O Papa É Pop é o quarto álbum de estúdio da banda brasileira de rock Engenheiros do Hawaii. O disco 🤶 foi gravado em casa de apostas grátis julho e agosto de 1990, nos estúdios BMG, no Rio de Janeiro, e foi lançado em 🤶 casa de apostas grátis setembro do mesmo ano pela gravadora BMG, através do selo RCA-Victor. O álbum, primeiro do grupo na década de 🤶 1990, trouxe mudanças mais radicais nos processos de composição e produção da banda: além de ter sido o primeiro de 🤶 três álbuns consecutivos autoproduzidos, ele marca a adoção de instrumentos eletrônicos, como sintetizadores, sequenciadores, drum machine e pedaleira MIDI. Foram 🤶 lançados os singles: "O Exército de um Homem Só I", "O Papa É Pop", "Era um Garoto que como Eu 🤶 Amava os Beatles e os Rolling Stones" e "Pra Ser Sincero".
É o álbum comercialmente mais bem-sucedido da banda, com mais 🤶 de 350 mil cópias vendidas no ano de seu lançamento, tendo alcançado a certificação de platina, uma vendagem surpreendente no 🤶 ano em casa de apostas grátis que foi lançado, marcado por forte crise econômica causada pelo confiso de valores no Plano Collor e 🤶 pela emergência de uma nova música sertaneja que passou a disputar a preferência no gosto da juventude e, desse modo, 🤶 nas execuções de música nas rádios. O lançamento deste disco modificou o patamar da banda de uma das maiores do 🤶 rock nacional para a maior banda naquele ano, levando ao recebimento de alguns prêmios no ano seguinte e do aumento 🤶 do interesse das publicações e da mídia nacional no grupo.
Durante a gravação do álbum anterior - Alívio Imediato, além das 🤶 canções gravadas ao vivo, a banda fez o registro de duas faixas em casa de apostas grátis estúdio. Nestas faixas, por sugestão do 🤶 produtor Marcelo Sussekind, o grupo utilizou de modo mais pronunciado instrumentos eletrônicos, como sintetizadores e sequenciadores. Entretanto, foram chamados músicos 🤶 de estúdio para tocar esses instrumentos. As canções tiveram bastante sucesso, sendo incluídas, também, na turnê que a banda fez 🤶 para promover o álbum, a Alívio & Mídia Tour.[1] Entretanto, a inclusão desses instrumentos não aconteceu apenas porque o produtor 🤶 achou que eles casariam com aquelas canções. Humberto já vinha há algum tempo refletindo sobre uma oposição entre arte e 🤶 entretenimento, isto é, em casa de apostas grátis como aqueles timbres produzidos por aquele tipo de instrumentos e utilizados maciçamente na emergente música 🤶 pop daqueles anos colocavam em casa de apostas grátis questão a fronteira - até então pensada e existente - entre arte e entretenimento. 🤶 Enquanto as bandas de rock brasileiras no período tentavam demonstrar que não faziam concessões a gravadoras ou ao público para 🤶 tornar o seu som mais palatável ou comercial, eram os artistas pop que estavam questionando com a casa de apostas grátis sonoridade a 🤶 fronteira entre arte e entretenimento.[2][3]
Mal-entendido com Lulu Santos [ editar | editar código-fonte ]
É assim, por exemplo, que deve ser 🤶 entendida a entrevista dada por ele ao Jornal do Brasil, em casa de apostas grátis 17 de fevereiro de 1989, e que gerou 🤶 atritos com o músico carioca Lulu Santos. Gessinger classificou os artistas em casa de apostas grátis "entertainers" e "grupos que querem acrescentar uma 🤶 existência abaixo das luzes do palco", colocando Lulu no primeiro grupo. Aquilo foi visto de modo negativo pelo cantor e 🤶 guitarrista carioca, mas Humberto pretendia dizer que eram exatamente os entertainers que estavam fazendo algo diferente e revolucionário, não o 🤶 outro grupo. De qualquer modo, este episódio gerou uma ligação de Lulu a Gessinger em casa de apostas grátis que aquele chamava este 🤶 de nazista, e um pedido de desculpas por parte de Humberto a Lulu no encarte do disco, além de uma 🤶 entrevista fazendo o mesmo - na Folha de S.Paulo, em casa de apostas grátis 1º de outubro de 1990.[4]
Gravação e produção [ editar 🤶 | editar código-fonte ]
As gravações do álbum começaram em casa de apostas grátis 2 de julho de 1990, nos estúdios da gravadora BMG, 🤶 no Rio de Janeiro. Este seria o primeiro disco da banda gravado na cidade carioca, onde os seus membros moravam 🤶 desde o final de 1988. Também, este disco marca o momento em casa de apostas grátis que a banda passa a se autoproduzir, 🤶 sendo o primeiro de 3 álbuns em casa de apostas grátis sequência em casa de apostas grátis que isto aconteceria. Como Humberto estava pensando em casa de apostas grátis 🤶 utilizar timbres eletrônicos neste disco há algum tempo, de modo a questionar as fronteiras entre arte e entretenimento, a banda 🤶 adquiriu uma drum machine Dynacord durante a turnê e Carlos e o baixista começaram a utilizar o tempo livre que 🤶 tinham para programá-la e selecionar os timbres que utilizariam nas músicas do disco. Augusto, enquanto isso, foi a Nova Iorque 🤶 comprar mais equipamentos para dar conta daquela sonoridade, tendo adquirido uma nova guitarra Steinberger branca, uma drum machine Alesis HR-16, 🤶 um pedal de chorus Dimension-C da Boss e uma pedaleira midi da Elka. No estúdio, a banda gravava em casa de apostas grátis 🤶 3 turnos: Carlos gravava as baterias de manhã; Augusto gravava as guitarras e teclados de noite; e Humberto gravava baixo 🤶 e teclados de tarde, de modo que pudesse encontrar os outros dois quando chegava ou saía para discutirem sobre alguma 🤶 coisa da gravação. Assim, Carlos e Humberto pararam de gravar baixo e bateria juntos, mesmo porque a bateria era feita 🤶 em casa de apostas grátis uma drum machine. Ainda, este foi o disco com mais parcerias entre Humberto e Augusto, com 4 canções 🤶 compostas pela dupla.[5][6]
O projeto gráfico ficou por conta de Humberto e Carlos tendo sido executado por André Teixeira e J. 🤶 C. Mello, com fotografias de Dario Zalis. A ideia era passar imagens limpas e claras, bem iluminadas e sem distorções, 🤶 o contrário das capas típicas do rock brasileiro dos anos 1980, inspiradas na estética punk e pós-punk.[7] O sofá vermelho 🤶 estava lá para marcar a posição política de esquerda assumida pela banda quando apoiou Brizola e fez "showmícios"[nota 1] para 🤶 a casa de apostas grátis campanha nas eleições de 1989.[8][9] O nome da banda em casa de apostas grátis letras garrafais remete a duas coisas distintas: 🤶 além de manter a unidade visual dos trabalhos anteriores da banda - nos quais o nome do grupo vem grafado 🤶 da mesma maneira, ele faz referência a um compacto da banda Os Incríveis de 1971, na qual eles tocam versões 🤶 do Hino Nacional e do Hino da Independência. Na contracapa, a
do Papa João Paulo II tomando chimarrão - tirada 🤶 pelo fotógrafo Carlos Contursi e de propriedade de Brizola - é apresentada colorida digitalmente para se assemelhar aos trabalhos de 🤶 Andy Warhol com a fotografia de Marilyn Monroe, já que ele é um dos ícones da pop art.[7]
O álbum abre 🤶 com "O Exército de um Homem Só I" que continuava na terceira faixa com a casa de apostas grátis segunda parte. Como em 🤶 casa de apostas grátis todas as outras canções divididas entre Gessinger e Licks, estas canções também foram musicadas pelo guitarrista a partir de 🤶 uma letra datilografada e entregue a ele pelo baixista. A canção tem o título inspirado pela obra O Exército de 🤶 um Homem Só, do escritor gaúcho Moacyr Scliar e é dedicada ao aviador alemão Mathias Rust. Augusto resolveu gravar as 🤶 duas partes com a mesma aparelhagem, mas mudando a tonalidade entre uma e outra, para marcar uma diferença. O riff 🤶 da introdução da música foi feito no violão Guild Songbird conectado ao pedal Dimension-C. Augusto teve a ideia do riff 🤶 em casa de apostas grátis um quarto de hotel, assistindo alguém tocar viola caipira no programa de Inezita Barroso. O guitarrista também programou 🤶 a bateria em casa de apostas grátis casa de apostas grátis Alesis HR-16 que Carlos utilizou como guia para gravar em casa de apostas grátis casa de apostas grátis Dynacord. O baixo 🤶 nos versos é executado pelo próprio guitarrista - no refrão entra o baixo de Humberto - no teclado Roland U-20, 🤶 sendo ele composto, na verdade, por dois sons distintos: um grave contínuo que ficava soando e um mais águdo para 🤶 marcar a entrada da nota. Nas estrofes, Augusto utilizou a Steinberger limpa e no refrão e no solo final a 🤶 mesma guitarra só que com distorção. Nos refrões há, também, cordas adicionadas pela pedaleira MIDI. No meio da canção, antes 🤶 de uma entrada do refrão, ainda há uma citação executada em casa de apostas grátis uníssono por baixo e guitarra à Canção do 🤶 Expedicionário. Ao final, há um som de órgão Hammond acionado também utilizando-se a pedaleira MIDI.[6]
A segunda canção é o maior 🤶 sucesso do disco, "Era um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones", que o grupo começou 🤶 a tocar em casa de apostas grátis virtude do atraso de Brizola em casa de apostas grátis seus showmícios - era uma das poucas músicas que 🤶 os 3 sabiam tocar de cabeça - e que se viu obrigada a registrar no disco porque as rádios começaram 🤶 a tocar uma gravação feita no programa Babilônia, da TV Globo. A banda resolveu manter a introdução da versão original 🤶 da música executada por Gianni Morandi - também presente na primeira gravação da versão nacional, pelos Incríveis - e, também, 🤶 a marcha militar após um dos versos que havia sido adicionada pela banda brasileira da Jovem Guarda. No último refrão, 🤶 Augusto adicionou citações a canções dos Rolling Stones e dos Beatles: trechos de "Under my Thumb" - do álbum Aftermath 🤶 - e "Here Comes the Sun" - do álbum Abbey Road. A grande inovação da versão da banda em casa de apostas grátis 🤶 relação à versão dos Incríveis é o solo executado por Licks. Nas versões anteriores ao disco, Augusto já vinha executando 🤶 uma seleção de hinos e jingles, como ficou claro no festival Hollywood Rock. Mas aqui, o guitarrista realizou uma espécie 🤶 de colagem, encadeando diversos hinos melodicamente como se fossem uma coisa só. Ainda, gravou cada um dos trechos separadamente e 🤶 passando de um canal ao outro, como se fossem dois guitarristas duelando. Assim, gravou na sequência trechos das seguintes canções: 🤶 "Hino dos Estados Unidos", "Hino da União Soviética", "Hino da França", "Hino do Brasil", "Hino da Independência", "Hino da Legalidade", 🤶 "Pra Frente Brasil" e finaliza novamente com o Hino da Independência. Ainda, há um trecho da narração de Pedro Carneiro 🤶 Pereira gritando "Brasil! Brasil!" sobre a guitarra solando a melodia "olê, olê, olá", famosa por ser utilizada pelas torcidas organizadas 🤶 nos estádios brasileiros. No final, mais uma vez utiliza-se a pedaleira MIDI para acrescentar o som do órgão Hammond.[6]
A quarta 🤶 faixa é "Nunca mais Poder", uma canção que é inspirada pelo poema "Eterno" de Carlos Drummond de Andrade, publicado no 🤶 livro Fazendeiro do Ar, de 1954. Humberto acreditou que o tema do poema - uma discussão sobre a oposição entre 🤶 moderno e eterno - se encaixava com a própria discussão tema do disco, a oposição entre arte e entretenimento, já 🤶 que uma das chaves de leitura dessa oposição era que as inovações do pop se tornavam arte quando superavam casa de apostas grátis 🤶 modernidade em casa de apostas grátis direção a uma pretensa eternidade.[10] Em casa de apostas grátis mais uma parceria, Licks utilizou novamente o violão Songbird passando 🤶 pelo pedal de chorus, tocando o resto com a guitarra limpa, com exceção do final que apresenta um pouco de 🤶 distorção. Guitarra e baixo terminam com outro trecho em casa de apostas grátis uníssono fazendo referência à introdução da faixa seguinte - e, 🤶 também, uma referência ao rock progressivo que utilizava esta espécie de arranjo. Na sequência, entra "Pra Ser Sincero", a última 🤶 parceria do disco. Nesta canção, Augusto toca o Roland U-20 emulando o som de um Fender Rhodes enquanto Humberto toca 🤶 o mesmo teclado, mas emulando o som de cordas. Ainda, Licks sugeriu que acrescentassem o som de alguém fumando, inspirado 🤶 na canção "Overs", do disco Bookends, da dupla Simon & Garfunkel. A banda utilizou, ainda, um suspiro erótico de um 🤶 banco de sons. A próxima canção é "Olhos Iguais aos Seus", a primeira só de Humberto. Esta é a primeira 🤶 música em casa de apostas grátis que a banda toca com Humberto no piano, Augusto na guitarra e Carlos na bateria, formação alternativa 🤶 que seria utilizada diversas vezes em casa de apostas grátis shows e no estúdio depois disso.[6]
Na sequência, vem a faixa título, abrindo com 🤶 o vocal dos Golden Boys, que também cantam no refrão: a ideia era imitar o som de um jingle publicitário.[3] 🤶 Augusto utiliza distorção nos solos e o mesmo efeito que utilizou em casa de apostas grátis "Alívio Imediato" do álbum anterior: um efeito 🤶 que produz uma nota simultânea a que é tocada com uma diferença de intervalo. No resto da música, guitarras limpas 🤶 e um órgão Hammond acionado utilizando-se a pedaleira MIDI.[6] Na letra, Humberto discute a abrangência do pop na época - 🤶 em casa de apostas grátis que o mundo começava a expandir ainda mais a casa de apostas grátis globalização com o fim da URSS, lembrando que 🤶 até uma instituição milenar como a Igreja Católica alçou o seu sumo pontífice ao status de estrela pop com suas 🤶 viagens pelo mundo. Ainda, lembra os riscos que esta maior abrangência do pop trazia às "estrelas", como os atentados a 🤶 John Lennon e ao próprio papa.[10] Em casa de apostas grátis seguida, "A Violência Travestida Faz seu Trottoir" inicia com uma introdução feita 🤶 no baixo. A música é longa e tem diversas mudanças de andamento e/ou de gênero musical (com um trecho de 🤶 funk, por exemplo), contando com a participação de Patricia Marx na voz. Depois, "Anoiteceu em casa de apostas grátis Porto Alegre" também é 🤶 uma canção longa e com diversas mudanças de andamento, apresentando, também, diversas colagens de sons, como: narrações de Armindo Antônio 🤶 Ranzolin e trecho de A Voz do Brasil. Estas duas canções fazem forte referência ao rock progressivo e são as 🤶 preferidas de Humberto Gessinger no disco.[3][6][10]
"Ilusão de Ótica" fechava o LP e a fita cassete, que tinham uma faixa a 🤶 menos. Esta música utiliza-se fartamente de delay, tendo um solo lento e melódico, no qual Licks utiliza até sweep-picking. Ao 🤶 final, a canção apresenta dois trechos - um curto e outro longo - utilizando-se da técnica de gravação de marcaramento 🤶 reverso em casa de apostas grátis que um trecho da música é gravado normalmente, mas é, depois, invertido. Esta é mais uma referência 🤶 ao rock progressivo e ao mundo pop já que artistas pop passaram a ser acusados de tentar passar mensagens subliminares 🤶 através de trechos que, quando reproduzidos ao contrário, revelavam uma mensagem oculta. No caso desta canção, a mensagem inserida constava 🤶 da letra presente no encarte. Fechando o disco, "Perfeita Simetria" é mais uma referência ao pop: ao utilizar-se para esta 🤶 canção da mesma melodia da faixa título, a banda fazia referência ao uso de fórmulas pela música pop. Nesta faixa, 🤶 Augusto revisita o timbre que utilizou em casa de apostas grátis "Infinita Highway" e "Terra de Gigantes", do álbum A Revolta dos Dândis: 🤶 a guitarra Roland G-505 plugada a dois amplificadores Fender Twin Reverbs.[6][10]
O álbum foi lançado no mês de setembro de 1990 🤶 - em casa de apostas grátis CD, LP e K7, sendo o primeiro disco da banda lançado em casa de apostas grátis CD - pela gravadora 🤶 BMG através do selo RCA-Victor. No primeiro ano do lançamento, foram lançados também 4 singles para promover o disco: "Era 🤶 um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones", "O Exército de um Homem Só I", "O 🤶 Papa É Pop" e "Pra Ser Sincero". Ainda, a banda gravou videoclipes para as 3 primeiras canções citadas que passaram 🤶 a rodar bastante na recém criada MTV Brasil. Com esta divulgação e com a boa distribuição da gravadora, o disco 🤶 venderia 70 mil cópias já no primeiro mês, totalizando mais de 350 mil cópias no período de um ano. Com 🤶 isto, a banda ganharia o seu primeiro - e único até os dias de hoje - disco de platina. Na 🤶 época, a certificação foi mais impactante do que hoje em casa de apostas grátis dia porque era um período em casa de apostas grátis que o 🤶 rock nacional dos anos 1980 estava entrando em casa de apostas grátis declínio, com as vendagens se reduzindo. Isto acontecia tanto por um 🤶 esgotamento das bandas que mais vendiam, quanto pela emergência da nova música sertaneja. Ao mesmo tempo, era o ano da 🤶 pior crise econômica do país até então que, com o Plano Collor que confiscou valores da poupança, entrou em casa de apostas grátis 🤶 uma grave recessão como tentativa do governo para controlar a inflação através do enforcamento da capacidade de consumo da população. 🤶 Assim, as vendas de diversos bens supérfluos cairam vertiginosamente, como era o caso dos bens culturais como CD's, LP's e 🤶 K7's. Com isso, os Engenheiros se tornaram a maior banda do rock brasileiro a partir daquele ano, já que a 🤶 casa de apostas grátis base de fãs fiel era capaz de manter as vendagens do grupo em casa de apostas grátis níveis elevados mesmo em casa de apostas grátis 🤶 cenários econômicos desfavoráveis.[11][10]
Assim como tinha acontecido com os dois álbuns anteriores, Ouça o que Eu Digo: Não Ouça Ninguém e 🤶 Alívio Imediato, a crítica profissional paulista recebeu de forma bastante negativa o lançamento.[15][11] Fernando de Barros e Silva, escrevendo para 🤶 a Folha de S.Paulo, acusa o disco de repetir fórmulas e reeditar clichês adolescentes. Também, critica o procedimento de Gessinger 🤶 para escrever as letras do disco, utilizando-se de aliterações como: "o papa é pop" ou "presidente indigente".[12] Na Bizz, Celso 🤶 Masson também critica o método de composição das letras de Gessinger dizendo que mistura "filosofia barata", "conselhos de almanaque" e 🤶 "recursos poéticos típicos da publicidade", concluindo que é tudo que "a juventude desinformada e ingênua gosta". Ainda assim, diz que 🤶 este é o melhor disco da banda, encerrando com uma provocação a Arthur Dapieve, que escreveu o "release" do disco: 🤶 "como todo disco dos Engenheiros, este também é só para enganar otário".[13]
Por outro lado, como também já vinha ocorrendo antes, 🤶 a critica do restante do país era bem mais receptiva ao grupo gaúcho.[15][11] Jamari França, escrevendo para o Jornal do 🤶 Brasil, elogia bastante o método de composição das letras de Humberto, enxergando, inclusive, o modo como "Era um Garoto que 🤶 como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones" encaixava-se no disco com a mensagem das duas partes de "Exército 🤶 de um Homem Só". Entretanto, embora reconheça que uma das estratégias de composição da banda sempre foi misturar uma letra 🤶 densa com uma sonoridade leve e "descartável", o jornalista critica a escolha dos timbres da guitarra de Augusto, embora enalteça 🤶 o nível de execução do instrumentista. Ao mesmo tempo, França reconhece que o disco foi "gravado de maneira totalmente cerebral 🤶 para refletir uma postura crítica e autoirônica em casa de apostas grátis relação à indústria cultural".[14]
Este álbum consolidou a trajetória do grupo gaúcho 🤶 como um dos maiores do rock brasileiro, rendendo diversas premiações ao trio. Além da certificação de disco de platina, o 🤶 grupo receberia ainda um Troféu Rádio Globo casa de apostas grátis de 1990, na categoria "Conjunto Jovem do Ano", em casa de apostas grátis 13 de 🤶 março de 1991.[16] Ainda, seriam consagrados na premiação dos melhores de 1990 da revista Bizz, em casa de apostas grátis abril de 1991: 🤶 na escolha do público, ficariam em casa de apostas grátis primeiro lugar em casa de apostas grátis 7 categorias e em casa de apostas grátis segundo em casa de apostas grátis 4. 🤶 Entretanto, na escolha da crítica, a banda seria lembrada nas categorias "Pior Artista" e "Melhor Letrista", com Humberto ficando em 🤶 casa de apostas grátis terceiro.[16][17][18]
Lista de faixas dadas pelo Spotify[19] e pela obra citada.[20]
Todas as faixas escritas e compostas por Humberto Gessinger, exceto 🤶 onde indicado.
Créditos dados pelas obras referenciadas.[21]
A Banda
Humberto Gessinger: Voz, baixo (modelo Steinberger) e teclado (modelo Roland U-20).
Augusto Licks: Guitarra (modelos 🤶 Steinberger G4MT - preta e branca - e Roland G-505), violão (modelo Guild Songbird), teclado (modelo Roland U-20), pedaleira MIDI 🤶 (modelo Elka) e vocal.
Carlos Maltz: drum machine (modelo Dynacord).
Convidados
Golden Boys: Vocais (em "O Papa É Pop").
Patricia Marx: Voz (em "A 🤶 Violência Travestida Faz seu Trottoir").
Direção artística: Miguel Plopschi
Engenheiros de som: Flávio Sena, Dalton Rieffel, Franklin Garrido, Mário Jorge, Ricardo Essucy 🤶 e Ronaldo Lima
Assistentes: Cezar Delano, Cássio Araújo, Júlio Cézar, Dalmo e Luiz
Mixagem: Engenheiros do Hawaii, Flávio Sena, Ricardo Essucy e 🤶 Ronaldo Lima
Projeto gráfico: Humberto Gessinger e Carlos Maltz
Design gráfico: André Teixeira e J. C. Mello
Fotos: Dario Zalis
do Papa: Carlos Contursi
Digitalização: 🤶 André Teixeira e J. C. Mello
Notas
↑ Espécie de comício em casa de apostas grátis que uma atração musical se apresentava junto com os 🤶 candidatos, muito comum no Brasil, mas proibidos a partir de uma reforma eleitoral aprovada em casa de apostas grátis 2006.
Referências