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Mastercard Inc.

(estilizada como MasterCard de 1979 a 2016 e mastercard de 2016 a 2019), originalmente Interbank e depois Master Charge,[6] 5️⃣ é uma empresa multinacional norte-americana de serviços financeiros, fundada em 1966.

Sua sede fica em Purchase, Nova Iorque.[7]

Seu principal negócio é 5️⃣ processar pagamentos entre os bancos dos clientes e os bancos emissores de cartões que usam a bandeira Mastercard, incluindo cartões 5️⃣ de débito, crédito e pré-pago.

É a segunda maior empresa do ramo, possuindo 1,544 bilhão de cartões de débito e 1,05 5️⃣ bilhão de crédito em 2021.

No mesmo ano, foi responsável pelo processamento de US$ 2,054 trilhões; eram cerca de 3585 transações 5️⃣ por segundo em 2020.[8]

Mastercard foi criada por uma aliança de vários bancos e associações regionais de cartões bancários em resposta 5️⃣ ao BankAmericard emitido pelo Bank of America, que mais tarde se tornou Visa, ainda seu maior concorrente.

A empresa possui capital 5️⃣ aberto desde 2006, antes era uma cooperativa de mais de 25.

000 instituições financeiras.

Logotipo usado entre 1979 e 1990

Embora a estreia 5️⃣ do BankAmericard em setembro de 1958 tenha sido um desastre notório,[9] começou a dar lucro em maio de 1961.

[10] O 5️⃣ Bank of America manteve essa informação em segredo e permitiu que as impressões negativas, então generalizadas, persistissem para afastar a 5️⃣ concorrência.

[11] Essa estratégia foi bem-sucedida até 1966, quando a lucratividade se tornou grande demais para ser escondida.

[11] De 1960 a 5️⃣ 1966, havia apenas 10 novos cartões de crédito introduzidos nos Estados Unidos, mas de 1966 a 1968 aproximadamente 440 cartões 5️⃣ foram disponibilizados por bancos grandes e pequenos em todo o país.

[11] Esses recém-chegados prontamente se uniram em associações regionais.[12]

Uma das 5️⃣ razões pelas quais a maioria dos bancos optou por unir forças foi que, na época, 16 estados limitavam a capacidade 5️⃣ dos bancos de operar por meio de filiais, enquanto 15 estados proibiram totalmente.

[13] Nesse caso, poderiam operar legalmente apenas em 5️⃣ um único local e, portanto, eram forçados a permanecerem pequenos.

[13] Ao ingressar em uma associação regional, um banco poderia adicionar 5️⃣ rapidamente um cartão de crédito à bullsbet.net linha de produtos financeiros e terceirizar tarefas de manutenção.

[12] Essas associações também permitiram 5️⃣ agregassem as bases de clientes e comerciantes para tornar o cartão mais aceitável e útil; os primeiros cartões de crédito 5️⃣ falharam porque só podiam ser usados dentro de um pequeno raio em torno de seus respectivos emissores.[13]Em 1966, Karl H.

Hinke, 5️⃣ vice-presidente executivo do Marine Midland Bank, pediu a representantes de vários outros bancos que o encontrassem em Buffalo, Nova York.

[14][15] 5️⃣ O Marine Midland acabava de lançar seu próprio cartão bancário regional na Upstate New York depois que lhe foi recusado 5️⃣ uma licença regional do BankAmericard.

[16] O resultado da reunião de Buffalo foi que vários bancos e associações regionais logo concordaram 5️⃣ em unir forças como Interbankard, Inc.

,[14][15] que depois se tornou a Interbank Card Association (ICA).

[12] No final de 1967, a 5️⃣ ICA tinha 150 membros e Hinke tornou-se o presidente.[16]

A marca Interbank em 1966 inicialmente consistia apenas em um pequeno i 5️⃣ minúsculo dentro de um círculo no canto inferior direito da frente de cada cartão; o restante do design era prerrogativa 5️⃣ de cada banco emissor.

[17] Este pequeno logotipo provou ser totalmente insatisfatório para criar conscientização da marca, a fim de competir 5️⃣ com o líder BankAmericard.

[17] Em 1969, o Interbank desenvolveu uma nova marca nacional, "Master Charge", combinando dois círculos amarelo e 5️⃣ laranja sobrepostos com o nome.[17]

Em 1968, a ICA e a Eurocard iniciaram uma aliança estratégica, que permitiu à ICA o 5️⃣ acesso ao mercado europeu.

O cartão Access do Reino Unido juntou-se à aliança em 1972.

[18] Em 1979, "Master Charge" foi renomeado 5️⃣ como "MasterCard".

[18] Em 1983, a MasterCard International Inc.

tornou-se o primeiro banco a usar hologramas como parte da segurança de seus 5️⃣ cartões.

[19] Eles adquiriram a rede Cirrus de caixas eletrônicos em 1985.[20]

A Mastercard, juntamente com a Visa, envolveu-se em uma exclusão 5️⃣ contra American Express durante as décadas de 1980 e 1990.

Elas usaram cláusulas de exclusividade em seus contratos para impedir que 5️⃣ os bancos fizessem negócios com a American Express.

Tais cláusulas e outras provas escritas foram usadas pelo Departamento de Justiça dos 5️⃣ Estados Unidos em ações regulatórias contra ambas empresas.

[21] Discover também processou a Mastercard por questões semelhantes.

[22] Elas pagaram aproximadamente US$ 5️⃣ 3 bilhões em danos resultantes de uma ação coletiva movida em janeiro de 1996 contra fixação do preço da taxa 5️⃣ de furto do cartão de débito.[23]

Em 1996, cerca de 4 milhões de comerciantes processaram a Mastercard em um tribunal federal 5️⃣ dos EUA por aumentar as taxas conta furto.

Este caso foi resolvido com um pagamento bilionário em 2003.

[22] Em 23 de 5️⃣ agosto de 2001, a empresa foi processada por violar a Lei de Práticas Comerciais Enganosas e Desleais da Flórida.

[24] Em 5️⃣ 2002, fundiu-se com a Europay International, outra grande associação de emissores de cartões de crédito, da qual a Eurocard se 5️⃣ tornou parte em 1992.

[25] Em 15 de novembro de 2004, pagou indenização à American Express, devido a práticas anticompetitivas que 5️⃣ a impediram de emitir cartões através de bancos estadunidenses,[26] pagando US$ 1,8 bilhão no acordo.[27]

Em conexão com a fusão de 5️⃣ 2002,[28] a empresa que havia sido organizada como uma cooperativa de bancos fez uma oferta pública inicial em 25 de 5️⃣ maio de 2006, vendendo 95,5 milhões de ações a US$ 39 cada.

[29] As ações são negociadas na Bolsa de Valores 5️⃣ de Nova York sob o símbolo MA, com uma capitalização de mercado de US$ 367,1 bilhões em maio de 2021.

[30] 5️⃣ O acordo foi concebido para manter o valor da marca e minimizar os custos regulatórios.[28]

Logotipo usado entre 1990–1996 e popularizou 5️⃣ a marca

Em agosto de 2010, a MasterCard Worldwide, como foi renomeada, expandiu bullsbet.net oferta de comércio eletrônico com a aquisição 5️⃣ da DataCash, um provedor de processamento de pagamentos e gerenciamento de fraude/risco do Reino Unido.

[31][32] No mesmo ano, a WikiLeaks 5️⃣ publicou documentos mostrando que as autoridades norte-americanas fizeram lobby na Rússia para defender os interesses da Visa e Mastercard.

[33][34] Posteriormente, 5️⃣ pagamentos ao WikiLeaks foram bloqueados.

Membros do Parlamento Europeu expressaram preocupação de que os pagamentos de cidadãos europeus pudessem ser bloqueados 5️⃣ pelos EUA, e apelou a uma maior redução do domínio das bandeiras no sistema de pagamentos europeu.

[35] Em outubro de 5️⃣ 2010, ambas empresas chegaram a outro acordo.

Elas concordaram em permitir que os comerciantes com suas bandeiras recusassem cartões ou oferecessem 5️⃣ descontos em casos de tarifas menores.[36]

Em março de 2012, a MasterCard anunciou a expansão de seu programa de pagamentos com 5️⃣ aparelhos móveis, incluindo mercados em todo o Oriente Médio.

[37] Em 27 de novembro, um juiz federal concedeu aprovação liminar a 5️⃣ uma proposta de acordo para a ação coletiva[38] movida em 2005.

Cerca de um quarto dos demandantes decidiram optar por não 5️⃣ participar do acordo; eles se opõem às disposições que impediriam futuros processos e a não aceitação de apenas partes do 5️⃣ acordo.

[39] Um acordo de US$ 6,24 bilhões obteve aprovação preliminar em novembro de 2019.

[40] Um redução para $ 5,54 bilhões 5️⃣ foi aprovada depois.

Alguns comerciantes recorreram do acordo e foram ouvidos.

O caso está em andamento em 2022.[41]

Em 2013, a Mastercard estava 5️⃣ sob investigação da União Europeia pelas altas taxas que cobrava.

A empresa foi proibida de cobrar taxas em transações transfronteiriças realizadas 5️⃣ totalmente dentro da UE por meio de uma decisão da Comissão Europeia em 2007.

[42] A BEUC elogiou a ação; bullsbet.net 5️⃣ diretora-geral, Monique Goyens, disse: "Então, no final, todos os consumidores são atingidos por um esquema que acaba recompensando a empresa 5️⃣ do cartão e o banco emissor.

"[42] Na primavera de 2014, a Mastercard adquiriu a principal empresa de gerenciamento de programas 5️⃣ de recompensas da Austrália, Pinpoint, por um valor não revelado.

[43] Em agosto de 2017, adquiriu a Brighterion, empresa que gerência 5️⃣ inteligência artificial e aprendizado de máquina.

[44] A Brighterion detém várias patentes.[45]

No mesmo ano, o CEO Ajay Banga reforçou o objetivo 5️⃣ da empresa de estender os serviços financeiros atuais, trazendo sistemas de pagamento digital para pessoas sem banco em todo o 5️⃣ mundo.

Foram investidores US$ 500 milhões na Índia, com escritórios em Pune e Vadodara, para ajudar a Mastercard a levar transações 5️⃣ sem dinheiro para maior população do mundo.

A empresa também estava programada para investir US$ 750 milhões adicionais em aplicativos e 5️⃣ tecnologia, especialmente focados na Índia entre 2017 e 2020.

[46] Em abril de 2021, a Mastercard criou uma calculadora que reúne 5️⃣ informações e mede as pegadas de carbono dos clientes para ajudá-los a saber quanto estão contribuindo nas emissões de carbono.

[47] 5️⃣ Após a invasão russa da Ucrânia em 2022, cumpriu as sanções dos EUA e proibiu a emissão ou o uso 5️⃣ de cartões na Rússia.

[48] A empresa suspendeu todas as operações comerciais no país, que representavam 4% de bullsbet.net receita.

No entanto, 5️⃣ os próprios cartões bancários continuam funcionando.[49]

A Mastercard está associada à segurança.

No entanto, litígios antitruste ao longo dos anos prejudicaram a 5️⃣ marca.

[28] O slogan da campanha publicitária atual é Priceless, lançada em 1997.

O slogan completo foi traduzido como: Existem coisas que 5️⃣ o dinheiro não compra.

Para todas as outras existe MasterCard.

A campanha foi principalmente aplicável aos produtos de cartão de crédito e 5️⃣ débito.

Eles também usam a descrição para promover produtos como o site Priceless Travel, que apresenta promoções e ofertas para titulares 5️⃣ de cartões Mastercard.[50]

Em meados de 2006, a MasterCard International mudou seu nome para MasterCard Worldwide.

Isso foi para sugerir uma escala 5️⃣ mais global.

Além disso, a empresa introduziu um novo logotipo corporativo adicionando um terceiro círculo aos dois que eram usados no 5️⃣ passado (semelhante a um diagrama de Venn).

Um novo slogan corporativo foi introduzido ao mesmo tempo-The Heart of Commerce.

[51] Em julho 5️⃣ de 2016, apresentaram um novo rebranding.

Mudaram o nome do serviço de "MasterCard" para "mastercard".[52]

Em janeiro de 2019, o nome foi 5️⃣ removido de seu logotipo, deixando apenas os discos sobrepostos.

[53] Em 2021, a Mastercard ficou em 13º lugar em uma lista 5️⃣ das marcas mais confiáveis.[54]

A Mastercard patrocina grandes eventos e equipes esportivas em todo o mundo.

Isso inclui a equipe de rugby 5️⃣ da Nova Zelândia, a MLB, a UEFA Champions League e o PGA Tour.

Anteriormente, também patrocinou a Copa do Mundo da 5️⃣ FIFA, mas rescindiu seu contrato após um acordo judicial e seu rival, Visa, asumir o espaço em 2007.

[55] Em 1997, 5️⃣ a Mastercard era o principal patrocinador da equipe de Fórmula 1 Mastercard Lola,[56] que desistiu da temporada de 1997 após 5️⃣ bullsbet.net primeira corrida devido a problemas financeiros.[57]

Também é parceira da Seleção Brasileira de Futebol[58] e da Copa Libertadores.

[59] No final 5️⃣ de 2018, se tornou o primeiro grande patrocinador do jogo eletrônico League of Legends.

A empresa patrocina o League of Legends 5️⃣ World Championship e Mid-Season Invitational.

[60] Em setembro de 2022, a Mastercard adquiriu os direitos de patrocínio para todos os jogos 5️⃣ nacionais e internacionais organizados pelo Conselho de Críquete na Índia.[61][62]

Desenvolvimento desde 2005 [ 63 ] Ano Receita

(milhões de US$) LAJIR

(milhões 5️⃣ de US$) Preço da ação

(US$) Funcionários 2005 2.938 393 2006 3.

326 229 6,20 2007 4.068 1.108 13,65 2008 4.

992 −534 5️⃣ 20,33 2009 5.099 2.260 17,99 5.100 2010 5.539 2.752 22,01 5.600 2011 6.714 2.713 28,73 6.700 2012 7.391 3.937 41,58 5️⃣ 7.500 2013 8.312 4.503 59,34 8.200 2014 9.441 5.106 75,33 10.300 2015 9.667 5.078 90,62 11.300 2016 10.776 5.761 94,50 5️⃣ 11.900 2017 12.497 6.622 126,54 13.400 2018 14.950 7.282 186,16 14.800 2019 16.883 9.664 300,74 18.600 2020 15.301 8.081 370 5️⃣ 21.000 2021 18.884 10.082 354,83 24.000 2022 22.237 12.264 347,73 29.900

Em 2020, a Mastercard classificou-se em 191º lugar na lista 5️⃣ Fortune 500 das maiores corporações dos Estados Unidos por receita.[64]

Produtos e serviços [ editar | editar código-fonte ]

Cartão de débito 5️⃣ emitido no Japão

A Mastercard possui como principais produtos os cartões de crédito e débito.

Dependendo da localização geográfica, os emissores podem 5️⃣ emitir cartões em níveis, do mais baixo ao mais alto, como gold/titanium, platinum, etc.

[65] A empresa opera a Banknet, uma 5️⃣ rede de telecomunicações global que conecta todos os emissores da bandeira.

O local de operações está localizado em St.Louis, Missouri.

[66] Possui 5️⃣ o Mastercard Contactless (anteriormente chamado de PayPass),[67] um recurso para pagamento sem contato semelhante ao ExpressPay da American Express.

Oferece aos 5️⃣ titulares de cartão uma maneira mais simples de pagar aproximando um cartão ou outro dispositivo em vez de passar ou 5️⃣ inserir o cartão.

Atualmente, possui limitações de valor.[68]

Por meio de uma parceria com uma empresa especializada em compras na internet, a 5️⃣ Mastercard lançou um shopping virtual em 16 de abril de 2010, que disse poder identificar com precisão o que seus 5️⃣ titulares de cartão provavelmente comprarão.

[69] Em 2012, anunciou o QkR, um aplicativo de pagamento móvel operando nos EUA e na 5️⃣ Austrália com a finalidade de solicitar produtos e serviços por meio do smartphone.

Os usuários podem abrir o aplicativo, localizar um 5️⃣ código QR de um restaurante e fazer pedidos de bullsbet.net escolha.

[70][71] Em setembro de 2014, trabalhou com a Apple para 5️⃣ incorporar um novo recurso de carteira móvel nos novos modelos de iPhone e Apple Watch, conhecido como Apple Pay, permitindo 5️⃣ que os usuários usem mais prontamente seus cartões.[72]

Em maio de 2020, a empresa anunciou o Mastercard Track Business Payment Service.

Segundo 5️⃣ o chefe de produtos globais, o serviço "cria um diretório de fornecedores, permitindo que os fornecedores publiquem suas regras de 5️⃣ pagamento para que possam controlar melhor como recebem os pagamentos, tornando mais fácil para os compradores encontrar fornecedores e entender 5️⃣ seus requisitos".[73]

Em 10 de fevereiro de 2021, a Mastercard anunciou seu suporte a criptomoeda.

[74][75] Em outubro, informou que, por meio 5️⃣ de bullsbet.net parceria com a Bakkt, qualquer banco ou comerciante em bullsbet.net rede em breve poderá oferecer serviços de criptografia.

[76] 5️⃣ Em junho de 2022, anunciou que agora permitiria que os portadores de cartão comprassem NFTs por meio de várias plataformas.[77]

Em 5️⃣ abril de 2023, a Mastercard revelou bullsbet.net intenção de expandir suas parcerias com empresas de criptomoedas.

No momento do anúncio, a 5️⃣ empresa já havia feito parceria com Binance, Nexo e Gemini para oferecer cartões vinculados à criptografia em algumas nações.

Isso ocorreu 5️⃣ apesar de um ambiente regulatório cada vez mais intenso e seguiu a empresa rival Visa.

A empresa disse que seu serviço 5️⃣ Mastercard Crypto Credential permitiria transações entre países que atenderam a requisitos.

Seu chefe de cripto e blockchain, Raj Dhamodharan, disse que 5️⃣ os usos para transações NFT viriam mais tarde.[78][79]

Transporte na Alemanha promovendo a marca

A Mastercard foi listada como uma das melhores 5️⃣ empresas para se trabalhar em 2013 pela Forbes.

[80] Em 2016, tornou-se uma das 144 empresas que assinaram um acordo da 5️⃣ HM Treasury para obter equidade de gênero na empresa.

[81] Operar uma rede de processamento de pagamentos envolve o risco de 5️⃣ práticas anticompetitivas devido às muitas partes envolvidas.

[28] Poucas empresas enfrentaram mais processos antitruste nos EUA e no exterior.[22]

A União Europeia 5️⃣ criticou repetidamente a Mastercard por práticas comerciais monopolísticas.

Em abril de 2009, a empresa chegou a um acordo com o bloco 5️⃣ em um caso antitruste, prometendo reduzir as taxas de furto do cartão de débito para 0,2% das compras.

[82] Em dezembro 5️⃣ de 2010, um alto funcionário do Banco Central Europeu pediu o desmembramento do duopólio Visa/Mastercard com a criação de um 5️⃣ novo cartão de débito europeu para uso na zona do euro.[83]

Em janeiro de 2019, a Comissão Europeia impôs uma multa 5️⃣ antitruste de € 570.566.

000 à Mastercard por "obstruir o acesso dos comerciantes a serviços de pagamento com cartão transfronteiriços", devido 5️⃣ às regras que obrigam os bancos a aplicar as taxas de intercâmbio do país onde o varejista estava localizado.

A Comissão 5️⃣ concluiu que as regras impedem os vendedores de se beneficiarem de taxas mais baixas.

A violação terminou quando a empresa alterou 5️⃣ suas regras em 2015.

A Comissão concedeu à Mastercard uma redução de 10% da multa.[84]

Jogos de azar [ editar | editar 5️⃣ código-fonte ]

Mastercard, Visa e outros cartões de crédito têm sido usados para financiar contas desde o jogo online começou em 5️⃣ meados da década de 1990.

[85] Em 20 de março de 2000, um tribunal da Louisiana registrou uma ação contra a 5️⃣ empresa por interagir ilegalmente com vários cassinos na internet.

Os queixosos alegaram, entre outras reivindicações, que a Mastercard havia violado o 5️⃣ Federal Wire Act.

Eles buscaram alívio financeiro por perdas sofridas.[86]

A decisão do Tribunal Distrital em 23 de fevereiro de 2001, posteriormente 5️⃣ confirmada pela Corte de Apelações dos Estados Unidos, esclareceu a aplicação da lei ao jogo online ilegal.

O tribunal determinou que 5️⃣ ela se aplica apenas a atividades de jogos de azar relacionadas a um "evento ou concurso esportivo".

Portanto, o tribunal não 5️⃣ pôde concluir que a Mastercard violou o Wire Act.[87]

Quando o PASPA foi anulado em 14 de maio de 2018, a 5️⃣ Mastercard teve que fornecer novas orientações aos bancos parceiros.

Estabeleceu que as restrições da localização se aplicam ao indivíduo que faz 5️⃣ a aposta, não ao banco que processa a transação.

De acordo com várias leis estaduais de jogos, os provedores de apostas 5️⃣ esportivas devem ativar geolocalização para determinar a localização física de um cliente antes de aceitar uma aposta.

[88] Os banqueiros independentes 5️⃣ solicitaram especificações sobre códigos.

[89] A Mastercard dedicou o MCC 7801 ao jogo online.

Este código é diferente de 7800 para loterias 5️⃣ de propriedade do governo e 7802 para pistas de cavalos e cães licenciadas pelo governo.[90]

Pagamentos ao WikiLeaks [ editar | 5️⃣ editar código-fonte ]

Em dezembro de 2010, a Mastercard bloqueou todos os pagamentos para o site de denúncias WikiLeaks devido a 5️⃣ alegações de que eles se envolvem em atividades ilegais.

[91] Em resposta, o grupo de ativistas online Anonymous organizou um ataque; 5️⃣ como resultado, o site da Mastercard ficou em inatividade de 8 a 9 de dezembro de 2010.

[92] Em 9 de 5️⃣ dezembro de 2010, os servidores sofreram um ataque massivo[93] como parte de uma revanche sobre os pagamentos ao WikiLeaks.

Segundo a 5️⃣ imprensa, a segurança de milhares de cartões de crédito foi comprometida durante esse ataque devido a um phishing criado pelo 5️⃣ grupo.

[94] No entanto, a Mastercard negou, afirmando que os dados da conta "não foram colocados em risco".

[95] O porta-voz do 5️⃣ WikiLeaks disse: "Não condenamos nem aplaudimos esses ataques".

[96] O Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, disse 5️⃣ que o fechamento das linhas de crédito para doações ao WikiLeaks "poderia ser interpretado como uma tentativa de censurar a 5️⃣ publicação de informações, potencialmente violando o direito do WikiLeaks à liberdade de expressão".[97]

Em julho de 2011, a empresa de TI 5️⃣ da Islândia, DataCell, que permitiu ao WikiLeaks aceitar doações de cartão de crédito e débito, disse que tomaria medidas legais 5️⃣ contra a Visa Europe e a Mastercard,[98] e que agiria imediatamente para tentar forçar as duas empresas a voltarem a 5️⃣ permitir pagamentos.

[99] Anteriormente, em 8 de dezembro de 2010, a CEO da DataCell, Andreas Fink, afirmou que "a suspensão de 5️⃣ pagamentos para o WikiLeaks é uma violação dos acordos com seus clientes".

[100][101] Em 14 de julho de 2011, a DataCell 5️⃣ anunciou que havia apresentado uma reclamação à Comissão Europeia reivindicando o bloqueio, afirmando que violou as regras de concorrência da 5️⃣ Comunidade Europeia.[102]

Em 12 de julho de 2012, um tribunal de Reykjavík decidiu que a Valitor, parceiro da Visa e Mastercard 5️⃣ na Islândia, deveria começar a processar doações dentro de quatorze dias[103] ou pagar multas diárias no valor de ISK 800 5️⃣ 000 (cerca de US$ 6 000) para cada dia após esse horário.

A Valitor também teve que pagar os custos de 5️⃣ litígio da DataCell no valor de ISK 1.500.000.[104][105]

Bloqueio na Índia e venda de dados [ editar | editar código-fonte ]

Em 5️⃣ 2014, de acordo com um acordo entre a Mastercard e o Governo da Nigéria, agindo por meio da Comissão Nacional 5️⃣ de Gerenciamento de Identidade, os novos documentos de identidade nigerianos possuem o logotipo da Mastercard, conter dados de bancos e 5️⃣ servir como cartão de pagamento, vinculando irrevogavelmente essas informações bancárias aos indivíduos,[106] gerando críticas do Congresso dos Direitos Civis alegando 5️⃣ que "representa uma propriedade carimbada de um nigeriano por uma empresa norte-americana...

lembra o logotipo colado nos corpos dos escravos africanos 5️⃣ transportados através do Atlântico."[107]

Em 2018, a Bloomberg News informou que Google pagou milhões de dólares à Mastercard pelos dados de 5️⃣ cartão de crédito de seus usuários para fins publicitários.

O acordo não havia sido anunciado publicamente.[108][109]

Em 14 de julho de 2021, 5️⃣ o Reserve Bank of India (RBI) proibiu indefinidamente a Mastercard de emitir novos cartões de débito ou crédito para clientes 5️⃣ indianos a partir de 22 de julho de 2021, por violar regras de armazenamento conforme definido pelo RBI em 6 5️⃣ de abril de 2018.

Esta proibição não afeta os cartões já emitidos e em funcionamento na Índia.

Mastercard é o terceiro principal 5️⃣ provedor de sistemas de pagamento a ser restrito na Índia depois do American Express e Diners Club International.

[110] Em 16 5️⃣ de junho de 2022, as restrições comerciais impostas foram suspensas pelo RBI com efeito imediato.

[111][112]ReferênciasNotas

↑ [ 1 ] [ 2 5️⃣ ] Antes de ser capital aberto em 2006, a Mastercard era uma associação que tinha um conselho de administração composto 5️⃣ por bancos.

Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Mastercard».

Cartoon Network 5️⃣ é um canal de TV por assinatura brasileiro pertencente a Warner Bros.Discovery.

É a versão brasileira do canal Cartoon Network nos 5️⃣ Estados Unidos, exibindo a bullsbet.net programação em português brasileiro.

Exibe principalmente conteúdo animado para todas as idades.

A sede do Cartoon Network 5️⃣ fica em Atlanta, Estados Unidos, e o escritório brasileiro esta sediado na cidade de São Paulo e uma sucursal no 5️⃣ Rio de Janeiro no bairro do Rio Comprido.

O canal Cartoon Network (simplesmente abreviado como CN) está presente no Brasil desde 5️⃣ 30 de abril de 1993[3].

Desde então, dedica-se exclusivamente à exibição de desenhos animados produzidos nos Estados Unidos.

Recentemente, a exibição de 5️⃣ desenhos de outros países também é comum, incluindo produções brasileiras.

Quando a audiência da televisão por assinatura brasileira começou a ser 5️⃣ medida anos atrás pelo Ibope, foi constatado que o canal era e ainda é o mais assistido da televisão paga 5️⃣ brasileira.

Há alguns anos, o Cartoon Network começou também a exibir e produzir live-actions.

Desde o dia 15 de setembro de 2014, 5️⃣ o Cartoon Network renovou em bullsbet.net programação um novo formato de tela, dando uma nova versão ao formato Widescreen Anamórfico 5️⃣ (16:9) e a tornando mais alta e fornecida com a versão Standard.

Além do novo formato de tela, o canal também 5️⃣ apresenta a Classificação Indicativa no topo da tela, quando começa algum programa.

Primeiro logotipo da Cartoon Network usado entre 30 de 5️⃣ abril de 1993 e 31 de dezembro de 2004.

Nessa era do canal, havia quadrados em forma de xadrez em suas 5️⃣ vinhetas, e um fundo todo xadrez onde era exibido clássicos como Looney Tunes, The Flintstones, Popeye, entre outros, além dos 5️⃣ desenhos do What a Cartoon! Show que eram O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, Du, Dudu e Edu, A Vaca 5️⃣ e o Frango, As Meninas Superpoderosas e Eu Sou Máximo.

Eles sempre se moviam, mudando o que tinham dentro (desde bolinhas 5️⃣ pretas a embalagens de espinafre, que faziam lembrar claramente de que se tratavam de Popeye).

No final, formavam a palavra Cartoon 5️⃣ Network, também exibindo bumpers hilários de "Daqui a pouco" e "Vem aí".

Nesta era, os tradicionais quadrados da antiga identidade foram 5️⃣ deixados de lado e passaram a se focar em cenas de desenhos normais.

Praticamente toda a identidade visual foi feita como 5️⃣ se fosse um desenho animado.

Obviamente, foram inseridos, em várias vinhetas, cenas estrelando os personagens dos desenhos exibidos pelo canal naquela 5️⃣ época.

O fundo das vinhetas sempre tinha uma cor predominante, geralmente cores fortes, e variavam de acordo com o horário e 5️⃣ o tipo do programa.

O nome da era é por causa da melodia Powerhouse que era sempre tocada durante as vinhetas 5️⃣ e chamadas do canal.

Muitos consideram essa era, a melhor do canal, onde a programação variava-se em clássicos, animes e produções 5️⃣ originais.

Em 2000, o canal resolveu homenagear os 500 anos do Descobrimento do Brasil, para isso encomendou ao estúdio do animador 5️⃣ Daniel Messias uma série de curtas protagonizados pelos personagens do canal.[4]

Segundo logotipo usado entre 1 de janeiro de 2005 e 5️⃣ 31 de dezembro de 2011.

Estreou em 14 de junho de 2004 nos Estados Unidos, o canal reformulou suas vinhetas para 5️⃣ a imagem de uma cidade como se vários personagens das produções exibidas pelo canal morassem juntos.

Mudou também seu logo que 5️⃣ antes dizia Cartoon Network e passou a dizer apenas CN.

No Cartoon Network da América Latina, que inclui o Cartoon Network 5️⃣ Brasil, a Era City estreou em 1 de janeiro de 2005 e terminou em 6 de agosto de 2010.

A era 5️⃣ mostrava diversos comerciais, envolvendo seus personagens atuais e clássicos em vários locais da cidade.

No dia 13 de dezembro de 2006, 5️⃣ após receber a notícia da morte de Joseph Barbera, o canal, em respeito, pôs uma última homenagem a seu criador.

Exibiu 5️⃣ uma foto de Joseph em um fundo preto com a legenda: "Quando falamos de personagens como The Flintstones, Scooby-Doo e 5️⃣ Tom and Jerry só sente estes personagens quando os criamos.

A magia estava ali e funcionou.

Sentiremos a bullsbet.net falta".

Logotipo secundário, usado 5️⃣ entre 6 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2011.

O Cartoon Network América Latina e Cartoon Network Brasil 5️⃣ passou a usar em uma vinheta (Nova cara, novo Cartoon Network) o seu rebrand e uma identidade visual semelhante aos 5️⃣ Noods do Cartoon Network dos EUA, onde se consistia num cenário branco, protagonizado por bonecos que podem assumir várias cores 5️⃣ ou personagens do canal.

Porém, em comparação com os Noods americanos, são chamados de Toonix e os bonecos tem um formato 5️⃣ diferente, similares aos avatares homônimos do site do canal.

As vinhetas mostram eles num jogo de futebol, que foi uma espécie 5️⃣ de teste para o aprimoramento do público e bullsbet.net aceitação diante da nova identidade, com um logo branco e um 5️⃣ preto e branco e seus bumpers cheios de cenas cômicas de um estilo uma tanto diferente o estilo Toonix.

Após cinco 5️⃣ anos da Era CN City (2005–2010), Cartoon Network resolve reformular a bullsbet.net programação e logotipo para um totalmente branco e 5️⃣ menor em 6 de agosto de 2010.

Os intervalos, mostram alguns Toonix tocando em uma barra colorida e se tornando a 5️⃣ cor que tocaram anteriormente.

São semelhantes aos antigos comerciais dos Noods, cuja única diferença com os daqui são o perfil e 5️⃣ o nome de Toonix.

A reformulação foi inesperada, e não foi avisada a data para o público anteriormente.Era CHECK it 1.0 5️⃣ e 2.

0 (2012-2014) [ editar | editar código-fonte ]

Terceiro e atual logotipo usado desde 1 de janeiro de 2012.

O canal 5️⃣ ganhou uma nova postura nas mãos do estúdio Brand New School, em 2 de setembro de 2012, de olho no 5️⃣ amadurecimento de seu público.

O novo logo continua enfatizando as letras "C" e "N", mas os dois quadrados perderam a tridimensionalidade, 5️⃣ e remetem a primeira marca do canal, que por bullsbet.net vez reaparece de forma mais indireta, em chamadas e vinhetas.

A 5️⃣ fonte dos dois logotipos foi alterada pela primeira vez.

Ainda é idêntica à antiga, mas sem o pontiagudo de letras, como 5️⃣ "A" e "N".

Toda a identidade é dinâmica, colorida, diversificada, lúdica e divertida; fazendo referência a diversos elementos do universo adolescente, 5️⃣ compondo grafismos inusitados, coloridos e contemporâneos, sempre fazendo referência ao tradicional visual xadrez do canal, lançado no dia 1 de 5️⃣ janeiro do mesmo ano.

De 2 de setembro de 2012 a 4 de agosto de 2014, a Era Check it já 5️⃣ contou com 3 versões, sendo que a primeira - atualmente chamada de 1.

0, mas na época não tinha nome, já 5️⃣ que não havia previsão da versão seguinte chegar à América Latina, sendo que havia pouco tempo que a segunda versão 5️⃣ chegara à América e que poderia ser uma versão regional como aconteceu com os Noods, além de poucas pessoas saberem 5️⃣ da versão 2.

0 - estreou junto com os bumpers e vinhetas oficiais da era, em 2 de setembro de 2012.

A 5️⃣ segunda versão estreou "secretamente", pois não houve nenhuma propaganda anunciando, e coexistiu com a versão 1.

0, mas seu período de 5️⃣ atividades e quantidade de vinhetas foram reduzidos.

Pode-se dizer que não houve uma Era Check it 2.

0 comparando à Era Check 5️⃣ it 2.0 americana.Era CHECK it 3.

0 (2014-2016) [ editar | editar código-fonte ]

Nova versão do logotipo, usada desde 4 de 5️⃣ agosto de 2014 nos bumpers (vinhetas).

A terceira versão, chamada de 3.

0, estreou em 4 de agosto de 2014, às 4 5️⃣ da manhã, com o "Vem Aí" remodelado de Tooncast All Stars, no mesmo dia em que foram exibidos novos episódios 5️⃣ das séries do Cartoon Network e um novo programa de televisão, "Clarêncio, O Otimista".

Novos bumpers, vinhetas e um novo slogan/logo/evento/anúncio 5️⃣ chamado "Cartoon Network Turbinado", provavelmente anunciando novos episódios, eventos, programas de tevês, apps, entre outras novidades ao longo dos meses.

A 5️⃣ era Check it poderia ter estreado em 2013, mas houve um atraso, todavia o website continua tendo relações com a 5️⃣ Era CHECK it.

A atual era CHECK it, apesar de estar rendendo bom índices de audiência para o canal, não vem 5️⃣ agradando muito os antigos telespectadores pelo fato de não serem mais exibidos desenhos originais e clássicos do cartoon fora do 5️⃣ bloco do Cartoon Zum, o que faz com que o canal seja bem criticado nesse sentido, pois perdeu quase toda 5️⃣ bullsbet.net essência original e o que fez com que o Cartoon Network ficasse em 6º lugar no índice geral dos 5️⃣ canais pagos, ficando atrás do Discovery Kids, SBT, Rede Globo e Band.Era CHECK it 4.

0 (2016-2017) [ editar | editar 5️⃣ código-fonte ]

A quarta versão nomeada de 4.

0 estreou nos Estados Unidos em 1 de junho de 2015 e semelhante a 5️⃣ 3.

0 também contém uma variedade de cores, porém mais fortes, brilhantes e reluzentes.

No Brasil, a nova identidade teve bullsbet.net estreia 5️⃣ no dia 4 de janeiro de 2016.

O canal apresenta novas vinhetas e bumpers com vários tipos diferentes de animação sem 5️⃣ deixar de ter um toque infantil e o espaço colorizado.

No dia 30 de novembro de 2015, uma vinheta da era 5️⃣ Check It 4.

0 foi utilizada no "Vem Aí" do especial de fim-de-ano Memórias do Saltitão formando uma pré-estreia do novo 5️⃣ visual, que teria bullsbet.net estreia oficial mais tarde no dia 4 de janeiro de 2016.

A quinta versão, nomeada de Dimensional, 5️⃣ estreou nos EUA em 29 de maio de 2016, como uma versão reformulada da 4.

0 especialmente pensada para o verão.

No 5️⃣ Brasil, esta versão estreou no dia 1 de janeiro de 2017.

Semelhante a Check It 4.

0, esta versão utiliza novas técnicas 5️⃣ inovadoras e mais coloridas, com algumas cenas mostradas em computação gráfica que contam com um estilo dimensional brilhante durante a 5️⃣ transmissão das vinhetas e bumpers.

Era Reimagine o Seu Mundo (2022-presente) [ editar | editar código-fonte ]

A era Reimagine o Seu 5️⃣ Mundo (que também ficou conhecida como Redraw Your World em bullsbet.net versão original) estreou nos EUA em novembro de 2021 5️⃣ e 1º de abril de 2022 no Brasil, com bumpers ilustrativos mostrando vários personagens de seus programas em quadrados de 5️⃣ xadrez, de um jeito similiar a era Checkerboard.

A programação do canal é baseada especialmente em animações.

Desde a fundação do canal 5️⃣ em 1993, vários desenhos clássicos de acervos famosos, como, Hanna-Barbera, Warner Bros.

e MGM foram exibidos durante anos e reconhecidos pela 5️⃣ bullsbet.net popularidade em todo o mundo.

Ted Turner, fundador do canal, exibia principalmente animações clássicas de acervos que ele havia comprado 5️⃣ e adquirido os direitos.

Até 1996, quando a Turner Broadcasting System foi negociada e vendida por Ted Turner (e os direitos 5️⃣ das animações que ele havia adquirido, vendidas para a Warner Bros.

), uma era de inovação em animação se seguiu, focando-se 5️⃣ não somente no público infantil, mas também, juvenil e adulto.

Assim, em 2001, a animação clássica foi transferida para o seu 5️⃣ novo canal - na época - chamado Boomerang, até a retirada do conteúdo animado do canal em 2006.

Desde então, o 5️⃣ canal tem apostado em conteúdos para jovens e adultos, como o anime e desenhos originais produzidos pelas filiais do Cartoon 5️⃣ Network pelo mundo.

Em meados de 2010, o canal começou a exibir vários live-actions inicialmente com Chaves, Chapolin Colorado e Kamen 5️⃣ Rider: O Cavaleiro Dragão, ambos em 2010 e em 2012 começou a ser exibido aquisições como Senhor Young, produções originais 5️⃣ como Level Up, e produções latino-americanas como A CQ: Confusões ao Quadrado, não alcançando uma alta popularidade e satisfação do 5️⃣ público, mas Experimentos Extraordinários, é o único live action brasileiro exibido no canal.

De 2013 a 2020 o canal passou a 5️⃣ focar em suas animações e séries originais e durante todas as segundas e quintas-feiras eram lançados novos episódios de O 5️⃣ Incrível Mundo de Gumball, Steven Universo, Os Jovens Titãs em Ação, Ursos sem Curso, Unigata, O Mundo de Greg, Acampamento 5️⃣ de Verão, Victor e Valentino, Mao Mao: Heróis de Coração Puro, a nacional Irmão do Jorel, e as novas versões 5️⃣ de As Meninas Superpoderosas e Ben 10.

A partir de março de 2020, o canal deixa de transmitir os novos episódios 5️⃣ de seus programas nas segundas-feiras e cada uma das séries atuais passam a estrear novos episódios separadamente durante a programação 5️⃣ semanal.

Foi uma iniciativa lançada pela Turner em 2004 de lançar uma programação nacional no canal como o desenho popular, Turma 5️⃣ da Mônica que se exibe até hoje dentro do Cartoon Network Brasil.

Mas seu principal foco foi lançar o Adult Swim 5️⃣ como um canal separado do Cartoon Network em 7 de outubro de 2005, entre 23h às 06h da manhã nas 5️⃣ sextas, sábados e domingos.

A princípio foi criticado pelas suas vinhetas em horário infantil que visava convidar aos adultos à assistirem 5️⃣ ao bloco.

Por outro lado diminuiu os dias de exibição do Toonami de segunda a sexta para de segunda a quinta 5️⃣ da meia-noite às 2h da manhã.

Reuniu vários cartunistas e com a ajuda da Ancine e Cartoon Network, conseguiram produzir seus 5️⃣ curtas animados exibindo-os dentro do [adult swim] até o seu hiato em 2008.

Outra reclamação discutida e mantida por muitos foi 5️⃣ pela falta de anime no bloco, com a seguinte resposta do canal que o Toonami já desempenhava esse papel de 5️⃣ exibir animes e que não estariam interessados em incorporá-los no Adult Swim como na versão americana.

Essa contradição se manteve até 5️⃣ 2008 um ano após o fim do Toonami, quando finalmente decidiram incorporar animes no Adult Swim, já que havia perdido 5️⃣ uma grande porção de seus telespectadores e fãs.

No dia 23 de abril de 2020 o canal Warner channel no Twitter, 5️⃣ divulgou que o Adult Swim voltaria no seu canal, no dia 4 de maio de 2020 as 23:45 o bloco 5️⃣ teve bullsbet.net estreia.

Com vários desenhos conhecidos pelo publico.

No dia 15 de março de 2022 o bloco sumiu da grade da 5️⃣ Warner channel sem nenhum aviso prévio.

Atualmente os conteúdos do Adult Swim estão disponíveis no streaming da HBO Max.

Ver artigo principal: 5️⃣ Boomerang

Originalmente Boomerang era um bloco de programação do Cartoon Network desde seu lançamento nos Estados Unidos em 1992, no Brasil 5️⃣ em 1993.

Exibia desenhos do acervo da Hanna-Barbera e alguns da MGM como Tom e Jerry.

Em 2001 (2000 nos Estados Unidos), 5️⃣ foi lançado um canal separado sob bullsbet.net jurisdição que até 2006 era composto somente por desenhos clássicos.

Em 3 de abril 5️⃣ de 2006, vendo que o canal estava perdendo audiência por inúmeras reprises e sem a manutenção de seus shows, a 5️⃣ Turner International do Brasil resolve intervir e mudar toda a programação para adolescentes entre 14 à 17 anos.

Houve resquícios da 5️⃣ programação clássica até março de 2008, quando se voltou inteiramente à jovens.

Esta estratégia foi fortemente criticada pelos observadores da indústria 5️⃣ de animação, principalmente de seus associados que compararam o canal com o POGO (outro canal pertencente à Time Warner na 5️⃣ Índia que também exibe programação jovem).

Em abril de 2014, o canal voltou a exibir animações em bullsbet.net programação, e em 5️⃣ setembro de 2014, mudou seu logo e identidade usual com uma nova programação voltada de novo para o público infantil.

Toonami 5️⃣ Powered by Crunchyroll [ editar | editar código-fonte ]

Toonami é um bloco de animação que atualmente é transmitido entre 00h00 5️⃣ e 01h00 que antigamente fazia parte do canal Cartoon Network entre 2002 e 2007.

Em 2020, retornou na programação em parceria 5️⃣ com a Crunchyroll como Toonami Powered by Crunchyroll.

O nome é uma amálgama de "cartoon" e "tsunami", sugerindo "um maremoto" de 5️⃣ desenhos animados.

Atualmente possui em bullsbet.net programação os animes Dragon Ball Super e Dr.Stone.

Primeiramente lançado no site do canal em 2009.

Inicialmente 5️⃣ foi um avatar pessoal de comunicação entre os internautas do Cartoon Network que podiam frequentar salas de bate-papo ao vivo, 5️⃣ bastava iniciar uma conta e usá-la totalmente de graça.

Em meados de 2013, o site desligou seu serviço de chat mas 5️⃣ mantendo os avatares do site apelidados de "Toonix".

Devido a popularidade destes bonecos, o Cartoon Network resolveu incorporá-los no seu rebrand 5️⃣ em 6 de agosto de 2010 se igualando aos Noods na versão americana.

Foram feitas 580 vinhetas para a antiga identidade 5️⃣ visual do canal desde 2010, a era Toonix.[5]

Chega de Bullying, Não Fique Calado [ editar | editar código-fonte ]

A campanha, 5️⃣ baseada na campanha "Stop Bullying, Speak Up!" no Cartoon Network dos Estados Unidos, conscientiza as pessoas que o bullying não 5️⃣ é uma fase comum na infância e sim algo que pode comprometer bullsbet.net vida inteira.

O projeto inclui simulações baseadas no 5️⃣ desenho As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, incluindo Billy, Irwin e o valentão Sperg.

O design da campanha mudou com 5️⃣ o tempo, adequando-se à Era "CHECK IT!".

[6] Atualmente, a campanha virou mais ou menos uma petição e ganhou um site 5️⃣ (clique aqui para entrar).

A corrida ocorre na Chácara do Jockey em São Paulo.

Tudo começou em novembro de 2011 quando o 5️⃣ Cartoon Network decidiu criar ideias para animar as crianças, com presença ao vivo dos personagens das séries do Cartoon Network: 5️⃣ O Incrível Mundo de Gumball, Hora de Aventura, Apenas um Show, As Meninas Super Poderosas, As Terríveis Aventuras de Billy 5️⃣ e Mandy e muitos outros.

Em setembro de 2012, decidiram colocar a campanha: ''Chega De Bullying, Não Fique Calado'' na corrida, 5️⃣ mas em setembro de 2013, terminou a corrida em tragédia com reclamações dos atletas no Reclame Aqui e a Corrida 5️⃣ também está na América Latina.

Em 21 de junho de 2015, a Corrida Cartoon aconteceu também no Rio de Janeiro, além 5️⃣ de São Paulo, tornando-se a primeira vez que ocorre a corrida do canal no Rio de Janeiro.

O projeto ocorre no 5️⃣ litoral brasileiro, em hoteis.

O projeto faz apostas, esportes na areia e entre outros.

Ocorre de dezembro a janeiro, o projeto acontece 5️⃣ desde 2011 no Nordeste, Sul e Sudeste brasileiro, o último verão cartoon ocorreu no Beach Park Fortaleza no Nordeste.[7]

Cartoon Network 5️⃣ On Demand [ editar | editar código-fonte ]

Atual logotipo do serviço.

Cartoon Network On Demand é um serviço de streaming que 5️⃣ começou a operar em meados de 2007 nos principais sites de entretenimento do Brasil, como Terra, UOL e IG.

Atualmente disponível 5️⃣ apenas pelo TV UOL, é totalmente grátis e dublado em português do Brasil, possui uma geração de substituição de episódios 5️⃣ a cada temporada exibida.

Transmite somente séries originais do canal.

É o serviço mais usado e popular.

Há um serviço de vídeos no 5️⃣ site do Cartoon Network Brasil, referido como Cartoon Network Video, que também exibe episódios completos.

Cartoon Network App [ editar | 5️⃣ editar código-fonte ]

Cartoon Network App (primeiramente Cartoon Network Go!) é um serviço de Video On-Demand lançado juntamente com o TNT 5️⃣ Go e Space Go, disponível para assinantes da Sky, Vivo TV, Algar TV e Oi TV.

No site, o assinante encontra 5️⃣ o melhor do canal e pode assisti-lo ao vivo.

Cartoon Network Celular [ editar | editar código-fonte ]

Cartoon Network Celular é 5️⃣ um serviço pago via telefone oferecido para celulares móveis.

Disponibiliza vídeos, papéis de parede, ringtones, jogos, screensavers entre avatares de personalização 5️⃣ de cada personagem do canal para o celular.Cartoon Network 3.

0 é o site oficial do canal brasileiro.

Oferece vídeos, jogos, e 5️⃣ downloads de diversos conteúdos.

É a versão atualizada do site lançado no ano de 2014, e anteriormente chamado de "Cartoon Network 5️⃣ 2.

0" e logo após "Cartoon Network 2.

5" e até janeiro de 2015, "Cartoon Network 2.

7", que desde meados daquele ano 5️⃣ hospeda os anfitriões do site chamados de "Toonix".

A versão oferecida atualmente trabalha com as atualizadas do programa Adobe Flash Player 5️⃣ para uma melhor visualização do conteúdo.

Desde janeiro de 2015, o site foi atualizado para ser carregado mais rápido, além de 5️⃣ uma leve mas inexpressiva mudança de visual.

Cartoon Network HD [ editar | editar código-fonte ]Serviço em HD.

Cartoon Network HD é 5️⃣ a versão Simulcast do canal SD, está disponível nas operadoras NET, Sky, Oi TV, Vivo TV, Algar TV, Claro TV 5️⃣ e outras operadoras menores desde o início de 2014.

A partir de 15 de setembro de 2014, os sinais HD e 5️⃣ SD passaram a ser únicos, com o canal SD sendo gerado em Widescreen e o símbolo HD deixou de ser 5️⃣ exibido.

Cartoon Network Blah! foi um aplicativo do Cartoon Network para iOS e Android, lançado em novembro de 2016.

Onde as crianças 5️⃣ podem interagir com o canal a ser gravado si mesmos fazendo os desafios dos comandos do aplicativo e enviar em 5️⃣ vídeo, você tem a chance de aparecer rodando para comerciais da TV.

É a versão brasileira do aplicativo CN Sayin' do 5️⃣ Cartoon Network americano.

Cartoon Network Anything [ editar | editar código-fonte ]

Cartoon Network Anything foi um aplicativo do Cartoon Network para 5️⃣ iOS e Android, lançado em abril de 2016.

O aplicativo compila brincadeiras insanas, informações inusitadas sobre as obras e até questionários 5️⃣ malucos das séries.

De forma geral, basta deslizar o dedo pelo display – da direita para a esquerda – para pular 5️⃣ para a próxima atividade.

Durante os joguinhos e quizes, é só tocar na opção mais acertada ou arrastar figuras e objetos 5️⃣ pelo quadro, dependendo das regras da jogatina.

Depois de terminar cada estágio, você tem a opção de curtir o material – 5️⃣ caso tenha gostado da experiência.

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Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC)Fonte(s): [1][2]

Federação Alagoana de Futebol (FAF/AL)Fonte(s): [3][4]Fonte(s): [5]

Federação Amapaense de Futebol (FAF/AP)Fonte(s): [6]

Federação 🤶 Amazonense de Futebol (FAF/AM)Fonte(s): [7][8]Fonte(s): [13][14]

Federação Bahiana de Futebol (FBF)Fonte(s): [15]Fonte(s): [16]