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(crédito: Reprodução/Loterias Caixa)

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Resumos

No presente artigo procuramos apresentar uma possibilidade de leitura das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil, amparados nos ⚽️ pressupostos teórico-metodológicos da sociologia reflexiva dos campos de Pierre Bourdieu.

Mais especificamente, esse encaminhamento se dará por via da apropriação de ⚽️ alguns conceitos bourdieusianos como noções operatórias de análise, quais sejam: campo, habitus e capital.

Deste modo, a discussão se desenvolve no ⚽️ sentido de demonstrar a importância de fundamentar uma agenda de pesquisas para área que contemple conjunta e relacionalmente tanto a ⚽️ filosofia da estrutura social quanto a filosofia das experiências primeiras dos agentes.

En este artículo se presenta una posibilidad de lectura ⚽️ de las políticas públicas para el deporte y el ocio en Brasil, con el apoyo en el campo teórico y ⚽️ metodológico de la sociología reflexiva de Pierre Bourdieu.

Más concretamente, las referencias se harán através de la apropriación de algunos conceptos ⚽️ y nociones operativas de análisis de Bourdieu, que son: campo, habitus y capital.

Así, la discusión se desarrolla con el fin ⚽️ de demostrar la importancia de basar un programa de investigación para el área común, que incluye tanto relacional y la ⚽️ filosofía de la estructura social y la filosofía de las primeras experiencias de los agentes.

ARTIGOS DE REVISÃO

Políticas públicas de esporte ⚽️ e lazer no Brasil: uma argumentação inicial sobre a importância da utilização da Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu

Public policies ⚽️ for sport and leisure in Brazil: an argument about the importance of initial use of the Theory of Fields of ⚽️ Pierre Bourdieu

Políticas públicas para deporte y ocio en Brasil: un argumento inicial sobre la importancia del uso de la Teoría ⚽️ de Campos de Pierre BourdieuDr.

Fernando Augusto StarepravoI; Ms.

Juliano de SouzaII; Dr.

Wanderley Marchi JúniorIII

IDepartamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá ⚽️ (Maringá - Paraná - Brasil).E-mail: fernando.starepravohotmail.com

IIDepartamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná (Curitiba - Paraná - Brasil).

E-mail: julianoedfyahoo.com.br

IIIDepartamento de ⚽️ Educação Física, Universidade Federal do Paraná (Curitiba - Paraná - Brasil).

E-mail: marchijrufpr.brRESUMO

No presente artigo procuramos apresentar uma possibilidade de leitura ⚽️ das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil, amparados nos pressupostos teórico-metodológicos da sociologia reflexiva dos campos de Pierre ⚽️ Bourdieu.

Mais especificamente, esse encaminhamento se dará por via da apropriação de alguns conceitos bourdieusianos como noções operatórias de análise, quais ⚽️ sejam: campo, habitus e capital.

Deste modo, a discussão se desenvolve no sentido de demonstrar a importância de fundamentar uma agenda ⚽️ de pesquisas para área que contemple conjunta e relacionalmente tanto a filosofia da estrutura social quanto a filosofia das experiências ⚽️ primeiras dos agentes.

Palavras chave: Políticas públicas; esporte e lazer; Teoria dos Campos; Pierre Bourdieu.

ABSTRACT

In this article we present a possibility ⚽️ of reading of public policy for sport and leisure in Brazil, supported in the theoretical and methodological field of reflexive ⚽️ sociology of Pierre Bourdieu.

More specifically, the referrals will be made by way of appropriation of some concepts and notions Bourdieusian ⚽️ operative analysis, which are: field, habitus and capital.

Thus, the discussion is developed in order to demonstrate the importance of basing ⚽️ a research agenda for the joint area that includes both relationally and the philosophy of social structure and the philosophy ⚽️ of the experiences first of the agents.

Keywords: Public policy; sport and leisure; Theory of Fields, Pierre Bourdieu.

RESUMEN

En este artículo se ⚽️ presenta una posibilidad de lectura de las políticas públicas para el deporte y el ocio en Brasil, con el apoyo ⚽️ en el campo teórico y metodológico de la sociología reflexiva de Pierre Bourdieu.

Más concretamente, las referencias se harán através de ⚽️ la apropriación de algunos conceptos y nociones operativas de análisis de Bourdieu, que son: campo, habitus y capital.

Así, la discusión ⚽️ se desarrolla con el fin de demostrar la importancia de basar un programa de investigación para el área común, que ⚽️ incluye tanto relacional y la filosofía de la estructura social y la filosofía de las primeras experiencias de los agentes.

Palabras ⚽️ clave: Políticas Públicas; deporte y el ocio; Teoría de Campos, Pierre Bourdieu.

INTRODUÇÃO

O mapeamento da produção científica sobre políticas públicas de ⚽️ esporte e lazer no Brasil é um dos objetos de pesquisa que vem sendo priorizado e sistematizado em nossa trajetória ⚽️ acadêmica.

Na construção desse percurso, nossas primeiras constatações indicavam que a produção de conhecimento na área de políticas públicas para o ⚽️ esporte e lazer estava quase que exclusivamente voltada ao relato de experiências (STAREPRAVO, 2007; STAREPRAVO; MEZZADRI, 2007).

Essa exposição empírica, por ⚽️ brazino777 joga e ganha vez, não se trata de uma condição exclusiva da área de políticas públicas de esporte e lazer.

Segundo Melo (1999), ⚽️ a própria área de políticas públicas no Brasil se caracteriza por uma baixa capacidade de acumulação do conhecimento, fruto da ⚽️ proliferação horizontal de estudos de caso e da ausência de uma agenda de pesquisa.

Arretche (2003), por brazino777 joga e ganha vez, aponta que, ⚽️ enquanto os objetos de análise da área - a ação estatal, o estudo de programas governamentais bem como suas condições ⚽️ de emergência, mecanismos de operação e prováveis impactos - estão bem definidos, as abordagens teóricas e os métodos de investigação ⚽️ têm recebido uma atenção reduzida por parte dos estudiosos.

Mais recentemente, tendo como parâmetro as publicações do Grupo de Trabalho Temático ⚽️ de Políticas Públicas no XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte realizado na cidade de Recife, em setembro de 2007, ⚽️ pudemos perceber um redimensionamento do panorama delineado.

Como traço comum aos trabalhos apresentados, podemos dizer que: 1) a maioria dos artigos ⚽️ é parte de trabalhos em andamento; 2) superada uma fase de relato de experiências de gestores na área, passamos a ⚽️ ter o predomínio de exposições empíricas, com procedimentos metodológicos bem definidos, mas que, porém, não apresentam um diálogo consistente com ⚽️ a literatura; 3) nos trabalhos que apresentam uma maior consistência teórica, os autores adotam uma postura de crítica ao neoliberalismo, ⚽️ entendendo que este modelo, em função dos interesses do capital, leva o estado a intervir cada vez menos no âmbito ⚽️ social, repassando esta função a setores organizados da sociedade civil (STAREPRAVO; NUNES; MARCHI JR., 2009).

Em termos de orientação teórica, essa ⚽️ se desenvolve no sentido de possibilitar prioritariamente o entendimento da macro-estrutura econômica e social, a fim de compreender as ações ⚽️ no interior dos programas analisados, bem como suas funções e objetivos.

Nestes casos, a apresentação dos dados empíricos das pesquisas fica ⚽️ em segundo plano.

A abordagem marxista nesta condição é predominante e a contingência dos processos políticos é desconsiderada (STAREPRAVO; NUNES; MARCHI ⚽️ JR., 2009).

Diante desse quadro ligeiramente evocado e na tentativa de ampliá-lo, procuramos apresentar neste artigo uma possibilidade de leitura das ⚽️ políticas públicas de esporte e lazer, amparados nos pressupostos teórico-metodológicos da sociologia reflexiva dos campos de Pierre Bourdieu.

Mais especificamente, esse ⚽️ encaminhamento se dará por via da apropriação de alguns conceitos bourdieusianos como noções operatórias de análise, quais sejam: campo, habitus ⚽️ e capital.

A propósito, essa filosofia, condensada em um pequeno número de conceitos fundamentais, tem como ponto central a relação de ⚽️ complementaridade estabelecida entre as estruturas objetivas (dos campos sociais) e as estruturas incorporadas (dos habitus) (BOURDIEU, 2007a).

É exatamente essa filosofia ⚽️ das práticas sociais expressa nessa linha teórica que apresentaremos como proposta alternativa para balizar futuros estudos na área de políticas ⚽️ públicas de esporte e lazer no Brasil.

Trata-se de, a partir do estado da arte das pesquisas em políticas públicas de ⚽️ esporte e lazer no Brasil, apontar lacunas e fragilidades, e propor uma alternativa inicial de leitura da realidade social a ⚽️ partir dos pressupostos de Pierre Bourdieu.

Nesse sentido, entende-se que o fenômeno social das políticas públicas de esporte e lazer, bem ⚽️ como seu tratamento científico por parte dos pesquisadores, estão ontologicamente imbricados, o que nos faz remeter, no decorrer do texto, ⚽️ à pratica dos políticos e gestores, bem como à pesquisa sobre o assunto.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER E A ⚽️ TEORIA DOS CAMPOS DE PIERRE BOURDIEU

Um dos principais desafios das Ciências Sociais, segundo Bourdieu, seria estudar a constituição e os ⚽️ mecanismos que perpetuam as formas de dominação das desigualdades sociais, bem como torná-las mais transparentes e de fácil compreensão por ⚽️ parte das pessoas.

Daí o papel dos pesquisadores em efetivar a análise das posições relativas e das relações objetivas expressas na ⚽️ sociedade.

Posições e relações estas que se estabelecem a partir de trocas simbólicas de manutenção e de reconhecimento das distâncias sociais, ⚽️ as quais, por brazino777 joga e ganha vez, são determinadas pela concorrência e apropriação de bens através do acúmulo de capital econômico, social, ⚽️ cultural, entre outros.

Para tal empreendimento, Bourdieu inscreve seus pressupostos teóricos em um modelo de análise que envolve agentes sociais, estruturas ⚽️ e disposições.

Em síntese, seu modelo oferece categorias interpretativas da realidade, desenvolvidas em outras áreas de conhecimento e que são cabíveis ⚽️ para análise das questões que permeiam a discussão do esporte (MARCHI JR.

, 2001), assim como das políticas públicas.

Um primeiro aspecto ⚽️ metodológico central a ser recuperado da análise bourdieusiana, é que para se compreender devidamente o sentido e funcionamento dos mais ⚽️ distintos campos - a primeira noção sobre a qual iremos nos debruçar - se faz necessário entender as relações entre ⚽️ as posições ocupadas pelos agentes e as disposições.

Em "Os usos sociais da ciência", Bourdieu (2004c) situa, a partir de uma ⚽️ discussão sobre as condições sociais da produção do conhecimento, de forma bastante didática, entre quais mediações teóricas se localiza a ⚽️ noção de campo.

Para isso, apresenta duas formas de entendimento das produções culturais, para na sequência introduzir a dimensão do campo ⚽️ na discussão.

Uma primeira forma de apreciação das obras culturais é retratada nas palavras do autor:

Grosso modo, há, de um lado, ⚽️ os que sustentam que, para compreender a literatura ou a filosofia, basta ler os textos.

Para os defensores desse fetichismo do ⚽️ texto autonomizado que floresceu na França com a semiologia e que refloresce hoje em todos os lugares do mundo com ⚽️ o que se chama de pós-modernismo, o texto é o alfa e o ômega e nada mais há para ser ⚽️ conhecido, quer se trate de um texto filosófico, de um código jurídico ou de um poema, a não ser a ⚽️ letra do texto (BOURDIEU, 2004c, p.19).

Em oposição, outra corrente tem como premissa que o entendimento das produções culturais está subordinado ⚽️ à compreensão das condições macroestruturais da sociedade, uma tradição que, enfim, "frequentemente representada por pessoas que se filiam ao marxismo, ⚽️ quer relacionar o texto ao contexto e propõe-se a interpretar as obras colocando-as em relação com o mundo social ou ⚽️ o mundo econômico" (BOURDIEU, 2004c, p.19).

Bourdieu parece não compartilhar com nenhuma das duas vertentes, e como alternativa apresenta a noção ⚽️ de campo:

É para escapar a essa alternativa que elaborei a noção de campo.

É uma ideia extremamente simples, cuja função negativa ⚽️ é bastante evidente.

Digo que para compreender uma produção cultural (literatura, ciências, etc.

) não basta referir-se ao conteúdo textual dessa produção, ⚽️ tampouco referir-se ao contexto social contentando-se em estabelecer uma relação direta entre o texto e o contexto (BOURDIEU, 2004c, p.20).

Amparados ⚽️ nessas constatações de Bourdieu, podemos dizer que as análises de políticas públicas de esporte e lazer que se constituem como ⚽️ relatos de experiências, bem como as que privilegiam os efeitos da macroestrutura econômica e social sobre as políticas, não nos ⚽️ satisfazem na explicação do referido fenômeno.

Existe um espaço intermediário, chamado de campo (nesse caso subcampo das políticas públicas de esporte ⚽️ e lazer), que deve ser mais bem interpretado, tanto na brazino777 joga e ganha dinâmica interna, sob a lógica do Estado, como na ⚽️ brazino777 joga e ganha relação com o restante da sociedade.

Além disso, a relação direta entre texto e contexto provoca aquilo que Bourdieu (2004c, ⚽️ p.

20) chama de "erro do curto-circuito", isto é, um[...

] erro que consiste em relacionar uma obra musical ou um poema ⚽️ simbolista com as greves de Anzim, como fazem certos historiadores da arte ou da literatura.

Minha hipótese consiste em supor que, ⚽️ entre este dois pólos, muito distanciados, entre os quais se supõe, um pouco imprudentemente, que a ligação possa se fazer, ⚽️ existe um universo intermediário que chamo o campo literário, artístico, jurídico ou científico, isto é, o universo no qual estão ⚽️ inseridos os agentes e as instituições que produzem, reproduzem ou difundem a arte, a literatura ou a ciência.

Este é um ⚽️ mundo social como os outros, mas que obedece a leis sociais mais ou menos específicas.

Por mais que não se possam ⚽️ desconsiderar as condições macroestruturais da sociedade, a forma com que as mesmas refletirão em determinada questão social dependerá, em última ⚽️ instância, da dinâmica própria do campo em questão, que goza de certa autonomia e leis próprias de funcionamento.

Nas palavras de ⚽️ Bourdieu (2004c, p.20-21):

A noção de campo está aí para designar esse espaço relativamente autônomo, esse microcosmo dotado de suas leis ⚽️ próprias.

Se, como o macrocosmo, ele é submetido a leis sociais, essas não são as mesmas.

Se jamais escapa às imposições do ⚽️ macrocosmo, ele dispõe, com relação a este, de uma autonomia parcial mais ou menos acentuada.

E uma das questões que surgirão ⚽️ a propósito dos campos (ou subcampos) científicos será precisamente acerca do grau de autonomia que eles usufruem.

A questão da autonomia ⚽️ do campo diz respeito à capacidade de determinado espaço social ressignificar as pressões externas, de acordo com a dinâmica própria ⚽️ daquele espaço, ou seja, de modo a se depreender "quais são os mecanismos que o microcosmo aciona para se libertar ⚽️ dessas imposições externas e ter condições de reconhecer apenas suas próprias determinações internas" (BOURDIEU, 2004c, p.21).

Essas pressões externas sobre o ⚽️ subcampo das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil, se efetivam especialmente por intermédio de questões econômicas (com as ⚽️ apontadas por VERONEZ, 2005), político partidárias (CAVICHIOLLI, 1996), das funções utilitaristas e assistencialistas atribuídas ao esporte e lazer (LINHALES, 2001), ⚽️ ou como recurso para dissimular ou resolver mazelas sociais, como fome, desemprego e violência (MASCARENHAS, 2006).

As pressões externas, independente de ⚽️ brazino777 joga e ganha natureza, só se exercem por intermédio do campo, são mediadas pela lógica do campo e muito dificilmente atingirão os ⚽️ vários espaços sociais de forma homogênea.

As determinações externas invocadas pelos marxistas - por exemplo, o efeito das crises econômicas, das ⚽️ transformações, técnicas ou das revoluções políticas - só podem exercer-se pela intermediação das transformações da estrutura do campo resultantes delas.

O ⚽️ campo exerce um efeito de refração (como um prisma): portanto, apenas conhecendo as leis específicas de seu funcionamento (seu "coeficiente ⚽️ de refração", isto é, seu grau de autonomia) é que se pode compreender as mudanças nas relações entre escritores, entre ⚽️ defensores dos diferentes gêneros (poesia, romance e teatro, por exemplo) ou entre diferentes concepções artísticas (a arte pela arte e ⚽️ a arte social, por exemplo), que aparecem, por exemplo, por ocasião de uma mudança de regime político ou de uma ⚽️ crise econômica (BOURDIEU, 2007d, p.61).

Essa autonomia do campo, segundo Bourdieu (2004c, p.

22), pode então ser verificada através da capacidade de ⚽️ refratar, re-traduzindo sob uma forma específica as pressões e demandas externas:

Dizemos que quanto mais autônomo for um campo, maior será ⚽️ o seu poder de refração e mais as imposições externas serão transfiguradas, a ponto, freqüentemente, de se tornarem perfeitamente irreconhecíveis.[...

] ⚽️ Inversamente, a heteronomia de um campo manifesta-se, essencialmente, pelo fato de que os problemas exteriores, em especial os problemas políticos, ⚽️ aí se exprimem diretamente.

No caso das políticas públicas de esporte e lazer, tem-se a impressão que o subcampo onde se ⚽️ formula e se implementam as políticas é marcado por uma grande heteronomia, uma vez que as coações externas são constantes ⚽️ em seu funcionamento.

Tal abertura, por brazino777 joga e ganha vez, abre espaço para que o esporte seja usado como moeda de troca eleitoral, ⚽️ com um tom salvacionista (LINHALES, 2001), ou exclusivamente sob a ótica do esporte de alto rendimento (VERONEZ, 2005).

Essa constatação, por ⚽️ brazino777 joga e ganha vez, poderia conduzir a uma visão pessimista em relação às políticas públicas de esporte e lazer.

Porém, tem-se que pensar ⚽️ a dimensão dos agentes na constituição do campo: "os agentes - por exemplo, as empresas no caso do campo econômico ⚽️ - criam o espaço, e o espaço só existe (de alguma maneira) pelos agentes e pelas relações objetivas entre os ⚽️ agentes que aí se encontram" (BOURDIEU, 2004c, p.23).

Ou seja, o campo não é algo estático ou estabelecido a priori, é ⚽️ dinâmico e está em constante transformação e movimento, principalmente pela ação dos agentes.

O subcampo das políticas públicas de esporte e ⚽️ lazer, nesse sentido, não pode ser encarado como imutável e estático, foco de constantes críticas de autores que estudam a ⚽️ área.

Poderá ser foco de mudanças, especialmente pela ação dos agentes.

Há uma relação constante e dialética entre a pressão do campo ⚽️ e a ação dos agentes:

Essa estrutura não é imutável e a topologia que descreve um estado de posições sociais permite ⚽️ fundar uma análise dinâmica da conservação e da transformação da estrutura da distribuição das propriedades ativas e, assim, do espaço ⚽️ social.

É isso que acredito expressar quando descrevo o espaço social global como um campo, isto é, ao mesmo tempo, como ⚽️ um campo de forças, cuja necessidade se impõe aos agentes que nele se encontram envolvidos, e como um campo de ⚽️ lutas, no interior do qual os agentes se enfrentam, com meios e fins diferenciados conforme brazino777 joga e ganha posição na estrutura do ⚽️ campo de forças, contribuindo assim para a conservação ou a transformação de brazino777 joga e ganha estrutura (BOURDIEU, 2007c, p.50).

A ação dos agentes ⚽️ e a estrutura da relação entre os mesmos estão diretamente relacionadas à posição que cada um dos agentes assume no ⚽️ interior do espaço social.

Por conseguinte, a posição e consequente peso de cada agente (indivíduo ou instituição) no campo está relacionada ⚽️ ao volume de seu capital, que pode assumir várias formas.

De acordo com o peso relativo do agente no campo, teremos ⚽️ a amplitude da pressão estrutural do campo exercida sobre ele.

Quanto mais frágil o agente na composição do campo, maior será ⚽️ a influência estrutural do espaço sobre o mesmo; de forma contrária, quanto maior o peso do agente, mais autonomia este ⚽️ desfruta.

Cabe refletir qual tipo de capital é hoje mais relevante para os agentes no interior do subcampo das políticas públicas ⚽️ de esporte e lazer.

Se, em outros momentos históricos, pensar políticas públicas de esporte e lazer era algo relegado a leigos, ⚽️ especialmente pela indicação de cargos a partir de critérios político-partidários, gradualmente os especialistas vêm ocupando esse espaço.

Pode ser um indício ⚽️ de que o capital político perde um pouco o peso no interior do subcampo frente ao capital cultural específico.

As estratégias ⚽️ dos agentes e das instituições que estão envolvidos nas lutas [...

], isto é, suas tomadas de posição [...

], dependem da ⚽️ posição que eles ocupem na estrutura do campo, isto é, na distribuição do capital simbólico específico, institucionalizado ou não (reconhecimento ⚽️ interno ou notoriedade externa), e que, através da mediação das disposições constitutivas de seus habitus (relativamente autônomo em relação à ⚽️ posição), inclina-os seja a conservar seja a transformar a estrutura desta distribuição, logo, a perpetuar as regras do jogo ou ⚽️ a subvertê-las.

(BOURDIEU, 2007d, p.63-64).

Essa passagem adiciona à discussão o entendimento de que a posição dos agentes está relacionada à distribuição ⚽️ do capital simbólico específico daquele campo.

Em outras palavras, isso indica que a concentração de capital de um tipo específico pelo ⚽️ agente singular é o que determinará o lugar, no contínuo entre o polo dominante e dominado, ocupado pelo mesmo.

Além disso, ⚽️ o habitus inerente aquele campo intermediará o agir dos agentes, inclinando-o a tomadas de posição conservadoras ou transformadoras, em função ⚽️ da posição ocupada.

Pode-se observar no interior do subcampo das políticas públicas de esporte e lazer, disputas constantes entre agentes estabelecidos ⚽️ e recém chegados, que galgam posições e tomam decisões de acordo com brazino777 joga e ganha origem e posição.

A constituição desses habitus, das ⚽️ formas de disputa legítimas, e maneiras de agir dos agentes, por brazino777 joga e ganha vez, estão relacionadas à história do campo:

Mas essas ⚽️ estratégias, através dos alvos das lutas entre os dominantes e os pretendentes, as questões a propósito das quais eles se ⚽️ enfrentam, também dependem do estado da problemática legítima, isto é, do espaço de possibilidades herdado de lutas anteriores, que tende ⚽️ a definir o espaço de tomadas de posição possíveis e a orientar assim a busca de soluções e, em consequência, ⚽️ a evolução de produção.

(BOURDIEU, 2007d, p.64).

Importante ressaltar que as pessoas que constituem o campo são tratadas não apenas como um ⚽️ número no interior de um espectro maior, como uma classe social, por exemplo.

Cada um dos gestores, políticos, esportistas, técnicos, pesquisadores ⚽️ são únicos e se movem em direções específicas, normalmente em situação ativa no jogo social.

Bourdieu trata-as como agentes ativos na ⚽️ constituição e desenvolvimento do campo.

Portanto, e segundo a matriz teórica recuperada nesse artigo, é importante conduzir uma pesquisa compreendendo a ⚽️ lógica e as leis de funcionamento do campo, bem como considerar que os agentes ativos no processo são capazes de ⚽️ ressignificar e atuar de forma a legitimar ou modificar a estrutura daquele espaço social.

Dito de outro modo, o que o ⚽️ pesquisador, impreterivelmente, deve se preocupar em recuperar mediante brazino777 joga e ganha análise é as regras, bem como o papel de cada agente ⚽️ no "jogo".

As regras do espaço social estão estabelecidas a priori.

Não obstante, os agentes por conta de suas propriedades - acúmulo ⚽️ de capital, experiências, posição relativa - podem agir das mais diferentes formas.

Exemplo prático dessa relação entre a estrutura social e ⚽️ a posição ativa dos agentes pode ser observado nas Conferências Nacionais de Esporte, onde agentes, com interesses e posições distintas ⚽️ no subcampo, movem-se e tomam decisões sob diferentes pontos de vista, que ao final do processo, dão uma perspectiva de ⚽️ nova conformação do espaço social.

A posição passiva dos agentes em relação às estruturas neste caso é descartada:

Onde todo mundo falava ⚽️ de "regras", de "modelo", de "estrutura", quase indiferentemente, colocando-se num ponto de vista objetivista, o de Deus Pai olhando os ⚽️ atores sociais como marionetes cujos fios seriam as estruturas, hoje todo mundo fala de estratégias matrimoniais (o que implica situar-se ⚽️ no ponto de vista dos agentes, sem por isso transformá-los em calculadores racionais) (BOURDIEU, 2004a, p.21).

Mais do que a obediência ⚽️ às regras, ou ações orquestradas pelo inconsciente, o agir dos agentes está diretamente relacionado ao senso de jogo, e a ⚽️ natureza socialmente construída, sob a qual Bourdieu constrói o conceito de habitus.

Entende-se habitus como[...

] um sistema de disposições adquiridas pela ⚽️ aprendizagem implícita ou explicita que funciona como um sistema de esquemas geradores e gerador de estratégias que podem ser objetivamente ⚽️ afins dos interesses objetivos de seus autores sem terem sido expressamente concebidas para este fim (BOURDIEU, 1983, p.94).

Habitus é algo ⚽️ adquirido, ligado à história individual e coletiva, bem como ao capital adquirido.

A posição ativa dos agentes está diretamente ligada ao ⚽️ habitus adquirido:

Os "sujeitos" são, de fato, agentes que atuam e que sabem, dotados de um senso prático (título que dei ⚽️ ao livro no qual desenvolvo esta análise), de um sistema adquirido de preferências, de princípios de visão e divisão (o ⚽️ que comumente chamamos de gosto), de estruturas cognitivas duradouras (que são essencialmente produto da incorporação de estruturas objetivas) e de ⚽️ esquemas de ação que orientam a percepção da situação e a resposta adequada (BOURDIEU, 2007c, p.42).

Para jogar o jogo das ⚽️ políticas públicas de esporte e lazer tem-se que incorporar uma série de disposições práticas, próprias do jogo, para se inserir ⚽️ e ser entendido como jogador.

Este é um conceito central presente já nos primeiros trabalhos de Bourdieu.

Foi construído para, entre outras ⚽️ coisas, dar conta da dicotomia entre indivíduo e sociedade.

"O exemplo mais típico é a oposição, absolutamente absurda em termos científicos, ⚽️ entre indivíduo e sociedade, oposição que a noção de habitus enquanto social incorporado, logo, individualizado, visa superar" (BOURDIEU, 2004a, p.45).

Além ⚽️ disso, produz estratégias, práticas e consumos.

Sendo produto da necessidade objetiva, o habitus, necessidade tornada virtude, produz estratégias que, embora não ⚽️ sejam produto de uma aspiração consciente de fins explicitamente colocados a partir de um conhecimento adequado das condições objetivas, nem ⚽️ de uma determinação mecânica de causas, mostrando-se objetivamente ajustadas à situação (BOURDIEU, 2004a, p.23).

O habitus é ajustado à situação justamente ⚽️ porque ambos são gerados socialmente, e o espaço dos possíveis é limitado pela extensão daquele espaço social.

Um recém-chegado provavelmente não ⚽️ terá grande êxito em suas tomadas de decisão, uma vez que o habitus ainda não foi incorporado.

Por mais racional que ⚽️ seja brazino777 joga e ganha ação, ela pode gerar uma estratégia não totalmente adequada, uma vez que a ação não tem a razão ⚽️ como princípio.

Esses novos agentes passam por um período de adaptação no interior do subcampo das políticas públicas de esporte e ⚽️ lazer, agregando formas de agir provenientes dos campos burocráticos, político, esportivo, entre outros.

É o "senso de jogo", ou habitus, que ⚽️ orquestra estas ações:

A ação comandada pelo "sentido de jogo" tem toda a aparência da ação racional que representaria um observador ⚽️ imparcial, dotado de toda informação útil e capaz de controlá-la racionalmente.

E, no entanto, ela não tem a razão como princípio.(...

) ⚽️ As condições para o cálculo racional praticamente nunca são dadas na prática: o tempo é contado, a informação é limitada, ⚽️ etc.

E, no entanto, os agentes fazem, com muito mais frequência do que se agissem ao acaso, "a única coisa a ⚽️ fazer" (BOURDIEU, 2004a, p.23).

Esta incorporação da estratégia correta, não sendo nem sempre a mais racional, é permeada pelo habitus adquirido ⚽️ pelos agentes.

No caso do espaço onde se tomam decisões relativas às políticas públicas de esporte e lazer, o senso prático, ⚽️ ou habitus, parece estar bastante incorporado pelos agentes que dele fazem parte, uma vez que as decisões são tomadas dentro ⚽️ de uma regularidade esperada.

Porém, isso não quer dizer que a incorporação do habitus conduza a tomada de decisão mais adequada ⚽️ do ponto de vista do Estado como espaço da primazia do público.

O continuismo nas ações do poder público referente ao ⚽️ esporte e ao lazer, bem como a ótica do empirismo no desenvolvimento das ações, pode mostrar um lado negativo da ⚽️ incorporação do habitus sem a necessária reflexão sobre as ações.

Isso pode ser confirmado por uma agenda de pesquisas na área ⚽️ que dê voz aos agentes que compõe o subcampo das políticas públicas de esporte e lazer.

O conceito se situa exatamente ⚽️ na posição de intermediador entre o agente, os grupos sociais e o campo, sendo portanto diferenciado e diferenciador, produto e ⚽️ produtor, fruto das relações e construções dos agentes.

Parece-nos ser adequado focar as atenções das pesquisas em políticas públicas de esporte ⚽️ e lazer nesse ponto, onde se engendrar e se efetivam as ações, fruto das tomadas de decisões dos agentes.

Construir a ⚽️ noção de habitus como sistema de esquemas adquiridos que funciona ao nível prático como categorias de percepção e apreciação, ou ⚽️ como princípios de classificação e simultaneamente como princípios organizadores da ação, significava construir o agente social na brazino777 joga e ganha verdade de ⚽️ operador prático de construção de objetos (BOURDIEU, 2004a, p.26).

As posições dos agentes no interior do campo ou subcampo, por brazino777 joga e ganha ⚽️ vez, estão diretamente relacionadas à posse do capital.

O espaço social é construído de tal modo que os agentes ou os ⚽️ grupos são aí distribuídos em função de brazino777 joga e ganha posição nas distribuições estatísticas de acordo com os dois princípios de diferenciação ⚽️ [...

] - o capital econômico e o capital cultural.

(BOURDIEU, 2007b, p.19).

O capital - que pode existir no estado objetivado, em ⚽️ forma de propriedades materiais (econômico) ou, no caso do capital cultural, no estado incorporado, e que pode ser juridicamente garantido, ⚽️ assim como outras formas de capital, - representa um poder sobre o campo (num dado momento) e, mais precisamente, sobre ⚽️ o produto acumulado do trabalho passado (em particular sobre o conjunto dos instrumentos de produção) (BOURDIEU, 2004b).

As espécies de capital, ⚽️ a maneira dos trunfos num jogo, são os poderes que definem as probabilidades de ganho num campo determinado (a cada ⚽️ campo ou subcampo corresponde uma espécie de capital particular, que ocorre como poder e como coisa em jogo, neste campo), ⚽️ contribuindo deste modo para determinar a posição no espaço social (BOURDIEU, 2004b).

Outras formas de capital (social, político, esportivo) podem ser ⚽️ tão ou mais importantes que o capital econômico e cultural, de acordo com o espaço social e o objeto em ⚽️ disputa, que se somam enquanto capital global do agente.

Porém, de maneira geral,

No espaço social, os agentes são distribuídos, na primeira ⚽️ dimensão, de acordo com o volume global de capital (desses dois tipos diferentes) que possuam e, na segunda dimensão, de ⚽️ acordo com a estrutura de seu capital, isto é, de acordo com o peso relativo dos diferentes tipos de capital, ⚽️ econômico e cultural, no volume global de seu capital (BOURDIEU, 2007b, p.19)

Essas considerações se aplicam aos vários espaços sociais, onde ⚽️ o posicionamento dos agentes e, consequentemente, suas tomadas de decisão estão relacionadas à posse global de capital, bem como à ⚽️ posse relativa de capital pertinente aquele campo.

No caso das políticas públicas de esporte e lazer, podemos destacar que, muitas vezes, ⚽️ a posse de algumas variedades de capital, especialmente o capital social, político, e esportivo, por vezes se sobrepõe ao capital ⚽️ cultural específico na configuração do subcampo.

Deste modo, é perfeitamente compreensível o fato de ex-atletas, gestores políticos e dirigentes esportivos ocuparem ⚽️ os cargos reservados à formulação e implementação de políticas públicas de esporte e lazer.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A produção científica sobre políticas públicas ⚽️ de esporte e lazer no Brasil atualmente se ramifica em duas perspectivas principais.

De um lado da balança, temos o olhar ⚽️ marxista que privilegia as condições macroestruturais da sociedade e como as mesmas atingem as políticas de esporte e lazer.

De outro, ⚽️ temos a exposição de relatos ou dados empíricos que não estabelecem um diálogo mais efetivo e consistente com as teorias.

Como ⚽️ alternativa a esse embate, procuramos apresentar no presente artigo a possibilidade da apropriação de alguns conceitos de Bourdieu, como noções ⚽️ operatórias e operantes de análise para estudar a área.

Em síntese, percebemos que a arquitetura teórica trabalhada pelo autor nos possibilita ⚽️ estudar as políticas públicas de esporte e lazer contemplando tanto a filosofia da estrutura social quanto a filosofia das experiências ⚽️ primeiras dos agentes.

Além disso, a abordagem de Bourdieu conserva como imperativo o fato de considerar que todas as sociedades se ⚽️ apresentam como espaços sociais, isto é, enquanto estruturas diferenciadas e diferenciadoras que não podemos compreender verdadeiramente a não ser construindo ⚽️ o princípio gerador que funda estas diferenças na objetividade.(BOURDIEU, 2007c).

Princípio que, inclusive, é o da estrutura da distribuição das formas ⚽️ de poder ou dos tipos de capital que circulam no universo social considerado - e que variam, portanto, de acordo ⚽️ com os lugares e os momentos.

Acresça-se em última instância a essa análise, que a posição ocupada no espaço social, isto ⚽️ é, na estrutura de distribuição dos diferentes tipos de capital, comanda as representações desse espaço e as tomadas de posição ⚽️ nas lutas para conservá-lo ou transformá-lo, ou seja, de acordo com a posição dominante ou dominada que se situam os ⚽️ agentes no interior do campo.(BOURDIEU, 2007b).

Pensadas por essa ótica, as políticas públicas constituem-se como lócus sociais de investimento dos agentes ⚽️ no intuito de atrair um lucro de distinção material e simbólica às suas posições objetivas.

Dadas essas considerações abrangidas, tendemos a ⚽️ acreditar que a sociologia reflexiva dos campos de Pierre Bourdieu, pautada na relação de cumplicidade ontológica entre as estruturas objetivas ⚽️ e as estruturas incorporadas, constituiu uma interessante possibilidade teórico-metodológica para subsidiar a leitura das políticas públicas de esporte e lazer ⚽️ no Brasil, no sentido de avançar na apreensão e interpretação dos fênomenos sociais, bem como na amplitude e contingência dos ⚽️ processos políticos.

Recebido em: 27 abr.2010

Aprovado em: 24 ago.2010

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(crédito: Reprodução/Loterias Caixa)

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A quantidade de ganhadores ♣️ da Mega-Sena e o rateio podem ser conferidos aqui.

Sportingbet is a British online gambling operator, owned by Entain plc. The company was listed on the London Stock Exchange ⭕️ and was a constituent of the FTSE SmallCap Index prior to its acquisition by GVC holdings.

History [ edit ]

The company ⭕️ was founded by Mark Blandford in 1997.[2] Sportingbet acquired Paradise Poker in October 2004.[3] On 7 September 2006 Sportingbet reported ⭕️ that its then chairman, Peter Dicks, was detained in New York City on a Louisiana warrant while traveling in the ⭕️ United States on business unrelated to online gambling.[4] Louisiana is one of the few states that has a specific law ⭕️ prohibiting gambling online. In March 2007, all Louisiana warrants involving the company were cancelled.[5]

In October 2006, Sportingbet announced Paradise Poker ⭕️ would stop taking deposits from US customers, although most would be allowed to continue to play for another month.[6] Additionally, ⭕️ Sportingbet sold all its US-facing sports betting and casino businesses, including Sportsbook and Sports, to a group of private investors ⭕️ forR$1, and an assumption ofR$13.2 million in debts.[7]

In February 2007, Sportingbet announced it was eliminating its Paradise Poker software and ⭕️ migrating players to its Sportingbet Poker platform. Prior to this, the two platforms had approximately the same number of players, ⭕️ but the Sportingbet platform had higher liquidity because that platform was part of a larger network. The brand name of ⭕️ Paradise Poker was retained.[8]