Farfetch Farfetch Tipo Sociedade em nome coletivo Cotação FTCH Atividade Marketplace / Plataforma tecnológica Fundação Junho de 2007 Fundador(es) José 😆 Neves Sede Londres e Porto Proprietário(s) José Neves Presidente José Neves Vice-presidente Elliot Jordan Pessoas-chave CTO: Cipriano SousaCOO: Luís Teixeira
Diretor 😆 de marketing:Stephanie Horton
Diretor Comercial: Giorgio Belloli Empregados 4500+ Produtos Roupas, sapatos, acessórios, joalharia, designer Subsidiárias NGG, Browns Fashion, Stadium Goods 😆 Website oficial farfetch.com
Farfetch é uma plataforma líder mundial no mercado on-line de moda de luxo.
O site foi fundado em 2008 😆 pelo empresário português José Neves[1], com sede fiscal em Londres.
Hoje, a empresa já tem filiais no Porto, Braga, Guimarães, Lisboa, 😆 Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio, Xangai e São Paulo.
A Farfetch trabalha em parceria com boutiques independentes em um modelo baseado 😆 em comissão, vantajoso para ambas as partes, uma vez que as vendas online representam em média, 30% do total vendido 😆 pelas boutiques.
A empresa opera em diversos mercados internacionais com sites no idioma local, como inglês, francês, japonês, mandarim, português, coreano, 😆 alemão e espanhol.
Em julho de 2020, a Farfetch já contava com mais de 4500 funcionários globalmente.
A Farfetch foi fundada em 😆 2008 por José Neves, mas o empresário dedica-se ao mundo da moda desde meados da década de 1990, quando lançou 😆 a marca de sapatos SWEAR.
Em 2001, José criou a B Store, uma empresa de moda com uma loja física inovadora, 😆 que trazia marcas jovens e designers emergentes.
Foi durante uma viagem à Semana de Moda de Paris em 2007, quando Neves 😆 estava promovendo a brazino777 entrar B Store, que a ideia de apostar no mercado online com uma loja virtual veio à 😆 tona.
Uma entrevista de 2013 no The Daily Telegraph detalha o momento em que Neves percebeu a necessidade de dar às 😆 boutiques de moda independentes, uma presença de vendas online: "Conversamos com dezenas de donos de boutiques e o que eles 😆 relatavam fazia muito sentido.
O negócio não ia bem, já não era possível confiar somente nas vendas locais, mas eles não 😆 tinham a experiência para entrar no mundo online.
Eles tinham enorme visão e muito bom gosto, mas precisavam de um ambiente 😆 seguro."
Foi por essa razão que Neves decidiu criar o site Farfetch, para permitir que pequenas boutiques independentes pudessem competir no 😆 mercado mantendo suas lojas físicas, mas criando uma identidade visual própria.
Um artigo de 2013 no The Economist resumiu: "A Farfetch 😆 valoriza as 'raízes de tijolos e argamassa' permitindo que boutiques independentes mantenham brazino777 entrar identidade, ao mesmo tempo que promove um 😆 aumento de suas posições no mercado mundial."
Inicialmente, em julho de 2010, a empresa conseguiu um investimento de 4,5 milhões de 😆 dólares em ações da Advent Venture Partners para se expandir para o mercado brasileiro, norte-americano e europeu.
Após isso, a Farfetch 😆 levantou uma segunda rodada de 18 milhões de dólares em financiamento da Advent Venture Partners, Index Ventures e eVenture Capital 😆 Partners.
Em março de 2013, um investimento adicional de 20 milhões de dólares foi anunciado pela editora mundial Conde Nast International, 😆 que foi apoiada por um financiamento subseqüente em maio de 2014, totalizando 66 milhões de dólares de outras fontes de 😆 investimento, incluindo a Conde Nast International.
Um marco importante para o negócio foi então alcançado em março de 2015, quando a 😆 Farfetch ganhou mais US $ 86 milhões de um grupo de investidores liderado pela empresa de software DST Global.
Os antigos 😆 investidores também contribuíram para esta rodada de financiamento da Série E, que elevou o investimento total a mais de US 😆 $ 195 milhões.
Esses investidores incluíam a Advent Ventures Partners, a Condé Nast International, a Index Ventures, a Novel TMT, eVentures 😆 e a Vitruvian Partners.
Na sequência, em maio de 2015, a Farfetch anunciou a aquisição da boutique Browns, uma das mais 😆 icônicas de Londres.
No mesmo mês, a Private Eye classifica a Farfetch como uma empresa "unicórnio", devido ao seu conceito único 😆 no mercado.
Entrada na bolsa de Nova Iorque [ editar | editar código-fonte ]
Em 21 de setembro de 2018 a empresa 😆 entrou na bolsa de valores de Nova Iorque, com mais de 44 milhões de ações a 20 dólares cada (23 😆 euros).
Menos de dez minutos depois do início das negociações, o valor de cada ação já estava a rondar os 28,5 😆 dólares.
A primeira empresa tecnológica portuguesa a entrar na New York Stock Exchange (NYSE) é agora reconhecida na bolsa sob a 😆 abreviatura "FTCH",
Farfetch é atualmente liderada por José Neves, fundador e CEO da empresa, atuando como Diretor Presidente, responsável pela estratégia 😆 geral e tomada de decisão.
Ele é apoiado por Luís Teixeira, o COO (Chief Operating Officer), que é responsável por supervisionar 😆 e gerir as funções operacionais do dia-a-dia da Farfetch, incluindo marketing online, finanças, RH e serviços ao cliente.
Na mesma época 😆 que Andrew foi contratado, a Farfetch trouxe outra grande especialista para brazino777 entrar equipe, contratando Susanne-Tide Frater como diretora da marca 😆 e de estratégia.
Susanne foi Diretora Criativa da Harrods e Selfridges e atualmente concilia a brazino777 entrar função na Farfetch com o 😆 seu cargo de Diretora de Moda da marca Victoria Beckham.
Em contratações seguintes para a gerência sênior, David Lindsay foi nomeado 😆 vice-presidente sênior de Tecnologia para dirigir e gerenciar desenvolvimentos em inovações tecnológicas e design para experiência do usuário do site 😆 (UX).
David se uniou a Farfetch em fevereiro de 2013 depois de trabalhar dois anos em uma agência de design de 😆 sites independentes, além de atuar como Chefe de Tecnologia da Net-A-Porter por 5 anos.
Nessa área, o apoio do CTO Cipriano 😆 Sousa (Chief Technology Officer) é fundamental.
O Diretor de Tecnologia trabalha para a Farfetch desde a brazino777 entrar fundação e agora gere 😆 as operações diárias da equipe de tecnologia.
Antes desse cargo, ajudou a desenvolver a infraestrutura tecnológica e as funções de sites 😆 de pequenas lojas de moda independentes, incluindo a marca B Store de José Neves.
Após a rodada de investimento da Conde 😆 Nast em março de 2013, dois outros gerentes seniores se juntaram à Farfetch para impulsionar a expansão do negócio.
Farfetch nomeou 😆 pela primeira vez Stephanie Horton como CMO (Chief Marketing Officer) em agosto de 2013 para supervisionar funções empresariais criativas e 😆 promocionais, tais como marketing, relações públicas, mídia editorial e social.
Horton veio da Shopbop onde era chefe de comunicações globais.
Antes disso, 😆 trabalhou como Diretora Executiva de Serviços Criativos da Vogue.
Em outubro de 2013, um pouco depois de Stephanie, a Farfetch nomeia 😆 Giorgio Belloli , o ex Diretor de Desenvolvimento de Negócio da grife Alexander McQueen, como CCO (Chief Commercial Officer).
O Diretor 😆 Comercial é encarregado da estratégia comercial e desenvolvimento.
Como parte de uma expansão contínua da empresa após os investimentos de março 😆 de 2015, uma nova rodada de contratação de gerência foi promovida em 2015, começando com a nomeação de Taleeb Noormohamed 😆 como CGO, Chief Growth Officer.
Taleeb foi vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Globais na HomeAway Inc antes de seu papel na 😆 Farfetch, e também tinha atuado como vice-presidente de Estratégia e Parcerias nas Olimpíadas de Vancouver 2010.
Elliot Jordan também foi contratado 😆 como CFO (Chief Financial Officer),tornando-se o responsável pelas operações financeiras da empresa.
Elliot juntou-se a Farfetch com experiência prévia em gestão 😆 financeira de vários varejistas on-line, incluindo ASOS e Sainsbury's.
Além disso, Ephraim Luft se juntou à empresa como CPO (Chief Product 😆 Officer) para gerenciar o desenvolvimento de produtos e funções da equipe UX.
Ephraim tem um MBA da Harvard Business School e 😆 tem quinze anos de experiência na indústria de tecnologia digital, trabalhando anteriormente em empresas como Microsoft, Massive Incorporated e POPSUGAR.
A 😆 Farfetch envia globalmente produtos de moda de mais de 500 boutiques parceiras do site, para mais de 170 países.
A partir 😆 de setembro de 2014, "as vendas anuais de mercadorias através do site Farfetch.
com ultrapassaram £ 167 milhões", e o negócio 😆 continua a crescer.
Em 2013, vendeu produtos de mais de 2000 marcas da moda mundial, atraindo 4,3 milhões de visitantes semanais 😆 para o site.
Em um artigo do New York Times em março de 2013, foi declarado que o gasto médio do 😆 cliente Farfetch é de $ 680 dólares por compra.
A empresa divide as marcas de moda do site em duas categorias 😆 de compras: LUXE, que são as marcas de luxo que oferecem produtos high-end e marcas LAB, que incluem marcas emergentes 😆 e experimentais.
Um terceiro departamento (contemporâneo), com as peças mais casuais e de dia-a-dia, foi consolidado dentro da categoria LAB em 😆 setembro 2014, para tornar a navegação do site mais fácil e intuitiva para o consumidor.
No Brasil, o site é organizado 😆 por marcas nacionais e internacionais.
As maiores vendas da Farfetch vem de marcas de luxo como Valentino, Saint Laurent, Givenchy e 😆 Comme des Garçons, mas designers emergentes e menos conhecidos são a chave e o diferencial da empresa.
Stephanie Horton, Diretora de 😆 Marketing da Farfetch, explicou que o posicionamento da Farfetch está sempre à frente devido a diversidade de produtos, que, segundo 😆 ela, "ajuda a Farfetch a atingir um número amplo e diversificado de consumidores."
A Farfetch tem apoiado marcas emergentes e alternativas, 😆 patrocinando a iniciativa "London Showrooms" do British Fashion Council que apoia e ajuda a promover designers britânicos internacionalmente.
Também promoveu 15 😆 marcas brasileiras em um projeto chamado "Destination Brazil" para ajudar as marcas locais menos conhecidas a "conquistar uma audiência global".
A 😆 Farfetch continua a apoiar designers emergentes e boutiques independentes, procurando "sempre por novas boutiques de conceito e alto padrão em 😆 novas regiões."
A partir de outubro de 2014, a empresa já empregava um total de 502 pessoas no Reino Unido, EUA, 😆 Portugal e Brasil, com um novo escritório em Tóquio.
Após os investimentos da Conde Nast em 2013, a Farfetch lançou um 😆 programa de expansão para aumentar a exposição da marca e participação de mercado em novos territórios, incluindo os EUA, Alemanha, 😆 Europa Oriental, Escandinávia e Japão.
Como parte disto, em agosto de 2014, a Farfetch lançou seu site nas línguas locais, como 😆 em russo, japonês e chinês.
Além dos sites americano e brasileiro que já estavam operando, assim como os sites em inglês, 😆 francês e espanhol.
Atualmente a Farfetch opera 8 sites de língua local, além de seu site em inglês.
A empresa também tem 😆 um aplicativo para iPhone e Android que permite aos usuários comprar produtos das boutiques ao redor do mundo, bem como 😆 acessar histórias editoriais sobre as locações das boutiques no globo.
O aplicativo é chamado de "Farfetch Discover" e foi lançado em 😆 outubro de 2014.
Possui "guias de viagem para algumas das cidades mais elegantes do mundo, incluindo Nova York, Paris, Milão, Roma, 😆 Los Angeles e mais".
De acordo com um artigo de agosto de 2014 no Women's Wear Daily, o aplicativo espelha "a 😆 funcionalidade do site conectando usuários com produtos de boutiques em todo o mundo" e oferece "conteúdo editorial voltado para diferentes 😆 cidades".
Prémios e reconhecimentos [ editar | editar código-fonte ]
A Farfetch e seus representantes foram vencedores de vários prémios da indústria 😆 da moda e do comércio digital:
Prêmio de Melhor E-tailer - The Drapers E-tail Awards
Melhor empresa de Start-up de Moda - 😆 The European Tech Start-up Awards
Rising Star Advertiser- Golden Link Awards do Rakuten Affiliate Marketing
Prêmio Direção Digital - The Luxury Briefing 😆 Awards
Prêmio Direção Digital - The Luxury Briefing Awards
Prêmio Direção Digital - The Luxury Briefing Awards
CEO do Ano (José Neves) - 😆 Digital Masters Awards
Excelência em Gestão Geral (Andrew Robb) - Digital Masters Awards
Melhor E-Store - WGSN Global Fashion Awards
Melhor campanha de 😆 pesquisa orgânica - Performance Marketing Awards
Prêmio Grand Prix - Prêmios de Marketing de Performance
Prêmio Direção Digital - The Luxury Briefing 😆 Awards
CEO do Ano (José Neves) - Digital Masters Awards
Excelência em Gestão Geral (Andrew Robb) - Digital Masters Awards
Melhor E-Store - 😆 WGSN Global Fashion Awards
Melhor campanha de pesquisa orgânica - Performance Marketing Awards
Prêmio Grand Prix - Prêmios de Marketing de Performance