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Crianças jogando peteca
A Peteca é de uma base que concentra a maior parte de seu peso geralmente feito de borracha,📉 e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilibrio ou orientar📉 cabin fever 2024 online trajetória no ar quando arremessada.
A Peteca era muito utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal📉 durante o inverno.
História
Segundo os registros do passado, mesmo antes da chegada dos portugueses no Brasil, os nativos já jogavam peteca📉 como forma de recreação, paralelamente, aos seus cantos, suas danças e suas alegrias.
Consequentemente, nossos antepassados, através das sucessivas gerações, foram-nos📉 transmitindo essa salutar atividade.
Atualmente, milhares de aficionados, na faixa de 07 a 80 anos, ou mais, dedicam, prazerosamente, horários diários,📉 para jogar peteca, que em clubes, escolas, nas praias, nos bosques ou em quadras residenciais.
Quis o destino que, nos jogos📉 da V Olimpíada, realizados na Antuérpia, capital da Bélgica, em 1920, a título de recreação, os brasileiros que pela primeira📉 vez participavam de uma Olimpíada, levassem petecas, atraindo numerosos atletas de outros países, interessados na cabin fever 2024 online prática.
Revela-nos o registro da📉 época, que o Dr.
José Maria Castelo Branco, chefe da Delegação Brasileira, viu-se, momentaneamente, embaraçado pelos insistentes pedidos de regras formulados📉 por técnicos e atletas finlandeses que , evidentemente, demonstravam interesse pela nova atividade desportiva.
Coube a Minas Gerais a primazia de📉 dar-lhe sentido competitivo, realizando jogos internos nos clubes pioneiros de Belo Horizonte.
Em 1973, surgiram as regras da peteca, dando margem📉 para a fundação da Federação Mineira de Peteca – FEMPE, em 1975, confirmando, assim, o pioneirismo de um esporte nascido📉 e desenvolvido entre nós.
Como positivo respaldo, há muitas publicações como livros, revistas, informativos, panfletos e reportagens que enfatizam as vantagens📉 da prática desse esporte e que pode ser jogado por crianças e adultos sem limite de idade, sendo sadio e📉 atraente para os dois sexos, sem choques, sem acidentes cuja velocidade é decorrente da homogeneidade dos contendores.
Assim, em 1978, o📉 Mobral, editou o livreto "Vamos Jogar Peteca", admirável publicação dos técnicos do Centro Cultural e do Grupo Executivo da Campanha📉 "Esporte Para Todos" – GECET, do Ministério da Educação, sob a supervisão da Profª.
Maria Luíza Gonçalves Cavalcanti.
Posteriormente, também a Secretaria📉 de Educação Física e Desporto do MEC, teve uma parcela de marcante colaboração, divulgando essa prática em todo o território📉 nacional, com sucesso.
Oficialização e Codificação das Regras
Finalmente, fazia-se necessário oficializar o jogo e, em seguida, codificar cabin fever 2024 online regras, de modo📉 a evitar as dúvidas na interpretação.
Aqui cabe exaltar, mais uma vez, os esforços do benemérito Outorgantino Magalhães Dias, o Tote,📉 que depois de uma luta incessante, viu aprovada a oficialização do esporte, na Segunda Sessão do Plenário, do Conselho Nacional📉 de Desporto – CND, conforme Deliberação n° 15/85 de 17 de agosto de 1985, em Brasília, cabendo à Confederação Brasileira📉 de Desporto Terrestres – CBDT, o dever de codificar e estruturar o desporto como determina a lei.
Consequentemente, em 01 de📉 abril de 1986, a CBDT nomeou o desportista Walter José dos Santos, para dirigir seu Departamento de Peteca, codificar as📉 regras e regulamentos para possibilitar em 1987, a realização do Primeiro Campeonato Brasileiro de Peteca.
No dia 06 de novembro de📉 1986, realizou-se, em Belo Horizonte, a primeira reunião especialmente convocada para o estudo das providências, decorrido o tempo para consultas📉 e estudos, a 23 de fevereiro de 1987, foi realizada a reunião final para definir o texto das Regras, também📉 em Belo Horizonte, sob a direção do Diretor da CBDT, participando da mesma o Presidente da Federação Brasiliense de Peteca,📉 Luiz Astolfo de Andrade Tiburcio e o Presidente Paulista de Peteca, Mário Meirelles.
Em 1995, sob a direção do Presidente da📉 Confederação Brasileira de Desporto Terrestres, Nilton Seixas Necchi, e do Diretor do Departamento de Peteca da CBDT, Antônio José Magnavacca,📉 do Presidente da Federação Mineira de Peteca, Inimá Rodrigues de Souza, e do Presidente da Federação Brasiliense de Peteca Luiz📉 Astolfo A.
Tiburcio, foram introduzidas alterações visando tornar o jogo mais competitivo e atraente.
Entre essas alterações destaca-se a tomada de saque📉 com a fixação de tempo para a conquista do ponto.
O Esporte
O jogo de Peteca guarda certas semelhanças com o voleibol📉 e o Badminton, pelo fato de jogar-se, como estes, em um campo dividido por uma rede.
O elemento principal do jogo📉 é a peteca, que se golpeia com mão.
A popularidade da peteca como jogo de tempo livre tem crescido constantemente em📉 alguns países europeus, como a Alemanha, onde, para o esporte, existem três federações diferentes.
O jogo consiste em dois ou mais📉 participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que ela📉 toque o solo numa área definida.
É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem o estado📉 de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas📉 de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.
Como Competição
Da rua, da grama ou da areia para as📉 quadras, transformando essa recreação em competição, só aconteceu em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte, na década de 40,📉 porém muito timidamente.
Felizmente, na década de 70, milhares de homens e mulheres, velhos e moços, passaram a praticá-1a, diuturnamente, seguindo📉 as suas regras devidamente regulamentadas.
Vantagens do Jogo de Peteca
É um esporte aeróbico, portanto, aumenta a apitidao física de seus praticantes;
Requer📉 espaço pequeno para a cabin fever 2024 online prática;
Esporte de massas, pois nao há limites de idade (mesmo como competição);
É um esporte barato📉 para se praticar;
Esporte salutar, movimentado e agradável, proporcionando grande satisfagao a quem o prática;
Esporte que aprimora os reflexos, o golpe📉 de vista e a vigilâcia;
Esporte que é "máquina de se fazer amigos";
Para os torneios, copas e campeonatos, são estabelecidos padrões📉 limitativos de idade; Infantis, Juvenis e Adultos;
Excelente meio de descarga psicológica para tensões e frustrações;
Utilizado como recreação é muito útil📉 como passatempo, alegre, agradáve1 e descontraído.
Definição do Jogo de Peteca
Colocados os jogadores na quadra, um deles inicía o jogo com📉 um saque, ou seja, postado atrás da linha de fundo ele segura a peteca com uma mão, batendo nela com📉 a outra, a fim de jogá-la, por cima da rede, para o campo adversário.
0 adversário deve, então, rebater a peteca,📉 devolvendo-a, também, por cima da rede mas, com apenas um toque, como no jogo de tênis de campo ou mesa.
Resumindo:
Posta📉 a peteca em jogo, através do saque, ela vai sendo jogada de um adversáio para o outro até que seja📉 marcado um ponto.
Este é conseguido quando: a peteca cair no chao, dentre os limites da quadra, ou quando o adversáio📉 que recebeu o saque, a rebate na rede ou fora dos limites da quadra ou quando o adversário comete alguma📉 falta técnica.
O jogador consegue o ponto, ou a vantagem, quando nao deixa a peteca cair em seu campo, ou não📉 aconteceu nenhuma falta técnica (toque na rede, invasao da linha central, condução etc.
), ou ainda, quando o adversáio não consegue📉 rebate-la, ou se consegue, não a devolve dentro dos limites do campo adversáio, porque bateu na rede ou foi fora📉 dos limites da quadra.
Para disputa do ponto seguinte, o jogador que conseguiu o ponto, inicia nova disputa de ponto através📉 de um novo saque.
TIPOS DE REBATIDAS (TOQUES)
Batida básica ou batida por cima com os pés no chão;
Batida por baixo (quando📉 a peteca vem muito baixa ou muito próxima da rede);
Batida saltando (mais agressivo com maior poder ofensivo, porém, exige grande📉 esforço físico).
TÁTICA DO JOGONão errar;
Preparar o ponto sem precipitação, criando a oportunidade adequada;Antecipar a jogada;
Explorar o lado fraco do adversáio;
Tomar📉 a iniciativa do jogo;
Usar seus pontos fortes (aquelas jogadas que executa bem);
Dosar o esforqo físico;
Não jogar a peteca na mão📉 dos adversáios (peteca a meia altura).
Origem
Em relação à peteca, alguns especialistas apontam a origem estritamente brasileira, proveniente de tribos tupis📉 do Brasil e que se expandem em regiões densamente populadas pelos indígenas, como Minas Gerais.
Considerada a partir de 1985 como📉 esporte oficial, genuinamente brasileiro, a peteca, antes confeccionada em palha de milho, com enchimento de areia ou serragem, e com📉 penas de galinha, hoje aparece padronizada com rodelas de borracha sobrepostas e quatro penas brancas de peru.
A enciclopédia Mirador Internacional📉 (1976, p.
1344) afirma ser a peteca uma espécie de bola achatada de couro ou palha, em que se enfiam penas,📉 cuja origem é indígena (em tupi, bater é peteca, em guarani, é petez).
Brinquedo de inverno no Brasil, seu uso coincide📉 com a colheita de milho e com as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.
Depoimentos de Manoel Tubino📉 reafirmam essa origem, chamando a atenção para cabin fever 2024 online disseminação em Minas Gerais, a partir de 1931, em reduto antigamente habitado📉 por indígenas (Folha de S.Paulo, 2-6-87).
Entretanto, Grunfeld (1979, p.
254), na obra Jeux du Monde, refere-se à peteca como um jogo📉 que se lança de um para o outro com uma bola munida de penachos ou plumas, que se pratica na📉 China, Japão, Coréia, há mais de 2000 anos.
Afirma que antigamente se usava tal jogo para treinamento militar.
Pensava-se que tal tipo📉 de jogo melhorava as habilidades físicas do soldado.
Na Coréia, os mercadores ambulantes jogavam as petecas uns para os outros pra📉 se aquecerem do frio.
Uma versão menos prática do jogo é aquela em que se utilizam palhetas de madeiras, as raquetes.
Em📉 certos desenhos da Grécia clássica, encontra-se um jogo similar ao da raquete ou peteca.
Em alguns países, é um jogo tradicional📉 para meninas; no Japão ele faz parte das celebrações do ano novo, e na Inglaterra, sob a Dinastia dos Tudor,📉 servia para pedir graças.
O Jogo da Peteca
De origem indígena, este jogo teve cabin fever 2024 online prática regulamentada, por muitos anos, nos Clubes📉 América e Regatas São Cristóvão do Rio de Janeiro.
Conta-se que, em 1928, nas Olimpíadas de Antuérpia, os brasileiros exibiram esse📉 jogo, desconhecido dos europeus, causando-lhes tão boa impressão que foi solicitada, ao médico esportivo Dr.
José Maria de Melo Castelo Branco,📉 cabin fever 2024 online regulamentação.
Enviada posteriormente, tornou-se, o jogo, mais difundido na Finlândia do que no Brasil, conforme declaração de atletas, em recente📉 visita ao país.
É comum, em clubes esportivos e nas praias, indivíduos se reunirem em círculo, tendo ao centro um elemento📉 que recebe e distribui a peteca aos demais.
O do centro é substituído pelo que deixa a peteca cair.
O objetivo é📉 mantê-la em trajetórias aéreas, impulsionada pela palma das mãos.
São realizadas, também, competições rudimentares, em grupos de 2 a 3 elementos,📉 em cada campo, separados por um cordel esticado, contando ponto quanto a peteca não é rebatida e vai ao chão.
Competição📉 RegulamentadaCampo
O campo é representado por dois retângulos de 10 m de largura, por 20 m de fundo e separados por📉 uma zona neutra, medindo 3 m.
Duas redes, de 1 m de altura e 10,5 m de comprimento, limitam esta zona.
Um📉 poste de 5 m de altura será colocado em um dos lados da zona neutra, com uma verga, destinada a📉 assinalar a altura dos 5 m.
A deficiência de material ou de espaço permite-nos adotar a quadra de voleibol: uma rede📉 ou um cordel deve ser estendido entre os postes, a 1 m de altura; a 1,5 m da rede ou📉 cordel, de cada lado, demarcam-se linhas que constituirão a zona neutra.
Peteca
A peteca deve ser de pelica ou de couro maciço,📉 cheia de crina animal ou de serragem, medindo o seu corpo 8 cm de diâmetro, tendo o peso variável de📉 75 a 85 gramas.
Para moças e crianças, pode ser usada a peteca de 65 gramas.
Atualmente, há petecas de fácil confecção,📉 como as de disco de borracha, as quais também poderão ser usadas.
Equipes
Os jogos oficiais são efetuados com equipes constituídas por📉 5 elementos, que serão assim distribuídos: dois atacantes, na frente; dois defensores atrás e um sacador, no centro; ou ainda,📉 dois na frente, dois no centro e um atrás.
Executado o saque, os jogadores colocam-se em posição que a tática melhor📉 recomendar.
Juizes
Nas competições oficiais, haverá um árbitro, um apontador, um fiscal e dois juizes de linha.
Partidas
Sorteado o campo ou o saque,📉 o vencedor escolhe um ou outro, iniciando-se o jogo pelo jogador central, que dará o saque.
Este deve ser dado de📉 baixo para cima, de modo que a peteca passe sobre a rede, no mínimo a uma altura correspondente ao ombro📉 dos jogadores adversários.
No momento do saque, os atacantes adversários não devem se colocar aquém da linha média do seu campo;📉 a peteca deve, no saque, ultrapassar essa linha média, no mínimo à altura dos ombros dos jogadores adversários, e cair📉 dentro do campo, quando será o lance considerado válido.
Quando cair fora das linhas que limitam o campo ou passar a📉 uma altura abaixo da linha dos ombros dos jogadores, o saque não será válido.
Três saques maus correspondem à perda de📉 um ponto, pela equipe sacadora.
Com exceção do saque, os demais lances poderão ser executados à vontade, uma vez que o📉 arremêsso não seja de cima para baixo.
Conta-se um ponto e perde o saque toda vez que um grupo não rebater📉 a peteca, deixando-a tocar o solo dentro de seu campo, ou então, quando um dos jogadores cometer uma das seguintes📉 faltas:
a) Bater ou tocar na peteca mais de três vezes consecutivas;
b) Prendê-la entre os dedos, contra o corpo ou qualquer📉 objeto;
c) Arremessá-la além das linhas que limitam o campo;
d) Tocar o corpo ou a peteca na rede ou corda;
e) Arremessar📉 ou defender a peteca com as duas mãos;
f) Tocá-la depois de rebatida três vezes, no próprio campo, sem ser devolvida;
g)📉 Tocar com o corpo o solo ou qualquer objeto fora das linhas laterais, finais ou zona neutra;
h) Passar a mão📉 por cima da rede;
i) Deixar o campo sem prévia licença do árbitro.
Em caso de dúvida quanto à validade de um📉 ponto marcado, volte-se o saque (novo saque).
Tática de jogo
A tática de jogo resulta do domínio da peteca com qualquer das📉 mãos.
Em geral, os jogadores que recebem o saque são os da defesa, os quais devem passá-la, rapidamente, para os atacantes📉 que se incumbem de devolvê-la ao campo contrário, procurando atirar no lugar em que seja mais difícil de ser recebida,📉 isto é, procurando deslocar um dos jogadores adversários ou aproveitar uma posição adotada pelo grupo adversário; ou ainda, descobrir o📉 ponto fraco ou pontos fracos (jogadores menos hábeis) e arremessar, especialmente, contra eles, a peteca.
Regras OficiaisRegra nº 1.
0 Da📉 quadra, suas dimensões e equipamentos1.
1 A quadra tem a dimensão de 15 metros por 7,50 metros para o jogo📉 de duplas e de 15 metros por 5 metros para o jogo individual.1.
2 O piso da quadra, quando for📉 de cimento, deve ter cabin fever 2024 online superfície uniforme e, de preferência, ligeiramente áspera, a fim de facilitar a movimentação segura dos📉 atletas.1.
3 A quadra deve ser delimitada por linhas com 5 cm de largura.1.3.
1 As linhas demarcatórias fazem parte📉 integrante da quadra.1.
4 Linha central é aquela que divide a quadra ao meio e deve ter 5 cm de📉 largura.1.
5 A área de jogo da quadra deve ter, preferencialmente, a cor verde, e as linhas demarcatórias, a cor📉 branca, podendo ser aceitas outras cores, desde que não prejudiquem a realização do jogo.1.
6 Em toda e qualquer competição📉 oficial, devem ser colocadas fitas sinalizadoras de limite da quadra nas linhas de fundo e também nas linhas laterais.1.6.
1 📉 Quando estiverem instaladas, as fitas sinalizadoras assumem os limites da quadra.Regra nº 2.
0 Da rede, suas dimensões, acessórios, cores,📉 posição e postes2.
1 A rede tem a dimensão de 7,80 metros de comprimento por 60 cm de largura e📉 os quadrados da malha devem medir aproximadamente 4 cm por 4 cm, devendo ser tecida com nylon ou material similar,📉 com debrum de 5 cm de largura como acabamento na parte superior.2.
2 A rede deve ter, preferencialmente, a cor📉 amarela, podendo ser aceitas outras cores, desde que não prejudiquem a realização do jogo.2.
3 A rede deve ser instalada📉 numa altura uniforme de 2,43 metros para jogos da categoria Masculino e 2,24 metros para o Feminino.2.3.
1 Para jogos📉 da faixa etária masculina até 12 anos, a rede deve ser instalada na altura uniforme de 2,24 metros.2.
4 É📉 permitida uma variação máxima de dois centímetros na altura da rede, entre seu ponto central e os pontos laterais que📉 coincidem com a projeção vertical das linhas laterais.2.
5 Os postes destinados à sustentação da rede devem estar fixados a,📉 no mínimo, 50 cm de distância das linhas laterais.2.
6 Por medida de segurança, é obrigatória a instalação de proteção📉 nos postes laterais de sustentação da rede durante a realização de partidas de competições oficiais.Regra nº 3.
0 Da peteca,📉 suas dimensões, peso e material3.
1 O diâmetro da base da peteca deve ter entre 5 cm a 5,2 cm📉 e cabin fever 2024 online altura total deve ser de 20 cm, incluindo as penas.3.
2 O peso da peteca deve ser de📉 40 a 42 gramas, aproximadamente.3.
3 As penas devem ser brancas, em número de quatro, montadas paralelamente duas a duas,📉 de modo que o quadrado formado caiba num círculo ideal com diâmetro de aproximadamente 5 cm.3.
4 As penas podem📉 ter outra coloração nas situações em que a cor branca prejudicar a visibilidade dos jogadores ou de meios de gravação.3.
5📉 A base deve ser construída com discos de borracha, montados em camadas sobrepostas.Regra nº 4.
0 Da arbitragem, do📉 árbitro e seus auxiliares4.
1 A equipe de arbitragem é composta, para cada jogo, de um árbitro principal, um árbitro📉 auxiliar e um mesário, responsável pelas anotações na súmula e cronometragem do tempo do jogo.4.1.
1 A súmula de um📉 jogo não pode ser rasurada e, em casos de equívoco e necessidade de alteração de anotação, o mesário deve se📉 dirigir à Mesa da Comissão Organizadora, nos intervalos ou no final do jogo, para obter a homologação das anotações corretas.4.1.
2📉 Os árbitros e seus auxiliares, inclusive o mesário, devem estar uniformizados para o exercício de suas funções.4.
2 O📉 árbitro principal dirige o jogo e suas decisões são soberanas.4.
3 Compete ao árbitro principal conduzir o jogo com precisão,📉 registrando as ocorrências em cada set e fazendo, em conjunto com um auxiliar, a contagem dos pontos em voz alta,📉 quando não houver placar para o público.4.
4 Para os jogos oficiais, caberá à Confederação Brasileira de Peteca ou às📉 entidades regionais de administração do desporto a indicação dos árbitros e seus auxiliares, com as mesmas atribuições definidas no item📉 4.3 supra.4.
5 Para os jogos amistosos, os árbitros serão escolhidos pelos organizadores, preferencialmente entre aqueles homologados pela CBP ou📉 pelas entidades regionais de administração do desporto.4.
6 Os árbitros devem sinalizar os eventos de um jogo de acordo com📉 a convenção adotada pela CBP.4.
7 Em circunstâncias especiais que se justifiquem, a critério da organização do evento, a equipe📉 de arbitragem pode ser composta somente do árbitro principal e de um auxiliar.4.
8 Os árbitros e seus auxiliares oficialmente📉 escalados não podem ser recusados por atletas, seus clubes ou entidades regionais de administração do desporto a que pertencem.4.8.
1 📉 A critério da Comissão Organizadora de uma competição, integrantes da equipe de arbitragem podem ser substituídos no decorrer de uma📉 partida.4.
9 Somente o capitão ou o técnico da equipe tem direito de dirigir-se, sempre de forma educada, ao árbitro📉 e seus auxiliares para pedido de tempo ou qualquer explicação a respeito do jogo.Regra nº 5.
0 Da formação das📉 duplas, dos atletas e limites de inscrição5.
1 O desporto da peteca é um jogo para ser disputado por duplas📉 ou por equipes compostas por um único atleta (simples).5.1.
1 O Regulamento de cada competição deve definir a forma de📉 composição das equipes, se duplas ou simples.5.
2 Para a formação das equipes masculinas das categorias até 49 anos podem📉 ser inscritos apenas dois atletas e para as categorias de 50 anos em diante (Veteranos) podem ser inscritos até três📉 atletas.5.
3 Para a formação das equipes femininas das categorias até 49 anos podem ser inscritas apenas duas atletas e📉 para as da categoria de 50 anos em diante podem ser inscritas até três atletas.5.
4 Os atletas devem comparecer📉 aos jogos trajando uniforme composto de camisa ou camiseta, calção para o masculino, bermuda ou short para o feminino, meias📉 e tênis.5.
5 As camisas ou camisetas e os calções, bermudas ou shorts devem ser iguais para os integrantes da📉 equipe e as meias devem ser da mesma cor, podendo ser desprezados os detalhes.5.
6 Os atletas devem se apresentar📉 para o jogo com seus uniformes limpos e bem cuidados.5.
7 As equipes devem se apresentar à Mesa da Comissão📉 Organizadora, para a identificação, assinatura de súmula e indicação de seu capitão, com no mínimo quinze minutos de antecedência em📉 relação ao horário estipulado para o início da partida.5.
8 O jogo de duplas não pode ser realizado com apenas📉 um atleta.5.
9 Nas equipes compostas por três atletas, conforme definido nos itens 5.2 e 5.
3, o jogo poderá ser📉 iniciado com dois deles presentes no horário estipulado, podendo o terceiro habilitar-se na Mesa após o início da partida.5.
10 📉 Atletas não inscritos não podem participar do jogo.Regra nº 6.
0 Da vantagem na tomada do saque6.
1 Fica instituída📉 a vantagem na tomada do saque em cada set, sendo que a equipe que sacou tem o tempo de vinte📉 quatro segundos para a conquista do ponto em disputa.6.
2 Nos dois primeiros sets, durante o tempo de vinte quatro📉 segundos, a equipe detentora da vantagem não perde ponto pelo erro, somente transferindo o saque para a equipe adversária, que📉 passa a ter a vantagem.6.
3 No terceiro set, quando houver, durante o tempo de vinte quatro segundos, a equipe📉 detentora da vantagem perde ponto pelo erro ou pelo término dos vinte quatro segundos, e transfere o saque para a📉 equipe adversária, que passa a ter a vantagem6.3.
1 A equipe vencedora do ponto continua sacando até que essa situação📉 mude ou que o jogo termine.6.3.
2 A contagem de vinte quatro segundos será sempre reiniciada depois de cada ponto📉 conquistado, até que a equipe adversária retome o direito do saque.Regra nº 7.
0 Do jogo, dos sets, pontuação, tempo,📉 desempate e troca de lado7.
1 O atleta deve conhecer as regras do desporto da peteca e cumpri-las com rigor.7.
2📉 A partida é definida em melhor de três sets, consagrando-se vencedora a equipe que ganhar dois sets.7.
3 Os📉 dois primeiros sets têm o tempo-limite de dezesseis minutos cronometrados de peteca em jogo, ou doze pontos, prevalecendo a condição📉 que primeiro ocorrer, sendo necessário apenas um ponto de diferença para a definição de qualquer um dos dois primeiros sets.7.
4📉 É considerada vencedora do set a equipe que:7.4.
1 Nos dois primeiros sets, completar doze pontos antes do término📉 do tempo total de dezesseis minutos.7.4.
2 Nos dois primeiros sets, tiver pelo menos um ponto de vantagem quando terminar📉 o tempo total de dezesseis minutos.7.
5 Se, nos dois primeiros sets, o tempo total de dezesseis minutos se esgotar📉 e uma das equipes estiver em vantagem no placar, o árbitro encerra o set, ainda que não tenha se esgotado📉 o tempo de vinte quatro segundos da vantagem, valendo os pontos até então registrados.7.
6 Se, em qualquer um dos📉 dois primeiros sets, o tempo total de dezesseis minutos se esgotar e o placar estiver empatado, ainda que não tenha📉 se esgotado o tempo de vinte quatro segundos da vantagem de uma das equipes, o set é encerrado pelo árbitro📉 por decurso do tempo total.7.6.
1 Para definição do vencedor, as equipes permanecem na quadra na mesma posição em que📉 estão jogando, devendo ser iniciada nova disputa do ponto definidor em tempos consecutivos de vinte quatro segundos de vantagem.7.6.
2 📉 Para definir quem começa sacando, o árbitro faz imediatamente um sorteio.7.6.
3 É considerada vencedora do set, nos dois primeiros📉 sets, a equipe que fizer o primeiro ponto, respeitando-se o rodízio da vantagem a cada vinte quatro segundos.7.6.
4 Se,📉 nessa hipótese, o jogo ficar empatado em sets, um novo sorteio é feito para definir a escolha da vantagem ou📉 da quadra para disputa do terceiro set.7.
7 O terceiro set ou tie-break, quando houver, será disputado no sistema de📉 ponto corrido, com vantagem de vinte quatro segundos sem cômputo de tempo total, sagrando-se vencedora a equipe que primeiro fizer📉 12 pontos, sendo necessários dois pontos de diferença para essa definição.7.7.
1 A equipe detentora da vantagem tem vinte quatro📉 segundos para a concretização do ponto e, caso não o faça, será contado ponto para a equipe adversária, que então📉 passa a ter a vantagem.7.7.
2 Se o placar chegar a 12×11, o set terminará obrigatoriamente numa das seguintes possibilidades:📉 13×11, 14×12; 15×13, 16×14, 17×15 ou 17×16.7.
8 Em caso de força maior ou de necessidade justificada, a critério da📉 CBP ou das entidades regionais de administração do desporto, o número de pontos, o tempo de jogo e o número📉 de sets podem ser modificados antes do início das competições ou no decorrer de suas fases, não implicando, dessa forma,📉 desrespeito ao regulamento.7.
9 A escolha da quadra deve obedecer à seguinte ordem:7.9.
1 No primeiro set os capitães tiram📉 a sorte para opção de escolha da quadra ou do saque, sendo que quem escolhe uma alternativa cede a outra.7.9.
2📉 No segundo set não deve haver troca de posições e as equipes permanecem na quadra como terminaram o primeiro📉 set, mas o saque passa à equipe que não iniciou sacando.7.9.
3 No terceiro set, quando houver, o árbitro principal📉 procede a novo sorteio para escolha da quadra ou do saque.7.
10 Nos dois primeiros sets, as equipes trocam automaticamente📉 de lado na quadra assim que uma delas atingir a contagem de seis pontos ou o tempo alcançar oito minutos.7.10.
1📉 No terceiro set, quando houver, as equipes trocam de lado na quadra assim que uma delas atingir seis pontos.7.10.
2📉 Se na disputa de um set o tempo chegar a oito minutos e a peteca estiver em jogo, o📉 árbitro aguarda a definição do lance ou o término dos vinte quatro segundos de vantagem para determinar a mudança de📉 lado da quadra, e o set se resolve no tempo que faltar para completar o total de dezesseis minutos, quando📉 for o caso.7.10.
3 Na troca de lado da quadra pelas equipes é obrigatório um tempo técnico de um minuto.7.
11📉 Os pontos são assinalados pelo árbitro principal ou seu auxiliar.7.
12 O ponto em disputa somente se define por📉 decurso do tempo de ataque ou quando a peteca tiver caído no chão, independendo se ela vier a cair fora📉 dos limites da quadra ou na própria quadra de quem a tocou.7.12.
1 Comete falta o atleta que, nessa circunstância,📉 tocá-la antes dessa definição.7.12.
2 Se a peteca tocada passar por baixo da rede e, de forma inequívoca, não restar📉 dúvida sobre a definição do ponto, o árbitro deve encerrar a disputa do ponto assim que ela cruzar o plano📉 ideal projetado pela rede.7.
13 O árbitro principal anunciará o placar após a definição de cada ponto, preservando-se, dessa maneira,📉 a ordem e a segurança na contagem dos pontos, ficando proibidas quaisquer anotações de pontos na súmula sem seu pleno📉 conhecimento.7.13.
1 A responsabilidade pelo anúncio de cada ponto do placar pode ser transferida pelo árbitro principal a qualquer um📉 de seus auxiliares, ficando dispensada quando houver placar para o público.7.
14 Cada equipe pode pedir, em cada set, no📉 máximo dois tempos de um minuto cada um.7.
15 No pedido de tempo por uma equipe, o árbitro principal concede📉 uma interrupção na partida, com a duração máxima de um minuto, desde que a peteca esteja fora de jogo.7.
16 📉 Durante a partida, se a equipe for composta por um trio, é permitido o rodízio ilimitado entre os seus três📉 atletas, desde que a peteca esteja fora de jogo.7.16.
1 O rodízio dos atletas independe de autorização do árbitro.7.
17 📉 Durante a partida, quando for o caso, o terceiro atleta e o treinador devem permanecer sentados no banco de reserva,📉 ou de pé na área previamente determinada pelo árbitro principal, e não podem dar instruções aos atletas de cabin fever 2024 online equipe,📉 salvo quando houver pedido de tempo.7.
18 É de três minutos o tempo de intervalo entre os sets de uma📉 partida.7.
19 As equipes têm direito a, no máximo, cinco minutos para aquecimento na quadra antes do início da partida.Regra📉 nº 8.
0 Das interrupções do jogo e da lesão de jogadores8.
1 Nas situações imprevistas, a critério do árbitro,📉 o jogo pode ser interrompido e, quando for reiniciada a disputa do ponto, o saque pertencerá à equipe que detinha📉 a vantagem, com direito ao tempo restante dos vinte quatro segundos e do tempo total.8.1.
1 Se a paralisação for📉 inferior a trinta minutos, o jogo tem seqüência normal, mantendo-se os resultados até ali registrados.8.1.
2 Se o jogo não📉 puder ser reiniciado dentro do tempo de trinta minutos, contado a partir do início da paralisação, a Comissão Organizadora deve📉 marcar novo horário e data, dentro do evento, para cabin fever 2024 online complementação, prevalecendo o resultado do set ou sets concluídos até📉 o momento da interrupção, e recomeçando a partida com o resultado e tempos até então anotados.8.
2 No caso de📉 contusão ou problema de saúde de um atleta, é concedido até um minuto de interrupção para cabin fever 2024 online substituição, quando a📉 equipe contar com o terceiro atleta, e até cinco minutos, se a equipe for uma dupla, para que o atleta📉 com problema possa recuperar a condição de jogo.8.2.
1 Se a equipe for composta de três atletas e um deles📉 não puder continuar jogando, o jogo terá prosseguimento normal com a entrada do terceiro atleta.8.2.
2 Se a equipe contar📉 com apenas dois atletas, se se esgotar o tempo de interrupção de cinco minutos e um dos atletas continuar impossibilitado📉 de jogar, é encerrado o set, sendo considerado seu vencedor a equipe adversária pelo placar de doze a zero.Regra nº📉 9.
0 Do saque, infrações, repetição, pontos para o adversário, disposições gerais9.
1 O saque é a colocação da peteca📉 em jogo, imediatamente após a autorização do árbitro para início da partida ou da disputa de um ponto.9.1.
1 No📉 saque, a peteca deve ser batida com uma das mãos e arremessada por cima da rede para o campo do📉 adversário.9.
2 Para o saque, o atleta deve se colocar fora da quadra, atrás da linha de fundo e dentro📉 da projeção das linhas laterais, podendo escolher a posição que lhe convier dentro desses limites.9.
3 Se, no ato de📉 sacar, a peteca cair da mão do atleta sem ter sido tocada, o saque deve ser repetido.9.
4 O saque📉 pode ser dado, indiferentemente, por qualquer um dos atletas participantes do jogo.9.
5 O saque pertence sempre à equipe que:9.5.
1📉 Vencer o ponto em disputa.9.5.
2 Recuperar a vantagem quando a equipe detentora do saque não concretizar o ponto📉 em disputa no tempo de vinte quatro segundos.9.5.
3 Tiver a reversão da vantagem determinada pelo árbitro em razão de📉 falta ou infração disciplinar da equipe adversária.Regra nº 10.
0 Das infrações do saque10.
1 O saque é revertido à📉 equipe adversária:10.1.
1 Quando a peteca não chegar ao campo do adversário.10.1.
2 Quando a peteca passar por baixo da📉 rede.10.1.
3 Quando a peteca passar por cima da rede, mas fora da projeção das linhas demarcatórias laterais.10.1.
4 Quando📉 a peteca cair fora dos limites da quadra.10.1.
5 Quando a peteca for carregada ou conduzida.10.1.
6 Quando o atleta📉 sacar de dentro dos limites da quadra, incluindo-se neles as linhas demarcatórias.10.1.
7 Quando o atleta sacar de fora da📉 área delimitada pelo prolongamento das linhas demarcatórias laterais, ainda que com parte de seu corpo.10.1.
8 Quando a peteca tocar📉 no atleta da mesma equipe antes de passar para o campo do adversário.10.1.
9 Quando a peteca, em seu trajeto📉 aéreo, tocar em qualquer objeto fixo antes de poder ser defendida pelo adversário (teto de quadras cobertas, etc.).Regra 11.
0 📉 Dos toques, conseqüências e interpretações diversas11.
1 No decorrer do jogo, em qualquer circunstância, a peteca só pode ser batida📉 com uma das mãos, uma única vez e por um único atleta.11.
2 A peteca que, durante o jogo, toca📉 na fita superior da rede ultrapassando-a, inclusive no saque, é considerada em jogo.11.
3 Se numa jogada, inclusive no saque,📉 a peteca tocar a fita superior, ultrapassar a rede e nela ficar dependurada, sem cair no chão, o saque volta📉 para a equipe detentora da vantagem e o árbitro principal considera os segundos até então decorridos.11.3.
1 Se numa jogada,📉 inclusive no saque, a peteca tocar a rede na cabin fever 2024 online parte superior e, sem cair no chão, nela ficar dependurada📉 do lado da equipe que fez o toque, o saque é revertido para a outra equipe, com a contagem de📉 ponto, se for o caso.Regra 12.0 Das faltas12.
1 São as seguintes as faltas registradas que contam ponto ou📉 reversão do saque a favor da equipe adversária:12.1.
1 A invasão superior, que consiste na passagem de uma ou das📉 duas mãos por cima da rede.12.1.
2 O toque na peteca por um atleta com as duas mãos ou pelos📉 dois atletas, ao mesmo tempo, com qualquer uma de suas as mãos.12.1.
3 A carregada ou a condução da peteca.12.1.
4📉 A ultrapassagem da linha central da quadra e de cabin fever 2024 online projeção vertical por qualquer parte do corpo, inclusive os📉 pés.Regra 13.
0 Das infrações disciplinares e da expulsão do jogador13.
1 São as seguintes as infrações disciplinares registradas que📉 contam ponto ou reversão do saque a favor da equipe adversária:13.1.
1 Quando o atleta chutar a peteca.13.1.
2 Quando📉 o atleta praticar ato de desrespeito ao árbitro e seus auxiliares, adversários, membros da organização e público presente.13.1.
3 Quando📉 o atleta não aceitar a decisão do árbitro.13.1.
4 Quando o atleta tiver conduta antiesportiva, a critério do árbitro.13.1.
5 📉 Quando o atleta abandonar o local do jogo, sem autorização do árbitro.13.1.
6 Quando o atleta praticar ato ofensivo caracterizado📉 como preconceito racial, econômico, religioso, ideológico, etc.13.
2 Em todas as infrações disciplinares, o infrator é passível das seguintes punições:13.2.
1📉 Advertência (cartão amarelo).13.2.
2 Expulsão do jogo (cartão vermelho).13.
3 O atleta recebe obrigatoriamente o cartão vermelho, com a📉 consequente expulsão, quando, já tendo na partida recebido cartão amarelo, comete nova infração disciplinar passível de punição.13.3.
1 A pena📉 de aplicação de cartão amarelo ao atleta numa partida não é transferida para outras partidas.13.
4 Numa equipe composta por📉 três atletas, o atleta expulso pode ser substituído e a partida tem curso normal.13.
5 Se a equipe for composta📉 por somente dois atletas e um deles for expulso, o set e a partida são encerrados, devendo ser consideradas as📉 condições estabelecidas nos três seguintes subitens.13.5.
1 O set ou os sets já disputados são considerados válidos e têm sua📉 pontuação confirmada.13.5.
2 O set em disputa é encerrado e é atribuído o placar de 12×0 para a equipe adversária.13.5.
3📉 Ao set ainda não disputado é atribuído o placar de 12×0 para a equipe adversária.13.
6 O atleta expulso📉 numa partida pode jogar a partida ou partidas seguintes da tabela de uma competição.13.6.
1 Em razão dos fatos e📉 atos que motivaram a cabin fever 2024 online expulsão ou de representação da Procuradoria da Justiça Desportiva, o atleta expulso fica sujeito ao📉 julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no caso de eventos organizados pela CBP, ou pelos Tribunais de Justiça Desportiva,📉 no caso de eventos organizados no âmbito das entidades regionais de administração do desporto.13.6.
2 O atleta que tiver uma📉 segunda expulsão num mesmo campeonato fica automaticamente excluído da competição.13.6.2.
1 Se a equipe for composta por dois atletas e📉 um deles for expulso pela segunda vez, essa equipe será penalizada com WO no caso de ter mais jogos na📉 competição.13.6.2.
2 Se a equipe for composta por três atletas e um deles for expulso pela segunda vez e excluído📉 da competição, essa equipe pode continuar na disputa com os dois atletas remanescentes13.
7 A equipe penalizada com WO em📉 qualquer fase da competição não pode continuar na disputa, independentemente dos motivos de cabin fever 2024 online ausência, inclusive os casos fortuitos ou📉 de força maior.13.7.
1 Quando uma equipe for eliminada da competição, seja qual for a circunstância, os resultados dos jogos📉 por ela realizados devem ser desprezados, e o placar desses jogos deve ser de dois sets a zero, com placar📉 de doze a zero, com vantagem para o adversário ou adversários.13.
8 O atleta inscrito que não comparecer à competição📉 deve apresentar justificativa formal de cabin fever 2024 online ausência e pode sujeitar-se às sanções previstas no Regimento Interno da Confederação Brasileira de📉 Peteca.13.8.
1 É passível de multa, conforme disposições do Regimento Interno da CBP, a entidade representada pelo atleta que faltar📉 à competição em que foi inscrito.Regra nº 14.
0 Da divisão das categorias por faixas etárias14.
1 As equipes, de📉 acordo com a faixa etária dos jogadores, agrupam-se nas seguintes categorias:14.1.
1 FemininoMirim Até 12 anos
Infantil De 13 a 16📉 anos
Juvenil De 17 a 20 anos
Adulto De 21 a 29 anos
Sênior De 30 a 39 anos
Máster De 40 a 49📉 anos
Veteranos De 50 anos em diante14.1.
2 MasculinoMirim Até 12 anos
Infantil De 13 a 16 anos
Juvenil De 17 a 20📉 anos
Adulto De 21 a 29 anos
Sênior De 30 a 39 anos
Máster De 40 a 49 anos14.1.
3 Masculino Veteranos
Veteranos I📉 De 50 a 57 anos
Veteranos II De 58 a 63 anos
Veteranos III De 64 anos em diante14.
2 Para efeito📉 de agrupamento nas categorias é considerada a idade em anos inteiros que o atleta completar no ano do evento, não📉 sendo levados em conta nem o dia, nem o mês de nascimento.14.2.
1 É livre a formação das equipes, respeitados📉 os princípios estabelecidos no item 14.3 e seus subitens.14.
3 Os atletas podem competir em categorias diferentes daquelas determinadas pela📉 cabin fever 2024 online idade, nas seguintes condições:14.3.
1 Os atletas das categorias Mirim, Infantil e Juvenil podem competir na categoria imediatamente acima📉 daquela a que pertencem pelo critério de idade.14.3.
2 Os atletas das categorias Sênior e Máster podem competir na categoria📉 imediatamente abaixo daquela a que pertencem pelo critério de idade.14.3.
3 Os atletas da categoria Adulto podem competir somente na📉 categoria a que pertencem pelo critério de idade.14.3.
4 Os atletas da categoria Veteranos II podem competir na categoria Veteranos📉 I e os atletas da categoria Veteranos III podem competir nas categorias Veteranos I e II.14.3.
5 Qualquer atleta das📉 três categorias de Veteranos pode competir na categoria Máster (de 40 a 49 anos).14.3.5.
1 O atleta da categoria Veteranos📉 que optar por disputar na categoria Máster não pode disputar o Campeonato Brasileiro de Veteranos.
Quadra de Peteca
Dimensões e Equipamentos
Será de📉 15,00 m por 7,50 m para o jogo de duplas.
Será de 15,00 m por 5,50 m para o jogo de📉 simples.
O piso da quadra deverá ter uma superfície áspera e uniforme, a fim de facilitar a movimentação dos atletas.
A quadra📉 será delimitada por linhas com 0,05 m de largura, as quais fazem parte integrante da mesma.
Linha central é a que📉 divide a quadra ao meio.
Fica estipulada uma cor padrão para a quadra de peteca: verde com as linhas demarcatórias da📉 cor laranja-trânsito.
Em toda e qualquer competição, adotar-se-á fitas sinalizadoras nas linhas de fundo da quadra.
Quadra de Peteca
Localização dos OficiaisRede de📉 Peteca
Dimensões, Acessórios, Cores, Posição e Postes
Dimensões: 7,60 m de comprimento por 0,60 m de largura e, os quadrados de malha📉 medindo 0,04 m por 0,04 m, tecida de nylon ou material similar, com debruns de 0,05 m nas extremidades, acompanhando📉 as linhas laterais do campo.
Altura Padrão: 2,43 m para jogos da categoria masculino e 2,24 m para o feminino, oficiais📉 e/ou amistosos.
Postes destinados à colocação da rede: deverão estar a 0,50 m de distância das linhas laterais.
Dimensões da redeFonte: www.fempemg.hpg.ig.com.br/petecabrasil.vilabol.uol.com.br/www.terrabrasileira.net