Valores e atitudes no esporte social Valores y actitudes en el deporte social *Graduanda em Educação Física – FACOS/Osório-RS **Mestre 🤑 em Ciências do Movimento Humano – UFRGS Professor da Faculdade Cenecista de Osório (FACOS), RS Núcleo de Estudos e Pesquisa 🤑 em Pedagogia e Psicologia do Esporte (NP3 Esporte) da UFRGS Porto Alegre, RS Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos – 🤑 GPEO/PUCRS Liziane Costa Alves da Rosa* lizianecostaalveshotmail.com Ms.
Ricardo Pedrozo Saldanha** ricardoricardosaldanha.com.
br (Brasil) Resumo O presente estudo trata dos valores e 🤑 atitudes de jovens de 12 a 17 anos praticantes de esportes em projetos sociais.
O objetivo foi verificar a correlação dos 🤑 valores (Morais, Status e Competência) e atitudes (Pró-Social e Anti-Social) de jovens praticantes de esportes em projetos sociais.
A amostra foi 🤑 composta por 71 sujeitos, divididos em dois grupos de faixa etárias (de 12 a 14 anos e de 15 a 🤑 17 anos).
Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Identificação das Variáveis de Controle" (QIVC), Inventário de Valores do Esporte Juvenil 🤑 2 (IVEJ-2), Questionário de Atitudes no Esporte (QAE-16), Escala de Desejabilidade Social e Escala de Tendência à Mentira.
Os valores Morais 🤑 e de Competência correlacionaram-se positivamente com as atitudes Pró-sociais e negativamente com as Anti-sociais, entretanto os Valores de Status correlacionaram-se 🤑 positivamente tanto com as atitudes Pró-sociais quanto com as Anti-sociais.
As atitudes dos jovens podem ser determinadas em razão do clima 🤑 motivacional da aula, do meio que estão inseridos, pelas regras do jogo, etc.
, pois a forma com que os professores 🤑 transmitem seus valores induzirá, na maioria das vezes, a um clima que provavelmente os alunos venham a ter essas características 🤑 .
Verificou-se que são necessários mais estudos sobre essa temática, considerando a complexidade do tema.Unitermos: Valores.Atitudes.
Projetos esportivos sociais.Adolescência.
Abstract The present study 🤑 deals with the values and attitudes of youth 12 to 17 years of practicing sports in social projects.
The objective was 🤑 to investigate the correlation values (Mitchell, Status and Powers) and attitudes (Pro-Social and Anti-Social) youth sports athletes in social projects.
The 🤑 sample consisted of 71 subjects, divided into two age groups (12-14 years and 15-17 years).
The instruments used were the Questionnaire 🤑 for Identifying Variables Control "(QIVC), Inventory of Values of Youth Sport 2 (IVEJ-2), the Sports Attitudes Questionnaire (AEQ-16), Social Desirability 🤑 Scale and the Scale Trend Bullshit.
Values and Moral Competence correlated positively with pro-social attitudes and negatively with the Anti-social, however 🤑 Status Values correlated positively with both the pro-social attitudes as well as with anti-social.
The attitudes of young people can be 🤑 certain because of the motivational climate of the classroom, the environment that are inserted by the game rules, etc.
, for 🤑 the way in which teachers transmit their values will lead, in most cases, a climate that probably students will have 🤑 those features.
It was found that further studies on this topic, considering the complexity of the issue.Keywords: Values. Attitudes.
Social sports projects.Adolescence.EFDeportes.
com, 🤑 Revista Digital.
Buenos Aires - Año 16 - Nº 158 - Julio de 2011.http://www.efdeportes.com/1 / 1Introdução
O presente estudo trata dos valores 🤑 e atitudes de jovens de 12 a 17 anos praticantes de esportes em projetos sociais.
Levando em consideração que o esporte 🤑 é um meio que transmite uma série de valores, e que hoje a adesão nas práticas esportivas vem crescendo consideravelmente 🤑 entre os jovens, é necessário a transmissão de atitudes pró-sociais, pois segundo Gonçalves (1991) a práticas desportivas são ferramentas que 🤑 possibilitam a transmissão de valores levando em consideração as situações que são criadas nas práticas.
Os professores e treinadores tendem a 🤑 esquecer freqüentemente dos aspectos relacionados com a educação sócio-desportiva de seus alunos, preferindo muitas vezes adotar uma atitude passiva, resultando 🤑 assim em atitudes anti-sociais como trapaça, pratica de agressões, falta de respeito com colegas, adversários e árbitros.
No esporte os professores 🤑 se deparam com várias situações em que podem desenvolver a educação integral de crianças e jovens, focando várias dimensões: motora, 🤑 cognitiva, afetiva e social.
Entretanto, para que isso aconteça é necessário que os educadores deixem um pouco de lado o desenvolvimento 🤑 de gestos motores perfeitos e se dediquem mais no desenvolvimento integral de seu aluno.
Sua prática deve ser planejada considerando as 🤑 vivências que os jovens trazem de seus ambientes.
As práticas devem ser desenvolvidas a partir de aspectos positivos para suas vidas, 🤑 de vivências que possibilitem a aprendizagem e a experiência em valores morais e atitudes pró-sociais.
Os valores morais vêm sendo transmitidos 🤑 através dos esportes a mais de um século, o Fair Play (Desportividade) é uma das contribuições mais relevantes dos princípios 🤑 olímpicos (SANMARTÍN, 1995) demonstra diversos valores, como por exemplo: valores morais, cooperação, companheirismo, jogo limpo, status, solidariedade, entre outros.
Os projetos 🤑 sociais que possuem as práticas desportivas têm uma grande possibilidade de transmitir esses valores.
Muitos jovens chegam a esses projetos sociais 🤑 com valores destorcidos, devido a muitos problemas familiares, problemas com drogas, prostituição entre outros.
O projeto interligado com os esportes pode 🤑 ser um grande instrumento para construir ou reconstruir valores, resgatando assim as atitudes pró-sociais.
Se os valores têm grande influência nas 🤑 decisões e ações das pessoas diariamente, em especial nas práticas desportivas, existirá então uma grande relação entre valores e atitudes.
Sendo 🤑 assim justifica-se a presente pesquisa no sentido de ajudar os educadores, treinadores e todos os responsáveis pela educação moral, a 🤑 planejar e organizar as atividades do ensino esportivo juvenil.
Para que seja possível desenvolver valores morais pró-sociais (LEE et al.
, 2008; 🤑 GONÇALVES, 2007) através da prática esportiva.
O objetivo central desta pesquisa foi verificar a correlação dos valores (Morais, Status e Competência) 🤑 e atitudes (Pró- Social e Anti-Social) de jovens praticantes de esportes em projetos sociais de Porto Alegre/RS.
Para bem responder esta 🤑 questão foram empregados os procedimentos metodológicos apresentados a seguir.
Métodos
O presente estudo é transversal de tipo correlacional.
A população que compõe esta 🤑 pesquisa são jovens com idades de 12 a 17 anos que participam de projetos esportivos sociais.
A amostra foi composta por 🤑 71 sujeitos, divididos em dois grupos de faixa etárias (de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos).
Abaixo 🤑 apresentamos a Tabela 1 com a separação da amostra por variável de controle.Tabela 1.
Distribuição de freqüências de sujeitos por variável 🤑 de controle
Foram utilizados quatro instrumentos: "Questionário de Identificação das Variáveis de Controle" (QIVC).
O QIVC é um instrumento onde o sujeito 🤑 coloca seus dados pessoais.
Sexo, Idade, Nível Educacional, Tipo de esporte que pratica e há quanto tempo pratica esporte no projeto.
Inventário 🤑 de Valores do Esporte Juvenil 2 (IVEJ-2), traduzido da versão original: Youth Sport Value Questionnaire 2 (YSVQ-2).
O YSVQ-2 é um 🤑 instrumento que avalia os valores no esporte em 3 dimensões valorativas (Valores Morais, de Competência e de Status).
As respostas aos 🤑 itens são dadas a partir de uma escala tipo Likert graduada em 5 pontos (de 1 esta idéia é pouquíssimo 🤑 importante para mim a 5 esta idéia é muitíssimo importante para mim.
Questionário de Atitudes no Esporte (QAE-16).
O QAE 16 é 🤑 um instrumento que avalia em que nível o atleta concorda (ou discorda) com as atitudes declaradas nos itens do Inventário.
As 🤑 respostas ao inventário são dadas através de uma escala de tipo Likert, graduados em cinco pontos, indo de (1) "discordo 🤑 firmemente da declaração"; a (5) "concordo firmemente com a declaração".
As propriedades métricas desse instrumento foram avaliadas no estudo de Lee, 🤑 Whitehead e Ntoumanis, (2007).
Escala de Desejabilidade Social.
A Desejabilidade Social será medida através de uma versão abreviada da "Escala de Desejabilidade 🤑 Social" de Marlowe-Crowne (CROWNE; MARLOWE, 1960).
Trata-se de uma escala com 6 itens respondidos em uma escala dicotômica: verdadeiro (V) ou 🤑 falso (F).
Escala de Tendência à Mentira.
A tendência das pessoas mentirem será medida pela "Escala de Tendência à Mentira" (BALBINOTTI, 2008).
Trata-se 🤑 de uma escala composta por 5 itens respondidos em uma escala de tipo Likert (LIKERT,1932), em 5 pontos indo de 🤑 Totalmente Falso (resposta 1) até Totalmente Verdadeiro (resposta 5).
Todos os cuidados éticos da pesquisa foram tomados, respeitados rigorosamente todos os 🤑 cuidados éticos relacionados à pesquisa com seres humanos, conforme previsto na Resolução do Ministério da Saúde nº 196/96.
Assim, Comitê de 🤑 Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul analisou e aprovou o estudo sob o número de 🤑 protocolo 18193.
Resultados
Para operacionalização das análises de dados, foi utilizado o programa estatístico SPSS 15.0.
Dois grupos de análises foram realizadas, a 🤑 saber: análises descritivas e análises correlacionais.
O primeiro grupo de análises foi composto pelas análises descritivas, a saber: de tendência central 🤑 (média, média-aparada a 5%, moda, mediana), dispersão (desvio-padrão) e distribuição (normalidade).
A análise da distribuição permitiu tomar a decisão a respeito 🤑 do uso de instrumental paramétrico ou não paramétrico.
O segundo e último grupo de cálculos contempla as análises correlacionais, a fim 🤑 de se obter a intensidade, sinal e nível de significância das correlações (Pearson) entre as variáveis.
Assim a exploração dos escores 🤑 obtidos pelos instrumentos seguiu os princípios norteadores comumente aceitos na literatura especializada (HILL; HILL, 2008; PESTANA; GAGEIRO, 2005; REIS, 2000).
A 🤑 fim de descrevermos os resultados que serão obtidos, apresentaremos as estatísticas de tendência central (média, mediana, média aparada a 5% 🤑 e a moda); de dispersão (desvio-padrão e amplitude total); e de distribuição da amostra (normalidade).
Inicialmente, apresentaremos as estatísticas de tendência 🤑 central e de dispersão da amostra.Tabela 2.
Estatísticas de Tendência Central, de Dispersão e Distribuição da amostra Geral, conforme dimensões ValorativasTabela 🤑 3.
Estatísticas de Tendência Central, de Dispersão e Distribuição da amostra Geral, conforme dimensões Atitudinais
Os resultados constatados nas tabelas de medidas 🤑 de tendência central, média ( ), média aparada a 5% (Trimed 5%), Mediana (Med) e Moda (Mod), foram próximos e 🤑 o desvio padrão (DP) não ultrapassou a metade dos valores da média.
A pesquisa também demonstrou os valores mínimos e máximos 🤑 que ficarem entre 08 e 57.
A normalidade dos resultados (K-S; gl; Sig), na tabela dos Valores, não aderiram à normalidade, 🤑 isto é, resultados heterogêneos (Sig < 0,05) nas dimensões de Competência e Status.
Entretanto, a dimensão Moral aderiu à normalidade, assim 🤑 se obteve resultados homogêneos (Sig > 0,05).
A tabela das Atitudes mostrou que a dimensão Anti-Social não aderiu e a Pró-social 🤑 aderiu à normalidade dos resultados.
Abaixo está a tabela que mostrará a correlação dos resultados.Quadro 1.
Correlação de Pearson entre Valores e 🤑 Atitudes
Na correlação dos resultados dos valores (de cada dimensão) e de atitudes verificou-se o sinal, a intensidade e o nível 🤑 de significância.
Foi constado que a correlação entre as dimensões Competência e Anti-social teve sinal negativo, intensidade fraca e não foi 🤑 significativo (-0,029/ 0,808).
Entretanto a dimensão Competência com a dimensão Pró-social teve sinal positivo, intensidade fraca e significativa (0,279 / 0,018).
Na 🤑 correlação da dimensão Moral com dimensão Anti-social foi verificado sinal negativo, intensidade fraca e não significativo (-0,126/ 0,296), já a 🤑 dimensão Moral com a dimensão Pró-social foi positiva, intensidade fraca e significativa (0,294/0,013).
Na dimensão Status, verificou-se sinal positivo, intensidade fraca 🤑 e não significativo em ambas as dimensões das Atitudes Anti-sociais (0,201/0,093) e Pró-sociais (0,142/ 0,236).
Discussão dos resultados
Nesse estudo verificamos a 🤑 correlação dos valores e das atitudes de jovens que estão em pleno desenvolvimento, cognitivo, afetivo e social, sendo que todos 🤑 estão inseridos em bairros com altos índices de drogas, violência, prostituição e etc.
Essa pesquisa mostrou a situação referente aos valores 🤑 e as atitudes de jovens de 12 a 18 anos de idade.
É na adolescência que os jovens estão formando bullsbet é do neymar 🤑 personalidade e desenvolvendo seu caráter (PERRON, 1987), porém um fator que poderá determinar esse desenvolvimento é o meio que estes 🤑 sujeitos estão inseridos.
Sendo assim as atitudes pró-sociais e anti-sociais podem ser potencializadas através da sociedade.
O esporte é um meio que 🤑 pode potencializar os valores e as atitudes, entretanto dependerá do profissional que desenvolve as aulas demonstrar valores e atitudes pró-sociais, 🤑 pois muitos jovens podem ser induzidos e provavelmente venham a ter as mesmas características do seu professor ou treinador (SANMARTÍN, 🤑 1995; LEE et al., 2008).
Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que valores Morais correlacionam-se positivamente com as atitudes pró-sociais (socialmente 🤑 positivas) , diferente das atitudes anti-sociais (socialmente negativas).
Da mesma maneira os valores de competência, obtiveram correlações positivas com atitudes pró-sociais 🤑 e negativas com as anti-sociais.
Já os valores de Status mostraram correlações positivas com as atitudes pró-sociais e anti-sociais.
Em seu estudo, 🤑 Lee et al.
(2008) obteve resultados parecidos, os valores morais correlaciona-se positivamente com atitudes pró-sociais, diferente das atitudes anti-sociais e os 🤑 valores de Competência e de Status, respectivamente, obtiveram correlações fortes.
O valor de Competência correlacionou positivamente com atitudes pró-sociais e negativamente 🤑 com as anti-sociais, o que aconteceu inversamente com os valores de Status.
Porém em seu estudo Lee mostrou que os valores 🤑 de Status correlacionam-se negativamente com as atitudes pró-sociais o que não foi constatado no presente estudo.
O número de sujeitos pesquisados 🤑 pode ter sido um fator determinante para ter ocorrido diferenças nos resultados, pois Lee pesquisou com 892 sujeitos e esta 🤑 pesquisa foi realizado com 71 sujeitos.
Todas as pessoas possuem seu sistema de valores (ROKEACH, 1981), e este sistema é constituído 🤑 por valores morais ou não, o reflexo desses valores pode aparecer nas ações e nos comportamentos das pessoas.
A hierarquização é 🤑 que se dará de forma diferente, cada sujeito dará mais importância para aquilo que achar mais conveniente.
Os valores morais, segundo 🤑 Cabanas (1996), são princípios básicos da ética que permite buscar critério para definirmos o que é ser bom correto ou 🤑 moralmente certo, como por exemplo, a honestidade, honra e lealdade.
O respeito pelas pessoas é um principio que norteia os meios 🤑 de ação moral, podendo ser um fim ou um ideal para a ação (KOHLBERG, 2006).
Esses valores são adquiridos pelo individuo 🤑 ao longo do seu desenvolvimento, sendo influenciados primeiramente pelos pais, chamado de "complexo de Édipo por Sigmund Freud (1856-1939), e 🤑 depois pelos professores, amigos, técnicos e outros.
Os valores morais não são somente uma consciência do dever, mas sim uma motivação 🤑 interna que resultará em uma ação.
Essas ações são sentimentos que integram nossa personalidade e que impulsionam para uma ação moral 🤑 (TOGNETTA; VINHA.2009).
Segundo Lee et al (2008) quem têm interiorizado um valor Moral, provavelmente terá atitudes Pró-Sociais.
Atitudes pró-sociais são ações ou 🤑 julgamentos voluntários resultando em conseqüências positivas, portanto bullsbet é do neymar correlação com o valor Moral será negativa com as atitudes Anti-Sociais, que 🤑 são ações que prejudicam o convívio em sociedade, com conseqüências negativas.
Neste estudo foi confirmada essa correlação.
Os valores de competência se 🤑 referem à responsabilidade, participação, desempenho, dedicação e etc.
, ou seja, o individuo que tem esses atributos provavelmente, terá atitudes pró-sociais 🤑 (Lee et al 2008).
O resultado encontrado mostrou quanto maior os valores de competência maiores serão as atitudes pró-sociais.
A valorização de 🤑 si, o autoconhecimento, a auto-estima e a convivência familiar são fundamentais para construção de valores de Competência, estes importantíssimos para 🤑 o relacionamento com outras pessoas e consigo mesmo.
A baixa auto estima implica um fator de risco para a saúde, física 🤑 e psíquica.[...
] a baixa auto-estima gera sofrimento e atrapalha o posicionamento do jovem no mundo.
Estes jovens tornam-se vulneráveis, demonstrando com 🤑 freqüência, sentimentos de inferioridade e insegurança, com tendência ao isolamento.(MITRE, 2005, p.207)
A afetividade transmitida por pais, treinadores e professores é 🤑 fundamental para o desenvolvimento da auto-estima, o resgate e a valorização dos aspectos positivos que cada individuo possui em bullsbet é do neymar 🤑 personalidade e, provavelmente, ajudará crianças e jovens a desenvolverem valores de competência.
Em contra partida os Valores de Status resultaria em 🤑 atitudes Anti-Sociais (LEE et al, 2008).
Porém o resultado deste estudo mostrou que esse valor se correlacionou positivamente com as atitudes 🤑 pró-sociais e anti-sociais, provavelmente esse resultado se deu pelo modo de vida que esses jovens possuem.
Todos moram em comunidades pobres, 🤑 violentas, onde as regras e valores muitas vezes estão hierarquizados de formas diferentes do que encontram nos projetos sociais que 🤑 freqüentam.
A ida desses jovens para os projetos sociais fazem com que muitos tenham um jeito de agir diferente em cada 🤑 lugar, chamado pelo Rokeach (1981) de Pseudo-valores.
Este valor caracteriza-se por uma ação ou reação diferente de seus valores em uma 🤑 determinada situação, podendo estar relacionada com uma pressão externa.
No caso desses jovens essas ações poderão ter relação com as recompensas 🤑 ou castigos, vinda dos colegas ou do próprio treinador.
No esporte, o desenvolvimento dos valores morais se faz importante e necessário, 🤑 contudo as mudanças na significação moral no esporte em relação ao dia-a-dia são esperadas, sabendo das características próprias do esporte 🤑 (VIEIRA, 1993), entretanto essa moralidade "alterada" deve ter um limite, dentro das regras do esporte (VISEK; WATSON, 2005).
Esses limites devem 🤑 ser apreendidos pelos atletas a partir da bullsbet é do neymar relação com seus pares significativos (pais, técnicos, torcedores), a qual irá determinar 🤑 a interpretação do atleta sobre o que é certo e o que é errado (BREDEMEIER, 1985; STEPHENS, 2000).
Sendo assim a 🤑 atividade física e o esporte são terrenos excelentes para promoção dos valores morais.(SANMARTIN, 1995).
La Taille (2009) fala sobre a "cultura 🤑 da vaidade", que é a forma com que os jovens querem se destacar, ser prestigiados, ser o melhor, enfim aparecer 🤑 e ser vencedor.
Por isso esses jovens dentro de um campo de futebol, podem ter hierarquizado de modo diferente o valor 🤑 de Status, pois querem vencer e ser o melhor.
Outro fator é a influencia da mídia sobre a educação das pessoas.
A 🤑 televisão é uma mediadora no processo da construção dos valores de crianças e jovens, pois moldam o modo de pensar, 🤑 de agir, de ser e de sentir, promovendo verdades absolutas ao público que a assiste (TREVISOL, 2009).
Muitos jovens, para obter 🤑 resultados de vitória burlam regras, trapaceiam, enfim, possuem comportamentos anti-sociais.
Um dos motivos pode ser o modo que o jogo é 🤑 transmitido pela mídia, pois muitos jogadores famosos e bem sucedidos têm esses tipos de comportamentos para alcançarem a vitória.
A fase 🤑 da adolescência segundo Perron (1987) ocorre muitas diversificações de valores, pois estão desenvolvendo bullsbet é do neymar personalidade levando a diversas formas de 🤑 maturidade.
Estão em constante conflito entre o agir e o ser, precisando ainda formar seus sistemas de valores.
Nesse sentido, Trevissol (2009.p.179) 🤑 afirma:
Crianças e jovens passam grande parte de bullsbet é do neymar vida na escola.
Nesse tempo formam-se suas sensibilidades, bullsbet é do neymar maneira de pensar e 🤑 de julgar, constroem-se conceitos e representações, atitudes e comportamentos.
Todo esse desenvolvimento que acontece ao longo dos anos escolares representa a 🤑 constituição da identidade do sujeito com suas diferentes, mas complementares faxes do epistêmico, do estético e do ético.
Com base no 🤑 que o autor acima afirmou a escola deve ser consciente de seu papel instrutivo e formativo na transmissão de valores, 🤑 mas não qualquer valor, mas sim valores que constitui a base ética comum, aqueles que formam o caráter das pessoas, 🤑 considerados valores morais universais.
Entretanto essa transmissão não é fácil, pois envolvem muitos fatores como as manifestações afetivas e sociais.
Porém esses 🤑 valores são internalizados por meio de vivências repetidas, segundo Araújo 1 (2000 apud TREVISOL 2009), "nessa concepção [...
] os valores 🤑 nem estão pré-determinados nem são simples internalizações (de fora para dentro), mas resultantes das ações do sujeito sobre o mundo 🤑 objetivo e subjetivo em que ele vive", o que torna um trabalho árduo e persistente pelos educadores, ainda mais que 🤑 estamos em uma acelerada transformação social (TARDELI, 2009).
Com essa transformação social os educadores precisam se preocupar com os valores, pois 🤑 é através deles que geram as ações das crianças e dos jovens que integram o ambiente escolar.
Porém muitos professores não 🤑 possuem conhecimento suficiente sobre o desenvolvimento moral, o que dificulta a transmissão dos mesmos.
Seria necessário que o sistema escolar tivesse 🤑 vinculado as práticas sociopolíticas e bullsbet é do neymar preocupação com a educação em valores deveria ser essencial desde o ensino básico (CAMINO; 🤑 PAZ; LUNA, 2009).
Segundo Trevisol (2009) os valores estão em crise e enfraquecidos, por isso a importância dos educadores atuarem no 🤑 sentido de construção e reconstrução dos valores, sendo estes valores responsáveis pelo agir dos alunos.
Mas para isso, é fundamental que 🤑 passe do desejo de mudança para ações educacionais e políticas, sendo assim é necessário uma consciência crítica por parte da 🤑 família dos educadores e da sociedade em geral, pois sabemos que a escola não é a única responsável por essa 🤑 transmissão.
Mas como realizar o ensino de valores? Conforme Trevisol (2009) o professor é sempre "modelo", por isso precisa ser justo 🤑 e respeitoso para assim passar o exemplo a seus alunos.
Sua tarefa é valorizar a troca de idéias, o diálogo, acordos 🤑 e consensos sobre os problemas éticos que surge dentro e fora da escola, propiciar espaços de inter-relações, a atividade pedagógica 🤑 que desperte no aluno a reflexão e faça com que consiga chegar a um consenso, propicia a ativação cognitiva e 🤑 afetiva do educando.
Conforme La Taille (2009, p.107),[...
] a escola precisa urgente assumir bullsbet é do neymar tarefa, pois é a única instituição que 🤑 ainda tem legitimidade social para tanto, a única que, no fundo, diz respeito a todo mundo, visto que, em algum 🤑 momento da vida, todo mundo é aluno ou professor, pai ou irmão [...
] Ou seja, a escola ocupa um lugar 🤑 central na sociedade.
Tendo em vista que a maioria dos projetos sociais acontece dentro do ambiente escolar é de suma importância 🤑 a integração de professores e treinadores para o desenvolvimento da moral e da ética nos jovens, assim como adquirirem maior 🤑 conhecimento das mesmas para conseguirem formar sujeitos críticos através da educação moral.
Porém para haver a mudança é preciso um compromisso 🤑 coletivo da família e de todos os educadores integrantes do desenvolvimento de crianças e jovens.
Conclusão
Com base nos resultados encontrados, tendo- 🤑 se em vista que o objetivo do estudo foi verificar a correlação dos valores (Morais, Status e Competência) e atitudes 🤑 (Pró-Social e Anti-Social) de jovens praticantes de esportes em projetos sociais, foi constatado que os indivíduos da amostra tiveram correlações 🤑 positivas e negativas entre os Valores e as Atitudes.
Os valores Morais e de Competência se correlacionaram positivamente com Atitudes Pró-sociais 🤑 e negativamente com as Atitudes Anti-sociais.
Entretanto o valor de Status se correlacionou positivamente tanto com as atitudes Pró-sociais quanto com 🤑 as Anti-sociais.
Verificou-se que são necessários mais estudos sobre essa temática, considerando a complexidade do tema .
As atitudes dos jovens podem 🤑 ser determinadas em razão do clima motivacional da aula, do meio que estão inseridos, pelas regras do jogo, etc, pois 🤑 a forma com que os professores transmitem seus valores induzirá, na maioria das vezes, a um clima que provavelmente os 🤑 alunos venham a ter essas características .
Porém, pode-se perceber a importante ferramenta que o esporte proporciona aos professores e treinadores 🤑 de projetos sociais na transmissão e (re)construção de valores.
Sabe-se que os valores guiam as ações, portanto é necessária a conscientização 🤑 de todos os educadores/treinadores para que a educação moral esteja presentes nesses projetos sociais e em todas as redes de 🤑 ensino, para assim formar sujeitos honestos, responsáveis e com um futuro brilhante pela frente baseados em valores e atitude Pró-sociais.
NotasARAÚJO, 🤑 U.F..
Escola, democracia e a construção de personalidades morais.
Educação e Pesquisa, São Paulo, v.26, n2, jul.
/dez, 2000.
ReferênciasBALBINOTTI, M.A.A.
Escala de Tendência à 🤑 Mentira.
Service d'Intervention et de Recherche en Orientation et Psychologie (SIROP), Montreal, Canadá, 2008.BALBINOTTI, M.A.A.; BARBOSA, M.L.L.; BALBINOTTI, C.A.A..
Questionário de Identificação 🤑 das Variáveis de Controle (QIVC).
Porto Alegre: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Pedagogia do Esporte.ESEF – UFRGS, 2008.
CAMINO, 🤑 Cleonice; PAZ, Márcia; LUNA Verônica.
Crises de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.GONÇALVES, C.E.et al..
Efeito de gênero, contexto 🤑 de prática e tipo de modalidade desportiva sobre os valores no desporto de jovens.
Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 🤑 32: p.71-86, 2007.HILL, M.M.; HILL, A.
Investigação por questionário .
Lisboa: Edições Sílabo, 2ª edição, 2008.LA TAILLE, Y.et al..
Crises de valores ou 🤑 valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.LEE, M.J.et al..
Relationships Among Values, Achievement Orientations, and Attitudes in Youth Sport.
Journal of Sport 🤑 and Exercise Psychology, 30, p.588-610,2008.MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M.
Fundamentos de Metodologia Científica .5ª ed.
São Paulo: Atlas, 2003.MITRE, R.M.A.
Labirinto de espelhos: formação 🤑 da auto-estima na infância e adolescência.Cad.Saúde Pública , v.21, n.
2, Rio de Janeiro Mar./Abr.2005.PERRON, Jacques.
Bases e aplicações dos valores em 🤑 psicologia e em educação.
Porto Alegre: Sagra 1987.PESTANA, M.H.; GAGEIRO, J.G.
Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS .(4ª 🤑 Ed.).
Lisboa: Edições Silabo, 2005.REIS, E.
Estatística descritiva .
Lisboa: Edição Silabo, 2000.ROKEACH, M..
Crenças, atitudes e valores.Rio de Janeiro: Ed.Interciência, 1981.SANMARTÍN, Melchor.
Valores Sociales 🤑 y Deporte: La Actividad Física y el Deporte como transmisores de valores sociales y personales.Madrid: Ed.Gymnos.1995.STEPHENS, D.E.
Predictors of likelihood to 🤑 aggress in youth soccer: na examination of coed and all-girls teams.
Journal of Sport Behavior.Alabama, v.23 n.2, 2000.
TARDELI, Denise D'Aurea.
Crises de 🤑 valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.THOMAS, J.; NELSON, R.
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Atividades Físicas.
Porto Alegre: 🤑 ARTMED, 2002.TOGNETTA, L.VINHA, T.
Crises de valores ou valores em crise? Porto Alegre.Artmed, 2009.TREVISOL, Maria.
Crises de valores ou valores em crise? 🤑 Porto Alegre: Artmed, 2009.VIEIRA, J.L.L.
Avaliação do desenvolvimento moral de adolescentes em relação a dilemas morais da vida diária e da 🤑 prática esportiva.
Revista de educação física/UEM, Maringá, v.4, n.1, p.34-39,1993.VISEK, A.; WATSON, J.
Ice Hockey Players Legitimacy of Aggression and Professionalization of 🤑 Attitudes.
Journal of Sport Psychologist.Champaign, v.19, n.2, p.178-192, 2005.
Outros artigos em Portugués