A importância da representatividade negra para se combater o racismo no esporte Stoodi
A partir da leitura dos textos motivadores e ❤️ com base nos conhecimentos construídos ao longo de casa de apostas para menores formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa ❤️ sobre o tema "A importância da representatividade negra para se combater o racismo no esporte", apresentando proposta de intervenção, que ❤️ respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto ❤️ de vista.
TEXTO I
Uma das marcas de 2020 são os protestos contra o racismo e a violência racista em todo o ❤️ mundo.
E um dos grandes nomes nessa luta é o britânico Lewis Hamilton, que vem reescrevendo a história das corridas com ❤️ seus recordes e com o próprio fato de ser negro - o primeiro a competir na Fórmula Um.
"Tem pessoas que ❤️ acham que não existe um problema pelo mundo afora.
Pessoas que não entendem o que é racismo, porque não viveram isso ❤️ ou não cresceram perto disso.
Espero que isso tenha sido um despertar.
E agora as pessoas veem que podem usar suas vozes.
No ❤️ mundo de hoje, você apenas não ser racista não é suficiente: você tem que ser antirracista.
Se você vê acontecendo, tem ❤️ que falar, tem que contar, tem que não deixar acontecer", diz o piloto.
(Disponível em: //g1.globo.
com/fantastico/noticia/2020/11/22/lewis-hamilton-sobre-combate-ao-racismo-hoje-apenas-nao-ser-racista-nao-e-suficiente.
ghtml - Acesso em: 25 mai.2021.Adaptado).
TEXTO ❤️ II
Há ainda quem minimize o impacto de atitudes como estas nos gramados brasileiros.
Recentemente, isso ficou bem claro na fala do ❤️ consagrado técnico Vanderlei Luxemburgo, que alegou não concordar que provocações como chamar o outro de macaco para desestabilizá-lo emocionalmente deva ❤️ ser considerado racismo.
E completou dizendo que racismo puro seria apenas o que ocorreu no polêmico caso de assassinato de George ❤️ Floyd por policiais americanos.
Absurdo e talvez irônico que, num país com uma das maiores populações negras do mundo (ficando atrás ❤️ somente da Nigéria) e, principalmente, no campo dos esportes onde o atleta negro se destaca de forma natural, atitudes como ❤️ estas ainda aconteçam e sejam toleradas.
(Disponível em: //www.ecodebate.com.
br/2021/01/08/racismo-nos-esportes-e-estrutural/ - Acesso em: 25 mai.2021).
TEXTO III
(Disponível em: //globoesporte.globo.
com/pe/futebol/noticia/levantamento-inedito-quase-metade-dos-atletas-negros-das-series-a-b-e-c-sofreu-racismo-no-futebol.
ghtml - Acesso em: 25 ❤️ mai.2021).
TEXTO IV
De 2014 a 2019, houve um aumento de 235% no número de casos de preconceito envolvendo jogadores de futebol ❤️ brasileiros no país, segundo relatório desenvolvido pela Rede Observatórios da Discriminação Racial.
"Os atletas muitas vezes denunciam o caso dentro de ❤️ campo, de cabeça quente mas, quando vão para o vestiário, já não querem mais falar.
Muitas vezes, eles não denunciam o ❤️ caso à justiça, não fazem nada", disse o diretor do Observatório Racismo no Futebol, Marcelo Carvalho, à CNN.
Em 2015, o ❤️ ginasta Angelo Assumpção foi alvo dos próprios colegas, dias depois de ganhar o ouro na prova de salto da etapa ❤️ de São Paulo da Copa do Mundo de Ginástica Artística.
Os três agressores foram suspensos.
"Ser vítima do racismo, a gente paga ❤️ muito caro.
Eu entrei em depressão, fiquei dois anos muito doente com tudo isso", conta.
Depois de ser demitido após uma auditoria ❤️ no ano passado ter apontado prática de assédio moral e racismo de treinadores contra ginastas no clube Pinheiros, hoje, o ❤️ atleta treina sozinho em casa e busca patrocínio e clube para voltar a competir.
"Minha mãe sempre deixou muito claro: 'se ❤️ você quer fazer algo muito bem na vida, não adianta fazer igual, tem que ser três vezes melhor, porque você ❤️ é negro, e a sociedade te olha desse jeito".
(Disponível em: //www.cnnbrasil.com.
br/esporte/2020/09/20/casos-recentes-mostram-que-o-esporte-ainda-nao-superou-o-racismo - Acesso em: 25 mai.2021.Adaptado).