Show da Virada é um programa de televisão músical brasileiro, produzido e exibido pela TV Globo desde 31 de dezembro 🔑 de 1998.
É um especial de fim de ano criado para substituir o Réveillon do Faustão (1991–1997), sendo levado ao ar 🔑 na última noite do ano, após a novela das nove, caso a data caia entre Segunda e Sábado, ou o 🔑 Fantástico, caso seja um Domingo.
Durante grande parte de bullsbet é bom exibição, o programa consistia em vários músicos brasileiros de diferentes estilos 🔑 se apresentando em um show em estúdio, com a plateia vestida de branco, que é pré-gravado e editado antes de 🔑 ir ao ar, devido ao fato de muitos artistas agendarem outros compromissos para a noite de réveillon.
Em 2021, ganhou um 🔑 novo formato, deixando de exibir shows gravados, passando a exibir uma playlist reunindo vários cantores da música brasileira.
Em 2022, foi 🔑 novamente reformulado, agora passando a apostar em um show ao vivo, direto de Copacabana.
Desde bullsbet é bom estreia, a cada ano é 🔑 produzido um novo show, renovando a maioria dos cantores presentes.
Apenas a edição 2020-2021 teve que ser substituída por uma reprise 🔑 da edição anterior, devido ao fato da emissora ter cancelado a produção de shows em razão da Pandemia de COVID-19.[1][2]
Para 🔑 a primeira edição do Show da Virada, dirigida por Carlos Magalhães, com direção geral de J.B.
de Oliveira (Boninho) e direção 🔑 artística e supervisão de criação de Aloysio Legey, a Globo montou um painel de 50m x 17m, na praia de 🔑 Copacabana, onde foi exibido um espetáculo de luzes, dirigido por Patrick Wooldroff, diretor de fotografia da banda inglesa Rolling Stones.
A 🔑 partir das 23h20, os repórteres Zeca Camargo e Renata Ceribelli comandaram a transmissão da festa do terraço do Rio Atlântica 🔑 Hotel, de onde exibiram os preparativos para a tradicional queima de fogos.
Outros repórteres, situados em pontos estratégicos das principais cidades 🔑 do país, se revezaram em entradas ao vivo, mostrando as comemorações nos outros estados.
Ao todo, 12 câmeras foram espalhadas pela 🔑 praia de Copacabana, incluindo uma acoplada a um dirigível e outra, a um helicóptero.
A tradicional contagem regressiva, que anunciou a 🔑 chegada de 1999, foi feita por Stênio Garcia, ator da Globo.
Outra atração do Show da Virada foi preparada pela equipe 🔑 do Vídeo Show, onde quatro matérias especiais foram exibidas ao longo da transmissão.
A primeira, com as cenas mais emocionantes de 🔑 novelas que estrearam naquele ano, como Torre de Babel, de Silvio de Abreu, e a segunda versão de um clássico 🔑 da autora Janete Clair, Pecado Capital, assinada por Gloria Perez.
Outra matéria especial mostrou os reencontros mais marcantes de 1998, como 🔑 o de Xuxa com o seu público, ao voltar da licença-maternidade; a terceira, sobre as atrizes famosas que tiveram filho 🔑 naquele ano; e a última com os beijos mais românticos de 1998.
A edição foi ao ar na noite de uma 🔑 quinta-feira, após Torre de Babel.
A passagem de 1999 para 2000 teve grande destaque na programação de diversas emissoras de televisão 🔑 no Brasil e no mundo.
A Rede Globo participou de um consórcio chamado Yes 2000, junto com 27 emissoras de 24 🔑 países, pelo qual todos os canais se comprometeram a enviar imagens das festas de réveillon de seus países.
Na Globo, as 🔑 imagens foram exibidas nos telejornais e em flashes ao longo de bullsbet é bom programação.
Às 22h do dia 31 de dezembro, foi 🔑 ao ar o Show da Virada, ancorado pelo narrador Galvão Bueno e dirigido por Roberto Talma.
Foram cinco blocos de programação, 🔑 com transmissões e links ao vivo de quatro localidades no Brasil – Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador 🔑 (Bahia) e Praia de Torres (Rio Grande do Sul) –, e de várias partes do mundo.
Em Nova York, o repórter 🔑 Edney Silvestre acompanhou a festa brasileira no Times Square, onde um telão mostrou a festa do Rio aos brasileiros que 🔑 moravam lá.
Imagens de Manhattan também foram exibidas aqui.
As festividades no Rio tiveram grande destaque na programação.
A Praia de Copacabana teve 🔑 shows simultâneos promovidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Globo, em quatro palcos montados nas areias da praia, 🔑 que foram animados com shows de 24 artistas.
A Globo mostrou flashes desses shows, que incluíram apresentações de, entre outros, Beth 🔑 Carvalho, Luís Melodia, LS Jack, Virginia Lane, Ivo Meirelles e o grupo Funk'n'Lata, Pedro Luís e A Parede, Emilinha Borba, 🔑 Marlene, Companhia de Carlinhos de Jesus e as baterias da Mocidade Independente de Padre Miguel e da Mangueira.
Os atores Danielle 🔑 Winits, Rodrigo Faro, André Marques e Luís Carlos Tourinho atuaram como apresentadores, cada um num palco da festa.
Na orla foram 🔑 instalados, ainda, 20 totens eletrônicos, que integraram a emissora comunitária TV Copacabana.
Três equipes de reportagem entrevistavam os passantes.
A apresentação foi 🔑 de Cissa Guimarães e o diretor J.B.
de Oliveira (Boninho) estava à frente do projeto.
A transmissão dos shows foi intercalada por 🔑 quadros de três a sete minutos estrelados por artistas dos principais programas da emissora, coordenados pelos núcleos dos diretores Dennis 🔑 Carvalho e Ricardo Waddington, responsáveis pela edição do material.
O bom humor foi a tônica dos esquetes.
Foram ao ar vinhetas especiais 🔑 de Mais Você com Ana Maria Braga e o Louro José dando dicas sobre as comidas que dão sorte no 🔑 réveillon; de A Turma do Didi com participação de Renato Aragão, André Segatti e Eliezer Mota; de Casseta & Planeta, 🔑 Urgente!; de Muvuca, que apresentou um esquete com Regina Casé e a participação de Marco Nanini e Tonico Pereira; de 🔑 Sai de Baixo e de Domingão do Faustão.
Também foram exibidas vinhetas com artistas e jornalistas da Globo desejando um feliz 🔑 2000, entre eles Antonio Fagundes, Ana Paula Arósio, Fábio Assunção, Cristiana Oliveira, Cláudia Abreu, Mauro Mendonça, Maitê Proença, Edson Celulari, 🔑 Maria Padilha, Thiago Lacerda, Samara Felippo, Malu Mader, Deborah Evelyn, Sérgio Chapelin e Jô Soares.
A programação especial também contou com 🔑 um clip musical de Xuxa e um musical especial com Sandy e Junior.
A equipe de jornalismo também preparou surpresas.
Uma delas 🔑 foi a Bancada do Futuro, em que filhos de apresentadores dos telejornais deram notícias sentados nas bancadas normalmente ocupadas por 🔑 seus pais.
Já os atletas que se destacaram em 1999 deram depoimentos com previsões para o ano seguinte.
Também foram exibidas reportagens 🔑 especiais ao longo do Show da Virada.
A vinheta Nossos Heróis mostrou reencontros de heróis anônimos com seus respectivos beneficiados, como 🔑 o da cadela Catita com o menino Lucas Tavares Martins, de 6 anos, que ela salvara dos dentes de dois 🔑 pitbulls.
Durante a virada do ano, simultaneamente à exibição da queima de fogos, atores do elenco principal da Globo fizeram um 🔑 brinde ao som de Novo Tempo (música de Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Nelson Motta), num coro puxado por 🔑 Sandy e Junior.
Para finalizar, o ator Antonio Fagundes leu um texto do escritor baiano Jorge Amado.
A festa de réveillon em 🔑 São Paulo foi em ritmo de samba e pagode, com um show no Parque do Anhembi, transmitido ao vivo a 🔑 partir das 22h do dia 31.
A apresentação ficou a cargo de Luciano Huck, que fazia bullsbet é bom estreia como contratado da 🔑 Globo.
O repórter Márcio Canuto entrevistava o público na plateia.
Antecipando o carnaval, as 22 escolas de samba de São Paulo animaram 🔑 o espetáculo, que também contou com a banda Skank, a cantora Alcione e o grupo de pagode Os Travessos.
Uma equipe 🔑 do departamento de jornalismo da Globo mostrou os bastidores da festa.
O evento foi coordenado do Rio pelo diretor Roberto Talma.
A 🔑 edição foi ao ar na noite de uma sexta-feira, após Terra Nostra.
Somente na virada de 2000 para 2001, que o 🔑 Show da Virada passou a designar o show musical propriamente dito, com a apresentação de diversas atrações da música nacional 🔑 em shows pré-gravados especialmente para comemorar a data.
Embora com o nome Milênio: Show da Virada, o musical contou com as 🔑 apresentações musicais de Lulu Santos, Maurício Manieri, Daniela Mercury, Gabriel o Pensador, Cidade Negra, Ivete Sangalo, Só Pra Contrariar, Charlie 🔑 Brown Jr.
, Raimundos, Claudinho e Buchecha, Capital Inicial, Art Popular, Harmonia do Samba, Dudu Nobre, Asa de Águia, Funk'N Lata 🔑 e Chiclete com Banana, entre outros.
O show foi gravado na casa de espetáculos ATL Hall (depois Citibank Hall), no Rio 🔑 de Janeiro.
A edição foi ao ar na noite de um domingo, após o Sai de Baixo.
A Globo exibiu o Show 🔑 da Virada de 2001/2002 aos 20 minutos do dia 1.
º de janeiro de 2002, logo após a exibição da queima 🔑 de fogos da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
O musical teve como atrações Biquíni Cavadão, Capital Inicial, Gabriel, O 🔑 Pensador, Rita Lee, Jorge Aragão, Ivete Sangalo, Daniel, Harmonia do Samba, Os Kmaradas, Braga Boys, Ricardo Chaves, Gilberto Gil, Asa 🔑 de Águia, Dudu Nobre e Belo.
O encerramento foi com o samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel para aquele ano, 🔑 interpretado pelo Grupo Molejo.
O repertório musical do programa lembrou trilhas que marcaram novelas da emissora.
A gravação do especial foi realizada 🔑 no ATL Hall (Citibank Hall a partir de 2008), no Rio de Janeiro, com a plateia vestida de branco.
A edição 🔑 foi ao ar na noite de uma segunda-feira, após O Clone.
Para se despedir de 2002 e festejar o novo ano, 🔑 o Show da Virada reuniu, na mesma casa de espetáculos das edições anteriores, músicos e grupos famosos como Ivete Sangalo, 🔑 Ara Ketu, Sandy e Junior, Zeca Pagodinho, RPM, Titãs, Kid Abelha, Ultraje a Rigor, Jota Quest, Mariah Carey, KLB, Chitãozinho 🔑 e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Daniel, Charlie Brown Jr.
, Simone, Wanessa Camargo, Maurício Manieri, Kelly Key e LS 🔑 Jack.
O musical foi ao ar nas primeiras duas horas do Ano Novo.
A edição foi ao ar na noite de uma 🔑 terça-feira, após Esperança.
Em 2003, o Show da Virada foi gravado em São Paulo, na casa de espetáculos Via Funchal, para 🔑 homenagear o aniversário de 450 anos da cidade, a ser comemorado em janeiro do ano seguinte.
O programa, levado ao ar 🔑 na noite de uma quarta-feira, após Celebridade, teve como convidados: Daniela Mercury, Luka, KLB, Fernanda Abreu, Rita Lee, Cidade Negra, 🔑 Detonautas, Skank, Titãs, CPM 22, Ivete Sangalo, Revelação, Martinho da Vila, Fábio Jr, Luiza Possi, Wanessa Camargo, Pedro & Thiago, 🔑 Zezé Di Camargo & Luciano, LS Jack, Capital Inicial e Jota Quest.
Michael Sullivan e Sandra de Sá (Um Dia de 🔑 Domingo).
Sullivan continuou no palco e, em inédita parceria, cantou com o grupo Roupa Nova a música Whisky a Go Go 🔑 e um pot-pourri com os principais sucessos do grupo.
Foi a primeira vez, em 23 anos do Roupa Nova, que seus 🔑 integrantes tiveram oportunidade de cantar ao lado de Michael Sullivan, compositor de grandes sucessos da banda.
Outra parceria de sucesso juntou 🔑 o cantor Daniel com os integrantes da bateria da escola de samba paulistana Vai-Vai, apresentando A Gata do Milênio.
O palco 🔑 ganhou um cenário com várias luzes amarelas, como se fossem faróis de carros.
Os melhores hits de 2004 marcaram a chegada 🔑 de 2005, comemorada pela Globo no já tradicional Show da Virada, desta vez novamente gravado no Rio de Janeiro.
A festa 🔑 teve Daniela Mercury (com as músicas Maimbé Dandá e Mutante); o trio KLB (Não Dá Mais e Carolina); o grupo 🔑 Jota Quest (Do Seu Lado, tema de abertura do especial e Mais Uma Vez, umas das músicas mais tocadas em 🔑 2004); Sandy e Junior (Desperdiçou e Nada Vai me Sufocar); os Detonautas (Quando o Sol Se For); e os sertanejos 🔑 Leonardo e Daniel, que deram o tom romântico ao espetáculo.
Leonardo cantou Fantasias e A Desconhecida, e Daniel interpretou Querida e 🔑 Será.
Zezé Di Camargo e Luciano apresentaram as músicas Nosso Amor É Ouro e Galera Felicidade.
Zezé, junto com a filha Wanessa 🔑 Camargo, cantou É o Amor.
Wanessa ainda agitou o público com as músicas Eu Quero Ser o Seu Amor e Me 🔑 Engana que Eu Gosto.
Os mineiros do Skank entraram em cena com Vamos Fugir, Alcione subiu ao palco para cantar Você 🔑 me Vira a Cabeça e Faz Uma Loucura, e o grupo Revelação cantou Deixa Acontecer e Bagaço da Laranja.
Já Dudu 🔑 Nobre cantou Mexe, Mexe, Água da Minha Sede e Vou Botar Seu Nome na Macumba.
Jorge Aragão apresentou Tendência e Do 🔑 Fundo do Nosso Quintal, e Zeca Pagodinho cantou Penetra e Caviar.
O grupo Babado Novo interpretou Safado, Cachorro, sem Vergonha e 🔑 Doce Desejo.
Ivete Sangalo fechou o programa com as músicas Flor de Reggae, Sorte Grande, Céu na Boca e, de improviso, 🔑 incluiu o sucesso Festa.
O especial marcou o início das comemorações dos 40 anos da Globo, a ser comemorado em abril 🔑 do ano seguinte.
Uma grande animação marcou o Show da Virada exibido nas primeiras horas de 2006.
O programa contou com as 🔑 participações de Preta Gil (intérprete de Medida de Amor), Roberta Miranda e José Augusto (que cantaram juntos Evidências), Daniela Mercury 🔑 (com a música Mutante), Margareth Menezes (Dandalunda), Ivete Sangalo (Abalou e Tô na Rua), além das bandas Babado Novo e 🔑 Banda Eva.
Muito aplaudido, Zeca Pagodinho cantou Quem É Ela e Dona Esponja.
A música sertaneja foi representada por Zezé Di Camargo 🔑 & Luciano (No Dia em que Saí de Casa e Fera Mansa), Chitãozinho & Xororó (Sistema Bruto), Bruno & Marrone 🔑 (Choram as Rosas e Que Pescar que Nada), e Leonardo (Nervos de Aço e Pareço um Menino).
Daniel interpretou Os Amantes, 🔑 Guilherme & Santiago cantaram É pra Sempre te Amar e Zé Ramalho cantou Sinônimos, junto com Chitãozinho & Xororó.
Leonardo, Chitãozinho 🔑 & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano, encerraram a bullsbet é bom apresentação, cantando com Fat Family, De Corpo e Alma, 🔑 em homenagem ao eterno Leandro, que fazia dupla com Leonardo até o ano da morte, em 1998.
As atrações não pararam 🔑 por aqui.
Alcione cantou Meu Ébano e, junto com o grupo Forroçacana, a música Forró do Xenhenhém.
Latino levantou o público com 🔑 o hit Festa no Apê.
Junior cantou com bullsbet é bom banda a música Enrosca e, com a irmã Sandy, Nada Vai me 🔑 Sufocar.
A atriz e cantora Marjorie Estiano participou da festa com a canção Você Sempre Será.
A banda Jota Quest tocou os 🔑 sucessos Além do Horizonte e Do Seu Lado.
As bandas de rock não ficaram de fora do programa.
O grupo Cachorro Grande 🔑 cantou Você Não Sabe o que Perdeu e CPM 22 agitou a plateia com Um Minuto para o Fim do 🔑 Mundo.
A animação continuou com Wanessa Camargo cantando um de seus recentes sucessos, Amor, Amor.
Danni Carlos cantou Losing My Religion.
Sucessos da 🔑 década de 80 também fizeram parte do repertório.
Biquíni Cavadão empolgou com Tédio, Toda Forma de Poder e Zé Ninguém.
Capital Inicial 🔑 lembrou os hits Música Urbana e Geração Coca-Cola.
Gabriel, o Pensador cantou Palavras Repetidas e, com os Detonautas, interpretou Sorria.
A banda 🔑 ainda cantou O Dia que Não Terminou.
Os mineiros do Skank fizeram o público dançar e cantar com Vou Deixar e 🔑 Vamos Fugir.Charlie Brown Jr.
cantou Champagne e Água Benta.
Titãs atacou de Vossa Excelência e AA UU.
The Originals embalou o público com 🔑 o clássico Era um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones, além de Marcas do que 🔑 se Foi, com a participação de Paulo Miklos.
A contagem regressiva para a entrada do Ano Novo ficou por conta de 🔑 Ivete Sangalo, que desejou a todos "um big Ano Novo com muita paz e amor", após apresentar Não me Conte 🔑 Seus Problemas junto com a Banda Eva.
Latino, Vinny, Fundo de Quintal, Oswaldo Montenegro, Armandinho, Titãs, MC Leozinho, Dudu Nobre, Alcione, 🔑 Skank, Daniel, e a dupla Bruno & Marrone foram algumas das atrações do Show da Virada que marcou a chegada 🔑 de 2007 na TV Globo.
O programa voltou a reunir nomes consagrados da música brasileira, numa mistura eclética para agradar a 🔑 todos os públicos.
Também se apresentaram no Show da Virada deste ano as seguintes atrações: Roupa Nova, Sandy & Junior, MC 🔑 Sapão, Babado Novo, Zeca Pagodinho, Daniela Mercury, Aviões do Forró, Cidinho & Doca, Zezé Di Camargo & Luciano, Banda Calypso, 🔑 Perlla, Leandro Sapucahy, Jammil e uma Noites, Biquíni Cavadão, Cheiro de Amor, Wanessa Camargo, Detonautas, MC Marcinho, Margareth Menezes, Guilherme 🔑 & Santiago, Charlie Brown Jr.
, CPM 22, Leci Brandão, Netinho, Alceu Valença, Asa de Águia, Jota Quest e Ivete Sangalo.
De 🔑 rock a axé, passando por samba, forró, música sertaneja, pop, funk e pagode, vários ritmos marcaram a apresentação das quase 🔑 40 atrações musicais presentes no Show da Virada 2007-2008 que marcou a passagem de 2007 para 2008.
O programa, que foi 🔑 gravado em uma casa de shows na Zona Oeste do Rio de Janeiro, teve direção de Cláudio Jardim, Mário Meirelles, 🔑 Cacá Silveira e Edson Erdman, com direção de núcleo de Aloysio Legey, contou com as participações de Ivete Sangalo, Zezé 🔑 Di Camargo & Luciano, Babado Novo, Roupa Nova, Exaltasamba, Asa de Águia, Latino, Daniel, Jota Quest, Bruno & Marrone, Zeca 🔑 Pagodinho, Jammil e uma Noites, Aviões do Forró, Sorriso Maroto, Chiclete com Banana, Wanessa Camargo, NX Zero, Perlla, Dudu Nobre, 🔑 Calcinha Preta, Blitz, Natiruts, Cheiro de Amor, Jeito Moleque, Capital Inicial, MC Leozinho, Banda Eva, Papas da Língua, Alcione, Beth 🔑 Carvalho, Revelação, Banda Calypso, Motumbá, Leonardo, Marjorie Estiano, KLB, Skank, Charlie Brown Jr.
, Daniela Mercury e The Originals.
Mais uma vez, 🔑 40 representantes de vários estilos da música participaram do Show da Virada 2008-2009.
O programa contou com as participações de Ivete 🔑 Sangalo, Alexandre Pires, Exaltasamba, Bruno & Marrone, Alcione, Fundo de Quintal, Cláudia Leitte, Wando, KLB, Jota Quest, Victor & Leo, 🔑 Dudu Nobre, Banda Calypso, Skank, Jammil e uma Noites, DJ Marlboro, Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Revelação, Chiclete com Banana, 🔑 Seu Cuca, Kelly Key, Arlindo Cruz, André & Adriano, Wanessa Camargo, The Originals, César Menotti & Fabiano, Zeca Pagodinho, Capital 🔑 Inicial, Chitãozinho & Xororó, Fresno, NX Zero, Strike, Moinho, Sorriso Maroto, Asa de Águia, Latino, Charlie Brown Jr.
e Zezé Di 🔑 Camargo & Luciano.
A direção do programa, foi de Cláudio Jardim, Cacá Silveira, Sérgio Cunha e Edson Erdmann, com direção de 🔑 núcleo de Aloysio Legey.
O programa apresentou não apenas os artistas e bandas individualmente no palco, mas parcerias como a dos 🔑 grupos Titãs e Os Paralamas do Sucesso, que tocaram Meu Erro.
Ivete Sangalo subiu ao palco com os mineiros do Skank.
Alguns 🔑 duetos foram inusitados, como o que reuniu Claudia Leitte com Wando, que cantaram juntos Fogo e Paixão.
Já os sertanejos Chitãozinho 🔑 & Xororó dividiram o palco com os roqueiros do Fresno, que juntos cantaram Evidências.
Mais de 30 artistas de diversos estilos 🔑 participaram do Show da Virada de 2009 para 2010, em programa gravado em uma casa de shows em São Paulo.
Alguns 🔑 dos cantores e bandas presentes foram Exaltasamba, CPM 22, Claudia Leitte (que prestou uma homenagem a Michael Jackson, morto em 🔑 2009, cantando Thriller, um de seus maiores hits), KLB, NX Zero, Alcione, Skank, Arlindo Cruz, Calcinha Preta, Belo, Zeca Pagodinho, 🔑 Jota Quest, Jammil, Zezé Di Camargo e Luciano, Asa de Águia, Jorge & Mateus, Daniel, Naldo Benny, Detonautas, e a 🔑 dupla do funk A Princesa e o Plebeu.
a direção do programa, foi de Claudio Jardim, com direção geral e núcleo 🔑 de Aloysio Legey.
Uma atração internacional foi o cantor cubano Jon Secada.
Wanessa (que abandonou, artisticamente, o sobrenome Camargo), cantou o sucesso 🔑 Fly, parceria dela com o rapper americano Ja Rule, com direito a participação virtual do próprio pelo telão.
O especial marcou 🔑 o início das comemorações dos 45 anos da Globo, a ser comemorado em abril do ano seguinte.
Quarenta atrações musicais misturando 🔑 os mais diversos ritmos celebraram o Show da Virada 2010-2011 exibido pela Globo na passagem de 2010 para 2011.
As gravações 🔑 do programa foram realizadas em dois dias consecutivos, na casa de espetáculos Credicard Hall, em São Paulo.
Participaram deste Show da 🔑 Virada : os duetos entre os cantores Belo e Claudia Leitte (Don Juan), e os grupos Jeito Moleque e Demônios 🔑 da Garoa (Saudosa Maloca).
Outras atrações da edição: Luan Santana, Aline Barros, Diogo Nogueira, Fresno, Michel Teló, Vinny, Zeca Pagodinho, Hugo 🔑 Pena & Gabriel, Jammil e uma Noites, Parangolé, Bruno & Marrone, NX Zero, Wanessa, Paula Fernandes, César Menotti & Fabiano, 🔑 Revelação, Asa de Águia, Charlie Brown Jr.
, Fernando & Sorocaba, Cheiro de Amor, Banda Calypso, Jota Quest, Guilherme & Santiago, 🔑 Chiclete com Banana, João Bosco & Vinícius, Arlindo Cruz, Restart, Zezé Di Camargo & Luciano, Pixote, Leonardo, Skank, Alcione, Victor 🔑 & Leo, Capital Inicial, Alexandre Pires e Ivete Sangalo.
A direção do programa, foi de Emília Silveira, Cacá Silveira e Luiz 🔑 Antônio Pilar e direção geral e de núcleo de Aloysio Legey.
O Show da Virada 2011-2012 que agitou a chegada de 🔑 2012 contou com a participação de 40 artistas do cenário musical brasileiro.
O evento foi marcado por vários duetos.
Além das apresentações 🔑 solo, Paula Fernandes cantou ao lado de Daniel Boaventura (I Loved You) e Ivete Sangalo agitou a plateia junto com 🔑 Luan Santana (Química do Amor).
A própria Ivete puxou a contagem regressiva.
e em seguida cantou Qui Beleza e Eu Nunca Amei 🔑 Alguém Como Eu Te Amei.
Parceria inusitada foi a do cantor Michel Teló e do jogador de futebol Neymar, cantando o 🔑 hit do ano Ai Se Eu Te Pego.
Naldo Benny e Preta Gil encantaram a plateia com Meu Corpo Quer Você, 🔑 Zezé Di Camargo dividiu o palco com Wanessa e interpretaram Como Nossos Pais da cantora Elis Regina e ainda os 🔑 sambistas Alcione e Diogo Nogueira, com O Samba da Criação.
Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Sombrinha também cantaram juntos na música 🔑 O Nome Dela é Griselda, e o casal Xanddy (junto com o Harmonia do Samba) e Carla Perez interpretaram Rebola.
Dentre 🔑 os destaques, Zezé Di Camargo voltou ao palco ao lado do irmão Luciano nos hits Tarde Demais e Tão Linda, 🔑 Tão Louca, Aline Barros emocionou a plateia com Ressuscita-me, Bruno & Marrone cantaram o sucesso Juras de Amor e o 🔑 Capital Inicial relembrou a fase áurea dos Raimundos no sucesso Mulher de Fases.
Também participaram da edição do Show da Virada: 🔑 Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, Parangolé, Bom Gosto, Ana Carolina, Chiclete com Banana, Chitãozinho & Xororó, Sorriso 🔑 Maroto, Cláudia Leitte, César Menotti & Fabiano, Banda Calypso, Jammil e uma Noites, Revelação, Victor & Leo, Charlie Brown Jr.
, 🔑 NX Zero, Alexandre Pires, Asa de Águia, João Bosco & Vinícius, Restart, Cheiro de Amor, Bruno & Marrone, Pixote, Aviões 🔑 do Forró, Daniel, Jota Quest, Tuca Fernandes, Margareth Menezes, Detonautas e 2Face.
O Show da Virada que celebrou a passagem para 🔑 2013 teve como mote uma homenagem ao Rio de Janeiro, e levou ao público apresentações de músicos que se destacaram 🔑 nas rádios e na TV durante o ano de 2012.
A direção-geral do programa foi de Mário Meirelles e direção de 🔑 Fly, seguindo um projeto original do diretor Marcos Paulo, que faleceu em novembro daquele ano.
Ivete Sangalo abriu a edição junto 🔑 com a bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel e cantou "Cidade Maravilhosa", em seguida a cantora 🔑 agitou a plateia do espetáculo com "Acelera aê".
Gustavo Lima cantou seu hit "Balada boa" e Alcione cantou "Fala Mangueira" e 🔑 "Exaltação a Mangueira", as duas escolhidas em homenagem a cidade do Rio de Janeiro.
A Festa se encerrou com a cantora 🔑 Claudia Leitte que cantou a canção "Extravasa" e desejou a plateia um feliz 2013.
Também participaram Thiaguinho, João Lucas & Marcelo, 🔑 Zeca Pagodinho, Leonardo, Sorriso Maroto, Banda Calypso, Latino, João Neto & Frederico, Bom Gosto, Gaby Amarantos, MC Koringa, Jorge & 🔑 Mateus, Skank, Chiclete com Banana, César Menotti & Fabiano, Banda Eva, Tchê Garotos, Diogo Nogueira, Belo, Turma do Pagode, Jammil 🔑 e uma Noites, Buchecha, Raça Negra, Luan Santana, Aviões do Forró, Revelação, Zezé Di Camargo & Luciano, Capital Inicial, Péricles, 🔑 Naldo Benny e Paula Fernandes.
O Show da Virada foi gravado na casa de espetáculos Credicard Hall, em São Paulo.
Mais de 🔑 sessenta atrações animaram o Show da Virada de 2013 para 2014.
Uma casa de shows em São Paulo foi palco para 🔑 os sucessos musicais do ano.
O especial teve duração de 130 minutos e o diretor de núcleo da atração, Luiz Gleiser, 🔑 assumiu, ao lado de Caca Silveira, a direção do programa pela primeira vez.
Shows gratuitos e queimas de fogos animaram a 🔑 noite de milhões de pessoas pelo país.
A emissora cobriu as festas de réveillon com flashes ao vivo comandados por Ana 🔑 Paula Araújo.
O programa contou com as performances de Ivete Sangalo, Luan Santana, Anitta, Leonardo, Revelação, João Neto & Frederico, Munhoz 🔑 & Mariano, Thalles Roberto, Claudia Leitte, Wesley Safadão, Fernando & Sorocaba, Thiaguinho, Péricles, Wanessa, Skank, Latino, Paula Fernandes, Zeca Pagodinho, 🔑 João Lucas & Marcelo, MC K9, Sambô, Tchê Garotos, MC Koringa, Raça Negra, Gaby Amarantos, César Menotti & Fabiano, Bom 🔑 Gosto, MC Bola, Saulo, NX Zero, Arlindo Cruz, Israel Novaes, Léo Santana, Pixote, Jorge & Mateus, Zezé Di Camargo & 🔑 Luciano, Harmonia do Samba, Mariene de Castro, Jammil e uma Noites, Oba Oba Samba House, Belo, MC Marcelly, Gabriel Valim, 🔑 Jota Quest, Michel Teló, Sorriso Maroto, Pablo, Mumuzinho, Asa de Águia, Naldo Benny, Diogo Nogueira, Alcione, Psirico, Turma do Pagode, 🔑 Victor & Leo, Frejat, Capital Inicial, Padre Fábio de Melo, Leandro Sapucahy, Bruno & Marrone e Gusttavo Lima.
Grandes apresentações animaram 🔑 o Réveillon e marcaram a entrada de 2015, o ano dos 50 anos da Rede Globo, no Show da Virada, 🔑 que foi ao ar na noite de quarta-feira, dia 31 de dezembro, após a novela Império.
Cerca de 60 artistas participaram 🔑 do Show da Virada de 2014 para 2015.
[3] O especial foi gravado no Citibank Hall em São Paulo, com direção 🔑 geral e de núcleo de Luiz Gleiser e direção de Cacá Silveira e Raoni Carneiro.
O especial também ganhou nova abertura, 🔑 novo logotipo e nova identidade visual.
Xande de Pilares abriu o espetáculo seguido por outros cantores como Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, 🔑 Cristiano Araújo, Valesca Popozuda, Luan Santana, Thiaguinho, Jorge & Mateus, Paula Fernandes, MC Guimê, Anitta, Sorriso Maroto, Zezé Di Camargo 🔑 & Luciano, Skank, Daniela Mercury, Marcos & Belutti, Bell Marques, Durval Lélys, Lucas Lucco, Psirico, Turma do Pagode, Harmonia do 🔑 Samba, Arlindo Cruz, Victor & Leo, Ludmilla, Banda Calypso, Fernando & Sorocaba, MC Gui, Diogo Nogueira, Péricles, Mumuzinho, Gusttavo Lima, 🔑 Belo, Gaby Amarantos, Raça Negra, Jammil e uma Noites, Grupo Clareou, Henrique & Juliano, Amigos do Pagode 90, Imaginasamba, Pixote, 🔑 Michel Teló, Capital Inicial, Leonardo, Eduardo Costa, Luan & Forró Estilizado, Thaeme & Thiago, Onze:20, Matheus & Kauan, Saulo, João 🔑 Bosco & Vinícius, Naldo Benny, Bruno & Marrone, Os Travessos, César Menotti & Fabiano, Sambô, Aviões do Forró, Os Hawaiianos, 🔑 Israel Novaes, Arnaldo Antunes, Jota Quest e Malta.
Fernanda Lima apresentou o começo do show em 2015
Em 2015, o Show da 🔑 Virada ganhou um novo formato.
Gravado em Salvador, na Bahia, o espetáculo contou com a apresentação de Fernanda Lima e cinco 🔑 cantores anfitriões: Ivete Sangalo, Luan Santana, Capital Inicial, Sorriso Maroto e Aviões do Forró.
Pela primeira vez, o show teve apresentações 🔑 completas dos artistas principais com convidados especiais.
Dentre os artistas que participaram, estavam nomes como Thiaguinho, Gusttavo Lima, Ludmilla, Paula Fernandes, 🔑 Mumuzinho, Tiago Iorc, Márcio Victor, do Psirico, Emicida, Malta, Scalene e a Victor & Leo.
O especial foi ao ar numa 🔑 quinta-feira, após A Regra do Jogo.
No giro jornalístico, Mariana Gross comandou a contagem regressiva e a queima de fogos para 🔑 a chegada do ano olímpico no Rio de Janeiro, onde durou 16 minutos e contou com mais de dois milhões 🔑 de pessoas.
No fim da transmissão, foi exibido um institucional para a cobertura dos Jogos Olímpicos de 2016.
Em 2016, seguindo o 🔑 mesmo formato do ano anterior, o especial foi exibido na noite de sábado, 31 de dezembro, no estacionamento do estádio 🔑 Serra Dourada, em Goiânia.
As atrações musicais ficaram por conta de Anitta, Ivete Sangalo, Luan Santana, Thiaguinho, Marília Mendonça, Maiara & 🔑 Maraísa e Henrique & Juliano.
Os cantores dividiram o palco e proporcionaram duetos animados.
Em 2017, o especial foi exibido na noite 🔑 de domingo, 31 de dezembro, após o Fantástico.
Foi gravado na Esplanada do Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
As atrações musicais 🔑 ficaram por conta de Luan Santana, Jorge e Mateus, Wesley Safadão, Simone e Simaria e Chitãozinho e Xororó.
A direção artística 🔑 do programa foi de Raoni Carneiro.
Em 2018, foi exibido na noite de segunda-feira, 31 de dezembro, após O Sétimo Guardião.
gravado 🔑 em Recife, capital de Pernambuco, houve as presenças de Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Luan Santana, Simone e Simaria, Thiaguinho e 🔑 Raça Negra.
A Direção artística foi de Raoni Carneiro.
2019 - 2020: Quarta fase [ editar | editar código-fonte ]
Na noite do 🔑 dia 31 de dezembro de 2019, terça-feira, após Amor de Mãe, ocorreu a 21ª edição do especial.
Pela primeira vez o 🔑 programa foi feito nos Estúdios Globo após problemas com as estruturas das edições anteriores, entre 2015 e 2018.
A gravação aconteceu 🔑 em 19 de novembro com Ivete Sangalo, IZA, Wesley Safadão, Luan Santana, Jota Quest e Dilsinho.
O programa ganhou novos grafismos, 🔑 porém mantendo o tema musical do ano anterior, além de iniciar as comemorações de 55 anos da Globo.
Outra novidade foi 🔑 o grande números de duetos, todos até então inéditos, como o da cantora Iza junto com a banda Jota Quest 🔑 e o dos cantores Luan Santana e Dilsinho.
Na apresentação final, todos os convidados se reuniram para cantar "Toda Forma de 🔑 Amor".
O Programa se encerrou as 01h29 da manhã em algumas praças, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, 🔑 Florianópolis, Porto Alegre, as 00h50 em Manaus, Porto Velho e Roraima e as 02h20 da manhã em outras como Fortaleza.
O 🔑 tema do programa foi "Ano Novo, Vida Nova e Novas Experiências".
O programa teve várias reformulações na cobertura da queima de 🔑 fogos: a Globo mostrou ao vivo, os fogos de todo o país brasileiro.
Á 0h, a Globo fez a cobertura da 🔑 queima de fogos no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Florianópolis, Porto Alegre e Fortaleza, no horário da 🔑 0h, ao vivo, depois da contagem regressiva.
Uma hora depois, foi a vez da Rede Amazônica, que é afiliada da Globo, 🔑 fazer a cobertura da queima de fogos na Região Norte (exceto o Acre, Pará e Tocantins).
O jornalismo da Globo começou 🔑 mais cedo, ás 23h33 da noite, com preparativos para a chegada de 2020.
2020 - 2021: Quinta fase [ editar | 🔑 editar código-fonte ]
De início, a 22ª edição não seria exibida por conta das limitações impostas pela pandemia de COVID-19, que 🔑 dificultariam a produção do especial.
[4] Porém, dias depois, a Rede Globo tinha decidido pela exibição do programa, com um show 🔑 ao vivo em céu aberto no Forte de São Marcelo, na Bahia, sem a presença do público e com o 🔑 comando de Gusttavo Lima e Ivete Sangalo, seguindo todos os protocolos de segurança.
Mas, por conta dos "crescentes casos de Covid 🔑 em todo país e as restrições anunciadas pelo Governo do Estado da Bahia", a emissora carioca decidiu cancelar a transmissão 🔑 do especial para todo o Brasil e exibir uma reprise da edição anterior.
[5][2] A atração foi exibida após a edição 🔑 especial de A Força do Querer.
[6] Apesar da mudança do especial, o boletim jornalístico da festa pelo Brasil foi mantido.
[7][8][9] 🔑 O Réveillon das Cores, exibido pela Rede Amazônica Manaus, transmitiu ao vivo a live da banda Capital Inicial, além da 🔑 coberta dos fogos pela cidade.[10]
O boletim teve início às 23h55min do dia 31 de dezembro com flashes ao vivo do 🔑 Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Florianópolis e encerrou por volta de 0h01min do dia 1.
º de janeiro, exibindo 🔑 um institucional narrado pela atriz Regina Casé dando boas vindas ao novo ano, com ênfase na divulgação da segunda parte 🔑 da novela interrompida Amor de Mãe.
2021 - 2022: Sexta Fase [ editar | editar código-fonte ]
Em 19 de novembro de 🔑 2021, foi anunciado que a edição 2021-2022 ganhará um novo formato.
No lugar de um show pré-gravado com diversos artistas, como 🔑 acontecia tradicionalmente desde a edição 2000-2001, seria apresentado uma grande playlist reunindo clipes de shows e apresentações musicais que aconteceram 🔑 dentro de outros programas, com vários cantores e ritmos diferentes.
Pela primeira vez, o especial foi produzido em parceria com o 🔑 canal Multishow, em um formato semelhante ao TVZ, um dos principais programas da emissora fechada.
[11] Foi ao ar numa sexta-feira, 🔑 após Um Lugar ao Sol.[12]
Foram exibidos trechos dos DVD's Hello Mundo, de Ludmilla e VIVA, de Luan Santana, da participação 🔑 de Lulu Santos no Rock in Rio, e dos shows da turnês Sandy & Júnior: Nossa História.
O momento antes da 🔑 virada foi embalado pelo cantor Mumuzinho, com o hit "Eu Mereço Ser Feliz".
O último bloco foi dedicado a uma homenagem 🔑 a cantora Marília Mendonça, exibindo trechos do albúm Todos os Cantos.
Glória Pires, Chay Suede, Vitória Strada e Poliana Abritta mandaram 🔑 mensagens de ano novo aos telespectadores.[13]
Também estiveram presentes Alok, Anitta, Caetano Veloso, Dilsinho, Felipe Araújo, Ferrugem, Gustavo Mioto, Gusttavo Lima, 🔑 Henrique & Juliano, Ivete Sangalo, Iza, Lauana Prado, Leo Santana, Marcos & Belutti, Matheus & Kauan, Barões da Pisadinha, Simone 🔑 & Simaria e Sorriso Maroto.
O especial teve duração de 140 minutos.
Em 17 de dezembro de 2021, em uma parceria com 🔑 a plataforma músical Spotify, foi disponibilizada no aplicativo uma playlist oficial do especial, contendo as músicas que irão ser exibidas 🔑 no programa.[14]
Apesar do formato correr risco de não agradar o público, a edição do programa acabou registrando a maior audiência 🔑 desde 2016, ainda no antigo formato, com uma média geral de 14 pontos.[15]
2022 - presente: Sétima fase [ editar | 🔑 editar código-fonte ]
Inicialmente, a afiliada da TV Globo no Pará, TV Liberal, havia divulgado que o especial traria Luan Santana, 🔑 Ivete Sangalo, Xamã, Iza, entre outros artistas brasileiros, em um formato semelhante ao da segunda fase.
[16] Poucos dias depois, é 🔑 anunciado em chamadas que o programa traria os melhores momentos da festa de réveillon da praia de Copacabana, no Rio 🔑 de Janeiro, com presença de Iza, Zeca Pagodinho e Alexandre Pires.
[17] Dos três, apenas Zeca teve seu show exibido ao 🔑 vivo.
[18] O programa foi ao ar no dia 31 de dezembro de 2022, um sábado, logo após Travessia, a novela 🔑 das 21h.
Contou com a apresentação do carnavalesco Milton Cunha, que conduziu os musicais.[19]
Tradicionalmente e anualmente nos últimos minutos do dia 🔑 31 de dezembro, por volta das 23h50 até a 00h30, a TV Globo faz uma cobertura especial das festas de 🔑 réveillon em todo o Brasil, ao vivo, em rede nacional.
Somente no Rio de Janeiro, mais de 100 profissionais ficam envolvidos 🔑 nas transmissões da festa da virada, que desde 2010, é exibida em alta definição.
Em São Paulo, a emissora fez uma 🔑 transmissão exclusiva dando mais enfoque ao réveillon realizado na Avenida Paulista.
De manhã até a noite, também são exibidos flashes ao 🔑 vivo durante toda a grande programação especial.
Apenas em 2020/2021, por conta do cancelamento das festas de réveillon municipais pela pandemia 🔑 de COVID-19, a cobertura foi completamente afetada e reduzida.
Voltando à total normalidade na virada de 2022/2023.
Entre 2008 e 2018, por 🔑 ocasião da criação da Rede Fuso para os estados que não seguem o horário de Brasília, além do fator horário 🔑 de verão (perceptível a partir de 2018[nota 1]), a TV Globo Nordeste foi responsável por transmitir a festa da virada 🔑 com links das capitais nordestinas para os estados das regiões Nordeste e Norte, além de Mato Grosso e Mato Grosso 🔑 do Sul no Centro-Oeste, uma hora depois de exibir ao vivo a queima de fogos nos estados com o Horário 🔑 de Brasília.
Com a revogação da vigência do horário de verão após decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em 25 de 🔑 abril de 2019,[20] e o consequente alinhamento do fuso horário do centro-sul brasileiro com o Nordeste e partes do Norte 🔑 também nessa época do ano, essa geração alternativa deixou de acontecer.
Réveillon das Cores (Rede Amazônica) [ editar | editar código-fonte 🔑 ]
O Réveillon das Cores é um especial regional da Rede Amazônica, exibido desde 2015.
Seus boletins passam durante a programação da 🔑 rede, e na hora da virada de ano em Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima, que é diferente em relação 🔑 ao Horário de Brasilia, o Réveillon das Cores cobre a virada nos estados.
a transmissão também pode ser vista no G1 🔑 Amazonas.
Em 2021, o especial não foi realizado devido ao cancelamento do réveillon na capital amazonense.[22]
Réveillon de Fortaleza (TV Verdes Mares) 🔑 [ editar | editar código-fonte ]
O Réveillon de Fortaleza é um especial de fim de ano da TV Verdes Mares, 🔑 que cobre a virada do ano na capital do Ceará.
Tem boletins veiculados durante todo o 31 de Dezembro, e a 🔑 noite, depois do Show da Virada, exibe ao vivo as atrações que estão no palco.[23]
Anteriomente, entre 2012 e 2018, era 🔑 exibido o Encanta Ceará.
O programa era uma versão regional do Show da Virada, reunindo artístas cearenses em um palco no 🔑 Aterro da Praia de Iracema em um show gravado e exibido na madrugada de 1 de janeiro.
[24]Notas e referênciasNotas
↑ Show 🔑 da Virada teve transmissão simultânea com os estados que seguiram o horário de Brasília, uma vez que o ano de 🔑 2017 terminou num domingo, dia em que normalmente as transmissões eram em tempo real no Nordeste e em partes do 🔑 Norte e Centro-Oeste.
A Rede Fuso, com funcionamento permanente em partes da região Norte e Centro-Oeste, deixou de existir em 17 🔑 de fevereiro de 2017 .
Naquele ano porém, oteve transmissão simultânea com os estados que seguiram o horário de Brasília, uma 🔑 vez que o ano de 2017 terminou num domingo, dia em que normalmente as transmissões eram em tempo real no 🔑 Nordeste e em partes do Norte e Centro-Oeste.
Show da Virada é um programa de televisão músical brasileiro, produzido e exibido 🔑 pela TV Globo desde 31 de dezembro de 1998.
É um especial de fim de ano criado para substituir o Réveillon 🔑 do Faustão (1991–1997), sendo levado ao ar na última noite do ano, após a novela das nove, caso a data 🔑 caia entre Segunda e Sábado, ou o Fantástico, caso seja um Domingo.
Durante grande parte de bullsbet é bom exibição, o programa consistia 🔑 em vários músicos brasileiros de diferentes estilos se apresentando em um show em estúdio, com a plateia vestida de branco, 🔑 que é pré-gravado e editado antes de ir ao ar, devido ao fato de muitos artistas agendarem outros compromissos para 🔑 a noite de réveillon.
Em 2021, ganhou um novo formato, deixando de exibir shows gravados, passando a exibir uma playlist reunindo 🔑 vários cantores da música brasileira.
Em 2022, foi novamente reformulado, agora passando a apostar em um show ao vivo, direto de 🔑 Copacabana.
Desde bullsbet é bom estreia, a cada ano é produzido um novo show, renovando a maioria dos cantores presentes.
Apenas a edição 2020-2021 🔑 teve que ser substituída por uma reprise da edição anterior, devido ao fato da emissora ter cancelado a produção de 🔑 shows em razão da Pandemia de COVID-19.[1][2]
Para a primeira edição do Show da Virada, dirigida por Carlos Magalhães, com direção 🔑 geral de J.B.
de Oliveira (Boninho) e direção artística e supervisão de criação de Aloysio Legey, a Globo montou um painel 🔑 de 50m x 17m, na praia de Copacabana, onde foi exibido um espetáculo de luzes, dirigido por Patrick Wooldroff, diretor 🔑 de fotografia da banda inglesa Rolling Stones.
A partir das 23h20, os repórteres Zeca Camargo e Renata Ceribelli comandaram a transmissão 🔑 da festa do terraço do Rio Atlântica Hotel, de onde exibiram os preparativos para a tradicional queima de fogos.
Outros repórteres, 🔑 situados em pontos estratégicos das principais cidades do país, se revezaram em entradas ao vivo, mostrando as comemorações nos outros 🔑 estados.
Ao todo, 12 câmeras foram espalhadas pela praia de Copacabana, incluindo uma acoplada a um dirigível e outra, a um 🔑 helicóptero.
A tradicional contagem regressiva, que anunciou a chegada de 1999, foi feita por Stênio Garcia, ator da Globo.
Outra atração do 🔑 Show da Virada foi preparada pela equipe do Vídeo Show, onde quatro matérias especiais foram exibidas ao longo da transmissão.
A 🔑 primeira, com as cenas mais emocionantes de novelas que estrearam naquele ano, como Torre de Babel, de Silvio de Abreu, 🔑 e a segunda versão de um clássico da autora Janete Clair, Pecado Capital, assinada por Gloria Perez.
Outra matéria especial mostrou 🔑 os reencontros mais marcantes de 1998, como o de Xuxa com o seu público, ao voltar da licença-maternidade; a terceira, 🔑 sobre as atrizes famosas que tiveram filho naquele ano; e a última com os beijos mais românticos de 1998.
A edição 🔑 foi ao ar na noite de uma quinta-feira, após Torre de Babel.
A passagem de 1999 para 2000 teve grande destaque 🔑 na programação de diversas emissoras de televisão no Brasil e no mundo.
A Rede Globo participou de um consórcio chamado Yes 🔑 2000, junto com 27 emissoras de 24 países, pelo qual todos os canais se comprometeram a enviar imagens das festas 🔑 de réveillon de seus países.
Na Globo, as imagens foram exibidas nos telejornais e em flashes ao longo de bullsbet é bom programação.
Às 🔑 22h do dia 31 de dezembro, foi ao ar o Show da Virada, ancorado pelo narrador Galvão Bueno e dirigido 🔑 por Roberto Talma.
Foram cinco blocos de programação, com transmissões e links ao vivo de quatro localidades no Brasil – Rio 🔑 de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (Bahia) e Praia de Torres (Rio Grande do Sul) –, e de várias 🔑 partes do mundo.
Em Nova York, o repórter Edney Silvestre acompanhou a festa brasileira no Times Square, onde um telão mostrou 🔑 a festa do Rio aos brasileiros que moravam lá.
Imagens de Manhattan também foram exibidas aqui.
As festividades no Rio tiveram grande 🔑 destaque na programação.
A Praia de Copacabana teve shows simultâneos promovidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Globo, em 🔑 quatro palcos montados nas areias da praia, que foram animados com shows de 24 artistas.
A Globo mostrou flashes desses shows, 🔑 que incluíram apresentações de, entre outros, Beth Carvalho, Luís Melodia, LS Jack, Virginia Lane, Ivo Meirelles e o grupo Funk'n'Lata, 🔑 Pedro Luís e A Parede, Emilinha Borba, Marlene, Companhia de Carlinhos de Jesus e as baterias da Mocidade Independente de 🔑 Padre Miguel e da Mangueira.
Os atores Danielle Winits, Rodrigo Faro, André Marques e Luís Carlos Tourinho atuaram como apresentadores, cada 🔑 um num palco da festa.
Na orla foram instalados, ainda, 20 totens eletrônicos, que integraram a emissora comunitária TV Copacabana.
Três equipes 🔑 de reportagem entrevistavam os passantes.
A apresentação foi de Cissa Guimarães e o diretor J.B.
de Oliveira (Boninho) estava à frente do 🔑 projeto.
A transmissão dos shows foi intercalada por quadros de três a sete minutos estrelados por artistas dos principais programas da 🔑 emissora, coordenados pelos núcleos dos diretores Dennis Carvalho e Ricardo Waddington, responsáveis pela edição do material.
O bom humor foi a 🔑 tônica dos esquetes.
Foram ao ar vinhetas especiais de Mais Você com Ana Maria Braga e o Louro José dando dicas 🔑 sobre as comidas que dão sorte no réveillon; de A Turma do Didi com participação de Renato Aragão, André Segatti 🔑 e Eliezer Mota; de Casseta & Planeta, Urgente!; de Muvuca, que apresentou um esquete com Regina Casé e a participação 🔑 de Marco Nanini e Tonico Pereira; de Sai de Baixo e de Domingão do Faustão.
Também foram exibidas vinhetas com artistas 🔑 e jornalistas da Globo desejando um feliz 2000, entre eles Antonio Fagundes, Ana Paula Arósio, Fábio Assunção, Cristiana Oliveira, Cláudia 🔑 Abreu, Mauro Mendonça, Maitê Proença, Edson Celulari, Maria Padilha, Thiago Lacerda, Samara Felippo, Malu Mader, Deborah Evelyn, Sérgio Chapelin e 🔑 Jô Soares.
A programação especial também contou com um clip musical de Xuxa e um musical especial com Sandy e Junior.
A 🔑 equipe de jornalismo também preparou surpresas.
Uma delas foi a Bancada do Futuro, em que filhos de apresentadores dos telejornais deram 🔑 notícias sentados nas bancadas normalmente ocupadas por seus pais.
Já os atletas que se destacaram em 1999 deram depoimentos com previsões 🔑 para o ano seguinte.
Também foram exibidas reportagens especiais ao longo do Show da Virada.
A vinheta Nossos Heróis mostrou reencontros de 🔑 heróis anônimos com seus respectivos beneficiados, como o da cadela Catita com o menino Lucas Tavares Martins, de 6 anos, 🔑 que ela salvara dos dentes de dois pitbulls.
Durante a virada do ano, simultaneamente à exibição da queima de fogos, atores 🔑 do elenco principal da Globo fizeram um brinde ao som de Novo Tempo (música de Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle 🔑 e Nelson Motta), num coro puxado por Sandy e Junior.
Para finalizar, o ator Antonio Fagundes leu um texto do escritor 🔑 baiano Jorge Amado.
A festa de réveillon em São Paulo foi em ritmo de samba e pagode, com um show no 🔑 Parque do Anhembi, transmitido ao vivo a partir das 22h do dia 31.
A apresentação ficou a cargo de Luciano Huck, 🔑 que fazia bullsbet é bom estreia como contratado da Globo.
O repórter Márcio Canuto entrevistava o público na plateia.
Antecipando o carnaval, as 22 🔑 escolas de samba de São Paulo animaram o espetáculo, que também contou com a banda Skank, a cantora Alcione e 🔑 o grupo de pagode Os Travessos.
Uma equipe do departamento de jornalismo da Globo mostrou os bastidores da festa.
O evento foi 🔑 coordenado do Rio pelo diretor Roberto Talma.
A edição foi ao ar na noite de uma sexta-feira, após Terra Nostra.
Somente na 🔑 virada de 2000 para 2001, que o Show da Virada passou a designar o show musical propriamente dito, com a 🔑 apresentação de diversas atrações da música nacional em shows pré-gravados especialmente para comemorar a data.
Embora com o nome Milênio: Show 🔑 da Virada, o musical contou com as apresentações musicais de Lulu Santos, Maurício Manieri, Daniela Mercury, Gabriel o Pensador, Cidade 🔑 Negra, Ivete Sangalo, Só Pra Contrariar, Charlie Brown Jr.
, Raimundos, Claudinho e Buchecha, Capital Inicial, Art Popular, Harmonia do Samba, 🔑 Dudu Nobre, Asa de Águia, Funk'N Lata e Chiclete com Banana, entre outros.
O show foi gravado na casa de espetáculos 🔑 ATL Hall (depois Citibank Hall), no Rio de Janeiro.
A edição foi ao ar na noite de um domingo, após o 🔑 Sai de Baixo.
A Globo exibiu o Show da Virada de 2001/2002 aos 20 minutos do dia 1.
º de janeiro de 🔑 2002, logo após a exibição da queima de fogos da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
O musical teve como 🔑 atrações Biquíni Cavadão, Capital Inicial, Gabriel, O Pensador, Rita Lee, Jorge Aragão, Ivete Sangalo, Daniel, Harmonia do Samba, Os Kmaradas, 🔑 Braga Boys, Ricardo Chaves, Gilberto Gil, Asa de Águia, Dudu Nobre e Belo.
O encerramento foi com o samba-enredo da Mocidade 🔑 Independente de Padre Miguel para aquele ano, interpretado pelo Grupo Molejo.
O repertório musical do programa lembrou trilhas que marcaram novelas 🔑 da emissora.
A gravação do especial foi realizada no ATL Hall (Citibank Hall a partir de 2008), no Rio de Janeiro, 🔑 com a plateia vestida de branco.
A edição foi ao ar na noite de uma segunda-feira, após O Clone.
Para se despedir 🔑 de 2002 e festejar o novo ano, o Show da Virada reuniu, na mesma casa de espetáculos das edições anteriores, 🔑 músicos e grupos famosos como Ivete Sangalo, Ara Ketu, Sandy e Junior, Zeca Pagodinho, RPM, Titãs, Kid Abelha, Ultraje a 🔑 Rigor, Jota Quest, Mariah Carey, KLB, Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Daniel, Charlie Brown Jr.
, Simone, Wanessa 🔑 Camargo, Maurício Manieri, Kelly Key e LS Jack.
O musical foi ao ar nas primeiras duas horas do Ano Novo.
A edição 🔑 foi ao ar na noite de uma terça-feira, após Esperança.
Em 2003, o Show da Virada foi gravado em São Paulo, 🔑 na casa de espetáculos Via Funchal, para homenagear o aniversário de 450 anos da cidade, a ser comemorado em janeiro 🔑 do ano seguinte.
O programa, levado ao ar na noite de uma quarta-feira, após Celebridade, teve como convidados: Daniela Mercury, Luka, 🔑 KLB, Fernanda Abreu, Rita Lee, Cidade Negra, Detonautas, Skank, Titãs, CPM 22, Ivete Sangalo, Revelação, Martinho da Vila, Fábio Jr, 🔑 Luiza Possi, Wanessa Camargo, Pedro & Thiago, Zezé Di Camargo & Luciano, LS Jack, Capital Inicial e Jota Quest.
Michael Sullivan 🔑 e Sandra de Sá (Um Dia de Domingo).
Sullivan continuou no palco e, em inédita parceria, cantou com o grupo Roupa 🔑 Nova a música Whisky a Go Go e um pot-pourri com os principais sucessos do grupo.
Foi a primeira vez, em 🔑 23 anos do Roupa Nova, que seus integrantes tiveram oportunidade de cantar ao lado de Michael Sullivan, compositor de grandes 🔑 sucessos da banda.
Outra parceria de sucesso juntou o cantor Daniel com os integrantes da bateria da escola de samba paulistana 🔑 Vai-Vai, apresentando A Gata do Milênio.
O palco ganhou um cenário com várias luzes amarelas, como se fossem faróis de carros.
Os 🔑 melhores hits de 2004 marcaram a chegada de 2005, comemorada pela Globo no já tradicional Show da Virada, desta vez 🔑 novamente gravado no Rio de Janeiro.
A festa teve Daniela Mercury (com as músicas Maimbé Dandá e Mutante); o trio KLB 🔑 (Não Dá Mais e Carolina); o grupo Jota Quest (Do Seu Lado, tema de abertura do especial e Mais Uma 🔑 Vez, umas das músicas mais tocadas em 2004); Sandy e Junior (Desperdiçou e Nada Vai me Sufocar); os Detonautas (Quando 🔑 o Sol Se For); e os sertanejos Leonardo e Daniel, que deram o tom romântico ao espetáculo.
Leonardo cantou Fantasias e 🔑 A Desconhecida, e Daniel interpretou Querida e Será.
Zezé Di Camargo e Luciano apresentaram as músicas Nosso Amor É Ouro e 🔑 Galera Felicidade.
Zezé, junto com a filha Wanessa Camargo, cantou É o Amor.
Wanessa ainda agitou o público com as músicas Eu 🔑 Quero Ser o Seu Amor e Me Engana que Eu Gosto.
Os mineiros do Skank entraram em cena com Vamos Fugir, 🔑 Alcione subiu ao palco para cantar Você me Vira a Cabeça e Faz Uma Loucura, e o grupo Revelação cantou 🔑 Deixa Acontecer e Bagaço da Laranja.
Já Dudu Nobre cantou Mexe, Mexe, Água da Minha Sede e Vou Botar Seu Nome 🔑 na Macumba.
Jorge Aragão apresentou Tendência e Do Fundo do Nosso Quintal, e Zeca Pagodinho cantou Penetra e Caviar.
O grupo Babado 🔑 Novo interpretou Safado, Cachorro, sem Vergonha e Doce Desejo.
Ivete Sangalo fechou o programa com as músicas Flor de Reggae, Sorte 🔑 Grande, Céu na Boca e, de improviso, incluiu o sucesso Festa.
O especial marcou o início das comemorações dos 40 anos 🔑 da Globo, a ser comemorado em abril do ano seguinte.
Uma grande animação marcou o Show da Virada exibido nas primeiras 🔑 horas de 2006.
O programa contou com as participações de Preta Gil (intérprete de Medida de Amor), Roberta Miranda e José 🔑 Augusto (que cantaram juntos Evidências), Daniela Mercury (com a música Mutante), Margareth Menezes (Dandalunda), Ivete Sangalo (Abalou e Tô na 🔑 Rua), além das bandas Babado Novo e Banda Eva.
Muito aplaudido, Zeca Pagodinho cantou Quem É Ela e Dona Esponja.
A música 🔑 sertaneja foi representada por Zezé Di Camargo & Luciano (No Dia em que Saí de Casa e Fera Mansa), Chitãozinho 🔑 & Xororó (Sistema Bruto), Bruno & Marrone (Choram as Rosas e Que Pescar que Nada), e Leonardo (Nervos de Aço 🔑 e Pareço um Menino).
Daniel interpretou Os Amantes, Guilherme & Santiago cantaram É pra Sempre te Amar e Zé Ramalho cantou 🔑 Sinônimos, junto com Chitãozinho & Xororó.
Leonardo, Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano, encerraram a bullsbet é bom apresentação, cantando 🔑 com Fat Family, De Corpo e Alma, em homenagem ao eterno Leandro, que fazia dupla com Leonardo até o ano 🔑 da morte, em 1998.
As atrações não pararam por aqui.
Alcione cantou Meu Ébano e, junto com o grupo Forroçacana, a música 🔑 Forró do Xenhenhém.
Latino levantou o público com o hit Festa no Apê.
Junior cantou com bullsbet é bom banda a música Enrosca e, 🔑 com a irmã Sandy, Nada Vai me Sufocar.
A atriz e cantora Marjorie Estiano participou da festa com a canção Você 🔑 Sempre Será.
A banda Jota Quest tocou os sucessos Além do Horizonte e Do Seu Lado.
As bandas de rock não ficaram 🔑 de fora do programa.
O grupo Cachorro Grande cantou Você Não Sabe o que Perdeu e CPM 22 agitou a plateia 🔑 com Um Minuto para o Fim do Mundo.
A animação continuou com Wanessa Camargo cantando um de seus recentes sucessos, Amor, 🔑 Amor.
Danni Carlos cantou Losing My Religion.
Sucessos da década de 80 também fizeram parte do repertório.
Biquíni Cavadão empolgou com Tédio, Toda 🔑 Forma de Poder e Zé Ninguém.
Capital Inicial lembrou os hits Música Urbana e Geração Coca-Cola.
Gabriel, o Pensador cantou Palavras Repetidas 🔑 e, com os Detonautas, interpretou Sorria.
A banda ainda cantou O Dia que Não Terminou.
Os mineiros do Skank fizeram o público 🔑 dançar e cantar com Vou Deixar e Vamos Fugir.Charlie Brown Jr.
cantou Champagne e Água Benta.
Titãs atacou de Vossa Excelência e 🔑 AA UU.
The Originals embalou o público com o clássico Era um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os 🔑 Rolling Stones, além de Marcas do que se Foi, com a participação de Paulo Miklos.
A contagem regressiva para a entrada 🔑 do Ano Novo ficou por conta de Ivete Sangalo, que desejou a todos "um big Ano Novo com muita paz 🔑 e amor", após apresentar Não me Conte Seus Problemas junto com a Banda Eva.
Latino, Vinny, Fundo de Quintal, Oswaldo Montenegro, 🔑 Armandinho, Titãs, MC Leozinho, Dudu Nobre, Alcione, Skank, Daniel, e a dupla Bruno & Marrone foram algumas das atrações do 🔑 Show da Virada que marcou a chegada de 2007 na TV Globo.
O programa voltou a reunir nomes consagrados da música 🔑 brasileira, numa mistura eclética para agradar a todos os públicos.
Também se apresentaram no Show da Virada deste ano as seguintes 🔑 atrações: Roupa Nova, Sandy & Junior, MC Sapão, Babado Novo, Zeca Pagodinho, Daniela Mercury, Aviões do Forró, Cidinho & Doca, 🔑 Zezé Di Camargo & Luciano, Banda Calypso, Perlla, Leandro Sapucahy, Jammil e uma Noites, Biquíni Cavadão, Cheiro de Amor, Wanessa 🔑 Camargo, Detonautas, MC Marcinho, Margareth Menezes, Guilherme & Santiago, Charlie Brown Jr.
, CPM 22, Leci Brandão, Netinho, Alceu Valença, Asa 🔑 de Águia, Jota Quest e Ivete Sangalo.
De rock a axé, passando por samba, forró, música sertaneja, pop, funk e pagode, 🔑 vários ritmos marcaram a apresentação das quase 40 atrações musicais presentes no Show da Virada 2007-2008 que marcou a passagem 🔑 de 2007 para 2008.
O programa, que foi gravado em uma casa de shows na Zona Oeste do Rio de Janeiro, 🔑 teve direção de Cláudio Jardim, Mário Meirelles, Cacá Silveira e Edson Erdman, com direção de núcleo de Aloysio Legey, contou 🔑 com as participações de Ivete Sangalo, Zezé Di Camargo & Luciano, Babado Novo, Roupa Nova, Exaltasamba, Asa de Águia, Latino, 🔑 Daniel, Jota Quest, Bruno & Marrone, Zeca Pagodinho, Jammil e uma Noites, Aviões do Forró, Sorriso Maroto, Chiclete com Banana, 🔑 Wanessa Camargo, NX Zero, Perlla, Dudu Nobre, Calcinha Preta, Blitz, Natiruts, Cheiro de Amor, Jeito Moleque, Capital Inicial, MC Leozinho, 🔑 Banda Eva, Papas da Língua, Alcione, Beth Carvalho, Revelação, Banda Calypso, Motumbá, Leonardo, Marjorie Estiano, KLB, Skank, Charlie Brown Jr.
, 🔑 Daniela Mercury e The Originals.
Mais uma vez, 40 representantes de vários estilos da música participaram do Show da Virada 2008-2009.
O 🔑 programa contou com as participações de Ivete Sangalo, Alexandre Pires, Exaltasamba, Bruno & Marrone, Alcione, Fundo de Quintal, Cláudia Leitte, 🔑 Wando, KLB, Jota Quest, Victor & Leo, Dudu Nobre, Banda Calypso, Skank, Jammil e uma Noites, DJ Marlboro, Titãs, Os 🔑 Paralamas do Sucesso, Revelação, Chiclete com Banana, Seu Cuca, Kelly Key, Arlindo Cruz, André & Adriano, Wanessa Camargo, The Originals, 🔑 César Menotti & Fabiano, Zeca Pagodinho, Capital Inicial, Chitãozinho & Xororó, Fresno, NX Zero, Strike, Moinho, Sorriso Maroto, Asa de 🔑 Águia, Latino, Charlie Brown Jr.
e Zezé Di Camargo & Luciano.
A direção do programa, foi de Cláudio Jardim, Cacá Silveira, Sérgio 🔑 Cunha e Edson Erdmann, com direção de núcleo de Aloysio Legey.
O programa apresentou não apenas os artistas e bandas individualmente 🔑 no palco, mas parcerias como a dos grupos Titãs e Os Paralamas do Sucesso, que tocaram Meu Erro.
Ivete Sangalo subiu 🔑 ao palco com os mineiros do Skank.
Alguns duetos foram inusitados, como o que reuniu Claudia Leitte com Wando, que cantaram 🔑 juntos Fogo e Paixão.
Já os sertanejos Chitãozinho & Xororó dividiram o palco com os roqueiros do Fresno, que juntos cantaram 🔑 Evidências.
Mais de 30 artistas de diversos estilos participaram do Show da Virada de 2009 para 2010, em programa gravado em 🔑 uma casa de shows em São Paulo.
Alguns dos cantores e bandas presentes foram Exaltasamba, CPM 22, Claudia Leitte (que prestou 🔑 uma homenagem a Michael Jackson, morto em 2009, cantando Thriller, um de seus maiores hits), KLB, NX Zero, Alcione, Skank, 🔑 Arlindo Cruz, Calcinha Preta, Belo, Zeca Pagodinho, Jota Quest, Jammil, Zezé Di Camargo e Luciano, Asa de Águia, Jorge & 🔑 Mateus, Daniel, Naldo Benny, Detonautas, e a dupla do funk A Princesa e o Plebeu.
a direção do programa, foi de 🔑 Claudio Jardim, com direção geral e núcleo de Aloysio Legey.
Uma atração internacional foi o cantor cubano Jon Secada.
Wanessa (que abandonou, 🔑 artisticamente, o sobrenome Camargo), cantou o sucesso Fly, parceria dela com o rapper americano Ja Rule, com direito a participação 🔑 virtual do próprio pelo telão.
O especial marcou o início das comemorações dos 45 anos da Globo, a ser comemorado em 🔑 abril do ano seguinte.
Quarenta atrações musicais misturando os mais diversos ritmos celebraram o Show da Virada 2010-2011 exibido pela Globo 🔑 na passagem de 2010 para 2011.
As gravações do programa foram realizadas em dois dias consecutivos, na casa de espetáculos Credicard 🔑 Hall, em São Paulo.
Participaram deste Show da Virada : os duetos entre os cantores Belo e Claudia Leitte (Don Juan), 🔑 e os grupos Jeito Moleque e Demônios da Garoa (Saudosa Maloca).
Outras atrações da edição: Luan Santana, Aline Barros, Diogo Nogueira, 🔑 Fresno, Michel Teló, Vinny, Zeca Pagodinho, Hugo Pena & Gabriel, Jammil e uma Noites, Parangolé, Bruno & Marrone, NX Zero, 🔑 Wanessa, Paula Fernandes, César Menotti & Fabiano, Revelação, Asa de Águia, Charlie Brown Jr.
, Fernando & Sorocaba, Cheiro de Amor, 🔑 Banda Calypso, Jota Quest, Guilherme & Santiago, Chiclete com Banana, João Bosco & Vinícius, Arlindo Cruz, Restart, Zezé Di Camargo 🔑 & Luciano, Pixote, Leonardo, Skank, Alcione, Victor & Leo, Capital Inicial, Alexandre Pires e Ivete Sangalo.
A direção do programa, foi 🔑 de Emília Silveira, Cacá Silveira e Luiz Antônio Pilar e direção geral e de núcleo de Aloysio Legey.
O Show da 🔑 Virada 2011-2012 que agitou a chegada de 2012 contou com a participação de 40 artistas do cenário musical brasileiro.
O evento 🔑 foi marcado por vários duetos.
Além das apresentações solo, Paula Fernandes cantou ao lado de Daniel Boaventura (I Loved You) e 🔑 Ivete Sangalo agitou a plateia junto com Luan Santana (Química do Amor).
A própria Ivete puxou a contagem regressiva.
e em seguida 🔑 cantou Qui Beleza e Eu Nunca Amei Alguém Como Eu Te Amei.
Parceria inusitada foi a do cantor Michel Teló e 🔑 do jogador de futebol Neymar, cantando o hit do ano Ai Se Eu Te Pego.
Naldo Benny e Preta Gil encantaram 🔑 a plateia com Meu Corpo Quer Você, Zezé Di Camargo dividiu o palco com Wanessa e interpretaram Como Nossos Pais 🔑 da cantora Elis Regina e ainda os sambistas Alcione e Diogo Nogueira, com O Samba da Criação.
Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho 🔑 e Sombrinha também cantaram juntos na música O Nome Dela é Griselda, e o casal Xanddy (junto com o Harmonia 🔑 do Samba) e Carla Perez interpretaram Rebola.
Dentre os destaques, Zezé Di Camargo voltou ao palco ao lado do irmão Luciano 🔑 nos hits Tarde Demais e Tão Linda, Tão Louca, Aline Barros emocionou a plateia com Ressuscita-me, Bruno & Marrone cantaram 🔑 o sucesso Juras de Amor e o Capital Inicial relembrou a fase áurea dos Raimundos no sucesso Mulher de Fases.
Também 🔑 participaram da edição do Show da Virada: Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, Parangolé, Bom Gosto, Ana Carolina, 🔑 Chiclete com Banana, Chitãozinho & Xororó, Sorriso Maroto, Cláudia Leitte, César Menotti & Fabiano, Banda Calypso, Jammil e uma Noites, 🔑 Revelação, Victor & Leo, Charlie Brown Jr.
, NX Zero, Alexandre Pires, Asa de Águia, João Bosco & Vinícius, Restart, Cheiro 🔑 de Amor, Bruno & Marrone, Pixote, Aviões do Forró, Daniel, Jota Quest, Tuca Fernandes, Margareth Menezes, Detonautas e 2Face.
O Show 🔑 da Virada que celebrou a passagem para 2013 teve como mote uma homenagem ao Rio de Janeiro, e levou ao 🔑 público apresentações de músicos que se destacaram nas rádios e na TV durante o ano de 2012.
A direção-geral do programa 🔑 foi de Mário Meirelles e direção de Fly, seguindo um projeto original do diretor Marcos Paulo, que faleceu em novembro 🔑 daquele ano.
Ivete Sangalo abriu a edição junto com a bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel e 🔑 cantou "Cidade Maravilhosa", em seguida a cantora agitou a plateia do espetáculo com "Acelera aê".
Gustavo Lima cantou seu hit "Balada 🔑 boa" e Alcione cantou "Fala Mangueira" e "Exaltação a Mangueira", as duas escolhidas em homenagem a cidade do Rio de 🔑 Janeiro.
A Festa se encerrou com a cantora Claudia Leitte que cantou a canção "Extravasa" e desejou a plateia um feliz 🔑 2013.
Também participaram Thiaguinho, João Lucas & Marcelo, Zeca Pagodinho, Leonardo, Sorriso Maroto, Banda Calypso, Latino, João Neto & Frederico, Bom 🔑 Gosto, Gaby Amarantos, MC Koringa, Jorge & Mateus, Skank, Chiclete com Banana, César Menotti & Fabiano, Banda Eva, Tchê Garotos, 🔑 Diogo Nogueira, Belo, Turma do Pagode, Jammil e uma Noites, Buchecha, Raça Negra, Luan Santana, Aviões do Forró, Revelação, Zezé 🔑 Di Camargo & Luciano, Capital Inicial, Péricles, Naldo Benny e Paula Fernandes.
O Show da Virada foi gravado na casa de 🔑 espetáculos Credicard Hall, em São Paulo.
Mais de sessenta atrações animaram o Show da Virada de 2013 para 2014.
Uma casa de 🔑 shows em São Paulo foi palco para os sucessos musicais do ano.
O especial teve duração de 130 minutos e o 🔑 diretor de núcleo da atração, Luiz Gleiser, assumiu, ao lado de Caca Silveira, a direção do programa pela primeira vez.
Shows 🔑 gratuitos e queimas de fogos animaram a noite de milhões de pessoas pelo país.
A emissora cobriu as festas de réveillon 🔑 com flashes ao vivo comandados por Ana Paula Araújo.
O programa contou com as performances de Ivete Sangalo, Luan Santana, Anitta, 🔑 Leonardo, Revelação, João Neto & Frederico, Munhoz & Mariano, Thalles Roberto, Claudia Leitte, Wesley Safadão, Fernando & Sorocaba, Thiaguinho, Péricles, 🔑 Wanessa, Skank, Latino, Paula Fernandes, Zeca Pagodinho, João Lucas & Marcelo, MC K9, Sambô, Tchê Garotos, MC Koringa, Raça Negra, 🔑 Gaby Amarantos, César Menotti & Fabiano, Bom Gosto, MC Bola, Saulo, NX Zero, Arlindo Cruz, Israel Novaes, Léo Santana, Pixote, 🔑 Jorge & Mateus, Zezé Di Camargo & Luciano, Harmonia do Samba, Mariene de Castro, Jammil e uma Noites, Oba Oba 🔑 Samba House, Belo, MC Marcelly, Gabriel Valim, Jota Quest, Michel Teló, Sorriso Maroto, Pablo, Mumuzinho, Asa de Águia, Naldo Benny, 🔑 Diogo Nogueira, Alcione, Psirico, Turma do Pagode, Victor & Leo, Frejat, Capital Inicial, Padre Fábio de Melo, Leandro Sapucahy, Bruno 🔑 & Marrone e Gusttavo Lima.
Grandes apresentações animaram o Réveillon e marcaram a entrada de 2015, o ano dos 50 anos 🔑 da Rede Globo, no Show da Virada, que foi ao ar na noite de quarta-feira, dia 31 de dezembro, após 🔑 a novela Império.
Cerca de 60 artistas participaram do Show da Virada de 2014 para 2015.
[3] O especial foi gravado no 🔑 Citibank Hall em São Paulo, com direção geral e de núcleo de Luiz Gleiser e direção de Cacá Silveira e 🔑 Raoni Carneiro.
O especial também ganhou nova abertura, novo logotipo e nova identidade visual.
Xande de Pilares abriu o espetáculo seguido por 🔑 outros cantores como Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Cristiano Araújo, Valesca Popozuda, Luan Santana, Thiaguinho, Jorge & Mateus, Paula Fernandes, MC 🔑 Guimê, Anitta, Sorriso Maroto, Zezé Di Camargo & Luciano, Skank, Daniela Mercury, Marcos & Belutti, Bell Marques, Durval Lélys, Lucas 🔑 Lucco, Psirico, Turma do Pagode, Harmonia do Samba, Arlindo Cruz, Victor & Leo, Ludmilla, Banda Calypso, Fernando & Sorocaba, MC 🔑 Gui, Diogo Nogueira, Péricles, Mumuzinho, Gusttavo Lima, Belo, Gaby Amarantos, Raça Negra, Jammil e uma Noites, Grupo Clareou, Henrique & 🔑 Juliano, Amigos do Pagode 90, Imaginasamba, Pixote, Michel Teló, Capital Inicial, Leonardo, Eduardo Costa, Luan & Forró Estilizado, Thaeme & 🔑 Thiago, Onze:20, Matheus & Kauan, Saulo, João Bosco & Vinícius, Naldo Benny, Bruno & Marrone, Os Travessos, César Menotti & 🔑 Fabiano, Sambô, Aviões do Forró, Os Hawaiianos, Israel Novaes, Arnaldo Antunes, Jota Quest e Malta.
Fernanda Lima apresentou o começo do 🔑 show em 2015
Em 2015, o Show da Virada ganhou um novo formato.
Gravado em Salvador, na Bahia, o espetáculo contou com 🔑 a apresentação de Fernanda Lima e cinco cantores anfitriões: Ivete Sangalo, Luan Santana, Capital Inicial, Sorriso Maroto e Aviões do 🔑 Forró.
Pela primeira vez, o show teve apresentações completas dos artistas principais com convidados especiais.
Dentre os artistas que participaram, estavam nomes 🔑 como Thiaguinho, Gusttavo Lima, Ludmilla, Paula Fernandes, Mumuzinho, Tiago Iorc, Márcio Victor, do Psirico, Emicida, Malta, Scalene e a Victor 🔑 & Leo.
O especial foi ao ar numa quinta-feira, após A Regra do Jogo.
No giro jornalístico, Mariana Gross comandou a contagem 🔑 regressiva e a queima de fogos para a chegada do ano olímpico no Rio de Janeiro, onde durou 16 minutos 🔑 e contou com mais de dois milhões de pessoas.
No fim da transmissão, foi exibido um institucional para a cobertura dos 🔑 Jogos Olímpicos de 2016.
Em 2016, seguindo o mesmo formato do ano anterior, o especial foi exibido na noite de sábado, 🔑 31 de dezembro, no estacionamento do estádio Serra Dourada, em Goiânia.
As atrações musicais ficaram por conta de Anitta, Ivete Sangalo, 🔑 Luan Santana, Thiaguinho, Marília Mendonça, Maiara & Maraísa e Henrique & Juliano.
Os cantores dividiram o palco e proporcionaram duetos animados.
Em 🔑 2017, o especial foi exibido na noite de domingo, 31 de dezembro, após o Fantástico.
Foi gravado na Esplanada do Estádio 🔑 do Mineirão, em Belo Horizonte.
As atrações musicais ficaram por conta de Luan Santana, Jorge e Mateus, Wesley Safadão, Simone e 🔑 Simaria e Chitãozinho e Xororó.
A direção artística do programa foi de Raoni Carneiro.
Em 2018, foi exibido na noite de segunda-feira, 🔑 31 de dezembro, após O Sétimo Guardião.
gravado em Recife, capital de Pernambuco, houve as presenças de Ivete Sangalo, Wesley Safadão, 🔑 Luan Santana, Simone e Simaria, Thiaguinho e Raça Negra.
A Direção artística foi de Raoni Carneiro.
2019 - 2020: Quarta fase [ 🔑 editar | editar código-fonte ]
Na noite do dia 31 de dezembro de 2019, terça-feira, após Amor de Mãe, ocorreu a 🔑 21ª edição do especial.
Pela primeira vez o programa foi feito nos Estúdios Globo após problemas com as estruturas das edições 🔑 anteriores, entre 2015 e 2018.
A gravação aconteceu em 19 de novembro com Ivete Sangalo, IZA, Wesley Safadão, Luan Santana, Jota 🔑 Quest e Dilsinho.
O programa ganhou novos grafismos, porém mantendo o tema musical do ano anterior, além de iniciar as comemorações 🔑 de 55 anos da Globo.
Outra novidade foi o grande números de duetos, todos até então inéditos, como o da cantora 🔑 Iza junto com a banda Jota Quest e o dos cantores Luan Santana e Dilsinho.
Na apresentação final, todos os convidados 🔑 se reuniram para cantar "Toda Forma de Amor".
O Programa se encerrou as 01h29 da manhã em algumas praças, como Rio 🔑 de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Florianópolis, Porto Alegre, as 00h50 em Manaus, Porto Velho e Roraima e as 🔑 02h20 da manhã em outras como Fortaleza.
O tema do programa foi "Ano Novo, Vida Nova e Novas Experiências".
O programa teve 🔑 várias reformulações na cobertura da queima de fogos: a Globo mostrou ao vivo, os fogos de todo o país brasileiro.
Á 🔑 0h, a Globo fez a cobertura da queima de fogos no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Florianópolis, 🔑 Porto Alegre e Fortaleza, no horário da 0h, ao vivo, depois da contagem regressiva.
Uma hora depois, foi a vez da 🔑 Rede Amazônica, que é afiliada da Globo, fazer a cobertura da queima de fogos na Região Norte (exceto o Acre, 🔑 Pará e Tocantins).
O jornalismo da Globo começou mais cedo, ás 23h33 da noite, com preparativos para a chegada de 2020.
2020 🔑 - 2021: Quinta fase [ editar | editar código-fonte ]
De início, a 22ª edição não seria exibida por conta das 🔑 limitações impostas pela pandemia de COVID-19, que dificultariam a produção do especial.
[4] Porém, dias depois, a Rede Globo tinha decidido 🔑 pela exibição do programa, com um show ao vivo em céu aberto no Forte de São Marcelo, na Bahia, sem 🔑 a presença do público e com o comando de Gusttavo Lima e Ivete Sangalo, seguindo todos os protocolos de segurança.
Mas, 🔑 por conta dos "crescentes casos de Covid em todo país e as restrições anunciadas pelo Governo do Estado da Bahia", 🔑 a emissora carioca decidiu cancelar a transmissão do especial para todo o Brasil e exibir uma reprise da edição anterior.
[5][2] 🔑 A atração foi exibida após a edição especial de A Força do Querer.
[6] Apesar da mudança do especial, o boletim 🔑 jornalístico da festa pelo Brasil foi mantido.
[7][8][9] O Réveillon das Cores, exibido pela Rede Amazônica Manaus, transmitiu ao vivo a 🔑 live da banda Capital Inicial, além da coberta dos fogos pela cidade.[10]
O boletim teve início às 23h55min do dia 31 🔑 de dezembro com flashes ao vivo do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Florianópolis e encerrou por volta de 🔑 0h01min do dia 1.
º de janeiro, exibindo um institucional narrado pela atriz Regina Casé dando boas vindas ao novo ano, 🔑 com ênfase na divulgação da segunda parte da novela interrompida Amor de Mãe.
2021 - 2022: Sexta Fase [ editar | 🔑 editar código-fonte ]
Em 19 de novembro de 2021, foi anunciado que a edição 2021-2022 ganhará um novo formato.
No lugar de 🔑 um show pré-gravado com diversos artistas, como acontecia tradicionalmente desde a edição 2000-2001, seria apresentado uma grande playlist reunindo clipes 🔑 de shows e apresentações musicais que aconteceram dentro de outros programas, com vários cantores e ritmos diferentes.
Pela primeira vez, o 🔑 especial foi produzido em parceria com o canal Multishow, em um formato semelhante ao TVZ, um dos principais programas da 🔑 emissora fechada.
[11] Foi ao ar numa sexta-feira, após Um Lugar ao Sol.[12]
Foram exibidos trechos dos DVD's Hello Mundo, de Ludmilla 🔑 e VIVA, de Luan Santana, da participação de Lulu Santos no Rock in Rio, e dos shows da turnês Sandy 🔑 & Júnior: Nossa História.
O momento antes da virada foi embalado pelo cantor Mumuzinho, com o hit "Eu Mereço Ser Feliz".
O 🔑 último bloco foi dedicado a uma homenagem a cantora Marília Mendonça, exibindo trechos do albúm Todos os Cantos.
Glória Pires, Chay 🔑 Suede, Vitória Strada e Poliana Abritta mandaram mensagens de ano novo aos telespectadores.[13]
Também estiveram presentes Alok, Anitta, Caetano Veloso, Dilsinho, 🔑 Felipe Araújo, Ferrugem, Gustavo Mioto, Gusttavo Lima, Henrique & Juliano, Ivete Sangalo, Iza, Lauana Prado, Leo Santana, Marcos & Belutti, 🔑 Matheus & Kauan, Barões da Pisadinha, Simone & Simaria e Sorriso Maroto.
O especial teve duração de 140 minutos.
Em 17 de 🔑 dezembro de 2021, em uma parceria com a plataforma músical Spotify, foi disponibilizada no aplicativo uma playlist oficial do especial, 🔑 contendo as músicas que irão ser exibidas no programa.[14]
Apesar do formato correr risco de não agradar o público, a edição 🔑 do programa acabou registrando a maior audiência desde 2016, ainda no antigo formato, com uma média geral de 14 pontos.[15]
2022 🔑 - presente: Sétima fase [ editar | editar código-fonte ]
Inicialmente, a afiliada da TV Globo no Pará, TV Liberal, havia 🔑 divulgado que o especial traria Luan Santana, Ivete Sangalo, Xamã, Iza, entre outros artistas brasileiros, em um formato semelhante ao 🔑 da segunda fase.
[16] Poucos dias depois, é anunciado em chamadas que o programa traria os melhores momentos da festa de 🔑 réveillon da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com presença de Iza, Zeca Pagodinho e Alexandre Pires.
[17] Dos três, 🔑 apenas Zeca teve seu show exibido ao vivo.
[18] O programa foi ao ar no dia 31 de dezembro de 2022, 🔑 um sábado, logo após Travessia, a novela das 21h.
Contou com a apresentação do carnavalesco Milton Cunha, que conduziu os musicais.[19]
Tradicionalmente 🔑 e anualmente nos últimos minutos do dia 31 de dezembro, por volta das 23h50 até a 00h30, a TV Globo 🔑 faz uma cobertura especial das festas de réveillon em todo o Brasil, ao vivo, em rede nacional.
Somente no Rio de 🔑 Janeiro, mais de 100 profissionais ficam envolvidos nas transmissões da festa da virada, que desde 2010, é exibida em alta 🔑 definição.
Em São Paulo, a emissora fez uma transmissão exclusiva dando mais enfoque ao réveillon realizado na Avenida Paulista.
De manhã até 🔑 a noite, também são exibidos flashes ao vivo durante toda a grande programação especial.
Apenas em 2020/2021, por conta do cancelamento 🔑 das festas de réveillon municipais pela pandemia de COVID-19, a cobertura foi completamente afetada e reduzida.
Voltando à total normalidade na 🔑 virada de 2022/2023.
Entre 2008 e 2018, por ocasião da criação da Rede Fuso para os estados que não seguem o 🔑 horário de Brasília, além do fator horário de verão (perceptível a partir de 2018[nota 1]), a TV Globo Nordeste foi 🔑 responsável por transmitir a festa da virada com links das capitais nordestinas para os estados das regiões Nordeste e Norte, 🔑 além de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no Centro-Oeste, uma hora depois de exibir ao vivo a queima 🔑 de fogos nos estados com o Horário de Brasília.
Com a revogação da vigência do horário de verão após decreto assinado 🔑 pelo presidente Jair Bolsonaro em 25 de abril de 2019,[20] e o consequente alinhamento do fuso horário do centro-sul brasileiro 🔑 com o Nordeste e partes do Norte também nessa época do ano, essa geração alternativa deixou de acontecer.
Réveillon das Cores 🔑 (Rede Amazônica) [ editar | editar código-fonte ]
O Réveillon das Cores é um especial regional da Rede Amazônica, exibido desde 🔑 2015.
Seus boletins passam durante a programação da rede, e na hora da virada de ano em Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia 🔑 e Roraima, que é diferente em relação ao Horário de Brasilia, o Réveillon das Cores cobre a virada nos estados.
a 🔑 transmissão também pode ser vista no G1 Amazonas.
Em 2021, o especial não foi realizado devido ao cancelamento do réveillon na 🔑 capital amazonense.[22]
Réveillon de Fortaleza (TV Verdes Mares) [ editar | editar código-fonte ]
O Réveillon de Fortaleza é um especial de 🔑 fim de ano da TV Verdes Mares, que cobre a virada do ano na capital do Ceará.
Tem boletins veiculados durante 🔑 todo o 31 de Dezembro, e a noite, depois do Show da Virada, exibe ao vivo as atrações que estão 🔑 no palco.[23]
Anteriomente, entre 2012 e 2018, era exibido o Encanta Ceará.
O programa era uma versão regional do Show da Virada, 🔑 reunindo artístas cearenses em um palco no Aterro da Praia de Iracema em um show gravado e exibido na madrugada 🔑 de 1 de janeiro.
[24]Notas e referênciasNotas
↑ Show da Virada teve transmissão simultânea com os estados que seguiram o horário de 🔑 Brasília, uma vez que o ano de 2017 terminou num domingo, dia em que normalmente as transmissões eram em tempo 🔑 real no Nordeste e em partes do Norte e Centro-Oeste.
A Rede Fuso, com funcionamento permanente em partes da região Norte 🔑 e Centro-Oeste, deixou de existir em 17 de fevereiro de 2017 .
Naquele ano porém, oteve transmissão simultânea com os estados 🔑 que seguiram o horário de Brasília, uma vez que o ano de 2017 terminou num domingo, dia em que normalmente 🔑 as transmissões eram em tempo real no Nordeste e em partes do Norte e Centro-Oeste.