A escalada é uma modalidade esportiva que abrange diferentes disciplinas.
Trata-se da subida de superfícies verticais, englobando paredões de rocha ou 💳 gelo, blocos de pedra (boulders), falésias (costas) e montanhas rochosas.
Pensando nisso, preparamos esta matéria com conteúdos a respeito da prática, 💳 para que você a conheça melhor.
Acompanhe!PublicidadeOrigens históricas
A história em torno das primeiras práticas de escalada esportiva remete às práticas de 💳 montanhismo e de alpinismo, das quais o termo "escalada" teria sido generalizado, passando então a englobar diferentes manifestações.
Desse modo, a 💳 origem da escalada é atribuída ao ano de 1786, quando os franceses Jacques Balmat e Michel Paccard escalaram o Mont 💳 Blanc – montanha localizada nos Alpes, na fronteira entre França e Itália.
Relacionadas Esportes radicais
Esportes radicais são práticas esportivas realizadas em 💳 natureza e caracterizadas pelo elevado nível de risco.
Esportes radicais são práticas esportivas realizadas em natureza e caracterizadas pelo elevado nível 💳 de risco.Ciclismo
Ciclismo designa uma prática esportiva realizada com bicicleta em diferentes contextos.
Ciclismo designa uma prática esportiva realizada com bicicleta em 💳 diferentes contextos.Olimpíadas
As Olimpíadas são uma herança de jogos esportivos praticados na Grécia Antiga, disputadas por países do mundo todo no 💳 intuito de celebrar a paz entre as nações por meio do esporte.
As Olimpíadas são uma herança de jogos esportivos praticados 💳 na Grécia Antiga, disputadas por países do mundo todo no intuito de celebrar a paz entre as nações por meio 💳 do esporte.
Esse evento é considerado o marco inicial para as práticas de escalada porque, até então, não se tinha notícia 💳 de acontecimentos similares.
Além disso, representa a origem da escalada, pois, pouco tempo depois, alguns esportistas ingleses e alemães estavam se 💳 dedicando à prática.
Eles realizavam escaladas em paredões e com caráter de treinamento, ou seja, com o intuito de desenvolver habilidades 💳 e qualidades físicas para subir montanhas.
Primeiras competições
Considerada até então um treino para praticar o montanhismo, a escalada foi adquirindo diferentes 💳 configurações com o passar dos anos.
Com isso, foram sendo desenvolvidas técnicas específicas, equipamentos mais funcionais e também passaram a ser 💳 realizadas competições esportivas.
Logo, esse caráter esportivo e competitivo levou à organização dos primeiros campeonatos da modalidade.
Assim, em 1985, na cidade 💳 de Bardonecchia (Itália), foi realizado o primeiro campeonato de escalada em parede natural.
O evento foi nomeado Sport Raccia e teve 💳 como local da disputa uma falésia de Valle Stretta.
Esse evento deu abertura para que, no ano seguinte, a Federação Francesa 💳 dos Clubes Alpinos e de Montanha (FFCAM) realizasse o primeiro campeonato indoor de escalada, ou seja, com parede artificial.
Organização esportiva
Com 💳 os primeiros campeonatos, centralizados na Itália e na França, começaram a ser organizados na Europa ginásios dedicados exclusivamente à prática 💳 de escalada.
Isso fez com que a modalidade fosse adquirindo diferentes estilos, variando conforme os locais em que era praticada.
Em função 💳 disso, a Union Internationale des Associations d'Alpinisme (UIAA) criou regras para a competição e promoveu treinamento para juízes e precursores 💳 da modalidade durante 1990.
Publicidade
A década de 1990 foi muito importante para o desenvolvimento dessa modalidade.
Isso porque, nesse período, foram realizados 💳 eventos tanto em locais da Europa quanto do Japão e dos Estados Unidos.
Assim, com a difusão do esporte, decidiu-se por 💳 organizar as competições internacionais apenas no formato indoor, eliminando-se possíveis impactos ambientais.
Assim, foi realizado na Alemanha, em 1991, o primeiro 💳 Campeonato Mundial de escalada e, no ano posterior, a primeira edição juvenil, em Basileia (Suíça).
Ainda nessa década, em 1997, foi 💳 criado o Conselho Internacional de Escalada de Competição (ICC) – uma organização interna da UIAA responsável por garantir a autonomia 💳 do esporte.
A partir de então, foram anunciadas novas disciplinas na modalidade, sendo o boulder a primeira delas.
Escalada no Brasil
O primeiro 💳 registro histórico da prática de escaladas de montanhas no Brasil com caráter intencional e não exploratório data de 1817.
Nesse ano, 💳 a inglesa Henrietta Carsteirs, residente na cidade do Rio de Janeiro, escalou até o cume do Pão de Açúcar, fincando 💳 lá a bandeira de seu país.
Com isso, sentimentos nacionalistas foram despertados nos portugueses colonizadores.
Publicidade
Considerando uma audácia o comportamento de Carsteirs, 💳 o soldado Lusiano José Maria Gonçalves escalou o Pão de Açúcar no dia seguinte ao feito da inglesa, trocando camisa nova do corinthians vaidebet 💳 bandeira pela bandeira do Pavilhão Real Português.
Com isso, uma nova prática teve início no país, culminando na "conquista" de diversas 💳 montanhas nesse mesmo século – a exemplo do Corcovado (1824), da Pedra da Gávea (1828), do Monte Olimpo (1879) e 💳 também do Pico das Agulhas Negras (1898).
A conquista do Dedo de Deus
Apesar dessas e de outras conquistas, o início da 💳 escalada no Brasil é marcado efetivamente pela ascensão ao pico Dedo de Deus, no Rio de Janeiro, no século seguinte, 💳 em 1912.
Esse marco deve-se a certo confronto e/ou desafio estabelecido por um grupo de alemães que, tendo falhado em escalar 💳 a montanha, afirmaram que, se eles não haviam conseguido, ninguém mais conseguiria.
Com isso, o ferreiro pernambucano José Teixeira Guimarães, residente 💳 em Teresópolis, sentiu-se motivado a escalar o pico.
Logo, reuniu um grupo de escaladores para tal feito, contando, entre os integrantes, 💳 com o caçador Raul Carneiro, que teria guiado os alemães nas matas da serra.
Assim, após dias de acampamento e improvisação, 💳 o grupo alcançou o cume do pico, sendo recebidos em camisa nova do corinthians vaidebet volta com congratulações da comunidade de Teresópolis.
Posteriormente, em 1919, 💳 viria a ser fundado o Centro Excursionista Brasileiro (ECB), primeiro clube de montanhismo do Brasil.
Esse clube foi responsável por grandes 💳 excursões e também por disseminar informações a respeito dessa modalidade, especialmente por meio do boletim "O Excursionista".
Com isso, contribuiu para 💳 que a prática de escalada e de montanhismo se popularizasse no país.
Estilos de escalada
O percurso histórico da escalada fez com 💳 que ela se organizasse em diferentes estilos, os quais podem ser praticados tanto em livre (usando apenas o próprio corpo 💳 para percorrer a parede) quanto artificial (usando equipamentos que auxiliam no deslocamento).
Veja, a seguir, quais são esses estilos e as 💳 características que os distinguem:
Escalada Tradicional ou "Trad"
Essa modalidade busca se manter o mais próxima possível do formato praticado até meados 💳 da década de 1980, quando começou a se desenvolver a escalada esportiva.
Na escalada tradicional, portanto, os escaladores utilizam suas próprias 💳 proteções para criar a via a ser percorrida, colocando-as no momento em que escalam.
O preparo técnico e o conhecimento adequado 💳 sobre o uso dos equipamentos são fundamentais nessa modalidade.
É realizada sempre com dois escaladores.
Isso porque são utilizados equipamentos móveis, os 💳 quais são colocados por um escalador ao subir a parede.
Em seguida, um segundo escalador percorre a via criada e vai 💳 retirando os equipamentos fixados pelo primeiro.
Isso garante tanto a boa realização da escalada quanto a preservação da parede.
Escalada em Alta 💳 Montanha
Esse estilo exige o domínio de habilidades e técnicas de escalada em rocha e também em gelo, além dos preparos 💳 físico, psicológico e logístico adequados.
Isso porque trata-se da subida de montanhas com alturas extremas e que tem por objetivo chegar 💳 ao cume.
Assim, é fundamental que o preparo para a escalada considere as condições objetivas (relacionadas ao clima) e subjetivas (relacionadas 💳 ao escalador).
Devido às alturas elevadas das montanhas escaladas nessa modalidade (mais de 3.
000 metros acima do nível do mar), as 💳 condições climáticas variam bastante no decurso da via.
Além disso, há uma longa distância a ser percorrida em escalada.
Desse modo, na 💳 escalada de alta montanha, os escaladores utilizam equipamentos móveis e carregam consigo todos os itens necessários, incluindo equipamentos de segurança, 💳 alimentos e barracas para descanso.
Escalada Alpina
Esse estilo apresenta aspectos similares à escalada em alta montanha.
Seu objetivo também é chegar ao 💳 cume da montanha e as condições da prática são semelhantes.
É considerado um estilo diferente devido à camisa nova do corinthians vaidebet origem e ao 💳 local de prática, já que o estilo alpino ou alpinismo denomina as práticas de montanhismo realizadas especificamente na região dos 💳 Alpes suíços.
Como vimos anteriormente, a escalada historicamente reconhecida como marco para as práticas de montanhismo foi a de uma montanha 💳 dos Alpes, o Mont Banc.
Desse modo, essa escalada tornou-se referência para o desenvolvimento das demais.
Por esse motivo, a expressão "estilo 💳 alpino" acaba sendo utilizada para denominar a escalada de altas montanhas, mas o termo "alpinismo" denomina um estilo próprio do 💳 montanhismo, realizado na região dos Alpes, na Europa.
Escalada Big Wall
Esse estilo consiste na escalada de grandes paredes (acima de 600 💳 metros), sendo considerada uma modalidade de longa duração.
Não é a altura das paredes, contudo, que define a escalada como sendo 💳 ou não big wall, e sim a via a ser percorrida.
Nessa modalidade, portanto, os escaladores passam dias escalando uma parede 💳 até concluírem a via.
Devido à duração do percurso até o topo da parede, o preparo para escaladas desse estilo é 💳 primordial.
Desse modo, a escalada big wall requer dos escaladores grande habilidade de logística – necessária para planejarem a duração da 💳 escalada, prevendo possíveis variações de tempo e trajetória.
Além disso, devem organizar os equipamentos e mantimentos de modo a serem carregados 💳 consigo (em mochilas próprias para a prática) durante todo o percurso.
Escalada em Boulder
Esse estio de escalada é praticado em blocos 💳 de pedra com alturas menores (em geral, inferiores a 6 metros).
Além disso, a escalada em boulder não requer o uso 💳 de tantos equipamentos de proteção quanto as demais.
Desse modo, os escaladores desse estilo utilizam sapatilhas de escalada, mochilas com carbonato 💳 de magnésio (para eliminar o suor das mãos) e colchões (chamados crash pad) para amortecer possíveis quedas.
Devido ao perigo relativamente 💳 menor e à flexibilização quanto aos equipamentos de segurança, é comum que os praticantes desse estilo realizem as escaladas em 💳 duplas ou grupos.
Isso porque, desse modo, há sempre o auxílio de outro escalador para movimentar o colchão conforme o deslocamento 💳 do escalador pela rocha e também para dar suporte caso ele venha a cair ou desistir da escalada.
Escalada Esportiva
Essa modalidade 💳 é ideal para aqueles que desejam iniciar no esporte, pois é relativamente mais segura, já que a via de escalada 💳 é previamente equipada.
Isso significa que a parede de escalada já teve o percurso identificado e equipado com pinos, grampos e/ou 💳 chapas, permitindo melhor utilização dos equipamentos de segurança.
Além disso, como nessa modalidade a via já é equipada, os escaladores conseguem 💳 visualizá-la com mais facilidade.
Desse modo, a preocupação do escalador desse estilo centra-se em entender o movimento e aplicar as técnicas 💳 corretamente para, assim, completar o percurso da via.
Em geral, esse estilo é praticado em pequenas falésias de aproximadamente 50 metros 💳 de altura, sendo considerada uma modalidade de baixo risco, devido à disposição prévia dos equipamentos de segurança.
Isso também possibilita que 💳 o escalador focalize o aprimoramento técnico dos movimentos.
Escalada Indoor
Esse estilo compreende a modalidade oficialmente disputada em competições esportivas, incluindo os 💳 Jogos Olímpicos, nos quais fará camisa nova do corinthians vaidebet primeira participação na edição de Tóquio 2020.
Logo, como o próprio nome sugere, essa modalidade 💳 ocorre em locais fechados – geralmente ginásios esportivos, mas também em clubes e academias.
Nesses locais, há uma parede artificial com 💳 agarras simulando as rochas de escaladas.
As agarras são dispostas na parede de modo a proporcionar possibilidades de via para os 💳 praticantes chegarem até o topo.
Em competições oficiais, as vias são previamente estabelecidas e seguem um padrão de disposição nas paredes.
Além 💳 disso, é importante destacar que as competições de estilo indoor são compostas por três modalidades de provas: lead (dificuldade), boulder 💳 e speed (velocidade).
Vale ressaltar que, a depender da fonte consultada, algumas nomenclaturas podem variar e também serem generalizadas.
Por exemplo, o 💳 termo "escalada artificial" é comumente utilizado para se referir às modalidades em que a escalada se dá por meio de 💳 equipamentos de proteção (fixos ou móveis).
E, como indicam os estilos apresentados acima, essa generalização deixa de considerar algumas peculiaridades das 💳 modalidades.
Além disso, é importante ter em mente que grande parte desses estilos não apresenta regras rígidas ou específicas para a 💳 prática.
Há, no entanto, instruções e técnicas para prevenir acidentes e também promover a prática de modo adequado e seguro.
Especificamente no 💳 caso de competições – o que envolve a escalada indoor e a escalada esportiva -, algumas regras são estabelecidas para 💳 a prática.
Regras e equipamentos do esporte
Veja, a seguir, as principais regras estabelecidas pela Federação Internacional de Esportes de Escalada (IFSC) 💳 para disputas esportivas de escalada e, na sequência, os equipamentos fundamentais desse esporte.
Regras básicas
As competições são organizadas por categorias de 💳 idade e ocorrem a partir da disputa de três modalidades combinadas: boulder , lead e speed ., e .
No boulder 💳 , é realizada a escalada individual de uma parede de, no máximo, 5 metros de altura em um período de 💳 tempo de 5 minutos.
Nessa prova, os atletas não utilizam equipamentos de segurança e têm como objetivo superar os obstáculos de 💳 cinco paredes no menor número de tentativas possível.
, é realizada a escalada individual de uma parede de, no máximo, 5 💳 metros de altura em um período de tempo de 5 minutos.
Nessa prova, os atletas não utilizam equipamentos de segurança e 💳 têm como objetivo superar os obstáculos de cinco paredes no menor número de tentativas possível.
A prova de dificuldade ( lead 💳 ) é realizada a partir da progressão individual em vias de, no mínimo, 12 metros de altura.
Nessas vias, há agarras 💳 nas quais o atleta deve passar a corda de segurança.
Cada agarra possui uma pontuação, e o objetivo do atleta é 💳 chegar ao topo sem cair.
Assim, ao finalizar o percurso ou cair, ele recebe uma pontuação para cada agarra percorrida (indicada 💳 pela corda inserida).
) é realizada a partir da progressão individual em vias de, no mínimo, 12 metros de altura.
Nessas vias, 💳 há agarras nas quais o atleta deve passar a corda de segurança.
Cada agarra possui uma pontuação, e o objetivo do 💳 atleta é chegar ao topo sem cair.
Assim, ao finalizar o percurso ou cair, ele recebe uma pontuação para cada agarra 💳 percorrida (indicada pela corda inserida).
Na prova de velocidade ( speed ), dois atletas realizam uma corrida até o topo da 💳 parede, onde se encontra uma campainha.
Assim, o atleta que chegar primeiro ao topo e tocar a campainha ganha a corrida, 💳 recebendo assim camisa nova do corinthians vaidebet pontuação.
), dois atletas realizam uma corrida até o topo da parede, onde se encontra uma campainha.
Assim, o 💳 atleta que chegar primeiro ao topo e tocar a campainha ganha a corrida, recebendo assim camisa nova do corinthians vaidebet pontuação.
Ao final da competição, 💳 vence o atleta com a melhor pontuação nas três provas.
Para isso, as pontuações de cada prova são multiplicadas, determinando camisa nova do corinthians vaidebet 💳 pontuação e, consequente, a classificação entre os competidores.
Equipamentos básicosCapaceteCadeirinhaSapatilhas
Fitas tubulares ou chatas
Cordins (5 cm a 1,2 m)Freio
Mosquetões (HMS e D)Saco 💳 de magnésio
É importante ressaltar que todos os equipamentos listados acima são propriamente confeccionados para a prática de escalada.
Além disso, alguns 💳 sofrem variações para se adequar aos estilos de escalada.
Nesse sentido, apresentamos um vídeo instrutivo ao fim desta matéria, para que 💳 você conheça as características desses equipamentos e entenda melhor sobre as formas de usá-los.
Saiba mais sobre a escalada
A seguir, você 💳 confere vídeos para complementar o conteúdo apresentado nesta matéria.
Eles tratam dos estilos de escalada e também das técnicas e dos 💳 equipamentos utilizados para praticá-los.
Assista para compreender melhor essa modalidade!Modalidades
Nesse vídeo, o escalador Alberto Bueno explica as características das modalidades de 💳 escalada, comentando sobre seus objetivos, uso de aparelhos em cada uma e também distinções entre elas.
O vídeo também apresenta alguns 💳 equívocos ao se tratar do assunto, como a confusão comum entre escalada e montanhismo.
Assista para entender melhor!
Técnicas gerais de escalada 💳 artificial
Confira, nesse vídeo, técnicas básicas para a escalada, explicadas pelo escalador Victor Carvalho.
As técnicas apresentadas referem-se especificamente à escalada artificial, 💳 mas algumas noções básicas aplicam-se aos demais estilos, como a organização de algumas medidas preventivas.
Não deixe de assistir!Equipamentos
Aqui, o instrutor 💳 Joel Fernandes apresenta as características e as funções dos equipamentos básicos para praticar a escalada.
Ele também explica como utilizar esses 💳 equipamentos e dá dicas sobre o uso adequado durante a prática.
Confira para entender melhor sobre os procedimentos de segurança durante 💳 a escalada!
A escalada é um esporte desafiador e emocionante, oferecendo diferentes estilos para quem deseja se aventurar e conhecê-la.
Continue seus 💳 estudos a respeito dos esportes radicais conferindo também sobre o parkour!Referências