A Jogada cantada de Babe Ruth foi um home run rebatido por Babe Ruth do New York Yankees na quinta💷 entrada do Jogo 3 da World Series de 1932, ocorrido em 1º de outubro de 1932 no Wrigley Field em💷 Chicago.
Durante caca niquel 777 vez ao bastão, Ruth fez um gesto como apontando, cuja filmagem existente confirma, mas o exato significado de💷 seu gesto permanece ambíguo.
Embora nem totalmente confirmado nem refutado, a estória diz que Ruth apontou para as arquibancadas do campo💷 central durante caca niquel 777 vez ao bastão.
Alegadamente foi uma declaração que ele rebateria um home run para aquela parte do estádio.
No💷 arremesso que se seguiu ao gesto, Ruth rebateu um home run para o campo central.
O home run foi seu décimo💷 quinto e último, em seus 41 jogos de pós-temporada.
Foi dito como sendo o maior home run da história.[1][2][3]
Os fatos e💷 a controvérsia [ editar | editar código-fonte ]
Não existem controvérsias sobre os eventos em geral daquele momento.
Todos os relatos dizem💷 que outros jogadores do Chicago Cubs estavam pegando no pé de Ruth impiedosamente, e que Ruth, em vez de ignorá-los,💷 estava "brincando" com eles através de palavras e gestos.
O debate que ainda perdura é sobre a natureza dos gestos de💷 Ruth.
Não é claro se ele apontou para o campo central, para o arremessador (Charlie Root) ou para o banco de💷 reservas do Cubs.
Até o filme de caca niquel 777 vez ao bastão (feitas pelo cinegrafista amador Matt Miller Kandle, Sr.
) que apareceu💷 durante os anos 1990 não permite uma conclusão definitiva.
Com o placar empatado em 4-4 na quinta entrada do Jogo três,💷 ele recebeu um primeiro strike de Root.
Enquanto os jogadores do Cubs irritavam Ruth, e os fãs o insultavam, Ruth levantou💷 caca niquel 777 mão, apontando ou para Root, para o banco de reservas do Cubs ou para o campo central.
Ninguém sabe ao💷 certo qual era caca niquel 777 intenção.
Ele repetiu o gesto após tomar o segundo strike.
O próximo arremesso de Root foi uma bola💷 de curva que Ruth rebateu ao menos a 134 metros na parte mais profunda do campo central próximo ao poste💷 da bandeira americana (alguns estimam que a bola foi a 150 metros).
A bola aterrizou um pouco à direita, aparentemente nos💷 assentos temporários da Avenida Sheffield atrás dos assentos permanentes da arquibancada interior.
Narrando o jogo pelo rádio, o radialista Tom Manning💷 gritou: "A bola está indo, indo, indo, alta na direção das arquibancadas do campo central...
e é um home run!" O💷 próprio Ruth mais tarde descreveria que a rebatida "ultrapassou o poste" que ficava atrás do placar e do canto do💷 campo.
A poderosa rebatida de Ruth foi auxiliada por um forte vento naquele dia.[4]
Imagens de noticiários da época (disponíveis no documentário💷 da MLB 100 Years of the World Series) mostra Ruth quase fora do quadrado reservado ao rebatedor, polegadas de ser💷 eliminado (Regra 6.06a).
O filme também mostra ele, após rebater o home run, enquanto passava pela primeira base, Ruth olhou para💷 o banco de reservas do Cubs e fez um aceno com a mão esquerda; então enquanto se aproximava da terceira💷 base, fez outro gesto como zombando, um movimento de "empurrão" com as duas mãos, em direção ao silencioso banco de💷 reservas do Cubs.
Muitos relatos[5] afirmam que ele colocou o dedão no nariz em direção ao banco do Cubs, mas as💷 imagens existentes não mostram isso (se isto ocorreu, deve ter sido considerado vulgar e retirado da edição).
Presente ao jogo estava💷 Franklin Delano Roosevelt,[6] que logo seria eleito o 32º Presidente dos Estados Unidos.
Relata-se que o futuro Presidente riu enquanto assistia💷 Ruth correr pelas bases.
[7] Quando ele atravessou o home plate, Ruth não podia mais esconder seu sorriso, e foi cumprimentado💷 pelos companheiros de time quando chegou ao banco do Yankees.[8]
Root continuou no jogo, mas por apenas mais um arremesso, com💷 Lou Gehrig rebatendo seu segundo home run do dia em direção ao campo direito.
O Yankees venceu o jogo por 7–5,💷 e no dia seguinte acabou com o desmoralizado Cubs por 13–6, completando o quarto jogo necessário, vencendo a World Series.[9]
Origens💷 da estória da jogada cantada [ editar | editar código-fonte ]
O segundo home run de Ruth no jogo 3 poderia💷 ter sido apenas um ponto de exclamação na World Series de 1932 e na carreira de Ruth, não fosse pelo💷 repórter Joe Williams.
Williams era um respeitado editor de esportes para os jornais Scripps-Howard.
Em uma edição do mesmo dia do jogo,💷 Williams escreveu esta manchete que apareceu no New York World-Telegram, evocando a terminologia do bilhar: "RUTH CALLS SHOT AS HE💷 PUTS HOME RUN NO.2 IN SIDE POCKET.
"[10] O sumário de Williams na narrativa do jogo incluia: "Na quinta [entrada], com💷 o Cubs pegando no seu pé impiedosamente, Ruth apontou para o centro lançando a bola onde ela nunca tinha sido💷 rebatida antes.
" Aparentemente o artigo de Williams foi o único escrito no dia do jogo que fazia referência ao gesto💷 de Ruth apontando o campo central.
Foi provavelmente a alta circulação dos jornais Scripps-Howard que deu vida à estória, pois muitos💷 liam os artigos de Williams e assumiam que fosse um relato preciso.
Dois dias mais tarde, outras estórias apareceram afirmando que💷 Ruth tinha cantado a jogada, alguns inclusive escritos por repórteres que não estavam presentes ao jogo.
A estória teria tido alguma💷 credibilidade inicial, dado os grandes feitos conquistados por Ruth, incluindo relatos da promessa feita ao garoto Johnny Sylvester, que estava💷 hospitalizado, que ele "rebateria um home run para ele" e cumprindo a promessa logo depois.
[11] Na mente do público, Ruth💷 cantar a jogada tinha precedentes.
Na época, Ruth não esclareceu o assunto, inicialmente afirmando que ele meramente apontou em direção ao💷 banco de reservas do Cubs dizendo a eles que ele ainda tinha mais um strike.
Em certo ponto, logo no começo💷 da estória, ele disse: "Está nos jornais, não está?" Em outra entrevista, desta vez com o respeitado cronista esportivo de💷 Chicago, John Carmichael, Ruth disse que não apontou para nenhum ponto em particular, mas que queria dar à bola uma💷 boa trajetória.
Logo, entretanto, um Ruth mais experiente dizia à mídia que a estória era verdadeira e que ele tinha cantado💷 a jogada.
Em suas versões subsequentes através dos anos, a estória se tornou ainda mais dramática.
"Nos anos que se seguiram, Ruth💷 afirmava publicamente que ele o fizera mesmo, apontando para onde ele planejava mandar o arremesso.
"[12] Em uma filmagem da cena,💷 se ouve a voz de Ruth que narra a estória afirmando: "Bem, eu olhei para o campo central e apontei.
Eu💷 disse: 'Vou rebater a próxima bola arremessada à direita do poste da bandeira!' Bem, o bom Senhor devia estar comigo.
"💷 Em caca niquel 777 autobiografia de 1948, Ruth deu uma versão melhorada afirmando que ele disse à caca niquel 777 esposa: "Eu vou bater💷 onde dói mais" e que a ideia de cantar caca niquel 777 própria jogada veio à caca niquel 777 mente.
[13] Ruth então reconta como💷 foi caca niquel 777 vez ao bastão:
Nenhum membro de ambos os times estava mais amargurado do que eu.
Eu não tinha visto nada💷 na minha primeira vez ao bastão que ficasse perto de ser bom pra mim, e aquilo me fez mais determinado💷 em fazer algo que tirasse a confiança dos jogadores do Cubs e seus fãs.
Quero dizer dos fãs que tinham cuspido💷 em Claire [esposa de Ruth].
Eu vim para cima na quarta entrada com Earle Combs na base à minha frente.
Meus ouvidos💷 haviam escutado tantos insultos durante minha carreira que eu pensei que eles tivessem perdido os sentimentos.
Mas a explosão que foi💷 girada em mim por jogadores do Cubs e alguns dos fãs penetrou e cortou profundamente.
Alguns dos fãs começaram a jogar💷 legumes e frutas em mim.
Eu dei um passo para fora da área do rebatedor e entrei novamente.
E enquanto Root estava💷 se preparando para jogar seu primeiro arremesso, eu apontei para as arquibancadas que se elevavam no fundo do campo central.
Root💷 arremessou à direita do plate e eu deixei passar.
Mas antes do umpire chamar o strike-que realmente foi-eu levantes minha mão💷 direita, estendi um dedo e gritei: "Strike um!" A zombaria tinha crescido.
Root se preparou e arremessou novamente-outro arremesso no meio.
E💷 mais uma vez eu dei um passou atrás, levantei minha mão direita e berrei: "Strike dois!" E era.
Você deveria ter💷 ouvido aqueles fãs.
Quanto aos jogadores de Cub, eles saíram nos degraus de seu dugout e realmente me atacaram com xingamentos.
Eu💷 acho que a coisa mais inteligente para Charlie ter feito em seu terceiro arremesso seria tê-lo gastado.
Mas ele não o💷 fez, e por isso eu às vezes agradeço a Deus.
Enquanto ele se decidia em como arremessar eu dei um passo💷 atrás novamente e apontei meu dedo em direção às arquibancadas, o que só fez a multidão gritar ainda mais pra💷 mim.
Root arremessou uma bola rápida.
Se eu tivesse deixado passar, seria um strike.Mas foi isso.
Eu fui para o swing com tudo💷 que eu tinha e rebati a bola com todos os músculos em meu sistema, todos os sentidos que eu tinha,💷 eu disse a mim mesmo que eu nunca tinha rebatido uma bola melhor, que enquanto eu vivesse nada seria tão💷 bom quanto esta.
Eu não tinha que olhar.Mas olhei.
Aquela bola foi indo, indo, indo e atingiu as arquibancadas do campo central💷 no exato ponto para onde eu tinha apontado.
Pra mim, foi o momento mais engraçado, mais orgulhoso que eu tinha tido💷 no beisebol.
Corri para a primeira base, a contornei, olhei para o banco do Cubs e de repente me convulsionei em💷 risos.
Você deveria ter visto aqueles jogadores do Cubs.
Como Combs disse mais tarde: "Estavam todos eles-todos no degrau mais alto e💷 gritando com toda a força-e então quando você conectou aquela bola, eles olharam e caíram para trás como se tivessem💷 sido metralhados.
" Aquele home run-o mais famoso que eu tinha rebatido-nos fez muito bem.
Valeu duas corridas, e vencemos o jogo,💷 7 a 5.
[ 14 ] Aquele home run-o mais famoso que eu tinha rebatido-nos fez muito bem.
Valeu duas corridas, e💷 vencemos o jogo, 7 a 5.
Ruth explicou que ele estava bravo com os insultos do Cubs durante a série, e💷 ficou especialmente chateado quando alguém cuspiu em caca niquel 777 esposa Claire, e estava determinado em consertar as coisas.
[15] Ruth não apenas💷 disse que deliberadamente apontou para o centro com dois strikes, como disse que apontou para o centro antes do primeiro💷 arremesso de Root.[16]
Outros ajudaram a perpetuar a estória através dos anos.
Tom Meany, que trabalho para Joe Williams na época da💷 jogada cantada, anos mais tarde (1947) escreveu uma biografia muito popular mas muito enfeitada de Ruth.
No livro, Meany escreveu: "Ele💷 apontou para o campo central.
Alguns dizem que foi meramente um gesto em direção a Root, outros dizem que ele apenas💷 mostrava ao banco do Cubs que ele ainda tinha um strike.
O próprio Ruth mudou caca niquel 777 versão umas duas vezes...
Qualquer que💷 seja a intenção do gesto, o resultado foi, como eles dizem em Hollywood, superficialmente colossal."[17]
Apesar do fato de que o💷 artigo que ele escreveu no dia do jogo tenha sido a fonte de toda a lenda, nos anos seguintes, o💷 próprio Joe Williams teve dúvida da veracidade da jogada cantada de Ruth.
Outra parte do folclore é que Ruth estaria bravo💷 com a equipe do Cubs em geral por eles terem cortado o ex-companheiro de equipe no Yankees, Mark Koenig (agora💷 jogando pelo Cubs), de toda a World Series.
No entanto, a jogada cantada mais tarde teria sido forjada como verdade dentro💷 das mentes de milhares de pessoas através do filme de 1948 The Babe Ruth Story, que estrelava William Bendix como💷 Ruth.
O filme teve como fonte a autobiografia de Ruth e consequentemente não questionou a veracidade da jogada cantada.
Dois filmes biográficos💷 feitos nos anos 1990 repetiram o festo de maneiras ambíguas, ambos com Ruth rebatendo a bola por sobre o famoso💷 muro coberto de heras, que na verdade não existiam no Wrigley Field até cinco anos mais tarde.
Relatos de testemunhas oculares💷 [ editar | editar código-fonte ]
Relatos de testemunhas oculares foram igualmente inconclusivos e amplamente variados, com algumas das opiniões possivelmente💷 enviesadas pelo espírito partidário.
A jogada cantada particularmente irritava Root.
Ele teve um boa carreira, vencendo mais de 200 jogos,[23] mas seria💷 sempre lembrado como o arremessador que concedeu a "jogada cantada", e isso o aborrecia.
[24] Quando foi lhe pedido que interpretasse💷 a si mesmo no filme de 1948 sobre Ruth, Root recusou quando soube que o lance de Ruth apontando para💷 o campo central estaria no filme.
Disse Root: "Ruth não apontou para as cercas antes de ir para o swing.
Se ele💷 fizesse um gesto como este, bem, qualquer um que me conhece sabe que Ruth não sairia mal desta estória.
A lenda💷 só começou mais tarde.
" O companheiro de equipe de Root, catcher Gabby Hartnett, também negava que Ruth tivesse cantado a💷 jogada.
Em 1942, durante as filmagens de The Pride of the Yankees, Babe Herman (que naquela época era companheiro de equipe💷 de Root no time das ligas menores Hollywood Stars) estava no set de filmagem como dublê de Ruth (que atuou💷 como ele próprio na maioria das cenas) e Gary Cooper (que atuou como Lou Gehrig).
Herman reapresentou Root e Ruth no💷 set e a seguinte conversa (mais tarde recontada por Herman ao historiador do beisebol Donald Honig), aconteceu:
Root: "Você nunca apontou💷 para o campo central antes de rebater aquela bola, não é?"
Ruth: "Eu sei que eu não fiz, mas foi uma💷 ótima estória, não foi?"
Root foi para a sepultura negando que Ruth tivesse apontado para o campo central.
Filmes de 16 mm💷 redescobertos [ editar | editar código-fonte ]
Nos anos 1970, um filme caseiro de 16 mm da jogada cantada surgiu e💷 e alguns acreditaram que poria fim a décadas de controvérsia.
O filme foi feito pelo cinegrafista amador Matt Miller Kandle, Sr.
Apenas💷 famíia e amigos tinham visto o filme até o fim dos anos 1980.
Dois quadros do filme foram publicados no livro💷 de 1988, Babe Ruth: A Life in Pictures, de Lawrence S.
Ritter e Mark Rucker, página 206.
O filme foi exibido em💷 fevereiro de 1994 pela FOX no programa Front Page.
Mais tarde, ainda em 1994, imagens do filme apareceram no documentário do💷 cineasta Ken Burns, Baseball.
A filmagem foi feita nas arquibancadas atrás do home plate, ao lado da terceira base.
Pode-se ver claramente💷 o gesto de Ruth, embora seja difícil determinar o ângulo da indicação.
Alguns afirmam que o braço estendido de Ruth está💷 apontando na direção do campo esquerdo, no banco do Cubs, que seria mais consistente com seus (continuados) gestos em direção💷 ao banco do Cubs enquanto contornava as bases após a rebatida.
Outros que estudaram o filme mais cuidadosamente afirmam que, além💷 dos gestos mais extensos, Ruth fez um rápido gesto com o dedo na direção do arremessador do Cubs, Charlie Root,💷 ou para o campo central.
Em 1999, outro filme de 16 mm da jogada cantada apareceu.
Este foi gravado pelo inventor Harold💷 Warp, e coincidentemente foi o único jogo em que Warp compareceu em caca niquel 777 vida.
Os direitos de caca niquel 777 filmagem foram vendidos💷 à ESPN que colocou no ar no programa SportsCentury em 2000 bem como parte da contagem regressiva do programa Best💷 Damn Sports Show.
O filme de Warp não foi amplamente visto como o filme de Kandle, mas aqueles que o viram💷 e opinaram concordam que não parece que Ruth tenha cantado caca niquel 777 jogada.
O filma mostra a ação mais claramente que no💷 filme de Kandle, mostrando Ruth visivelmente gritando algo ou para Root ou para o banco do Cubs enquanto apontava.
Os autores💷 do livro Yankees Century também acreditam que o filme de Warp prova conclusivamente que o home run não foi uma💷 "jogada cantada" de maneira nenhuma.
Entretanto, no livro de Montville de 2006, The Big Bam, assevera que nenhum dos filmes responde💷 a questão definitavamente.
Legado e referências culturais [ editar | editar código-fonte ]
Logo após a "jogada cantada", a companhia sediada em💷 Chicago, a Curtiss Candy Company, fabricantes da barra de chocolate Baby Ruth, instalaram um grande anúncio em um dos prédios💷 que possuem arquibancadas na Sheffield Avenue.
O anúncio, em que se lia "Baby Ruth", estava do outro lado da rua onde💷 o home run de Ruth aterrisou.
Até os anos 1970, quando o envelhecido anúncio foi retirado, fãs do Cubs no Wrigley💷 Field tiveram que suportar este lembrete pouco sútil da "jogada cantada".
No filme biográfico de 1948, The Babe Ruth Story, Ruth💷 faz uma promessa a um jovem paciente de câncer, que ele rebateria um home run.
Não apenas consegue cumprir a promessa💷 como também a criança fica curada do câncer.
Em uma cena no início do filme de 1984, The Natural, um jogador💷 parecido com Ruth chamado "the Whammer" aponta seu bastão ameaçadoramente em direção a Roy Hobbs, declarando caca niquel 777 própria "jogada cantada".
Entretanto,💷 Hobbs consegue eliminar por strike Whammer em três arremessos.
O rebatedor da Major League, Jim Thome, usava um gesto similar apontando💷 seu bastão como parte de caca niquel 777 preparação em caca niquel 777 vez ao bastão.
No filme de 1989, Major League, o clímax do💷 filme retrata o catcher do Cleveland Indians, Jake Taylor apontando para o campo externo, claramente fazendo uma referência à "jogada💷 cantada" de Ruth.
Adequadamente, Jake jogava contra o New York Yankees.
O arremessador então lança um arremesso alto e na parte interna💷 do plate, fazendo referência a sugestão de Root sobre como ele teria arremessado se Ruth realmente tivesse cantado a jogada.
Jake💷 repete a jogada cantada, mas ao invés de conseguir um home run, faz um bunt no arremesso seguinte, permitindo a💷 corrida da vitória.
Em 1992, no episódio de The Simpsons, "Homer at the Bat", Homer Simpson, em caca niquel 777 vez ao bastão💷 em um jogo de Softbol, aponta para as arquibancadas.
Quando ele rebate a bola e esta vai para o lado oposto💷 de onde ele tinha apontado, ele aponta para aquele lado fingindo ser o lado onde pretendia rebater.
No episódio de 1999💷 "Wild Barts Can't Be Broken", o "bisneto ilegítimo" de Ruth, Babe Ruth IV, é um dos rebatedores do Springfield Isotopes.
Em💷 caca niquel 777 vez ao bastão, ele aponta para as arquibancadas do campo direito no Duff Stadium, olhando para o "menino à💷 beira da morte" (Bart, que estava perfeitamente saudável), então aponta para baixo para sinalizar que faria um bunt.
Ele é imediatamente💷 eliminado por tag, pois quatro jogadores do time oponente estavam à pouca distância dele.
No filme de 1993, The Sandlot, os💷 personagens são fãs de Ruth e fazem referência à caca niquel 777 jogada cantada o imitando.
Em 2000, o romance chamado Babe &💷 Me foi publicado pelo autor Dan Gutman.
Um jovem viaja de volta no tempo para provar que a jogada foi cantada.
No💷 livro de 2001 de George Carlin, Napalm and Silly Putty, ele "revela" que: "Ao contrário da crença popular, Babe Ruth💷 não cantou a jogada em seu famoso home run.
Ele estava, na verdade, dando o dedo para um vendedor de cachorro💷 quente que o tinha enganado em doze centavos."
Na metade dos anos 2000, a Bud Light fez um comercial baseado na💷 jogada cantada, mostrando que a razão pela qual Ruth apontava para o campo central era porque ele tinha visto um💷 vendedor de Bud Light ali.
Em 2005, o uniforme que Ruth vestia durante aquele jogo foi vendido por $1.056.
630,00 em um💷 leilão.[25]
No filme de animação digital de 2006, O Pequeno Herói, a rebatida é feita pelo protagonista Yankee Irving usando o💷 famoso bastão de Ruth.
Yankee rebate um home run por sugestão de Ruth.
De acordo com o filme, a estória se passa💷 na World Series de 1932.
No filme 2006, Os Esquenta-Banco, um dos personagens principais, Richie, aponta em direção ao campo central,💷 lembrando a jogada cantada de Babe Ruth.
A mão de Richie, então, vai abaixando até apontar um ponto em frente ao💷 home plate.
Richie, então, rebate a bola exatamente aonde tinha apontado.
No vídeo game de 2007, Team Fortress 2, um fanático por💷 beisebol, Scout, aponta para o céu à distância e então atinge um adversário com seu bastão, na direção em que💷 tinha apontado.Creamer, Robert W.(1974).
Babe: The Legend Comes to Life .
New York: Simon & Schuster.ISBN 0-671-21770-4
Honig, Donald (1985).
Baseball America: The Heroes💷 of the Game and the Times of Their Glory .New York: Scribner.ISBN 0-025-53580-3Sherman, Ed (2014).
Babe Ruth's Called Shot: The Myth💷 and Mystery of Baseball's Greatest Home Run .
Guilford, CT: Lyons Press.ISBN 0-762-78539-X
Snell, Roger (2009).
Root for the Cubs: Charlie Root &💷 the 1929 Chicago Cubs .
Nicholasville, KY: Wind Publications.
ISBN 978-1-893-23995-1
Stout, Glenn (2002).
Yankees Century: 100 Years of New York Yankees Baseball.
New York:💷 Houghton Mifflin.ISBN 0-618-08527-0