Prova de saltos.
Hipismo é a modalidade da arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam 💴 este animal.
Sendo assim, é o maior esporte feito com cavalos no mundo inteiro.
Dentre elas envolvem as diferentes provas, como saltos, 💴 adestramento, corridas, atrelagem, e o pólo.
Algumas constituem mesmo o pentatlo moderno, que é também disputado nas Olimpíadas.
Apesar de existir desde 💴 a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos.
No programa dos Jogos Olímpicos modernos, 💴 o hipismo foi incluído nos Jogos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia..
Porém, não pode ser confundida com a equitação, 💴 pois hipismo é o conjunto de esportes praticados pela aliança entre homem e cavalo em qualquer modalidade de esporte.
Já a 💴 equitação, é a arte da cavalgada, o treinamento feito para compreender melhor a psicologia do cavalo, e coordenar a consciência 💴 corporal humana à do animal buscando equilíbrio e harmonia de movimentos de ambos, como um todo.
A equitação faz parte da 💴 prática de hipismo, uma vez que a arte de cavalgar é introdução para os exercícios posteriores como salto ou adestramento, 💴 e não a mesma coisa.
Ela é hoje muito utilizada na área terapêutica, como a equoterapia.
Assim é designado o local onde 💴 se ensinam ou adestram os cavalos fazendo-lhes fazer exercícios e onde aprendem a arte ou se exercem os cavaleiros [1]
Fundada 💴 no ano de 1921 em Lausanne, na Suíça, pela França, Estados Unidos, Suécia, Japão, Bélgica, Dinamarca, Noruega e Itália,[2] a 💴 FEI (Fédération Equestre Internationale) regula os eventos internacionais de Hipismo, em parceria com as 133 federações nacionais, sem preconceitos raciais, 💴 religiosos ou relacionados a conflitos internos.[3]
É essa mesma instituição que estabelece os regulamentos e aprova os programas de campeonatos, e, 💴 ainda, buscando assegurar a integridade dos animais, a FEI desenvolveu um código de conduta baseado tanto no seu bem-estar, quanto 💴 no "fair play" que deve ser adotado pelos cavaleiros.
O cavaleiro brasileiro Marlon Zanotelli, natural do estado do Maranhão.
A entidade reguladora 💴 dos esportes equestres no Brasil é a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), que foi oficialmente fundada em 19 de dezembro 💴 de 1941, após esforços das Federação Paulista de Hipismo (FPH), Hípica Metropolitana (Rio de Janeiro) e Hípica Fluminense (Niterói).
A CBH 💴 é responsável pela regulamentação, coordenação, promoção e fomento das oito modalidades praticadas no Brasil, além da formação das delegações que 💴 representam o país nas competições internacionais, realização de campeonatos, seletivas e cursos, pela chancela de eventos promovidos por federações estaduais, 💴 pela captação e administração de verbas junto a órgãos governamentais e COB – Comitê Olímpico Brasileiro.[4]
Para o cavaleiro poder participar 💴 em provas nacionais ou internacionais deve tornar-se federado e, consoante a prova pretendida, obter o nível de "Sela" adequado.
O termo 💴 "Sela" é a designação oficial dos diferentes níveis técnicos de hipismo.
Existem 9 níveis distintos de "Sela" que podem ser obtidos 💴 através da realização de um "Exame de Sela".
O primeiro ciclo completa-se com o "Exame de Sela 4", também chamado de 💴 Estribo de Bronze, que permite ao cavaleiro participar em provas oficiais nacionais.
[5] A "Sela 7" ou Estribo de Prata permite 💴 ao cavaleiro a participação em provas oficiais internacionais.
[6] A "Sela 9", também denominada de Estribo de Ouro, constitui o pré-requisito 💴 para admissão ao curso e exame para Instrutor.[7]
Prova de Salto nos Jogos OlímpicosAdestramento
Os conjuntos (cavaleiro e cavalo) deverão realizar uma 💴 série de movimentos (chamados de "figuras") de diferentes graus de dificuldade.
Há figuras obrigatórias.
O objetivo é que essas figuras sejam executadas 💴 com a maior perfeição possível, as quais os juízes atribuirão notas nos quesitos disciplina, prontidão e elegância, exigindo perfeita sintonia 💴 do conjunto.[8]Saltos
Nos saltos, o cavaleiro e seu cavalo devem transpor, em bwin real totalidade, de 10 a 15 obstáculos ordenados em 💴 uma pista que mede entre 700 e 900 metros.
A altura dos obstáculos vai de 0,60m a 1,65m, dependendo da categoria.
Para 💴 a chamada Equitação Fundamental, a altura dos obstáculos vai de 0,40m a 0,90m.
Neste caso, o vencedor é aquele que termina 💴 a prova o mais próximo possível do chamado tempo ideal.
O tempo ideal foi implementado recentemente com a intenção de diminuir 💴 o número de acidentes nas pistas de salto.
Como as provas da fundamental não são tão altas, os cavaleiros tendiam a 💴 correr muito .
Sendo a maioria iniciantes, acabavam-se envolvendo em acidentes.
Para se determinar este tempo usa-se a extensão do percurso em 💴 metros dividido pela velocidade da prova e multiplica por 0,95.
Para a pista de 1,0m o cavaleiro pode escolher se prefere 💴 saltar no tempo ideal ou no cronômetro.
Nas demais alturas, vence quem acabar a prova mais rápido e com menos faltas.
O 💴 atual campeão brasileiro é o cavaleiro Rodrigo Pessoa, saltando 1,65 metros em provas.
Concurso Completo de Equitação (ou CCE)
O CCE é 💴 uma espécie de triatlo equestre, reunindo provas de adestramento, salto e cross-country, e pode ser disputada em dois formatos: um 💴 dia (ODE) e três dias (3DE), não sendo permitido trocar de cavalo uma vez que tenha começado.
Trata-se de uma prova 💴 completa, na qual o conjunto deve mostrar habilidade em diversas situações.[9]
Nos Jogos Paraolímpicos, são disputadas duas modalidades, o hipismo e 💴 o adestramento.
No hipismo, a altura dos obstáculos é de 1,64m.
O adestramento é normalmente disputado entre pessoas deficientes, nesse caso, a 💴 pista tem placas sonoras (para os deficientes visuais) e rampas (para os deficientes físicos).
Enduro
O Enduro equestre se trata de provas 💴 de longa distância, entre 80 e 160 km, disputadas em etapas chamadas de "anéis", onde é colocada à prova a 💴 resistência do animal.
Ao final de cada anel (fases entre 15 e 40 km), há paradas para recuperação e testes no 💴 cavalo, os "vet-checks", onde os animais cansados ou que apresentem dores no sistema locomotor são desclassificados, sem a possibilidade de 💴 substituição.
Volteio
O Volteio consiste na execução de movimentos de Ginástica Artística sobre o cavalo em movimento, utilizando seu impulso a favor 💴 do atleta e criando uma harmonia e ressonância com o mesmo.
As provas são individuais, duplas ou equipes, e as notas 💴 são aplicadas conforme a técnica, grau de dificuldade, equilíbrio, segurança do atleta e integração do volteador com o cavalo.
Atrelagem
São provas 💴 de adestramento, maratona e corrida de obstáculos para serem cumpridas por uma charrete puxada por um, dois ou quatro cavalos.
No 💴 adestramento, devem executar movimentos livres e obrigatórios numa pista de 100 x 400 m.
A maratona é um percurso de 22 💴 km com obstáculos naturais e artificiais.
A corrida de obstáculos é uma prova contra o relógio onde os cavaleiros devem seguir 💴 numa linha reta e esquivar dos cones ao longo do caminho.
Rédeas
Mais do que guiar o cavalo, a prova de rédeas 💴 busca mostrar que o cavaleiro domina todos os movimentos do animal, valorizando a concentração e a harmonia do conjunto, realizando 💴 diversos percursos pré-determinados.
Pólo
O Pólo é um esporte praticado por dois times de quatro cavaleiros, numa partida que dura de quatro 💴 a oito períodos (chukkas) cada.
O objetivo do jogo é, montado no cavalo, utilizar o taco para golpear a bola entre 💴 as balizas, marcando mais golos que a equipe adversária.
O campo mede 275 m de comprimento por 140 m de largura, 💴 sem contar com a área de escape, enquanto os golos possuem 7,3 m de largura, permitindo que a bola passe 💴 pelas traves em qualquer altura.
Referências