Estádio principal da OGN, é um exemplo de um estádio de e-sports, onde StarCraft é jogado profissionalmente.
O jogo de computador 📈 StarCraft tem um circuito profissional de competição, principalmente na Coreia do Sul.
Cada um dos dois maiores canais de jogos na 📈 Coreia do Sul, Ongamenet e MBCGame, possuem uma liga, a Ongamenet Starleague e a MBCgame Starleague, vistos por milhões de 📈 fãs.
Começando em 2002, jogadores profissionais se organizaram em times, patrocinados por grandes companhias sul coreanas como Samsung, SK Telecom e 📈 KTF.
StarCraft também é a competição de jogo de computador mais popular durante o World Cyber Games anual, graças ao número 📈 de fãs, e é considerada a maior competição de vídeo games e computadores em termos de prêmios em dinheiro, cobertura 📈 mundial e participantes.[1][2]
Participação fora da Coreia do Sul [ editar | editar código-fonte ]
Já houve algumas tentativas comerciais de trazer 📈 partidas profissionais de StarCraft televisionadas para audiências fora da Coreia do Sul.
GOM TV contratou Nick "Tasteless" Plott, um Americano que 📈 costumava comentar StarCraft para o WCG e outros eventos internacionais, para fornecer comentários em inglês para o GOM TV Star 📈 Invitational de 2008 e o torneio Averatec-Intel Classic de 2008.
De acordo com as estatísticas da GOM TV, mais de 1 📈 milhão de espectadores assistiram as partidas do GOM TV Star Invitational com bônus de casino narração.[3]
Muitos fãs de StarCraft fora da Coreia 📈 do Sul fazem o download de arquivos de vídeo dos jogos profissionais em seus computadores.
Isso fez surgir uma pequena comunidade 📈 onde fãs de StarCraft fazem o upload dos arquivos de vídeo em sites de compartilhamento como YouTube, mas com os 📈 seus próprios comentários em Inglês.
[4] Dentre os comentaristas no YouTube, em Inglês, estão KlazartSC,[5] Diggity,[6] Moletrap,[7] NukeTheStars,[8] HDStarcraft,[9] Rise,[10] e 📈 HuskyStarCraft[11]
A Collegiate Starleague é uma liga intercolegial por temporadas, que é modelada na liga profissional da Coreia.
Foi criada em 2009 📈 por estudantes da Universidade de Princeton.
[12] Sua quarta temporada (Outono de 2010) marca uma mudança de StarCraft: Brood War para 📈 Starcraft II, e contará com a participação de mais de 100 universidades norte americanas incluindo Harvard, Yale, Instituto de Tecnologia 📈 de Massachusetts, e Universidade Rutgers.
Dentre contribuidores notáveis e jogadores estão Sean "Day [9]" Plott, Kevin "QXC" Riley, e Andre "Gretorp" 📈 Hengchua.[13]
KeSPA[14] (Korean e-Sports Players Association) publica cálculos mensais dos rankings baseados numa escala de pontos.
É um sistema contínuo baseado nos 📈 últimos seis meses de performance tanto nos maiores quanto nos menores eventos, premiando pontos baseando-se nas vitórias.
O maior peso é 📈 colocado nos jogos recentes, enquanto que os jogos mais antigos têm menor ênfase.
Ranking KeSPA de Agosto de 2010 [ 15 📈 ] Rank Nome do jogador Apelido do jogador no jogo Raça Time Pontos +/- Ranking 1 Lee Young-Ho Flash Terran 📈 KT Rolster 3,740.
5 0 2 Lee Jae-Dong n.
Die_Jaedong Zerg Hwaseung OZ 2,803.
5 0 3 Kim Jung-Woo EffOrt Zerg CJ ENTUS 📈 2,102.
3 +2 4 Jung Myung-Hoon By.
FanTaSy Terran SK Telecom T1 1,989.
0 +2 5 Kim Gu-Hyun GooJila (Kal) Protoss STX SOUL 📈 1,905.
4 -2 6 Kim Yoon-Hwan Inter.
Calm Zerg STX SOUL 1,760.
3 -1 7 Lee Jae-Ho Light[aLive] Terran MBCgame HERO 1,744.
5 +1 📈 8 Kim Myung-Woon MenSol[Zero] Zerg Woongjin Stars 1,581.
8 -1 9 Yum Bo-Sung Sea[Shield] Terran MBCgame HERO 1,499.
6 +6 10 Goo 📈 Sung-Hoon HiyA[fOu] Terran Hwaseung OZ 1,439.
3 +4 11 Yoon Yong-Tae free[gm] Protoss Woongjin Stars 1,420.
1 +2 12 Kim Taek-Yong Bisu[Shield] 📈 Protoss SK Telecom T1 1,400.
3 +14 13 Jin Young-Hwa By.
Movie Protoss CJ ENTUS 1,335.
8 -4 14 Shin Sang-Moon Sparkyz Leta 📈 Terran hite SPARKYZ 1,289.
3 +2 15 Song Byung-Gu stork[gm] Protoss Samsung Electronics KHAN 1,260.
0 -3 16 Jun Tae-Yang baby Terran 📈 Wemade FOX 1,258.
5 -5 18 Park Ji-soo 박지수 Terran KT Rolster 1,190.
3 +4 18 Han Sang-Bong Lookforhitech Zerg Woongjin Stars 📈 1,187.
3 -8 19 Lee Young-Han Shine[kaL] Zerg Wemade FOX 1,137.
0 0 20 Shin No-Yul RorO Zerg Wemade FOX 1,125.8 +8
Lista 📈 de times profissionais de StarCraft [ editar | editar código-fonte ]
Partida de StarCraft televisionada na MBCGame
A comunidade coreana profissional está 📈 atualmente dividida em 12 times, 11 dos quais são patrocinados por corporações, e o último pela Força Aérea Coreana.
Air Force 📈 ACE (공군 에이스)
CJ ENTUS (CJ엔투스) – antigamente GO (Greatest Ones)
eSTRO (이스트로) – antigamente eNature Top Team, AMD Hexatron
Woongjin Stars (웅진 📈 스타즈) – antigamente Hanbit Stars
KT Rolster (KT롤스터) – antigamente KT Fingerboom, KT MagicNs, KTF MagicNs
Hwaseung Oz (화승 오즈)- antigamente Lecaf 📈 OZ, Plus, IS (Ideal Space)
MBCGame HERO (MBC게임 히어로) – antigamente POS (Pirates of Space)
Hite SPARKYZ (온게임넷 하이트 스파키즈) – antigamente 📈 OGN SPARKYZ, KOR
Samsung KHAN (삼성전자 칸)
SK Telecom T1 (SK텔레콤 T1) – antigamente 4U, OrionSTX SouL (STX소울)
WeMade FOX (위메이드 폭스) – 📈 antigamente Pantech EX, Pantech & Curitel Curriors, Toona S.G.
Escândalo das partidas combinadas [ editar | editar código-fonte ]
Foi revelado em 📈 13 de Abril de 2010 que um escândalo envolvendo trapaças nas partidas de StarCraft existia na Coreia do Sul e 📈 envolvia jogadores populares intencionalmente perdendo jogos.[16]
Como jogos profissionais tem um status legalizado na Coreia do Sul, as consequências dessas ações 📈 foram muito fortes, com 11 jogadores sendo banidos de todas as competições profissionais de SC pelo resto da vida, e 📈 enfrentando processos, possivelmente os levando à cadeia.
Até 9 de Junho de 2010, 11 jogadores haviam sido banidos como resultado do 📈 escândalo, eles são: Savior, Hwasin, go.
go, Type-b, Luxury, YellOw(ArnC), DarkElf, UpMaGiC, Justin, By.1st e ShinHwA.
[17] Em Outubro de 2010, as 📈 sentenças foram declaradas.[18]
Notáveis jogadores profissionais de StarCraft [ editar | editar código-fonte ]
Conhecido como "Emperor of Terran" ("Imperador Terrano"), ou 📈 algumas vezes apenas "The Emperor" ("O Imperador"), a grande criatividade de BoxeR ao jogar o tornou um jogador popular.
Ele também 📈 é um dos, se não o mais, bem sucedidos, já que ele é o único jogador de StarCraft a ter 📈 ganho o World Cyber Games (WCG)[19] duas vezes.
Ele também venceu o Ongamenet Starleague (OSL)[20] duas vezes (apenas 6 jogadores conseguiram 📈 realizar esse feito).
Ele é o primeiro dos únicos dois jogadores a ganhar duas OSLs consecutivas.
Ele mantém o recorde de ser 📈 o número 1 nos rankings KeSPA por 17 meses seguidos.
BoxeR fez um retorno em 2005, conseguindo segundo lugar no So1 📈 OSL de 2005, mas teve que se afastar dos jogos profissionais para entrar no serviço militar coreano, que é obrigatório 📈 para todos os homens na Coreia.
Em 3 de Outubro de 2006 ele jogou contra seu rival [NC]...
Yellow em "Superfight", ganhando 📈 por 3 a 2.
Uma das partidas mais populares contra [NC]Yellow foi a famosa "SCV rush" de BoxeR, onde ele enviou 📈 todos os seus SCVs e alguns Marines e venceu em cinco minutos.
Seu recorde total de partidas televisionadas antes de entrar 📈 na Força Aérea Coreana era de 500 vitórias e 338 derrotas.
Recentemente, BoxeR se tornou um dos primeiros membros do time 📈 profissional da Força Aérea Coreana ACE (um acrônimo para Air Force Challenges E-sports), onde ele continuou a jogar como um 📈 jogador profissional.
Ele entrou no GOM TV 2 MBC Game Starleague em 2007, mas foi eliminado no estágio de grupos.
Quando seu 📈 contrato com a força aérea expirou em 24 de Dezembro de 2008, ele voltou para o seu time SK Telecom 📈 T1, aparecendo ativamente na liga profissional em Julho de 2009.
Em Outubro de 2010 ele começou a jogar StarCraft II e 📈 competiu no GOM TV GSL Season 2.
Em Novembro de 2010 ele se aposentou oficialmente do seu status de jogador profissional 📈 da KeSPA[21] apenas para se concentrar em SC2 e ter a oportunidade de formar um novo time de SC2 patrocinado 📈 pela Intel.[22]
O "Genius Terran" ("Gênio Terran"), também conhecido como "Tornado Terran", começou bônus de casino carreira profissional ao vencer ChRh (Choi In 📈 Kyu) no show de TV "Amateur vs Pro" ("Amadores vs Profissionais").
Estatísticamente, ele é o melhor jogador da história, tendo conseguido 📈 a mais alta pontuação KeSPA antes dela ser reformulada.
Ele tem um estilo consistente e dominante, apoiado por um ótimo macro.
Acreditava-se 📈 que também possuía o melhor micro dentre todos os jogadores de StarCraft (a exemplo de seus Vultures).
Ele tem estado no 📈 time IS, KTF e agora no Wemade FOX, antigo Pantech EX, formalmente conhecido como Toona SG.
NaDa já venceu 3 OSLs, 📈 3 MSLs, e o primeiro torneio KT-KTF Invitational.
Depois de uma vitória resurgente no OSL do final de 2006, NaDa se 📈 tornou o primeiro jogador a vencer o OSL 3 vezes, ganhando o "Golden Mouse" ("Mouse de Ouro").
Ele recentemente se qualificou 📈 para o seu décimo MSL, mas falhou ao se qualificar para o próximo OSL.
NaDa conseguiu chegar às oitavas de final 📈 tanto no MSL quanto no OSL de 2008, mas foi impedido de tentar ganhar o troféu novamente por Hwasin e 📈 Jangbi respectivamente.
Em Dezembro de 2008 ele estava no rank 18 da KeSPA.
Em Junho de 2009, havia caído para o rank 📈 31, sendo a primeira vez que ele havia estado fora do top 30 desde Março de 2002.
O próximo na lista 📈 de jogadores Terran bem sucedidos depois de BoxeR e NaDa, o macro de iloveoov é ainda melhor que o de 📈 NaDa, o levando a ser chamado, por brincadeira, de "Cheater Terran" ("Terran Trapaceiro"), devido às suas habilidades em criar grandes 📈 exércitos em um pequeno período de tempo.
Ele também é conhecido como "Monster" ("Monstro") por causa do seu domínio sobre os 📈 oponentes.
Ele venceu a MBCGame Starleague (MSL)[23] três vezes seguidas, um feito incrível, e em Novembro de 2004 finalmente venceu o 📈 OSL, consolidando o seu lugar como um dos mais fortes jogadores.
Ele venceu seu segundo OSL em Março de 2006, derrotando 📈 JulyZerg no primeiro torneio ShinHan Bank.
iloveoov agora está afastado como jogador profissional e atualmente é treinador do time SKT1 junto 📈 com Kingdom.
Entretanto, em Novembro de 2008, ele declarou que estava de volta ao time, trabalhando como jogador/treinador no SKT.
Seu primeiro 📈 jogo depois da volta aconteceu em 17 de Novembro.
Ele jogou contra Kim Myung Un (Zerg) e perdeu.
Ele tem um relacionamento 📈 interessante com BoxeR (que era membro do mesmo time SK Telecom T1), já que ele vê BoxeR como um tipo 📈 de "irmão mais velho" ou "Mentor" (BoxeR trouxe iloveoov para ser um jogador profissional após ver seu talento nas ligas 📈 amadoras), e como resultado, ficou de certa maneira arrependido por derrotá-lo por 3-2 nas finais do EVER OSL, em Novembro 📈 de 2004.
Ele também venceu o WCG em 2006, ganhando de Julyzerg por 2-1 nas finais.
Apelidado de "The Little Monster" ("O 📈 Pequeno Monstro") e "Ultimate Weapon" ("Arma Definitiva"), Flash entrou em cena ao vencer Bisu em um jogo da Starleague ao 📈 se utilizar de "cheese" contra seu oponente.
Ele foi muito criticado pelos fãs de StarCraft como um jogador fraco, mas desfez 📈 todas as acusações ao dominar a cena atual de StarCraft.
Ele impulsionou seu time KTF (agora KT Rolster) para vitórias e 📈 campeonatos na liga profissional ao vencer a liga profissional em 2010.
Flash se envolveu numa das mais intensas e famosas rivalidades 📈 com Jaedong.
Flash possui uma variedade de recordes mundiais como maior número de vitórias consecutivas em TvT e TvP, mais novo 📈 vencedor da Starleague, mais novo vencedor do "Golden Mouse" ("Mouse de Ouro"), mais alto rank KeSPA, e maior rank ELO.
Ele 📈 esteve em 3 finais duplas da Starleague consecutivas, ganhando 4 ouros no último ano.
Ele recentemente derrotou Kal (Goojila) no World 📈 Cyber Games de 2010, eventualmente se tornando o campeão mundial.
Atualmente em 64° no rank KeSPA, JulyZerg (ou simplesmente "July"), o 📈 "God of War" ("Deus da Guerra"), é reconhecido por revitalizar o estilo de jogo Zerg, que estava estagnado, e por 📈 liderar o caminho para um tipo de "renascimento Zerg" com seu estilo altamente dinâmico e agressivo, incorporando um forte entendimento 📈 das fraquezas de seus oponentes e um controle de unidades fantástico.
Ele é o primeiro jogador Zerg a vencer um OSL; 📈 tendo conseguido isso em 2004, e também venceu a segunda liga KT-KTF Premiere.
Em Julho de 2005 ele venceu o segundo 📈 OSL, algo que até hoje apenas outros 4 jogadores conseguiram, e depois de uma grande crise conseguiu vencer o Ever 📈 OSL 2008, o tornando o segundo jogador, e o primeiro como Zerg, a conseguir 3 títulos OSL e receber o 📈 troféu "Golden Mouse" ("Mouse de Ouro").
July é conhecido por ser mais próximo da comunidade amadora do que um típico jogador 📈 profissional, tendo jogado nas ligas amadoras como WGTour Speed Ladder no passado, e era um dos jogadores no time asiático 📈 para o torneio amistoso Blizzard Invitational realizado no início de 2005.
Depois da vitória no OSL em Julho de 2008, JulyZerg 📈 continuou a ser um dos melhores jogadores Zerg, apesar de ser raramente visto na liga profissional devido ao grande número 📈 de fortes jogadores Zergs no seu time.
sAviOr (conhecido antigamente como IPXZerg) venceu três MSLs e um OSL, e chegou a 📈 cinco finais consecutivas do MSL durante o alto de bônus de casino performance.
Apelidado de "Maestro" por seus jogos incríveis, timing, e percepção 📈 do jogo, ele é geralmente visto como o mais bem sucedido e temido Zerg de todos os tempos, tendo derrotado 📈 BoxeR, iloveoov, NaDa, Midas, Nal_rA e muitos outros jogadores tops.
Ele é bem conhecido pelo uso perfeito de Defilers, particularmente em 📈 partidas ZvT.
sAviOr chegou às semifinais do GOM TV MSL de Setembro a Novembro de 2007, mas foi surpreendentemente eliminado pelo 📈 jogador Terran Mind por 3 a 2.
Pouco depois, ele foi eliminado do primeiro round de ambos os mais recentes OSl 📈 e MSL.
Entretanto, desde então ele se qualificou para o próximo MSL e estava, Fevereiro de 2010, no rank 53 da 📈 KeSPA.
Em 13 de Abril de 2010, ele foi acusado de participar do escândalo envolvendo vários dos jogadores profissionais coreanos, websites 📈 ilegais de apostas, e alegações de perder jogos deliberadamente.
[24] Enquanto as investigações avançavam, Savior eventualmente admitiu bônus de casino culpa em 20 📈 de Maio, e foi forçado a se aposentar pela KeSPA.[25]
Conhecido como "Lord of Destruction" ("Lorde da Destruição") e "Tyrant" ("Tirano"), 📈 Jaedong é o melhor jogador do time Hwaseung OZ, e ganhou fama por derrotar muitos dos jogadores tops quando ele 📈 entrou na cena profissional, ganhando o apelido de "Legend Killer" ("Matador de Lendas").
Ele é conhecido por seu incrível micro de 📈 Mutalisks, bônus de casino marca registrada.
Seu ZvT e ZvZ estão entre os melhores que a cena profissional já viu, e é atualmente 📈 reconhecido como o melhor jogador Zerg, se não o melhor jogador entre todas as raças.
Ele chegou ao topo ao se 📈 classificar para o OSL pela primeira vez e derrotar Stork nas finais do EVER OSL por 3 a 1.
Pouco depois, 📈 ele provou que seu ZvP não era fraco ao vencer Bisu no GOM TV MSL S4.
Desde bônus de casino vitória no OSL, 📈 o ZvP de Jaedong tem sido estatisticamente seu segundo melhor estilo de jogo (71.25%).
[26] Jaedong também venceu a 4° temporada 📈 do MSL ao derrotar Siz)Kal por 3 a 1 em Março de 2008, se provando ainda mais como o melhor 📈 Zerg na cena profissional.
Jaedong atingiu um novo recorde pelo maior número de vitórias ZvZ seguidas ao derrotar 12 jogos consecutivos, 📈 apenas perdendo para Oversky na liga profissional.
Até Junho de 2009, ele estava com 72-19 (79.
12%) em ZvZ, e considerando que 📈 ZvZ é considerado o tipo de jogo mais volátil e baseado em sorte, isso é uma realização impressionante.
Em Julho de 📈 2008, ele foi derrotado nas finais da Arena MSL de 2008 por 3 a 0 pelo seu companheiro de time 📈 Park Ji-Su (ForGG), mas ele conseguiu voltar de bônus de casino derrota e vencer seu rival Flash por 3 a 0 nas 📈 finais do TG Sambo Intel Classic.
Ele ganhou seu segundo título OSL contra Fantasy no Batoo OSL de 2009.
Na temporada de 📈 verão de 2009, ele foi o único jogador a chegar às quartas de finais da Starleague: GOM TV Avertec Classic, 📈 OSL e MSL.
Ele também carregou seu time através da liga profissional Shinhan Bank de Agosto a Setembro e os garantiu 📈 um segundo lugar.
Em 22 de Agosto de 2009, ele mais uma vez provou que é um dos melhores jogadores de 📈 StarCraft ao vencer o Bacchus OSL (seu terceiro título OSL) e assim recebendo o "Golden Mouse" ("Mouse de Ouro").
Jaedong esteve 📈 em 1° no rank de Fevereiro de 2010 da KeSPA.
Jaedong também tem sido uma pessoa bastante popular fora da comunidade 📈 de StarCraft, tendo feito comerciais para várias companhias coreanas e atendendo a diversas competições internacionais como o World Cyber Games 📈 por 2 anos seguidos (2008 e 2009) e é o campeão da WCG de 2009, após vencer outro coreano, Stork, 📈 nas finais.
Ele é bem reconhecido por seu comportamento intenso e concentrado durante os jogos e bônus de casino tendência de se sobressair 📈 sob pressão.Hong Jin-Ho ([NC]...
YellOw), conhecido como a " Storm Zerg " ("Tempestade Zerg") foi um rival de Lim Yo-Hwan (BoxeR), 📈 perdendo diversas finais da Starleague para ele, ganhando então o título de " King of Silver " ("Rei da Prata").
" 📈 ("Tempestade Zerg") foi um rival de Lim Yo-Hwan (BoxeR), perdendo diversas finais da Starleague para ele, ganhando então o título 📈 de " " ("Rei da Prata").
Kim Won Gi (Cool, também conhecido como Fruit Dealer), foi um jogador Zerg popular em 📈 Brood War, e é conhecido como um dos melhores jogadores Zergs em Starcraft II.
O "Dreaming Protoss" ("Protoss Sonhador") é considerado 📈 por alguns como a versão Protoss do BoxeR devido ao seu estilo altamente criativo e desafiador.
Ele frequentemente esconde suas construções 📈 em outras partes do mapa e foi o pioneiro e padronizador de muitas estratégias Protoss como expandir rapidamente e usar 📈 Corsairs e Reavers em conjunto contra Zerg.
Ele venceu um OSL e um MSL na mesma temporada e se sai excepcionalmente 📈 bem em torneios em times, jogando pelo KTF.
Ele já venceu o torneio Blizzard WorldWide Invitational durante o início de 2006.
Ele 📈 recentemente se recuperou de uma séria crise, e se classificou para o ShiHan Bank 2 OSL e chegou às finais 📈 do Pringles MSL derrotando Kingdom, mas perdeu por 3 a 1 para sAviOr.
Ele também chegou às semifinais do subsequente Pringles 📈 2 MSL, apenas para perder novamente para sAviOr.
Nal_rA agora se aposentou e é atualmente apresentador pela OnGameNet.
Em 2009, foi anunciado 📈 que Nal_rA se aposentaria como comentarista e que seguiria carreira ensinando no Instituto de Artes de Seoul.
Park Jung Suk ([Oops]Reach) 📈 [ editar | editar código-fonte ]
Reach, apelidado "MAN-TOSS" (devido ao corpo musculoso e estratégias brutas) ou "Hero Protoss" ("Herói Protoss"), 📈 é o jogador Protoss que tem sido mais consistente, vencendo BoxeR nas finais de uma OSL no alto de bônus de casino 📈 performance, e geralmente se saindo bem nos torneios.
Ele é conhecido por seu estilo sólido/padrão/seguro de jogo, com um macro impecável 📈 e uso de Psi Storms (o que acarretou o recebimento de outro apelido, "Mudang Protoss", significando Protoss xamã em Coreano, 📈 devido à misteriosa precisão do seu uso de Psionic Storms), apesar de estar se afastando disso recentemente devido à mudanças 📈 no estilo de jogo das outras raças.
Reach é conhecido por suas habilidades no PvP e PvT, com seu PvZ sendo 📈 inconsistentemente brilhante.
Park era o capitão do time KTF.
Tem estado ausente das Starleagues e ranks KeSPA por 18 meses mas recentemente 📈 retornou aos torneios profissionais de StarCraft, se qualificando para a primeira temporada do OSL de 2007.
Reach caiu desde o seu 📈 retorno e está atualmente junto com Yello no time ACE da Força Aérea Coreana.
Atualmente, Reach tem mostrado algum retorno ao 📈 conseguir vitórias impressionantes na liga profissional.
Bisu (significando "assassin's dagger", ou "adaga do assassino", em Coreano), apelidado "Ninja Toss" pelo seu 📈 uso criativo de Dark Templars, joga no mais alto nível dos profissionais.
Ele teve sucesso mediano no ShinHan OSL 2 onde 📈 ele chegou entre os melhores 16.
Bisu cresceu e de maneira indesperada venceu sAviOr por 3 a 0 em Março de 📈 2007 nas finais do GOM MSL, no alto da performance de sAviOr.
Bisu também é conhecido como o "Revolucionist" ("Revolucionista") pelo 📈 seu forte PvZ, e por mudar como os jogadores Protoss jogavam esse tipo de partida.
Ele também venceu recentemente o GOM 📈 MSL 2 de Julho de 2007, derrotando Stork por 3 a 2.
Bisu é o primeiro jogador Protoss da história a 📈 chegar ao 1° lugar no rank KeSPA.
Bisu perdeu para Mind por 3 a 1 nas finais do GOM MSL 3 📈 em Setembro e foi eliminado por Stork nas semifinais do EVER OSL.
Bisu foi eliminado no estágio de grupos do GOM 📈 MSL 4, perdendo mais notavelmente para Jaedong.
Entretanto, ele chegou às semifinais do Bacchus OSL, mas foi eliminado por Flash.
Bisu recentemente 📈 reconquistou seu prestígio após vencer free nas semifinais do ClubDay MSL, e Jangbi nas finais, clamando então seu 3° título 📈 MSL, o primeiro e único Protoss a conseguir esse feito.
Pela primeira vez na história das competições de StarCraft, dois oponentes 📈 se enfrentaram de costas um pro outro numa final, mais uma vez, Bisu venceu Jangbi por 3 a 1 na 📈 segunda temporada do torneio GOM Averatec-Intel Classic.
Inexplicavelmente, bônus de casino performance no OSL não o garantiu nenhum campeonato, o que é a 📈 única falha na bônus de casino carreira até hoje.
Bisu é conhecido pelas seus impressionantes jogos contra Zergs popularizando o "Forge" seguido de 📈 expansão rápida e a "Bisu build".
Ele esteve em 2° no ranking de Agosto de 2009 da KeSPA e é considerado 📈 como um dos melhores jogadores Protoss da história.
Seu time SKT1 também venceu bônus de casino segunda grande final na liga profissional com 📈 Bisu sendo seu melhor jogador, tendo vencido a maioria das partidas do time e tendo a melhor razão vitória/derrota de 📈 todo o torneio.
Song Byung-Gu (também conhecido por Stork), ele venceu um OSL e um WCG, e foi finalista em dois 📈 OSL e um MSL.
Ele foi o 1° no ranking KeSPA quatro vezes.
Guillaume Patry (também conhecido por Grrr...
), é um antigo 📈 jogador profissional, venceu uma Starleague, e foi o único não Coreano a vencê-la.
Kim Dong-Soo (também conhecido por Garimto) venceu a 📈 OnGameNet Starleague duas vezes antes de entrar no serviço militar.
Park Yong-Wook (também conhecido por Kingdom) venceu um OSL.
Histórico dos vencedores 📈 de torneios profissionais [ editar | editar código-fonte ]
Todos listados do mais antigo ao mais recente.
Note que muitas das Starleagues 📈 estão nomeadas seguindo os seus patrocinadores naquele ano e que os outros finalistas estão descritos em ordem decrescente.
P/T/Z depois do 📈 nome do jogador indica qual raça eles jogaram (Protoss, Terran ou Zerg, respectivamente).
Os jogadores são da Coreia do Sul, exceto 📈 quando descrito diferentemente.
Nota: Para o jogo mexicano, veja Para o jogo mexicano, veja Lotería
Típicos canhotos para escolha e registro dos 📈 números do jogo.
Loteria (português brasileiro) ou lotaria (português europeu) é uma forma de jogo que envolve o sorteio de números 📈 aleatoriamente para um prêmio.
Alguns governos proíbem as loterias, enquanto outros as endossam ao ponto de organizar uma loteria nacional ou 📈 estadual.
É comum encontrar algum grau de regulamentação da loteria por parte dos governos.
O regulamento mais comum é a proibição da 📈 venda a menores, e os vendedores devem ser licenciados para vender bilhetes de loteria.
Embora as loterias fossem comuns nos Estados 📈 Unidos e em alguns outros países durante o século XIX, no início do século XX, a maioria das formas de 📈 jogos de azar, incluindo loterias e sorteios, eram ilegais nos EUA e na maior parte da Europa, bem como em 📈 muitos outros países.
Isso permaneceu assim até bem depois da Segunda Guerra Mundial.
Na década de 1960, casinos e loterias começaram a 📈 reaparecer em todo o mundo como um meio para os governos aumentarem as receitas sem aumentar os impostos.[1][2][3]
Atualmente a responsável 📈 pelas loterias no Brasil é a Caixa Econômica Federal.
A operação exclusiva dos jogos de loteria pela Caixa Econômica Federal foi 📈 atribuída por lei, por isso, companhias privadas com estabelecimentos físicos ou online situados no Brasil, estão proibidas de fornecer jogos 📈 de loteria.[4]
Jogos do tipo lotaria em Portugal [ editar | editar código-fonte ]
Em Portugal, os jogos de sorte e azar, 📈 com exceção dos casinos físicos e online, encontram-se concessionados em exclusivo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde o 📈 dia 1 de Setembro de 1785.[5].
Hoje, o seu Departamento de Jogos além de explorar a Lotaria Clássica também o faz 📈 com a Lotaria Popular, o Totoloto, o Totobola, o Euromilhões, a Raspadinha, o Placard e o M1lhão.[6][7]Ashton, John.
A History of 📈 English Lotteries , London: Leadenhall Press 1893
, London: Leadenhall Press 1893 L'Estrange, Ewen.
Lotteries and Sweepstakes , 1932
, 1932 Ezell, John 📈 Samuel.
Fortune's Merry Wheel , Harvard University Press 1960.
, Harvard University Press 1960.Shelley, Ron.
The Lottery Encyclopedia, NY Public Library, 1986
Commons Commons 📈 possui imagens e outros ficheiros sobre
Nota: Para o jogo mexicano, veja Para o jogo mexicano, veja Lotería
Típicos canhotos para escolha 📈 e registro dos números do jogo.
Loteria (português brasileiro) ou lotaria (português europeu) é uma forma de jogo que envolve o 📈 sorteio de números aleatoriamente para um prêmio.
Alguns governos proíbem as loterias, enquanto outros as endossam ao ponto de organizar uma 📈 loteria nacional ou estadual.
É comum encontrar algum grau de regulamentação da loteria por parte dos governos.
O regulamento mais comum é 📈 a proibição da venda a menores, e os vendedores devem ser licenciados para vender bilhetes de loteria.
Embora as loterias fossem 📈 comuns nos Estados Unidos e em alguns outros países durante o século XIX, no início do século XX, a maioria 📈 das formas de jogos de azar, incluindo loterias e sorteios, eram ilegais nos EUA e na maior parte da Europa, 📈 bem como em muitos outros países.
Isso permaneceu assim até bem depois da Segunda Guerra Mundial.
Na década de 1960, casinos e 📈 loterias começaram a reaparecer em todo o mundo como um meio para os governos aumentarem as receitas sem aumentar os 📈 impostos.[1][2][3]
Atualmente a responsável pelas loterias no Brasil é a Caixa Econômica Federal.
A operação exclusiva dos jogos de loteria pela Caixa 📈 Econômica Federal foi atribuída por lei, por isso, companhias privadas com estabelecimentos físicos ou online situados no Brasil, estão proibidas 📈 de fornecer jogos de loteria.[4]
Jogos do tipo lotaria em Portugal [ editar | editar código-fonte ]
Em Portugal, os jogos de 📈 sorte e azar, com exceção dos casinos físicos e online, encontram-se concessionados em exclusivo da Santa Casa da Misericórdia de 📈 Lisboa desde o dia 1 de Setembro de 1785.[5].
Hoje, o seu Departamento de Jogos além de explorar a Lotaria Clássica 📈 também o faz com a Lotaria Popular, o Totoloto, o Totobola, o Euromilhões, a Raspadinha, o Placard e o M1lhão.[6][7]Ashton, 📈 John.
A History of English Lotteries , London: Leadenhall Press 1893
, London: Leadenhall Press 1893 L'Estrange, Ewen.
Lotteries and Sweepstakes , 1932
, 📈 1932 Ezell, John Samuel.
Fortune's Merry Wheel , Harvard University Press 1960.
, Harvard University Press 1960.Shelley, Ron.
The Lottery Encyclopedia, NY Public 📈 Library, 1986
Commons Commons possui imagens e outros ficheiros sobre