Nota: Não confundir com Não confundir com Andradina Futebol Clube
O Andradina Esporte Clube (anteriormente chamado Atlético Esportivo Araçatuba), é um 🧲 clube brasileiro de futebol atualmente sediado na cidade de Andradina, interior do estado de São Paulo.
Foi fundado em 5 de 🧲 outubro de 2002 e suas cores são o azul e o branco.
O Andradina disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, 🧲 equivalente ao quarto e último nível do futebol estadual.
O clube foi fundado em 5 de outubro de 2002, com as 🧲 mesmas cores do AEA e com o apelido de Tigrão.
No final de 2004, o presidente da Associação Esportiva Araçatuba, Nei 🧲 Giron, pretendia mudar o clube que representaria a cidade de Araçatuba no Campeonato Paulista Série A2 em 2005.
O novo time 🧲 seria o Atlético Esportivo Araçatuba.
O clube entraria na vaga da Araçatuba graças a uma manobra jurídica.
Oficialmente, o Canário fora dado 🧲 como licenciado.
A Federação Paulista de Futebol permitiria então que um clube da mesma cidade ocupasse a vaga do outro de 🧲 forma provisória.
O novo clube de Araçatuba seria o Atlético Esportivo Araçatuba.
Alguns clubes do interior (como XV de Piracicaba e São 🧲 José) indignados com a manobra recorreram da novidade e exigiram a vaga na Segunda Divisão.
O presidente Nei Giron confirmou que 🧲 a mudança seria em razão das enormes dívidas judiciais existentes no clube, orçadas em mais de R$ 4 milhões.
Segundo entrevistas 🧲 para a Folha da Região, Nei Giron confirma que "a troca da Associação Esportiva Araçatuba para Atlético Esportivo Araçatuba é 🧲 uma maneira jurídica de colocar um time com nome totalmente limpo praça e que não ficará sujeito às penhoras da 🧲 Fazenda Nacional e a bloqueios de receita pela Justiça do Trabalho".
Em dezembro de 2004, a Araçatuba foi notificada pela Federação 🧲 Paulista de Futebol de que não poderá alterar o nome de "Associação Esportiva Araçatuba" para "Atlético Esportivo Araçatuba", conforme pretendia 🧲 o presidente Nei Giron.
Segundo a Federação, para que o time mudasse de nome e permanecesse na Série A-2 do Campeonato 🧲 Paulista, teria que assumir todas as dívidas contraídas com antigo nome.
Com a impossibilidade de mudança, que sanearia as dívidas do 🧲 clube, Nei renunciou ao cargo.
Eleições foram convocadas e o nome presidente manteve o nome e disputou o campeonato com o 🧲 velho Associação Esportiva Araçatuba.
Um mês depois, o Atlético Esportivo Araçatuba decidiu disputar a Quarta Divisão do futebol paulista.
Com o recente 🧲 rebaixamento da Araçatuba, os clubes poderiam se enfrentar pelo Campeonato Paulista da Segunda divisão em 2008, iniciando certamente uma nova 🧲 rivalidade municipal no futebol do interior paulista.
No ano de 2009, o Tigrão da Noroeste conseguiu o acesso para a série 🧲 A3 de 2010 com o vice campeonato da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2009, podendo então voltar a disputar 🧲 o clássico regional contra o Bandeirante, o time empatou o primeiro jogo da final contra o Red Bull Brasil em 🧲 1 a 1, Jackson abriu o placar para o Atlético Araçatuba aos 7 minutos do 2º tempo, mas logo depois 🧲 aos 9, Jefferson empatou para o time visitante.
O 2º jogo foi disputado em Campinas, e o Red Bull Brasil acabou 🧲 vencendo por 3 a 2, Biro abriu o placar para o Atlético Araçatuba logo aos 16 minutos, mas o time 🧲 da casa, virou com gols de Cezar aos 41, Eydson aos 5 minutos do 2º tempo, e Luciano Mandi aos 🧲 37, aos 42 Leandro ainda diminuiu para o Atlético Araçatuba, mas a equipe araçatubense acabou ficando com o vice-campeonato.
O clube 🧲 acabou fazendo uma campanha acima das expectativas na Série A3, ficando na 9ª colocação, ficando a apenas 2 pontos do 🧲 8º, o Juventus que se classificou.
O Atlético Araçatuba se licenciou em 2011, onde acabou não disputando a Série A3.
O clube 🧲 voltou em 2016, onde disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Quarto nível do futebol paulista), e pôde pela primeira 🧲 vez fazer o Dérby de Araçatuba, contra a AEA (Associação Esportiva Araçatuba), o time ficou no Grupo 2 junto com 🧲 Araçatuba, América, Bandeirante, Internacional de Bebedouro, José Bonifácio, Tanabi e XV de Jaú, ficou na 5ª colocação, onde se classificavam 🧲 4, e foi eliminado ainda na 1ª fase.
Mudança de sede [ editar | editar código-fonte ]
Em 2018 o clube mudou 🧲 bullsbet é de que sede para Andradina e se inscreveu na Segunda Divisão com o nome de Andradina Esporte Clube.
Jogando contra equipes tradicionais 🧲 do interior paulista como Grêmio Prudente, Tupã, VOCEM, Assisense, Osvaldo Cruz, Talentos 10 e Santacruzense, a equipe ficou na quinta 🧲 posição de seu grupo e foi eliminada na primeira fase.
No mesmo ano também disputou com a equipe sub-20 a segunda 🧲 divisão do Campeonato Paulista da categoria, sendo eliminado na semi-final para o Elosport.[1]
Em 2020, disputou mais uma vez a quarta 🧲 divisão do Campeonato Paulista, desta vez sendo eliminado nas oitavas de final para o Grêmio Prudente.[2]
Promovido à divisão superior Rebaixado 🧲 à divisão inferior
Participações em 2022
Últimas dez temporadas [ editar | editar código-fonte ]Legenda:
Campeão Vice-campeão Eliminado nas semifinais Campeão e promovido 🧲 à divisão superior Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior Rebaixado à divisão inferior Classificado à fase de grupos da Copa 🧲 Libertadores Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores Classificado à Copa Sul-Americana Campeão do Campeonato do Interior