Na informática, o jogo online é um tipo de jogo eletrônico (videojogo) jogados via Internet, onde um jogador com um 🛡 computador, vídeo game, gadgets, televisão ou outros tipos de aparelhos eletrônicos conectado à rede, pode jogar com outros jogadores[1] sem 🛡 que ambos precisem estar no mesmo ambiente.
[2] Sem sair de casa, o jogador pode desafiar em tempo real adversários que 🛡 estejam em outros lugares do mundo (como se estivessem lado a lado), abrindo novas perspectivas de diversão.
No entanto, atualmente alguns 🛡 fatores dificultam bullsbet aposta esportiva disseminação: o alto preço da conexão de banda larga e das mensalidades que muitos jogos exigem.
Também há 🛡 de considerar que muitos deles exigem atualização constante do equipamento, elevando o custo da diversão, a grande maioria dos jogos 🛡 apresenta também moedas virtuais que podem ser adquiridas em troca de moeda real.
A história dos jogos online remonta aos primeiros 🛡 dias da rede de computadores baseada em pacotes na década de 1970.
[3] Um dos primeiros exemplos de jogos online são 🛡 os MUDs,[4] incluindo o primeiro, MUD1, que foi criado em 1978 e originalmente confinado a uma rede interna antes de 🛡 se tornar conectado à ARPANet em 1980.
[5] Jogos comerciais seguiram na década seguinte, com Islands of Kesmai, o primeiro RPG 🛡 online comercial,[6] estreando em 1984,[5] bem como jogos mais gráficos, como os jogos de ação MSX LINKS em 1986,[7] o 🛡 simulador de voo Air Warrior em 1987 e o jogo Go online do Famicom Modem em 1987.[8]
Em 1991, foi criado 🛡 o primeiro jogo on-line comercial: uma versão do jogo de xadrez da Apple para o computador Apple I que acompanhava 🛡 a ferramenta Java Connect.
[9] Era jogado via ligação direta (local ou internacional) usando a linha telefônica convencional de um jogador 🛡 à casa do "adversário" via modem do computador, tendo a desvantagem de ser jogado somente entre duas pessoas, recomendava-se este 🛡 estar em uma região próxima devido o valor exorbitante da conta telefônica.[9]
Por volta de 1992, começaram a se popularizar jogos 🛡 via sistema BBS (Bulletin Board System, em português Sistema de Boletins).
Um usuário se conectava a esse serviço e desafiava vários 🛡 adversários em qualquer lugar do mundo, mas mesmo assim apenas poderiam jogar contra um adversário por vez, aquele que continha 🛡 a máquina mais rápida.
Mas a possibilidade de participar de uma comunidade, bater papo e escolher com quem jogar abriu um 🛡 novo mundo de diversão.
É nessa época que os primeiros jogos online começaram a fazer sucesso e atrair cada vez mais 🛡 jogadores, como os jogos: em primeira pessoa Doom (em bullsbet aposta esportiva primeira versão), de nave Descent e o simulador de caça 🛡 Jane's F-15.
Por volta de 1995 as vantagens que a Internet oferecia eram muito maiores e mais atraentes.
Alcance mundial, liberdade de 🛡 jogar onde quiser e sem pagar.
Por volta de 1997, com a chegada das conexões de alta velocidade acessíveis ao público 🛡 em geral os jogos online viraram coisa séria.
Eles agora tinham servidores e comunidades inteiras na rede dedicados só para jogar.
MMORPG 🛡 (Massive Multiplayer Online Role Playing Game) são jogos do tipo RPG que reúnem multidões de jogadores numa mesma partida.
Cada jogador 🛡 participa de um mundo virtual (frequentemente, com temática medieval) e joga com centenas ou mesmo milhares de outros jogadores.
Esses jogos 🛡 geralmente são pagos mensalmente e costumam oferecer um meio de sociabilização virtual: os personagens se casam, constroem casas, arrumam trabalho, 🛡 etc..
Jogos por Rede [ editar | editar código-fonte ]
Jogos por rede são jogos de computador que usam uma rede (internet 🛡 ou intranet/rede local), geralmente através do protocolo de conexão TCP/IP, permitindo uma ligação de utilizadores simultaneamente em jogos multi-jogadores.
No tipo 🛡 de jogo multiplayer (multi-jogador) podem ser encontrados jogos no estilo de first person shooter como por exemplo o Quake III 🛡 ou páginas de internet que usam simplesmente a ligação de rede para promover os usuários com sistemas de pontuação.
O jogo 🛡 do estilo multi-jogador tem chegado à atenção de empresas que patrocinam torneios no mundo pela internet, dando ao jogador a 🛡 hipótese de se inscrever em jogos pela internet ou em lan party's.
O MMOGs e MMORPGs (Massively-multiplayer online games) Jogos online 🛡 multi-jogador e jogo multi-jogador maciço (massively-multiplayer) em que o jogador desempenha o papel de uma personagem num mundo virtual e 🛡 vai interagindo com outros utilizadores desse mundo trocando e vendendo objectos virtuais, lutam por terras e tesouros.
Na área dos videogames, 🛡 em 1994 houve o aparecimento do XBAND, um acessório produzido pela empresa de software Arremesse Entertainment que possibilitava o jogo 🛡 online dos consoles SNES e Mega Drive.
É o precursor dos modernos jogos online em redes sociais, visto atualmente nos videogames 🛡 de sétima geração (Xbox, Wii, Playstation 2).
Fantasy games são jogos onde os jogadores montam times fictícios formados por jogadores da 🛡 vida real.
No Brasil, o mais famoso é o jogo Cartola FC, organizado e mantido pelo canal de TV paga SporTV.
Browser 🛡 game (mais conhecido como webgame, web game ou jogo on-line) é um jogo eletrônico que se utiliza de navegadores e 🛡 da internet.
Eles se diferenciam dos videogames normais por ter de contexto a pequena (ou quase nenhuma) instalação de componentes e 🛡 por necessitar de outros usuários para o transcorrer do jogo.
Eles podem usar tecnologias client-side, como browsers e plugins como Java 🛡 ou Flash ou utilizar-se de Ajax, num caso server-side, por exemplo.
O gênero mais comum desses jogos são os (MMORPG).
Um jogo 🛡 jogado especificamente no navegador é conhecido por browser-based game.