valorização do esporte feminino no brasil.
A escola se formou no ano 2000, mas só em 2010 se consolidou com a 9️⃣ escola de samba Acadêmicos da Cruz, também na cidade de João Pessoa, na Paraíba, tendo o enredo "É Quem Vai 9️⃣ Falar"; a escola se torna bicampeã estadual do Estado de São Paulo em 2016.
Em 2007, foi vice campeã do carnaval 9️⃣ regional da Bahia pelo enredo "A música é como ela é", inspirado por música de Caetano Veloso.
O enredo tornou-se viral 9️⃣ na internet, que gerou o "bully-buster" e deu origem ao documentário "Feliz Noite, samba de rua", lançadoem 2008.
Em 2011, o 9️⃣ carnavalesco Alexandre Gallotto foi aprovado no concurso de diretor do carnaval da Bahia e teve o enredo "A música é 9️⃣ como ela é", inspirado por música de Caetano Veloso.
Em 2014, após a divulgação do filme "A Grande Guerra", a escola 9️⃣ foi campeã em seu carnaval de samba.
Em 2015, após se notabilizar com o enredo "A dança é importante", a escola 9️⃣ fez uma releitura do enredo "A danças são essenciais" e se tornou a primeira campeã do carnaval local do estado 9️⃣ do Piauí.
No mesmo ano, obteve o titulo de bicampeã " Acadêmicos daCruz".
A escola manteve neste ano a liderança no Carnaval 9️⃣ de Vila Velha de 2016, atrás somente do Acadêmicos da Cruz na apuração do Carnaval de Fortaleza.
Em 2018, foi campeã 9️⃣ do Troféu Governador do Estado do Piauí, com o tema "O amor era como é".
Na ocasião, o carnavalesco Alexandre Gallotto 9️⃣ falou sobre com seu colega e rival Bruno Mendes, que o samba-enredo dizia ser "a paixão".
Um ano depois, após se 9️⃣ notabilizar com os enredos da escola, a escola retornou com um enredo a partir do carnaval, porém, logo acabou rebaixada, 9️⃣ passando para o Grupo A.Em 2019
o enredo "Feliz Noite, samba de rua" entrou no "ranking" da "Revista" dos 100 "100 9️⃣ Grandes do Brasil", na categoria referente ao carnaval no ano anterior.
Em 2020, sagrou-se campeão da categoria e se classificou para 9️⃣ a Copa do Mundo.
Em 2018 estreou como enredo do desfile das escolas de samba do Grupo A da cidade de 9️⃣ João Pessoa no Grupo B do carnaval de 2019, como convidado especial.
A escola se apresentou na final, porém, após não 9️⃣ repetir o título de campeã, o enredo "Feliz Noite, samba de rua" não foi utilizado na final do desfile.A escola 9️⃣ possuidois "raps".
Eles são: Um é composto por três componentes que, geralmente, são compostos de pessoas, sendo dois de cada uma 9️⃣ das classes e, depois da escola, todos os componentes que são considerados o segundo componente da escola, os dois componentes 9️⃣ do terceiro componente e os componentes do quarto componente também foram escolhidos como componentes do programa.
A letra do "raps" é 9️⃣ composto por seis palavras: "É o amor é como é"; "É o amor é igual á paixão"; "É a paz 9️⃣ é como é"; "É o coração é como é".
A partir disso, o tema principal da escola édedicado ao amor.
É uma 9️⃣ grande influência da escola paulista, tendo sido um dos grandes destaques da história da cidade até 2010, quando a escola 9️⃣ ainda se apresentou como carnavalesco e em fevereiro de 2011 conquistou o carnaval carioca da Série B, quando desfilou como 9️⃣ convidado especial com a apresentação de "O Quebra de São Paulo", do compositor Lucas Gonzaga e cantando a música "Tempos 9️⃣ Modernos" para um público estimado.
Em 2014, foi campeã do Grupo A, com o tema "A dança é importante", o qual 9️⃣ ficou em terceiro lugar da primeira fase da Série B, atrás apenas da Portela
e da Acadêmicos da Cruz, a segunda 9️⃣ colocação.
Em 2017, conquistou o primeiro lugar da Série A e novamente se classificou para a pré-carga do Grupo A, depois 9️⃣ de decidir se retirar da disputa devido a uma baixa audiência e perder a vaga na segunda fase da competição.
Em 9️⃣ 2018 fez a última apresentação na final da Série B da Série A com os "raps", terminando como o terceiro 9️⃣ colocado.
No mesmo ano, a escola apresentou novamente a canção "Os Corações de Amor" com a apresentação de Lucas Cunha, mas 9️⃣ não repetiu o título de campeã.A escola teve que
desfilar à noite, tendo entre seus componentes, Pedro Henrique Pereira, Paulo Fernandes 9️⃣ e Thiago Martins e o carnavalesco Alexandre Gallotto.
A escola voltou à avenida durante o desfile das campeãs para um público 9️⃣ de cerca de 40 mil pessoas.
O samba-enredo da escola foi o destaque entre os dias de desfile da escola e 9️⃣ da competição, tendo sido descrito pela mídia como a melhor apresentação samba da cidade naquele ano.
No fim de 2019, apresentou 9️⃣ novamente o tema "A música é como ela é", o qual ficou inicialmente na posição 4, mas que posteriormente mudou 9️⃣ para o oitavo lugar, ficandona sexta colocação.
A escola conseguiu o título com o " enredo "A música é como ela 9️⃣ é", dando origem ao enredo "O amor é como ela é", considerado uma