Nota: Este artigo é sobre o álbum.
Para a canção, veja Este artigo é sobre o álbum.
Para a canção, veja Teenage 💪 Dream (canção)
Teenage Dream é o terceiro álbum de estúdio da cantora e compositora estadunidense Katy Perry.
Seu lançamento ocorreu em 24 💪 de agosto de 2010, pela Capitol Records.
Primeiramente mencionado pela intérprete em maio de 2009 numa entrevista para a Rolling Stone, 💪 o projeto foi gravado entre outubro de 2009 a abril de 2010, sob a produção de Dr.
Luke, Max Martin, Greg 💪 Wells, Tricky Stewart, Benny Blanco e Stargate.
Além de ter atuado como compositora em todas as faixas, Perry também colaborou com 💪 compositores como Bonnie McKee e Ester Dean no álbum, musicalmente derivado dos gêneros pop e electropop e que incorpora uma 💪 série de outros estilos em brt365 de estrutura, com letras abordando amor adolescente, festas, auto-empoderamento e crescimento pessoal.
Teenage Dream obteve análises 💪 mistas de críticos musicais, que elogiaram brt365 de produção e seus temas mas criticaram os vocais de Perry.
Apesar disso, rendeu seis 💪 indicações aos Grammy Awards, incluindo o de Album of the Year, e venceu o Juno Award de International Album of 💪 the Year.
O disco foi bem recebido comercialmente, liderando tabelas da Austrália, Áustria, Canadá, Escócia, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido, 💪 enquanto listou-se entre os dez mais vendidos em uma série de países.
Nos Estados Unidos, debutou no topo da Billboard 200 💪 com 192 mil unidades adquiridas, vindo a comercializar um total de nove milhões de unidades e sendo certificado como nove 💪 vezes platina pela Recording Industry Association of America (RIAA).
Mundialmente, vendeu mais de 23 milhões de cópias.
Cinco singles bem sucedidos foram 💪 lançados de Teenage Dream, com "California Gurls", a faixa homônima, "Firework", "E.
T" e "Last Friday Night (T.G.I.F.
)" liderando a Billboard 💪 Hot 100, fazendo de Perry a única mulher e a primeira artista no geral desde Michael Jackson a ter cinco 💪 faixas de um único disco atingindo o cume do periódico, rendendo-lhe também um Billboard Spotlight nos Billboard Music Awards de 💪 2012.
Para a divulgação do disco, a intérprete apresentou-se em uma série de programas televisivos e premiações, e embarcando na turnê 💪 The California Dreams Tour.
Um relançamento do CD, intitulado Teenage Dream: The Complete Confection, ocorreu em março de 2012 e rendeu 💪 os singles "Part of Me", que também liderou a Billboard Hot 100, e "Wide Awake", que alcançou a vice-liderança.
Antecedentes e 💪 desenvolvimento [ editar | editar código-fonte ]
Perry falou pela primeira vez a respeito do álbum em maio de 2009 em 💪 uma entrevista a revista Rolling Stone, onde disse que ele seria gravado a partir de setembro do mesmo ano.
De acordo 💪 com a cantora, o disco iria "definitivamente continuar no pop" e que seria formado por músicas mais pessoais em relação 💪 ao seu primeiro álbum de música pop, One of the Boys.
[1][2] Ela ainda confessou temer seu segundo projeto, pois ele 💪 iria mostrar se ela "tem vocação para música ou não".
[1] Em novembro ela comentou sobre o processo de composição e 💪 início das gravações à Associated Press:
" Vai ser um pouco mais pop.[...
] Passar muito tempo em turnê não significa que 💪 eu tenha de sacrificar as boas histórias.
One of the Boys tinha muitas letras pessoais, e o segundo trabalho terá mais 💪 ainda.
Quando dou entrevistas nem sempre falo tudo com detalhes, como eu costumava fazer, mas acho que é porque estou guardando 💪 as histórias para escrever as letras.
Das poucas letras que escrevi até agora, são todas muito honestas, talvez mais honestas do 💪 que as últimas.
Mas elas estão um pouco mais maduras.
Agora sei como lidar com os garotos.
Na verdade, eu não me envolvo 💪 mais com garotos agora, e sim com homens.
É bem diferente quando você faz um disco com dezenove anos e quando 💪 você faz outro com 25." [ 3 ] "
Perry começou a trabalhar no álbum em 13 de outubro de 2009, 💪 afirmando que tinha "muitos advogados para passar por, felizmente Greg Wells está lá para fazer o peeling".
O trabalho no álbum 💪 envolveu colaborar com numerosos artistas e produtores incluindo Greg Wells,[4] Guy Sigsworth,[4] Dr.
Luke,[4] Max Martin,[4][5] Ryan Tedder,[6] Rivers Cuomo,[5] Thaddis 💪 "Kuk" Harrell,[7] Greg Kurstin, Benny Blanco, Darkchild, Cathy Dennis, Ester Dean, The-Dream e Christopher "Tricky" Stewart.
Mais tarde, o vocalista da 💪 banda Weezer, Rivers Cuomo, disse à Buzznet que estava trabalhando com Katy Perry em composições para o seu segundo álbum.
[8][9][10][11][12] 💪 O produtor Christopher "Tricky" Stewart, que produziu as canções "Single Ladies (Put a Ring on It)" para Beyoncé e "Umbrella" 💪 para Rihanna, confirmou à Rap-Up em dezembro de 2009 que estava co-escrevendo e que iria produzir o álbum de Perry, 💪 mas sem alterar o estilo musical da cantora, "estamos tentando escrever grandes canções, apenas fazendo realmente.
É claro que temos interesses 💪 em criar músicas esmagadoras.[...
] É um estilo diferente para mim.
É um projeto muito importante para mim, porque as pessoas estão 💪 esperando para ver o que eu vou fazer".[13][14] Dr.
Luke e Max Martin já haviam trabalhado com a cantora antes, sendo 💪 os responsáveis por "I Kissed a Girl" e "Hot n Cold" de One of the Boys.
[15] "Trabalhar com Max Martin 💪 e Dr Luke foi uma colaboração maravilhosa.
Eu trabalhei com eles no meu disco One of the Boys, e queria eles 💪 neste projeto.
Dessa vez, não vão ser duas canções, teremos seis ou sete", disse Perry à Rolling Stone em janeiro de 💪 2010.
[15] Ainda em janeiro, Dr.
Luke disse à HitFix.
com que a cantora havia criado uma mixtape com músicas pop da década 💪 de 1990 para que ele tivesse noção do estilo musical que ela queria.
[16] Calvin Harris havia sido escolhido para produzir 💪 o álbum, mas segundo a cantora durante a brt365 de chegada nos Nickelodeon Kids' Choice Awards de 2010, "ele ficou muito 💪 famoso e não aconteceu".
[17] "Ela e eu estamos, atualmente, trocando mensagens de texto, mais ou menos nos últimos cinco meses 💪 de trabalho neste álbum, tentando pôr as coisas em dia.
Eu tenho três canções incríveis que estão apenas começadas [...
] São 💪 essas ideias que quero finalizar com ela.
Então, literalmente, nos próximos três dias, eu vou viajar com um microfone e coisas 💪 de estúdio, trocar e-mails com ela e espero conseguir colocar uma das músicas no disco, no último minuto", contou Ryan 💪 Tedder à MTV em abril de 2010.[18][19][20][21]
O álbum foi gravado no estúdio da Capitol Records em Hollywood, Los Angeles que 💪 fica na Califórnia, entre 13 de janeiro e 30 de abril de 2010.
[22][23] Perry comentou ao HitFix como foi o 💪 processo de gravação e a organização das músicas do álbum: "Nós trabalhamos em Santa Barbara e Los Angeles.
Eu contava a 💪 todo mundo que tinha muitas jóias, mas não tinha a coroa [...
] Quando finalmente encontrei a coroa, as jóias passaram 💪 a fazer sentido".[24][25]
Lançamento e capa [ editar | editar código-fonte ]
O título do segundo álbum foi revelado oficialmente por Katy 💪 Perry em maio de 2010, dias após o lançamento de "California Gurls".
[26][27] "Quis chamar o álbum de Teenage Dream porque 💪 tem uma música no disco com o mesmo nome que eu escrevi em Santa Barbara, e foi um momento muito 💪 puro para mim, porque é de onde eu sou", revelou a cantora à MTV News.
[28] O segundo álbum da cantora 💪 foi lançado em 24 de agosto na América do Norte, nos formatos Compact Disc e download digital, distribuídos pela Capitol 💪 Records e iTunes, respectivamente.
[29][30] Mundialmente, Teenage Dream foi lançado em 30 de agosto de 2010 e distribuído pela EMI Music 💪 Publishing Group nos mesmos formatos.
[31] Na versão original foram incluídos os remixes de Passion Pit e Kaskade para "California Gurls" 💪 e "Teenage Dream", respectivamente.
Comercializado a partir de 27 de agosto nos Estados Unidos, a capa da versão deluxe do álbum 💪 foi aromatizada com cheiro de algodão doce, de acordo com a MTV.
[32] Além do CD padrão com doze faixas originais, 💪 a versão deluxe é formada por um CD bônus chamado Dream On - constituído pelas canções "Starstrukk" do duo 3OH!3 💪 e "If We Ever Meet Again" do produtor Timbaland; além de remixes do Passion Pit, MSTRKRFT e Armand Van Helden 💪 para "California Gurls" e de Kaskade para "Teenage Dream".[33]
Na dedicatória, a cantora assinou como "Katy Hudson Perry Brand", dizendo:
" Eu 💪 acredito que quando o talento encontra preparação e oportunidade, você respira sucesso.
Eu agradeço a Deus pelo meu talento e agradeço 💪 a minha maravilhosa e divertida família por meu DNA.
A preparação, eu agradeço as brilhantes pessoas que me ajudaram a crescer 💪 musicalmente e pessoalmente.
Nós somos um time do qual temos que nos orgulhar muito.
Finalmente pela oportunidade...de encontrar você.
Você é fundamental para 💪 minha existência, e eu nunca esquecerei disto.
Faremos grandes coisas juntos - você espera, assiste e escuta.
Eu espero que este CD 💪 cause uma fagulha nos fogos de artifícios de seus sonhos, não importa quais sejam seus obstáculos - seu puro e 💪 verdadeiro sonho de adolescente.
Da minha nuvem de algodão doce da Califórnia.
Ame o meu novo e melhorado trabalho." "
As capas dos 💪 dois primeiros singles foram fotografadas por Emma Summerton em abril de 2010, sendo que outras três imagens fotografadas pela artista 💪 foram lançadas para promover o álbum em julho.
[35][36] A capa oficial do álbum foi pintada em tela por Will Cotton 💪 e lançada em 21 de julho ao vivo via webstream, onde mostra Katy Perry nua deitada em nuvens de algodão 💪 doce.
[37][38][39] Para preservar a obra artística de Cotton, a cantora decidiu não inserir o título na capa.
[37] Como mostrado em 💪 um vídeo exclusivo lançado por Perry, Cotton também foi o responsável pelas fotografias da cantora no encarte do álbum.
Influências e 💪 conceito [ editar | editar código-fonte ]
"Firework" é uma canção uptempo que "inspira e motiva as pessoas a não serem 💪 comuns, para sempre destacarem-se como ' fogos de artifício '.
" "Last Friday Night (T.G.I.F.
)" é uma canção dance-pop sobre uma 💪 balada dos anos 80.
Problemas para escutar estes arquivos? Veja a ajuda.
Basicamente, uma das maiores influências de Teenage Dream e da 💪 carreira de Katy Perry foram a banda Queen e a cantora Alanis Morissette.
[40] Ela também ressaltou que o estilo musical 💪 de seu segundo álbum seria como uma fusão de "Lovefool" dos The Cardigans com "The Sign" dos Ace of Base, 💪 "para fazer as pessoas sentirem a vontade de darem as mãos para andar de patins".
[41] "Quando saí em turnê, senti 💪 que faltavam músicas para fazer as pessoas irem para cima e para baixo.
Eu amo a sensação quando todos estão pulando 💪 juntos", disse a cantora à HitFix a respeito do novo estilo que iria produzir.
[42] O grupo ABBA e a canção 💪 de Madonna, "Into the Groove", também foram influências para o novo álbum.
[1][24] Perry ainda comentou sobre o estilo musical de 💪 seu álbum em entrevista à Revista Nylon, afirmando que as músicas não seriam "tão irritantes" em relação as anteriores, dizendo 💪 que gostaria de ser a nova Alanis Morissette no mercado musical em 2010.
[43] Durante os Nickelodeon Kids Choice Awards de 💪 2010, Perry havia revelado que tinha sido fortemente influenciada pela música dos anos 1990 e Cyndi Lauper, apelidando seu trabalho 💪 de "prazer culposo".
[44] Segundo a cantora, suas novas músicas "exploram brt365 de fé, convicção e admiração do mundo sobrenatural" e que 💪 "apesar de divertidas, elas têm conteúdo e não foram feitas apenas para festas".
[45][46] Bonnie McKee, co-compositora de Teenage Dream, em 💪 entrevista à Buzzworthy MTV declarou: "Ele [o álbum] foi inspirado pela condição de adolescente.
Ambas [Katy e eu] tínhamos uma obsessão 💪 com esse tempo em nossas vidas.
Temos um fascínio mútuo com a arquibancada e o baile e todas as coisas que 💪 nunca chegamos a ter.[...
] É por isso que Katy Perry é uma estrela enorme.
Ela pode ser uma megera e vestir 💪 trajes pequenos com uma piscada e um sorriso, mas ela também pode ser muito honesta e vulnerável".
[47] Desde as primeiras 💪 vezes em que começou a falar sobre seu novo álbum, Perry havia dito que ela não estava visando o crescimento 💪 musical; ela queria apenas ter certeza de que seus fãs tivessem o que eles esperavam.[48]
Estilos musicais e temas [ editar 💪 | editar código-fonte ]
"Algumas músicas são bem doces, mas quando você ouve o álbum inteiro, é completamente apetitoso.
Não queria fazer 💪 só músicas para festas.
As pessoas vivem vidas reais, trabalham, têm relacionamentos.
Existe uma parte mais substancial e também perspectiva nesse álbum.
'Circle 💪 the Drain' é minha 'You Oughta Know' de Alanis Morissette.
Falo a palavra 'foda-se' umas cinco vezes na música, mas não 💪 acho que vá chocar as pessoas - você sempre diz isto quando precisa."[49] Daily Star.
- Katy Perry em entrevista à 💪 Kim Dawson do
A maioria das canções de Teenage Dream seguem o estilo musical disco, com sintetizadores musicais retrôs e trechos 💪 auxiliados pelo alterador vocal Auto-Tune.
Enquanto isso, outras canções seguem um estilo pop-rock, com uso de sintetizadores que consequentemente, deram às 💪 canções um ritmo musical de electro-rock.
A cantora usou um tema romântico na faixa-título do álbum, sendo que Amos Barshad da 💪 New York Magazine disse que "se não fosse pelo poderoso refrão ('You!...make!...
me!'), a canção seria, praticamente, uma balada romântica".
[50] Em 💪 "Last Friday Night (T.G.I.F.
)", a cantora fala sobre festas, bebidas e orgias, sendo comparada pela cantora como uma nova versão 💪 de "Waking Up in Vegas".
[51] Escrita como resposta à "Empire State of Mind" (que homenageia Nova Iorque), "California Gurls" é 💪 composta por sintetizadores com efeitos sonoros solares e faz ode às garotas e ao estilo de vida californiano, chamado por 💪 James Montgomery da MTV News como "canção-tema de praia".
[52][53] Ela disse: "Todo o mundo tem a canção de Nova Iorque, 💪 mas que merda? E onde fica LA? Onde fica Califórnia?"[54] "Firework" foi inspirada no clássico livro de Jack Kerouac, On 💪 the Road, onde fala sobre como "ele queria estar próximo de pessoas que estavam zumbindo, efevercendo e fazendo as pessoas 💪 irem como fogos de artifício no céu".
[55][56] A canção segue um ritmo musical de house music mixado à violinos, mas 💪 destacou-se por brt365 de letra inspiracional e motivadora.
[57][58] Chris Ryan da MTV Buzzworthy postou que Perry aparece na canção com "vocais 💪 inspiracionais de uma diva da house music".
[59] Considerada pela cantora como brt365 de "You Oughta Know" de Alanis Morissette, em "Circle 💪 the Drain", Perry desabafa e faz críticas sobre o vício em remédios de seu ex-namorado e vocalista do Gym Class 💪 Heroes, Travis McCoy, ao som de electro-rock.
[60][61][62] Em "Who Am I Living For?", Katy Perry expressa sobre brt365 de espiritualidade e 💪 fé, onde cita na música a personagem bíblica, Ester, como inspiração e exemplo.
"Not Like the Movies" é uma canção tocada 💪 por piano e a única música que segue o estilo de balada romântica de Teenage Dream.
A canção trata de um 💪 romance, que na realidade, nunca é igual às histórias de amor das grandes produções cinematográficas.
[63] Devido à sonoridade musical, a 💪 MTV Buzzworthy comparou esta canção à "My Immortal" do grupo Evanescence e "Everytime" de Britney Spears.[63]
Basicamente, Teenage Dream recebeu diversas 💪 críticas profissionais mistas.
O sítio Metacritic deu ao álbum uma média de 52 de 100, baseando-se em 19 opiniões e resenhas 💪 positivas e negativas recebidas pelos críticos de música.[74]
"Há outras grandes canções pop [...
] Mas o primeiro hit esmagador de Katy 💪 Perry é uma canção de garotas adolescentes da Califórnia.
A canção define o álbum, que é sobre as garotas californianas: suas 💪 esperanças, seus sonhos", comentou Rob Sheffield da Rolling Stone, fazendo uma crítica mista sobre o álbum.
[69] Gustavo Miller do Portal 💪 G1 também fez uma crítica semelhante sobre o disco, dizendo que ele "[...
] pode ser dividido em dois: até a 💪 quinta música, Katy personifica o melhor do pop atual [...
] Nas próximas sete músicas, ela se perde, cai em lugares-comuns 💪 e mostra um som tedioso - o mesmo já aconteceu no trabalho anterior.
Katy é uma hitmaker, sem dúvida alguma, mais 💪 ainda lhe falta um trabalho consistente, que não dependa apenas de dois singles fortes.
Afinal, ela agora é uma estrela pop".
[67] 💪 Stephen Thomas Erlewine da Allmusic deu ao álbum duas estrelas e meia de cinco.
[65] André Sollitto, da Revista Época, afirmou 💪 que o CD possui "12 faixas repletas de batidas eletrônicas dançantes e refrões pegajosos repetidos à exaustão, elementos cuidadosamente elaborados 💪 para vencer nas paradas de sucesso", salientando que a ousadia de Perry no disco "vai muito além da mostrada por 💪 suas companheiras de pop, como Rihanna, Lily Allen e Ke$ha".
[75] Kitty Empire do The Guardian, disse que "[...
] É doloroso 💪 relatar que o segundo álbum de Katy Perry é um produto pop intolerante, com tão pouco humor ou inteligência expressa 💪 tão fluentemente por seu guarda-roupa e escolha de namorado.
[O álbum] faz você implorar por Gwen Stefani, que fez um pop 💪 digital com visual retrô dos anos 1950 muito melhor, ou a imagem e mensagem sexual de Kelis, cuja canção 'Milkshake' 💪 tinha a decência de divertir, assim como excitar".
[72] Matthew Cole da Slant Magazine, comentou que "apenas duas ou três canções 💪 justificam a existência desse álbum".
[70] Enquanto isso, Elysa Gardner do USA Today, elogiou "Pearl" e "Not Like the Movies", dizendo 💪 que "por não ter medo de abrir seu coração, Perry sugere que ela tem muito mais a oferecer do que 💪 uma piscada de olho e chamar a atenção".
[76] Gardner também elogiou a cantora e disse que "Atualmente, Lady Gaga monopolizou 💪 o mercado por comparações com Madonna, mas Teenage Dream constitui um forte motivo para que Katy Perry seja uma verdadeira 💪 e criativa descendente".
[76] Thiago Mariano, do Diário do Grande ABC, escreveu que "apesar das nuvens de algodão doce que estampam 💪 a capa do álbum, a primeira audição já deixa certeza que o disco, ao contrário de nublado, está mais para 💪 ensolarado".
[77] Nick Levine, do Digital Spy, deu cinco estrelas ao disco, apelidando-o de "ode ao amor jovem", finalizando brt365 de resenha 💪 dizendo que ele "tem algo que é grande, saboroso e impossível de não devorar".[78]
Greg Kot, do Chicago Tribune, fez uma 💪 resenha negativa ao disco.
Ele criticou a produção, chamando-a de "tipo-Frankenstein", além de achar os vocais de Perry "robóticos" e sem 💪 "qualquer elegância ou nuance".
[79] Leah Greenblatt, da Entertainment Weekly, falou que o disco "parece bionicamente projetado para fazer dela [Katy 💪 Perry] uma garota para todas as temporadas da Billboard".
[66] Em brt365 de crítica, o The Independent teve opinião semelhante, salientando que, 💪 em relação a Katy Perry, a gravadora "sabe o que está fazendo, e a combinação de 'convencionalmente atraente' adicionada à 💪 'ousada sem ser assustadora', será sem dúvida equivalente a vendas saudáveis para seu segundo álbum 'pop'".
[80] O site Sputnikmusic afirmou 💪 esperar que o álbum fosse apenas um contratempo na carreira de Katy Perry,[81] enquanto a BBC disse que "se Teenage 💪 Dream esforçou-se para surpreender, é um triunfo parcial.
Não há individualidade, inteligência e caráter em abundância.Mas [...
] sugere que ela está 💪 estagnada no caminho de algo muito maior".
[82] Jacqueline Smith, do The New Zealand Herald, deu três estrelas ao disco, além 💪 de uma resenha favorável, na qual diz que ele "funciona", contém "quatro singles que são igualmente, se não até mais, 💪 contagiosos do que I Kissed a Girl", e alega que "o álbum é uma forma segura de agradar às multidões".
[83] 💪 Jessica David, da Glamour Magazine, disse que "é difícil ficar parado ouvindo esse LP", salientando que a espera pelo segundo 💪 trabalho pop de Perry valeu a pena.[84]
O The Village Voice afirmou que "na melhor das hipóteses, Teenage Dream fornece a 💪 euforia da adolescência, com apenas um toque de nostalgia melancólica.
Não há nenhum conceito abrangente".
[85] O The Washington Post publicou: "quanto 💪 mais a estrela pop de 25 anos de idade trabalha para cultivar a brt365 de imagem, mais sem rosto ela se 💪 torna.[...
] E isso é uma pena, porque Perry tem uma poderosa voz flexível que é capaz de transportar o material 💪 dramático.
É muito mais forte do que a de Britney Spears e muito mais rigidamente controlada do que a arrogância exagerada 💪 de uma Christina Aguilera".
[86] Mikael Wood, da Spin Magazine, fez uma revisão mista, observando que, devido às letras provocativas de 💪 certas canções, o álbum "não irá decepcionar os pais que procuram razões para se preocupar com seus filhos".
[87] De forma 💪 semelhante, Braulio Lorentz, da Billboard Brasil, destacou a qualidade da faixa-título, de "California Gurls" e de "Heartbeat Hummingbird", porém criticou 💪 algumas canções que considerou vulgares, acrescentando que o álbum "encontra 14 maneiras diferentes de fazer referência ao coito".
[88] Por outro 💪 lado, Neil McCormick, revisor do Daily Telegraph, deu três estrelas ao CD, dizendo: "Perry parece ser mais atrevida do que 💪 transgressora em Teenage Dream.
Há uma sensação desconcertante de uma cantora e compositora sensível tentando se fazer ouvir".
[89] O crítico ainda 💪 elogiou o novo trabalho da californiana, dizendo: "nenhuma despesa foi poupada produzindo um brilhante e altamente comercial produto pop", destacando 💪 também a participação de famosos produtores da indústria fonográfica neste disco.
[89] A versão inglesa do Yahoo! Music comentou a qualidade 💪 de "Circle the Drain", porém afirmou que o álbum "não é tão divertido quanto Perry alegou", dando-lhe uma nota 4 💪 em 10;[90] a versão australiana, por outro lado, deu-lhe uma nota 8 em 10, elogiando "Who Am I Living For?", 💪 "Not Like the Movies", e dizendo que o "senso de humor atrevido" da cantora "está estampado em todo o álbum".[91]
Em 💪 uma crítica publicada na UOL, Mesfin Fekadu disse que "o novo disco de Katy Perry é como uma máquina mágica 💪 de caça-níqueis: escolha qualquer música e você ouvirá um hit.
Teenage Dream, o segundo lançamento da cantora, é um conjunto de 💪 12 músicas de diversos sabores: formidáveis batidas dançantes, groove e baladas pop sutis e suaves - como o corpo nu 💪 de Perry na nuvem que estampa a capa do álbum [...
] Mas outra grande razão para a magia do disco 💪 de Perry é ela mesma.
Ela é dona de um vozeirão e consegue cantar músicas pop mais picantes como Britney Spears 💪 e Ke$ha, cujos vocais são geralmente susurrados e fracos, desaparecendo ao fundo das batidas das músicas.
A voz de Katy não 💪 só guia a batida como a desenvolve".
[71] Steve Leftridge, do PopMatters, deu uma nota quatro em dez para o disco, 💪 dizendo que certas músicas "não são nem fortes nem nervosas, nem inteligentes, nem sonoramente interessantes o suficiente para emprestar qualquer 💪 credibilidade genuína a Perry como um artista séria".
[92] Bill Lamb, do About.
com, escreveu que "[...
] quer tenha gostado do álbum 💪 ou não, ele está destinado a ser um marco na música pop".
[64] Em uma crítica publicada na Rolling Stone Brasil, 💪 José Julio do Espírito Santo destacou a variedade de temas das canções do disco, completando: "Deitada seminua nas nuvens, feito 💪 Lolita pedindo atenção, Perry consegue dar vislumbres conceituais a um trabalho eminentemente pop.[...
] Ela pode não ter a voz de 💪 Amy Winehouse, o impacto de Lady Gaga ou a imponência de Beyoncé, mas, com Teenage Dream, Katy Perry ainda anima 💪 a festa".[73]
Prêmios e indicações [ editar | editar código-fonte ]
Na cerimônia do 53º Grammy Awards, ocorrida em 2011, Teenage Dream 💪 foi nomeado para Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop; além disso, o primeiro single, "California Gurls", foi indicado 💪 para Melhor Colaboração Pop com Vocais e o segundo single, a faixa-título, foi nomeado para Melhor Performance Pop Vocal Feminina.
[93] 💪 O disco ganhou um prêmio na categoria Álbum Internacional do Ano no Juno Awards de 2011[94] e, durante o American 💪 Music Awards do mesmo ano, rendeu à Katy Perry um prêmio especial por ser a primeira mulher com cinco singles 💪 de um mesmo CD no topo da principal parada norte-americana.
[95] Durante o 54º Grammy Awards, ocorrido em 2012, a canção 💪 "Firework" foi indicada nas categorias Gravação do Ano e Melhor Performance Pop Individual.[96]
"California Gurls", que conta com a participação do 💪 rapper Snoop Dogg, foi lançado em 7 de maio de 2010 como o primeiro single oficial de Teenage Dream.[102] Com 💪 294.
000 downloads legais na loja virtual iTunes em apenas uma semana, a canção tornou-se um enorme sucesso musical e foi 💪 eleito pelo canal MTV como uma das "Músicas do Verão Americano de 2010".
[103][104] A canção ficou no pódium das paradas 💪 musicais da Austrália, Alemanha, Canadá, Brasil, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido e superou a marca de 3 milhões 💪 de downloads legalizados em apenas 11 semanas no iTunes, dando à Katy Perry um recorde por ser a única cantora 💪 a vender esta quantidade de músicas em tão pouco tempo.
[105] Dirigido por Mathew Cullen, o videoclipe com Perry e Snoop 💪 Dogg estreou em 15 de junho de 2010 e mostra a cantora em um mundo ficcional, chamado Candyfornia.
[106] A canção 💪 venceu nas categorias Melhor Single e Música do Verão nos Teen Choice Awards de 2010 e foi indicado como Melhor 💪 Clipe Feminino e Melhor Clipe Pop nos MTV Video Music Awards de 2010.
[107][108] A canção também foi indicada aos prêmios 💪 de Melhor Música e Melhor Clipe nos MTV Europe Music Awards de 2010.[109][110]
A faixa-título, "Teenage Dream", foi lançada como segundo 💪 single do álbum em 22 de julho no iTunes.
Em apenas três dias após seu lançamento, a canção foi adicionada à 💪 programação de 87 rádios estadunidenses, dando à cantora um recorde por Inserções nas Rádios.
[111] O single conseguiu o primeiro lugar 💪 nas paradas musicais New Zealand Singles Chart, da Nova Zelândia, e Billboard Hot 100, dos Estados Unidos, além de estar 💪 listado nas paradas musicais da Austrália, Canadá e Suécia.
[112] O videoclipe da faixa foi dirigido por Yoann Lemoine e lançado 💪 em 10 de agosto de 2010, onde a cantora interpreta a vida de uma adolescente e aparece em cenas sensuais 💪 com o ator Josh Kloss.
[113] Na Austrália, a canção foi classificada como Disco de Platina.[114]
"Firework" foi promovido como terceiro single 💪 oficial do álbum a 26 de outubro de 2010.
[115][116] A faixa atingiu o primeiro lugar na parada norte-americana Billboard Hot 💪 100 e os 5 primeiros de vinte paradas musicais em todo o mundo.
[117][118] O videoclipe da canção foi produzido a 💪 partir de 28 de setembro de 2010 com o patrocínio da companhia telefônica européia Deutsche Telekom, que promoveu um concurso 💪 para selecionar alguns fãs da cantora que apareceram no vídeo.
[119] Apesar de não detalhar muito sobre ele, o videoclipe foi 💪 descrito pela cantora como "tocante", durante brt365 de passagem nos MTV Video Music Awards de 2010.
[120] O vídeo musical foi dirigido 💪 por Dave Meyers e gravado em Budapeste,[121] tendo sido dedicado ao projeto americano "It Gets Better Project", uma organização antibullying 💪 que visa diminuir o preconceito e suicídios entre homossexuais.
[122] O clipe foi o vencedor da categoria "Melhor Vídeo do Ano" 💪 do VMA 2011.[123]
Inicialmente, cogitou-se que "Peacock" seria lançada como o quarto single do álbum,[124] porém muito fãs não concordaram, pois 💪 achavam a canção controversa e vulgar; então, Katy Perry lançou uma enquete na rede social Twitter para saber qual deveria 💪 ser o próximo single, de acordo com os fãs.
[125] A cantora anunciou, através de brt365 de página no Facebook, que a 💪 música vencedora foi "E.T.".
[126] Lançada originalmente em 16 de Fevereiro, a versão para as rádios contou com a participação de 💪 Kanye West.
[127] O vídeo musical do single foi dirigido por Floria Sigismondi e teve a participação do rapper.
[128] Divulgado a 💪 31 de março de 2011, o vídeo destacou-se principalmente por seus efeitos especiais de alta qualidade e pela maquiagem intensa 💪 que a cantora usava para representar um ser extraterrestre.
[129] Ao chegar à marca de 3 milhões em vendas digitais, se 💪 transformou na sexta canção de Perry a alcançar este patamar.
[130] Posteriormente, a música comercializou mais de 4 milhões de cópias, 💪 sendo a mais vendida no primeiro semestre de 2011[131] e fazendo de Katy a primeira artista da história a ter 💪 cinco de suas canções com venda por download (música digital comercializada exclusivamente pela internet) superior a 4 milhões de cópias 💪 cada uma – as outras foram "California Gurls", "Hot n Cold", "I Kissed a Girl" e "Firework".
[132] Ao alcançar o 💪 primeiro lugar nos Estados Unidos, a faixa converteu Teenage Dream no nono álbum na história de paradas da referencial revista 💪 sobre música Billboard a produzir quatro sucessos de número 1.[133]
Em 25 de abril de 2011, o website britânico Digital Spy 💪 divulgou que "Last Friday Night (T.G.I.F.
)" se tornaria o quinto single do álbum.
[134] A canção, lançada oficialmente a 6 de 💪 junho, teve um EP homônimo de remixes.
[135][136] O vídeo musical, lançado em 14 de junho, homenageia os anos 1980, onde 💪 Perry aparece caracterizada como uma "adolescente nerd".
[137] O vídeo também conta com diversas participações especiais de atores e cantores famosos.
[137] 💪 O diretor do clipe, Marc Klasfeld, disse que o mesmo fora feito de forma a promover a faixa para que 💪 esta se tornasse o quinto single número 1 de Teenage Dream nos Estados Unidos.
[138] Se alcançasse esta marca, a cantora 💪 se tornaria a primeira cantora da história, e a segunda artista após Michael Jackson, a conseguir tal feito.
[139] Para igualar 💪 o recorde de Jackson, a faixa recebeu uma versão remix com participação da rapper Missy Elliot que foi vendida por 💪 $ 0,69 centavos em lojas virtuais, um preço considerado abaixo do padrão.
[140][141] Uma vez que a revista Billboard soma os 💪 downloads das versões original e remix como se fossem uma só, a versão original acaba subindo posições nas tabelas musicais.
[142] 💪 Em 18 de agosto de 2011, "Last Friday Night (T.G.I.F.
)" alcançou o topo da parada Hot 100 da Billboard, assim 💪 como os quatro singles anteriores, tornando o disco o segundo da história a realizar esta façanha.
[143] Além disso, no mesmo 💪 mês, a música alcançou o primeiro lugar da parada musical norte-americana Pop Songs, assim como todos os seus antecessores.
Desta forma, 💪 Teenage Dream tornou-se o primeiro disco em 19 anos - desde a criação do gráfico - a emplacar cinco singles 💪 em 1, ultrapassando o recorde dos discos The Fame de Lady Gaga e FutureSex/LoveSounds de Justin Timberlake.
[144] Além dos Estados 💪 Unidos, a faixa também liderou as paradas do Brasil, do Canadá e da Irlanda.[145][146][147]
Com o objetivo de fazer com que 💪 Perry se torne a primeira artista da história a ter um sexto trabalho de um mesmo disco no primeiro lugar 💪 da Billboard Hot 100,[148] "The One That Got Away" foi lançada como o sexto single oficial de Teenage Dream em 💪 28 de setembro de 2011.
[149] O vídeo musical da faixa mostra Perry como uma idosa recordando-se de seu passado e 💪 do romance vivido com seu companheiro, interpretado pelo ator mexicano Diego Luna.
[150][151] Posteriormente, de forma semelhante à feita com "Last 💪 Friday Night (T.G.I.F.
)", a música recebeu uma versão remix, com participação do rapper B.o.
B, e teve seu preço diminuído em 💪 lojas virtuais como a iTunes Store.
[152][153] Entretanto, apesar dos esforços da gravadora de Perry, a melhor posição alcançada pela faixa 💪 nos Estados Unidos foi o terceiro lugar.
[154] Apesar disso, quando a faixa alcançou o topo da parada semanal Billboard Hot 💪 Dance Club Songs - que lista as canções mais populares nas discotecas dos Estados Unidos - Teenage Dream tornou-se o 💪 primeiro disco da História a colocar sete canções no primeiro lugar dessa tabela; as outras músicas incluem os cinco singles 💪 predecessores e "Peacock".[155]
Canções promocionais e destacadas [ editar | editar código-fonte ]
As canções "Not Like the Movies", "Circle the Drain" 💪 e "E.T.
", a última sem participação de Kanye West, foram lançadas como singles promocionais em uma contagem regressiva até o 💪 lançamento do álbum.
[156] Em 3 de agosto, "Not Like the Movies" foi lançada e, mais tarde, apareceu listada na posição 💪 41 e 53 da Canadian Hot 100 e Billboard Hot 100, respectivamente.
[157] "Circle the Drain", que foi lançada em 10 💪 de agosto, ficou na posição 30 nas paradas canadenses, 36 nas neozelandesas e 58 nas norte-americanas.[158] A canção "E.T.
", que 💪 posteriormente se tornou um single oficial, teve um maior desempenho e ficou na décima terceira posição no Canadá, e quadragésima 💪 segunda nos Estados Unidos.
[159] Apesar de não ter sido lançada como single ou canção promocional, "Peacock" foi listada na posição 💪 56 da Canadian Hot 100 e alcançou o primeiro lugar da Hot Dance Club Songs.[160][161]
Performance de "Peacock" durante um show 💪 em Budapeste em 1 de outubro de 2010.
A promoção de Teenage Dream começou em 6 de junho de 2010 nos 💪 MTV Movie Awards, com a performance de Katy Perry e Snoop Dogg[162][163] de "California Gurls".
[164][165] O conceito artístico inspirado em 💪 Candyfornia para o cenário das performances, foi usado pela primeira vez em 20 de junho durante a apresentação da canção 💪 dedicada à Califórnia nos MuchMusic Video Awards de 2010.
[166][167] Perry participou do festival musical MTV World Stage 2010: Live in 💪 Malaysia no início de agosto, onde promoveu "California Gurls", "Teenage Dream" e "Peacock", junto de outras canções de One of 💪 the Boys.
[168][169] Além de apresentar a cerimônia, a cantora realizou a performance de "Teenage Dream" como abertura dos Teen Choice 💪 Awards em 9 de agosto.
[170] No dia do lançamento do álbum nos Estados Unidos, foram realizadas performances de "California Gurls", 💪 "Teenage Dream", "Peacock" e "Firework" no programa americano The Late Show with David Letterman, assim como algumas canções de seu 💪 álbum anterior.
[171][172] Na manhã de 27 de agosto, Katy Perry participou do programa The Today Show em Nova Iorque e 💪 cantou "California Gurls" e "Teenage Dream", assim como a canção de 2008, "I Kissed a Girl".
[173] Em 9 de setembro, 💪 Perry cantou "California Gurls" no The X Factor na Itália.
Ela também cantou "California Gurls" e "Teenage Dream" na abertura da 💪 36ª temporada do programa Saturday Night Live em 25 de setembro.
[174] Em 2 de outubro, ela participou do programa alemão 💪 Wetten Dass..
?, onde interpretou "Teenage Dream".
Entre 1 e 6 de outubro, Perry realizou uma turnê promocional na Europa, ocorrida na 💪 Hungria, Polônia e Áustria.
Em 17 de outubro, a cantora voltou ao The X Factor, onde fez uma performance pirotécnica de 💪 "Firework".
[175] Foi confirmada a apresentação da cantora nos MTV Europe Music Awards de 2010 em 7 de novembro em Madrid, 💪 Espanha, realizando uma nova performance de "Firework".[176]
Anunciadas oficialmente no website da cantora, as 23 primeiras datas da turnê mundial The 💪 California Dreams Tour foram reveladas em 11 de outubro de 2010, mas logo foi revelado que a turnê teria 122 💪 shows.
[177] Durante os MTV Video Music Awards de 2010 em 12 de setembro, a cantora prometeu que brt365 de turnê em 💪 2011 iria possuir uma experiência sensorial completa: "Quero atingir todos os sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tacto".
[120][178] Posteriormente, a 💪 turnê passou por Estados Unidos, Europa, Ásia, Oceania e América do Sul,[179][180][181] sendo encerrada oficialmente em 23 de novembro de 💪 2011 no Staples Center, em Los Angeles, com um show gratuito para os fãs de Perry.[182]
A lista de faixas foi 💪 divulgada na página oficial da cantora em 23 de julho de 2010.[183]
Edição Deluxe Dream On (Disco 2) [ 33 ] 💪 N.
º Título Compositor(es) Produtor(es) Duração 13.
"If We Ever Meet Again" (com Timbaland) Jim Beanz, Timothy Mosley, Michael Busbee Jim Beanz, 💪 Timbaland 4:23 14.
"Starstrukk" (com 3OH!3) Sean Foreman, Nathaniel Motte Matt Squire 3:22 15.
"California Gurls" (Passion Pit Remix) (com Snoop Dogg)) 💪 Perry, McKee, Gottwald, Martin, Levin Dr.
Luke, Max Martin, Benny Blanco 4:11 16.
"California Gurls" (Armand van Helden Remix) (com Snoop Dogg) 💪 Perry, McKee, Gottwald, Martin, Levin Dr.
Luke, Max Martin, Benny Blanco 5:48 17.
"Teenage Dream" (Kaskade Remix) Perry, McKee, Gottwald, Martin, Levin 💪 Dr.
Luke, Max Martin, Benny Blanco 6:27 18.
"Peacock" (Cory Enemy & Mia Moretti Remix) Perry, Hermansen, Eriksen, Dean Stargate 5:32 19.
"California 💪 Gurls" (videoclipe) (com Snoop Dogg)) Perry, McKee, Gottwald, Martin, Levin Dr.
Luke, Max Martin, Benny Blanco 3:56 Duração total: 1:20:24
A lista 💪 dos créditos de produção de Teenage Dream foram disponibilizadas no website allmusic.
com em agosto de 2010.[65]
Katy Perry - Composição, vocal
Andrew 💪 Wuepper - Engenharia de guitarra
Angelica Cob-Baehler - Direção de criação
Aniela Gottwald - Assistente de engenharia
Benjamin Levin (Benny Blanco) - Bateria, 💪 composição, produção, programação, teclado
Bonnie McKee - Composição
Brent Paschke - Guitarra
Brian "B-Luv" Thomas - Composição, programação de bateria, programação de guitarra
Brian 💪 Gardner - Técnico em masterização
Calvin "Snoop Dogg" Broadus - Composição, vocal
Carlos Oyanedel - Engenharia
Charles Malone - Guitarra, assistente de engenhariaChris 💪 Anokute - A&R
Chris "Tek" O'Ryan - Engenharia de guitarra
Christopher "Tricky" Stewart - Composição, produção, programador de bateria, teclado
Damien Lewis - 💪 Engenharia
Daniel Silvestri - Baixo, guitarra
Ester Dean - Composição
Emily Wright - Engenharia
Fabien Waltmann - Programador, sintetizadores
Giancarlo Lino - Assistente de mixador
Greg 💪 Wells - Bateria, composição, piano, produção, programação, sintetizadores
Irene Richter - Coordenação de produção
Jason Sherwood - Engenharia
Jaycen Joshua - MixingJohn Hanes 💪 - Mixing
Jo Ratcliffe - Direção de arte
Josh Freese - Bateria
Joshua "Ammo" Coleman - Bateria, composição, produção, programação, teclado
Josh Houghkirk - 💪 Assistente de engenharia
Julio Miranda - Guitarra
Justin Roberts - Assistente de engenharia
Kory Aaron - Assistente de engenharia
Kuk Harrell - Produção de 💪 vocias
Liz Isik - A&R Lenny Pickett - Saxofone
Lewis Tozour - EngenhariaL.
Leon Pendarvis - Arranjo, condução
Luis Navarro - Assistente de engenhariaLukasz 💪 "Dr.
Luke" Gottwald - Bateria, composição, produção, produção executiva, programação, teclado
Mark Gray - Assistente de engenharia
Max Martin - Bateria, composição, produção, 💪 produção executiva, programação, teclado
Megan Dennis - Coordenação de produçãoMikkel S.
Eriksen (Stargate) - Assistente de engenharia, composição, engenharia, instrumentação
Miles Walker - 💪 Engenharia
Monte Nueble - Composição, teclado
Ngoc Hoàng - Coordenação
Nick Chahwala - Sons
Nicolas Essing - Assistente de engenharia
Pat Thrall - Engenharia, programação 💪 de bateriaPhil Tan - Mixing
Randy Urbanski - Assistente de engenhariaRob Stevenson - A&RRonette Bowie - A&R
Sam Holland - Engenharia
Sandy Julien 💪 Wilhelm - Composição
Sandy Vee - Instrumentação, mixing, produção
Serban Ghenea - Mixing
Stacy Barthe - Composição
Steve Churchyard - Engenharia de bateria
Steven Dennis 💪 - Assistente de engenharia
Tatiana Gottwald - Assistente de engenharia
Ted Chung - Coordenação de produção
Tim Roberts - Assistente de mixing
Tor Erik 💪 Hermansen (Stargate) - Composição, instrumentação, produção
Travis Harrington - Assistente de engenharia
Tucker Bodine - Assistente de engenharia
Vanessa Silberman - Coordenação de 💪 produção
Will Cotton - Capa e fotografia
Desempenho nas paradas musicais [ editar | editar código-fonte ]
Nos Estados Unidos, o álbum vendeu 💪 aproximadamente 192.
000 cópias em brt365 de primeira semana, estreando na primeira posição da parada norte-americana de discos mais vendidos, Billboard 200.
[185][186] 💪 O álbum sucedeu a posição em que encontrava-se o álbum Recovery do rapper Eminem.
[187][188] Na semana seguinte, acumulou 281.
000 cópias 💪 vendidas no país.
[189] O álbum estreou na primeira posição da Billboard European Albums, assim como na parada britânica UK Albums 💪 Chart.
[190][191] Enquanto isso, o álbum teve um menor desempenho na Alemanha, onde foi classificado na sétima posição da Germany Albums 💪 Chart.
[192] No Canadá, o álbum estreou na primeira posição da Canadian Albums Chart.
[193] O disco também estreou no topo das 💪 paradas australianas, como na ARIA Charts Albums, sendo certificado mais tarde como disco de ouro naquele país pela Australian Recording 💪 Industry Association (ARIA) logo na primeira semana.
[194] Logo após seu lançamento, o álbum também foi listado nas paradas de álbuns 💪 da Bélgica, Holanda e Suécia, respectivamente, na décima sétima, sexta e vigésima primeira posição.
[195] Mundialmente, o álbum vendeu 239 mil 💪 cópias em brt365 de primeira semana, estreando na segunda posição do World Albums Top 40.
[196] Teenage Dream comercializou cerca de 2,2 💪 milhões de cópias mundialmente em 2010, ocupando a posição de 11º disco mais vendido daquele ano.
[197] Em setembro de 2011, 💪 o disco já comercializara 1,9 milhões de cópias nos Estados Unidos,[198] com quatro milhões de cópias vendidas mundialmente.
[199] Além disso, 💪 de acordo com a Nielsen Soundscan, os cinco primeiros singles combinados têm digitalizados cerca de 60 milhões de unidades, e 💪 todas as faixas do álbum juntas alcançaram 35,900,000 milhões de unidades nos Estados Unidos.[199]