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São Paulo
Depois do alvoroço provocado pelos Paris Sneakers da Balenciaga na semana
passada, é a vez de a Gucci e 🛡 a Adidas causarem barulho. Numa parceria, as marcas
criaram um guarda-chuva que não protege da chuva, à venda por cerca 🛡 de R$ 6.400.
Não é
difícil entender por que esse tipo de notícia chama a atenção nas redes sociais.
Chacota na 🛡 internet, os tais Paris Sneakers, por exemplo, são um modelo de tênis caindo
aos pedaços, com rabiscos e tecido rasgado, 🛡 num visual que remete à sujeira e chega a
custar mais de R$ 9.000.
Bolsas em casa de apostas aceitam cartao de credito formato de saco de 🛡 lixo, casacos furados e
botas com respingos de tinta são outros itens de grifes famosas que também causaram
polêmica e 🛡 uma enxurrada de memes quando foram divulgados, tempos atrás.
Isso porque
não é todo dia que vemos roupas e acessórios capengas 🛡 ganharem o status de luxo e,
principalmente, custarem milhares de dólares.
Mas algumas perguntas surgem no rastro
desse burburinho. Por que 🛡 uma grife lança peças que nada parecem ter a ver com
elegância? Quem as compra? E por quê?
A influenciadora Malu 🛡 Borges, que no fim do ano
passado viralizou ao exibir uma bolsa da Bottega Veneta que é similar a uma 🛡 trouxinha
de toalha enrolada, é uma dessas pessoas que não só calçariam os tênis destruídos da
Balenciaga, como também cogitam 🛡 comprar um par.
Sua única condição para a compra é que
o sapato custe —sem contar o valor de taxas extras, 🛡 como frete e importação— até cerca
de R$ 4.900, afirma a influenciadora, na expectativa de que caiam os preços divulgados
🛡 pela marca, que ainda não iniciou as vendas da linha nova.
"Eu tenho um estilo mais
chamativo. Me apaixono por itens 🛡 diferentes. Gosto de sair da caixa, ver a reação das
pessoas, fazer um
do look", afirma ela. "Poderia muito 🛡 bem montar looks básicos,
ou neutros. Sei que agradaria à grande massa, mas não é disso que eu gosto."
De cor
🛡 rosa-choque e tecido atoalhado, a bolsa da Bottega Veneta exibida por Borges num
viral do TikTok rendeu vários memes. 🛡 Na época, a peça era vendida no Brasil por quase
R$ 25 mil, na Farfetch —a influenciadora diz ter comprado 🛡 a casa de apostas aceitam cartao de credito em casa de apostas aceitam cartao de credito Londres, mas
não revelou o valor.
Memes à parte, quem costuma comprar roupas na Bottega Veneta sabe
🛡 bem identificar o luxo que há por trás de uma bolsa da marca —mesmo que ela lembre uma
toalha de 🛡 banho. Ou pelo menos é o que diz Borges ao falar sobre a peça, que considera
seu "amuleto da sorte".
Outra 🛡 bolsa da grife italiana que rende memes é a The Mini
Twist, vendida por mais de R$ 11 mil e 🛡 com aspecto semelhante a um saco de lixo
preto.
Bolsa Tote BV Twist, da Bottega Veneta, que assim como a The 🛡 Mini Twist, lembra
um saco de lixo - Divulgação
Ainda que não divulgue dados de busca e compra desse item,
um 🛡 porta-voz da Farfetch, revendedora da marca no Brasil, afirma que a bolsa faz, sim,
boas vendas no país.
"O que as 🛡 pessoas compram, na verdade, é a experiência de ter algo
inexplicável", afirma Hilaine Yaccoub, antropóloga especializada em casa de apostas aceitam cartao de credito consumo. "Não
🛡 existe nenhuma linha [de argumentação] racional que explique esse tipo de compra. É
justamente isso que faz barulho. Compram a 🛡 incompreensão."
Assim, ter no guarda-roupa
um tênis de uma das maiores grifes do planeta que, além de ser de uma edição 🛡 limitada,
foi assunto em casa de apostas aceitam cartao de credito jornais do mundo todo, seria o real objetivo de quem gasta milhares
em casa de apostas aceitam cartao de credito peças 🛡 como essas. A busca não é pelo produto em casa de apostas aceitam cartao de credito si, mas pelo efeito que
ele causa, afirma Yaccoub.
A antropóloga 🛡 diz que o cerne da coisa é uma distinção
social. Itens de luxo que causam burburinho servem como prêmios de 🛡 exclusividade para o
comprador, que tem a chance de sentir que pertence a um grupo seleto de pessoas. "O
status 🛡 é só o pico do iceberg", afirma Yaccoub.
Logo após a viralização dos Paris
Sneakers, houve quem dissesse que a Balenciaga 🛡 estava promovendo um tipo de
fetichização da pobreza, ou glamorização da miséria, considerando que, no mundo,
inúmeras pessoas não têm 🛡 condições de comprar roupas de boa qualidade nem de manter
limpas suas peças.
Yaccoub diz, porém, que o debate de classes 🛡 até está incluído na
discussão, mas não exatamente dessa maneira. Segundo ela, remete mais à
ultravalorização de um feito raro 🛡 —e caro— do que à chacota de uma realidade.
"Vivemos
a era do causar", diz a antropóloga. "As pessoas querem comprar 🛡 algo que será
transformado em casa de apostas aceitam cartao de credito conteúdo e, com isso, ganhar a chance de aparecer e se
destacar."
Como exemplo, Yaccoub 🛡 lembra um dos itens vendidos em casa de apostas aceitam cartao de credito 2024 pela loja
oficial do Rock in Rio, o Lama 85, um potinho 🛡 de amontoado de lama da primeira edição
do festival vendido por R$ 185.
Lama 85, vendida pela loja oficial do Rock 🛡 in Rio em
casa de apostas aceitam cartao de credito 2024 por R$185 - Ricardo Borges/Folhapress
A antropóloga diz ainda que, em casa de apostas aceitam cartao de credito
casos como o dos 🛡 Paris Sneakers, marcas apelam para discussões que já estão na boca do
povo. A Balenciaga, por exemplo, associou aos tênis 🛡 um discurso de durabilidade,
apresentando o calçado como uma peça para "durar uma vida inteira". É o que a
antropóloga 🛡 chama de "pegar carona naquilo que a própria marca não prega na
essência".
Outro caso de oportunismo, segundo Yaccoub, aconteceu anos 🛡 atrás, quando a
grife brasileira Osklen lançou uma camiseta estampada com a palavra "favela", gerando
polêmica.
Está enganado, porém, quem pensa 🛡 que polêmica fashionista é sinônimo de se
dar mal. Hoje, esse tipo de agitação massificada em casa de apostas aceitam cartao de credito torno de um 🛡 assunto se tornou
inclusive uma estratégia, afirma Fernando Hage, coordenador do curso de moda da
Fundação Armando Álvares Penteado, a 🛡 Faap, em casa de apostas aceitam cartao de credito São Paulo.
Se até os anos 2000 os
desfiles eram a principal vitrine de apresentação de coleções, a 🛡 era atual aponta para
as redes sociais como a porta para vender roupas e acessórios. Segundo Hage, a razão
disso 🛡 é não só a expansão da internet, como também um mercado cada vez mais concorrido,
em casa de apostas aceitam cartao de credito que chocar se 🛡 tornou fundamental para lucrar.
"Já estamos acostumados a ver
Crocs, mas quando vemos um Crocs de salto alto, estranhamos. É por 🛡 isso que as marcas
apostam em casa de apostas aceitam cartao de credito modelos disruptivos", diz ele. "Querem provocar estranhamento. E quem
compra isso quer emular 🛡 um vanguardismo."
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