.
A setorização não se mostrou de maneira clara na avenida, carecendo de uma melhor continuidade ❤️ entre um setor e outro").[67]
Em análise para o site Carnavalesco, Eugênio Leal escreveu que "a Beija-flor encerrou os desfiles revertendo ❤️ a lógica do carnaval.
As pessoas vão à Sapucaí para navegar no mundo dos sonhos; ver carros grandiosos e brilhantes; fantasias ❤️ coloridas cheias de pluma; componentes de corpos pintados, corpos esculturais seminus e coisas do tipo.
Querem fugir da realidade.
O que a ❤️ escola de Nilópolis fez foi jogar na cara das pessoas a esta realidade que as espera quando deixam o sambódromo".
[68] ❤️ Em bot futebol virtual bet365 crítica, o portal Carnavalize escreveu que "o enredo não funcionou bem e não se fez claro, sem um ❤️ fio condutor, e as críticas feitas não conversaram entre si.
O visual inovador da escola gerou controvérsias" e que "a Comissão ❤️ de Frente fez uma apresentação sem momentos de destaque e por vezes confusa", mas elogiou o casal Selminha e Claudinho ❤️ ("fizeram uma boa apresentação e foram muito aplaudidos pela arquibancada"), além de Neguinho da Beija-Flor, a harmonia e a bateria ❤️ da escola.[69]
Os comentaristas do site SRzd analisaram os pontos positivos e negativos da apresentação.
Para Raquel Valença, "o que mais fez ❤️ falta ao desfile foi enredo.
Não havia começo, meio e fim.
De geleira a punk nordestino, um desfile de carros sem beleza ❤️ e sem acabamento [...
] nem os componentes pareciam convencidos do novo discurso da escola".
Analisando o desempenho de Selminha e Claudinho, ❤️ Eliane Santos Souza escreveu que "a graça, a leveza e a majestade do casal pôde ser observada durante a realização ❤️ dos movimentos coordenados onde se destacaram o equilíbrio e a reciprocidade da dupla".
Para Bruno Moraes, "o belo desfile da bateria ❤️ da Beija-Flor teve o seu grande destaque o andamento.
Aquela batucada autêntica e swingada já é característica da bateria do mestre ❤️ Rodney.
Fez boas apresentações nas cabines 1, 2 e 3, porém, no módulo 4, a bateria não foi tão firme quanto ❤️ nos demais.
No geral foi um ótimo desfile dos ritmistas de Nilópolis".[70]
Jornalistas que cobrem política também deram opinião sobre o desfile.
Para ❤️ Josias de Souza, "o desfile foi apoteótico.
Mas faltou à Beija-Flor uma ala sobre o patrono da escola, o contraventor Aniz ❤️ Abraão David.
Anízio, como é chamado, carrega no prontuário uma sentença de primeira instância: 48 anos de cadeia por corrupção ativa, ❤️ lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e contrabando".
[71] Ascânio Seleme escreveu que a Beija-Flor "acertou ao retratar o Rio de Sérgio ❤️ Cabral, com seus jantares fartos e guardanapos na cabeça, mas errou ao praticamente ignorar o PT (Partido dos Trabalhadores) no ❤️ seu enredo de ratazanas".[72]
Selminha Sorriso durante o Desfile das Campeãs.
A Beija-Flor foi a campeã do carnaval de 2018 com um ❤️ décimo de vantagem sobre Paraíso do Tuiuti e Salgueiro.
A escola de Nilópolis conquistou seu 14.
º título de campeã da folia ❤️ carioca, três anos depois de bot futebol virtual bet365 conquista anterior, em 2015.
[73][4] Com a vitória, a escola foi classificada para encerrar o ❤️ Desfile das Campeãs, que teve início na noite do sábado, dia 17 de fevereiro de 2018, no Sambódromo da Marquês ❤️ de Sapucaí.[74]
Impedida de usar bot futebol virtual bet365 quadra, interditada pelo Ministério Público por apresentar problemas estruturais, a Beija-Flor montou um palco com ❤️ telão numa praça próxima à quadra para seus torcedores acompanharem a apuração.
Com a confirmação do título, as ruas no entorno ❤️ foram tomadas por milhares de pessoas.
[75] Cerca de vinte tonéis de latinhas de cerveja foram comprados pela escola para serem ❤️ distribuídos na festa do título.
[76] O troféu foi levado em carreata pelas principais ruas da cidade, em cima de um ❤️ carro de som, pelos componentes e diretores da escola.[77]
A leitura das notas foi realizada na tarde da quarta-feira de cinzas, ❤️ dia 14 de fevereiro de 2018, na Praça da Apoteose.
De acordo com o regulamento do ano, a menor nota recebida ❤️ por cada escola, em cada quesito, foi descartada.
As notas variam de nove à dez, podendo ser fracionadas em décimos.
A ordem ❤️ de leitura dos quesitos foi definida em sorteio horas antes do início da leitura das notas.[78]
A apuração começou com Portela ❤️ e Mangueira liderando após a leitura dos quesitos Enredo e Evolução.
Com a perda de um décimo em Enredo, Beija-Flor estava ❤️ na terceira colocação, empatada com a Unidos da Tijuca.
A Mangueira perdeu a liderança no quesito Bateria, onde perdeu dois décimos.
A ❤️ Beija-Flor assumiu a liderança isolada da apuração no quesito Comissão de Frente, onde a Portela perdeu alguns décimos.
No quesito seguinte, ❤️ Alegorias e Adereços, a escola de Nilópolis perdeu a liderança para a Mocidade.
A escola de Padre Miguel liderou até o ❤️ quesito Fantasias, onde perdeu alguns décimos, passando a liderança da apuração para Salgueiro e Beija-Flor.
No último quesito, Samba-Enredo, o Salgueiro ❤️ perdeu um décimo e a Beija-Flor, com nota máxima, conquistou o título.
[79] Ao todo, a escola recebeu dez notas abaixo ❤️ da máxima, sendo que seis foram descartadas seguindo o regulamento do concurso.
Com isso, a escola perdeu apenas quatro décimos, atingindo ❤️ 269,6 pontos contra 269,5 do Tuiuti e do Salgueiro.[6]
Legenda: S Nota descartada J1 Julgador 1 J2 Julgador 2 J3 Julgador ❤️ 3 J4 Julgador 4
Total Enredo Evolução Bateria Mestre-Sala e Porta-Bandeira Comissão de Frente Alegorias e Adereços Harmonia Fantasias Samba-Enredo J1 ❤️ J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 ❤️ J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 9,9 10 9,9 10 10 ❤️ 10 10 10 10 10 9,9 10 10 9,9 10 10 10 10 9,9 10 9,9 9,9 9,9 10 10 ❤️ 10 10 10 9,9 10 9,8 10 10 10 10 10 269,6
A nota máxima (dez) não é justificada.
Abaixo, as justificativas ❤️ das notas abaixo de dez:
O julgador Artur Nunes Gomes, do módulo 1 de Enredo, deu nota 9,9 para a escola ❤️ porque a ala 5 "não conseguiu materializar bot futebol virtual bet365 proposta em razão da ausência da mala que consta no figurino do ❤️ livro abre-alas e expressa a absoluta riqueza material, conforme descrita na justificativa da fantasia" e também porque na ala 31 ❤️ "o Pierrô apresentou-se sem o instrumento musical que consta no figurino da fantasia apresentado no livro abre-alas e que compõe ❤️ bot futebol virtual bet365 representação tradicional.[ 80 ]
Pérsio Gomyde Brasil, do módulo 3 de Enredo, deu nota 9,9 por um conjunto de fatores: ❤️ a ala 5 "não trouxe a maleta de dinheiro" conforme descrito no livro abre-alas; o figurino do ato 4 "é ❤️ diferente do que consta no livro abre-alas"; na indumentária da ala 18 "faltou o elemento necessário"; e após o ato ❤️ 8 desfilou "um grupo com bandeiras não roteirizado".[ 81 ]
Cláudio Luis Matheus, do módulo 3 de Bateria, deu nota 9,9 ❤️ para a escola alegando "pouca criatividade".
O julgador também apontou que "a bateria se deslocou no momento da convenção do refrão, ❤️ causando imprecisão".
[ 82 ] A nota foi descartada por ter sido a menor do quesito.
Beatriz Badejo, do módulo 2 de ❤️ Mestre-sala e Porta-bandeira, deu nota 9,9 para Claudinho e Selminha alegando que "o casal aproximou-se do módulo de julgamento dançando, ❤️ sem pausa para a introdução do bailado e apresentação da bandeira, como todos costumam fazer em suas exibições".
A julgadora também ❤️ alegou "início atropelado".
[ 83 ] A nota foi descartada por ter sido a menor do quesito.
Paulo César Morato, do módulo ❤️ 3 de Comissão de Frente, deu nota 9,9 para a escola.
O julgador elogiou a qualidade da ideia proposta e o ❤️ cenário de terror gótico montado, mas alegou que faltou "desenvolver mais essa excelente ideia, pois acabou ficando híbrido e incompleto ❤️ em termos de realização, comprometendo a narratividade ao público".
[ 84 ] A nota foi descartada por ter sido a menor ❤️ do quesito.
Soter Bentes, do módulo 1 de Alegorias e Adereços, deu nota 9,9 para a escola.
O julgador escreveu que na ❤️ primeira alegoria, "a estrutura do barco que ia levantar não funcionou, prejudicando o entendimento das funções do espaço" e que ❤️ "a alegoria 2 também não funcionou bem quando passou pelo módulo 1, e fiquei sem entender o uso dos espaços ❤️ vazios da estrutura que simbolizava o prédio da Petrobras".[ 85 ]
Rebeca Kaiser, do módulo 2 de Alegorias e Adereços, deu ❤️ nota 9,9 porque a encenação e transformação da primeira alegoria "não aconteceram em frente ao módulo, logo não foi possível ❤️ ver todos os elementos nem entender a representação proposta do argumento da obra".[ 86 ]
Madson Oliveira, do módulo 3 de ❤️ Alegorias e Adereços, deu nota 9,9 alegando que "o conjunto alegórico apresentado foi quase que totalmente teatralizado, com pouco carnavalização, ❤️ arriscando-se na estética de figurinos cênicos realistas ao invés de fantasias.
Isso foi notado no carro abre-alas, elementos cenográficos e alegorias ❤️ de numero 2 a 4".[ 87 ]
Paulo Paradela, do módulo 1 de Fantasias, deu nota 9,9 para a escola justificando ❤️ que "o diabo presente no costeiro da fantasia da ala 2 estava despencando em alguns componentes"; na ala 5 "não ❤️ foi identificado o elemento mala de dinheiro que é descrito no livro abre-alas" e na ala 24 "os bonecos que ❤️ compunham a fantasia estavam, em alguns casos, despencando, comprometendo a estética/realização".[ 88 ]
Helenice Gomes, do módulo 3 de Fantasias, deu ❤️ a nota mais baixa do desfile: 9,8.
A julgadora argumentou que "na realização das fantasias, foram observadas algumas faltas de adereços ❤️ que constam no caderno abre-alas e falhas pontuais", citando a ala 2, em que "alguns costeiros estavam tombando pra trás, ❤️ comprometendo o visual"; a ala 5, em que "faltou a mala que fazia parte da proposta da fantasia"; a ala ❤️ 18, onde "faltou o incensário, adereço que compõe a indumentária"; além do ato 4, onde "a fantasia apresentada era diferente ❤️ da que constava no livro abre-alas".[ 89 ]
Detalhe da terceira alegoria do desfile, que reproduziu um cenário caótico em meio ❤️ ao lixo, com caixões e policiais feridos à espera de atendimento.
Repercussão da vitória [ editar | editar código-fonte ]
"Dedico a ❤️ conquista desse carnaval ao povo de Nilópolis e especialmente ao Laíla pela luta que ele teve pra conseguir 'botar' o ❤️ carnaval na rua.
Tivemos alguns problemas, mas hoje Nilópolis é nossa.
O título veio com certa dificuldade, mas no fim o nosso ❤️ samba conseguiu se impor e prevalecer".
[ 76 ] - Leo Mídia, um dos integrantes da comissão de carnaval da escola.
Ao ❤️ final da apuração diversas celebridades usaram as redes sociais para celebrar a vitória da Beija-Flor.
[90][91] O perfil oficial da Polícia ❤️ Militar do Estado do Rio de Janeiro nas redes sociais parabenizou a escola pelo título e postou uma imagem do ❤️ último tripé do desfile, com a escultura de uma mãe segurando o filho policial morto.[92]
Especialistas divergiram sobre o resultado.
Leonardo Bruno, ❤️ em análise para O Globo, escreveu que "o júri oficial, tão criticado por ser técnico, frio e calculista, dessa vez ❤️ foi populista.
Premiou a escola que foi abraçada pelo povo, sem observar falhas no enredo, na comissão de frente, e na ❤️ concepção das alegorias.[93]
Artur Xexéo, também d'O Globo, elogiou o resultado, apontando que "a Beija-Flor fez o que mais se espera ❤️ de uma escola de samba: surpreendeu.
Ao organizar um desfile teatralizado, trouxe para o Sambódromo cenas do cotidiano brasileiro.
A corrupção e ❤️ a violência foram mostradas de forma carnavalesca por meio de alas fantasiadas de políticos com malas de dinheiro ou encenações ❤️ de crianças atingidas por balas perdidas na escola.
As alegorias foram criticadas.
Pareciam simples demais.Eram mesmo.
O carro que tentava reproduzir o edifício ❤️ da Petrobras era até feio.
Mas, quando ele se transformava e exibia cenas múltiplas vividas numa favela, tornava-se deslumbrante".[94]
Para Ramiro Costa, ❤️ do Extra, a Beija-Flor perdeu "muito pouco diante do que se esperava, frente à reação negativa gerada pelo visual da ❤️ escola [...
] O júri, que em geral é tão rigoroso nos quesitos visuais, dessa vez se deixou contagiar pela emoção".
[95] ❤️ Ricardo Noblat, da Veja, elogiou o resultado, apontando que "Beija-Flor e Tuiuti foram as duas escolas que mais empolgaram o ❤️ público no Sambódromo".[96]
Carnavalesco e comentarista de carnaval da Super Rádio Tupi, Luiz Fernando Reis discordou do resultado, creditando a vitória ❤️ da escola a Laíla: "não foi a parte plástica, não foi o Misailidis (coreógrafo, autor do enredo e de parte ❤️ das concepção dos carros).
A comunidade da Beija-Flor ganhou o carnaval, com samba, harmonia, evolução".
Reis também criticou o uso do edifício ❤️ da Petrobras como símbolo de corrupção pela escola: "Foi uma falha de enredo monumental.
A Petrobras é a maior empresa brasileira, ❤️ motivo de orgulho nacional.
As besteiras foram feitas por seus gestores, e não pela empresa.
Então vamos falar deles, e não da ❤️ Petrobras".[97]
Bernardo Araujo, d'O Globo, também discordou dos jurados, apontando que "além das tradicionais e merecidas boas notas em samba-enredo, bateria, ❤️ evolução e mestre-sala e porta-bandeira, o fraquíssimo trabalho visual foi punido com poucos décimos: dois em alegorias e adereços e ❤️ um em fantasia.
O enredo confuso, panfletário, caça-likes perdeu apenas um décimo".
[98] Para a Veja, "numa avaliação técnica, a apresentação da ❤️ Beija-Flor foi apenas mediana.
Mas, no calor da empolgação popular, atraiu também o interesse dos jurados".
Para a doutora em história Rosa ❤️ Maria Araújo, presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio, "o protesto político passou à frente da estética ❤️ e da técnica".[99]
Para a Folha de São Paulo, "a Beija-Flor conquistou público e jurados com um desfile contestador apesar do ❤️ 'teto de vidro' dentro da escola", lembrando que o bicheiro Aniz Abraão David é patrono e presidente de honra da ❤️ agremiação.
[100] Em análise para o jornal O Globo, o poeta e jornalista Luis Turiba elogiou os desfiles de Beija-Flor e ❤️ Paraíso do Tuiuti, mas apontou que o enredo da escola de Nilópolis "foi mais longe.
Colocou o dedo no pus da ❤️ ferida, ousou mais, focou com lentes de aumento o Brasil que vivemos".[101]
Para Daniela Name, da Revista Caju, "a Beija-Flor fez ❤️ um carnaval sem fio narrativo, em que as imagens vistas na avenida funcionaram como bolhas ou ilhas, ideias à deriva ❤️ no curso do desfile.
Foi assim com a farra dos guardanapos, crítica a Sergio Cabral.
Foi assim também com as mortes dos ❤️ policiais, com o prédio da Petrobras transformado em um conjunto retalhado de cenas urbanas, logo depois do navio e da ❤️ geleira de Frankenstein.
Foi assim também com a procissão de mendigos, mal amarrada homenagem a 'Ratos e Urubus', e com o ❤️ arrastão promovido em uma das alas – vergonhosamente com praticamente todos os bandidos com a pele tão negra quanto a ❤️ maioria dos componentes da comunidade de Nilópolis.
A Beija-Flor não fez carnaval sequer para Desfile das Campeãs, mas disputou o título ❤️ e, apoiada pelos erros de suas concorrentes diretas, acabou vencendo".[102]
Num ano de eleições presidenciais no Brasil, o carnaval não ficou ❤️ de fora da polarização política que tomou conta do país.
Parlamentares de esquerda celebraram o desfile do Paraíso do Tuiuti, que ❤️ criticou a reforma trabalhista do Governo Temer e debochou das manifestações pelo impeachment de Dilma Roussef, criando uma rivalidade com ❤️ o desfile da Beija-Flor, apontado por sites e políticos de esquerda e alguns especialistas como um "desfile de direita", que ❤️ exaltou a Operação Lava Jato, criminalizou políticos do PT e defendeu os anseios e angústias do empresariado, criticando a carga ❤️ tributária e benefícios trabalhistas como FGTS e PIS.[103][104][68][105]
Detalhe da ala 12 ("O Bicho Papão da Educação e as Crianças Vendedoras ❤️ de Balas").
Componentes desfilaram com fantasia de bicho-papão, simbolizando que "o abandono é o grande bicho-papão da educação, que, metaforicamente, devora ❤️ a oportunidade de aprendizado infanto-juvenil".
Laíla, histórico diretor da Beija-Flor, se despediu da escola após o título de 2018.
Após a vitória ❤️ da Beija-Flor, Laíla fez críticas à perda de espaço no comando do carnaval da escola.
O desabafo do diretor expôs o ❤️ conflito interno dentro da agremiação após a ascensão de Gabriel David e suas ideias de modernização do desfile junto ao ❤️ coreógrafo Marcelo Misailidis.
[113][114] Em 26 de fevereiro de 2018, cerca de uma semana após o Desfile das Campeãs, a Beija-Flor ❤️ comunicou o desligamento "amigável" de Laíla, encerrando uma das maiores parcerias da história do carnaval carioca.
Laíla teve três passagens pela ❤️ escola, com a última durando 23 anos, além de oito títulos conquistados.
[115] Semanas depois, Laíla anunciou bot futebol virtual bet365 transferência para a ❤️ Unidos da Tijuca.
[116] Em 2020, Laíla esteve na União da Ilha do Governador.
[117] Em 18 de junho de 2021, Laíla ❤️ faleceu, aos 78 anos de idade, vítima da COVID-19.[118]
No carnaval de 2019, a Beija-Flor manteve o estilo "moderno" adotado por ❤️ Gabriel David e Marcelo Misailidis, e consagrado com o título de 2018.
O desfile de 2019, que homenageou os setenta anos ❤️ da escola, teve alas e alegorias coreografadas ao estilo da apresentação de 2018.
[119] O resultado, porém, foi bem diferente.
A Beija-Flor ❤️ obteve um dos piores resultados de bot futebol virtual bet365 história, se classificando em décimo primeiro lugar, perto da zona de rebaixamento.
[120] Para ❤️ se recuperar do desastre de 2019, a escola voltou a apostar num estilo de desfile mais clássico, investindo no luxo ❤️ que a caracterizou durante anos, voltando a conquistar boas colocações no Grupo Especial.
[121] Para o carnaval de 2020, a agremiação ❤️ decidiu acabar com bot futebol virtual bet365 comissão de carnaval, montada por Laíla em 1998.
[122] Da comissão, apenas Cid Carvalho foi mantido na ❤️ escola.
Carnavalesco da Beija-Flor entre 2007 e 2011, Alexandre Louzada retornou à agremiação, formando dupla com Cid.
[123] Marcelo Misailidis voltou a ❤️ se dedicar exclusivamente à função de coreógrafo da comissão de frente da escola.[124]Referências