aberto agora Museus Museu de Esportes Horários de funcionamento dom seg 09:0017:30 ter 09:0017:30 qua 09:0017:30 qui 09:0017:30 sex 09:0017:30🫦 sab 09:0011:30 Local Av.
Siqueira Campos, s/n - Trapiche da Barra - Térreo do Estádio Rei Pelé.
Maceio - AL Museu do🫦 EsporteConteúdo
O Museu dos Esportes - localizado sob as arquibancadas do Estácio Rei Pelé - Maceió - AL é um dos🫦 mais dinâmicos museus da capital alagoana.
O seu idealizador - Lauthenay Perdigão do Carmo, ao visitar museus seguidamente, via sempre a🫦 mesma "paisagem" por anos a fio.
Quando decidiu montar o próprio museu, já tinha em mente "reinventá-lo" a cada dois meses,🫦 cuja prática é seguida religiosamente.
Nesta nossa visita ao Museu dos Esportes, Marquinhos e eu convidamos um amigo- Fabrício Oliveira -🫦 um aficionado por futebol, torcedor do São Paulo e do CRB para nos assessorar nesta visita.
Tivemos o privilégio de sermos🫦 recebidos no museu - no momento em que este estava em recesso devido aos jogos da Copa do Mundo e🫦 à utilização do Estádio Rei Pelé pela Seleção de Gana - pelo presidente do museu, Lauthenay, um homem dedicado aos🫦 esportes que teve seus momentos de glória jogando pelo CSA.
Depois desta experiência, tornou-se bancário e, nas horas vagas, locutor de🫦 rádio especializado em esportes.
Como radialista, passou a colecionar camisas e bolas dos jogos que comentava e fazia matérias de campo.
Lauthenay🫦 nos contou que sempre gostou de ser repórter investigativo e para isso, frequentava periodicamente os arquivos do Instituto Histórico e🫦 Geográfico de Alagoas (um dos Espaços Culturais que faz parte desta edição), onde vasculhava antigos de jormaois e resitas à🫦 procura de notícias sobre determinado jogador ou esportista - aposentado - com a finalidade de montar uma reportagem especial.
A Rádio🫦 Gazeta e Rádio Progresso – as ícones em rádios da época - foram a base de alguns livros que escreveu.
Conhecido🫦 nos meios de divulgação esportivos, Lauthenay manifestava – aos amigos mais chegados – a vontade de montar um museu onde🫦 pudesse exaltar e lembrar - principalmente – os desportistas do passado.
Praticamente todos a quem mostrava seu projeto de museu o🫦 incentivava e apoiava a ideia.
Homenagem a Dida Edvaldo Alves Santa Rosa, Dida, é um lendário alagoano que começou jogando no🫦 CSA, transferiu-se para o Flamengo onde passou doze anos.
Foi tri-campeão carioca em 1953/54/55.
Na decisão do tri-campeonato, no jogo Flamengo 4🫦 x América 1, fez os quatro gols do Flamengo.
Desse clássico, o museu guarda a camisa usada por nosso tri-campeão, a🫦 qual se encontra junto com as faixas do tri-campeonato.
Dida também jogou na seleção brasileira de 1958, indo para a copa🫦 da Suécia como titular.
Atuou na primeira partida contra a Áustria,contundiu-se e perdeu o lugar para Pelé.
Contato
Telefone (82) 3326-6329
e-mail: lauthenaybol.com.br
blog: museudosesportes.blogspot.com.br/
*🫦 Os horários podem variar em função de férias e feriados.
Recomendamos ligar antes para verificar.
CompartilheComente