Uberlândia Esporte Clube (cujo acrônimo é UEC) é uma agremiação esportiva da cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, 🏵 fundada em 1 de novembro de 1922.
As cores tradicionais do clube são o verde e branco, que deram a alcunha 🏵 de Alviverde do Triângulo.
Sua mascote principal é o periquito.
É um dos mais tradicionais times do estado de Minas Gerais e 🏵 um dos poucos do interior mineiro que faziam frente aos grandes times da capital, Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético 🏵 Mineiro.
Por décadas, o time foi um encalço aos times da capital, porém, nunca se sagrou campeão mineiro.
O time mandava seus 🏵 jogos no Estádio Juca Ribeiro - hoje inexistente.
A atual casa do time, onde impõe seu mando de jogo, é o 🏵 Estádio Parque do Sabiá, que foi inaugurado na década de 1980, palco de grandes jogos do time da cidade de 🏵 Uberlândia, inclusive da final da Taça CBF (atual Série B do Brasileiro) de 1984, da qual o UEC foi campeão.
O 🏵 auge do sucesso do Uberlândia Esporte Clube se deu nos Campeonatos Brasileiros dos anos 1970 e 1980, se tornando o 🏵 primeiro clube de futebol, com exceção dos grandes da capital, a conquistar um título de nível nacional.
Os principais títulos do 🏵 UEC são a Taça CBF de 1984, a Taça Minas Gerais de 2003 e os títulos do Campeonato Mineiro de 🏵 Futebol Módulo II de 1999 e 2015.
Além do Troféu Inconfidência de 2020.
O maior e mais tradicional adversário do Uberlândia Esporte 🏵 Clube é o Uberaba Sport Club.
Juntos, os dois fazem o clássico de maior rivalidade do interior de Minas Gerais, o 🏵 clássico do Triângulo.[1]
O Uberlândia Esporte Clube foi fundado[2] em 1922, quando o município de Uberlândia ainda era conhecido como Uberabinha.
Na 🏵 década de 1920, a cidade era comandada e rivalizada politicamente por dois grupos.
[3] Cada grupo possuía brazino app própria banda e 🏵 se revezavam na abertura dos jogos de futebol que aconteciam na cidade.
O Partido Republicano Municipal possuía a banda denominada "Cocão" 🏵 e o Partido Republicano Mineiro era representado pelos "Coiós";[4] possuíam entre si um acordo de revezamento.
Em um importante jogo realizado 🏵 no Campo da Associação Esportiva de Uberabinha, a banda "Cocão" decidiu, por ser a proprietária do campo, romper o acordo 🏵 de revezamento e então os Coiós se retiraram do campo.
O empresário Agenor Bino[5] juntamente com seu amigo - o também 🏵 empresário, político e dono de terras - Gil Alves dos Santos reuniram-se com os demais membros do Partido Republicano Mineiro, 🏵 na Vila Operária, para a criação de um novo time de futebol.
Gil Alves "cedeu", por um valor simbólico, o terreno 🏵 onde, anos mais tarde, seria o Estádio Juca Ribeiro.
Desta forma, foi fundado oficialmente, no dia 1 de Novembro de 1922, 🏵 o Uberabinha Sport Clube que, em breve, mudaria seu nome juntamente com a cidade para Uberlândia Esporte Clube.
1922 a 1969: 🏵 As primeiras competições [ editar | editar código-fonte ]
Depois da brazino app fundação, o Uberlândia Esporte começou a representar a cidade 🏵 em torneios e jogos realizados no Triângulo Mineiro.
Durante anos, viveu ainda como um time subprofissional e, com o passar das 🏵 décadas, foi ganhando seu espaço no estado de Minas Gerais.
Como as competições mineiras, naquela época, ainda eram restritas à região 🏵 de Belo Horizonte, eram raras as participações de times do interior do estado.
Em 1961, criou-se a Primeira Divisão de Profissionais 🏵 que, apesar do nome, era a segunda divisão do Campeonato Mineiro (a divisão principal chamava-se Divisão Extra).
Vinte equipes participaram da 🏵 competição, marcando suas estreias em um campeonato oficial do estado de Minas Gerais.
O Uberlândia Esporte ficou em 2º colocado da 🏵 Zona Triângulo A e não avançou para a próxima fase.
Terminou em 5º colocado na classificação geral.
Na Primeira Divisão de Profissionais 🏵 de 1962, o Uberlândia Esporte fez uma primeira fase praticamente impecável - venceu 13 de seus 16 jogos.
Ao fim da 🏵 primeira fase, o Uberlândia Esporte e o time da cidade vizinha, o Araguari Atlético Clube, ficaram empatados em números de 🏵 pontos, sendo necessário o jogo de desempate.
Na regra "melhor de três", o Uberlândia Esporte foi melhor: duas vitórias e um 🏵 empate.
Assim, chegou à partida final contra o Palmeirense, de Ponte Nova.
O Uberlândia Esporte Clube venceu ambos os jogos - o 🏵 primeiro, em casa, por 2 a 1, e o último, fora de casa, por 2 a 0 -, conquistando seu 🏵 primeiro título oficial e garantindo vaga, pela primeira vez, na elite estadual.
Em 1963 o Uberlândia Esporte estreou na elite mineira 🏵 (Campeonato Mineiro de Futebol de 1963 - Divisão Extra).
O primeiro jogo foi um empate com o Uberaba Sport Club e, 🏵 por fim, o time encerrou a competição em 8º lugar, fazendo uma campanha razoável.
Alguns feitos memoráveis deste campeonato foram as 🏵 vitórias do time do interior sobre o Cruzeiro, por 2 a 0, e sobre o Villa Nova, por 4 a 🏵 1.
O jogador "Fazendeiro" do Uberlândia Esporte foi o artilheiro da competição, juntamente com o jogador Villadonega, do Atlético-MG, com 12 🏵 gols cada.
Em 1964, em brazino app segunda participação na elite do Mineiro, o Uberlândia Esporte Clube ficou apenas com a 10ª 🏵 colocação - venceu apenas 5 dos 22 jogos que disputou - com destaque aos empates com o Atlético Mineiro e 🏵 Cruzeiro, ambos por 1 a 1, e às goleadas aplicadas sobre o Guarani de Divinópolis, por 6 a 0, e 🏵 Pedro Leopoldo, por 5 a 0 Em 1965, o Uberlândia Esporte repetiu as doses de 1964 e não foi bem 🏵 no campeonato.
Terminou em 11º colocado - venceu apenas 5 jogos - com destaque à goleada, por 7 a 0, sobre 🏵 o Guarani de Divinópolis.
No ano de 1966 o Uberlândia Esporte Clube melhorou seus rendimentos e terminou o campeonato na sétima 🏵 colocação com 7 vitórias, 7 derrotas e 8 empates, sendo notórios os empates com o América Futebol Clube e Atlético 🏵 Mineiro e, também, a goleada por 4 a 0, sobre o Democrata de Sete Lagoas.
Em 1967, o UEC terminou o 🏵 campeonato na décima colocação, com vitórias notáveis sobre o Villa Nova, por 3 a 0 - fora de casa -, 🏵 e uma goleada, por 5 a 1, sobre o Democrata de Sete Lagoas.
O ano de 1968 foi mágico para o 🏵 Uberlândia Esporte.
O time ficou entre os três melhores do estadual e conquistou o título de Campeão Mineiro do Interior pela 🏵 primeira vez.
A equipe venceu 10 jogos, empatou 7 e perdeu apenas 5.
Ressaltando algumas vitórias, estas foram sobre o América (2x0 🏵 e 1x0), Uberaba (2x1 e 3x2) e, fora de casa, contra o Atlético Mineiro, por 2 a 1.
Em 1969, a 🏵 equipe terminou na sétima colocação com uma campanha de altos e baixos.
1970 a 1979: Campeão do interior e estréia no 🏵 Brasileirão [ editar | editar código-fonte ]
O ano de 1970 novamente foi um ano mágico para o time do Triângulo 🏵 Mineiro.
O UEC terminou em quarto lugar e conquistou o seu segundo título de Campeão do Interior.
Em 1971, o time terminou 🏵 apenas na sétima colocação do estadual, atrás do arquirrival Uberaba, porém, a equipe foi vice-campeã da Taça Belo Horizonte.
As competições 🏵 de 1972, 1973 e 1974 marcaram uma época sem muito brilho para o Verdão, tendo terminado o campeonato na 8ª 🏵 colocação, em 1972, e apenas na 11ª colocação nas duas edições seguintes.
Os anos posteriores também não foram os melhores: derrotas 🏵 e eliminações precoces marcaram o Uberlândia Esporte Clube até o ano de 1977.
Ao final do ano de 1978, o time 🏵 do Uberlândia Esporte encontrava-se em 10º lugar no Campeonato Mineiro.
No entanto, a primeira participação de uma competição oficial, de nível 🏵 nacional, foi a maior marca do time.
O UEC estreou na Série A do Campeonato Brasileiro, em um grupo repleto de 🏵 times do Nordeste e de Minas.
Terminou a primeira fase em 12º colocado e não avançou no torneio, sendo o Guarani, 🏵 de Campinas, o campeão brasileiro daquele ano.
O ano de 1979 foi um ano de conquistas do Uberlândia Esporte Clube.
O time 🏵 terminou em quarto lugar no estadual e garantiu o título de Campeão do Interior, além de uma vaga na Taça 🏵 CBF para o ano seguinte.
No Campeonato Brasileiro, a equipe avançou até a terceira fase da competição e terminou em nono 🏵 lugar no quadro geral do Brasileiro de 1979 - até hoje, brazino app melhor colocação na elite nacional.
A equipe disputou a 🏵 primeira fase com times do Maranhão, Piauí, Pernambuco e Minas Gerais.
Na segunda fase, o UEC conseguiu se classificar para a 🏵 terceira etapa, deixando times como o Fluminense-RJ, Vila Nova-GO e o Maranhão para trás na competição.
Na terceira fase, a equipe 🏵 foi eliminada após duas derrotas diante o Vasco da Gama-RJ e o Operário-MT.
1980 a 1983: Taça de Prata 1980 e 🏵 Mineiro de 1983 [ editar | editar código-fonte ]
No ano de 1980 o Uberlândia Esporte não teve uma boa atuação 🏵 no Campeonato Mineiro.
Dos seis jogos que havia disputado, perdeu quatro, empatou um jogo, e venceu apenas um, sendo eliminado na 🏵 primeira fase da competição.
Porém, na Série B do Campeonato Brasileiro, o UEC, que foi colocado no Grupo E, ao lado 🏵 de equipes como América-MG, Goiás, Comercial-MT e Rio Branco-ES, avançou, em primeiro colocado, para a primeira fase do campeonato.
Na segunda 🏵 fase da competição, as equipes campeãs de cada grupo foram sorteadas em quatro chaves, com em jogos de ida e 🏵 volta.
Os vencedores no agregado avançariam para a Série A de 1980.
Nesta fase, o Uberlândia Esporte Clube venceu o primeiro jogo 🏵 diante o Bangu, por 2 a 0, mas no jogo de volta perdeu por 4 a 0, permanecendo assim na 🏵 disputa pelo título da Série B.
Na terceira fase, o UEC ficou em um grupo com CSA-AL, Comercial-SP, Tuna Luso-PA e 🏵 Caxias-RS; a equipe terminou na última colocação com apenas uma vitória e terminou o Campeonato da Série B em apenas 🏵 no 12º lugar.
Nos anos de 1981 e 1982, o Uberlândia Esporte participou apenas de campeonatos mineiros.
Afastado do Campeonato Brasileiro, o 🏵 UEC teve que se contentar apenas com uma nona colocação e um quinto lugar, respectivamente.
Em 1983, o Uberlândia Esporte foi 🏵 campeão do Torneio Início de Minas Gerais, em pleno estádio do Mineirão, sobre a equipe do Villa Nova.
Já na Taça 🏵 Governador do Estado de Minas Gerais, o Uberlândia terminou a primeira fase da competição em quarto lugar.
Pela segunda fase na 🏵 Taça Minas Gerais, de 1983, a equipe terminou em 5º lugar do campeonato, ficando apenas atrás do América, Cruzeiro, Atlético 🏵 Mineiro e Valeriodoce.
Na fase final, o Uberlândia Esporte Clube venceu jogos considerados difíceis e terminou em quarto lugar na classificação 🏵 geral do Campeonato.
Assim, garantiu seu terceiro título de Campeão do Interior e uma vaga na Taça CBF de 1984.
1984: Campeão 🏵 Taça de Prata de 1984 [ editar | editar código-fonte ]
O ano era 1984, um ano marcado na história de 🏵 qualquer torcedor uberlandense, um ano onde o Furacão da Mogiana foi apenas o nono colocado no Campeonato Mineiro, porém, consagrado 🏵 com a maior conquista de um time do interior mineiro.
A Taça de Prata de 1984 começou no dia 25 de 🏵 fevereiro para 32 equipes dividas em um chaveamento de mata-mata com jogos de ida e volta.
Rivalidades definem um futuro [ 🏵 editar | editar código-fonte ]
Em 1984, a Taça de Prata foi disputada em brazino app primeira fase no sistema de seletiva 🏵 regionalizada.
Na competição seletiva o Uberlândia Esporte enfrentou o Nacional de Uberaba, Guarani de Divinópolis e Uberaba Sport.
O Verdão sagrou-se campeão 🏵 do torneio seletivo com 6 jogos, 5 vitórias, 1 derrota e 10 pontos – naquela época o time vencedor da 🏵 partida ganhava dois pontos.
Marcou 13 gols e sofreu 4.
Após a seletiva, o UEC disputou uma final contra o campeão da 🏵 outra chave, o América-MG, e perdeu na disputa por pênaltis.
No entanto, a vaga na Taça de Prata já estava garantida 🏵 aos dois times.
Rumos de uma conquista [ editar | editar código-fonte ]
Já na disputa da Taça de Prata, como perdeu 🏵 para o América, o UEC enfrentou na primeira fase o Nacional de Itumbiara (GO).
No primeiro jogo, no Estádio do Parque 🏵 do Sabiá, em 26 de fevereiro de 1984, o Verdão venceu por 3 a 0.
No jogo de volta, dia 28, 🏵 perdeu por 2 a 1, única derrota na Taça de Prata, mas avançou pela soma das duas partidas.
Pelas oitavas de 🏵 final da Taça de Prata, o primeiro adversário foi o Guarani, de Campinas, time que tinha Neto e Wilson Gotardo 🏵 e ainda carregava a fama do título do Brasileiro de 1978.
No Estádio do Parque do Sabiá, no dia 2 de 🏵 março, o Uberlândia Esporte empatou por 0 a 0.
No jogo de volta, dia 11 de março, o Uberlândia venceu por 🏵 1 a 0 - gol de Zé Carlos - e se classificou para a fase seguinte.
De volta a Itumbiara [ 🏵 editar | editar código-fonte ]
Após eliminar o Nacional-GO na primeira fase da competição, o Uberlândia Esporte novamente jogou contra uma 🏵 equipe do estado vizinho, na mesma cidade.
Pela quartas de final, o UEC enfrentou o Itumbiara.
Fora de casa, o Verdão venceu 🏵 por 2 a 1, no dia 15 de março.
No jogo de volta, em casa, empatou por 1 a 1, no 🏵 dia 17 de março, e garantiu o acesso à semifinal.
Após a equipe avançar diante a fortíssima equipe do Guarani de 🏵 Campinas e eliminar o Itumbiara, O Uberlândia teria de disputar a semifinal diante uma equipe que estava engasgada na garganta 🏵 dos uberlandenses, o Botafogo-PB.
O jogo era visto como uma revanche devido a goleada que o time paraibano conquistou sobre o 🏵 Uberlândia no placar de 6 a 0 no Campeonato Brasileiro de 1978.
No jogo de ida na Paraíba uma goleada incrível 🏵 por 4 a 0 e no jogo de volta no Parque do Sabiá outra vitória por 2 a 0; Uberlândia 🏵 classificado para a grande final e uma euforia tomava conta da cidade.
Ao eliminar o Botafogo (PB), o Verdão se credenciou 🏵 a fazer a grande decisão.
Era um momento histórico, já que pela primeira vez na história, o time decidiria uma competição 🏵 de nível nacional.
Além disso, o título colocaria a equipe na Taça de Ouro (Série A do Brasileiro) naquele mesmo ano.
Na 🏵 partida de ida, no Parque do Sabiá, com o apoio de cerca de 15 mil torcedores nas arquibancadas e outros 🏵 milhares que preferiram ficar em casa e acompanhar pelo rádio, Uberlândia Esporte e Clube do Remo, o outro finalista, fizeram 🏵 um jogo truncado, de poucas oportunidades de gols.
Vencer o Remo naquela tarde era fundamental para que o sonho do título 🏵 continuasse vivo.
Famoso Urutu, responsável por carregar o time.
E foi sob os olhares aflitos, seguido por uma emoção de alegria da 🏵 torcida, que, aos 46 minutos do segundo tempo, o volante Chiquinho, posicionado no setor de meia direita, quase na ponta, 🏵 fez levantamento para dentro da área e Vivinho se antecipou à zaga e escorou para o fundo da rede, garantindo 🏵 a vitória alviverde por 1 a 0, resultado que deixava o Verdão a 90 minutos do título inédito.
Em 1 de 🏵 abril o cenário da decisão era o Mangueirão em Belém, o Uberlândia era tratado como os caipiras do interior pela 🏵 imprensa paraense que dava como certa o título ao Remo, porém em um jogo bastante truncado o Uberlândia segurou o 🏵 clube do Remo.
Desesperados com o resultado dirigente do Remo atrasaram o marcador no estádio de 46 do segundo tempo para 🏵 42 tentando confundir a arbitragem, porém isso não ocorreu e o árbitro encerrou o jogo no momento certo.
Revoltados torcedores do 🏵 Remo invadiram o campo e agrediram jogadores do Uberlândia; nesse tumulto os jogadores ficaram acuados nos vestiários até de madrugada 🏵 sendo que dois jogadores do alviverde foram presos acusados da morte de um torcedor, o que foi desmentido pela perícia 🏵 médica que determinou a morte do torcedor que estava alcoolizado por um aneurisma cerebral.
Título brasileiro e Taça de Ouro [ 🏵 editar | editar código-fonte ]
Na chegada, a torcida fez festa desde a goiana Catalão com uma carreata na estrada e 🏵 até mesmo um desfile em carro aberto pelas ruas centrais da cidade uberlandense.
Essa data ficaria marcada para sempre na história 🏵 do clube.
Era uma conquista inédita que garantiu ainda uma participação na Primeira Divisão.
O Verdão voltava para a elite do futebol 🏵 nacional, sendo um dos 16 melhores da Taça Ouro de 1984.
Na Taça de Ouro o Uberlândia entrou na terceira fase 🏵 em um grupo com Coritiba, Fortaleza e Vasco da Gama; após um empate sobre o Coritiba, o Uberlândia necessitava de 🏵 uma vitória para avançar na competição, porém a equipe a ser batida era o Vasco em pleno Rio de Janeiro, 🏵 feito que não foi conseguido pela equipe de Minas, com a vitória do Coritiba sobre o Fortaleza a equipe foi 🏵 eliminada terminando o Brasileiro em 16º.
1985 a 2000: Tempo de grandes disputas [ editar | editar código-fonte ]
Depois do título 🏵 de 1984, o Uberlândia garantiu lugar na elite do Campeonato brasileiro de 1985.
Antes disso pelo campeonato mineiro a equipe terminou 🏵 na sétima colocação do torneio.
Na elite nacional a equipe foi eliminada na primeira fase e terminou o campeonato em 33º.
Em 🏵 1986 o Uberlândia foi terceiro colocado no mineiro e garantiu outro título de Campeão do Interior, no brasileiro a equipe 🏵 foi eliminada na primeira fase ainda, ficando na última colocação de seu grupo, porém o campeonato nunca foi concluído não 🏵 tendo uma classificação final geral.
Em 1987, o UEC terminou o mineiro em quarto colocado e pelo campeonato brasileiro da Série 🏵 B, foi vice-campeão do Módulo Azul.
Em 1988, a equipe terminou em 5º no mineiro e em 23º na Série B 🏵 do mesmo ano.
Em 1989, o time triangulino foi 5º novamente no mineiro e terminou em 59º na Série B do 🏵 mesmo ano.
De 1990 até 1993 o UEC disputou apenas o mineiro terminando sempre no meio da tabela.
Apenas em 1994 que 🏵 a equipe retornou para uma competição nacional; no mineiro a equipe terminou na 8º posição e escapou do rebaixamento, já 🏵 na competição nacional, a Série C de 1994 foi eliminada na semifinal e terminou em 3º no campeonato.
Em 1995 o 🏵 Uberlândia terminou o campeonato mineiro na parte inferior da tabela e foi eliminado na terceira fase do campeonato brasileiro.
Já em 🏵 1996, a equipe fez uma boa participação no mineiro e terminou em 32⁰ na Série C do mesmo ano.
O ano 🏵 de 1997 marcou o primeiro rebaixamento do Uberlândia desde quando conquistou o acesso em 1962 no Campeonato Mineiro, na série 🏵 C a equipe foi eliminada nas quartas de finais terminando em 5º lugar.
O ano de 1998 foi um ano ruim 🏵 para o Uberlândia que não conseguiu o acesso para a primeira divisão do estadual.
Em 1999, a equipe conseguiu o acesso 🏵 para o Módulo I novamente e foi campeão do Módulo II do mesmo ano.
O ano de 2000, marcou a participação 🏵 da Copa João Havelange.
A equipe estava no Módulo Verde e Branco; a equipe foi vice-campeã após um empate com o 🏵 Malutrom em Uberlândia e uma derrota em Curitiba.
2001 a 2010: Entre quedas e acessos [ editar | editar código-fonte ]
Em 🏵 2001 pelo campeonato mineiro o Uberlândia terminou na nona colocação e escapou do rebaixamento.
Já pela Série C a equipe avançou 🏵 na primeira fase que continha apenas equipes mineiras, porém foi eliminada na segunda fase em um grupo composto por equipes 🏵 como Mogi Mirim, Brasil de Pelotas e Tubarão-SC.
Em 2002 novamente o Uberlândia foi rebaixado para o Módulo II do campeonato 🏵 mineiro, ficando na lanterna da competição.
Pelo brasileiro da Série C a equipe foi eliminada ainda na primeira fase da competição.
Em 🏵 2003 pelo módulo II a equipe avançou da primeira fase, porém não conquistou o sonhado acesso à elite mineira.
Pela Série 🏵 C do mesmo ano a equipe avançou da primeira fase em primeiro do seu grupo; porém no mata-mata a equipe 🏵 foi eliminada pelo CFZ-DF perdendo os jogos de ida e volta.
Na Taça Minas Gerais do mesmo ano a equipe sagrou-se 🏵 campeão após vencer o Araxá fora de casa e empatar por 3 a 3 no Parque do Sabiá garantindo vaga 🏵 na Copa do Brasil de 2004.
Em 2004 pelo Módulo II o Uberlândia novamente avança na primeira fase porém não conquista 🏵 o acesso.
Já pela Copa do Brasil a equipe foi eliminada pelo Juventude com uma derrota de 3 a 0 não 🏵 sendo necessário segundo jogo.
Em 2005 pelo Módulo II a equipe conquistou o acesso na última rodada diante o Social no 🏵 Estádio Louis Ensch em Coronel Fabriciano, após um empate em 1 a 1.
Em 2006 a equipe foi novamente rebaixada no 🏵 campeonato mineiro e disputou por mais dois anos seguidos o Módulo II do campeonato mineiro, conquistando o acesso novamente em 🏵 2008 diante brazino app torcida contra a União Luziense.
Em 2009 a equipe volta a elite e termina na nona colocação e 🏵 garantindo vaga na Série D do mesmo ano.
Pelo torneio nacional o Uberlândia avanaçou na primeira fase, mas acabou sendo eliminado 🏵 pelo Araguaia na segunda fase.
Em 2010 pelo campeonato mineiro mais decepções, a equipe foi rebaixada conquistando apenas uma vitória na 🏵 competição.
O Uberlândia Esporte perdeu o título da Taça Minas Gerais para o Uberaba jogando em seus domínios e perdendo de 🏵 1 X 0 com um gol contra do zagueiro Matheus.
2011 a 2015: Módulo II [ editar | editar código-fonte ]
Após 🏵 o rebaixamento no Módulo I de 2010, o Uberlândia tentava dar a volta por cima e se reafirmar no cenário 🏵 do futebol, porém gestões anteriores do time fadaram a equipe a diversos problemas.
Uberlândia 1x1 Patrocinense, em 2014.
Em 2011, a equipe 🏵 sobrou na primeira fase, porém diminuiu o rendimento na segunda fase e diante equipes considerada fracas acabou fadado a disputar 🏵 novamente a segunda divisão.
Em 2012, a equipe novamente ficou fadada a disputar pela terceira vez consecutiva o Módulo II, isso 🏵 porque não avançou de fase devido a um empate com o time de juniores do Funorte.
Na Taça Minas do mesmo 🏵 ano, a equipe foi eliminada nas semifinais após uma derrota por 3 a 2 em pleno Parque do Sabiá para 🏵 o time do Villa Nova.
O ano de 2013 foi de sofrimento novamente para os torcedores de Uberlândia que tiveram que 🏵 esperar, mais um ano para comemorar a volta à elite.
Em 2014, à equipe avançou para o Hexagonal Final e na 🏵 segunda fase, até as últimas rodadas ia colocando um pé na elite.
A euforia da torcida tomava conta da cidade, à 🏵 confiança sobre o time treinado pelo ídolo Zecão era grande.
Na última rodada o Uberlândia necessitava de apenas um empate para 🏵 garantir brazino app vaga na elite; o alviverde ia ganhando do já eliminado Montes Claros, porém nos momentos finais do jogo 🏵 o Montes Claros consegue a virada e estraga a festa do torcedores.
Após o vexame que ocorreu em Montes Claros, muitos 🏵 torcedores perdiam a fé na equipe alviverde e a morte do treinador Zecão, anunciava uma época de dores para os 🏵 torcedores do Uberlândia.
O Campeonato Mineiro do Módulo II de 2015, foi marcado pela parceria firmada junto ao empresário Kriss Corso, 🏵 Neymar (Pai) e o intermediado por FABRICIO TAVARES E RENIO CARLOS GARCIA sendo vista como uma alternativa para o Uberlândia 🏵 ser reerguer novamente.
Ao fim do ano de 2014 foram apresentados vários jogadores sendo a maioria vindos de São Paulo, com 🏵 acessos e conquistas nos torneios paulistas, era um fim do ciclo vicioso de contratação dos atletas rodados de Minas; porém 🏵 desconhecido pela maioria dos torcedores o time montado pela parceria era vista com esperança e certa desconfiança pela torcida.
Amistoso entre 🏵 Uberlândia e São Paulo em 2015.
Na estreia do Módulo II de 2015, o dérbi entre UEC e CAP terminou com 🏵 a vitória do CAP gerando um protesto por parte das torcidas organizadas do UEC, que pediam respeito com a camisa 🏵 do time.
A atitude surgiu efeito e com a mudança no comando da equipe, saindo Paulinho MacLaren e entrando Paulo Catanoce, 🏵 o time conquistou a primeira posição na fase inicial.
O início do hexagonal final foi conturbado, com 3 derrotas nas 4 🏵 primeiras rodadas, além de uma virada inacreditável na derrota por 5-4 diante o Tricordiano.
Outro protesto ocorrido nas dependências do clube 🏵 gerou uma reação em cadeia por parte da torcida e do time que culminou em 6 vitórias seguidas, o título 🏵 do Módulo II e consequentemente o acesso à primeira divisão.
Em 2016, a Universidade do Futebol tomou a dianteira no departamento 🏵 de futebol do Uberlândia.
O clube retornou a elite do Campeonato Mineiro, após brazino app última participação em 2010, na derrota contra 🏵 o Atlético-MG no Parque do Sabiá com gol nos minutos finais.
Após a derrota o time conquistou 4 vitórias seguidas que 🏵 culminaram na liderança do campeonato ao fim da quinta rodada, porém seis derrotas seguidas marcaram o restante do campeonato ao 🏵 clube, sendo salvo do rebaixamento pela vitória do Cruzeiro diante o Boa Esporte.
Em 2017, o departamento de futebol voltou a 🏵 ser gerido pelos diretores do clube e nenhuma parceria foi firmada para o campeonato.
O retorno do técnico Paulo César Catanoce 🏵 e a montagem de uma equipe mesclada com jogadores já conhecidos da torcida foi a responsável por colocar o Uberlândia 🏵 novamente em uma divisão do campeonato brasileiro.
A vaga para a Série D 2018 foi conquistada após o empate diante o 🏵 Tupi no Parque do Sabiá, encerrando assim o ano com a 6ª colocação no estadual.
O ano também foi marcado pelas 🏵 acirradas eleições à presidência do clube, que após muitos anos, teve duas chapas pleiteando o comando do time.
As eleições foram 🏵 vencidas por Flávio Gomide com uma diferença de apenas 3 votos para o médico Abellardo Pena.
Em 2018, o time dirigido 🏵 por Paulo César Catanoce estreou no campeonato mineiro com uma derrota para a URT em pleno Parque do Sabiá, já 🏵 na copa do Brasil, o jogo de estréia foi diante do Ituano, o Uberlândia venceu pelo placar de 2 x 🏵 0 o time de Itu, passando a fase seguinte onde enfrentará o Coritiba.
Apesar do bom desempenho na copa do Brasil, 🏵 o time não vinha jogando um futebol vistoso no campeonato mineiro e devido aos maus resultados, três derrotas seguidas para, 🏵 Tombense, América e Boa o treinador Paulo César Catanoce foi demitido no dia 17/02/2018.
No dia seguinte Zé Teodoro foi anunciado 🏵 como novo treinador do UEC, a partida de estréia será no jogo diante do Coritiba, partida válida pela segunda rodada 🏵 da copa do Brasil.
Em 2022 foi rebaixado no Campeonato Mineiro.[6]
Jogo entre Araxá e Uberlândia pelo hexagonal final em Araxá.
O escudo 🏵 do Uberlândia Esporte Clube, que possui as cores verde e branco, é a principal marca do clube.
De modo comum, o 🏵 escudo é formado por faixas verticais e alternadas entre verdes e brancas - 5 faixas brancas e 4 faixas verdes 🏵 - com uma faixa branca na diagonal, acima das faixas verticais, no sentido inferior esquerdo para sentido direito superior e 🏵 com a inscrição "U.E.C." no meio.
Uma estrela na parte superior, na cor amarela, simboliza o título de campeão da Taça 🏵 CBF, de 1984, o principal título da equipe.
Em alguns escudos, uma estrela, na cor azul, divide espaço com a estrela 🏵 amarela, sendo esta simbolizada pelo título da Taça Minas, de 2003.
Com o passar dos tempos, o escudo sofreu diversas modificações, 🏵 sendo o atual escudo apresentado abaixo:
Periquito-Rico ou periquito-verde, espécie endêmica no Brasil
A mascote principal do Uberlândia é o periquito.
A mascote 🏵 vem sendo utilizada, há algumas décadas, como um dos símbolos do UEC, devido à cor verde predominante do animal e 🏵 a grande população dessas aves na cidade de Uberlândia.
O periquito remete à esperança, a vontade de voar alto, ou seja, 🏵 ser campeão.
O hino do Uberlândia Esporte Clube foi criado de uma composição de Moacir Lopes e ressalta a luta, a 🏵 garra da equipe e o amor de brazino app torcida.[carece de fontes]
Uberlândia x Seleção da União Soviética: em 9 de Fevereiro 🏵 de 1966, quando ainda não existia o Estádio João Havelange, o Uberlândia Esporte jogou contra a Seleção da antiga União 🏵 Soviética, no Estádio Juca Ribeiro, para quem perdeu de 2 a 0, inaugurando as arquibancadas de cimento, construídas na gestão 🏵 de Renato de Freitas.
A grande seleção soviética vinha ao Brasil visando os preparativos para o mundial de 1966 na Inglaterra; 🏵 o time participou de um quadrangular em Belo Horizonte e sagrou-se campeã o então presidente do Uberlândia Renato de Freitas 🏵 convidou os soviéticos para uma partida contra o Uberlândia, debaixo de chuva os soviéticos ganharam o jogo com gols de 🏵 Bibo e um contra do zagueiro Dunga; porém o que chamou a atenção foi o jogo de gala que o 🏵 Uberlândia fez jogando bem acima do esperado pelo torcedores e pela imprensa.
Uberlândia goleou o Santos no Parque: outro jogo que 🏵 está marcado na história foi a goleada do Uberlândia Esporte Clube sobre o Santos Futebol Clube por 4 a 0, 🏵 no dia 6 de junho de 1982, fazendo parte também dos festejos de inauguração do Estádio Municipal João Havelange.
O primeiro 🏵 gol do UEC no Parque foi marcado por Mauro Eli da Silva (Maurinho), aos 8 minutos do primeiro tempo.
Luiz Carlos, 🏵 Nenê Ramos e Brazinha completaram a goleada alviverde.
A renda foi de CR $ 5.251.
600,00, com público de 14.160 torcedores.
Os times: 🏵 Uberlândia – Moacir, Brazinha, Batista, Zecão e Paulo José; Chiquinho, Nenê Ramos, Périclhes e Maurinho; Luiz Carlos e Mairon César 🏵 (Vivinho).
Santos – Evandro, Léo (Joãozinho), Gilmar (Nilson Dias), Mauro (Gilberto) e Celso; Batistone, Neto, Palhinha e Zé Carlos; Carlos Silva 🏵 e Inácio.
UEC empatou com a Seleção de Novos: a Seleção Brasileira de Novos, em amistoso de preparação para o Torneio 🏵 de Toulon, na França, jogou contra o Uberlândia Esporte Clube, no Estádio João Havelange, empatando em 1 a 1, no 🏵 dia 18 de maio de 1983.
A renda foi de CR$ 6.980.
000,00, com público de 13.
653 pessoas no estádio.
A Seleçao jogou 🏵 com Abelha, Betão, Wilson Gotardo (Leiz), Júlio César e Geraldo (J.
Maria); Douglas, Nelsinho, Luvanor e Mirandinha (Paulo César); Paulo Sérgio 🏵 (Ernane) e Márcio Fernandes (Paulinho).
Uberlândia Esporte, campeão da Taça CBF: a ano de 1984 marca na história o principal feito 🏵 pelo Uberlândia Esporte Clube em toda a brazino app história, quando foi campeão da Taça CBF, o mais importante título conquistado 🏵 pelo Verdão uberlandense.
A decisão do título foi em duas partidas contra o Clube do Remo, de Belém do Pará.
O primeiro 🏵 confronto aconteceu no Parque do Sabiá, no dia 28 de março de 1984, quando o UEC venceu por 1 a 🏵 0, com público de 21.694 pessoas.
O Uberlândia Esporte Clube jogou com Moacir, Luizinho, Batista, Zecão e Batata: Chiquinho, Eduardo, Carlos 🏵 Roberto e Zé Carlos; Geraldo Touro e Vivinho.
Reservas: Santos, Tairone, Clayton , Eder e Cristiano.
Maurinho, um dos heróis do título, 🏵 não aparece na lista porque cumpria suspensão.
O segundo jogo foi em Belém do Pará, onde o UEC garantiu o título 🏵 com um empate de 0 a 0 e ganhou o mais rico troféu de brazino app galeria.
O Clube do Remo jogou 🏵 com Bracali, Rui Curaça, Nazareno, Darinta e Chicão; Pedrinho, Paulinho, Raulinho e Dadinho; Roque e Amaury.
Reservas: Nunes, Gallotte, Léo, Ivo 🏵 Carioca e Nildo.
Uberlândia ganha Taça Minas Gerais e disputa Copa do Brasil: em 20 de dezembro de 2003, o Uberlândia 🏵 Esporte Clube foi campeão da Taça Minas Gerais ao vencer o Araxá Esporte Clube na final no placar agregado.
O primeiro 🏵 jogo da final realizado no Fausto Alvim terminou com a vitória do UEC pelo placar de 2 a 1.
Com a 🏵 vitória o time necessitava apenas de um empate para ser campão, o que acabou acontecendo em um difícil jogo contra 🏵 o Araxá no Estádio Parque do Sabiá, o placar de 3 a 3 garantiu o título ao Uberlândia.
Com o título, 🏵 o Verdão teve direito a disputar a Copa do Brasil em 2004.
Uberlândia conquista o acesso à Elite mineira em 2005: 🏵 em 2005 no módulo II do Campeonato Mineiro o Uberlândia lutava pelo acesso à elite mineira, e em um jogo 🏵 bastante difícil em Coronel Fabriciano diante a equipe do Social, o Verdão precisava do resultado para garantir ascensão à elite 🏵 estadual.
Um empate em 1 a 1 em um jogo bastante dramático garantiu o retorno à elite do futebol mineiro.
Uberlândia ascende 🏵 à elite diante Parque do Sabiá lotado: no ano de 2008 o Uberlândia conquistou o acesso para a elite mineira 🏵 novamente.
Na última rodada o Uberlândia precisava de uma vitória diante a União Luziense para garantir a vaga no Módulo I 🏵 ao lado do já campeão América-MG.
Jogando diante um público superior à 25 mil pessoas, o Uberlândia goleou e venceu pelo 🏵 placar de 3 a 0, sacramentando à volta a elite estadual e fazendo a festa da torcida alviverde.
Comissão técnica Nome 🏵 Pos.T
Campanhas de destaque [ editar | editar código-fonte ]
Vice-campeão da Taça Belo Horizonte: 1971.
Vice-campeão da Taça Minas Gerais: 1981 e 🏵 2010
Vice-campeão do Campeonato Mineiro - Módulo II: 2005, 2008, 2019 e 2023
Participações em 2022Legenda:Referências