Série documental esportiva americana de 2022
Welcome to Wrexham (prt/bra: Bem-Vindos ao Wrexham) é uma série documental esportiva americana que estreou💻 em 24 de agosto de 2022, no FX.
A série documenta os eventos do clube de futebol galês Wrexham A.F.C.
, contados💻 pelos proprietários do clube, Rob McElhenney e Ryan Reynolds.[3][4][5][6]
Em setembro de 2020, o ator americano Rob McElhenney e o ator💻 canadense-americano Ryan Reynolds anunciaram deposito por pix bet365 intenção de comprar o Wrexham AFC, um clube de futebol profissional galês com sede no💻 Racecourse Ground em Wrexham, nordeste do País de Gales, no Reino Unido.
[7] A empresa RR McReynolds foi criada em novembro💻 de 2020 e o negócio foi concluído em fevereiro de 2021.
A partir da compra, o Wrexham A.F.C.
jogou na Liga Nacional,💻 a quinta divisão do futebol inglês, abaixo da Premier League e as três divisões do sistema da Liga Inglesa de💻 Futebol.[8][9]
Na época, o time de futebol fora da liga foi descrito como "lutando".
[10] Após a suspensão da Liga Nacional de💻 2019–20 em março de 2020, após o surto da pandemia de COVID-19 no Reino Unido, o Wrexham A.F.C.
foi dito ter💻 dispensado funcionários e jogadores, e admitir que o clube estava passando por uma "ameaça à existência continuada".
[11] Antes da compra💻 do par, o Wrexham A.F.C.
era de propriedade da Wrexham Supporter's Trust, uma empresa operada por fãs, desde 2011.
A Trust aprovou💻 a aquisição de £ 2 milhões de McElhenney e Reynolds em 98,6%.
[12][13][14][15] Após a compra, a conta do Twitter do💻 Wrexham A.F.
C postou uma esquete, envolvendo McElhenney e Reynolds realizando um anúncio de paródia para Ifor Williams Trailers, o então💻 único patrocinador do Wrexham A.F.C.
[16] A confiança inicialmente rejeitou qualquer oferta de aquisição por um intermediário, mas "logo mudou de💻 ideia" após a revelação de que era McElhenney e Reynolds.[2]
A administração antes de 2011 foi descrita como tendo "administrado mal💻 o clube a ponto de quase entrar em colapso", com os fãs "começando a se apaixonar por ele", com o💻 clube servido com uma ordem de liquidação em 2011.[12][17]
Diz-se que a série foi inspirada em Sunderland 'Til I Die, que💻 levou McElhenney a se interessar em comprar um clube de futebol,[12] bem como a influência de Humphrey Ker, que também💻 estava interessado em comprar um clube.[18]
A série centra-se nas tentativas da dupla de Hollywood de reviver o terceiro time de💻 futebol profissional mais antigo do mundo, fundado em 1864, e como a equipe se saiu sob a propriedade da dupla.
[19]💻 A dupla não tem experiência conhecida na gestão de uma equipe esportiva.
[10] A série também destacaria as esperanças da dupla💻 em melhorar a equipe e trazer mudanças positivas para a comunidade local de Wrexham.[10][20]
Durante e desde a aquisição, o Wrexham💻 subiu no ranking da Liga Nacional.
Na Liga Nacional de 2019-20 (antes de quaisquer rumores de aquisição), o Wrexham A.F.C.
foi 20º,[21]💻 e na temporada 2020-21, o Wrexham subiu para o 8º lugar.
[22] Na temporada 2021-22 e primeira sob a propriedade da💻 dupla, Wrexham ficou em segundo lugar como vice-campeão; no entanto, perdeu o acesso para a EFL League Two.[23][24]
A série é💻 produzida pela Boardwalk Pictures, a empresa também por trás de Last Chance U e Chef's Table.
[19] A Maximum Effort, uma💻 empresa cinematográfica fundada por Reynolds também está coproduzindo e comercializando a série.
[25] O FX encomendou duas temporadas do programa.[10][20]
Os produtores💻 executivos da série foram Rob McElhenney, Ryan Reynolds, Nick Frenkel, John Henion, Andrew Fried, Dane Lillegard, Jordan Wynn e Sarina💻 Roma.[9][20]
Descrevendo a série, Nick Grad, presidente de programação original da FX Entertainment, disse que "Rob e Ryan levarão os fãs💻 para dentro do esporte como nunca antes, combinando seu amor genuíno pelo jogo com o desafio bem-vindo de construir a💻 herança deste clube".[20][26]
As filmagens da série documental começaram em dezembro de 2020,[11] com a equipe de filmagem aparecendo ao lado💻 da primeira visita dos proprietários à equipe na partida Wrexham v.
Maidenhead United F.C.em outubro de 2021.[27][28]
Em maio de 2021, um💻 trailer de anúncio da série foi lançado no canal do Youtube de Reynolds, intitulado "Welcome to Wrexham".
A comédia de paródia💻 de aproximadamente 2 minutos envolve McElhenney e Reynolds anunciando a série documental, bem como a ex-jornalista da BBC News e💻 S4C Maxine Hughes, que atua como uma tradutora de língua galesa "bastante descontente" com o par, mas adiciona algumas traduções💻 "criativas" às palavras da dupla.
[34][35][36][37][38]
Em dezembro de 2021, o FX lançou um vídeo promocional para a série, intitulado "It's Never💻 Sunny in Wrexham".
[39] O clipe curto de 30 segundos envolveu sósias do elenco de It's Always Sunny in Philadelphia, incluindo💻 um sósia de Danny DeVito, ambientado dentro do Turf Hotel localizado próximo ao Racecourse Ground de Wrexham A.F.C.
[9][40] No clipe,💻 o elenco sósia olha confuso para uma tela de televisão mostrando o verdadeiro elenco da série americana estrelada por McElhenney,💻 olhando para trás de seu bar irlandês na Filadélfia.
O clipe também inclui os dois proprietários.
As cenas envolvendo o elenco parecido💻 e os dois proprietários foram filmadas em outubro de 2021, quando os dois proprietários visitaram Wrexham.
[9][40] Quando o sósia de💻 Danny DeVito visitou Wrexham, ele ficou confuso com o verdadeiro ator.[39]
Em 20 de julho de 2022, o trailer oficial do💻 programa foi lançado.
[41][42] A sinopse oficial da série diz: "De Hollywood ao País de Gales, do campo ao vestiário, da💻 recepção ao pub, Welcome to Wrexham acompanhará o curso intensivo de Rob e Ryan na propriedade de clubes de futebol💻 e os destinos inextricavelmente conectados de um time e uma cidade contando com dois atores para trazer alguma esperança séria💻 e mudança para uma comunidade que poderia usá-la".[43]
Em maio de 2022, foi anunciado que os dois primeiros episódios da série💻 estreariam em 24 de agosto de 2022 nos EUA no FX.
[44] Todos os episódios estariam disponíveis no FX on Hulu💻 nos EUA e no Disney+ no Reino Unido em 25 de agosto de 2022.
[8][45][46] A série seria composta de episódios💻 de 30 minutos.
[46] A série também seria lançada na Irlanda no mesmo dia e no Disney+ como no Reino Unido.
As💻 datas para outros lançamentos internacionais ainda não foram anunciadas, mas espera-se que estejam no Star+ na América Latina e no💻 Disney+ (sob a bandeira Star) em vários outros territórios.
[47][48] Está programado para ser lançado como Star Original fora dos Estados💻 Unidos.[42]
O site agregador de críticas Rotten Tomatoes relatou uma taxa de aprovação de 90% com uma classificação média de 7.
4/10,💻 com base em 29 críticas.
O consenso dos críticos do site diz: "Colocando dois comediantes famosos na jornada imprevisível de um💻 documentário esportivo, Welcome to Wrexham é uma aposta calculada que compensa.
"[49] O Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu uma💻 pontuação de 75 em 100 com base em 14 críticos, indicando "críticas geralmente favoráveis".[50]