Aqui no CinePOP somos todos fãs do gênero terror. De fato, o site teve início justamente desta paixão – como 🧾 um veículo para que os fãs pudessem compartilhar suas opiniões sobre estes filmes muito específicos de nicho. Hoje, é claro, 🧾 falamos sobre todo tipo de cinema, mas nunca esquecemos o amor pelo gênero que deu origem a tudo e que 🧾 segue forte em casa de apostas que da bônus nossas veias e corações. Assim, a mim foi dada uma tarefa que, sim, pode ser considerada 🧾 bastante ingrata: selecionar 10 filmes de terror em casa de apostas que da bônus toda a história de quase 130 anos de cinema que sejam 🧾 imprescindíveis para todo e qualquer fã do gênero assistir pelo menos uma vez na vida. A pergunta que fica, obviamente, 🧾 é: como selecionar apenas 10?
Depois de muito espremer a cabeça e deixar muita coisa boa de fora, o primeiro passo 🧾 foi selecionar clássicos e para isso foi usado um período de tempo datando dos anos 1960 (época revolucionária para o 🧾 cinema em casa de apostas que da bônus geral, devido às mudanças significativas da sociedade) até anos 1980. Essa época específica foi muito frutífera para 🧾 o gênero, dona de grande criatividade e ousadia em casa de apostas que da bônus suas histórias. Segundo, utilizando como elemento balizador filmes que acredito 🧾 ser expoentes dentro de alguns dos mais variados subgêneros que o terror possui. E terceiro é que a lista foi 🧾 criada sem ordem cronológica do melhor ao pior, ou vice versa. Ou seja, a ordem dos filmes nela posicionados não 🧾 querem dizer absolutamente nada. Confira abaixo.
Halloween – A Noite do Terror (1978)
Começamos a lista com esta pequena obra-prima de John 🧾 Carpenter – um dos grandes nomes quando o assunto é terror. E Halloween segue como um de seus filmes mais 🧾 apreciados. A escolha de Halloween para essa lista representa os filmes slasher, sendo ele o único de tal categoria contido 🧾 na matéria. Talvez o filme não seja o primeiro slasher do cinema, mas sem dúvidas foi o longa que popularizou 🧾 esse subgênero para o início dos anos 80 (época de seu auge). Há os que gostem ou não dos slasher, 🧾 mas Halloween é o primeirão, e ouso dizer, o melhor deles. Uma história simples e ainda muito eficaz escrita por 🧾 Carpenter. Um psicopata fica aprisionado anos num hospital psiquiátrico, até que em casa de apostas que da bônus uma determinada noite consegue fugir e volta 🧾 para casa de apostas que da bônus antiga e pacata cidadezinha. Os moradores locais nada sabem que seu paraíso está ameaçado por uma figura mascarada 🧾 nas sombras. Halloween também fala sobre a perda da inocência, da maneira mais horrível e violenta possível.
A Noite dos Mortos-Vivos 🧾 (1968)
Agora voltamos dez anos no tempo antes de Halloween para trazer nada menos do que o primeiro filme de zumbis 🧾 da história. E bem, ele é também ainda o melhor. É meio óbvio como “chover no molhado” dizer que um 🧾 filme que apresentou ao mundo um subgênero que não existia antes ainda permanece como seu melhor exemplar, afinal se não 🧾 fosse por ele não teríamos tudo o que veio depois. Imaginar que ele tenha feito sucesso é o básico. E 🧾 sim, se temos essa grande febre com os zumbis hoje, que se tornaram os monstros mais famosos do cinema e 🧾 da cultura pop, é graças a este pequeno filme do diretor George A. Romero – igualmente um cineasta importantíssimo para 🧾 o terror. Mas A Noite dos Mortos-Vivos não é unicamente um filme de terror, ele carrega em casa de apostas que da bônus casa de apostas que da bônus narrativa 🧾 uma forte crítica social – assim como as melhores obras do cinema. Ou seja, não basta ser apenas um filme 🧾 de terror, é preciso ter algo a dizer através de seus personagens e casa de apostas que da bônus trama. E no filme de Romero, 🧾 o racismo e o preconceito fervem em casa de apostas que da bônus meio aos conflitos sociais dos anos 60, onde um negro pega o 🧾 protagonismo da história em casa de apostas que da bônus meio a personagens brancos. O final ainda soa como um soco no estômago e um 🧾 tapa na cara da sociedade.
Suspiria (1977)
Voltamos novamente para os anos 70, um ano antes de Halloween. E o motivo pela 🧾 escolha deste filme é como representante do subgênero conhecido como Giallo, os filmes de terror italianos. Um dos fortes expoentes 🧾 deste estilo de cinema é o veterano Dario Argento, que coleciona obras no segmento. Suspiria é casa de apostas que da bônus grande obra-prima e 🧾 o filme que vem à mente quando pensamos no maestro Argento. É dito inclusive que foram os Giallo que deram 🧾 origem aos slashers americanos, donos de características semelhantes. Nos Giallo também temos um assassino misterioso usando armas cortantes para eliminar 🧾 suas vítimas, das formas mais violentas e gráficas possíveis. Esse vilão é sempre “invisível” e “indestrutível” nos filmes Giallo, embora 🧾 a maioria não use elementos sobrenaturais. Assim, os americanos pegaram esses elementos e usaram nos slasher. Mas em casa de apostas que da bônus Suspiria, 🧾 que é um Giallo sobrenatural, Argento atinge o auge de casa de apostas que da bônus plasticidade visual, incluindo as cores berrantes, para filmar um 🧾 pesadelo alucinógeno sobre uma escola de dança na Alemanha que esconde em casa de apostas que da bônus seus subterrâneos um perigoso covil de bruxas.
Tubarão 🧾 (1975)
Ainda seguindo pela década de 1970, agora temos o segundo filme para o cinema do rei de Hollywood Steven Spielberg. 🧾 De fato, os anos 70 têm tudo a ver com a carreira do diretor, já que ele foi um dos 🧾 pilares da era revolucionária de Hollywood no período, de jovens cineastas que chegavam cheios de ideias e iriam mudar para 🧾 sempre o cenário da maior meca do cinema mundial. Embora seja conhecido atualmente como o “paizão americano” e um especialista 🧾 em casa de apostas que da bônus filmes para toda a família, é preciso lembrar que Spielberg começou casa de apostas que da bônus carreira com alguns dos filmes mais 🧾 assustadores e nervosos do cinema na década de 70, vide o telefilme Encurralado (1971). Seu passo seguinte no gênero seria 🧾 maior, mais ambicioso e melhor com Tubarão (1975) – filme responsável por escrever o nome do diretor nos anais do 🧾 cinema e transformá-lo num dos gigantes da indústria. Tubarão está na lista por dois motivos. Primeiro, é a mescla perfeita 🧾 entre terror, suspense e um excelente entretenimento de verão – além de ser o primeiro blockbuster da história – mostrando 🧾 que o terror pode abraçar todo tipo de público fora de seu nicho. E segundo por ser ainda o melhor 🧾 e mais famoso exemplar do subgênero dos “animais assassinos” no cinema.
Não deixe de assistir:
O Iluminado (1980)
Por falar em casa de apostas que da bônus um 🧾 mestre, aqui temos outro. Por falar em casa de apostas que da bônus um representante do cinema espetáculo, aqui temos mais um. Steven Spielberg era 🧾 fã de Stanley Kubrick, o considerava um mestre e um mentor. Quando Spielberg surgiu para o mundo do cinema na 🧾 década de 1970, Kubrick já havia criado obras magistrais como Spartacus, Lolita, Dr. Fantástico e 2001 – Uma Odisseia no 🧾 Espaço. Justamente por isso, Spielberg não hesitou em casa de apostas que da bônus pegar para si a tarefa de terminar um dos projetos abandonados 🧾 do amigo e ídolo, A.I. – Inteligência Artificial (2001). E se Tubarão (1975) é considerado uma mescla perfeita entre terror 🧾 e entretenimento, O Iluminado (única incursão de Kubrick pelo terror) não fica por menos em casa de apostas que da bônus questão de cinema espetáculo. 🧾 Kubrick era um perfeccionista, e garantiu que cada detalhe estivesse no lugar na hora de levar às telonas o livro 🧾 de Stephen King, mesmo que para isso precisasse mudar muito de seu material original, o que enfureceu o criador. Kubrick 🧾 teve uma filmografia diversa, transitando por vários gêneros e criando todos com casa de apostas que da bônus típica excelência. Com O Iluminado não foi 🧾 diferente – um show de atuação e visão de cena. É o que podemos chamar de um terror rico e 🧾 classudo.
Psicose (1960)
Para fazer um bom filme, é necessário ter as peças todas no lugar. O que a maioria considera, no 🧾 entanto, acima dos demais são dois elementos: um bom diretor e bons atores. Já dizia o ditado: “um bom diretor 🧾 consegue fazer um roteiro ruim se transformar em casa de apostas que da bônus bom; mas um diretor ruim não consegue salvar o filme nem 🧾 com um roteiro bom”. E isso se aplica em casa de apostas que da bônus todos os gêneros do cinema. Afinal é sempre melhor independente 🧾 do tipo de filme termos intérpretes talentosos fazendo o material crescer com suas atuações, e um exímio maestro comandando tudo. 🧾 Ou seja, não poderia ser de outra forma, e os melhores filmes de terror de todos os tempos são os 🧾 comandados por verdadeiras lendas do cinema. E quando falamos nos diretores mais marcantes de todos os tempos, falamos quase sempre 🧾 em casa de apostas que da bônus Alfred Hitchcock, considerado o mestre do suspense. Quando fez Psicose, porém, muitos achavam que o cineasta estava deixando 🧾 os thrillers de lado para criar pela primeira vez um filme de terror propriamente dito, o qual consideraram de mau 🧾 gosto. Psicose é outro que pode ser considerado o pai dos slasher, mas é claro que o filme do psicopata 🧾 Norman Bates e casa de apostas que da bônus mãe é bem mais do que isso. É também um riquíssimo estudo de personagens que se 🧾 tornou o maior sucesso da filmografia de Hitchcock.
O Bebê de Rosemary (1968)
Seguimos pelos grandes mestres do cinema agora com Roman 🧾 Polanski. Assim como Kubrick, o cineasta europeu percorreu vários gêneros em casa de apostas que da bônus casa de apostas que da bônus carreira, entregando trabalhos sólidos em casa de apostas que da bônus todos 🧾 eles, fossem suspenses, dramas, filmes psicológicos, filmes noir, guerra, romances e por aí vai. Mas quando olhamos para a casa de apostas que da bônus 🧾 filmografia, um filme que pula sempre aos olhos é O Bebê de Rosemary, baseado num famoso livro de Ira Levin. 🧾 Na trama, Mia Farrow brilha como Rosemary, uma jovem ingênua se mudando para um grande prédio imponente em casa de apostas que da bônus Nova 🧾 York ao lado do marido, que tem planos de fama e sucesso no terreno do entretenimento e cinema. Ela começa 🧾 a desconfiar de seus idosos e intrujões vizinhos, que estão sempre por perto querendo cuidar dela e controla-la. Logo, através 🧾 de algumas pistas, ela adere à paranoia, e assim como a Irma (Camila Morgado) da novela Pantanal, começa a desconfiar 🧾 que seu bebê irá nascer com patas, chifres, rabo e cheiro de enxofre. Neste caso, a desconfiança é prudente.
O Exorcista 🧾 (1973)
Depois de O Bebê de Rosemary, outro filme de terror foi incrivelmente bem-sucedido ao abordar um tema então muito em 🧾 casa de apostas que da bônus voga: o diabo e seus filhos nas mais variadas formas. Foi assim que filmes como A Profecia (1976) prosperaram 🧾 igualmente. Porém, três anos antes chegaria um filme que mudaria as coisas como divisor de águas para o gênero e 🧾 para o cinema também. Antes de Tubarão (1975), O Exorcista por pouco não se tornava o primeiro blockbuster do cinema. 🧾 Nas salas que exibiam o filme, filas se formavam e pessoas realizavam quebra-quebra para conseguir assistir ao longa que todos 🧾 falavam. Muitos passavam mal e desmaiavam com o conteúdo do que assistiam em casa de apostas que da bônus tela. A história se tornou febre 🧾 e em casa de apostas que da bônus pouco tempo, O Exorcista (do diretor William Friedkin) era anunciado como o filme de terror mais assustador 🧾 de todos os tempos – título que ainda guarda todos esses anos depois para muitos fãs, cinéfilos e críticos, incluindo 🧾 este que vos fala. O Exorcista é a mescla perfeita entre terror sugestivo e psicológico (só de pensarmos em casa de apostas que da bônus 🧾 subir as escadas da casa até o quarto onde uma menina está possuída e onde coisas horríveis acontecem é um 🧾 exercício de pura coragem) e um horror explícito, com cenas fortes e extremamente marcantes, como o vômito e a cena 🧾 do crucifixo. Fora isso, na lista apenas este e Tubarão possuem a honraria de terem sido indicados ao Oscar de 🧾 melhor filme.
Alien – O 8º Passageiro (1979)
Na lista dos filmes imperdíveis para os fãs de terror até aqui já tivemos 🧾 representantes dos mais variados subgêneros e os dois últimos itens mesclam de forma exímia a ficção científica e o horror 🧾 – com muitos fãs inclusive os classificando como uma coisa ou outra, quando na verdade são formados exatamente da mistura 🧾 certeira de ambos os gêneros. Começamos pelo mais famoso e prestigiado deles: Alien – O 8º Passageiro. Esse foi o 🧾 segundo filme e o primeiro grande sucesso de Ridley Scott, que como trabalho seguinte lançaria Blade Runner e marcaria seu 🧾 nome como um dos diretores mais influentes do cinema quando falamos de ficção científica. De fato, esses dois filmes seguem 🧾 fazendo escola até hoje. Alien foi um fenômeno, ainda mais se levarmos em casa de apostas que da bônus conta a época em casa de apostas que da bônus que 🧾 foi lançado, nos anos 70 – um período onde se experimentava muito com drogas de todos os tipos, em casa de apostas que da bônus 🧾 especial alucinógenas, afinal eram os anos dos hippies. Um filme como Alien certamente serviu para ampliar a mente numa viagem 🧾 espacial. Mas uma que termina de forma muito assustadora. Muitos se referem a Alien também como um filme de casa 🧾 assombrada (no espaço). Uma nave cargueiro gigantesca é o local perfeito para uma criatura alienígena extremamente agressiva se esconder e 🧾 atacar seus únicos sete passageiros. O mais interessante de Alien é o mistério que envolve cada cena, cada tomada, deixando 🧾 mais perguntas do que respostas na mente do espectador. Elemento este que o próprio criador jogou pela janela ao resolver 🧾 explicar tudo em casa de apostas que da bônus seus recentes Prometheus e Covenant, contidos no mesmo universo.
O Enigma de Outro Mundo (1982)
Assim como Alien, 🧾 aqui temos um representante do terror alienígena, que se comporta também como ficção científica. As grandes diferenças aqui são o 🧾 fato desta história se passar na Terra e não no espaço como Alien, e que O Enigma de Outro Mundo 🧾 utiliza também muito do chamado body horror (especialidade de David Cronenberg), com cenas perturbadoras de efeitos práticos ainda impressionantes, onde 🧾 corpos se rasgam, se contorcem, se esticam e derretem de forma grotesca. John Carpenter é o único diretor a aparecer 🧾 duas vezes nesta lista, mostrando a importância do cineasta para o gênero. E o melhor, com dois filmes totalmente diferentes 🧾 um do outro, que abordam subgêneros e estilos distintos. The Thing (no original) é bem mais ambicioso e complexo, mas 🧾 Carpenter não termina atropelado por casa de apostas que da bônus pretensão, muito pelo contrário, o filme permanece até hoje como ícone, ganhando cada vez 🧾 mais apreço com o passar dos anos. O Enigma de Outro Mundo é na verdade o remake de O Monstro 🧾 do Ártico, dos anos 1950, e assim como A Mosca (1986), do citado Cronenberg, é um dos raros casos de 🧾 refilmagem feitas da forma correta, pegando uma ideia central e a ampliando através de muita criatividade, e como resultando conseguindo 🧾 superar seu material fonte.